Anda di halaman 1dari 34

WEBSERVICES

Verso Schema XML 1

1.Introduo 2. Interfaces Disponveis 3.Arquitetura de Comunicao 4.Servios e Mtodos 5.Anexos

1 Introduo
Nota Fiscal de Servios Eletrnica (NFS-e) o documento emitido e armazenado eletronicamente em sistema prprio da Prefeitura, com o objetivo de registrar as operaes relativas prestao de servios. Para os contribuintes que emitem uma grande quantidade de notas, foi criado o Regime Especial de entrega em lote, no qual o contribuinte pode emitir Registros Provisrios de Servios(RPS) atravs de seus prprios sistemas e estes em um determinado momento, sero convertidos em notas fiscais. Para converter estes RPS em NFS-e o sistema do contribuinte deve se conectar ao Web Service da prefeitura e enviar as informaes de RPS gerados no formato XML, gerando um lote de entrega. O Recibo Provisrio de Servios (RPS) um documento que dever ser usado por emitentes da NFS-e no eventual impedimento da emisso on-line da Nota. Tambm poder ser utilizado pelos prestadores sujeitos emisso de grande quantidade de NFS-e (exemplo: estacionamentos). Nesse caso, o prestador emitir o RPS para cada transao e providenciar sua converso em NFS-e mediante o envio de lotes (processamento em lote). No anexo 7 deste manual pode se obter o modelo de RPS a ser seguido. O contribuinte que esta no Regime Especial de entrega em lote deve se credenciar no site da NFSe para liberar a entrega em lote atravs do Web Service da prefeitura. O endereo para acessar o ambiente de produo est no anexo 2 deste manual. Neste manual encontram-se instrues para a integrao de sistemas de informao de emissores de RPS e o Sistema de Nota Fiscal de Servios Eletrnica(NFS-e) baseado no servio WebService do portal da NFS-e. O servio webservice foi desenvolvido para possibilitar a troca de dados entre os Sistemas de Informao dos contribuintes e o Sistema de NFS-e. Atravs do Web Service as empresas podero integrar seus prprios sistemas de informaes com o Sistema de NFS-e para automatizar o processo de emisso, consulta e processamento. Atravs do servio, o Sistema de NFS-e disponibiliza uma srie de funcionalidades que podero ser acessadas pelos sistemas dos contribuintes. A seguir, esto resumidas as interfaces disponveis e suas respectivas funcionalidades bsicas. Como utilizar o WebService : A aplicao cliente deve enviar um pacote XML criado conforme as definies deste manual.Este pacote entregue ao Web Service que o analisa e aciona a Aplicao usada para implementar o servio, e devolve outro pacote XML como resposta.

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

2 Interfaces Disponveis
A seguir esto resumidas interfaces disponveis no WebService da NFS-e bem como suas funcionalidades: Envio de Lote Nesta interface, os prestadores de servios atravs de seus sistemas podero enviar lotes de RPS para que sejam susbstitudos por NFS-e. Este um servio assncrono, ou seja o prestador envia um lote de RPS e recebe o nmero de lote como protocolo de registro do lote, o lote no processado no mesmo instante de envio. O sistema da prefeitura ira processar esse lote, se o lote apresentar criticas de erros no sero geradas as NFSe, se no apresentar crticas cada RPS ir gerar uma NFSe. O sistema do prestador devera consultar as informaes de processamento deste lote atravs da interface de Consulta de Lote. Consulta de Lote Permite consulta as NFS-e emititadas pelo prestador pelo nmero de lote informado. Neste mtodo o Web Service retorna diversas informaes, entre elas o nmero do lote processado, NFS-e geradas neste lote ou possveis erros de processamento. Esta um servio sncrono, ou seja assim que o sistema do prestao envia a solicitao para consultar um lote, e o WebService retorna na mesma conexo a informao deste lote, se o lote foi processado retorna as informaes de processamento e se o lote ainda no foi processado o servio retorna lote no processado ainda, ento o sistema do prestador deve aguardar um tempo at o processamento deste lote antes de consultar novamente. Consulta de Notas Permite a consulta das NFS-e emitidas pelo prestador. Este um servio sncrono onde o sistema do prestador envia uma solicitao de consulta de notas ao web service informando o perodo a ser consultado e o WebService retorna na mesma conexo as notas encontradas naquele perodo. Cancelamento de Notas Permite o cancelamento das NFS-e. O servio de cancelamento de notas um servio sncrono ou seja o sistema do prestador envia um solicitao de cancelamento, contendo uma ou mais notas e na mesma conexo o WebService processa este cancelamento e retorna as informaes de cancelamento.

Permite recuperar as informaes de uma NFS-e ou RPS convertido. Este um servio sncrono, ou seja o sistema do prestador envia uma solicitao de consulta, passando a informao de uma ou mais NFS-e ou RPS a serem consultados e na mesma conexo o web service retorna todos os dados destas NFS-e. . Envio Sincrono Esta interface de servio possui a mesma estrutura do Envio lote assncrono, os prestadores de servios atravs de seus sistemas podero enviar lotes de RPS para que sejam susbstitudos por NFS-e. O prestador envia um lote de RPS, este lote ser processado e na mesma conexo retornado o numero de lote como protocolo de registro do lote bem como as informaes de processamento do lote. Se o lote apresentar criticas de erros no sero geradas as NFSe, se no apresentar crticas cada RPS ir gerar uma NFS-e. O sistema do prestador tambm poder consultar as informaes de processamento deste lote atravs da interface de Consulta de Lote.

. Consulta de NFS-e ou RPS

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

3 Arquitetura de Comunicao
3.1 Servios A mensagem XML ser recebida pelo Web Service LoteRps para validao de seu respectivo Schema XML (arquivo XSD). Ao realizar o processamento o servio ir retornar uma mensagem XML com os dados de retorno de processamento. Caso ocorram erros de validao do Schema XML, ser retornada na mensagem XML na Tag <Erros> contendo o erro de processamento conforme tabela Erros de Retorno apresentada no Anexo 01 deste manual. Processamento Sincrono : O resultado do processamento e retornado na mesma conexo, ou seja no momento de chamada da funo Enviar realizado o processamento do lote e as notas geradas ou erros so retornados; Processamento Assincrono : O lote gravado numa fila de espera para processamento, para obter o resultado do processamento necessrio uma segunda conexo ao web service fazendo chamada a consulta de lote. Etapas do processo ideal: 1. O sistema do contribuinte inicia a conexo enviando uma mensagem XML de pedido do servio para o Web Service; 2. O Web Service recebe a mensagem XML de pedido do servio e encaminha ao sistema da NFS-e; 3. O sistema da NFS-e recebe a mensagem XML de pedido do servio e realiza o processamento, devolvendo uma mensagem XML de retorno ao Web Service; 4. O Web Service recebe a mensagem XML de retorno e a encaminha ao sistema do contribuinte; 5. O sistema do contribuinte recebe a mensagem XML de retorno e encerra a conexo. 3.2 Regras de preenchimento dos campos Campos que representam CPF e CNPJ (respectivamente 11 e 14 caracteres) devem ser informados com o tamanho fixo previsto, sem formatao e com o preenchimento dos zeros no significativos; Campos numricos que representam valores e quantidades so de tamanho varivel, respeitando o tamanho mximo previsto para o campo e a quantidade de casas decimais (quando houver). O preenchimento de zeros no significativos causa erro de validao do Schema XML. Os campos numricos devem ser informados sem o separador de milhar, com uso do ponto decimal para indicar a parte fracionria (quando houver) respeitando-se a quantidade de dgitos prevista no layout; As datas devem ser informadas no formato AAAA-MM-DD; Para reduzir o tamanho final das mensagens XML alguns cuidados de programao devero ser assumidos: No incluir espaos no incio e/ou no final de campos alfanumricos; No incluir comentrios na mensagem XML; No incluir anotao e documentao na mensagem XML (TAG annotation e TAG documentation); No incluir caracteres de formatao na mensagem XML: LF (Line Feed ou salto de linha, caractere ASCII 10), CR (Carriage Return ou retorno do carro, caractere ASCII 13), tab, caractere de espao entre as TAGs).

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

4 Servios e Mtodos:
4.1.Envio de Lote de RPS Mtodo: Enviar Tipo de Servio:Assncrono Funcionamento: O prestador atravs do seu sistema ir gerar os RPS, o primeiro RPS ser o 01, o sistema do prestador responsvel por gerar e controlar esses RPS com numerao seqencial e depois em um determinado momento, que por exemplo pode ser ao final do expediente, gerar um pacote de informaes com estes RPS no formato XML o que chamamos de Lote, em seguida estabelecer uma conexo com o web service da prefeitura e enviar o lote para o servio Enviar do WebService. Como este um servio assncrono o lote no ser processado no mesmo momento, ou na mesma conexo. O WebService ir receber este lote e gerar um nmero de protocolo que o numero do lote e retornar este nmero de lote gerado ao sistema do contribuinte. Num outro momento, que pode ser por exemplo no inicio do expediente seguinte o sistema do prestador dever consultar a situao de processamento destes lotes no WebService da prefeitura atravs do mtodo ConsultarLote passando o numero de lote como parmetro. Esta funcionalidade tem por finalidade receber a mensagem XML enviada pelo sistema do contribuinte, validar a estrutura do XML que deve estar de acordo com os Schemas definidos e gravar e processar as informaes. A mensagem XML de envio de lote deve ser assinada com certificado digital no ambiente de produo. Na tabela seguinte apresenta-se a definio dos campos do XML de remessa de Lote RPS, exemplos de arquivos XML encontram-se no link presente no Anexo 06 deste manual : Estrutura definida no schema XML: Registro Cabealho
CAMPO CodCidade CPFCNPJRemetente RazaoSocialRemetente Transacao DtInicio DtFim QtdRPS ValorTotalServicos ValorTotalDeducoes Verso MetodoEnvio TIPO TAM. N A A A D D N N N N A 15 15,2 15,2 3 3 10 14 120 5

OBRIG. Cdigo da cidade da declarao padro SIAFI. S CPF /CNPJ do remetente autorizado a transmitir o RPS S Razo Social do Remetente S true - Se os RPS fazem parte de uma mesma transao. Padro true S Data de incio do perodo transmitido. Data do primeiro RPS contido S
CONTEDO no lote Formato: YYYY-MM-DD Data Final do perodo transmitido. Data do ltimo RPS contida no lote Formato: YYYY-MM-DD Quantidade de RPS contidos na remessa Valor total dos Servios prestados nos RPS Valor total das dedues nos RPS Informe a verso do SChema XML. Padro 1. Padro WS

S S S S S S

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

Registros de RPS
CAMPO Assinatura InscricaoMunicipalPrestador TIPO TAM. A A 2000 11 CONTEDO OBRIG. Cdigo hash de validao do contedo, detalhado S mais a frente. Inscrio Municipal do Prestador. S Verificar regra de preenchimento do campo no Anexo 03. Razo Social do Prestador Tipo de RPS Padro RPS Srie do RPS - Padro NF Nmero da RPS Data e Hora de Emisso Formato: AAAA-MM-DDTHH:MM:SS 1 Situao da RPS N-Normal C-Cancelada Srie do RPS a ser substitudo Padro NF. Se no for substituto no preencher. Nmero da NFSe Substituida Se no for subtituto no preencher Nmero do RPS a ser substitudo. Se no for substituto no preencher. S S

RazaoSocialPrestador TipoRPS SerieRPS NumeroRPS DataEmissaoRPS SituacaoRPS

A A A N D A

120 20 2 12

S
S S

S N
N

SerieRPSSubstituido NumeroNFSeSubstituida NumeroRPSSubstituido DataEmissaoNFSeSubstituida SeriePrestacao

A N N D N

10 10 10

Data de emisso da NFSe Formato= AAAA-MM-DD. Se N no for substituto preencher com 01/01/1900 2 Nmero do equipamento emissor do RPS ou srie de prestao. Caso no utilize a srie, preencha o campo com o valor 99 que indica modelo nico. Caso queira utilizar o campo srie para indicar o nmero do equipamento emissor do RPS deve-se solicitar liberao da prefeitura. Inscrio Municipal do Tomador. Caso o tomador no for do municipio no preencher, caso o tomador for do municpio preencher com a Inscrio Municipal formatada Seguindo Anexo 03. CPF ou CNPJ do Tomador Ex: 00000000000191 Razo Social do Tomador Documento de Identificao de Tomador Estrangeiro. Caso o tomador no for estrangeiro ou no possuir o documento deixar o campo vazio. Tipo de Logradouro do Tomador. Campo de preenchimento livre. Verificar exemplos no anexo 04 Logradouro do Tomador Numero de Endereo do Tomador Complemento do Endereo do Tomador

InscricaoMunicipalTomador

11

CPFCNPJTomador RazaoSocialTomador DocTomadorEstrangeiro

A A A

14 120 20

S S

TipoLogradouroTomador

10

S S S N

LogradouroTomador NumeroEnderecoTomador ComplementoEnderecoTomador


NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

A A A

50 9 30

TipoBairroTomador BairroTomador CidadeTomador CidadeTomadorDescricao CEPTomador EmailTomador

A A N A A A

10 50 10 50 8 60

Tipo de Bairro do Tomador . Campo de preenchimento livre. Verificar exemplos no Anexo 05. Bairro do Tomador

S Cdigo da Cidade do Tomador padro SIAFI. S Nome da Cidade do Tomador S CEP do Tomador Ex: 37900000 S Email do Tomador. Caso o Tomador no possua email S
informar o valor -. Caso queira informar mais de um email colocar ; separando os emails e no final. Exemplo:nome@bol.com. br;outro@bol.com.br; Cdigo da Atividade da RPS Alquota de ISS da Atividade Tipo de Recolhimento A A Receber R - Retido na Fonte Cdigo do Municpio de Prestao Padro SIAFI Municpio de Prestao do Servio Operao A-Sem Deduo B-Com Deduo/Materiais C - Imune/Isenta de ISSQN D - Devoluo/Simples Remessa J - Intemediao Tributao: C - Isenta de ISS E - No Incidncia no Municpio F - Imune K - Exigibilidd Susp.Dec.J/Proc.A N - No Tributvel T Tributvel G - Tributvel Fixo H - Tributvel S.N. M - Micro Empreendedor Individual (MEI) Valor PIS Valor COFINS Valor do INSS Valor do IR Valor do CSLL Alquota PIS Alquota COFINS Alquota INSS Alquota IR Alquota CSLL Descrio/ Dados Complementares do RPS DDD Telefone do Prestador Telefone do Prestador DDD do telefone do tomador Telefone do Tomador Motivo do Cancelamento Obs.:Obrigatrio caso o RPS for cancelado

CodigoAtividade AliquotaAtividade TipoRecolhimento

A N A

9 6,4 1

S S S S S S

MunicipioPrestacao MunicipioPrestacaoDescricao Operacao

N A A

10 30 1

Tributacao

ValorPIS ValorCOFINS ValorINSS

N N N N N N N N N N A A A A A A

15,2 15,2 15,2 15,2 15,2 6,4 6,4 6,4 6,4 6,4 1500 3 8 3 8 80

S S S S S S

ValorIR ValorCSLL AliquotaPIS


AliquotaCOFINS AliquotaINSS AliquotaIR AliquotaCSLL DescricaoRPS DDDPrestador TelefonePrestador DDDTomador TelefoneTomador MotCancelamento

S S S S S N N N N N

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

CpfCnpjIntermediario

14

CPF/CNPJ Intemedirio

* A operao J-Intermediao utilizada apenas para as prefeituras de Campo Grande e Sorocaba, nas demais prefeituras no deve ser utilizada. Quando informado o tipo de operao J - Intermediaodeve se informar o CPF/CNPJ do Intermedirio. Caso o tomador for um consumidor no identificado informar no campo CPFCNPJTomador o valor 77777777777, no campo RazaoSocialTomador informar Consumidor e nos campos TipoLogradouroTomador, LogradouroTomador, TipoBairroTomador, BairroTomador EmailTomador informar o valor - quando no possuir essa informao. No campo NumeroEnderecoTomador informar valor zero e no campo CEPTomador informar 00000000. Caso o tomador for estrangeiro informar no campo CidadeTomador o valor 0009999 e no campo CidadeTomadorDescricao informar o nome do pas de origem do tomador, no campo CepTomador informar 99999999, no campo DocTomadorEstrangeiro informar o documento de identificao do tomador estrangeiro. Nos campos (TipoLogradouroTomador, LogradouroTomador, TipoBairroTomador, BairroTomador) deve-se informar (-) quando no possuir essas informaes. Caso o municpio de prestao for no exterior informar no campo MunicipioPrestacao informar o valor 0009999 e no campo MunicipioPrestacaoDescricao informar o nome do pas. Quando a situao do RPS for cancelada, deve se informar o motivo do cancelamento no campo MotCancelamento. No campo SeriePrestao deve ser informado por padro o valor 99 - Modelo nico, porm quando liberado pela prefeitura o contribuinte pode utilizar este campo para indicar o nmero do equipamento emissor do RPS, podendo ser utilizado a numerao de 01 a 99. A numerao seqencial do RPS por Srie de Prestao, sendo assim cada srie tm uma numerao seqencial. Registros de Itens da RPS
CAMPO DiscriminacaoServico Quantidade ValorUnitario ValorTotal TIPO A N N N A TAM. 80 10,4 15,4 15,2 1 CONTEDO Discriminao do Servio Quantidade do servio tomado Valor Unitrio Valor total do servio OBRIG.

S S S S

Tributavel

Tributvel S- Item tributvel , N- No tributvel. Verifique o anexo 08 para identificar quais atividades so permitidas no municpio.

*Obs: So pemitidos no mximo 25 itens por RPS.

Registro de Deduo
CAMPO DeducaoPor TIPO A TAM. 20 CONTEDO Percentual Valor OBRIG. S

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

TipoDeducao

255

Caso a deduo for por Valor os valores possveis S so : Despesas com Materiais ou Despesas com Sub-empreitada Caso a deduo for por Percentual informar o campo com valor vazio. CPF ou CNPJ do Fornecedor ou Prestador do Servio Nmero da Nota Fiscal de Referncia Valor total da Nota Fiscal de Referncia Percentual a Deduzir Valor a ser Deduzido N N N S

CPFCNPJReferencia NumeroNFReferencia ValorTotalReferencia PercentualDeduzir ValorDeduzir

A N N N N

14 10 15,2 5,2 15,2

Obs. Cada RPS pode ter no mximo 200 registros de deduo. * Os campos CPFCNPJReferencia, NumeroNFReferencia e ValorTotalReferencia devem ser preenchidos quando a atividade permite deduo por material e houver deduo pela compra de matrias, quando no for este caso no preencher estes campos. *Assinatura = Campo utilizado para verificao do contedo da mensagem recebida, formado pela concatenao dos principais campos do RPS e depois essa linha de texto codificada utilizando o padro SHA-1

CAMPO 01 - Inscrio municipal do contribuinte 02 Srie do RPS 03 Nmero do RPS 04 Data de Emisso do RPS formato yyyyMMdd 05 Tributao 06 - Situao do RPS 07 - Tipo Recolhimento, se for A preenche com N seno S 08 - Valor do servio subtraindo a deduo 09 - Valor da deduo 10 - Cdigo da atividade 11- CPF/CNPJ do tomador

TAM. 11 5 12 8 2 1 1 15 15 10 14

OBS: Preencher com zeros a esquerda Preencher com espaos em branco a direita. Preencher com zeros a esquerda Preencher com espao a direita

Somente nmeros, preencher com zeros a esquerda Somente nmeros, preencher com zeros a esquerda Somente nmeros, preencher com zeros a esquerda Somente nmeros, preencher com zeros a esquerda

Aps gerar a linha de assinatura, gerado um cdigo hash utilizando o padro SHA-1 e o cdigo e passado no campo Assinatura. Segue abaixo um exemplo de gerao da Assinatura do RPS: CAMPO
01 - Inscrio municipal do contribuinte 02 Srie do RPS 03 Nmero do RPS 04 Data de Emisso do RPS formato yyyyMMdd 05 Tributao 06 - Situao do RPS 07 - Tipo Recolhimento, se for A preenche com N seno S

TAM. CONTEDO DE EXEMPLO


11 5 12 8 2 1 1 00000317330 NF 000000038663 20090905 T N N
NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

08 - Valor do servio subtraindo a deduo 09 - Valor da Deduo 10 - Cdigo da atividade 11- CPF/CNPJ do tomador

15 15 10 14

000000000001686 000000000000000 0829979900 08764130000102

TEXTO01: 00000317330NF 00000003866320090905T NN000000000001686000000000000000082997990008764130000102 SHA1: 6bcbb93fd7e6d7f0417656f4931ba9f92a7ac1da TEXTO02: 00000720097NF 00000000000120091207T NN000000000009000000000000000000045200030001902994000102 CODIGO HASH: a6dd79664dd34d6bec80c781aef3c2b291c56dac O valor do gerado no padro SHA1 deve ser enviado no campo Assinatura do RPS.

Certificado Digital Os certificados digitais utilizados no sistema de Notas Fiscais de Servio Eletrnicas, sero emitidos por Autoridade Certificadora Brasileira no padro ICP-Brasil, pode ser do tipo A1 ou A3, devendo conter o CNPJ da entidade proprietria do certificado. O certificado digital ser exigido para assinar o XML dos mtodos de envio de lote, consulta de notas, consulta de NFS-e ou RPS e cancelamento de Notas. O certificado digital utilizado para essa funo dever conter o CNPJ do estabelecimento emissor da NFS-e ou CPF do responsvel legal. O campo de assinatura digital Signature deve vir logo aps a tag de Lote, contendo o certificado digital do remetente da mensagem, o CNPJ/CPF do emissor do certificado deve ser o mesmo do remetente da mensagem. As assinaturas digitais das mensagens sero verificadas considerando a lista de cadeia confivel de certificados da NFSe. No ambiente de produo obrigatrio a assinar o XML com um certificado vlido. Apresentamos um exemplo de Envio com assinatura digital no Anexo 06 deste manual. Retorno do Servio : Caso a mensagem XML enviada tenha sido processada com sucesso no cabealho do retorno a Tag <Sucesso> estar com valor true, em seguida estar as demais informaes do lote processado. Na tabela a seguir temos a definio dos tipos de dados do XML de retorno, com exemplo Anexo 6 deste manual. Caso a TAG <Assincrono> conter o valor S siginifica que o processamento do lote ser assncrono, ento, devese se chamar o mtodo ConsultarLote para obter o resultado. Cabealho do Retorno do Servio
CAMPO CodCidade Sucesso NumeroLote CPFCNPJRemetente DataEnvioLote QtdNotasProcessadas TempoProcessamento ValorTotalServicos ValorTotalDeducoes Versao TIPO N A N A D N N N N N 10 10 15,2 15,2 3 TAM. 10 5 12 14 CONTEDO Cdigo da Cidade Padro SIAFI true se processado com sucerro, false se ocorreram erros. Nmero do Lote processado CPF/CNPJ Remetente Data e hora de envio Formato = AAAA-MM-DDTHH:MM:SS Quantidade de notas processadas no lote Tempo gasto no processamento Valor total dos servios Valor total das dedues Verso do Shema XML

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

10

Assincrono

Tipo do Servio S-Assincrono N-Sincrono

Chave ChaveNFe
CAMPO InscricaoPrestador NumeroNFe CodigoVerificacao RazaoSocialPrestador TIPO A N A A TAM. 11 12 255 120 CONTEDO Inscrio municipal do contribuinte Nmero da NFS-e Cdigo de verificao, gerado para identificao da NFSe. Razo Social do Contribuinte prestador de servios

Chave ChaveRPS
CAMPO InscricaoPrestador SerieRPS NumeroRPS DataEmissaoRPS RazaoSocialPrestador TIPO A A N D A 120 TAM. 11 2 12 CONTEDO Inscrio Municipal do Contribuinte Srie da RPS: Padro NF - Nota Fiscal de Servios Nmero da RPS Data e Hora de Emisso da RPS Formato = AAAA-MM-DDTHH:MM:SS Razo Social do Contribuinte Prestador de Servios

Caso o servio apresente erro no processamento dos RPS enviados ser retornado uma mensagem XML com a Tag Erros com os erros de processamento. No Anexo 06 deste manual encontra-se um exemplo. Caso o servio apresente erro no processamento dos RPS enviados ser retornado uma mensagem XML com a Tag Erros com os erros de processamento. Segue abaixo um exemplo de retorno com erro no processamento. No Anexo 06 deste manual encontra-se um exemplo.

4.2. Consulta de Lote Mtodo: consultarLote Tipo Servio: Sincrono Funcionamento: O sistema do prestador envia para o web service da prefeitura uma requisio no formato XML de consulta de lote para o mtodo consultarLote, contendo o numero do lote a ser consultado. Permite consulta as NFS-e emitidas pelo prestador pelo nmero de lote informado. Aps o envio bem sucedido de um Lote de RPS, o Web Service retorna diversas informaes, entre elas o nmero do lote,NFS-e geradas neste lote. Caso o lote contenha informaes incorretas, sero geradas crticas de processamento, essas crticas sero retorndas como erros e o lote ser recusado. Caso no contenha erros este mtodo ir retornar as notas geradas. Parmetros passados para o mtodo : Registro de Cabealho
CAMPO CodCidade CPFCNPJRemetente Versao NumeroLote TIPO N A N N TAM. 10 14 3 12 CONTEDO Codigo da Cidade Padro SIAFI CPF ou CNPJ do Contribuinte Verso do Layout do Schema XML Padro 1 Nmero do Lote a ser consultado

OBRIG. S S
S

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

11

Aps o envio da mensagem XML que faz chamada ao mtodo ReqConsultaLote o WebService ir retornar os dados de processamento do Lote e as NFSes do mtodo, conforme definies abaixo, exemplos de retorno no Anexo 06. 4.3 Teste de Envio de Lote de RPS Mtodo: TesteEnviar Este mtodo responsvel por atender aos pedidos de Teste de Envio de Lote de RPS para substituio por NFSe. importante considerar que o sistema no grava o lote enviado e por esse motivo no gerado o nmero do lote. Este mtodo dever ser usado apenas na fase de adaptao dos sistemas dos contribuintes. Nos casos dos sistemas j adaptados, seu uso resulta em duplicidade de esforos desnecessrios, pois as verificaes feitas no Mtodo TesteEnviar so as mesmas realizadas pelo mtodo Enviar. Tanto o envio quanto o retorno do XML so idnticos as mesmas rotinas do item 4.1 Envio de Lote de RPS. Estrutura da mensagem XML de retorno : Registro de Cabealho
CAMPO CodCidade Sucesso NumeroLote CPFCNPJRemetente RazaoSocialRemetente DataEnvioLote QtdNotasProcessadas TempoProcessamento ValorTotalServicos ValorTotalDeducoes Versao TIPO N A TAM. 10 5 CONTEDO Codigo da Cidade Padro SIAFI true Consulta realizada com sucesso false Erro na consulta Nmero do Lote CPF ou CNPJ do Remetente Razo Social Remetente Data de Envio do Lote Formato = AAAA-MM-DDTHH:MM:SS 15 15 15,2 15,2 3 Quantidade de Notas Processadas no Lote Tempo total de processamento Valor Total dos Servios Valor total das Dedues Verso do Shema XML

N
A A D N N N N N

12
14 120

Registro de NFSe
CAMPO InscricaoPrestador NumeroNFe CodigoVerificacao SerieRPS NumeroRPS DataEmissaoRPS RazaoSocialPrestador TipoRecolhimento TIPO A N A A N D A A 120 1 TAM. 11 12 255 2 12 CONTEDO Inscrio Municipal do Contribuinte Numero da Nota Fiscal de Servios Cdigo de Verificao Serie da RPS : Padro NF Nota Fiscal de Servios Nmero do RPS Data de Emisso do RPS Formato = AAAA-MM-DDTHH:MM:SS Razo Social do Contribuinte Tipo de Recolhimento A A Receber R - Retido na Fonte Valor a Deduzir Valor total Alquota de ISS

ValorDeduzir ValorTotal Aliquota

N N N

15,2 15,2 6,4

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

12

4.4 Consulta de Notas


Mtodo: ConsultarNota Tipo Servio: Sincrono

Funcionamento: O sistema do prestador envia para o web service da prefeitura uma requisio no formato XML de para o mtodo ConsultaNota, contendo o perodo que deseja consultar e na mesma conexo o web service ir retornar todas as informaes das NFSe geradas no perodo.
Na tabela seguinte apresenta-se a definio dos campos do XML de consulta de notas. Atravs deste mtodo sero retornadas as notas geradas a partir de RPS convertidos entre a datas inicial e final informadas como parmetro. O Web service pode retornar apenas uma quantidade limitada de no mximo 100 notas por requisio. Com isso necessrio realizar mais de uma consulta para obter todas as notas. Por exemplo se o web service retorna no mximo 100 notas e no perodo a ser consultado existem mais de 100 notas, na primeira consulta deve-se passar a nota inicial como sendo a de nmero 0(zero), assim o web service ir retornar as notas do perodo onde o nmero da nota for maior ou igual a 0(zero), sendo retornado at 100 notas no mximo, ento pega-se o nmero da ltima nota retornada acrescentando mais 1(um) e deve-se realizar novamente a consulta, o web service ir retornar as prximas 100 notas a partir desta. A consulta deve ser repetida at que no retorne mais nenhuma nota. Indicando que j foram retornados todos as notas do perodo, segue exemplo no Anexo 06 deste manual. A requisio de consulta de notas deve ser assinada com certificado digital no ambiente de produo.

Parmetros passado para o mtodo : Requisio da Funo de Consulta de Notas - ReqconsultaNotas


CAMPO CodCidade CPFCNPJRemetente InscricaoMunicipalPrestador dtInicio dtFim NotaInicial Versao TIPO N A N D D TAM. 10 14 11 CONTEDO Cdigo da Cidade Padro SIAFI OBRIG.

S CPF/CNPJ do remetente ou responsvel legal. S Inscrio Municipal do Prestador S Data de incio do perodo transmitido. Data da primeira RPS contida S
no lote Formato: YYYY-MM-DD Data Final do perodo transmitido. Data da ltima RPS contida no lote Formato: YYYY-MM-DD

S s S

N
N

10 3

Informe o nmero da primeira nota, sero retornados as notas onde o numero seja maior ou igual ao valor informado neste campo. Informe a verso do SChema XML. Padro 1

Retorno do mtodo : Na tabela seguinte apresenta-se a definio dos campos do XML de retorno da funo de consulta de notas. Exemplos presentes no Anexo 06, deste manual. Estrutura definida no schema XML: Registro Cabealho
CAMPO CodCidade CPFCNPJRemetente InscricaoMunicipalPrestador DtInicio DtFim Verso TIPO N A N D D N 3 TAM. 10 14 11 CONTEDO Cdigo da Cidade Padro SIAFI CPF ou CNPJ do remetente autorizado a transmitir o RPS Inscrio Municipal do Prestador Data de incio do perodo transmitido. Data do primeiro RPS contido no lote Formato: YYYY-MM-YY Data Final do perodo transmitido. Data do ltimo RPS contido no lote Formato: YYYY-MM-YY Informe a verso do SChema XML. Padro 1.

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

13

Registro de Notas
CAMPO NumeroNota DataProcessamento NumeroLote CodigoVerificacao Assinatura InscricaoMunicipalPrestador RazaoSocialPrestador TipoRPS SerieRPS NumeroRPS DataEmissaoRPS SituacaoRPS TIPO N D N A A A A A A N D A 1 12 255 2000 11 120 20 2 12 TAM. 12 CONTEDO Nmero da Nota Fiscal Data do Processamento Formato = AAAA-MM-DDTHH:MM:SS Nmero do Lote Cdigo de Verificao Indentificador da NFSe Assinatura do RPS Inscrio Municipal do Prestador Razao Social do Prestador Tipo de RPS : Padro RPS Srie do RPS : Padro NF Nmero do RPS Data de Emisso do RPS Formato = AAAA-MM-DDTHH:MM:SS Situao do RPS N-Normal C-Cancelada Srie do RPS Substitudo Nmero do RPS Substitudo Numero da NFSe Substituda Data de Emisso da NFSe Substituda Formato: YYYY-MM-YY 2 11 14 120 Nmero do equipamento emissor do RPS ou srie de prestao Inscrio Municipal do Tomador CPF ou CNPJ do Tomador Razo Social do Tomador

SerieRPSSubstituido NumeroRPSSubstituido NumeroNFSeSubstituida DataEmissaoNFSeSubstituida SeriePrestacao InscricaoMunicipalTomador CPFCNPJTomador RazaoSocialTomador

A N N D N A A A

10 12 12

DocTomadorEstrangeiro
TipoLogradouroTomador LogradouroTomador NumeroEnderecoTomador ComplementoEnderecoTomador TipoBairroTomador BairroTomador CidadeTomador CidadeTomadorDescricao CEPTomador EmailTomador CodigoAtividade AliquotaAtividade TipoRecolhimento

A
A A A

20
10 50 9

Documento de Identificao do Tomador Estrangeiro.


Tipo do Logradouro do Tomador Logradouro do Tomador Nmero de Endereo do Tomador Complemento Endereo do Tomador. Tipo de Bairro Tomador Bairro do Tomador Cdigo da Cidade do Tomador padro SIAFI Cidade do Tomador CEP do Tomador Email do Tomador Cdigo da Atividade Alquota da Atividade Tipo de Recolhimento A - A recolher R Retido na fonte Cdigo do Municpio de Prestao Padro SIAFI Municpio de Prestao Operao A-Sem Deduo B-Com Deduo/Materiais C - Imune/Isenta de ISSQN D - Devoluo/Simples Remessa J - Intermediao

A
A A N A A A A N A

30
10 50 10 30 8 60 9 6,4 1

MunicipioPrestacao MunicipioPrestacaoDescricao Operacao

N A A

10 30 1

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

14

Tributacao

Tributao: C - Isenta de ISS E - No Incidncia no Municpio F - Imune K - Exigibilidd Susp.Dec.J/Proc.A N - No Tributvel T Tributvel G - Tributvel Fixo H - Tributvel S.N. M - Micro Empreendedor Individual (MEI) Valor PIS Valor COFINS Valor INSS Valor IR Valor CSLL Aliquota PIS Aliquota COFINS Aliquota INSS Aliquota IR Aliquota CSLL Descrio/ Dados Complementares DDD do telefone do Prestador Telefone do Prestador DDD do Tomador Telefone do Tomador Motivo do Cancelamento CPF/CNPJ do intermedirio

ValorPIS ValorCOFINS ValorINSS ValorIR ValorCSLL AliquotaPIS AliquotaCOFINS AliquotaINSS AliquotaIR AliquotaCSLL DescricaoRPS DDDPrestador TelefonePrestador DDDTomador TelefoneTomador MotCancelamento CpfCnpjIntermediario

N N N N N N N N N N A A A A A A A

15,2 15,2 15,2 15,2 15,2 6,4 6,4 6,4 6,4 6,4 1500 3 8 3 8 80 14

Registro de itens da Nota CAMPO


DiscriminacaoServico Quantidade ValorUnitario ValorTotal Tributavel

TIPO
A N N N A

TAM.
80 10,4 15,4 15,2 1

CONTEDO
Discriminao do Servio Quantidade do servio tomado Valor Unitrio Valor total do servio Tributvel S- Item tributvel , N- No tributvel.

Registro de Dedues da Nota CAMPO TIPO


DeducaoPor TipoDeducao A A

TAM. CONTEDO
20 255 Percentual Valor Caso a deduo for por Valor os valores possveis so: Despesas com Materiais ou Despesas com Sub-empreitada. Caso a deduo for por Percentual informar este campo com valor vazio. CPF ou CNPJ do Fornecedor ou Prestador do Servio Nmero da Nota Fiscal de Referncia Valor total da Nota Fiscal de Referncia Percentual a Deduzir Valor a ser Deduzido

CPFCNPJReferencia NumeroNFReferencia ValorTotalReferencia PercentualDeduzir ValorDeduzir

A N N N N

14 10 15,2 5,2 15,2

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

15

4.5- Consulta Seqencial RPS Mtodo: consultarSequencialRps Tipo Servio: Sncrono Funcionamento: O mtodo de consulta seqencial Rps retorna um XML com o nmero seqencial do ltimo RPS do prestador convertido em nota. O seqencial utilizado para controle de numerao de RPS, o servio deve ser acessado sempre que necessrio obter o nmero do ltimo RPS processado. No necessrio acessar o servio em cada converso de lote. Na tabela seguinte apresenta-se a definio dos campos do XML de consulta ao seqencial de RPS. Exemplos encontram-se no Anexo 06, deste manual. A numerao sequencial dos RPS por Serie de Prestao, ou seja cada serie tera seu controle sequencial. Parmetros passado para o mtodo : Requisio da Funo de Consulta Sequencial RPS CAMPO TIPO TAM. CONTEDO
CodCidade CPFCNPJRemetente IMPrestador N A N 10 14 11 Cdigo da Cidade padro SIAFI CPF ou CNPJ do remetente Inscrio Municipal do Prestador. Verificar regra de preenchimento do campo no Anexo 03 Nmero do equipamento emissor do RPS ou srie de prestao. Por padro informe o valor 99 para modelo nico. Caso esteja autorizado pela prefeitura, pode se passar um valor de 01 a 99 para indicar o nmero do equipamento. Informe a verso do SChema XML. Padro 1

OBRIG.
S S

SeriePrestacao

Versao

Retorno do mtodo Exemplos de retorno no Anexo 06, deste maual. 4.6- Cancelamento de Notas Fiscais Mtodo: Cancelar Tipo Servio: Sincrono Funcionamento: Para cancelar um Nota Fiscal deve ser um enviado uma requisio de cancelamento para o mtodo Cancelar do web service, esse mtodo recebe um lote contend as notas fiscais a serem canceladas. As notas que no foram emitidas Guias de Recolhimento sero canceladas. Exemplos deste mtodo encontram-se no anexo 06 deste manual. A requisio de cancelamento de notas deve ser assinada com certificado digital no ambiente de produo. A tag <Lote Id=lote:1ABCDZ>que deve ser referenciada na URI da assinatura. Exemplo : <Reference URI=#lote:1ABCDZ>.

Estrutura definida no Schema XML: CAMPO TIPO


CodCidade CPFCNPJRemetente Transacao Verso N A A N

TAM. CONTEDO
10 14 5 3 Cdigo da cidade da declarao padro SIAFI. CPF /CNPJ do remetente autorizado a transmitir Padro true Informe a verso do SChema XML. Padro 1.

OBRIG. S S S S

Registro de Notas
NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

16

CAMPO
InscricaoMunicipalPrestador NumeroNota CodigoVerificacao MotivoCancelamento

TIPO
N N A A

TAM. CONTEDO
11 12 255 80

OBRIG. Inscrio Municipal do Prestador formatado seguindo S


anexo 03 deste manual Nmero da nota a ser cancelada Cdigo de verificao da nota. Motivo do cancelamento

S S S

Retorno do Mtodo: A tabela a seguir contm definicies do XML de retorno. Exemplos de retorno deste mtodo encontram-se no anexo 03 deste manual. Estrutura definida no Schema XML: CAMPO TIPO
CodCidade CPFCNPJRemetente Transacao N A A

TAM. CONTEDO
10 14 5 Cdigo da cidade da declarao padro SIAFI. CPF /CNPJ do remetente autorizado a transmitir Padro true

Verso Registro de Notas CAMPO


InscricaoMunicipalPrestador NumeroNota CodigoVerificacao

Informe a verso do SChema XML. Padro 1.

OBRIG. S S S S

TIPO
N N A

TAM. CONTEDO
11 12 255

OBRIG. Inscrio Municipal do Prestador formatado seguindo S


anexo 03 deste manual Nmero da nota a ser cancelada Cdigo de verificao da nota.

S S

4.7- Consulta NFSe ou RPS

Mtodo: ConsultarNFSeRps Tipo Servio: Sincrono Funcionamento: A Consulta de NFSe ou RPS retorna as mesma informaes que a Consulta de Notas, porm os parmetros da requisio so diferentes. Na Consulta de NFSe ou RPS deve ser enviando um XML de requisio passando o numero de uma ou mais NFSe ou o nmero de um ou mais RPS a serem consultados. Para consultar uma Nota Fiscal ou um RPS deve ser um enviado ao WebService uma requisio de consulta para o mtodo ConsultarNFSeRps do Webservice contendo as Notas Fiscais ou RPS a serem consultados. Exemplos deste mtodo encontram-se no anexo 08 deste manual. A requisio de consulta de NFS-e ou RPS deve ser assinada

com certificado digital no ambiente de produo. Parmetros passado para o mtodo: CAMPO TIPO
CodCidade CPFCNPJRemetente Transacao Versao N A A N

TAM.
10 14 5 3

CONTEDO
Cdigo da Cidade Padro SIAFI CPF/CNPJ do remetente ou responsvel legal. Padro true Informe a verso do SChema XML. Padro 1

OBRIG.
S S S S

Registro de Notas CAMPO


InscricaoMunicipalPrestador

TIPO
N

TAM. CONTEDO
11

OBRIG. Inscrio Municipal do Prestador formatado seguindo S


anexo 03 deste manual
NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

17

NumeroNota CodigoVerificacao

N A

12 255

Nmero da nota a ser cancelada Cdigo de verificao da nota.

S S

Registro de RPS CAMPO


InscricaoMunicipalPrestador

TIPO
N

TAM.
11

CONTEDO

OBRIG.

Inscrio Municipal do Prestador formatado se- S guindo anexo 03 deste manual Nmero do RPS a ser consultado S

NumeroRPS SeriePrestacao

N N

12 2

Nmero do equipamento emissor do RPS ou s- S rie de prestao. Por padro informe o valor 99 para modelo nico. Caso esteja autorizado pela prefeitura, pode se passar um valor de 01 a 99 para indicar o nmero do equipamento.

Retorno do mtodo : Na tabela seguinte apresenta-se a definio dos campos do XML de retorno da funo de consulta de NFSe ou RPS. Exemplos presentes no Anexo 06, deste manual. Estrutura definida no schema XML: Registro Cabealho
CAMPO CodCidade CPFCNPJRemetente InscricaoMunicipalPrestador DtInicio DtFim Verso TIPO N A N D D N 3 TAM. 10 14 11 CONTEDO Cdigo da Cidade Padro SIAFI CPF ou CNPJ do remetente autorizado a transmitir o RPS Inscrio Municipal do Prestador Data de incio do perodo transmitido. Data do primeiro RPS contido no lote Formato: YYYY-MM-YY Data Final do perodo transmitido. Data do ltimo RPS contido no lote Formato: YYYY-MM-YY Informe a verso do SChema XML. Padro 1.

Registro de Notas
CAMPO NumeroNota DataProcessamento NumeroLote CodigoVerificacao Assinatura InscricaoMunicipalPrestador RazaoSocialPrestador TipoRPS SerieRPS NumeroRPS DataEmissaoRPS SituacaoRPS TIPO N D N A A A A A A N D A 1 12 255 2000 11 120 20 2 12 TAM. 12 CONTEDO Nmero da Nota Fiscal Data do Processamento Formato = AAAA-MM-DDTHH:MM:SS Nmero do Lote Cdigo de Verificao Indentificador da NFSe Assinatura do RPS Inscrio Municipal do Prestador Razao Social do Prestador Tipo de RPS : Padro RPS Srie do RPS : Padro NF Nmero do RPS Data de Emisso do RPS Formato = AAAA-MM-DDTHH:MM:SS Situao do RPS N-Normal C-Cancelada

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

18

SerieRPSSubstituido NumeroRPSSubstituido NumeroNFSeSubstituida DataEmissaoNFSeSubstituida SeriePrestacao InscricaoMunicipalTomador CPFCNPJTomador RazaoSocialTomador DocTomadorEstrangeiro TipoLogradouroTomador LogradouroTomador NumeroEnderecoTomador ComplementoEnderecoTomador TipoBairroTomador BairroTomador CidadeTomador CidadeTomadorDescricao CEPTomador EmailTomador CodigoAtividade AliquotaAtividade TipoRecolhimento

A N N D N A A A A A A A

10 12 12 2 11 14 120 20 10 50 9

Srie do RPS Substitudo Nmero do RPS Substitudo Numero da NFSe Substituda Data de Emisso da NFSe Substituda Formato: YYYY-MM-YY Nmero do equipamento emissor do RPS ou srie de prestao Inscrio Municipal do Tomador CPF ou CNPJ do Tomador Razo Social do Tomador Documento de Identificao de Tomador Estrangeiro. Tipo do Logradouro do Tomador Logradouro do Tomador Nmero de Endereo do Tomador Complemento Endereo do Tomador. Tipo de Bairro Tomador Bairro do Tomador Cdigo da Cidade do Tomador padro SIAFI Cidade do Tomador CEP do Tomador Email do Tomador Cdigo da Atividade Alquota da Atividade Tipo de Recolhimento A - A recolher R Retido na fonte Cdigo do Municpio de Prestao Padro SIAFI Municpio de Prestao Operao A-Sem Deduo B-Com Deduo/Materiais C - Imune/Isenta de ISSQN D - Devoluo/Simples Remessa J - Intermediao Tributao: C - Isenta de ISS E - No Incidncia no Municpio F - Imune K - Exigibilidd Susp.Dec.J/Proc.A N - No Tributvel T Tributvel G - Tributvel Fixo H - Tributvel S.N. M - Micro Empreendedor Individual (MEI) Valor PIS Valor COFINS Valor INSS Valor IR Valor CSLL Aliquota PIS Aliquota COFINS Aliquota INSS Aliquota IR Aliquota CSLL
NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

A
A A N A A A A N A

30
10 50 10 30 8 60 9 6,4 1

MunicipioPrestacao MunicipioPrestacaoDescricao Operacao

N A A

10 30 1

Tributacao

ValorPIS ValorCOFINS ValorINSS ValorIR ValorCSLL AliquotaPIS AliquotaCOFINS AliquotaINSS AliquotaIR AliquotaCSLL

N N N N N N N N N N

15,2 15,2 15,2 15,2 15,2 6,4 6,4 6,4 6,4 6,4

19

DescricaoRPS DDDPrestador TelefonePrestador DDDTomador TelefoneTomador MotCancelamento CpfCnpjIntermediario

A A A A A A A

1500 3 8 3 8 80 14

Descrio/ Dados Complementares DDD do telefone do Prestador Telefone do Prestador DDD do Tomador Telefone do Tomador Motivo do Cancelamento CPF/CNPJ do intermedirio

Registro de itens da Nota CAMPO


DiscriminacaoServico Quantidade ValorUnitario ValorTotal Tributavel

TIPO
A N N N A

TAM.
80 10,4 15,4 15,2 1

CONTEDO
Discriminao do Servio Quantidade do servio tomado Valor Unitrio Valor total do servio Tributvel S- Item tributvel , N- No tributvel.

Registro de Dedues da Nota CAMPO TIPO


DeducaoPor TipoDeducao A A

TAM. CONTEDO
20 255 Percentual Valor Caso a deduo for por Valor os valores possveis so: Despesas com Materiais ou Despesas com Sub-empreitada. Caso a deduo for por Percentual informar este campo com valor vazio. CPF ou CNPJ do Fornecedor ou Prestador do Servio Nmero da Nota Fiscal de Referncia Valor total da Nota Fiscal de Referncia Percentual a Deduzir Valor a ser Deduzido

CPFCNPJReferencia NumeroNFReferencia ValorTotalReferencia PercentualDeduzir ValorDeduzir

A N N N N

14 10 15,2 5,2 15,2

4.8.Envio de Lote Sincrono Mtodo: enviarSincrono Tipo Servio: Sncrono Funcionamento: O prestador atravs do seu sistema ir gerar os RPS da mesma forma que gerado no servio assncrono de envio de Lote, em seguida deve estabelecer uma conexo com o web service da prefeitura e enviar o lote para o servio EnviarSincrono do WebService. Como este um servio sncrono o lote ser processado no mesmo momento, ou na mesma conexo. O WebService ir receber este lote processar e em seguida ir retornar o nmero de lote e as informaes de NFS-e geradas ou crticas e erros ocorridos no lote. O prestador tambm poder consultar a situao de processamento destes lotes no WebService da prefeitura atravs do mtodo ConsultarLote passando o numero de lote como parmetro.A estrutura do XML de lote igual para o mtodo Enviar quando para o mtodo EnviarSincrono e em ambos os m todos obrigatrio a assinatura digital do XML de envio com certificado digital do prestador.

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

20

5 - Anexos
Anexo 01 - Erros de Retorno Abaixo seguem as mensagens de erro de processamento que podem ser retornadas pelo servio. COD
104

106 107

108 207

209 215

DESCRICAO A Data Inicial de emisso das Notas Fiscais enviadas no pode ser inferior a 01/06/2006. A Data Final de emisso das Notas Fiscais enviadas no pode ser inferior a 01/06/2006. A Data Final de emisso das Notas Fiscais enviadas no pode ser Superior a Data Atual. A Data Final de emisso das Notas Fiscais enviadas devera ser superior a Data Inicial. Data de Emisso do RPS no est compreendia entre data incio da emisso do lote e data fim da emisso do lote conforme especificado no cabecalho do lote. O cdigo do servio prestado no permite reteno de ISS. RPS em duplicidade na mensagem XML enviada. RPS j processado. O RPS no poder ser enviado novamente. O campo Inscrio Municipal do tomador somente dever ser preenchido para tomadores estabelecidos no municipio. CPF/CNPJ do Tomador possui mais de uma inscrio municipal, sendo obrigatrio o preenchimento do campo Inscrio Municipal do Tomador. O tomador de servios informado o prprio prestador. CNPJ do Tomador de Servios invlido (digitos verificadores no conferem). O Valor dos servios dever ser superior a R$ 0,00 (zero). O Valor das dedues dever ser inferior ao valor dos servios.

PROCEDIMENTO Data Inicial no cabealho do lote deve ser superior a 01/06/2006. A Data Final no cabealho do lote deve ser superior 01/06/2006. A Data Final no cabealho deve ser igual a data do ltimo RPS contido no lote e esta data no pode ser superior a data atual. Verifique a Data Final no cabealho do lote. A data inicial do cabealho do lote deve ser igual a data do primeiro RPS contido no lote e a data final do cabealho do lote deve ser igual a data do ltimo RPS do lote. Verifique a tributao para a atividade informada no RPS. No so permitidos RPS com numerao duplicado no lote. A numerao de RPS deve ser seguencial, em ordem ascendente e sem duplicidade. O RPS enviado no lote j foi convertido em nota em outro lote enviado anteriormente. Deve-se passar um valor vazio para o campo Inscrio Municipal do Tomador quando o tomador no for do municpio O tomador do municpio e possui mais de uma inscrio municipal, deve-se informar a inscrio municipal do tomador. O prestador e o tomador do servio no pode ser os mesmos. Verifique esta informao no RPS. Informe um CNPJ do tomador vlido.

218 219

220

301 302 303 304

305 306

A soma dos valores dos itens de servio do RPS devem ser maiores que zero. A soma do valor das dedues do RPS devem ser menores que a soma dos valores de itens de servio O Valor das dedues dever ser superior A soma dos itens de dedues do RPS deve ser ou igual a R$ 0,00 (zero). maior ou igual a zero. Cdigo da Atividade do RPS inexistente. O cdigo da atividade informada no RPS no foi encontrada ou no esta vinculada ao contribuinte. Verifique junto a prefeitura qual o cdigo CNAE correto para sua atividade de prestao. Verifique quais so as atividades vinculadas ao prestador
NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

21

308

309

310

311

312 313 314 315 317 318 320 321

322 324 325

326 327 328 329

330 331

Cdigo da Atividade do RPS no permite Foram informados itens de deduo no RPS deduo na base de clculo. porm a atividade no permite deduo na base de clculo. Cdigo da Atividade do RPS no permite Foi informada uma alquota de ISS para uma tributao fora do municipio. atividade que no permite tributao fora do municpio. Cdigo da Atividade no permitida para o A atividade informada no esta vinculado ao Prestador. prestador. Verfique o CNAE correto da atividade junto a prefeitura. Alquota ISS informada no RPS difere do Verifique o valor correto da alquota de ISS para valor da alquota para a atividade informa- esta atividade de prestao junto a prefeitura. da A data da emisso do RPS no foi preenchi- Verifique a data de emisso do RPS. da corretamente. A data da emisso do RPS no poder ser No podem ser emitidos RPS com data futura. superior a data de hoje. A data da emisso do RPS no poder ser Verifique a data de emisso do RPS inferior a 01/06/2006. Nmero do RPS no informado. Informe o nmero do RPS Campo Endereo no preenchido (ob- Para tomador pessoa jurdica obrigatrio o rigatrio para tomador com CNPJ). preenchimento do endereo. Campo Cidade/UF no preenchido (ob- obrigatrio o preenchimento da cidade do torigatrio para tomador com CNPJ). mador para pessoa jurdica Inscrio Municipal do Tomador de Ser- Verifique a inscrio municipal do tomador do RPS vios consta como cancelada. Apenas Notas com tributao no municipio Verfique o correto preenchimento para o campo ou fora do municipio podem sofrer reten- Alquota de ISS do RPS o de ISS. O campo discriminao dos servios no Nos itens de servio do RPS devem ser preenchifoi preenchido. dos a discriminao dos mesmos. A tributao do Rps no confere com a trib- Verifique a alquota de ISS do RPS. utao do Prestador. Operao de tributao permitida apenas A Operao 'G' permitida apenas para servios para servio de construo. de contruo. Verifique a Operao correta de acordo com o servio contido no RPS. Operao de tributao no condiz com o Verifique a Operao de acordo com o Regime de cdigo do regime de tributao. Tributao do Prestador. Municipio do Prestador invlido. Verifique o cdigo SIAFI para o municpio do prestador Municipio do Tomador invlido. Verifique o cdigo SIAFI para o municpio do tomador Nota Fiscal para ser substituida no localizada. Verifique o nmero e a data de emisso. Nota Fiscal no pode ser substituida pois j foi cancelada ou substituida anteriormente. Nota Fiscal para ser substituida encontra-se em uma guia Emitida ou Paga.

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

22

332 333

334

335

336 337

338

339

340 341

342

1002 1050

1051 1052 1053 1054

Nota Fiscal no pode ser substituida pois os tomadores so diferentes. Cidade do Exterior no informada. Quando o tomador for do exterior deve ser informar o codigo da cidade do tomador como '0009999' e na descrio da cidade deve se informar o pais de origem. Nmero do Rps no est presente no con- Solicite junto a prefeitura uma Autorizao de Imtrole de AIDF. presso de Documento Fiscal(AIDF) para emisso de RPS, o nmero do RPS deve estar entre a numerao inicial e final desde controle. Nmero do RPS deve ser subsequnte ao O nmero do primeiro RPS do lote deve ser subanterior enviado. sequente nmero do ltimo RPS convertido em nota. Os nmeros dos demais RPS do lote devem estar subsequentes a este. Alquota no coincide com as possveis na Verifique a alquota de ISS correta para o RPS Faixa do Simples Nacional. Alquota invlida para tributao Isenta, Verifique a alquota de ISS correta para o RPS Imune ou Natureza de Operao com alquota zero. Tomador pessoa fsica com tipo de recolhi- Deve-se informar o Tipo de Recolhimento A Recolmento invlido. Tipo de Recolhimento deve her para tomador pessoa fsica. ser A Recolher. Motivo do cancelamento do RPS no infor- A situao do RPS esta marcada como CANCELmado. ADA porm no foi informado o motivo do cancelamento. A alquota deve estar entre 2,00 a 5,00 ou Verifique o correto preenchimento para o campo alquota igual a zero. Alquota de ISS Alquota invlida para contribuinte enVerifique o correto preenchimento para o campo quadrado como Microempreendedor alquota de ISS Individual - MEI. Alquota invlida para contribuinte enVerifique o correto preenchimento para o campo quadrado como Simples Nacional Estima- alquota de ISS tiva. Verso do Schema XML incorreto. Verifique a verso do XML informada no cabealho do lote. Rejeio: Assinatura Digital Invlida. Veri- A assinatura difital do lote esta invlida, verifique fique se o certificado digital utilizado na as- se o certificado digital utilizado na assinatura esta sinatura est vlido. vlido. Se no existem caracteres especiais nos dados que no esto no padro UTF-8 e esto invalidando o XML. Rejeio: Certificado Assinatura Data Vali- Verifique se o certificado digital utilizado na asdade. sinatura do lote esta vlido Rejeio: Assinatura Digital sem CNPJ. Verifique se o certificado digital utilizado na assinatura do lote esta vlido Rejeio: Assinatura Digital - Erro na Cadeia Verifique se o certificado digital utilizado na asde Certificao. sinatura do lote esta vlido Rejeio: Assinatura Digital difere do pa- Verifique se o certificado digital utilizado na asdro ICP-Brasil. sinatura do lote esta vlido
NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

23

1056 1057 1100 1101

1102 1103

1105 1106 1107

1108

1109 1201

1202

Rejeio: Assinatura - Digest difere do cal- Verifique se o certificado digital utilizado na asculado. sinatura do lote esta vlido Rejeio: Assinatura difere do calculado. Verifique se o certificado digital utilizado na assinatura do lote esta vlido O campo discriminao dos servios no Nos itens de servio do RPS deve-se preencher a foi preenchido. discriminao do servio Tamanho da mensagem XML ultrapassou o Reduza o nmero de RPS enviados no lote de limite mximo permitido de 500 kbytes. forma a no ultrapassar o limite. Recomendamos que cada lote tenha no mximo 100 RPS para no ultrapassar o limite de 500Kb e no demandar muito tempo para processamento. Mensagem XML de pedido do servio sem Foi enviado um contedo vazio contedo. O CPF/CNPJ do Remetente no possui per- O CPF/CNPJ do Remetente indicado no cabealho misso para o servio solicitado. do lote no o responsvel legal do prestador e no esta vinculado como sub usurio autorizado pelo mesmo. Verifique se esta credenciado no ambiente utilizado. Se estiver utilizando o ambiente de produo deve estar credenciado para este ambiente, ou se estiver utilizando o ambiente de homologao deve estar credenciado para este ambiente. O CPF/CNPJ do remetende do lote deve ser o mesmo indicado como responsvel legal no momento do credenciamento, ou caso seja outro deve estar vinculado como sub usurio autorizado pelo prestador. Lote no encontrado. Verifique se o nmero do lote esta correto. NF-e no encontrada. Verifique corretamente o nmero da Nota. O CPF/CNPJ da assinatura da mensagem XML no corresponde ao CPF/CNPJ do Prestador de Servios. O CPF/CNPJ vinculado a inscrio do toma- Verique a Inscrio Municipal correta do tomador dor no corresponde ao CPF/CNPJ informa- ou seu CNPJ. do no campo CPF/CNPJ Tomador. CPF/CNPJ invlido. Verifique se o CPF/CNPJ esto corretos Somente permitido o envio de RPS emiti- No lote de envio no so permitidos RPS de dos por um nico Prestador de Servios prestadores diferentes. (mesma inscrio municipal). Prestador de Servios no encontrado no A inscrio municipal do prestador no foi enconCadastro Municipal (CCM). trada no cadastro da prefeitura. Verifique se foi realizado o credenciamento no ambiente utilizado. Se esta utilizando o ambiente de homologao deve se realizar o credenciamento neste ambiente, que segue o mesmo processo de credenciamento do ambiente de produo. Caso esteja utilizando o ambiente de produo o contribuinte deve estar credenciado no ambiente de produo. Caso ja tenha feito o credenciamento verifique se a inscrio municipal do prestador esta sendo informada corretamente no RPS.

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

24

1203

1204

1205

1206

1207 1303

1304 1305 1306 1401

1402

1403

1404
1405

Total de RPS do cabealho do Lote no confere com o enviado (total de RPS enviados no lote). Valor Total de Servios indicado no cabealho do lote no confere com o soma dos valores de servios do RPS. Valor Total de Deduo no confere com o enviado (somatrio do valor das dedues presentes no lote). Assinatura do RPS incorreta. Cdigo Hash gerado para o campo assinatura do RPS est invlido. Prestador de Servios no autorizado a emitir NFS-e. Somente permitido o cancelamento de NFS-e emitidas por um nico Prestador de Servios (mesma inscrio municipal). Erro ao cancelar NFS-e. Assinatura de cancelamento da NFS-e incorreta. A NFS-e no pode ser cancelada pois est vinculada a uma guia de pagamento. Somente permitido consultar NFS-E emitidas por um nico Prestador de Servios (mesma inscrio municipal). O CPF/CNPJ da assinatura da mensagem XML no tem acesso ao Tomador de Servios informado. As datas informadas compreendem um perodo maior que o permitido. O perodo no pode abranger mais que 31 dias. A Inscrio Municipal do Prestador de Servios no consta na base de dados. Assinatura Digital Invlida

Verifique o total de RPS do cabealho do lote

Verifique o valor dos servios do RPS deve ser igual ao valor indicado no cabealho do lote. O valor total das dedues no cabealho do lote esta diferente da soma das dedues dos RPS contidos no lote. O campo Assinatura do RPS no esta correto verifique a regra de preenchimento deste campo no manual. Verifique a situao junto a prefeitura No lote de cancelamento de NFSe permitido apenas notas do mesmo prestador. Erro interno a cancelar a NFSe contacte o suporte.

1406

Municpio do tomador no encontrado.

1407 1408 1409 1410 1411

Municpio de prestao no encontrado. Municpio do prestador no encontrado. Cdigo de cidade no encontrado. No possivel substituir NFSe Dados da NFSe a ser substituda esto incompletos.

Verifique se o prestador esta credenciado corretamente. Verifique se o lote foi assinado corretamente e com um certificado digital vlido. Verifique se no existem caracteres especiais que esto invlidando o XML assinado. O padro de codificao utilizado o UTF-8 caracteres fora desse padro podem invalidar o XML. Informe corretamente o municipio do tomador. Verifique se o cdigo SIAFI da cidade do tomador esta correto. Verifique o municpio de prestao. Verifique se o cdigo SIAFI da cidade de prestao esta correto. Verifique se o cdigo SIAFI da cidade esta correto.

1412 1413

1414

Email do tomador invlido Valor informado para o valor do PIS no est vlido ou no confere com a alquota informada. Tipo de Deduo no encontrado ou invlido. Campo Deduo Por dos registros de deduo do RPS diferente do tipo de deduo permitida na atividade. Valor informado para COFINS no est vlido ou no confere com a aliquota informada. Valor informado para INSS no est vlido ou no confere com a aliquota informada. Valor informado para IR no est vlido ou no confere com a aliquota informada. Valor informado para CSLL no est vlido ou no confere com a aliquota informada. Campo Deduo Por dos registros de deduo do RPS com valor no encontrado ou invlido. Atividade no aceita Deduo Por Valor

Foi informado um email invlido para o tomador

1415

Verifique nos itens de deduo do RPS quais so os tipos de deduo validos. No manual esto descritos os tipos vlidos. A atividade informada no RPS no permitido o tipo de deduo lanada nos itens de deduo.

1416

1417 1418 1419 1420

1421

1422

Atividade no aceita Deduo Por Percentual. Existem RPS j convertidos com numerao superior e data de emisso inferior ao RPS enviado para converso. Existem RPS j convertidos com numerao inferior e data de emisso superior ao RPS enviado para converso. Mtodo de Envio Invlido. Adicione a tag MetodoEnvio com valor "WS" ao cabealho do XML aps o campo Versao ou atualize a verso da sua DLL de converso de RPS no site da prefeitura. Verso da DLL de converso de RPS desatualizada. Baixe o instalador da ltima verso no site da prefeitura. Verso da DMS desatualizada. Certificado Digital utilizado na assinatura do lote deve ser o mesmo do remetente do lote. CPF/CNPJ do Certificado diferente do remetente. Certificado Invlido.

1423

Nos itens de deduo do RPS verifique o campo Deduo Por , deve ser informado se a deduo for por Percentual ou por Valor. Nas deduo do RPS no permitido deduo por Valor. A atividade informada no permitite esse tipo de deduo. Nas deduo do RPS no permitido deduo por Percentual. A atividade informada no permitite esse tipo de deduo. A numerao do RPS deve ser maior que a numerao do ltimo RPS convertido A data de emisso do RPS deve ser maior que a data do ltimo RPS convertido.

1424

1425

1426

1427 1428

Verfique se o Certificado Digital esta registrado para o remetente do lote.

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

26

1429

1430

1431

1432 1433

1434 1435 1436

1437

1438

1439 1440

1441

1442

Erro interno ao tentar gravar lote. Entre em contato com suporte atravz do site da NFSe. Contribuinte no credenciado. Faa o cre- Caso esteja utilizando o ambiente de produo denciamento no site da NFSe. deve se acessar o site da NFSe e realizar o processo de credenciamento. Caso esteja utilizando o ambiente de homologao deve se acessar o site de homologao e realizar o mesmo processo de credenciamento para produo. Alquota invlida para contribuintes enquadrados no regime de tributao com alquota zero. A alquota de ISS no pode ser diferente de zero. Valor do servio difere do valor unitrio Verifique se no existe algum erro de arrendondamultiplicado pela quantidade informada. mento que esta provocando esse erro. Contribuinte no credenciado para o m- O contribuinte de estar credenciado para emitir todo de integrao com a NFSe utilizado. nota pelo regime especial. O contribuinte esta credenciado porm habilitado para emitir nota apenas pelo site da NFSe. Verifique com a prefeitura solicitando a liberao para emiss por lote. Razao Social do Tomador no informado Operao no permitida; Verifique o correto preenchimento do Campo Operao do RPS Atividade com deduo tipo Intermediao, deve se informar o valor da deduo igual ao valor da nota de deduo. Atividade com deduo tipo Intermediao. Deve se informar as dedues por intermediao nos itens de deduo do RPS. Para o tipo de Operao Intermediao, deve-se informar o CPF/CNPJ do Intermedirio. CPF/CNPJ do Intermedirio Invlido. Tipo de Recolhimento invlido. O Tipo de recolhimento deve ser A- A Recolher para local de incidencia do imposto no municpio e tomador no sendo substituto tributrio. Tipo de Recolhimento invlido. O Tipo de recolhimento deve ser R- Retido para local de incidencia do imposto no municpio e tomador substituto tributrio. A atividade no aceita itens de servio no Nos itens de servio do RPS o campo Tributvel tributvel. deve estar com o valor S Item tributvel. Pois a atividade no aceita itens no tributveis. Verifique o anexo 08 para identificar quais atividades so permitidas no municpio.

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

27

1443

1444

O valor total das dedues do RPS no pode ultrapassar o limite mximo de deduo permitido para a cidade. Tributacao invalida para contribuinte enquadrado como Microempreendedor Individual - MEI.

Verifique o percentual mximo sobre o valor total da nota permitido para esta atividade. Para contribuintes enquadrados como MEI os tipos de tributacao possiveis sao : ( C - Isenta de ISS, F - Imune, K - Exigibilidade , M - Tributacao MEI, N - Nao Tributavel )

1445

1446 1447 1448

1449

1450

1451

1452

1453

1454

1455

A operacao informada nao permite intermediacao. Quando informado um intermediario deve-se informar no campo operacao o tipo J- Intermediacao Valor do item do RPS no valido O valor unitario e quantidade do Item do RPS devem ter um valor maior que zero. A alquota deve estar entre 1 e 6. Verifique a alquota de ISS correta para este CNAE de atividade. Tributao invlida para contribuinte enPara contribuintes enquadrados como Simples quadrado como Simples Nacional. Nacional no campo Tributao deve ser informado H - Tributvel S.N Alquota de ISS no cadastrada na tela de Informar a alquota de ISS na tela de configurao configurao de prestador do site da NFS- de prestador no site da NFS-e, para a empresa do e para a empresa do Simples Nacional Simples Nacional e obrigatrio cadastrar a alquota de ISS no site. A alquota informada no RPS diverge da Realize a correo da divergncia entre a alquota alquota cadastrada no site da NFS-e, na cadastrada no site da NFS-e e a alquota informada tela de configurao do prestador. no RPS. Ou altere a alquota cadastrada no site da NFS-e para a alquota informada no RPS ou no RPS informe a mesma alquota cadastrada no site. Contribuinte no autorizado a emitir RPS Altere a serie de prestao do RPS para 99-Modelo com serie de prestacao diferente de 99nico ou caso queira utilizar outras series entre Modelo Unico em contato com a prefeitura e solicite autorizao. A liberao de utilizao do campo SeriePrestacao para informar o nmero do equipamento emissor do RPS esta condicionado a autorizao da prefeitura. Verso do XML de envio invalida Verifique se o valor do campo Verso no cabealho do XML de envio esta valido. Verifique a ultima verso no manual no site da NFS-e. Tributao Invlida. Quando a incidncia No campo Tributao informe o valor E - No Incifor fora do municpio deve ser informado dente no Municpio no campo Tributao o valor E - No Incidente no Municpio. Tributao Invlida. Verifique o valor correto que deve ser informado no campo Tributao de acordo com sue CNAE de atividade e enquadramento da tributao da prestao de servios. Intermedirio no encontrado no Cadastro Verifique se o CPF/CNPJ do intermedirio esta Municipal (CCM). vlido. O intermedirio deve ser uma empresa do municpio.

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

28

1456

1457

1458

Deduo Invlida. Para tributao E - No Incidente no Municpio deve ser informado deduo por Percentual com valor entre 0 e 99.99%. Tipo de recolhimento invlido. Para contribuinte enquadrado com Micro Empreendedor Individual (MEI) o tipo de recolhimento deve ser A Recolher. No permitida a gerao de NFS-e somente com itens de servio no tributvel.

Nos itens de Deduo do RPS informe uma deduo por percentual com valor entre 0 e 99.99%. Informe A Receber no campo Tipo de Recolhimento

Nos itens de servio do RPS voc deve informar pelo menos um item tributvel.

ALERTAS RETORNADOS CAMPO


203 211 214 216 217 221

DESCRIO
Lote no processado ainda A inscrio municipal do tomador no foi encontrada na base de dados de CMM. Cidade/UF informada no foi encontrada na base de dados. RPS j foi convertido individualmente em NF-E atravs do site e no ser processado novamente. RPS reenviado. A NFS-E referente ao RPS foi cancelada e uma nova NFS-e foi emitida. O CNPJ informado possui inscrio municipal dentro do municpio, porem foi informado endereo fora do municpio. NFSe j cancelada. NFSe em duplicidade na mensagem XML enviada. NFSe no localizada na base de dados para cancelamento. No existe nenhuma inscrio municipal vinculada ao CPF/CNPJ informado. Versao da DLL de conversao de RPS desatualizada. Baixe a ultima versao no site da NFSe. NFSe nao localizada na base de dados RPS nao localizado na base de dados Lote nao assinado

1301 1302 1304 1405 1406 1407 1408 1409 1410

Versao do XML desatualizada.

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

29

Anexo 02
URL do WebService para produo: O WebService de produo encontra-se disponvel no link: CAMPINAS-SP : http://issdigital.campinas.sp.gov.br/WsNFe2/LoteRps.jws UBERLANDIA-MG : http://udigital.uberlandia.mg.gov.br/WsNFe2/LoteRps.jws BELEM-PA : http://www.issdigitalbel.com.br/WsNFe2/LoteRps.jws CAMPO GRANDE-MS : http://issdigital.pmcg.ms.gov.br/WsNFe2/LoteRps.jws NOVA IGUAU : http://www.issmaisfacil.com.br/WsNFe2/LoteRps.jws TERESINA : http://www.issdigitalthe.com.br/WsNFe2/LoteRps.jws SO LUS : http://www.issdigitalslz.com.br/WsNFe2/LoteRps.jws SOROCABA: http://www.issdigitalsod.com.br/WsNFe2/LoteRps.jws Site do Ambiente de Produo : CAMPINAS - http://nfse.campinas.sp.gov.br/ BELM - http://www.issdigitalbel.com.br/nfse/ CAMPO GRANDE - http://nfse.pmcg.ms.gov.br/ UBERLNDIA - http://udigital.uberlandia.mg.gov.br/nfse/ TERESINA - http://www.issdigitalthe.com.br/nfse/ NOVA IGUAU - http://www.issmaisfacil.com.br/nfse/ SO LUIS - http://www.issdigitalslz.com.br/nfse/ SOROCABA: http://www.issdigitalsod.com.br/nfse/

Anexo 03
Definies para a formatao do campo Inscrio Municipail do Prestador de acordo com a cidade de declarao. CIDADE TAMANHO DO CAMPO EXEMPLO

Teresina Belm Campinas Campo Grande Uberlndia Nova Iguau So Luis Sorocaba

07 07 09 11 08 06 11 09

0000736 0044252 000000108 00002738007 07444300 000451 00061994000


000097371

Obs : Preencher sempre com zeros a esquerda para completar o tamanho do campo. ANEXO 04 TIPOS DE LOGRADOURO

Avenida Rua Rodovia Ruela Rio


NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

30

Stio Sup Quadra Travessa Vale Via Viaduto Viela Vila Vargem
ANEXO 05 TIPOS DE BAIRROS

Bairro Bosque Chcara Conjunto Desmembramento Distrito Favela Fazenda Gleba Horto Jardim Loteamento Ncleo Parque Residencial Stio Tropical Vila Zona

Anexo 06
Arquivos XML de exemplo de utilizao e XSD (XML Schema Definition) do Web Service: http://www.dsfnet.com.br/nfse_lote/exemplosws.zip

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

31

Anexo 07 - Modelo de Recibo Provisrio de Servios(RPS)


http://www.dsfnet.com.br/nfse_lote/modelorps.zip Grupo de Discusso sobre NFSe : Caso queira participar do grupo sobre NFSe abaixo segue link para acessar a pgina e participar. Um local onde desenvolvedores de sistemas, contribuintes e usurios podem trocar informaes com outros que esto em processo ou j se integraram. O grupo destina-se apenas a discusso sobre Nota Fiscal de Servios Eletrnica e assuntos que envolvem.

Pgina inicial do grupo: http://br.groups.yahoo.com/group/nfse E-mail do grupo: nfse@yahoogrupos.com.br Para ingressar no grupo envie um email para nfse-subscribe@yahoogrupos.com.br Anexo 8 - LINK PARA DOWNLOADS: Tabela de atividades que aceitam Itens de Servio No Tributveis: http://www.dsfnet.com.br/nfse_lote/Anexo8.xls

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

32

NFSE - Nota Fiscal de Servios Eletrnica

33

DSF - Desenvolvimento de Sistemas Fiscais


Alameda Santos,1787 - 8 e 9 Andar - So Paulo - SP

www.dsfnet.com.br

Anda mungkin juga menyukai