Anda di halaman 1dari 8

Lei n 9.

784/1999 Lei do Processo Administrativo Federal


Aplicabilidade
Administra o Federal Direta;

Princpios

Entidade
unidade de atuao dotada de personalidade jurdica

Por Legislativo, no desempenho da funo administrativ a.

rgo
Aplicabilidade
Administra o Federal Indireta;

unidade de atuao integrande da estrtura da Administrao

Poder Legislativo, no desempenho da funo administrativ a; e

Autoridade
servidor ou agente pblico dotado de poder de deciso

Princpios

CRITRIOS autuao conforme a lei e o direito atendimento a fins de interesse geral, vedada a renncia total ou parcial de poderes ou competncias, SALVO autorizao legal objetividade no atendimento do interesse pblico, vedada a promoo pessoal de agentes ou autoridades atuao segundo padres ticos de probidade, decoro e boa-f divulgao oficial dos atos administrativos, RESSALVADAS as hipteses de sigilo previstas na CF adequao entre meios e fins, vedada a imposio de obrigaes, restries e sanes em medida superior quelas estritamente necessrias ao atendimento do interesse pblico indicao dos pressupostos de fato e de direito que determinarem a deciso observncia das formalidade essenciais garantias dos direitos dos administrados

PRINCPIOS legalidade impessoalidade

impessoalidade

moralidade publicidade proporcionalidade e razoabilidade motivao segurana jurdica e informalismo

adoo de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurana e respeito aos direito dos administrados garantia dos direitos comunicao, apresentao de alegaes finais, produo de provas e interposio de recursos, nos processo que possam resultar sanes e nas situaes de litgio proibio de cobrana de despesas processuais, RESSALVADAS as previstas em lei impulso, de ofcio, do processo administrativo, sem prejuzo da atuao dos interessados interpretao da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim pblico a que se dirige, vedada aplicao retroativa de nova interpretao procura-se saber o que se fato ocorreu no mundo real

segurana jurdica e informalismo ampla defesa

gratuidade oficialidade impessoalidade e segurana jurdica verdade material

Direitos dos Administrados

direitos dos administrados

ser tratado com respeito;

ter cincia da tramitao dos processos administrativos quando interessado (vista, cpia, decises)

formular alegaes e apresentar documentos antes da deciso

fazer-se assistir, FACULTATIVAMENTE, por advogado, SALVO quando exigido por lei

Deveres dos Administrados

deveres dos administrados

expor fatos conforme a verdade;

proceder com lealdade, urbanidade e boa-f;

no agir de modo temerrio; e

prestar informaes que lhe forem solicitadas e colaborar om esclarecimento dos fatos.

Incio do PAF

de ofcio a pedido:
regra: por escrito; dados do pedido: rgo/entidade a que se dirige; identificao do interessado; domiclio ou local para receber comunicaes; pedido (com exposio dos fatos e fundamentos); e data e assinatura.

VEDADA a recusa imotivda de recebimento; deve-se orientar se necessrio o suprimento de falhas. PLURALIDADE DE PEDIDOS IDNTICOS possvel a reunio em nico requerimento, SALVO disposia legal.

Interessados ATENO
terceiro interessado: embora no tenham iniciado o PAF, aqueles que tm direitos e interesses que possam ser afetados de acordo com a deciso a ser tomada;

titular: pessoas fsicas ou jurdicas titulare de direitos ou interesses;

organizaes e associaes REPRESENTATIVAS, em relao a DIREITOS OU INTERESSES COLETIVOS; e

organizaes e associaes LEGALMENTE CONSTITUDAS, quando a DIREITOS OU INTERESSSES DIFUSOS.

ATENO Competncia
tcnica;

social; possvel, INCLUSIVE a rgos no subordinados, por motivos de ndole:

Inexistindo competncia legal especfica, o processo administrativo dever ser iniciado pela autoridade de menor grau hierrquico para decidir.

econmica;

jurdica;

ou territorial.

atos de carter normativo;

so INDELEGVEIS:

recursos administrativos; e

delegao:

matria de competncia exclusiva.

matrias;

a competncia indelegvel, SALVO:

poderes transferidos;

limites; o ato delegatrio dever especfica: durao; o ato delegatrio revogvel a qualquer tempo; objetivos; e as decises adotadas por delegao sero considerar editadas pelo DELEGADO. recurso cabvel. excepcional, em razo de motivos relevantes; avocao: avocadas somente de rgos hierarquicamente inferiores;

Impedimento e suspeio IMPEDIMENTO:

interesse direito ou indireto.

tiver participado como perito, testemunha ou representante;

O impedido DEVE comunicar o fato, sob pena de configurar falta grave, para fins disciplinares.

se o cnjuge/companheiro ou parentes e afins at 3 grau houverem participado como perito, testemunha ou representante; litigando judicial ou administrativamente com o interessado, cnjuge/companheiro deste
SUSPEIO Do indeferimento do pedido de suspeio, cabe recurso, SEM EFEITO SUSPENSIVO.

amizade ou inimizado notria com o interessado, cnjuge/companheiro, parentes e afins at o 3 grau

Forma, tempo e lugar dos atos processuais No dependem de forma determinada, SALVO lei; Devem ser produzidos: por escrito; em vernculo; com data/local; e assinatura do responsvel. O reconhecimento de forma somente ser exigido quando houver DVIDA sobre a autenticidade, SALVO lei; a autenticao poder ser feita pelo rgo administrativo; REGRA: atos realizam-se em dias teis, no horrio normal de funcionamento; EXCEO: aos j iniciado, cuja interrupo: prejudique o curso regular do procedimento; ou gere danos aos interessados ou Administrao; PRAZO REGRA: 5 dias: SALVO fora maior; ou dobrado, mediante comprovada justificao.

Comunicao dos atos


a intimao deve conter: identificao do intimado, nome do rgo/entidade; finalidade/data/hora/local; se o comparecimento deve ser pessoal (ou pode ser por intermdio de representante; informao de que o processo continuar independentemente do comparecimento; fatos e fundamentos legais pertinentes. PRAZO: deve ocorrer com antecedncia mnima da de 3 DIAS TEIS; formas: cincia no processo; AR; telegrama; ou outra forma que assegure a certeza da comunicao. por publicao oficial: interessados indeterminados; desconhecidos; com domiclio indefinido. ser nula a intimao sb observncia das formalidades, MAS o COMPARECIMENTO ESPONTNEO supre a falta; ser objeto de intimao: atos do processo que resultem imposio de nus, sanes ou restries; e de interesse, independente da natureza.

Instruo Os atos probatrios podem ser realizados: DE OFCIO, MEDIANTE IMPULSO DO RGO RESPONSVEL PELO PROCESSO ou PELA PARTE INTERESSADA. consulta pblica: assunto de intersse geral; decidido por despacho motivado; somente se no houver prejuzo para a parte interssada; divulgao do ato pelos meios oficiais; e 3 que comparece, no ser considerado interessado por si s, mas ter direito a resposta. audincia pblica: questes relevantes; ve debates sobre a matria do processo. reunio conjunta: quando necessrio a audincia de outros rgos/entidades; participao dos titulares; lavra-se ata a ser juntada no processo.

provas: realizadas na fase instrutria antes da deciso: documentos; pareceres; requerer diligncias; percias; aduzir alegaes; e se alegar documentos em poder de rgo/entidade da Administrao, este dever prover de ofcio.

recusam-se provas: ilcitas; impertinentes; desnecessrias; e protelatrias.

Os interessados sero intimados de prova/diligncia com antecedncia de 3 DIAS TEIS.

PARECER: se necessrio ouvir rgo consultivo, o parecer dever ser emitido no prazo de 15 DIAS, SALVO norma especial ou
necessidade de maior prazo:

OBRIGATRIO E VINCULANTE: OU
no ter seguimento at a respectiva apresentao;

OBRIGATRIO E NO VINCULANTE
ter seguimento e deciso normalmente

responde quem der causa

responde quem der causa

Encerrada a instruo, os interessados TERO 10 DIAS para de manifestar, SALVO outro prazo fixado. Em caso de risco iminente, poder a Administrao tomar medidas acautelatrias, sem prvia manifestao do interessado. Concluda a instruo, a autoridade ter at 30 DIAS para decidir, SALVO prorrogao por igual prazo, MOTIVADA.

Motivao

afetem direitos e interesses deixem de aplicar jurisprudncia firmada sobre a questo ou descrepem de pareceres, laudos, propostas e relatrios oficiais

agravem deveres

DEVERO SER MOTIVADOS (com indicao dos fatos e dos fundamentos jurdicos) reexame de ofcio

processos administrativos de concurso

recursos administrativos

inexigibilidade de processo licitatrio

A motivao poder consistir em declarao de concordncia com fundamentos de anteriores pareceres, informaes, decises ou propostas, que, neste caso, sero parte integrante do ato.

Desistncia e outras formas de extino do processo A desistncia (total ou parcial) do pedido formulado possvel; j renncia deve-se operar apenas em relao a direitos disponveis. Se houver vrios interessados, a desistncia atinge apenas quem a tenha formulado; A desistncia/renncia NO prejudica o prosseguimento do processo pela Administrao Pblica em razo de interesse pblico. Ser declarado extinto o processo quando exaurida sua finalidade OU o objeto se tornar impossvel, intil ou prejudicado por fato superveniente.

Anulao, revogao e convalidao


ANULAO quando eivados de vcio de legalidade, RESPEITADOS os direitos adquiridos; prazo decadencial para anular atos que decorram efeitos favorveis ao destinatrio: 5 ANOS; em caso de efeitos patrimoniais contnuos, o prazo conta-se da percepo do primeiro pagamento; e qualquer medida da autoridade administrativa que importe impugnao validade do ato constituir exerccio do direito de anular. REVOGAO por motivos de convenincia e oportunidade, RESPEITADOS os direitos adquiridos. CONVALIDAO Caso NO acarreta leso ao interesse pblico; NEM prejuzo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanveis podero ser convalidados.

Recurso Administrativo e Reviso

Cabvel em face das razes de legalidade e de mrito;

prazo de 10 DIAS para interpor, SALVO, legislao especfica (conta-se a partir da cincia ou divulgao oficial do ato);

ser dirigido autoridade que proferiu a deciso;

no h cauo, SALVO exigncia legal;

esta poder reconsiderar no prazo de 5 DIAS;

se o recorrente alegar violao de Sm. Vinculante, a autoridade prolatora da deciso dever, se no reconsiderar, indicar as razes da in/aplicabilidade da SV.

se no o fizer, encaminhar autoridade superior;

o processo tramitar, por no mximo, 3 INSTNCIAS, SALVO disposio legal;

deciso em, no mximo, 30 DIAS, a partir do recebimento dos autos pela autoridade competente, com possibilidade PRORROGAO motivada, por igual perodo;

NO ser CONHECIDO o recurso: a) fora do prazo; b) perante rgo incompetente (deve-se indicar a autoridade competente e devolver o prazo); c) no legitimado; ou d) exaurida a esfera administrativa.

a autoridade competente para julgar dever INTIMAR demais interessados para apresentarem alegaes em 5 DIAS

o recurso dever indicar os fundamentos, e poder juntar documentos;

no h efeito suspensivo, SALVO: a) previso em lei; ou b) justo receito de prejuzo de difcil ou incerta reparao decorrente da execuo;

o rgo competente para decidir poder: confirmar; modificar; anular ou revogar, totalmente ou parcialmente, a deciso;

caso a deciso possa implicar agravamento ao recorrido, esse ser intimado para apresentar alegaes antes da deciso;

se o recorrente alegar violao de Sm. Vinculante, o rgo que decidir dever informar as razes pelas quais in/aplicou o enunciado;

se acolhida reclamao perante o STF, contra a deciso por descumprimento da SV, deve-se dar cincia autoridade prolatora da deciso administrativa para que adeque suas decises sob pena de responsabilidade pessoal (cvel, administra e penal);

os processos administrativos que importarem sanes podero ser revistos a qualquer tempo, a pedido ou de ofcio, diante de NOVAS PROVAS ou NOVAS CIRCUNSTNCIAS; e

da reviso no poder resultar agravamento da sano.

O no conhecimento do recurso no impede a Adm. rever o ato de ofcio, DESDE que no ocorrida a precluso administrativa. Legitimados: [SO OS MESMOS INDICADOS COMO INTERESSADOS NO ART. 9, DA LEI N 9.784/99] ATENO
terceiro interessado: embora no tenham iniciado o PAF, aqueles que tm direitos e interesses que possam ser afetados de acordo com a deciso a ser tomada;

titular: pessoas fsicas ou jurdicas titulare de direitos ou interesses;

organizaes e associaes REPRESENTATIVAS, em relao a DIREITOS OU INTERESSES COLETIVOS; e

organizaes e associaes LEGALMENTE CONSTITUDAS, quando a DIREITOS OU INTERESSSES DIFUSOS.

ATENO Prazos

Os prazos comeam a correr a a partir da cientificao oficial, EXCLUINDO-SE da contagem o dia do COMEO e INCLUINDO-SE o do VENCIMENTO.

Prorroga-se para o 1 dia til seguinte:


no houver expediente; ou este finalizar antes do horrio normal.

SALVO fora maior, os prazos processuais no se suspendem.

Observaes finais

- as sanes: tero natureza pecuniria, ou consistiro em obrigao de fazer ou no fazer. - processos administrativos especficos aplicaro a Lei do PAF subsidiariamente. - tero prioridade na tramitao os processos cujos legitimados sejam: a) maiores de 60 anos; b) protador de deficincia fsica ou mental; ou c) portador de doena grave (rol exemplificativo no art. 69-A, da Lei do PAF). - os interessados na tramitao preferencial devero juntar documentos que comprovem os requisitos legais.

Anda mungkin juga menyukai