Anda di halaman 1dari 7

ESCOLA ESTADUAL JERNIMO MILHOMEM TAVARES DISCIPLINAS: MATEMTICA E FSICA PROFESSOR: MARCOS LENCIO SILVA

PLANO DE AULA (MATEMTICA E FSICA 1 ANO DO ENSINO MDIO)

BELM PAR 2012

PLANO DE AULA PROFESSOR DE SALA DE AULA: MARCOS LENCIO PROFESSOR DO LABORATRIO DE INFORMTICA: MARCO ANTNIO QUEIROZ DISCIPLINA: FSICA E MATEMTICA CONTEDO: FUNO AFIM E MRU (MOVIMENTO RETILNEO E UNIFORME) TEMA DA AULA: O MOVIMENTO NO COTIDIANO.

OBJETIVO Integrar as duas reas do conhecimento das cincias exatas (Fsica e Matemtica) para auxiliar o aluno na compreenso da utilizao do grfico da funo afim e do movimento retilneo uniforme, verificando a variao da posio em relao ao tempo observvel nos grficos deste movimento. JUSTIFICATIVA: As cincias exatas s vezes so apresentadas para o nosso aluno de maneira muito difcil de entendimento. No caso da Fsica, que uma cincia experimental, abordaremos os fenmenos naturais de maneira prtica, portanto para melhor observar o Movimento Retlineo e Uniforme - MRU necessitou-se apresentar uma animao em flash caracterizando o MRU. Quanto Matemtica, ela considerada um bicho papo dentre as disciplinas do ensino mdio. Muitos professores abordam o contedo sem contextualizao, desprovido de significado para o aluno. Nesse sentido, necessrio construir o conhecimento utilizando o software GEOGEBRA para aprender a interpretar o grfico da funo afim.

PBLICO-ALVO ALUNOS DO 1 ANO DO ENSINO MDIO

METODOLOGIA A 1 aula ser de matemtica sobre o conceito de funo e a utilizao da funo afim no cotidiano. Na 2 aula que ser de Fsica - Cinemtica - ter uma explicao sobre os conceitos principais de movimento retilneo uniforme (MRU) na sala de aula para que os alunos possam ter a noo sobre o referido movimento e o professor do laboratrio ir mostrar um vdeo em animao flash como complementao para sedimentar o entendimento sobre o movimento em questo. Depois da apresentao da animao em flash ser aberta uma breve discusso sobre os aspectos abordados. Para integrar o conhecimento dos educandos, ser passada uma atividade para que os mesmos observem o tempo e espao percorrido em determinadas situaes pesquisadas por eles no seu cotidiano em grupos de no mximo 05 (cinco) alunos, com fotos, vdeos e outros materiais que os mesmos possam enriquecer a apresentao. Na 3 aula, ser repassado um resumo sobre a aula de matemtica sobre a funo afim e depois os alunos sero encaminhados ao laboratrio de informtica para aprender a manipular o S.E. GEOGEBRA para construir a funo afim depois. Na 4 aula, ser socializada a pesquisa dos educandos e assim ser construdo um blog de cincias exatas (Fsica e Matemtica), orientado pelo professor do laboratrio para a postagem dos trabalhos dos educandos. Posteriormente, como sugesto de atividade complementar, os alunos vo observar o moimento de uma bolha seguindo o roteiro da aula prtica de Fsica, conforme anexo a este plano de aula.

RECURSOS Tecnolgicos Laboratrio de informtica; Computador; Data-show; Quadro branco;

Pincel com apagador; Pendrive; Video-aula com animao em flash; Tubo transparente de 01 metro com gua; Cortia; Rgua; Mesa; Cronmetro (celular); Humanos Professor; Alunos;

AVALIAO Ser realizada atravs da apreciao conjunta de todos os sujeitos envolvidos e contar com a anlise crtica de todos os passos desde a concepo da atividade at a efetivao dos trabalhos. Nesse sentido, o processo de avaliao no acontecer em um momento apenas, mas dever perpassar todo o perodo das atividades para que todos possam avaliar os avanos e entraves no sentido de melhoramento das nossas aes. Portanto, o processo avaliativo de todas as aes e atividades ser participativo, processual e dialogal, culminando na criao coletiva dos alunos.

DIFICULDADES A SEREM ENCONTRADAS Nmero de alunos na turma para a utilizao do laboratrio de informtica devido quantidade de computadores; Manipulao do S.E. GEOGEBRA; Falta de internet;

ANEXO

ATIVIDADE COMPLEMENTAR Roteiro para Aula Prtica de Fsica Prof.: Curso: Data: ____/____/____ Sala : Turma: Aluno: n: MOVIMENTO DE UMA BOLHA (MRU) Objetivo: Estudar os grficos e a equao do movimento retilneo uniforme. Est a sua disposio um tubo com gua, lacrado nas extremidades, dentro do qual se manteve uma bolha de ar. Inclinando este tubo com gua, a bolha se move lentamente para a extremidade mais alta. Este um movimento com velocidade constante, portanto este um equipamento simples que permite estudar o movimento retilneo uniforme. Calce uma das extremidades do tubo para que ele fique inclinado, erga a outra extremidade at que a bolha chegue nela. Encostando a extremidade com a bolha na mesa, a bolha se move para a extremidade calada. Quando ela atingir o inicio da rgua (0cm) deve acionar o cronmetro para medir o tempo que a bolha leva para percorrer os primeiros 10,0cm. Anote este tempo na tabela. Repita o procedimento para medir o tempo que a bolha leva para percorrer 20cm, 30cm, 40cm ... Anote todos os tempos na tabela. N 01 02 03 04 05 06 07 08 Distncia (_____) Tempo (_____) Velocidade (_____)

1. Faa um grfico da distncia em funo do tempo. 2. Faa um grfico da velocidade em funo do tempo. 3. Qual a velocidade mdia da bolha em m/s e em km/h? 4. Que fatores podem afetar a velocidade de bolha? O que pode ser feito para a bolha andar mais devagar? 5. Se trocar a gua por azeite, o que acontece com a velocidade da bolha? 6. Escreva a equao para calcular a posio da bolha em funo do tempo Concluso:

Anda mungkin juga menyukai