Anda di halaman 1dari 37

UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTNIO CARLOS UNIPAC FACULDADE DE CINCIAS JURDICAS E SOCIAIS DE BARBACENA - FADI CURSO DE DIREITO

CURSO DE DIREITO

FERNANDA PATRCIA LOPES MATOS

ABORTO: LIBERDADE DE ESCOLHA OU CRIME?

BARBACENA 2011

FERNANDA PATRCIA LOPES DE MATOS

ABORTO: LIBERDADE DE ESCOLHA OU CRIME?

Projeto de Monografia apresentada ao Curso de Direito da Universidade Presidente Antnio Carlos UNPAC, como requisito parcial para a obteno de graduao em bacharel em Direito. Orientador Prof() Me. Maria Jos Gorini da Fonseca.

BARBACENA 2011

Fernanda Patrcia Lopes de Matos

ABORTO: LIBERDADE DE ESCOLHA OU CRIME?

apresentada Universidade Presidente Antnio Carlos Unipac, como requisito parcial para obteno do ttulo de bacharel em Direito. .
Monografia

BANCA EXAMINADORA

Prof. Me. Maria Jos Gorini da Fonseca Universidade Presidente Antnio Carlos - UNIPAC Prof. Esp. Paulo Afonso de Oliveira Junior Universidade Presidente Antnio Carlos UNIPAC

Prof. Me. David Gorini da Fonseca Universidade Presidente Antnio Carlos UNIPAC

Aprovada em _____/_____/_________

AGRADECIMENTO

A Deus, a razo da minha vida. Aos Pais, pela confiana depositada em mim. Aos amigos pela oportunidade de conhecimento e com a amizade e pacincia que contriburam para que esse momento chegasse. Ao meu amor, Vanderly pelo apoio e amor incondicional.

RESUMO

O aborto uma realidade social. Ele praticado margem da lei, colocando em risco as mulheres que a ele se submetem, quanto pior forem suas condies financeiras. Mulheres sem suporte scio-econmico e psicolgico. . Para alguns se trata do direito vida, para outros evidente que envolve o direito da mulher ao seu prprio corpo e h, ainda, os que esto convencidos de que a malformao grave deve ser eliminada a qualquer preo porque a sociedade tem o direito de ser constituda por indivduos capazes. Este trabalho tem como objetivo trazer a tona alguns dados histricos e atuais a respeito da questo da prtica do aborto, analisando-a sob a tica das vrias civilizaes e religies que ajudam a compor a histria do mundo e ainda, da legislao brasileira, bem como do acirrado debate que se desenvolve em torno desta questo.

Palavras-chave: Aborto, direito a vida, Cdigo Penal.

ABSTRACT

Abortion is a social reality. It is practiced outside the law, endangering women who undergo it, the worse are their financial status. Women without support socio-economic and psychological. . For some it is the right to life, for others it is obvious that involves a woman's right to his own body and there are still those who are convinced that the severe malformation should be eliminated at any cost because society has the right to be composed of individuals capable. This work aims to bring out some historical and current data on the issue of abortion, analyzing it from the perspective of various civilizations and religions that help make up the history of the world and yet, the Brazilian legislation, as well as the fierce debate that densenvolve around this issue.

Key words: Abortion, right to life, a Code Penal.

SUMRIO 1 INTRODUO ........................................................................................................................................ 07 2 PEQUENO HISTRICO DAS PRTICAS ABORTIVAS ................................................... 09 2.1 As diferentes religies e o aborto .................................................................................................... 15 2.2.1 A religio catlica ................................................................................................................................ 15 2.2.2 Igrejas Protestantes .............................................................................................................................. 15 2.2.3 Religies Islmicas .............................................................................................................................. 17 2.2.4 Religio Judaica .......................................................................................................................17 2.2.5 Religio Espirita....................................................................................................................... .18 2.2.6 Budismo, Hinduismo e o Hare Krishna..........................................................................19 3 O ABORTO NA CONSTITUIO BRASILEIRA. .................................................................. 19 3.1 O aborto anenceflico . ........................................................................................................................ 26 4 O DEBATE ENTRE AS OPINIES PR E CONTRA A LEGALIZAO DO ABORTO NO BRASIL ............................................................................................................................. 30 5 CONCLUSO ............................................................................................................................................ 33 REFERNCIAS .......................................................................................................................................... 35

1 INTRODUO O aborto um caso tpico onde as posies quanto ao fundamento tico so inconciliveis. Para alguns se trata do direito vida, para outros evidente que envolve o direito da mulher decidir sobre seu ao seu prprio corpo e h, ainda, os que esto convencidos de que a malformao grave deve ser eliminada a qualquer preo porque a sociedade tem o direito de ser constituda por indivduos capazes. Falar da legalidade do aborto no uma tarefa mais fcil, pois a questo do aborto no envolve apenas os artigos do Cdigo Penal Brasileiro, vlido desde 1940 sem revises, envolve tambm questes individuais como: moral, religio, cultura, condies econmicas, entre outros. A discusso sobre o aborto legal aumentou no Brasil devido a decises judiciais em todo o pas para a realizao de aborto em algumas situaes especiais como mes portadoras de HIV e formao fetal incompatvel com a vida. As leis que falam sobre o aborto diferem nos diversos lugares do mundo, mas podemos dividi-las em dois grandes grupos: o dos pases onde o Aborto liberado, e o dos pases onde o aborto considerado criminoso. Na Amrica Latina, a maior parte dos pases punem o aborto inclusive com a pena de recluso social, e punem com mais severamente os profissionais que praticam este ato Este trabalho tem como objetivo trazer a tona alguns dados histricos e atuais a respeito da questo da prtica do aborto, analisando-a sob a tica das vrias civilizaes e religies que ajudam a compor a histria do mundo e ainda, da legislao brasileira, bem como do acirrado debate que se desenvolve em torno desta questo. Hoje em dia, verdadeiramente, aquilo que suscita a maior preocupao no so os aspectos secundrios ou marginais mas por assim dizer, o humanum como tal, ou seja, a verdade sobre o homem, a sua dignidade, a sua liberdade e o respeito devido s pessoas individualmente consideradas e os povos em geral. Sobretudo, est em jogo a coerncia na proclamao e na defesa dos direitos fundamentais e, primeiro de entre todos, o direito vida. necessrio levar em considerao que no h direito contra a vida de inocente, em qualquer hiptese. Toda eliminao voluntria da vida humana inocente , em si, anti-jurdica e ilcita. Ora, o verso da moeda que reconhece o direito vida o

dever jurdico de respeit-la e, isso que importa afirmar, em si, a proibio do homicdio e do infanticdio, que tem, em nosso Direito Positivo, fonte constitucional. A metodologia utilizada ser a reviso bibliogrfica de livros e textos que versem sobre este tema to controverso. Com esse desenvolvimento no se pretende apresentar solues ou concluses definitivas sobre o tema, mas delinear o panorama dos acontecimentos atuais sob uma tica de tendncias variadas e tambm histricas, objetivando uma aproximao maior entre o ordenamento jurdico brasileiro e a realidade social, alertando para o fato de que 10.000 mulheres brasileiras morrem por ano em conseqncia da prtica do aborto ilegal.

2 PEQUENO HISTRICO DAS PRTICAS ABORTIVAS

O aborto ou interrupo da gravidez a remoo ou retirada prematura de um embrio ou feto do tero, provocando sua morte ou sendo por esta causada. Isto pode ocorrer de forma espontnea ou artificial, colocando fim na gestao, e conseqentemente o fim da vida do feto, mediante tcnicas mdicas, caseira, cirrgicas entre outras. A deciso de interromper a gravidez no coisa de mulheres modernas, preocupadas com as obrigaes da maternidade, trabalho e estudos1. Estilhaos de documentos antigos nos mostram que a prtica do aborto to antiga quanto capacidade humana de deciso. J entre 2737 e 2696 a.C, o imperador chins Shen Nung cita, em texto mdico, a receita de um abortfero oral, provavelmente contendo mercrio. (SCHOR, ALVARENGA, 1994, p. 15). Tcnicas anticoncepcionais podem ser identificadas tambm em papiros egpcios de 1850 a 155 a.C, em que se prescrevem combinaes de ervas, mel, gua e outros elementos, com o fim de se evitar a concepo. Algumas afirmaes deixam entrever que ocorria o aborto quando os mtodos falhavam. Um dos antigos documentos escritos a que se tem acesso o cdigo de Hamurabi de 1700 a.C, que menciona o aborto como uma realidade e o tipifica como um crime contra os interesses do pai e marido e tambm como leso contra a mulher (PRADO, 1985). Tambm no novidade que interesses polticos, econmicos e religiosos tm prevalecido, em relao ao direito da mulher decidir sobre o prprio corpo. Assim, da mesma forma que se quer proibir, hoje, j se quis obrigar o aborto em diversos momentos da histria. Na antiga Grcia, por exemplo, o aborto era defendido por Aristteles como mtodo eficaz para limitar os nascimentos e manter controladas as populaes das cidades gregas. Naquela poca, a gravidez s se confirmava ao primeiro movimento do beb no tero. Aristteles dizia que o aborto para fins de controle populacional deveria ser realizado antes do surgimento da alma, e que era necessrio para evitar o abandono de crianas que era muito comum na Grcia.

A medicina divide o aborto nas seguintes categorias: espontneo, induzido e teraputico. Ver: http://pt.wikipedia.org/wiki/Aborto_de_gravidez.

10

J Plato defendia que o aborto deveria ser obrigatrio, por motivos eugnicos, para as mulheres com mais de 40 anos e para preservar a pureza da raa dos guerreiros. J Scrates aconselhava s parteiras, por sinal profisso de sua me, que facilitassem o aborto s mulheres que assim o desejassem. Em Esparta, por causa dos interesses blicos, o aborto era proibido. Contudo, o Estado poderia eliminar os malformados (PRADO, Idem, p.43). No livro Histria das Mulheres: a Antiguidade Georges Duby e Michelle Perrot (2004, p.388) afirmam que:
Se as mulheres desejavam limitar os partos, tinham de recorrer aos abortivos, cujas receitas so muito abundantes. O primeiro risco era, portanto, o da ferida de um tero ainda imaturo devido juventude das esposas romanas; neste caso os mdicos recomendavam mesmo o aborto, inclusive por meios cirrgicos (sondas).

O livro do xodo cita que, dentre os povos hebreus, era multado aquele homem que ferisse mulher grvida, fazendo-a abortar. Esse ato de violncia obrigava aquele que ferisse a mulher a pagar uma multa ao marido desta, diante dos juzes; se, porm, a mulher viesse a morrer em conseqncia dos ferimentos recebidos aplicava-se ao culpado a pena de morte. J na Roma antiga, com a converso ao cristianismo do Imperador Constantino, no sculo IV, h uma incorporao dos valores cristos em defesa da vida. Neste vis, o aborto passa a ser considerado crime grave. Assim, a histria do ocidente fortemente marcada pelos valores cristos que vo dar a tnica subseqente recusa ao aborto em todas as naes crists. Abandonar, vender ou matar filhos inesperados era a soluo para controlar o tamanho da famlia romana. Sorano de feso, no sculo II, defendia o aborto em caso de perigo sade da me, mas apenas prostitutas e mulheres livres do poder masculino eram independentes para abortar. Interromper a gravidez sem o consentimento do marido e priv-lo de um herdeiro era motivo de separao ou at de pena capital (depois do parto, para salvar o beb). Os homens se opunham ao aborto porque ele feria o interesse masculino. No sculo II, foi criminalizado e punido com o exlio. importante lembrar que, mesmo nas sociedades em que o aborto no era tolerado, na antiguidade, no se via a como o direito do feto, mas como garantia de propriedade do pai sobre um potencial herdeiro.

11

O livro de xodo diz que, dentre os povos hebreus era penalizado com multa aquele homem que ferisse mulher grvida, fazendo-a abortar. Esse ato de tamanha violncia obrigava aquele que ferisse a mulher a pagar uma multa ao marido dela, diante dos juzes; se, porm a mulher viesse a morrer em conseqncia dos ferimentos recebidos aplicava-se ao culpado a pena de morte. Com o advento do Cristianismo, entretanto, o aborto passou a ser definitivamente condenado, com base no mandamento "No matars". Essa posio mantida at hoje pela Igreja Catlica, mas, ao contrrio do que se possa pensar, ela no foi to uniforme ao longo dos anos. Interesses polticos e econmicos contriburam para que isso acontecesse. Assim, mesmo no Cristianismo, o aborto no foi, sempre, uma questo tratada como nos dias de hoje. So Toms de Aquino, com sua tese da animao tardia do feto, contribuiu para que a posio da Igreja com relao questo fosse bem mais benevolente, naquela poca (AZZI, 1987, p. 146). Tanto que, foi apenas em 1869 que a Igreja Catlica declarou que a alma era parte do feto desde a sua concepo, transformando o aborto em crime (SILVA, 2005, p. 76.). Assim transcreve Guilia Galeotti, no livro Histria do aborto: "No fim do sculo XVIII, aps a Revoluo Francesa, passou-se a acreditar que um pas poderoso era aquele com muitos habitantes. Cada criana era um futuro soldado, trabalhador, contribuinte. Ser me era questo patritica". (SILVA, 2011). Ao longo do sculo XIX, a prtica de proibio do aborto passou a expandirse com toda fora, por razes econmicas, j que a sua prtica nas classes populares podia representar uma diminuio na oferta de mo-de-obra, fundamental para garantir a continuidade da Revoluo Industrial 2. Em se tratando de Brasil, uma legislao especfica no pas, que inclua o aborto, passa a figurar somente a partir de 1830 com o Cdigo Penal do Imprio em que abortar era crime grave contra a segurana das pessoas e das vidas. No entanto, quando era feito pela prpria gestante, esta era preservada de alguma punio. Em 1827 Karl Emst von Boar descreveu pela primeira vez o processo de concepo, e em meados do sculo XIX os mdicos estavam j completamente convencidos da existncia desse processo.
2

A Revoluo Industrial consistiu em um conjunto de mudanas tecnolgicas com profundo impacto no processo produtivo em nvel econmico e social. Iniciada na Inglaterra em meados do sculo XVIII expandiu-se pelo mundo a partir do sculo XIX.

12

Muitos mdicos comearam ento uma campanha para proibir o aborto. A frase que todos pensam ter sido inventada pelo Vaticano a vida humana comea no momento da concepo, data, de fato, dessa campanha iniciada pelos cientistas no sculo XIX. Na seqncia, o parlamento ingls baniu o aborto, em 1869, aprovando o Offences Against the Person Act. Foi o primeiro pas a faz-lo. Por seu lado a American Medical Association, em dois relatrios (1857 e 1870), estabeleceu sem margem para dvidas que o aborto era inaceitvel3. Nesta poca o aborto era muito usado entre a populao carente. A miscigenao cultural existente em nosso pas fez-nos herdeiros de muitas praticas abortivas disseminadas por os ndios e os africanos. A igreja vivia em grande rebulio com uma srie de receitas abortivas que corriam boca em boca desde os primeiros momentos de nossa colonizao. A partir de 1850, os ataques e a represso das autoridades brasileiras s prticas abortivas aumentaram consideravelmente. Pois, este momento coincide com o fim do trfico negreiro para o Brasil4, o que trouxe uma crise na oferta de mo-de-obra para as prsperas lavouras cafeeiras. Este aspecto demonstra que o combate ao aborto nunca teve uma motivao estritamente religiosa e moral por aqui. Contudo, o abortar continuava sendo a tbua de salvao de boa parte de nosso povo. Tendo inclusive, poca, discursos legitimadores, dizia-se, por exemplo, que as escravas praticavam o aborto e o infanticdio para livrar seus filhos do cativeiro. O jesuta Antonil aconselhava que, os proprietrios tratassem bem seus escravos para que eles ficassem felizes e assim reproduzissem servos e servas. Caso contrrio, algumas negras procuravam de propsito o aborto, s para seus filhos no padecessem o que elas padeciam (1982, p.64). Existem ainda outras, como a recusa da escrava em ter filhos mulatos, fruto da violncia sexual, ou tambm em ver aumentada com a maternidade, os seus inmeros trabalhos e j pesados encargos.
3

Havia dois tipos de mtodos: qumicos e fsicos. Os primeiros consistiam em venenos que se esperava matassem o filho, mas no a me; os segundos consistiam em traumatismos diversos: pancadas no abdmen, montar a cavalo horas a fio, etc. Estes mtodos, alm de poderem matar a me, provocavam muitas leses. 4 A Lei Eusbio de Queirs foi aprovada em 4 de setembro de 1850, durante o Segundo Reinado, acabando definitivamente com o trfico negreiro intercontinental.

13

Castro Alves tem uma emocionada poesia, chamada Mater Dolorosa, includa no seu livro Os escravos, onde se refere ao aborto das escravas, como um ato de amor.
"Meu filho, dorme, dorme o sono eterno. No bero esplndido que se chama - o cu Pede s estrelas um olhar materno, Um seio quente como o seio meu. Ai! borboleta na gentil crislida, Asas de ouro vai alm abrir Ai! rosa branca no matiz to plida Longe, to longe vai alm florir. No me maldigas... Num amor sem termo Bebi a fora de matar-te... a mim ... Viva eu cativa a soluar num ermo... Filho, se livre... sou feliz assim... (...) Perdo meu filho... se matar-te crime... Deus me perdoa... me perdoa j. A fera enchente quebraria o vime... Valem-te os anjos e te cuidem l. (1976, p. 53).

Depois de 1890 introduziu-se no Brasil o Cdigo Penal da Repblica, em que o aborto passa a ser punido quando praticado por terceiros, podendo ou no ter aprovao da gestante, e se ele resultasse na morte da mesma (PRADO, 1985, p.112). Com a chegada do sculo XX pouca coisa mudou. A poltica anti-aborto continuou forte, com exceo da Unio Sovitica onde, com a Revoluo de 1917, o aborto deixou de ser considerado um crime. Mas, na maioria dos pases europeus, por causa das baixas sofridas na Primeira Guerra Mundial, o aborto continuava no sendo tolerado. Na verdade, com a ascenso do nazi-fascismo, as leis antiabortivas tornaramse severssimas nos pases em que ele instalou-se5, com o lema de se criarem filhos para a ptria. O aborto comeou a ser punido com a pena de morte, tornando-se crime contra a nao. Aps a Segunda Guerra Mundial, as leis pelo mundo continuaram bastante restritivas at a dcada de 60, com exceo dos pases socialistas, dos pases escandinavos e do Japo 6. Na dcada de 60, em muitos pases, as mulheres passaram a se organizar em grupos feministas que comearam a exercer uma presso no sentido de liberar mulher a deciso de continuar ou no uma gravidez.
5 6

A Itlia fascista reprimiu o controle de natalidade a partir de 1926. O Japo apresenta lei favorvel ao aborto desde 1948, ainda na poca da ocupao americana.

14

A primeira conquista histrica aconteceu nos Estados Unidos, 38 anos. Tratase do julgamento do caso Roe x Wade pela Suprema Corte Americana que determinou que leis contra o aborto violam um direito constitucional privacidade, que a interrupo da gestao no primeiro trimestre apresenta poucos riscos sade materna e que a palavra pessoa no texto constitucional no se refere ao no nascido. Essas decises liberaram a prtica do aborto na Amrica do Norte 7. Hoje em dia, 26% dos pases no permitem o aborto legal, justamente os que tm maior nmero de mulheres pobres e marginalizadas. No Brasil, a legislao especfica do aborto no inclui como permissivas as interrupes de gravidezes de anencfalos e anomalias fetais graves que no estejam colocando em risco a vida da me (DELMANTO, idem, p. 312). Contudo, observa-se que tem aumentado o nmero de autorizaes. Pois, existem leis que garantem o direito ao aborto em casos especiais, mas sabe-se que o processo to longo que, muitas vezes, as mulheres desistem de esperar e acabam recorrendo ao aborto clandestino. O movimento feminista brasileiro tem se organizado para garantir o direito das mulheres ao aborto legal h dcadas, especialmente atravs da Rede Feminista de Sade e Direitos Reprodutivos, que tem tido as suas aes potencializadas pelas Jornadas Brasileiras pelo Direito ao Aborto Legal e Seguro. Segundo o site Articulao de mulheres brasileiras:
Vrias organizaes do movimento de mulheres criaram, em fevereiro de 2004, as Jornadas pelo Direito ao Aborto Legal e Seguro, que tm por objetivo promover o debate sobre a mudana da lei para garantir s mulheres o direito ao aborto seguro e impedir retrocessos nas conquistas dos direitos sexuais e direitos reprodutivos, no pas. (2011).

Nos anos 80 movimentos feministas ainda se organizavam em todo pas fazendo campanhas de mbito nacional para a legalizao do aborto. Ainda nos anos 80 muitas mulheres declaravam a imprensa: eu j fiz aborto.

O caso Roe vs. Wade foi uma acirrada batalha jurdica nos Estados Unidos, que se iniciou no Texas e culminou na descriminalizao do aborto em todo o pas. Recentemente, descobriu-se que o caso uma farsa do comeo ao fim. Henry Wade era um fiscal de Dallas, e Jane Roe, cujo nome verdadeiro Norma McCorvey, foi estimulada por advogadas inescrupulosas a lutar pelo direito de abortar no Texas. Ela chegou a inventar que havia sido estuprada, o que finalmente funcionara para lhe dar a vitria na Justia, em janeiro de 1973, mas j era tarde demais para realizar o aborto.

15

2.2 AS DIFERENTES RELIGIES E O ABORTO

2.2.1 A religio Catlica

O catolicismo desde o sculo IV condena o aborto em qualquer estgio e em qualquer circunstncia, permanecendo at hoje como opinio e posio oficial da Igreja Catlica A Igreja Catlica considera que a alma infundida no novo ser no momento da fecundao. Assim, proibe o aborto em qualquer fase, j que a alma passa a pertencer ao novo ser no preciso momento do encontro do vulo com o espermatozide. J em 1917 a Igreja declarou que uma mulher e todos os que com ela se associassem deveriam receber a excomunho pelo pecado do aborto. Significava dizer que seriam negados todos os sacramentos e sua comunicao com a igreja: uma punio eterna no inferno. Com a encclica Matrimnio Cristo de Pio XI em 1930, ficou determinado que o direito vida de um feto igual ao da mulher, e toda medida anticoncepcional foi considerada um "crime contra a natureza" exceto os mtodos que estabelecem a abstinncia sexual para os dias frteis. Em 1976 o Papa Paulo VI disse que o feto tem "pleno direito vida" a partir do momento da concepo; que a mulher no tem nenhum direito de abortar, mesmo para salvar sua prpria vida. Essa posio se baseia em trs princpios: 1- Deus o autor da vida; a vida comea no momento da concepo; 2- Ningum tem o direito de tirar a vida humana inocente; 3- O aborto, em qualquer estgio de desenvolvimento fetal, significa tirar uma vida humana inocente.

2.2.2 Igrejas Protestantes8 Na doutrina religiosa dos protestantes, h um leque maior de posies em relao ao aborto. Enfrentam a questo de forma menos homognea, apresentando enfoques mais flexveis do que entre as autoridades da Igreja Catlica Romana.

Trabalhou-se aqui com os seguintes seguimentos da religio protestante: batista, luterana, presbiteriana, unitria e metodista.

16

A grande diferena entre catlicos e a maior parte das igrejas protestantes, est no respeito vida da me. Diante disso notvel que no momento da concepo que esta adquire todos os direitos pessoais e direitos referentes maternidade, pois responsvel de gestar, cuidar e alimentar o embrio desde sua concepo at o momento de seu nascimento. O assunto muito contestado entre os cristos comprometidos com a palavra de Deus pois na bblia no h preceito legal proibindo diretamente o aborto. A igreja guiase pela Palavra de Deus e no pela sociedade que est inserida Para as igrejas protestantes o aborto tido como assunto muito srio e que tem colocado fim a muitas famlias. No aborto o sangue inocente derramado dentro do corpo da mulher sendo ela considerada impura. A vida humana deve ser respeitada, protegida, cuidada em cada momento. Ela tem um valor essencial, independente de qualquer critrio humano, o feto no momento da concepo ele passa a proceder de Deus como criador e sustentador da mesma. O protestantismo entende que a relao e o prazer sexual um acontecimento que no tem que estar vinculado reproduo e que, juntamente com a unio e o compromisso mtuo, formam parte indissocivel do vnculo do homem e da mulher no Casamento. Algumas igrejas protestantes so mais desfavorveis em relao ao aborto. Elas defendem o aborto induzido como sendo um mtodo contra a violncia. Esse tipo de posicionamento muito debatido pois, a grande maioria dos protestantes defendem o direito vida do e humanidade do feto. Ao mesmo tempo preciso ver que o mdico tem o dever essencial para com a me, pois foi ela a pessoa que o solicitou. Assim, se uma escolha tiver de ser feita entre a vida da me e a do embrio ou do feto, recair sempre sobre ela a escolha prioritria, cabendo, portanto ao mdico decidir, em ultima anlise quando ele poder desligar a me de sua responsabilidade em relao ao feto. Foram os pases protestantes os primeiros neste sculo a adotar legislaes mais liberais em relao ao aborto.

2.2.3- Religio Islmica

17

Os lderes islmicos em geral se mostram contra o aborto, mas recentemente alguns emitiram opinies menos conservadoras. Assim, o gro mufti da Jordnia escreveu em 1964: "Antigos juristas, h 1500 anos, afirmaram que possvel tomar medicamentos abortivos durante a fase da gravidez anterior conformao do embrio em forma humana. Esse perodo gira em torno dos 120 primeiros dias, durante os quais o embrio ou feto ainda no um ser humano"9. Estas reflexes esto contidas num verso do Alcoro: "Ns o colocamos. Como uma gota de semente Em local seguro Preso com firmeza: Depois fundimos A gota em coalhos Moldamos Um (feto) bolo; ento. Nesse bolo talhamos Ossos, e vestimos os ossos. Com carne;
Ento o produzimos Como outra criatura Assim, bendito Deus. O melhor Criador".

2.2.4- Religio Judaica Na Mishn, cdigo oral resultante das interpretaes dos rabinos sobre a Torah no sculo II , considera a vida da me como mais sagrada que a do embrio. No sculo XII, Moiss Maimnides, mdico, filsofo e telogo judaico, introduziu atravs de seu livro: Guia dos Perplexos, a idia da criana agressora, ou hostil, para permitir o aborto teraputico, quando a vida me estiver em risco.

http://www.pastorazevedo.com.br/teologicos_ver.php?id=108

18

No fim dos anos 60, o rabino David Feldman, ao prestar depoimento num processo instaurado em Nova Iorque, em que se erguia a inconstitucionalidade das leis desse Estado contra o aborto, afirmou que, do ponto de vista judaico,
Se o aborto no desejvel, tambm no considerado um assassinato, e que em todos os casos a sade da mulher que prevalece tanto no que se refere ao equilbrio fsico como psquico. Para os judeus, o feto s se transforma num ser humano quando nasce, e isso se deve a concepes teolgicas diferentes em relao alma e ser vivente. (Naegele, Douglas, 2009).

De acordo com Feldman, a alma no extensvel nem redutvel, no cresce durante nove meses, assim como no diminui, porque de natureza espiritual. Se a alma pura e espiritual, o problema do momento de sua encarnao deixa de ter uma importncia fundamental, pois ela voltaria a Deus em qualquer circunstncia. Perguntado se o feticdio era um homicdio, o rabino Feldman respondeu que,
Ele interrompe indubitavelmente uma vida possvel, mas o que os rabinos acentuam que uma mulher que decide, aps a concepo, interromper a gravidez, no estaria muito distante daquela que deixa de ter relaes com seu marido para no conceber. Se no segundo caso no h homicdio, tambm no h no primeiro. (Idem).

Em Israel, desde 1977, o aborto permitido se a mulher o desejar, se for feito em hospital, se a gravidez resultar de incesto, estupro ou adultrio, se a mulher tiver menos de dezesseis ou mais de quarenta anos.

2.2.5 Religio Esprita Religio extremamente difundida no Brasil, em particular o Kardecismo10, encontrada tambm sob outras denominaes. Todas concordam, de maneira geral, no que tange ao aborto, em consider-lo um crime; mas por razes diversas daquelas apontadas pela igreja catlica. Vem nesse ato uma recusa aos desgnios de Deus. Ao mesmo tempo, consideram a vida do ser j existente como prioritria em relao ao ser que ainda no existe e, havendo risco para a me, a interrupo da gravidez pode ser praticada. O esprito, de acordo com essa doutrina, sempre existiu, desligando-se pela morte e reencarnando em outro corpo. Para eles, portanto no h, no caso de um aborto, a "morte" de um ser. O que existe a frustrao de um Esprito que tem seu corpo
10

Segundo a definio de seu codificador, o pedagogo francs Hippolyte Lon Denizard Rivail, que adotou o pseudnimo Allan Kardec, uma cincia que trata da natureza, origem e destino dos Espritos, bem como de suas relaes com o mundo corporal.

19

abortado. Se as razes para esta interrupo da gravidez forem injustificveis, os causadores do aborto tero o retorno de seu ato pela lei de ao e reao.

2.2.6 Budismo, Hindusmo e o Hare Krishna Para essas religies, o ponto da questo est na forma como encaram o smen, considerado o veculo transmissor da vida. Significa que no momento da concepo vulo-espermatozide, que se d o incio da vida. Conclu-se, pelas vises diferenciadas dos corpos masculino e feminino, que essas religies defendem que o homem o portador da vida, e a mulher portadora de um corpo cuja nica finalidade proteger o feto. Ambas as religies defendem uma viso machista, onde o homem quem tem o direito de decidir pela continuidade ou no da gestao.

3 O ABORTO NA CONSTITUIO BRASILEIRA

Em janeiro de 1938 deveriam ocorrer as eleies presidenciais. Porm, alegando a existncia de um suposto plano comunista (Plano Cohen) de dominao do Brasil e aproveitando o momento de instabilidade poltica pelo qual passava o pas, o presidente Getlio Vargas deu um golpe de estado em 10 de novembro de 1937. Vargas contou com o apoio de grande parte da populao, principalmente da classe mdia com medo do comunismo, e dos militares. Comeou assim um perodo ditatorial de nossa histria denominado Estado Novo. Logo aps o golpe, Getlio Vargas fechou o Congresso Nacional e imps um nova constituio apelidada de polaca com vrias caractersticas anti-democrtica. O Cdigo Penal vigente no Brasil foi criado pelo decreto-lei n 2.848, de 7 de dezembro de 1940 pelo ento Presidente-ditador Getlio Vargas, tendo como Ministro da Justia, Francisco Campos. Apesar da sua criao em 1940 o atual Cdigo s entrou em vigor no dia 1 de janeiro de 1942. A partir da a legislao mais moderna do Brasil sobre o aborto. Foi a partir do Cdigo Penal de 1940 que o tema aborto e suas penalidades, ganharam contornos mais amplos e mais claros.

20

A formulao jurdica includa neste cdigo permanece at nossos dias, e toda presso por descriminalizar o aborto, sugere uma reforma dos artigos em que o cdigo o criminaliza. O tema est contemplado quando se referencia o tpico Dos crimes contra a vida e vai dos artigos 124 ao 128 do Cdigo Penal. Segundo Delmanto (2000), no Cdigo Penal temos:
Artigo 124: Provocar aborto em si mesma ou consentir que outrem lho provoque. Pena: deteno, de um a trs anos. Artigo 125: Provocar aborto, sem o consentimento da gestante. Pena: recluso, de trs a dez anos. Artigo 126: Provocar aborto com o consentimento da gestante. Pena: recluso, de um a quatro anos. Pargrafo nico. Aplica-se a pena do artigo anterior, se a gestante no maior de quatorze anos, ou alienada ou dbil mental, ou se o consentimento obtido mediante fraude, grave ameaa ou violncia. Artigo 127: H um aumento das penas nas situaes de abortamento induzido por terceiros, quando deste ato ocorrer leso corporal de natureza grave ou morte da gestante. Artigo 128: Contempla os dois casos em que no se pune o aborto praticado pelo mdico: I - Se no h outro meio de salvar a vida da gestante. II - Se a gravidez resulta de estupro e o aborto precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal.

O Brasil aceitou a Conveno Americana relativa aos Direitos do Homem em 1985, portanto manteve o aborto como crime previsto pelo Cdigo Penal decretado desde 1940, permitindo o aborto no criminoso somente na necessidade de salvar a vida da grvida "aborto necessrio", ou em casos de a gestao resultante de estupro aborto sentimental". Segundo DALLARI (2005, p. 65) na prtica isto significa dizer que para a sociedade brasileira, em ltima instncia, o direito vida deve ser protegido desde a concepo. Tal proteo no absoluta, porm. Aceita-se que o conflito entre o direito vida do feto e aquele da gestante deve ser resolvido em favor da me. O delito de aborto se encontra no Captulo I, que trata dos crimes contra a vida, que pertence ao Ttulo I do Cdigo Penal, classificando a vida do produto da fecundao como sendo o bem juridicamente protegido mais importante, sendo a vida da gestante, no caso de aborto sem o consentimento da mesma ou qualificado pelo resultado, o segundo bem juridicamente protegido.

21

J o objeto material do crime pode ser o vulo germinado (at dois meses de gestao), o embrio (de dois a quatro meses) ou o feto (a partir dos cinco meses at o final da gravidez). Cabe neste momento, nos lembrarmos de um aspecto importante: o aborto pode ocorrer de duas maneiras. 1Espontaneamente quando ocorre de forma natural; sem nenhuma interveno humana. 2Culposo (provocado dolosa ou culposamente).

A primeira espcie de aborto no interessa para a lei penal, importando-se somente com a outra forma, o aborto provocado, que pode ser tanto doloso quanto culposo. O aborto provocado todo aquele que tem como causador um agente externo, que pode ser um profissional ou um "leigo" que utiliza as seguintes tcnicas11: 1- Dilatao ou corte: uma faca, em forma de foice, dilacera o feto que retirado em pedaos. 2- Suco ou Aspirao: pode ser realizado at a 12 semana aps o ltimo perodo menstrual. Este Aborto pode ser feito com anestesia local ou geral. Com a local a paciente toma uma injeo intramuscular de algum analgsico. J na mesa de operao faz um exame para determinar o tamanho e a posio do tero. Se for anestesia geral, toma-se uma hora antes da operao uma injeo intramuscular de Thionembutal. O colo do tero imobilizado por um tentculo, e lentamente dilatado pela insero de uma srie de dilatadores cervicais. Liga-se esta ponta ao aparelho de suco, no qual ir evacuar completamente os produtos da concepo. A suco afrouxa delicadamente o tecido da parte uterina e aspira-o, provocando contraes do tero, o que diminui a perda de sangue. Com a anestesia local, usa-se uma injeo de Ergotrate para contrair, o que pode causar nusea e vmitos. 3- Curetagem: feita a dilatao do colo do tero e com uma cureta feita a raspagem suave do revestimento uterino do embrio, da placenta e das membranas que envolvem o embrio. A curetagem pode ser realizada at a 15 semana aps a ltima menstruao. Este tipo de aborto muito perigoso, por que pode ocorrer perfuramento
11

Devido a exiguidade de espao deste estudo, optou-se aqui por um simples elencamento das formas mais conhecidas de se provocar um aborto. Adverte-se ainda que, parte destas informaes relativas as esta tcnicas foram extradas do site http://www.homemsonhador.com/AbortoAssassino.html.

22

da parede uterina, tendo sangramento abundante. Outro fator importante que se pode tirar muito tecido, causando a esterilidade. 4- Drogas e Plantas, substncias que quando ingeridas causam o aborto. Algumas so txicos inorgnicos, como arsnio, antimnio, chumbo, cobre, ferro, fsforo e vrios cidos e sais. As plantas so: absinto (losna, abuteia, alecrim, algodaro, arruda, cipmil homens, esperradura e vrias ervas amargas). Toda esta substncia tem de ser ingeridas em grande quantidade para que ocorra o Aborto. O risco de abortar to grande como o de morrer, ou quase. 5- Mini-aborto: feito quando a mulher est a menos de sete semanas sem menstruar. O mdico faz um exame manual interno para determinar o tamanho do feto e a posio do tero. Lava-se a vagina com uma soluo anti-sptica e com uma agulha fina, anestesia o tero em trs pontos, prende-se o rgo com um tipo de frceps chamado tenculo, uma sonda de plstico fino e flexvel introduzida no tero. A esta sonda liga-se um aparelho de suco e remove-se o endomtrio e os produtos de concepo. A mulher que faz o mini-Aborto pode ter clicas uterinas, nuseas, suor e reaes de fraqueza. A no pode manter relaes sexuais e nem usar tampo nas trs ou quatro semanas seguintes para evitar complicaes ou infeces. 6- Envenenamento por sal feito do 16 24 semana de gestao: O mdico aplica anestesia local num ponto situado entre o umbigo e a vulva, no qual ir ultrapassar a parede do abdome, do tero e do mnio Com esta seringa aspira-se o lquido aminitico, que ser substitudo por uma soluo salina ou uma soluo de prostaglandina. Aps um prazo de 24 a 48 horas, por efeito de contraes do feto expulso pela vagina, como num parto normal. O risco apresentado por este tipo de aborto a aplicao errada da anestesia, e a soluo ter sido injetada fora do mnio, causando a morte instantnea. 7- Sufocamento tambm chamado de "parto parcial": nesse caso, puxa-se o feto para fora deixando apenas a cabea dentro, j que ela grande demais. Da introduz-se um tubo em sua nuca, que sugar a sua massa cerebral, levando-o sua morte. S ento o beb consegue ser totalmente retirado. A provocao dolosa ocorre no caso dos artigos 124 (auto-aborto e aborto consentido), 125 (aborto sem o consentimento) e 126 (aborto com o consentimento) do Cdigo Penal.

23

O sujeito passivo pode ser somente o produto da fecundao (no caso de autoaborto e aborto feito por terceiro com o consentimento da gestante) como a gestante (no caso de aborto provocado por terceiro sem o consentimento da grvida). No caso da gestante aprovar o aborto mas, acabar sendo gravemente lesionada e chegar a bito, tornar-se- tambm sujeito passivo, pelo fato de ser invalidado o seu consentimento diante do grave resultado (art. 127, CP). J o sujeito ativo, pode ser qualquer pessoa, inclusive a prpria gestante (autoaborto e aborto consentido). Segundo Cezar Roberto Bitencourt (2000, p.526): Matar mulher que sabe estar grvida configura tambm o crime de aborto, verificando-se, no mnimo, dolo eventual; nessa hiptese, o agente responde, em concurso formal, pelos crimes de homicdio e aborto. Se houver desgnios autnomos, isto , a inteno de praticar os dois crimes, o concurso formal ser imprprio, aplicando-se cumulativamente a pena dos dois crimes, caso contrrio ser prprio e o sistema de aplicao de penas ser o da exasperao. Neste caso, no existe a modalidade de aborto culposo, sendo ento atpico. O aborto pode ocorrer atravs da ao, com a utilizao de meios qumicos (arsnio, mercrio, receitas caseiras etc.), psquicos (susto, medo etc.) ou fsicos (choque, prtica de violncia fsica etc.); ou pode ocorrer atravs da omisso, quando o sujeito ativo, na posio de garantidor, como o mdico, a parteira etc., podendo fazer algo para evitar o aborto da gestante, no faz, vindo a ocorrer ento a ocorrer o falecimento. Mas para que se caracterize como um crime de aborto tem que se ter a plena certeza de que o feto estava vivo ou que realmente exista uma gravidez. Do contrrio, se caracterizaria como um crime impossvel, visto que no h necessidade para tal ato diante da extino vital do feto ou da inexistncia do mesmo (art. 17, CP); ou no caso, por exemplo, da prtica de feitiaria, por ser totalmente ineficaz. J no caso da gestante ingerir uma substncia que letal, mas pela pequena quantidade ingerida, no surte o efeito desejado, ou seja, a interrupo da gravidez, a atitude no mais ser considerada como um crime impossvel, passando a ser considerado como tentativa de aborto.

24

Como estudado na parte geral do curso de Direito Penal, elemento subjetivo diz respeito vontade do agente. No caso do aborto, o dolo, que pode ser tanto direto quanto eventual. Dolo direto a livre e consciente vontade de praticar a interrupo da gravidez, enquanto que dolo eventual quando, mesmo no querendo o resultado aborto ou tendo dvida da gravidez, o agente assume o risco da ocorrncia do crime. Outra modalidade de aborto que tratada de maneira especfica em nossa legislao aquele que visa interromper a gravidez resultante de estupro. A matria descrita no artigo 128 do cdigo penal, segundo o qual, se a gravidez resulta de estupro e o aborto precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal. No inciso primeiro, trata-se da interrupo da gravidez pelo mdico em caso da gestante estar correndo risco de morte e no h outra alternativa para salv-la (aborto necessrio ou teraputico). considerado como uma espcie de estado de necessidade, mesmo que o perigo contra a vida no seja atual, podendo a gravidez ser interrompida diante da constatao de algum risco futuro, como, por exemplo, cncer uterino, diabetes etc. Neste caso existem dois bens jurdicos correndo perigo e para que um sobreviva, faz-se necessrio a eliminao do outro, sendo escolhido pelo legislador a vida da me, posto que a vida do feto ainda no est totalmente formada. necessrio que o mdico tenha plena certeza de que a doena causar risco mulher para a prtica do aborto. extremamente importante que o mdico tenha o consentimento da gestante ou de seu representante legal para a prtica abortiva. Em caso de "iminente perigo de vida", o mdico poder executar a prtica sem o consentimento da paciente ou de seu representante legal, de acordo com o art.146, 3, I, do Cdigo Penal. Pois, o aborto provocado por terceiro com o consentimento da gestante est previsto no artigo 126 do Cdigo Penal. possvel o consenso de pessoas na hiptese em que h auxilio. Contudo, para que se caracterize a figura do aborto consentido (art. 126, Cdigo Penal) necessrio que o consentimento da gestante seja vlido, isto , que ela tenha capacidade para consentir. Ausente essa capacidade, o delito poder ser outro (art. 125, Cdigo Penal).

25

a) consentimento vlido: " necessrio que a gestante tenha capacidade no se tratando de capacidade civil" (JESUS, 1999, p. 17) Leva em conta a vontade real da gestante desde que juridicamente relevante. O terceiro que praticar manobras abortivas na gestante, que consentiu validamente, responder pelo delito do art. 126 do Cdigo Penal. b) Consentimento invlido: temos hipteses de consentimento invlido de modo que o aborto praticado contra a gestante que emitiu consentimento invlido caracterizar a figura tpica do art. 125. Damsio de Jesus (1999), v na gestante "alienada ou dbil mental" uma pessoa que se insere no caput do artigo 126, sendo, portanto, inimputvel. Para o autor, o consentimento da gestante semi-imputvel bastar para que o crime permanea no art. 126. Assim, o consentimento da gestante deve perdurar durante toda a execuo do aborto, de modo que, se houver revogao por parte dela em momento prvio ou intermedirio e, a despeito disso, tenha o terceiro prosseguido na manobra, haver para este o cometimento do delito mais grave (art. 125). A gestante, por sua vez, no responder por delito algum. O art.128, I, garante somente ao mdico a excludente de ilicitude do crime de aborto. No caso de uma enfermeira praticar o ato, no responder tambm pelo crime, por se enquadrar em uma das hipteses do art.24, Cdigo Penal (estado de necessidade de terceiro), sendo causa de excludente de culpabilidade, por inexigibilidade de conduta diversa. Se o mdico, achando que h a necessidade do aborto, pratica-o, sendo desnecessria a prtica, ocorre neste caso um erro, sendo afastado o dolo e conseqentemente o crime, caracterizando um caso de descriminante putativa (art.20, 1). No inciso dois, trata-se de aborto praticado por mdico em caso de estupro (aborto sentimental, humanitrio ou tico). Diferentemente do inciso I, tem-se a necessidade do consentimento prvio da gestante ou do representante para a prtica do aborto. Para a execuo, basta uma prova do atentado sexual como, por exemplo, um boletim de ocorrncia, no necessitando de nenhum outro documento. Se o mdico for enganado e praticar o ato mesmo no sendo um caso de estupro, haver um erro de tipo, excluindo assim o dolo.

26

Assim como o inciso anterior, a enfermeira no responder pelo crime, por se tratar de hiptese de estado de necessidade de terceiro (art.24, CP), pelo fato de "dentro das circunstncias concretas no havia como se exigir outra conduta da enfermeira que no a realizao do aborto na gestante" (CAPEZ, 2008, p.137). No caso da enfermeira que auxilia o mdico no aborto humanitrio, no haver a ocorrncia de crime, posto que a conduta do mdico no fato tpico e ilcito. A ao penal para o crime de aborto pblica incondicionada, isto , proposta exclusivamente pelo Ministrio Pblico. Na opinio de Cezar Roberto Bitencourt (2004, p.173):
A ao penal, a exemplo de todos os crimes contra a vida, pblica incondicionada; nem podia ser diferente, pois esses crimes atacam o bem jurdico mais importante do ser humano, que a vida, tanto uterina como extra-uterina. Nesses crimes, as autoridades devem agir ex oficio.

3.1 O aborto anenceflico consenso entre a comunidade mdica que, quando a gravidez oferece risco vida da gestante, a interrupo a nica forma de pr-la a salva de possveis danos, quer seja a sua sade quer seja danos psquicos. No se pode dirigir por outro caminho seno pela opo da retirada do feto e quando da falta de lei expressa sobre o tema, todas as decises, sejam elas a favor ou contra so baseadas em princpios gerais do direito, mas adverte-se que aqueles que se opem prtica abortiva alegam que o feto teria direito vida, mesmo que esta fosse durar apenas alguns segundos ou minutos (corrente religiosa crist). Em nome deste direito vida, a me deveria mesmo se sujeitar a passar por toda dor fsica e psicolgica, pois o direito do nascituro seria superior a todos os outros, inclusive ao da me, submeter todo o direito anterior por um direito posterior que estar predestinado a falir. Afinal, est em jogo tambm o seu direito vida, sua dignidade, sua sade, sua integridade fsica e psicolgica, sua liberdade de opo entre outros tantos direitos que podem ser alegados aqui para justificar essa posio. Para a corrente que defende o direito de opo da gestante, s se pode destruir algo que exista e que tenha vida, s se pode matar algo que vivo o que seria crime. Para essa corrente, dessa premissa que se retira permisso para se autorizar o aborto de feto portador de anencefalia: estes seriam desprovidos de vida, segundo critrios mdicos.

27

A medicina conceitua vida por excluso, isto , definindo o que morte. Existem dois processos que constatam o momento morte: a morte cerebral e a morte clnica. A primeira a parada total e irreversvel das funes enceflicas, em conseqncia de processo irreversvel e de causa conhecida, mesmo que o tronco cerebral esteja temporariamente funcionando. A morte clnica (ou biolgica) a parada, tambm irreversvel, das funes cardiorrespiratrias, com parada cardaca e conseqente morte cerebral, por falta de irrigao sangunea, levando a posterior necrose celular. De acordo com o Conselho Federal de Medicina, CFM (Resoluo n. 1.480, de 08 de Agosto de 1997), para que seja constatada a morte cerebral, os exames complementares devero demonstrar de forma inequvoca da ausncia de atividade eltrica cerebral, a ausncia de atividade metablica cerebral ou a ausncia de perfuso sangunea cerebral. Considerando que os fetos anenceflicos no possuem crebro, ou pelo menos boa parte dele, no possui atividade cerebral, podendo ser considerados como natimortos cerebrais. Deste modo, no haveria o que se falar de aborto, pois neste pressupe vida que, de acordo com esta linha de pensamento, no existe. O feto anencfalo no ir morrer, pois ele j est morto. Viver implica no apenas no fato vida, mas na potencialidade de viv-la, de seguir seu ciclo normalmente, de usufruir dos atributos normais e naturais que a vida disponibiliza aos seres humanos. Igualmente, no se pode obrigar a gestante a levar at o fim uma gravidez desde o incio condenada falncia, vindo a dar luz um filho que, na maioria das vezes, sobreviver por apenas alguns minutos. inconcebvel que se obrigue essa me a viver esse tipo de trauma, uma vez que a gestao de um feto que no possui crebro, ou o possui parcialmente (microcefalia), acarreta prejuzos sade da gestante, de ordem fsica e psicolgica. Embora no esteja autorizado por lei, o aborto de feto anenceflico j vem sendo praticado no Brasil, por meio de alvars judiciais, abrindo caminho para a sua legalizao. A interrupo nesses casos vem se tornando uma regra no Judicirio enquanto o pas espera uma palavra final do STF. No aborto anenceflico no existe uma morte arbitrria; ao contrrio, antecipase a morte certa do feto cuja vida est cientfica e biologicamente inviabilizada.

28

Importante lembrar que a conduta feita para a tutela de outros interesses sumamente relevantes (sade da me, sobretudo psicolgica, dignidade da pessoa humana, entre muitos outros, etc.). A cada 3 fetos 2 nascem vivos, 98% morrem na primeira semana e 1% vivem 3 meses. Existem relatos de crianas que sobreviveram 1 ano sem respirador artificial. Outra parte da doutrina penal tambm confere atipicidade ao aborto de feto anenceflico, escudada na teoria finalista da ao. Esta corrente segue a linha de pensamento de que o feto desprovido de vida, tornando o crime impossvel. No ano de 2004 foi proposta uma Ao de Argio de Descumprimento de Preceito Fundamental, ADPF (proposta pela Confederao Nacional dos Trabalhadores na Sade, CNTS, patrocinada pelo advogado Lus Roberto Barroso), de nmero 54, frente ao Superior Tribunal Federal, tentando fazer com que este rgo tomasse uma posio sobre o tema. No dia 1 de julho daquele ano, o Ministro Marco Aurlio (Supremo Tribunal Federal) emitiu deciso liminar, com eficcia imediata e efeito vinculante, reconhecendo gestante o direito constitucional de praticar aborto no caso de se constatar, a partir de laudo mdico, que seu beb portador de anencefalia. A deciso proferida determinava a suspenso dos processos em tramitao, bem como das decises de juzes ou tribunais, ainda no transitadas em julgado, que no permitiam tal espcie de aborto. Diante de tudo possvel chegar a concluso, de que no h motivo algum para que o Estado interfira na esfera ntima da mulher, obrigando-lhe a suportar um sofrimento que se mostra totalmente desnecessrio. O feto anenceflico no tem nenhuma esperana ou perspectiva de vida. Atualmente no Brasil, segundo dados estatsticos do Ministrio da Sade, ocorrem cerca de um milho de abortos por ano no Brasil. Desses, oitocentos mil seriam ilegais ou clandestinos e se constituiriam na 4 maior causa de morte.
Em 2001 foram 9,4 mortes de mulheres por aborto por 100 mil nascidos vivos. Em 2003 foram registrados 236.365 procedimentos de curetagem psaborto realizados pelo SUS, em 2004 o nmero cresceu para 243.998. Os abortos por razes mdicas e previstos em lei, foram, em 2003, da ordem de 1888. (FARHAT. 2005).

Segundo este mesmo autor no Brasil h uma impreciso quanto ao nmero exato de abortos e mortalidade materna por complicaes decorrentes do mesmo. Isso

29

acontece porque muitos casos no so notificados ou so subnotificados, em razo da sua ilegalidade. Muitas mulheres, com necessidade de atendimento ps-aborto, afirmam ser um processo natural, enquanto este foi induzido. Sobre os bitos maternos h igualmente uma incgnita; alguns municpios apontam causas de bitos maternos a falncia mltipla de rgos, a parada cardiorrespiratria, sem especificar se foi por conseqncia de um aborto (FARHAT, 2005). O Projeto de Lei mais conhecido o de nmero 1135/91, que foi elaborado pelos ex-deputados Eduardo Jorge (PT-SP) e Sandra Starling (PT-MG): propunha suprimir o art. 124 do Cdigo Penal, descriminalizando o aborto provocado pela prpria gestante ou com o seu consentimento. Este projeto no progrediu na tramitao do Congresso. Props ainda, um substitutivo, prevendo garantir o direito ao aborto realizado por mdico at a 12. Semana de gestao, sem necessidade de justificativa; se a gravidez for resultante de estupro, at a 20. semana. Este projeto nunca foi votado ficando arquivado. Atualmente, por presso de alguns deputados da legislatura, (2007-2011) o projeto foi desarquivado, sendo nomeado relator o deputado Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP) que o trabalhou na Comisso de Seguridade Social e Famlia. Dado que um tema to polmico, esta Comisso realizou vrios debates com representantes da sociedade civil organizada (JUNIOR, 2007). Por fim, em 7 de maio de 2008 o Projeto foi votado e rejeitado por 33 votos contrrios e nenhum a favor. Outro Projeto de Lei de nmero 478/2007 proposto pelos deputados Luiz Bassuma (PT-BA) e Miguel Martin (PHS-MG) que dispe sobre os direitos do nascituro. Se for aprovado a mulher que for violentada sexualmente no mais poder interromper a gravidez. Nesse projeto diz que o agressor dever pagar penso alimentcia at que a criana complete 18 anos e caso no seja identificado a obrigao recair sobre o estado. Uma pesquisa pgina da Cmara dos Deputados informa que h 17 Projetos de Lei que tramitam h vrios anos na casa, com propostas de relaxamento ou endurecimento quanto lei que trata do aborto.

30

4 O DEBATE ENTRE AS OPINIES PR E LEGALIZAO DO ABORTO NO BRASIL

CONTRA A

O de partida para esta pequena discusso ser o entendimento que, tanto os que defendem como os que combatem o aborto tm a convico da amargura deste procedimento. Muitos defendem a descriminalizao do aborto, diante do quadro que se nos apresenta da srie de danos causados mulher como causa da sua prtica clandestina, principalmente quelas das classes menos favorecidas, que so as que mais se expem. Esquecem-se, no entanto, que tambm muitas adolescentes e mulheres de classes mais abastadas morrem e, no poucas vezes, ficam com seqelas irreparveis, em especial o sentimento de culpa que as acompanha como o ar que respiram, mesmo se submetendo ao aborto em clnicas especializadas. Algumas justificativas pr-aborto mais usuais so: a m formao do feto, estupro e risco de vida para a me, no esquecendo os que defendem ainda por questes econmicas e sociais como mais um motivo para a sua legalizao. No primeiro caso, ou seja, o aborto praticado pela m formao, uma posio, cheia de preconceitos, ficando claro o objetivo de criarmos uma sociedade sem deficientes fsicos ou mentais, hoje comprovado serem pessoas produtivas, desde que sejam dadas as devidas oportunidades. Quanto gravidez, raramente, ocasionada por estupro, irrefutvel que traumtica e dolorosa, entretanto questiona-se: quem dever ser punido? Ficar a vtima, a mulher, isenta de traumas aps o aborto? No se compreende que violncia que a infelicitou e que a deplora ser somada a uma violncia maior, praticada conscientemente e com sentimento de vingana? E o ser que se desenvolve que culpa lhe facultada para que seja condenado morte? No seria mais humana, mais sensata, a criao de um programa de apoio (psicolgico, mdico, financeiro) mulher e ao beb? O argumento de que o Estado no tem condies de manter tal empreendimento significa confessar seu total descaso e incompetncia para gerir e buscar solues para to significativo problema social. provar sua conivncia com organizaes e instituies internacionais que financiam grupos feministas que tm

31

como estratgia para a legalizao do aborto a implantao do "aborto legal" em hospitais pblicos. Acredita-se que, no caso, rarssimo, de risco de vida para a me, mediante os recursos tecnolgicos de que dispe a medicina hoje, a morte do beb, se houver, decorrer do tratamento especfico realizado para salv-la, e no de um ato intencional. Muito erradamente se ostenta que a Comisso de Constituio e Justia da Cmara dos Deputados garantiram s mulheres o direito de fazer um aborto em caso de estupro ou risco de vida, quando de fato, este direito lhes fora concedido h cinquenta e sete anos, quando o Ministro da Justia do Estado Novo de Getlio Vargas, o jurista Francisco Campos, colocou no cdigo penal o art. 128. A nica modificao que o mdico deixa de ser punido se praticar o aborto nos casos contemplados em seus incisos I e II. Conclui-se por tanto, que o aborto continua sendo um crime, portanto no existe "aborto legal". A propsito de "aborto legal", alguns renomados juristas, em resposta questo: "Pode o Estado manter, na rede hospitalar pblica, atendimentos aos casos de aborto em razo de estupro ou risco de vida da me? Pode-se a falar em aborto legal?" formulada pelo Pe. Luiz Carlos Lodi da Cruz, da Diocese de Anpolis, assim se pronunciaram ( MEIRELES, 2010): - Dr. Ricardo Henry Marques Dip - Juiz do Tribunal de Alada Criminal de So Paulo:
O Cdigo Penal Brasileiro vigente elencou, entre os delitos contra a vida (art. 121 a 128), o crime do aborto (art. 126). Indicou ainda o mesmo cdigo hipteses em que a prtica desse delito no se pune (art. 128)". Essas hipteses - que so duas ( ) - constituem o que, em direito, se chama de escusas absolutrias. As escusas no tornam lcitas, mas somente autorizam a sua no punio (...). O aborto provocado sempre crime no direito positivo brasileiro; no h aborto direto algum que seja lcito, e o Estado - que o guardio da legalidade - no tem, por bvio, a faculdade de praticar ilcitos (...).Por isso, absurdo, patente falta de cultura jurdica - eu diria mesmo falta de bom senso - falar em aborto legal nas hipteses em que o aborto direto no se pune. (idem).

Dr. Geraldo Barreto Fonseca - Desembargador do Tribunal de Justia do Estado de so Paulo e ex-professor de Direito Penal da Academia de Polcia Militar do Barro Branco:
- Felizmente, para o nosso Cdigo Penal, o aborto sempre ilegal. O seu artigo 128 no descrimina o aborto sentimental e necessrio, mas, to s, por motivo de poltica criminal, deixa de puni-los. Ora, o Estado no pode facilitar a prtica de crimes, mesmo quando, por poltica criminal, no so

32

punidos, j que a Administrao deve reger-se por princpios de estrita legalidade. (idem).

Dr. Jaques de Camargo Penteado - Procurador de Justia:

- Matar algum crime. A interrupo da gravidez com a destruio do produto da concepo crime de aborto. A lei penal no contempla a figura do aborto legal, mas torna impunvel o fato tpico e antijurdico em determinadas circunstncias. A impunibilidade - vale a pena enfatizar - no desnatura o delito. Este um fato tpico e antijurdico. A culpabilidade o elemento que liga a conduta prevista na lei e contra o direito punibilidade. Portanto, aborto ilegal. Os poderes pblicos, evidentemente, mxime no estado de direito, no podem praticar crimes. Devem atuar segundo as normas jurdicas vigentes. Portanto, no podem criar infra-estrutura hospitalar para o perpetramento da morte de indefesos. Os casos de impunibilidade de abortamento independem de autorizao judicial e ficam ao critrio do mdico. (Celso Delmonte, Cdigo Penal Comentado, pg. 217). (idem).

Dr. Walter Moraes - Desembargador do Tribunal de Justia de So Paulo: - No. No h aborto legal. No caso pode-se falar em prtica oficializada de fato criminoso. Diante de todo o exposto, obrigar os hospitais pblicos a realizarem abortos para atender aos dois casos mencionados corroborar na utilizao do abortamento como mais um mtodo anticonceptivo, o que se evidencia em pases onde o mesmo foi legalizado.

33

5 CONCLUSO

O aborto uma realidade social. Ele praticado margem da lei, colocando em risco as mulheres que a ele se sujeitam, quanto pior forem suas condies financeiras. Mulheres sem suporte scio-econmico e psicolgico. Mulheres carentes de tudo. Ironicamente s no lhes falta fertilidade. Mulheres que no tem condies de ter filhos, mas se engravidam. Ento s h duas sadas: renegar o filho antes dele nascer ou abandon-lo, depois de concebido. No Brasil, ainda acontecem muitos casos de mulheres que ficam grvidas sem desejarem, em determinada poca. Isto ocorre por diferentes motivos. O principal deles, porm, que, apesar de no desejarem conceber um filho naquele momento, essas mulheres tiveram relaes sexuais sem que elas e seus parceiros houvessem tomado qualquer medida de preveno. Ou seja, nenhum dos dois utilizou um mtodo anticoncepcional eficaz. O resultado, ento, uma gravidez inesperada, um episdio que acontece com milhares de mulheres todos os anos, principalmente, as mais jovens. Muitas procuram abortivos de diversas formas e aquelas com maior poder aquisitivo recorrem a pases como Blgica, Canad, Itlia entre outros com o fim de se evitar a maternidade. Sem dvida, o aborto provocado o resultado de uma gravidez indesejada, o ltimo recurso de que a mulher lana mo para evitar o nascimento de um filho que ela no quer. Por isso, o planejamento familiar apresenta-se como a nica ao capaz de diminuir o nmero de abortos e mortes dele ocasionadas. A orientao e a educao para o planejamento familiar, junto com uma indispensvel adoo de mtodos anticoncepcionais ou mesmo uma esterilizao assumida, vem permitindo que mulheres e casais, planejem o nmero de filhos e o intervalo entre eles. Nos estados brasileiros mais evoludos, a populao feminina entre 18 e 30 anos, est quase toda ela submetida ao uso de mtodos anticoncepcionais. De 30 anos em diante, vm crescendo os que adotam o mtodo esterilizante, atravs da ligadura de trompas. Considerando-se que uma esterilizao irreversvel, portanto uma deciso por vezes difcil, principalmente entre as mulheres que ainda no tm filhos, e que nenhum mtodo anticoncepcional perfeito, o aborto ainda soluo adotada para gravidez inesperada pela falha anticoncepcional. Principalmente entre as camadas mais

34

baixas da populao, com menos recursos anticoncepcionais e menos acesso s informaes, o aborto cresceu, aumentando o nmero de mortes maternas todo o ano, no Brasil. Contudo, abortar no a soluo. A realizao de um aborto traz diversas conseqncias, para todos envolvidos, abrangendo desde conseqncias psicolgicas, conseqncias sociais e biomdicas. Como exemplo das conseqncias maternas podemos citar a queda na autoestima pessoal pela destruio do prprio filho; averso ao marido ou ao amante; culpabilidade ou frustrao de seu instinto materno; doenas psicossomticas; depresses; Alm das conseqncias sobre a me os demais membros da famlia tambm so afetados com problemas imediatos com os demais filhos por causa da animosidade que a me sofre. Os profissionais de sade envolvidos podem desenvolver: angstia, sentimento de culpa, depresso, por causa da violncia contra a conscincia. Existe um conflito entre o fato de cuidar, tratar e "salvar vidas" com o fato de interromp-la atravs do aborto. Se por um lado, profissionais que praticam abortos clandestinos colocam em risco seu registro profissional, outros esto sujeitos a represlias por recusarem-se a realizar um aborto legal. As maiores conseqncias sociais do aborto implicam geralmente em um comprometimento do relacionamento interpessoal, entre os esposos ou futuros esposos, entre a me e os filhos, e tambm sobre a sociedade em geral. A legalizao do aborto, ao mesmo tempo em que proporcionara uma melhora nas estticas de sade da mulher, levando as que fazem esta dura escolha condies dignas e higinicas pode ocasionar, sobrecarga fiscal sobre os cidados que pagam impostos, pois o dever ser pago pela previdncia social; maior nmero de crianas que nascem com defeitos em conseqncia de abortos provocados, relaxamento das responsabilidades especficas da paternidade e da maternidade pois algumas pessoas podem substituir o anticoncepcional pelo aborto, e por fim o aumento das doenas psicolgicas no mbito de um setor importante para a sociedade, principalmente entre as mulheres de idade madura e entre os jovens.

35

REFERNCIAS

AUGUSTA, T. de Alvarenga; SCHOR, Nia. O Aborto: Um Resgate Histrico e Outros Dados. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, So Paulo: IV, n. 2, p. 12-17, 1994. ANTONIL, Andr Joo. Cultura e opulncia do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia, 1982. ALVES, Castro Os escravos. So Paulo: Livraria Martins, 1976. AZZI, Riolando. A Cristandade Colonial: um projeto autoritrio. So Paulo: Paulinas, 1987. BITENCOURT, Cezar Roberto. Manual de Direito Penal . Parte Geral. 6.ed. So Paulo: Saraiva, 2000. v.I
__________.

Tratado de Direito Penal. Parte Especial. 4.ed. atual. So Paulo: Saraiva,

2004. v.II CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal. Parte especial. 8.ed. So Paulo: Saraiva, 2008. v.II. COUTINHO, Carlos Nelson. Cultura e sociedade no Brasil. Belo Horizonte: Oficina de Livros, 1990. DALLARI, Sueli Gandolfiri. Aborto: um problema tico de sade pblica. So Paulo: Faculdade de Sade Pblica da Universidade de So Paulo. 2005. DELMANTO, Celso. (Org.). Cdigo Penal Comentado. 5. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2000. DUBY, Georges; PERROT, Michelle. Escrever a histria das mulheres. In: DUBY, Georges; PERROT, Michelle. (Org.). Histria das Mulheres no Ocidente: a antiguidade. Porto: Edies Afrontamento. s/d. FARHAT, R. Aborto. Revista Sade Brasil Publicao do Ministrio da Sade, Braslia: n. 104, jan. de 2005. Disponvel em: <http://www.portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/>. Acesso em 20 nov. 2011. GOMES, Luiz Flvio. Aborto anenceflico: excluso da tipicidade material. Revista dos Tribunais, n. 854, dez. 2006, p. 405-410. HUNGRIA, Nelson. Comentrios ao Cdigo Penal. Volume V. 4 ed. Rio de Janeiro: Forense, 1958.

36

JESUS, Damsio Evangelista de. Direito Penal. 21.ed. So Paulo: Saraiva, 1999. v. 2. SILVA, Giselle Cristina Lopes. O crime de aborto no Cdigo Penal brasileiro. <http://www.boletimjuridico.com.br/doutrina/texto.asp?id=2065>. SILVA , Maria Oliveira da. Sete Teses sobre o Aborto. 11. ed. Lisboa: Caminho, 2004.
Marcondes. A farsa do "Aborto Legal". Disponvel em: < http://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/aborto/a-farsa.html> Acesso 02 nov. 2011. MEIRELES,

MORAES, Alexandre. Direitos Humanos Fundamentais: Teoria Geral. 5 ed. So Paulo: Atlas, 2003.
Douglas. O aborto e o direito <http://www.algoadizer.com.br/site/exibirEdicao.aspx. nov. 2011. NAEGELE,

vida. Disponvel em: MATERIA=233>.Acesso 02

PRADO, Danda. Que aborto. So Paulo: Editora Brasiliense, 1985. TORRES, Jos Henrique Rodrigues. Gravidez de alto risco: abortamento necessrio ou teraputico. Revista Brasileira de Cincias Criminais, n. 08, out/dez, 2003, p. 239-246.

Anda mungkin juga menyukai