Anda di halaman 1dari 22

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARA CURSO DE GRADUAO EM PEDAGOGIA LICENCIATURA PLENA

MARIA LILIA ALVES SHYRLLEY ANDR RANGEL DE SOUZA

ESTGIO SUPERVISIONADO II

PARNAMIRIM 2011

MARIA LILIA ALVES SHYRLLEY ANDR RANGEL DE SOUZA

ESTGIO SUPERVISIONADO II

Projeto de Pesquisa apresentado a disciplina Estgio Supervisionado II sob orientao da Prof Rosimar Moreira para obteno de nota.

PARNAMIRIM 2011

Dedicamos este trabalho a nossa famlia e a Deus por proporcionarmos sade e sabedoria.

AGRADECIMENTOS

A Deus, sabedoria suprema a que devemos nossa existncia. Aos nossos familiares, pela dedicao e apoio participado ativamente do nosso processo de desenvolvimento pessoal e acadmico. A nossa orientadora professora Rosimar Moreira, pois atravs de sua parceria podemos vivenciar o processo de Estagio Supervisionado II.

SUMRIO

1 INTRODUO................................................................................................... 2 CARACTERIZAO DA INSTITUIO E DA TURMA................................... 3 RELATO DO PERODO DE OBSERVAES................................................. 4 RELATO DA PRTICA DE DOCNCIA COMPARTILHADA.......................... 5 RELATO DE DOCNCIA.................................................................................. 6 CONSIDERAES FINAIS.............................................................................. REFERNCIAS.................................................................................................

6 7 8 9 10 12 13

ANEXOS............................................................................................................ 14

1 INTRODUO

Numa perspectiva de colaborar com a comunidade escolar, atravs do Estgio Supervisionado II buscamos ento as orientaes necessrias junto a Professora responsvel Rosimar Moreira que nos informou instruindo-nos qual a melhor forma a proceder, o presente trabalho tem por finalidade contribuir para nossa formao, enquanto educador atravs de experincias de exerccios onde a prtica da reflexo o conhecimento da realidade escolar. Procuramos a escola Centro Infantil Municipal Romana Santiago localizada, a Rua Rio Dois Contas, n 178, bairro Parque das Orqudeas municpio de Parnamirim que atualmente conta com um nmero de 06 salas de aula funcionando matutino e vespertino nas quais segundo previa analise do recente quadro demonstrativo de rendimento da aprendizagem dos alunos desta escola fornecidos atravs da coordenao da mesma observamos a sala A do nvel 3 do turno matutino.

2 CARACTERIZAO DA INSTITUIO E DA TURMA

Fundada em dezembro de 2008 a Escola Centro Infantil Municipal Romana Santiago, encontra-se em perfeito estado seu espao fsico consta de (06) seis salas de aula; sendo (05) cinco banheiros, (02) dois para uso das crianas feminino e masculino, (02) dois individuais para as professores, e (01) um para alunos portadores de necessidades especiais; (01) uma rea de lazer; (01) uma cozinha; (02) duas salas divididas que so utilizados para acomodar a secretria e a coordenao; sala de professores biblioteca sala de leitura vdeo e (01) uma direo. Na turma B do nvel 3 so matriculados (17) dezessete alunos sendo (11) onze meninas e (06) seis meninos, seu espao fsico de 3,5 m por 3,5 m, (05) 5 mesas, (30) trinta cadeiras, duas estantes para organizao do material escolar, (02) dois quadros, sendo um de lousa e um quadro negro, (01) uma pia de higienizao, onde a clientela atendida pela escola, os alunos na sua maioria, so de baixa renda moradores do bairro Parque Industrial, dos quais um pequeno nmero veio de escolas privadas da rea.

3 RELATO DO PERODO DE OBSERVAES

No perodo das observaes da sala B do Nvel 3. Alguns alunos se adaptaram rapidamente outros ficaram amedrontados, mas no decorrer da semana eles foram se aproximando cada vez mais percebemos que alguns alunos encontram-se com dificuldades de aprendizagem no que se refere a leitura e escrita e outros na coordenao motora. Na atividade realizada, enquanto observamos que um aluno portador de necessidades especiais, pois ao tentar realizar seu trabalho suas mos tremiam bastante ainda nas observaes encontramos dois alunos imperativos e um tinha dificuldade de decidimos ento frente a essa realidade identificar as causas desta problemtica, contribuindo para ameniz-las, dos quais 08 esto bem, 04 esto em desenvolvimento e 05 esto com muitas dificuldades. Para Ferreiro (1993, p.19):
As crianas que crescem em famlias onde h pessoas alfabetizadas e onde ler e escrever so atividades cotidianas, compreendem as funes da lngua escrita na sociedade, atravs da participao em atos sociais onde a lngua cumpre funes precisas.

4 RELATO DA PRTICA DE DOCNCIA COMPARTILHADA

Durante a docncia compartilhada sentimos medo, ao saber que iramos enfrentar este desafio, sabendo que estava ali uma Pedagoga mesmo

compartilhando conosco, mas ao mesmo tempo nos observando, foi difcil neste momento dizer. Pra ns mesmo que tinha chegado a hora, ou seja dizer para ns mesmos vamos colocar em pratica o que nos foi passado, o que descobrimos de importante neste estgio foi que a cada dia estvamos nos deparando com novos mtodos a seres trabalhados. Ao vermos cada criana com seu jeitinho meigo e sorridente ao nosso encontro fomos deixando de lado o medo e todo aspecto negativo e procurando ser o mais verdadeiro possvel, como profissionais que somos. Ainda com a colaborao da professora atravs de propostas voltadas para a formao de atitudes favorvel ao Estgio Supervisionado II nos foi de grande valia com os seguintes princpios bsicos para um bom desenvolvimento.

10

5 RELATO DA DOCNCIA

Autora Maria Lcia Alves

Entre as experincias adquiridas no percurso do Estgio Supervisionado II, posso relatar que vivenciei junto com minha colega diversos momentos, os quais contriburam significantemente ampliando meus conhecimentos, infelizmente devido a algumas dificuldades enfrentadas, no foi possvel alcanar todas as metas propostas, mas tenho convico de que atravs desta experincia, ficar bem mais fcil desenvolver com sucesso projetos futuros. Ao abordar um aluno que segundo sua professora e a Coordenao da escola, tinha grandes dificuldades de relacionamento com outras pessoas principalmente no que se refere a comunicao, fiquei triste por no conseguir alcanar meus objetivos, que era socializar com o mesmo. Trabalhar um determinado problema dentro de uma escola no fcil, principalmente quando est ligado diretamente a aluno, ou seja, deve-se buscar meios que despertam um maior interesse por tal habilidade, disponibilizando recursos que estimulem a ateno das mesmas, neste caso, o professor assim como a escola tem o papel fundamental nesse processo.

11

RELATO DA DOCNCIA

Autora Shyrlley Andr Rangel de Souza

No inicio do Estgio Supervisionado II eu tive muitas dificuldades, mas apesar de todos os obstculos encontrados neste estgio, foi de grande importncia para mim, pois me possibilitou muitas experincias, que contribuiu de forma grandiosa para minha formao acadmica. Finalizo deixando meus parabns a professora Rosimar Moreira pelo seu desempenho e apoio.

12

6 CONSIDERAES FINAIS

Diante das dificuldades encontradas no Estgio Supervisionado II realizamos tal projeto junto escola Centro Infantil Municipal Rosana Santiago o Estgio Supervisionado II nos permite ampliar a viso do mundo, atravs das experincias por ns alcanadas observamos que tais dificuldades no eram de um grau to elevado como foi colocado. Desta forma aps o diagnstico constatamos que os mesmo tm capacidade de desenvolver sua aprendizagem contnua, basta que tenham um acompanhamento mais adequado as suas necessidades, com exceo a um aluno que tem problemas psicolgicos ligados famlia, problemas estes que interferem na sua aprendizagem, os quais acompanhados por um profissional da rea com certeza podero ser amenizados.

13

REFERNCIAS

14

ANEXOS

15

ANEXO A: PLANEJAMENTO

Levantamento das idias das crianas sobre festa junina Imagens de festa junina Ouvir musica para festa Atividade xerocada Orientar sobre os perigos que pode causar ao soltar bales Numerrio com bandeirinha Releitura de obras de Aracy Culinria

16

ANEXO B: PLANO SEMANAL

TEMA: FESTAS JUNINAS

JUSTIFICATIVA

As festas juninas oferecem um amplo espao para a troca de informaes e experincias culturais quanto as tradicionais festas juninas, bom, lembrar que, muitas vezes a tradio mostrada de forma caricata ou totalmente desfigurada, nas cidades, principalmente nos grandes centros. Os diferentes modos de viver caractersticos desta ou daquela regio, devem ser valorizados e preservados, aceitar o diferente e as diferenas so muitas vezes barreiras para o relacionamento interpessoal e para o convvio social.

OBJETIVO GERAL

Trabalhar as culturas juninas nos participantes.

OBJETIVOS ESPECFICOS

Conhecer as caractersticas das festas juninas Desenvolver o Ritmo e as habilidades motoras Despertar o gosto pelas festas juninas como folclore brasileiro Orientar sobre o Perigo ao soltar bales Despertar gosto pelas comidas tpicas

17

ANEXO C: METODOLOGIA

necessrio que sejam planejadas atividades que facilitam a compreenso dos alunos a respeito dos hbitos alimentares, dos modos de vestir, de falar, de organizar o dia a dia na regio onde se mora, comparativamente rotina das pessoas de outros lugares, ou seja, trabalharemos com oficina de artes, apresentao de filmes, ensaio e confeco de material juninos, se ainda temos em nosso pais figura do caipira por que no temos sade, trabalho e escola para todos. A comemorao, neste caso, exige o exerccio da cidadania por meio de aes concretas, coesas, solidrias e participativas em benefcio da melhoria da qualidade de vida.

18

ANEXO D: PLANO DE AULA

Segunda, dia 13/06/2011

OBJETIVO ESPECFICO: Conhecer as caractersticas das festas juninas.

ROTINA Caf Escovao Roda de conversa Parque Histria das festas juninas Almoo EIXOS Artes visuais, musicais, linguagem e escrita. CONTEDO A vida do homem do campo (onde vive, como se veste, importncia do seu trabalho na lavoura, como se diverte, aspecto da vida rural, como nos ajuda) PROCEDIMENTOS METODOLGICOS Iniciaremos atravs de histrias e imagens mostrando como o homem do campo ajuda o homem da cidade. RECURSOS MATERIAIS Revistas, livros, CD, imagens e DVD AVALIAO De forma contnua. REFERNCIAS Disponvel em: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil. Acesso em: 10 de junho de 2011. Disponvel em: http:// revistaescola.abril.com.br. Acesso em: 10 de junho de 2011. BARBOSA, Maria Carmem S; HORN, Maria da Graa H. Organizao do Espao e do Tempo da Escola Infantil. IN: CRAYDY, Carmem M; KAERCHER, Gldis H. Educao Infantil pra que te quero? Porto Alegre: ArtMed, 2001.

19

Tera Feira, dia 14/06/2011 OBJETIVO ESPECFICO Desenvolver o ritmo e as habilidades motoras.

ROTINA Caf da manh Escovao Roda de conversa Atividade xerocada e ensaio junino Almoo EIXOS Musica, linguagem oral e escrita CONTEDOS Apresentao de ensaio com msicas juninas e quadrilhas. PROCEDIMENTOS METODOLGICOS Iniciaremos com musica e depois apresentaremos gravuras e trabalharemos a escrita com eles. RECURSOS MATERIAIS Papel, CD, lpis, som. AVALIAO De forma contnua. REFERNCIAS PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria do Socorro Lucena. Estgio e Docncia. 3 ed. So Paulo: Cortez, 2008.

20

Quarta Feira, dia 15/06/2011

ROTINA Caf da manh Escovao Roda de conversa Vdeo sobre as obras de Aracy Brinquedoteca Almoo EIXOS Artes visuais, DVD com musicas regionais CONTEDOS Despertar o interesse pela cultura e artes PROCEDIMENTOS METODOLGICOS Procuramos enriquecer o contedo atravs de narrao e histrias, onde foi trabalhado as caractersticas das festas juninas. RECURSOS MATERIAIS DVD, CD, Cartolina Texturas, Cola AVALIAO De forma contnua, e atravs da coordenao motora. REFERNCIAS BARBOSA, Maria Carmem S; HORN, Maria da Graa H. Organizao do Espao e do Tempo da Escola Infantil. IN: CRAYDY, Carmem M; KAERCHER, Gldis H. Educao Infantil pra que te quero? Porto Alegre: ArtMed, 2001.

21

Quinta Feira, dia 16/06/2011 OBJETIVO ESPECFICO Orientar sobre o perigo que pode causar de soltar bales

ROTINA Caf da manh Escovao Roda de conversa Atividades com recorte e colagens Narraes de histria (festa no cu) Almoo EIXOS Linguagem corporal artes visuais CONTEDOS Desenho e colagem das matrias a seres trabalhados PROCEDIMENTOS METODOLGICOS trabalhamos suas habilidades atravs de recortes, colagem e compreenso RECURSOS MATERIAIS tesouras, cartolinas, cola revistas. AVALIAO De forma contnua atravs de suas habilidades.

REFERNCIAS - PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria do Socorro Lucena. Estgio e Docncia. 3 ed. So Paulo: Cortez, 2008.

22

Sexta Feira, dia 17/06/2011 OBJETIVO ESPECFICO Despertar o gosto pelas comidas tpicas

ROTINA Caf da manha Escovao Ensaio junino Demonstrao da culinria tpica Almoo EIXOS linguagem corporal artes visuais CONTEDOS copo descartvel, gro e sementes, cartolina. PROCEDIMENTOS METODOLGICOS Confeccionamos uma barraca com material reciclado com comidas tpicas referente ao So Joo. Trabalhado atravs de vdeos, recorte e colagem RECURSOS MATERIAIS Milho, pipoca, arroz, bolo, fub, TNT e cartolina. AVALIAO Atravs de observaes. REFERNCIAS BRASIL. Ministrio da Educao e do Desporto. Secretaria de Educao Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil. Braslia: MEC/SEF, 1998.

Anda mungkin juga menyukai