Anda di halaman 1dari 5

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS TH 573 TEORIA E METODOLOGIA DA HISTORIA I

PROF (A): Maria da Gloria de Oliveira ALUNO: NATANAEL DA SILVA SANTOS

A histria no se deu a existir por conta prpria, ela como a filosofia uma concepo humana que tem um principio. Todas as correntes historiogrficas que conhecemos at hoje do-nos suas prprias interpretaes sobre o surgimento da histria. Quando estudamos e analisamos o que historiografia, descobrimos que a mesma tem sua prpria histria e verificamos que no decorrer do tempo o modo de construir os estudos histricos, foi se aperfeioado com as contribuies dadas por personalidades da antiguidade clssicas: Herdoto, Tcidides, Aristteles e tambm personalidades romanas.
[...] em seu tratado Das Leis (52 a.C.), Ccero exprime um sentimento comum que perdurou ate o fim da Antiguidade, associando os nomes de Herdoto e Tcidides origem da histria: podemos ate encontrar em certas esculturas a representao de ambos os personagens (CADIOU, 2007).

E um erro afirmar ou dizer que a historiografia s se deu ou se originou- se na Grcia no sculo V a.C. h muito sculos antes outras sociedades utilizavam os meios de comunicao, boa parte delas conhecia e dominava a escrita. Isto possibilitou a estas sociedades a transcrio de sua cultura e produo de suas prprias historiografias. Para nos de cultura ocidental nosso modo de escrever a historia ou se podemos falar a historiografia ocidental teve inicio na Grcia antiga atravs da obra de Herdoto Histria. Herdoto (485-425 a.C.) ele como os primeiros historiadores era um prosador e escritos que componha em prosa discursos que se distinguiam de outros, no s dos mitos, das fices, em prosa ou verso, mas tambm da

prosa dos sofistas, dos discursos polticos par assemblias etc.1 Herdoto no foi o quem inventor a histria, nem quem a institucionalizou como disciplina curricular. Porem deve a seus escritos em especial a obra Historia que contribuiu e ocasionou uma evoluo no modo de escrever a historia. 2Foi essa evoluo da historia que permitiu falar do surgimento de um novo gnero literrio [ROUSSEL, 1972: VAN EFFENTERRE, 1976].
(...) o que diferencia a sua pesquisa de outras formas narrativas no e o(s) seu(s) objeto(s), mas o processo de aquisio destes conhecimentos. Herdoto fala daquilo que ele mesmo viu, ou daquilo de que ouviu falar por outros; ele privilegiava a palavra da testemunha, a sua prpria ou outrem (...) se ele mesmo viu o que conta ou s ouviu falar e, neste caso, se o informante tinha visto, ele mesmo ou s ouviu falar (GAGNEBIN, 2005).

Herdoto foi concebido mais tarde como o pai da histria porem o nome histria e um conceito moderno que implica um gnero cientifico bem determinado o que foge da palavra Histori usado por Herdoto Herdoto de Alicarnassos apresento aqui os resultados de sua investigao (historis apodxis)...3Herdoto buscou em suas pesquisas mostrar uma narrativa agradvel e real dos acontecimentos mais importantes da civilizao tanto grega como as dos povos brbaros. Tucidides foi um aristocrata ateniense que se disps a narrar cronologicamente a disputa de Esparta e Atenas entre 431 e 404. 4
Tcidides de Atenas comps o relato da guerra entre os peloponenses e os atenienses [...] (I, 1) ( essa presena do autor e mencionada por 1 SALOMON, Marlon (Org.). Historia Verdade e Tempo

GAGNEBIN, Jean Marie. O incio da Histria e as lgrimas de Tucdides. In: Sete aulas sobre linguagem, memria e histria. Rio de Janeiro: 2005, pp. 13-35. 3 GAGNEBIN, Jean Marie. O incio da Histria e as lgrimas de Tucdides. In: Sete aulas sobre linguagem, memria e histria. Rio de Janeiro: 2005, pp. 13-35. 4 TUCDIDES. Histria da Guerra do Peloponeso, 1, 1-23. In: HARTOG, F. (org.). A histria de Homero a Santo Agostinho. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001, pp. 57-85.

Tcidides no final do relato de cada ano:(...)Ora esta tal reivindicao era legitima ,pois estava fundamentada na exigncia de honestidade imparcialidade do escritor(CADIOU,2007). e

Vemos na pessoa de Tcidides (460 -398 a.C.) a personificao do que podemos chamar de historiador da antiguidade, No que Herdoto no tenha exercido o papel de historiador. Segundo Gagnebin Tcidides rejeita Herdoto no domnio das antigas tradies mticas, no mythodes que recusa porque, sob seus aspectos agradveis e sedutores, eles no possui nenhuma solidez5. Mesmo rejeitando o estudo de um passado remoto usado por Herdoto e discordando em partes como estas informaes foram comprovadas, Tcidides, tornou se um historiador ditado pela regra metodolgica de seu Mestre. Para Tcidides no ha historia verdadeira nem verdadeiramente interessante a no ser do presente.6 Entre estes dois investigadores da historia ele apresentou mais imparcialidade e critica no lidar com os fatos e menos apego inverossmil mitolgico para explicar as causas.

Tucidides constri a viso racional e definitiva da historia sem se deixar levar pelo prazer da narrao (...) a escrita tucidideana obedece, a uma partilha que reencontramos em Plato: de um lado, a razo, a austeridade, o rigor e o controle; de outro, a emoo (GAGNEBIN, 207).

O filosofo Aristteles (384-322 a.C.) se posiciona contrario ao seu mestre Plato


5
GAGNEBIN, Jean Marie. O incio da Histria e as lgrimas de Tucdides. In: Sete aulas sobre linguagem, memria e histria. Rio de Janeiro: 2005, pp. 13-35.

TUCDIDES. Histria da Guerra do Peloponeso, 1, 1-23. In: HARTOG, F. (org.). A histria de Homero a Santo Agostinho. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001, pp. 57-85.

que desclassificava a potica na oratria e condio de historiador. Para Aristteles a narrativa histrica no era o seu oficio e nem a busca emprica da historia. ele elevava a potica pica como algo mais importante que a historia. Para Aristteles a poesia diz sobretudo o que respeita ao geral ,a historia o que respeita ao particular .O que respeita ao geral e a quais homens acontece dizer ou fazer quais coisas conforme o verossmil ou o necessrio. 7
Um tratado sobre techn poietik, ou sobre a arte potica enquanto mimesis , no e de se admirar que a histria aparea numa comparao com a poesia. Mas, como se sabe, a potica, alm de privilegiar a analise da poesia trgica, acaba tratando mais especificamente daquilo que Aristteles considera como parte mais importante (SALOMON, 2011).

Os historiadores gregos no tiveram e nem criaram uma concepo clara sobre o que e histria. Eles juntamente com os que lhes procederam contriburam para um polimento do trabalho de investigao feito pelo historiador. Hoje a histria cincia institucionalizada e separada da filosofia, religio e mitologia.

BIBLIOGRAFIA

ARISTTELES. Potica. (trechos dos captulos 9 e 23). In: HARTOG, F. (org.). A histria de Homero a Santo Agostinho. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001, pp. 107-109.

ARISTTELES. Potica. (trechos dos captulos 9 e 23). In: HARTOG, F. (org.). A histria de Homero a Santo Agostinho. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001, pp. 107-109.

CADIOU, Franois [et. al.]. Antiguidade: a historiografia greco-romana. In: Como se faz a histria: historiografia, mtodo e pesquisa. Petrpolis/RJ: Vozes, 2007, pp. 15-33.

GAGNEBIN, Jean Marie. O incio da Histria e as lgrimas de Tucdides. In: Sete aulas sobre linguagem, memria e histria. Rio de Janeiro: 2005, pp. 13-35.

HERDOTO. Histrias, 1, 1-5. In: HARTOG, F. (org.). A histria de Homero a Santo Agostinho. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001, pp. 43-47.

NETTO, Mnica Costa. Aristteles e o fracasso de Tucdides. In: SALOMON, Marlon (org). Histria, verdade e tempo. Chapec/SC: Argos, 2011, pp. 235-257.

TUCDIDES. Histria da Guerra do Peloponeso, 1, 1-23. In: HARTOG, F. (org.). A histria de Homero a Santo Agostinho. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001, pp. 57-85.

Anda mungkin juga menyukai