Anda di halaman 1dari 12

O REGIME FISCAL DOS DIVIDENDOS

Vtor Manuel Alves Malheiro


Tcnico Auxiliar de ROC

INTRODUO

A estratgia financeira de uma empresa assenta em dois tipos principais de decises: as decises de investimento e as decises de financiamento. Enquanto as decises ligadas ao investimento afectam o valor e a estrutura do activo, as decises de financiamento determinam a estrutura do passivo. As decises financeiras incluem, ainda, um tipo secundrio de decises relevantes: as decises de dividendos que, determinadas pela poltica de dividendos de uma empresa, afectam o nvel de reservas dessa empresa influindo, pelo menos temporariamente, na sua estrutura financeira. Estas decises de distribuio de dividendos realizam-se sob um enquadramento legal e fiscal que, como normal, tem vindo a sofrer algumas adaptaes e alteraes. No nos interessa aqui a anlise e estudo das implicaes das decises de distribuio de dividendos, antes nos importa o seu enquadramento legal, isto o conjunto de normas que necessrio cumprir, quer por parte da entidade distribuidora dos dividendos, quer por parte dos respectivos titulares. No desenvolvimento deste tema, por facilidade de abordagem, analisaremos as implicaes da distribuio dos dividendos e da sua tributao tendo em ateno a pessoa, singular ou colectiva do seu beneficirio, a sua nacionalidade, bem como da nacionalidade da entidade distribuidora dos dividendos.

1. Alguns aspectos gerais Os lucros distribudos so rendimentos que iro ser tributados, em sede de IRS ou IRC, consoante a forma jurdica dos seis titulares, no mbito do princpio da tributao mundial dos rendimentos (art. 15., n. 1 do CIRS e art. 4., n. 1 do CIRC).

106

Temas de Contabilidade, Fiscalidade, Auditoria e Direito das Sociedades

Porm, o mesmo rendimento tributado na esfera de duas entidades juridicamente distintas, pois os dividendos/lucros distribudos 1 so originariamente tributados na esfera da entidade que os gerou e, posteriormente, na esfera da entidade a quem so distribudos, em sede de tributao das pessoas singulares (IRS) ou das pessoas colectivas (IRC), dependendo da natureza dos beneficirios. Assim, a tributao dos dividendos configura a situao de dupla tributao econmica, uma vez que estes rendimentos esto sujeitos quando so realizados e depois quando so distribudos. Perante o exposto, notria a existncia de uma dupla tributao dos dividendos em duas vertentes: Econmica, quer nos gerados internamente, quer nos oriundos de outros Estados, uma vez que os scios residentes em territrio nacional de empresas estrangeiras, quando recebem dividendos de fonte estrangeira, sero tambm tributados no mbito do princpio de tributao dos residentes (art. 15., n. 1 do CIRS e art. 4., n. 1 do CIRC), dividendos esses que, em princpio, foram j tributados quando da sua realizao. Jurdica, tendo em considerao os princpios legtimos de residncia e da fonte, em que ambos os Estados tm legitimidade para tributar os lucros/ /dividendos distribudos. Na verdade, existe dupla tributao econmica quando um mesmo facto tributado duas vezes e isso acontece com os lucros, que so tributados na entidade que os gerou e, depois, em sede dos beneficirios da sua distribuio. Nesse sentido, tendo em vista a eliminao/atenuao da dupla tributao econmica o nosso normativo interno prev dois regimes especficos (art. 46. do CIRC e no art. 40.-A do CIRS), conforme estejamos perante lucros recebidos por pessoas colectivas e por pessoas singulares, respectivamente. Existe dupla tributao jurdica quando um mesmo facto, os lucros distribudos, tributado duplamente na esfera da mesma entidade jurdica, em razo da fonte geradora e em razo da residncia do seu beneficirio. Na dupla tributao jurdica o que acontece que o mesmo rendimento tributado duplamente na esfera da mesma entidade jurdica, o beneficirio, primeiro quando pago ou colocado disposio, atravs da reteno na fonte e depois ao ser declarado

1 Apesar de no se tratarem de palavras sinnimas iremos utilizar os dois termos com o mesmo propsito, pois os dividendos so as parcelas dos lucros, correspondentes s aces, distribudos pelas sociedades annimas e pelas sociedades em comandita por aces.

O Regime Fiscal dos Dividendos

107

como rendimento tributvel pelo beneficirio do rendimento. Esta dupla tributao jurdica tambm conhecida como dupla tributao internacional porque os seus efeitos so relevantes se o Estado da fonte dos rendimentos diverso do Estado da residncia do beneficirio. De facto, se no sairmos das nossas fronteiras no poderemos falar de dupla tributao porque as retenes na fonte a sujeitos passivos residentes tm a natureza de pagamentos por conta, constituindo dedues colecta, no chegando a ocorrer a dupla tributao jurdica. No entanto, se a reteno na fonte tiver sido efectuada no estrangeiro a dupla tributao ir acontecer porque o Estado de residncia no vai abdicar de tributar o rendimento auferido no estrangeiro, no mbito do seu poder de arrecadar impostos aos sujeitos passivos residentes. Para atenuar a dupla tributao jurdica internacional a nossa lei permite um crdito de imposto relativo ao imposto suportado no estrangeiro nas condies previstas no art. 85. do CIRC e no art. 81. do CIRS. Assim, o quadro normativo vigente engloba alguns mecanismos que permitem eliminar ou atenuar quer a dupla tributao econmica quer a dupla tributao jurdica. Face s constantes alteraes legislativas com impacto na fiscalidade, nomeadamente em sede de impostos sobre o rendimento e em especial no que respeita aos dividendos, importante a sistematizao do enquadramento legal e fiscal dos dividendos. So particularmente relevantes em termos de tributao dos dividendos as alteraes legislativas decorrentes da publicao do Decreto-Lei n. 192/2005, de 7 de Novembro, visando prevenir prticas de evaso fiscal, total ou parcial, tributao dos lucros distribudos por entidades residentes em territrio portugus. As alteraes efectuadas passam, em primeiro lugar, por estabelecer a uniformizao das taxas de reteno na fonte sobre os lucros distribudos quando os beneficirios sejam ou no residentes em territrio portugus e pela reteno na fonte do IRS com carcter liberatrio, com opo pelo englobamento sempre que os titulares do rendimento sejam residentes. Em termos fiscais, os dividendos so considerados rendimentos de capitais, tributados segundo as normas estabelecidas pelo Cdigo do IRS para as pessoas singulares. So considerados proveitos ou ganhos e tributados conforme o Cdigo do IRC quando auferidos por pessoas colectivas. Assim, so considerados rendimentos de capitais nos termos do art. 5., n. 2, da al. h) do CIRS: Os lucros das entidades sujeitas a IRC colocados disposio dos respectivos associados ou titulares, incluindo adiantamentos por conta de lucros, com excluso daqueles a que se refere o artigo 20..

108

Temas de Contabilidade, Fiscalidade, Auditoria e Direito das Sociedades

Para efeitos de IRC, os dividendos so considerados proveitos ou ganhos conforme refere o art. 20., n. 2, al. c) do CIRC: Rendimentos de carcter financeiro, tais como juros, dividendos, descontos, gios, transferncias, diferenas de cmbio e prmios de emisso de obrigaes; Deste modo, os dividendos esto sujeitos a tributao: Por reteno na fonte, a efectuar no momento em que so colocados disposio dos seus titulares conforme o art. 7., n. 3, al. a), ponto 2 do CIRS e o art. 88., n. 6 do CIRC. Por via da opo de englobamento com os restantes rendimentos, em sede de IRS, como dispe o art. 22. do CIRS. Por via do lucro tributvel, em sede de IRC, conforme o art. 3. do CIRC.

2. A TRIBUTAO DOS DIVIDENDOS

Como atrs foi referido, a tributao dos dividendos, na ptica da entidade distribuidora, efectuada no momento em que so pagos ou colocados disposio dos seus beneficirios atravs do mecanismo de reteno na fonte. A entidade distribuidora retm o imposto devido que deve ser entregue ao Estado at ao dia 20 do ms seguinte quele em que foi deduzido, conforme dispe o art. 13. do Decreto-Lei n. 42/91, de 22 de Janeiro, e o do art. 88., n. 6 do CIRC. Esta entidade tem ainda as seguintes obrigaes declarativas: Possuir registo actualizado das pessoas credoras desses rendimentos, ainda que no tenha havido lugar a reteno do imposto, do qual constem, nomeadamente, o nome, o nmero fiscal e respectivo cdigo, bem como a data e valor de cada pagamento ou dos rendimentos em espcie que lhes tenham sido atribudos (art. 119., n. 1, al. a) do CIRS e art. 120. do CIRC). Entregar aos sujeitos passivos de imposto, at 20 de Janeiro de cada ano, documento comprovativo das importncias devidas no ano anterior e do correspondente imposto retido, ou ainda, nos 15 dias imediatos respectiva ocorrncia de qualquer facto que determine a alterao dos rendimentos ou a obrigao de os declarar (art. 119., n. 1, al. b) do CIRS e art. 120. do CIRC).

O Regime Fiscal dos Dividendos

109

Comunicar Direco-Geral dos Impostos, at final do ms de Fevereiro de cada ano, atravs da declarao Modelo 10 os rendimentos pagos aos sujeitos passivos e as respectivas retenes efectuadas, ou nos 30 dias imediatos ocorrncia de qualquer facto que determine a alterao dos rendimentos j declarados ou que implique a obrigao de os declarar (art. 119., n. 1, al. c) do CIRS e art. 120. do CIRC). Quando as entidades beneficirias so entidades no residentes essa comunicao dever ser efectuada at ao fim do ms de Julho atravs da entrega da declarao Modelo 30 (art. 119., n. 7, al. a) do CIRS e art. 120. do CIRC). 2.1. Dividendos pagos a pessoas singulares
2.1.1. Residentes em territrio portugus

Os dividendos distribudos a pessoas singulares no beneficiam de qualquer dispositivo que permita eliminar a dupla tributao. O normativo legal vigente apenas prev a atenuao dessa dupla tributao.
2.1.1.1. De fonte interna

Os dividendos recebidos por pessoas singulares esto sujeitos a reteno na fonte, a ttulo definitivo, taxa liberatria de 20% (art. 71, n. 3, al. c) do CIRS), no momento em que so pagos, ou colocados disposio, pelo que no sero tributados na esfera dos seus beneficirios. 2 Os titulares destes rendimentos ficam desobrigados de qualquer obrigao declarativa em sede de IRS. Existe, no entanto, para os titulares dos dividendos, uma opo de englobamentos desses rendimentos, caso em que estes sero considerados e declarados em apenas 50% do seu valor (art. 40.-A, n. 1 do CIRS), no Anexo E da declarao Modelo 3 do IRS, passando a reteno na fonte efectuada pela entidade distribuidora a assumir a natureza de pagamento por conta (art. 71., n. 6, al. c) e n. 7, do CIRS). Porm, ao efectuarem esta opo, os titulares dos dividendos ficam obrigados a englobar todos os rendimentos por si auferidos com a mesma natureza (art. 22., n. 5 do CIRS).
2 Importa referir que o Decreto-Lei n. 192/2005, de 7 de Novembro, alterou significativamente o regime de tributao dos dividendos distribudos a pessoas singulares, passando de um regime de englobamento obrigatrio de 50% do seu valor para um regime de taxa liberatria ou especial, ambas de 20%, com a possibilidade de englobamento em 50% do seu valor (art. 40.-A, n. 1, art. 71., n. 3, al. c) e n. 6, al. c), art. 72., n. os 5 e 6 e art. 101., n. 1, al. a), todos do CIRS.

110

Temas de Contabilidade, Fiscalidade, Auditoria e Direito das Sociedades

2.1.1.2. De fonte externa

No caso de pessoas singulares residentes em territrio nacional que recebam dividendos oriundos de outros pases, o regime aplicvel , em substncia, idntico ao utilizado na tributao dos dividendos internos, sendo tributados taxa liberatria (art. 101., n. 2, al. b) do CIRS) ou uma taxa especial (art. 72., n. 5 do CIRS), em ambos os casos de 20%. Optando-se pelo englobamento (art. 71., n. 6 e art. 72., n. 6, ambos do CIRS, o rendimento dever ser declarado por metade do seu valor bruto, caso os dividendos sejam distribudos por entidade residente noutro Estado membro da Unio Europeia que preencha os requisitos e condies estabelecidos pelo art. 2. da Directiva n. 90/435/CEE, de 23 de Julho (art. 40.-A, n. 4 do CIRS). Caso os dividendos tenham origem em pases terceiros, dever ser englobado o rendimento na sua totalidade. Neste contexto internacional em que o residente de um Estado suporta imposto noutro Estado, geralmente atravs do mecanismo da reteno na fonte (Estado da fonte), relativamente a rendimentos que tm que ser declarados e tributados no seu pais (Estado de residncia) estamos, como obvio perante um dupla tributao jurdica internacional. Em Portugal para atenuar esta forma de dupla tributao, a lei permite que se deduza ao imposto devido em territrio nacional o imposto suportado no estrangeiro, beneficiando de um crdito de imposto relativo ao imposto suportado no estrangeiro, pelo que ser deduzido colecta o menor dos seguintes valores (art. 80., n. 1 do CIRS): Imposto sobre o rendimento pago no estrangeiro; Fraco da colecta do IRS correspondente aos dividendos que possam ser tributados no territrio nacional. Nos termos do n. 2 do mesmo artigo, quando existir conveno para eliminar a dupla tributao celebrada por Portugal, a deduo a efectuar nos moldes acima descritos, no pode ultrapassar o imposto pago no estrangeiro nos termos previstos na conveno.
2.1.2. No residentes em territrio portugus

Quando os titulares dos dividendos no so residentes em territrio portugus, os dividendos esto sujeitos a reteno na fonte taxa liberatria de 20% (art. 71., n. 3, al. d) do CIRS).

O Regime Fiscal dos Dividendos

111

Porm, a obrigatoriedade de reteno na fonte pode ser eliminada ou limitada quando exista conveno destinada a evitar a dupla tributao celebrada por Portugal pela qual a tributao dos rendimentos auferidos por residente do outro Estado seja efectuada, no todo ou em parte, pelo Estado de residncia e no pelo Estado da fonte do rendimento. Para que tal ocorra necessrio que os beneficirios dos rendimentos faam prova perante, a entidade obrigada a efectuar a reteno, at ao momento da colocao sua disposio, de que se verificam os pressupostos legais que resultam da conveno para evitar a dupla tributao, isto , de que so residentes naquele outro Estado e a sero tributados aqueles rendimentos (art. 18. do Decreto-Lei n. 42/91, de 22 de Janeiro). Em termos de tributao de dividendos, as convenes para evitar a dupla tributao no eliminam totalmente a sua tributao pelo Estado da fonte, antes a limitam, dado que permitem a utilizao de taxas reduzidas de reteno na fonte. Nas convenes celebradas entre Portugal e os outros pases as taxas a aplicar na tributao, atravs do mecanismo de reteno na fonte, dos dividendos pagos a no residentes variam entre 5% e 15%.

2.2. Dividendos pagos a pessoas colectivas


2.2.1. Residentes em territrio portugus

Os dividendos colocados disposio de pessoas colectivas esto sujeitos a reteno na fonte IRC taxa de 20% (art. 88., n. 1, al. c) e art. 71., n. 3, al. c) do CIRS, por remisso do art. 88., n. 4 do CIRC). Esta reteno na fonte tem: A natureza de imposto por conta quando a entidade beneficiria dos dividendos for sujeito passivo de imposto (art. 88., n. 1, al. c) e n. 3 do CIRC). Carcter definitivo quando esses rendimentos sejam excludos de iseno de IRC nos termos do art. 9. e do art. 10. do CIRC ou nas situaes previstas no Estatuto dos Benefcios Fiscais (art. 88., n. 3, al. a) do CIRC). Tendo em vista a eliminao da dupla tributao, quando a reteno na fonte tenha a natureza de pagamento por conta, no existe, conforme dispe o art. 90., n. 1, al. c) do CIRC, a obrigatoriedade de reteno na fonte nos termos e condies previstas no art. 46., n. 1 do CIRC, isto , desde que a sociedade que distribuiu os lucros cumpra os seguintes requisitos:

112

Temas de Contabilidade, Fiscalidade, Auditoria e Direito das Sociedades

Ter a sua sede no territrio portugus; Ser sujeita e no isenta de IRC.

Por seu lado, a entidade beneficiria ter que cumprir as seguintes condies: Possuir uma participao no inferior a 10%; No seja abrangida pelo regime de transparncia fiscal; e Esta participao tenha permanecido na sua titularidade durante o ano anterior data da colocao disposio dos lucros, ou h menos tempo, desde que a participao seja mantida o tempo necessrio para completar aquele perodo. Convm referir que se no se verificarem todas as condies estabelecidas, as entidades beneficirias, pessoas colectivas, apenas podero atenuar essa dupla tributao econmica, deduzindo ao seu lucro tributvel apenas 50% dos dividendos (art. 46., n. 8 do CIRC). Esta reteno na fonte , ainda, derrogada, no todo ou em parte, quando os sujeitos passivos que beneficiem da iseno, total ou parcial, relativamente a estes rendimentos provem tal facto perante a entidade pagadora dos dividendos (art. 90., n. 2 do CIRC).
2.2.1.1. De fonte interna

Os dividendos recebidos por pessoas colectivas sujeitas e no isentas de IRC so, em princpio, tributados por via do lucro tributvel ao qual aplicada a taxa de imposto. Como os dividendos foram j sujeitos a imposto sobre o rendimento pela empresa que os gerou, a entidade que recebe os dividendos, para eliminar ou atenuar a dupla tributao econmica, deve: Caso cumpra o disposto no art. 46., n. 1 do CIRC, abat-los na sua totalidade ao resultado lquido contabilstico para efeitos da determinao do lucro tributvel, utilizando para o efeito o campo 232 do quadro 07 da declarao modelo 22, anulando dessa forma o proveito contabilstico e eliminando a dupla tributao econmica. No se registando qualquer dos requisitos previstos no art. 46., n. 1, al. b) e c) do CIRC, deduzir apenas 50% do valor bruto dos dividendos, no campo 232 do quadro 07 da declarao modelo 22, devendo a reteno na fonte

O Regime Fiscal dos Dividendos

113

taxa de 20%, prevista no art. 71., n. 3, al. c) do CIRS, por remisso do art. 88., n. 4 do CIRC, ser deduzido colecta no campo 359 do quadro 10 da declarao modelo 22., uma vez que nesta situao no aproveita a dispensa prevista no art. 90., n. 1 al. c) do CIRC. Estamos, aqui, perante uma mera atenuao da dupla tributao econmica, pois a entidade beneficiria dos dividendos ir suportar imposto sobre metade dos dividendos recebidos. Quando os rendimentos provenientes de lucros distribudos no tenham sido sujeitos a tributao efectiva, a deduo ao lucro tributvel ser tambm de apenas 50% e deduzidos no campo 232 do quadro 7 da declarao modelo 22, excepto quando a entidade beneficiria seja uma sociedade gestora de participaes sociais (SGPS), caso em que no so considerados (art. 46, n. 11 do CIRC).
2.2.1.2. De fonte externa

Tal como sucede nos dividendos originados internamente, tambm os dividendos oriundos de outro Estado, de fonte externa, so considerados proveitos fiscais pelo que integram o lucro da entidade beneficiria a tributar em IRC (art. 4., n. 1 do CIRC). Neste caso, poderemos ter para alm de uma situao de dupla tributao econmica uma outra situao de dupla tributao jurdica. A eliminao da dupla tributao econmica acontece quando os dividendos so pagos por entidades com sede num outro qualquer Estado Membro da Unio Europeia, verificadas as condies estabelecidas pelo art. 2. da Directiva n. 90/435/CEE, de 23 de Julho, para ambas as entidades, e verificados os requisitos do art. 46., n. 1, do CIRC. Nesta situao, os dividendos recebidos no sero considerados para efeitos de tributao, pelo que o lucro tributvel deve ser expurgado, atravs da deduo no campo 232 do quadro 7 da declarao modelo 22, do valor da totalidade dos dividendos recebidos. A atenuao da dupla tributao econmica registar-se- quando, na situao referida no pargrafo anterior, no se verificar qualquer das condies previstas no art. 46., n. 8, al. c) do CIRC. Nesta situao, os dividendos sero deduzidos em 50% do seu valor no campo 232 do quadro 7 da declarao modelo 22. De notar ainda que, para efeitos da eliminao e atenuao da dupla tributao econmica, o sujeito passivo beneficirio deve provar que a entidade participada cumpre as condies estabelecidas no art. 2. da Directiva n. 90/433/CEE, de 23 de Julho, mediante declarao confirmada e autenticada pelas autoridades fiscais competentes do Estado membro da Unio Europeia de que residente (art. 46., n. 12 do CIRC).

114

Temas de Contabilidade, Fiscalidade, Auditoria e Direito das Sociedades

Convm aqui referir que em ambas as situaes, porque atentas as disposies de uma Directiva Comunitria, a Directiva 90/435/CEE, no havendo lugar tributao no Estado-membro da fonte, ficar eliminada a dupla tributao jurdica internacional entre os Estados membros. A atenuao da dupla tributao internacional ser activada nos termos do art. 85., n. 1 do CIRC ou, havendo conveno para evitar a dupla tributao, nos termos do n. 2 do mesmo artigo. Assim, os rendimentos que dem lugar a crdito de imposto por dupla tributao internacional devem ser contabilizados pelo valor ilquido do imposto pago na fonte, devendo o crdito de imposto calculado nos termos do art. 85. do CIRC ser deduzido colecta de IRC (art. 83., n. 2, al. b) do CIRC). Esta deduo efectuada no campo 353 do quadro 10 da declarao modelo 22 e feita pelo menor dos valores seguintes: Imposto sobre o rendimento pago no estrangeiro; Valor correspondente taxa de IRC; Imposto pago no estrangeiro nos termos previstos por conveno para eliminar a dupla tributao, quando esta for accionada.
2.2.2. No residentes em territrio portugus

Regra geral, os dividendos distribudos a entidades que no possuam sede nem direco efectiva ou estabelecimento estvel em territrio nacional so tributados taxa de 20% e a ttulo definitivo (art. 80., n. 2, al. c) do CIRC). Como acontece para as pessoas singulares em sede de IRS, no existir a obrigao de efectuar a reteno na fonte de IRC, total ou parcial, sobre os dividendos pagos ou colocados disposio quando por fora de uma conveno destinada a eliminar a dupla tributao ou de um outro acordo de direito internacional que vincule o Estado Portugus ou de legislao interna, a competncia para a tributao dos dividendos no seja atribuda ao Estado da fonte ou o seja de forma limitada (art. 90.-A, n. 1 do CIRC). Esta derrogao exigir que, previamente data do pagamento ou da colocao disposio dos dividendos, os beneficirios dos rendimentos devam fazer prova perante a entidade que se encontra obrigada a efectuar a reteno na fonte da verificao dos pressupostos que resultam daquelas convenes ou acordos de direito internacional, atravs do modelo 8-RFI, certificado pelas autoridades tributrias do Estado de residncia (art. 90.-A, n. 2 do CIRC). Merecem tambm uma referncia os mecanismos de eliminao da dupla tributao jurdica que decorrem das Directivas Comunitrias.

O Regime Fiscal dos Dividendos

115

Assim, o art. 14., n. 3 do CIRC prev uma iseno de IRC no caso de lucros distribudos por empresas residentes em territrio nacional a empresas residentes em outros Estados membros da Unio Europeia, quando se verificarem algumas condies, nomeadamente quando a participao for igual ou superior a 15% e tiver sido detida, de modo ininterrupto, durante dois anos. O mesmo acontecer se os lucros distribudos forem colocados disposio de um estabelecimento estvel, situado noutro Estado membro, de uma entidade residente num Estado membro da Unio Europeia que esteja nas mesmas condies e que detenha, total ou parcialmente, por intermdio do estabelecimento estvel uma participao directa no inferior a 15% e desde que se verifiquem as condies atrs enunciadas (art. 14., n. 6, do CIRC). Tendo em considerao que estas normas decorrem da transposio da Directiva 90/435/CEE, de 23 de Julho, de admitir que os outros Estados membros tero normas idnticas, concluindo-se ento que, nas condies estabelecidas no art. 2. dessa Directiva, no havendo lugar tributao no Estado-membro da fonte, ficar eliminada a dupla tributao jurdica internacional entre os Estados membros. Como bvio, esta situao mais vantajosa que as previstas nas convenes para evitar a dupla tributao, dado que estas permitem atenuar a dupla tributao e no elimin-la, pois o estado da fonte continuar a tributar esses rendimentos a taxas reduzidas, variando entre 5% e 15%.

3. CONCLUSES

Nas relaes internas de um Estado pode a mesma realidade ser sujeita a tributao mais do uma vez conforme o sistema tributrio vigente. A manuteno, atenuao ou supresso deste duplo acto tributrio cabe ao prprio Estado. A dupla tributao internacional uma realidade frequente nas relaes internacionais e consiste na soberania de cada um desses Estados poder tributar todas as situaes no mbito dessa soberania. Esta dupla tributao s se elimina atravs da supresso de uma das tributaes e pode ser efectuada: Por via unilateral, normalmente por renncia da tributao do Estado interessado na aplicao de capitais ou na fixao de residncia de entidades no seu territrio; Por via bilateral, por acordos entre dois Estados interessados em fomentar os movimentos de capitais que estabelece a qual dos Estados se reporta o direito de tributar para que as situaes ou as pessoas no sejam duplamente tributadas.

116

Temas de Contabilidade, Fiscalidade, Auditoria e Direito das Sociedades

No caso portugus, as normas internas que visam eliminar/atenuar a dupla tributao econmica existente nos lucros/dividendos esto, fundamentalmente, definidas nos art. 46. do CIRC e no art. 40.-A do CIRS. Para evitar a dupla tributao jurdica internacional, o nosso normativo permite que se abata o imposto suportado no estrangeiro nos termos e condies previstos na art. 85. do CIRC e no art. 81. do CIRS ao imposto aqui devido (IRC ou IRS).

BIBLIOGRAFIA CARDONA, Maria Celeste (1993). O papel dos acordos de dupla tributao na internacionalizao da economia. XXX Aniversrio do Centro de Estudos Fiscais, Colquio: A internacionalizao da economia e a fiscalidade , Ministrio das Finanas-DGCI, Lisboa. CARVALHO, M. da Graa Simes (2000). Aplicao das convenes sobre dupla tributao , Rei dos Livros, Porto. PEREIRA, Ricardo Rodrigues (2005). Direito Fiscal Europeu (Fiscalidade Directa), Vida Econmica, Porto. PINTO, Jos Alberto Pinheiro Pinto (1998). Fiscalidade, Areal, Porto.

Anda mungkin juga menyukai