Anda di halaman 1dari 22

3

3 4 5 6 7 8 9

O Cimento no Brasil
Processo produtivo Histrico Indstria Produo Consumo Produo e consumo aparente regional Vendas internas e exportao

10 Caractersticas da Indstria Cimenteira


10 10 10 Caractersticas do produto Investimentos iniciais/tecnologia O desafio da logstica

12 O Cimento no Custo da Construo 13 Carga Tributria


14 Evoluo da renda real, massa salarial e consumo de cimento

15 Panorama Internacional
15 16 17 18 19 19 20 21 Produo de cimento no mundo Consumo de cimento no mundo O Brasil no contexto internacional Consumo per capita de cimento Exportao e importao no mundo Exportao e vendas no Brasil Imposto de importao de cimento na Amrica Latina Preos internacionais do cimento

22 SNIC

2 SNIC >> Press Kit 2012

O CIMENTO NO BRASIL
:: Processo

produtivo

Cimento um produto importante, que est presente em todas as obras, das mais simples s mais elaboradas. Sua produo mais complexa do que parece a princpio.

3 SNIC >> Press Kit 2012

::

Histrico

Aps uma fase pioneira, iniciada no final do sculo XIX, o cimento comeou a ser produzido no Brasil em escala industrial a partir de 1926. Na dcada de 70, a produo cresceu intensamente, com uma elevao do patamar de 9,8 milhes de toneladas por ano para 27,2 milhes de toneladas no incio dos anos 80, perodo em que a recesso da economia nacional provocou queda no consumo.

Ao longo dos anos 90 houve uma retomada no crescimento do consumo, que provocou grande aumento de produo. A produtividade desenvolvida na poca da estagnao foi extremamente eficaz para a obteno dos resultados nessa fase. O ano de 1999 foi excepcional, alcanando 40,2 milhes de toneladas de cimento devido, especialmente, ao advento do Plano Real.

A partir de 2000, a produo sofreu queda resultante das sucessivas crises mundiais e consequente instabilidade econmica. Desde 2004 o consumo se estabilizou, indicando o incio de uma retomada.

O consumo de cimento voltou ao patamar de 40 milhes de toneladas no ano de 2006, com o aquecimento da construo civil. No ano seguinte, o mercado atingiu o nmero de 45 milhes de toneladas de cimento consumidas no pas. Em 2008, o consumo de cimento no Brasil bateu recorde, superando a marca de 51 milhes de toneladas. Em 2011, um crescimento de 8,3% no consumo levou a indstria brasileira do cimento ao patamar de 65 milhes de toneladas.

4 SNIC >> Press Kit 2012

:: Indstria Operam atualmente no Brasil 81 fbricas, pertencentes a 15 grupos industriais nacionais e estrangeiros. Com capacidade instalada da ordem de 78 milhes t/ano, o parque industrial est plenamente capacitado para atender demanda interna.

5 SNIC >> Press Kit 2012

:: Produo

6 SNIC >> Press Kit 2012

:: Consumo

7 SNIC >> Press Kit 2012

:: Produo

e consumo aparente regional

8 SNIC >> Press Kit 2012

:: Vendas

internas e exportao

Em relao venda de cimento no Brasil em 2011, o destaque fica por conta do crescimento do mercado interno, assim como nos anos anteriores, a maior parte da venda foi direcionada para os revendedores.

9 SNIC >> Press Kit 2012

CARACTERSTICAS DA INDSTRIA CIMENTEIRA


:: Caractersticas

do produto

O cimento uma commodity de baixa substitutibilidade. Presente em todo tipo de construo,


da mais simples moradia at a mais complexa obra de infraestrutura, do incio ao acabamento final.

o componente bsico do concreto, que o material mais consumido no planeta depois da


gua.

um produto homogneo, com variedade limitada de tipos e com especificaes e processos


de fabricao semelhantes em todo o mundo.

:: Investimentos

iniciais / tecnologia

O tempo necessrio para a implantao de um projeto, dos estudos preliminares at a postaem-marcha de uma fbrica de cimento, de 3 a 5 anos.

Atualmente, a escala mnima nas unidades industriais de 1 milho de toneladas / ano de


capacidade instalada, com investimento de 200 a 300 milhes de dlares.

As despesas com combustveis e energia eltrica representam mais de 50% na formao do


custo direto de produo em uma fbrica de cimento.

::

O desafio da logstica

Algumas caractersticas especficas da produo do cimento tornam sua logstica muito complexa:

consumido o ano inteiro, sem interrupes. imprescindvel em qualquer tipo de obra. E para no paralis-la, tem que estar presente a
tempo em todas as regies do pas.

Dada a condio continental do pas, para se atingir a todos os mercados, quase 2/3 do
cimento distribudo atravs da cadeia da revenda.
10 SNIC >> Press Kit 2012

Ensacado ou a granel, ocupa muito espao, considerando seu baixo valor. Por ser perecvel, requer uma estocagem em condies especiais, seja nas fbricas, nos
depsitos ou nas lojas, e por prazos limitados a poucos dias.

sensvel logstica, que de fluxo contnuo e inclui todo o processo de produo,


distribuio e consumo. Em caso de aumento de demanda, toda a cadeia relacionada precisa ser imediatamente ampliada: maior produo, mais insumos, mais caminhes etc.

Por ser um produto de baixa relao preo/peso, o cimento bastante onerado pelo frete, na
distribuio, sofrendo o impacto com os aumentos de combustveis e outros derivados de petrleo.

Por todos esses motivos, o peso da logstica do cimento maior do que em diversos outros segmentos de bens de consumo.

Outras caractersticas so determinantes para o escoamento da produo de cimento no Brasil:

O modal de transporte mais utilizado pela indstria o rodovirio, com 96% do total de
cimento transportado. Em mdia, somente para retir-lo das fbricas, circulam diariamente em todo o Brasil mais de 16 mil caminhes carregados de cimento.

O raio de distribuio do produto atinge em mdia 300 a 500 quilmetros nas regies Sudeste e
Sul, podendo chegar a mais de mil quilmetros no Norte e Nordeste do pas. Nestas regies, existe a necessidade do uso do modal hidrovirio.

O sistema ferrovirio adquiriu mais qualidade com a privatizao, mas ainda hoje, so
necessrios cinco dias para levar uma carga que seria transportada em um dia numa rodovia. Alm disso, h a disputa pelos meios de transporte com outros produtos. Os principais concorrentes no transporte do cimento so o ao, os minrios e os produtos agrcolas. Estes ltimos so sazonais, mas a concorrncia direta ao longo do ano.

11 SNIC >> Press Kit 2012

O CIMENTO NO CUSTO DA CONSTRUO


O cimento tem uma grande importncia na economia do pas, mas uma baixa participao no custo da construo civil:

12 SNIC >> Press Kit 2012

CARGA TRIBUTRIA *
Os impostos diretos incidentes na comercializao do cimento - ICMS normal, ICMS por Substituio Tributria, PIS e COFINS - considerando as vendas para distintos tipos de consumidores, com e sem substituio tributria, totalizam 29,7% do preo total do produto.

:: Carga

tributria total

Numa anlise de clculo da carga tributria total, incluindo os impostos, taxas e contribuies federais, estaduais e municipais destacados nos documentos de aquisies de insumos, consumos e despesas gerais que fazem parte da estrutura de custo do cimento, a participao total dos tributos no preo do produto pode chegar a 39%.

Para quantificar o Imposto de Renda e a CSLL (Contribuio Social sobre Lucro Lquido), estimouse, para efeito de clculo, um lucro de 12% sobre as vendas lquidas.
(*) Calculado pelo SNIC em nov/2003. (**)Segundo o Decreto n 7.796 de 30 de agosto de 2012 a alquota do IPI do cimento fica reduzida a 0% at 31 de dezembro de 2013.

13 SNIC >> Press Kit 2012

::

Relao renda real, massa salarial e consumo de cimento

O consumo de cimento tem boa correlao com a evoluo da renda real e da massa salarial real. Com a crise da construo civil nos primeiros anos da atual dcada, a demanda de cimento

se retraiu e esteve dependente basicamente do comportamento da renda.

Nos ltimos anos o setor retomou o crescimento, sendo fatores determinantes para essa retomada:

O crescimento do emprego e da renda real; A expanso das construes imobilirias, incentivadas pelo marco imobilirio de 2004
(Lei n 10.931) e Resoluo n 3.177, do Banco Central;

Capitalizao das construtoras e incorporadoras; Expanso do crdito imobilirio pelo governo e bancos privados; Obras de infra-estrutura (PAC).
14 SNIC >> Press Kit 2012

PANORAMA INTERNACIONAL

Uma das caractersticas do mercado do cimento a tendncia ao consumo local, prximo das fbricas. Isso se deve a fatores como o baixo valor do produto e ao seu carter perecvel. Uma das consequncias a pouca ocorrncia de trocas internacionais.

15 SNIC >> Press Kit 2012

:: Grupos

produtores de cimento

Em todo o mundo, a indstria do cimento, com sua caracterstica em capital altamente intensivo, um oligoplio natural e tem poucos players. O Brasil, com 15 grupos, um dos pases onde existe maior concorrncia. Entre os pases americanos, apenas os EUA supera o Brasil em nmero de empresas cimenteiras, onde, ainda assim, 70% do cimento produzido por 10 grupos.

16 SNIC >> Press Kit 2012

::

O Brasil no Contexto Internacional

O Brasil lidera tanto a produo quanto o consumo na Amrica Latina, responsvel por cerca de 1,8% do consumo mundial. Excluindo-se a China do total, a participao do Brasil alcana 4,2%. O pas est entre os 10 maiores produtores e consumidores mundiais de cimento.

17 SNIC >> Press Kit 2012

:: Consumo

per capita de cimento

Apesar de o Brasil ser o quarto maior consumidor de cimento do mundo, o consumo per capita 311 kg/habitante, em 2010 est muito abaixo do registrado em pases desenvolvidos que, em tese, deveriam consumir menor quantidade do produto por terem sua infraestrutura j desenvolvida.
18 SNIC >> Press Kit 2012

:: Exportao

e importao no mundo

::Exportao

e importao no Brasil

No ano de 2007, as exportaes haviam crescido 19%, atingindo 1.244 mil toneladas e representando 2,7% da venda total de cimento. A partir de 2008, esta tendncia no se manteve porque, devido ao aquecimento no mercado brasileiro, a produo foi direcionada para consumo interno. Com isso, as exportaes caram para 512 mil toneladas. Em 2008 e nos anos seguintes as exportaes tiveram pouca relevncia, permanecendo na ordem de 40 mil toneladas/ano.
19 SNIC >> Press Kit 2012

::

Imposto de importao de cimento na Amrica Latina

Desde janeiro de 2004, o imposto de importao (TEC Tarifa Externa Comum) de cimento e clnquer adotado pelo Brasil e demais pases do Mercosul s importaes oriundas de pases fora do Bloco econmico de 4%. Essa alquota a menor dentre todos os pases da Amrica Latina.

Em 22 de fevereiro de 2006, atravs da Resoluo n 4, da Cmara Brasileira de Comrcio Exterior, o governo brasileiro reduziu a zero (0%) a alquota do imposto para os cimentos importados, oriundos de qualquer parte do mundo.

20 SNIC >> Press Kit 2012

:: Preos

internacionais do cimento

O Brasil tem um dos menores preos de todo o continente americano.

21 SNIC >> Press Kit 2012

SNIC
O Sindicato Nacional da Indstria do Cimento (SNIC) foi fundado em 1953 com o objetivo de representar as empresas produtoras de cimento do Brasil, alm de promover estudos, estatsticas e relatrios de interesse do setor.

Ao longo dos seus mais de 50 anos de existncia, o SNIC tem apresentado solues para problemas individuais e coletivos das associadas, negociando questes institucionais com entidades governamentais. O Snic tambm atua como um porta-voz da indstria em meio s constantes alteraes polticas, econmicas e sociais que o pas atravessa.

Presidente: Jos Otavio Carneiro de Carvalho Rua da Assemblia, 10 - grupo 4001 Centro / Rio de Janeiro RJ Telefone: (21) 3553-1266 Fax: (21) 2531-1526 www.snic.org.br snic@snic.org.br

Para obter informaes tcnicas sobre o setor, favor entrar em contato com a Associao Brasileira de Cimento Portland ABCP (www.abcp.org.br) no telefone (11) 3760-5300.

Betina Bernardes
FSB COMUNICAES
Tel.: + 55 21 3206.5086 Cel.: + 55 21 8121.1713 Fax: + 55 21 3206.5053

Website: http://www.fsb.com.br

22 SNIC >> Press Kit 2012

Anda mungkin juga menyukai