Anda di halaman 1dari 20

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SO JOO DEL-REI CAMPUS ALTO PARAOPEBA

RELATRIO DE AULA PRTICA LEITO FLUDIDIZADO

Alexandre R Vieira de Souza Flvia Aparecida Arajo Jos Luiz de Souza Thas G. Vieira do Nascimento Viviane Aaro

Relatrio apresentado ao curso de Engenharia Qumica na disciplina de Laboratrio de Engenharia Qumica II do Prof. Dr. Jos Luiz Vieira Neto.

Ouro Branco - MG Janeiro/2013


1

Contedo 1. INTRODUO...............................................................................................3 2. FUNDAMENTAO TERICA.................................................................4 2.1. Queda de Presso em um Leito Fluidizado................................................5 2.2. Velocidade de mnima fluidizao...............................................................7 2.3 Porosidade Mnima de Fluidizao..............................................................9 2.5. Perda de carga de mnima fluidizao por balano de foras................10 2.6. Tipo de Fluidizao.....................................................................................10 3. METODOLOGIA EXPERIMENTAL........................................................11 3.1 Aparato experimental..................................................................................11 3.2. Procedimento experimental.......................................................................11 4. RESULTADOS E DISCUSSO..................................................................14 5. CONCLUSO...............................................................................................19 6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICA..........................................................20

1.

INTRODUO

A fluidizao baseia-se fundamentalmente na circulao de slidos juntamente com um fluido que pode ser um gs ou lquido impedindo que existam gradientes de temperatura, de pontos muito ativos ou de regies estagnadas no leito; proporcionando tambm um maior contato superficial entre slido e fluido, favorecendo a transferncia de massa e calor. [1] A eficincia na utilizao de um leito fluidizado depende em primeiro lugar do conhecimento da velocidade mnima de fluidizao. Abaixo desta velocidade o leito no fluidiza; e muito acima dela, os slidos so carregados para fora do leito, chamado tambm de arraste. [1] Dentre as aplicaes mais comuns de leito fluidizado, pode-se se destacar as tcnicas que envolvam reaes qumicas tanto catalticas quanto no catalticas; transferncia de calor; mistura de slidos; mistura de gases; secagem, dentre outros. [1] As vantagens da fluidizao so imensas, mas pode-se destacar: [1] - Apresenta uma rea superficial grande, porque as partculas podem ser bem menores favorecendo a transferncia de calor e massa; - Oferece grandes velocidades de reao, comparados aos reatores de leito fixo, devido uniformidade do leito (ausncia de gradientes); - Aumento dos coeficientes de transferncia de calor e massa, devido ao aumento de condutncia e uniformidade da temperatura; Como desvantagens da fluidizao pode-se destacar a eroso do equipamento devido freqente impacto dos slidos; Impossvel manter um gradiente axial de temperatura e concentrao, impossibilitando o favorecimento de uma reao especfica no caso de reaes mltiplas. [1]

2. FUNDAMENTAO TERICA A fluidizao uma operao unitria que envolve a interao do slido com um fludo. Este fenmeno pode ser observado quando um leito de slidos submetido passagem vertical e ascendente de um fludo distribudo uniformemente por uma placa perfurada que sustenta o leito. [1] Durante o processo de fluidizao pode-se observar diferentes regimes, os quais so dependentes de diversos fatores como: estado fsico do fludo, caractersticas do slido, densidade do fludo e do slido, distribuio granulomtrica do slido e velocidade do fludo. [1] Na Figura 1, podem-se observar os regimes decorrentes no processo de fluidizao, do regime laminar ao turbulento. [2]

Figura 1: Etapas de fluidizao [2] Quando um fludo ascendente passa pela coluna de fluidizao de partculas de baixa granulometria a velocidades baixas o fludo infiltra nos espaos vazios entre as partculas estacionrias. Isto chamado de leito fixo como mostra a Figura 1.a.

Essa velocidade baixa faz com que o leito seja recm fluidizado, porm a velocidade atingida ainda mnima, entretanto j capaz de suspender as partculas pelo fludo escoante. Este estado conhecido como estado de mnima fluidizao. Se aumentarmos a velocidade acima da mnima fluidizao pode-se provocar uma progressiva expanso do leito. Sendo assim o leito chamado de leito fluidizado particulado ou leito fluidizado homogneo, isto mostrado na Figura 1.b. A altas taxas de escoamento ocorre grandes instabilidades como borbulhamento e canalizao. O leito no expande muito mais que o seu volume na mnima fluidizao. Este leito conhecido como leito fluidizado agregativo, leito fluidizado heterogneo ou leito fluidizado borbulhante, como mostrado na Figura 1.c. Em um sistema de fluidizao as bolhas formadas no fludo crescem e se agregam conforme elas ascendem o leito. As partculas menores se agregam e se aproximam mais da parede do leito e descem ficando mais ao redor das bolhas. J as partculas mais grosseiras a parte do leito que se encontra acima da bolha empurrada para cima funcionando como um pisto. Este regime chamado de fluidizao intermitente, como mostra a Figura 1.d. A velocidade terminal do slido excedida quando as partculas finas so fluidizadas com velocidades relativamente altas de fludo. A superfcie superior do leito desaparece, e o transporte torna-se aprecivel. Ao invs de se observar bolhas, se observa-se um aglomerado de slidos que rege um movimento turbulento. Isto caracteriza a fluidizao turbulenta, como podemos ver na Figura 1.e. Com o aumento da velocidade do fludo, os slidos so carregados do leito, que caracteriza um leito fluidizado disperso, ou diludo com transporte pneumtico de slidos, como visto na Figura 1.f.

2.1. Queda de Presso em um Leito Fluidizado

A perda de carga em um leito fluidizado pode ser explicada basicamente pela equao de Ergun. Esta uma equao semi-emprica, proveniente do equacionamento realizado por Blake-Kozeny (equao para regime laminar) e do equacionamento realizado por Burke-Plummer (equao para o regime turbulento). [2] Ao final da dcada de 40, Ergun unificou as expresses de Blake-Kozeny e Burke-Plummer, mostrando que a queda de presso em leitos era composta de duas

contribuies: uma associada aos atritos viscosos, predominante na regio laminar, e outra, associada aos efeitos de inrcia, predominante do regime turbulento. [2] Equao de Blake-Kozeny:

(1)

Equao de Blake-Kozeny: (2) Somando-se as equaes (1) e (2) tem-se a equao de Ergun (3):

(3)

Como nem todas as partculas utilizadas em um leito so esfricas, Ergun usa um fator denominado esfericidade, para corrigir essa no esfericidade das partculas.

Assim a equao de Ergun reescrita da seguinte forma:

(4)

Uma curva fluidodinmica uma relao entre a queda de presso do leito de partculas e a velocidade de escoamento do fludo. Essa curva caracterstica mostrada na Figura 2.

Figura 2: Curva Fluidodinmica


6

A regio compreendida pelo intervalo AB a regio dita como leito fixo, ou esttico. O regime quase sempre laminar, para Re < 10 e, portanto a equao de Ergun pode ser aplicada. No ponto B a perda de carga igual ao peso das partculas. O leito se encontra quase em repouso contendo caractersticas de um fludo e possvel observar a fluidez do leito. Neste ponto observa-se um rearranjo de partculas no leito. [2] J no ponto C ocorre a mnima fluidizao, ou seja, h o incio da fluidizao. O intervalo compreendido pela curva CD, indica o movimento desordenado das partculas com freqentes choques devido ao aumento da porosidade e menor perda de carga junto com o aumento da velocidade. Nos intervalo correspondido por BD o leito dito em expanso. [2] No ponto D a perda de carga comea a ficar constante, no h contato entre as partculas. No intervalo DE a velocidade varia linearmente com a queda de presso at chegar ao ponto E, nesse intervalo podemos chamar de leito em ebulio ou fluidizao em batelada. No ponto E as partculas comeam a ser carregadas pelo fludo e perde-se a funcionalidade do sistema. A fluidizao dita contnua ou em fase diluda. A partir da ocorre o transporte pneumtico. [2]

2.2. Velocidade de mnima fluidizao

Corresponde ao ponto de interseco entre a velocidade superficial do fludo e a queda de presso. A equao que descreve o que ocorre neste ponto dada por correlaes empricas existentes na literatura. Segundo KUNII e LEVENSPIEL (1991), um mtodo para obter a velocidade de mnima fluidizao por meio da composio da queda de presso do leito ao igualar-se ao peso aparente do leito por unidade de rea transversal: (5)

Ao fluidizar o leito tambm passa a se obter valores diferentes de porosidade que devero sem aplicados na equao de Ergun. Quando o leito comea a fluidizar, tem-se uma porosidade mnima de fluidizao. Wen e Yu determinaram experimentalmente uma equao para calcular porosidade ou esfericidade quando desconhecidas.

(6)

Se definir o numero de Reynolds como:

(7)

A equao de Ergun se converte a:

(8)

Substituindo a equao de Wen e Yu na equao acima tem-se:

(9)

Essa equao vlida para uma faixa de nmero de Reynolds entre 0,001 e 4000 com um erro de 25%. Quando o escoamento laminar o segundo termo da equao de Ergun pode ser desprezado, ficando da seguinte forma:

(10)

Rearranjando a equao (10) considerando a equao (5) tem-se:

(11)

Esta equao usada para o clculo da velocidade mnima de fluidizao em regime laminar. Para regime turbulento, o primeiro termo da equao de Ergun negligenciado. Dessa forma a equao (12) usada para calcular a velocidade mnima de fluidizao:
8

(12) 2.3 Porosidade Mnima de Fluidizao

A porosidade aumenta do seu valor na condio de leito fixo. A porosidade para qual comea a haver fluidizao chamada de porosidade de mnima fluidizao pode ser obtida experimentalmente a partir da equao (13): [4] (13) .

A porosidade mnima de fluidizao depende da forma e tamanho das partculas. Ela

Outras correlaes so normalmente empregadas para se obter a porosidade, a velocidade, a altura e a perda de carga de mnima fluidizao tais como as correlaes de Pavlov, Romankov e Noscov e balano de foras. O tipo de fluidizao pode ser obtido atravs da correlao de Wilhelm e Kwauk. [4]

2.4. Correlao de Pavlov, Romankov e Noscov:

Usada para calcular a velocidade, a porosidade e altura mnima de fluidizao. A velocidade mnima de fluidizao pode ser obtida pela equao (14). [4]

(14)

Sendo Onde o nmero de Arquimedes = ;

= Nmero de Galileu = e, a razo de densidades =

A porosidade de mnima fluidizao pode ser obtida pela equao (15).

(15) A altura de mnima fluidizao obtida pela equao (16). (16) Onde L corresponde a altura que o volume de slidos ocuparia se a porosidade fosse igual a zero,

, onde corresponde ao volume de slidos.

2.5. Perda de carga de mnima fluidizao por balano de foras

Atravs da correlao de balano de foras a perda de carga de mnima fluidizao obtida a partir da equao (17). [4] (17) O erro entre as correlaes e os dados experimentais calculado a partir da equao (18):

(18)

2.6. Tipo de Fluidizao

O tipo de fluidizao, particulada ou agregativa, pode ser determinado pela correlao de Wilhelm e Kwauk. O critrio o nmero de Froude, Frmf: [4] (19) Se Se fluidizao particulada fluidizao agregativa

10

3. METODOLOGIA EXPERIMENTAL

3.1.

Aparato experimental

Materiais e Vidrarias: Os materiais e vidrarias suporte foram cronmetro marca Herweg, bquer de plstico de 4L; Esferas de vidro de 3mm de dimetro, termmetro e balana analtica marca Elgin DP-15plus. Reagentes: Os reagentes usados foram Tetracloreto de Carbono com teor de 99,5% da empresa Vetec, gua destilada e corante alimentcio para colorir a gua do tanque.

3.2.

Procedimento experimental

Inicialmente coloque o plugue eltrico na tomada aps verificar a voltagem; Coloque no leito uma massa de esferas de vidro entre 150 e 200 g; Ligue a bomba e abra a vlvula conectada na sada da mesma (uma vazo exagerada pode deslocar o fluido do manmetro para fora do mesmo);
11

Retire as bolhas de ar de todas as tubulaes e anote a altura da sonda. Para retirar o ar dos dutos siga o mtodo a seguir: 1. Fixe a sonda de presso, por exemplo, com a base da sonda a 30 cm da tela de suporte do leito de esfera; 2. Feche todas as vlvulas (ATENO - as vlvulas so de agulha e necessitam de POUCO aperto para fechar. A vlvula "E" de gaveta; 3. Ligue a bomba; 4. Abra lentamente a vlvula "E" at que a gua passe pela base da sonda e preencha totalmente a coluna do leito. Feche a vlvula "E"; 5. Abra totalmente a vlvula "G" do tubo em "U" e abra lentamente a "D" para retirar o ar dos dutos tomando cuidado para que o tetracloreto de carbono no saia do tubo em "U". Acompanhe a sada do ar pela base da sonda; 6. Fecha a vlvula "D" e, em seguida, a "G". ATENO: a vlvula "D" deve ser fechada antes que a "G" para no pressurizar a linha e retirar o tetracloreto do tubo em "U". Abra a vlvula "F" e desligue a bomba. A unidade est pronta para as medidas da perda de carga do leito e, para isto, ligue a bomba e abra lentamente a vlvula gaveta "E"; 7. Aps as medidas de presso em funo da vazo abra totalmente a vlvula "G" do manmetro com o tetracloreto antes de desligar a bomba para que este fluido no saia do tubo em "U". Feche a vlvula na sada da bomba e a abra lentamente at a fluidizao do leito; Marque no tubo em "U" do P do distribuidor a diferena de nvel do tetracloreto no ponto que inicia a fluidizao. Divida esta diferena de nvel em 3 partes at a vazo zero ( duas vazes com leito fixo e uma no ponto de incio da fluidizao). Marque outras duas vazes acima do ponto de incio da fluidizao (perda de carga praticamente constante) e um ponto com as esferas acima da sonda (queda na perda de carga); Feche a vlvula da sada da bomba; Provoque uma vibrao no leito (com CUIDADO) para recompactar os slidos;

12

Mea para cada um dos seis pontos na operao de expanso do leito (aumentando-se a vazo): 1) A altura da coluna de tetracloreto de carbono no tubo em "U" do P do distribuidor (htetra). Mea cada uma das vazes (massa por unidade de tempo); 2) A altura da coluna de tetracloreto de carbono no tubo em "U" do leito (P); 3) A altura do leito (L); 4) A temperatura da gua. Anote o tipo de fluidizao: particulada ou agregativa; Repita as medidas do passo anterior para a contrao do leito diminuindo-se a vazo para obter h'tetra, P ' e L'; Retire as esferas do leito e determine a altura da coluna de tetracloreto do tubo em "U" do P di distribuidor para os seis pontos se for de interesse o estudos do comportamento do distribuidor; Abra totalmente a vlvula (G) do manmetro com tetracloreto, desligue a bomba e esgote a gua da unidade; Mea o dimetro das esferas e o dimetro interno do leito (Di).

13

4. RESULTADOS E DISCUSSO Na tabela 1 esto descritos os dados coletados durante o procedimento. Tabela 1: Dados do experimento
Ponto 1 2 3 4 5 6 7 9 10 11 12 13 M1(Kg) 1,708 1,906 2,044 2,080 2,106 2,188 2,264 2,254 2,684 2,272 2,546 2,69 M2(Kg) 1,708 1,918 2,038 2,07 2,12 2,16 2,222 2,214 2,492 2,324 2,584 2,65 M3(Kg) 1,704 1,902 2,03 2,076 2,102 2,14 2,188 2,256 2,43 2,33 2,452 2,634 T1(s) 20,19 19,78 20,28 15,94 15,31 16,28 16,03 10,94 12,28 5,19 5,19 4,88 T2(s) 20,03 20,73 20,72 15,41 15,44 15,28 15,22 10,18 10,16 5,12 5,07 5,12 T3(s) 20,13 19,72 20,44 15,65 15,07 14,87 14,75 10,62 9,47 5,41 4,63 5,13 L(cm) 7 7 7 7,2 7,5 7,7 8,1 9,6 12 19 29 36 htetra(cm) 1,6 6,0 9,2 12,8 12,9 12,9 12,9 13,8 14,6 16,7 19 18,7

Na Tabela 1, M corresponde a massa de gua coletada, T o tempo de coleta, L corresponde a altura do leito de partculas e htetra corresponde a altura de tetracloreto de carbono no tubo em U. A partir dos dados experimentais a queda de presso pode ser calculada a partir da equao (20): (20) Onde, a altura de tetracloreto de carbono no tubo em U, o peso

especfico do tetracloreto de carbono igual a 1549 kgf/m, gua igual a 996,25 kgf/m e

o peso especfico da

a distncia entre a tomada de presso

imediatamente acima do distribuidor e a tomada de presso da sonda na parte superior do leito. Dessa forma, para cada variao de velocidade superficial de escoamento do liquido h uma perda de carga assimilada. A velocidade superficial tambm pode ser

14

calculada a partir dos dados de massa, tempo e rea do leito de acordo com a equao (21): (21) Onde u a velocidade de escoamento, tempo de coleta, a massa de gua coletada, t o a rea do

a massa especfica da gua igual a 1000 kg/m, e

leito. O dimetro do leito de 0,044 m. De posse das equaes 20 e 21 foi calculada a queda de presso e velocidade de escoamento para diferentes pontos. Os resultados so descritos na Tabela 2. Tabela 2: Clculos da perda de carga e velocidade superficial no leito
Ponto 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 P(Pa) 2940,808 2943,572 2965,129 2982,817 3002,716 3003,269 3003,269 3003,269 3008,243 3012,665 3024,273 3036,986 3035,328 Log P(Pa) 3,468466634 3,468874589 3,472043556 3,474626573 3,477514222 3,477594161 3,477594161 3,477594161 3,478312951 3,478950878 3,480620992 3,482442826 3,482205628 U(m/h) 19,39029 22,38100 43,26681 57,29833 80,64676 87,98796 95,02091 105,4234 156,5976 221,3011 346,6697 470,2184 524,7020 L(cm) 8 8 8 8 8,2 8,5 8,7 9,1 10,6 13 20 30 37

A partir dos dados coletados e dos clculos da tabela 2 foram construdos grficos da queda de presso em funo da velocidade superficial, do log da queda de presso em funo da velocidade superficial e da altura do leito em funo da

15

velocidade superficial. Esses grficos so mostrados nas figuras 3, 4 e 5 respectivamente.

Figura 3: Grfico da queda de presso em funo da velocidade superficial

Figura 4: Grfico do log da queda de presso em funo da velocidade superficial

16

Figura 5: Altura do leito em funo da velocidade superficial Observa-se no grfico da figura 3, que na velocidade de 80,64676 m/h a fora de atrito entre as partculas provoca um aumento da velocidade e com isso o aparecimento de um ponto de maior perda de carga antes da fluidizao. Logo esta velocidade considerada a velocidade mnima de fluidizao, e a mesma corresponde a uma perda de carga de mnima fluidizao de 3002,716 Pa. A partir deste ponto o leito considerado fluidizado. No entanto o aumento da perda de carga aps este ponto decorre de vrios fatores tais como atrito entre as partculas e a parede do leito, aglomerao de partculas pequenas e canais preferenciais que geram instabilidade. A porosidade de mnima fluidizao ( experimental definida por:

(22) Onde,

Sendo

a altura do leito sem vazios e

a altura mnima de fluidizao, o dimetro interno do

a massa de partculas no leito que foi de 150 g, leito, 0,044m, e

a massa especfica do slido (esferas de vidro) que, de acordo com

a literatura, 2430kg/m.

17

Para a velocidade mnima de fluidizao de 80,64676 m/h, a altura do leito de partculas de 8,2cm, de acordo com a Tabela 2. Essa altura corresponde a altura mnima de fluidizao, .

Assim, de acordo com a equao (22), a porosidade de mnima fluidizao ( experimental de 0,50488. Atravs das correlaes de Pavlov, Romankov, Noscov e das equaes de Ergun e de balano possvel determinar os valores de velocidade, porosidade, altura e queda de presso de mnima fluidizao. Estes valores so apresentados na tabela abaixo relacionando os valores experimentais aos valores calculados, os seus respectivos desvios e as equaes correspondentes. Tabela 3: Tabela de relao entre os dados experimentais e calculados
EXPERIMETNAL VELOCIDADE MNIMA DE FLUIDIZAO ALTURA MNIMA DE FLUIDIZAO POROSIDADE MNIMA DE FLUIDIZAO QUEDA DE PRESSO DE MNIMA FLUIDIZAO 80,64676 m/h 8,2 cm 0,50488 FORMA DE AVALLIAO Equao 21 Dados experimentais Equao 22 CALCULADO 103 m/h 6,5 cm 0,3843 568,61 Pa (Balano) 522,18 Pa (Ergum) FORMADE AVALIAO Equao 14 Equao 16 Equao 15 Equao 17 (Balano) Equao 3 (Ergum) DESVIO 27,70% 20,70% 23% 81,07% (Balano) 82,6% (Ergum)

3002,716 Pa

Equao 20

O tipo de fluidizao foi calculado de acordo com as correlaes de Wilhelm e Kwauk (equao 19). O valor do nmero de Froude apresentado foi de 0,017 para a velocidade de mnima fluidizao experimental e 0,0281 para a velocidade de mnima fluidizao calculada. Este dois valores so menores que 0,13, logo a fluidizao considerada particulada para o critrio do nmero de Froude.

18

5. CONCLUSO Pode se observar pela discusso de dados que os desvios entre os valores de porosidade, altura e velocidade de mnima fluidizao calculado e experimental esto relativamente baixos, no entanto, para a queda de presso de mnima fluidizao o desvio entre o valor calculado e experimental apresentou um valor muito alto. Isso ocorre devido a no considerao da queda de presso na tela que suporta as esferas do leito, a mesma gera uma perda de carga que deveria ser subtrada dos valores coletados experimentalmente. J as correlaes de Ergun e de balano de foras efetuam os clculos considerando apenas o leito de fluidizao. Logo estas correlaes denotam maior confiabilidade neste experimento. Os dados poderiam ser ainda mais precisos se a coleta de dados experimentais fosse feita usando medidores mais precisos como rotmetros e manmetros digitais.

19

6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

[1] Operaes Unitrias de Transferncia de Quantidade de Movimento. Prof. REGINA DE FTIMA PERALTA MUNIZ MOREIRA. Disponvel em : www.enq.uf sc.br/disci/eqa5313/Fluidizacao.htm. Acesso em 16 de janeiro de 2013. [2] LINDEMANN, C.; SCHMIDT W. V.Leito Fluidizado. Rio Grande 2010.

[3] FOUST, A. S.; WENZEL, L. A.; CLUMP, L. W. Princpios das operaes unitrias. 2 Ed. Editora: Livros Tcnicos e Cientficos, 1980;

[4] LUPORINI, S.; SUNE, L.; Operaes unitrias da indstria qumica. Universidade Federal da Bahia Escola Politcnica, Departamento de Engenharia Qumica, Mestrado em Engenharia Qumica, 2002. [5] JUNIOR, D.; M,; SILVA, M.; M.; Leito Fluidizado, perda de carga e velocidade mnima de fluidizao, Laboratrio de operaes unitrias 2, Universidade de Santa Ceclia.

20

Anda mungkin juga menyukai