Anda di halaman 1dari 14

Aula 1 - Redes de computadores

Objetivos
Compreender os conceitos iniciais de redes de computadores. Compreender as principais classificaes de redes. Definir e diferenciar as principais topologias de redes. Comeamos uma nova jornada no conhecimento do mundo dos computadores. Dessa vez vamos estudar como eles se comunicam e trocam dados de forma eficiente e segura, o que ocorre atravs das redes. Esta aula inicial para fornecer conhecimento bsico sobre as redes. Por que redes de computadores? As empresas esto sempre em busca de uma melhoria na comunicao com os seus clientes e fornecedores. Agilizar essa comunicao um dos principais fatores de sucesso. E a tecnologia de redes , certamente, um dos melhores caminhos para que isso acontea. Ao utilizar esta tecnologia, uma srie de fatores precisa ser levada em conta para garantir eficincia na comunicao. Podemos citar algumas delas: custo, taxas de transmisso, facilidade de acesso, padronizao, segurana e portabilidade. As redes de computadores existem para atender s demandas das Aplicaes Comerciais, das Aplicaes Domsticas e dos Usurios Mveis. Nas aplicaes comerciais as redes so utilizadas principalmente para compartilhar recursos, como impressoras, arquivos e conexo com a internet. Para Tanembaum (2003, p. 6):
[...] Por que as pessoas compram computadores para usar em casa? No incio, para processamento de textos e jogos; porm, nos ltimos anos, esse quadro mudou substancialmente. Talvez agora a maior motivao seja o acesso Internet. Alguns dos usos mais populares da Internet

Padronizao Entende-se como a capacidade de os componentes de hardware e software de rede de diferentes marcas interagirem entre si, garantindo interoperabilidade. A padronizao quase sempre indica que o usurio da tecnologia poder adquiri-la a um custo mais baixo. Portabilidade Pressupe que voc ou a empresa possam substituir seus componentes de rede, coexistindo os novos equipamentos (hardware ou software) com as tecnologias mais antigas.

Aula 1 - Redes de computadores

15

e-Tec Brasil

para usurios domsticos so: Acesso a informaes remotas. Comunicao entre pessoas. Entretenimento interativo. Comrcio eletrnico.

Por fim, os usurios mveis, que utilizam seus celulares e notebooks para comunicao com fins domsticos ou comerciais.

1.1 Histrico
Os modelos atuais de comunicao de massa (como celulares e internet) surgiram da necessidade de compartilhamento rpido e constante da informao. Segundo explica Pinheiro (2003), no incio as redes eram pequenas, possuindo poucos computadores, sendo estas comercialmente usadas em 1964, nos EUA, pelas companhias areas. As solues de tecnologia de comunicao destas redes normalmente pertenciam a um nico fabricante, atravs de suas patentes. Como fato histrico, Pinheiro (2003) ainda cita que na dcada de 1970 houve um movimento para padronizar as redes, atravs de fabricantes diferentes, dando direo a construo de protocolos abertos que poderiam servir a vrias solues, e j na dcada de 1980, as empresas DEC, Intel e Xerox se uniram para criar o que conhecemos hoje como o padro Ethernet. Veja na Figura 1.1 a primeira estao de trabalho da Xerox Alto e tambm a primeira a ser ligada em rede.

e-Tec Brasil

16

Fundamentos do Desenvolvimento Web

Figura 1.1: Xerox Alto (1973)

Fonte: Morimoto, 2008

1.2 Definio de redes de computadores


A fuso dos computadores e das comunicaes e telecomunicaes influenciaram diretamente na forma como os computadores so atualmente organizados. O modelo de um nico computador realizando todas as tarefas requeridas no existe mais e est sendo substitudo pelas Redes de Computadores, nas quais os trabalhos so realizados por vrios computadores separados, interconectados por alguma via de comunicao. Pinheiro (2003, p. 2) assim descreve o objetivo de uma rede:
Independente do tamanho e do grau de complexidade, o objetivo bsico de uma rede garantir que todos os recursos disponveis sejam compartilhados rapidamente, com segurana e de forma confivel. Para tanto, uma rede de computadores deve possuir regras bsicas e mecanismos capazes de garantir o transporte seguro das informaes entre os elementos constituintes. As redes Ethernet ou redes de arquitetura Ethernet so predominantes no mercado atual. O sucesso se deu devido padronizao dos componentes que nelas so utilizados, garantindo altas taxas de transmisso e baixo custo.

Aula 1 - Redes de computadores

17

e-Tec Brasil

Uma rede de computadores vai muito alm de uma simples conexo de cabos e placas de rede. H necessidade de uma srie de protocolos para regular a comunicao entre todos os nveis, desde o programa que est sendo utilizado at o tipo de cabo instalado. a) As redes surgiram para que os computadores trocassem informaes entre si. Liste alguns benefcios diretos que os usurios tiveram com esta tecnologia. b) No uso comercial, informe quais as vantagens que as empresas tiram do uso de redes em seus ambientes de trabalho.
Protocolo So regras de padronizao de procedimentos de modo que haja uma comunicao eficaz entre emissor e receptor. Por exemplo, ao conversar com uma pessoa usando a lngua inglesa, necessrio que a outra pessoa compreenda a mesma lngua. Assim, voc estabelece que seu protocolo de comunicao verbal seja a lngua inglesa. Todos os computadores se comunicam entre si atravs de protocolos.

1.3 Classificao das redes


As redes de computadores so classificadas de acordo com a dimenso geogrfica que ocupam e todas elas so concebidas de forma que possam se comunicar com outras redes. Assim, as redes podem ser classificadas em: LAN (Local Area Network Rede de rea Local), MAN (Metropolitan Area Network Rede de rea Metropolitana) e WAN (Wide Area Network Rede de rea Extensa). Com o advento das novas tecnologias de redes wireless (sem fio), novas classificaes foram adotadas: WPAN (Wireless Personal Area Network Rede sem Fio de rea Pessoal), WLAN (Wireless Local Area Network Rede sem Fio de rea Local), WMAN (Wireless Metropolitan Area Network Rede sem Fio de rea Metropolitana) e WWAN (Wireless Wide Area Network Rede sem Fio de rea Extensa). Elas possuem caractersticas, como: distncias mdias (reas que atingem), taxas de transferncia, taxas de erro, atrasos (delay), protocolos e equipamentos utilizados. Vejamos cada uma delas: a) LAN - rede local. Este tipo de rede alcana distncia de algumas centenas de metros, abrangendo instalaes em escritrios, residncias, prdios

e-Tec Brasil

18

Fundamentos do Desenvolvimento Web

comerciais e industriais. Sua principal caracterstica so as altas taxas de transmisso, que atualmente chegam a 10 Gbps (porm, devido ao custo, ainda prevalecem as redes com taxas de transmisso de 100 Mbps a 1 Gpbs). A Figura 1.2 mostra uma rede LAN com interligao a uma rede wireless para os portteis (notebooks). A rede tem dois servidores. O seu roteador (router) interliga a rede LAN propriamente dita (representada pelo microcomputador e multifuncional impressora, scanner e fax) com a internet e com o ponto de acesso (que permite o acesso sem fio). A Figura 1.2 exemplifica tambm uma rede WLAN, j que o acesso sem fio pode ser caracterizado como uma rede WLAN. Neste tipo de rede (WLAN), as taxas de transmisso e as distncias so menores e as taxas de erro, maiores.
Figura 1.2: exemplo de uma rede local

Roteador Servidor Ponto de Acesso

Servidor Antivrus
Fonte: Elaborada pelo autor

Internet

No caso de redes domsticas, os exemplos mais tpicos so as redes ADSL, que normalmente possuem denominaes comerciais como VELOX e SPEED. b) MAN - rede metropolitana. Abrange uma regio com dimenses bem maiores do que as redes LAN, normalmente um campus de uma universidade, a instalao de uma fbrica e seus escritrios, ou at uma cidade inteira. Suas taxas de transmisso so inferiores e apresentam taxas de erros mais elevadas quando comparadas s redes LAN.

Aula 1 - Redes de computadores

19

e-Tec Brasil

Na Figura 1.3 podemos observar a interligao de vrios subsistemas locais por meio de uma rede MAN. TV a cabo, redes locais (LAN) e sistemas pblicos de telefonia so todos ligados por um enlace que pertence a uma rede metropolitana. A oferta de redes MAN justificada pela necessidade que as empresas tm de se comunicar com localidades distantes. So as operadoras de telefonia que normalmente oferecem infraestrutura para este tipo de rede, cujo exemplo pode ser a comunicao entre matriz e filiais. Algumas cidades do interior do Brasil apresentam este tipo de ligao. Voc tambm deve ter visto na TV que a praia de Copacabana oferece acesso para conexo wireless internet. Esses exemplos tanto podem apresentar redes com ligao via cabo de fibra ptica combinada com vrios pontos de acesso wireless (que o que ocorre tambm em vrias redes LAN aeroportos, por exemplo), quanto acesso WiMAX. A Figura 1.3 apresenta um exemplo de uma rede metropolitana.
Figura 1.3: exemplo de rede metropolitana
Rede Local Telefonia Pblica

Estao de TV

Central Telefnica

11

12

REDE METROPOLITANA

Rede Local Tv a Cabo PBX

Fonte: Elaborada pelo autor

Outra tecnologia emergente e atual para este tipo de rede no momento em que este autor escreve este texto so as redes denominadas WiMAX (Worldwide Interoperability for Microwave Access - Interoperabilidade Extensa/Mundial

e-Tec Brasil

20

Fundamentos do Desenvolvimento Web

para Acesso por Microondas). Neste caso, a terminologia muda para WMAN, indicando que existe uma conexo sem fio na ltima milha. c) WAN - o conceito de rede extensa. Este tipo de rede tem dimenses geogrficas imensurveis. Isto quer dizer que ela pode interligar todos os continentes, pases e regies extensas utilizando enlaces mais extensos, como satlites ou cabos (submarinos ou terrestres). Tem baixas taxas de transmisso e altas taxas de erros. normalmente utilizada para interligar redes MAN ou WMAN. O principal exemplo desta rede a internet, que interliga computadores do mundo inteiro. O conceito de WWAN surgiu devido necessidade de interligar redes com enlaces sem fio a grandes distncias. As redes de celulares podem ser consideradas exemplos de WWAN. d) WPAN - um novo conceito em redes sem fio so as WPAN. Como indica o P da sigla, essas so as redes pessoais. A tecnologia de comunicao das pessoas com os equipamentos evoluiu de modo a exigir uma padronizao e a criao de uma nova tecnologia. Essa padronizao possibilita ao usurio adquirir dispositivos de marcas diferentes e que se comunicam entre si. A tecnologia mais comum para WPAN o Bluetooth, muito utilizada para troca de arquivos entre dispositivos mveis, como celulares e notebooks. Outro exemplo o IR (InfraRed Infravermelho), que tambm pode ser considerado uma WPAN. A Figura 1.4 apresenta de forma grfica as dimenses geogrficas abrangidas pela classificao adotada. As elipses esto uma dentro da outra, pois, normalmente, uma rede MAN abrange vrias LAN, assim como uma WAN pode abranger vrias MAN. Apesar de no aparecer escrito no diagrama, esto subentendidas as tecnologias de rede sem fio de cada classificao, WLAN, WMAN e WWAN. Onde voc colocaria as WPAN?
Figura 1.4: Integrao entre redes WAN, MAN e LAN ltima milha uma denominao genrica que quer dizer o ltimo enlace de conexo entre quem est ofertando o servio de telecomunicao e quem o est utilizando. Um exemplo tpico a conexo do seu computador com o provedor de internet ou a conexo do seu telefone com a subestao central de telefone. Este enlace pode ser via cabo ou wireless.

WAN

MAN

LAN

Fonte: Elabora pelo autor

Aula 1 - Redes de computadores

21

e-Tec Brasil

A Tabela 1.1 destaca as caractersticas de cada tipo dentro da classificao adotada.


Tabela 1.1: Classificao das redes ordenadas por caractersticas
Classificao WAN MAN LAN WPAN Taxa de transmisso Na ordem de 622 Mbps Na ordem de 2,5 Gbps Na ordem de 10 Gbps Na ordem de 1 Mbps Taxa de erros Alta Mdia Baixa Baixa Distncias Milhares de quilmetros Centenas de quilmetros Centenas de metros Dezenas de metros

Fonte: Elaborada pelo autor

Na Tabela 1.1, as taxas de transmisso so medidas em unidades como Mbps (1 Mbps = 1.000.000 de bits por segundo) e Gbps (1 Gbps = 1.000.000.000 de bits por segundo, ou 1.000 Mbps). No existe um nmero preciso que quantifique a taxa de transmisso de uma rede nem suas dimenses, principalmente as MANs e WANs. So apenas valores aproximados. Alm disso, a todo instante surge uma tecnologia nova tomando o lugar de outra obsoleta, melhorando as taxas e aumentando as distncias. a) Defina com suas prprias palavras o conceito de ltima milha. b) Voc tem, ou conhece, algum que tenha um celular ou cmera fotogrfica que se conecte com computador ou TV, via cabo ou wireless? Discuta com um colega a tecnologia envolvida nisto. Use necessariamente as palavras protocolo e padronizao. c) No Frum, inicie uma discusso e pesquise na internet as cidades que oferecem acesso gratuito wireless aos seus habitantes. Procure indicar que tipos de rede elas so.

1.4.Topologias de rede
Quando falamos das classificaes de redes, destacamos principalmente sua extenso geogrfica, no levando em conta a forma como elas se interconectam.

e-Tec Brasil

22

Fundamentos do Desenvolvimento Web

Os equipamentos ligados em rede, para trocar informaes entre si, necessitam que algum meio fsico os conecte, um cabo de algum material ou o prprio ar, no caso de redes sem fio. Da surge o conceito de topologia de rede, cuja classificao abrange, basicamente: barramento, estrela e anel. a) Topologia em barramento - nesta topologia existe um cabo coaxial atravessando toda a extenso da rede e interligando todos os computadores (ver exemplo na Figura 1.6). Foi largamente utilizada nas redes LAN. Permitia atingir taxas de 10 Mbps. Os modelos de rede LAN que temos hoje evoluram a partir dessa tecnologia, na qual predomina uma arquitetura de rede chamada Ethernet. Essa topologia caiu em desuso e o motivo para que isso tenha ocorrido veremos no decorrer do curso.
Figura 1.5: Topologia fsica em barramento

Fonte: Elaborada pelo autor

O exemplo da Figura 1.5 bastante simples, servindo apenas para demonstrar o conceito. Entretanto, podemos observar todas as estaes interconectadas por um barramento. Tecnicamente falando, existe uma srie de conectores especficos para interligar cada computador ao barramento. Do ponto de vista do desempenho, as redes com essa topologia eram muito instveis, pois qualquer defeito em algum conector ou em alguma parte do cabo fazia com que toda a rede parasse. b) Topologia em estrela - a evoluo do barramento e a mais utilizada atualmente para as redes locais. O nome estrela se deve ao fato de existir um concentrador na rede (ver Figura 1.6), onde se conectam todos os cabos provenientes dos ns da rede. Esses equipamentos concentradores so atualmente denominados hubs e switches. O cabeamento tambm evoluiu, passando do coaxial ao par tranado. Quase todas as redes locais instaladas atualmente utilizam esta topologia devido s facilidades e taxas de transmisso

N um termo que designa qualquer equipamento que esteja ligado diretamente a uma rede, seja ela LAN, MAN ou WAN. Um computador ou uma impressora podem ser um n de uma rede LAN; um celular pode ser um n de uma rede WAN.

Aula 1 - Redes de computadores

23

e-Tec Brasil

que ela oferece. Atualmente, com o cabeamento par tranado, esta topologia pode atingir taxas de at 10 Gbps, entretanto, para projetos de redes maiores, desejvel o uso de fibras pticas devido a sua confiabilidade.
Figura 1.6: Topologia fsica em estrela

Fonte: Elaborada pelo autor

Observe, na Figura 1.6, que h no centro um aparelho concentrador (hub ou switch) que interconecta todos os cabos que vm dos computadores (ns). Ainda h uma sada de um cabo cujo destino ou origem no est definido na figura; ele pode estar ligado a algum outro tipo de concentrador, como, por exemplo, um roteador que oferece conexo com a internet ou outro switch, criando outra rede com mais computadores interligados. c) Topologia em anel - esse modelo apresenta a ligao de vrios ns da rede em crculo, formando, como o prprio nome diz, um anel (ver Figura 1.7). Essas redes possuam caminhos duplos para a comunicao entre as estaes. Isso era um tanto complicado, tendo em vista que as instalaes requeriam

e-Tec Brasil

24

Fundamentos do Desenvolvimento Web

vrias conexes fsicas que poderiam facilmente apresentar problema. Da mesma forma que a topologia em barramento deu lugar estrela, a topologia em anel tambm cedeu seu lugar a novas tendncias topolgicas.
Figura 1.7: Topologia fsica em anel

Fonte: Elaborada pelo autor

Esta rede possui uma caracterstica interessante, que a recuperao de falhas, pois a comunicao entre os ns da rede pode ser feita no sentido horrio ou anti-horrio. Isso se deve a uma configurao automtica realizada na instalao. Essas redes se tornaram, entretanto, inviveis devido dificuldade de insero de novos ns na rede, quantidade de falhas e ao seu custo. Atualmente, as topologias esto fundidas, formando o que chamamos de topologias mistas, com grande predominncia da estrela. Observe como exemplo a Figura 1.8.

Aula 1 - Redes de computadores

25

e-Tec Brasil

Figura 1.8: Topologia mista

Fonte: Elaborada pelo autor

Na Figura 1.8 h uma mistura de topologia anel (ligao central) com estrela (nas extremidades). Como h uma ligao dupla entre os dois concentradores, a tendncia utilizar apenas uma via para transmisso entre as redes, deixando a outra como reserva. Isso possvel graas evoluo dos equipamentos, que permitem que as redes funcionem mesmo em condies de falhas, tornando mais eficiente a organizao, que no precisa parar para que seja feita a manuteno. Tais equipamentos so utilizados mais por empresas do que por usurios domsticos, pois os custos de aquisio e manuteno destes aparelhos so mais elevados.

Resumo
Nesta aula foram apresentados os conceitos iniciais sobre redes de computadores. Os aspectos chaves destes conceitos esto relacionados classificao das redes e suas topologias. As redes tipicamente so classificadas de acordo com sua dimenso geogrfica, como WANs e LANs. As topologias das redes esto fundamentadas nas tecnologias LANs, como anel, estrela e barramento, com grande predominncia da topologia estrela. 1) Vamos supor que voc vai usar uma rede sem fio, pois o seu vizinho lhe ofereceu uma forma de compartilhar a internet. Mas voc depara com um problema: seu computador no tem placa de rede sem fio. Ento voc vai a uma loja especializada para adquirir tal equipamento. O vendedor diz que voc pode levar qualquer marca que vai funcionar perfeitamente. Pergunto: at que ponto a fala do vendedor verdadeira ou falsa? Critique tecnicamente. 2) A classificao das redes est ligada sua rea coberta e ao modo de comunicao entre seus componentes. Observando isso, crie um diagrama (figura) exemplificando e contendo todas as classificaes de redes, de forma

e-Tec Brasil

26

Fundamentos do Desenvolvimento Web

que elas estejam conectadas entre si. Use exemplos prticos do seu dia a dia. 3) A topologia em barramento est em desuso atualmente. Explique quais fatores determinaram tal extino. 4) Na topologia em barramento, quando um n da rede est danificado, toda a rede para de funcionar. Se a mesma situao acontece numa rede em estrela, qual ser o estado de funcionamento desta rede? 5) A topologia em anel tambm caiu em desuso na sua forma original de funcionar. Como funciona esta topologia atualmente? A que se deve isso? 6) Um servidor de pginas da internet (do Google, por exemplo) pode ser considerado um n de rede? Por qu?

Aula 1 - Redes de computadores

27

e-Tec Brasil

Anda mungkin juga menyukai