Anda di halaman 1dari 13

UNIVERSIDADE DE SO PAULO

Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Lei da Induo de Faraday

Lei da Induo de Faraday


Nesta prtica, vamos estudar campos magnticos que variam lentamente no tempo. Introduziremos a lei de induo de Faraday e a verificaremos experimentalmente. Introduziremos o conceito de indutncia, uma nova grandeza eltrica que as bobinas apresentam a serem submetidas a uma corrente que variam no tempo.

Sempre que surgir uma dvida quanto utilizao de um instrumento ou componente, o aluno dever consultar o professor para esclarecimentos.

I. Lei de Induo de Faraday Uma das descobertas mais importantes do que conhecemos hoje como eletromagnetismo foi feita pelo ingls Michael Faraday em 1831. Quando Faraday aproximou dois circuitos eltricos, percebeu que no momento em que um deles era ligado ou desligado, aparecia por um instante de tempo uma corrente no outro circuito. Percebeu tambm que o sentido da corrente era diferente se o circuito estava sendo ligado ou desligado. Para confirmar que era um efeito magntico, ele aproximou um m, e tambm observou o aparecimento de corrente. Essa corrente s se mantinha enquanto o m estava em movimento, e tinha sentido contrrio dependendo se o m se aproximava ou se afastava. Ele tambm manteve o m fixo e movimentou o circuito, obtendo os mesmos resultados. A concluso de Faraday que a variao do fluxo magntico que atravessa o circuito produz uma tenso eltrica, que d origem a corrente. Na verdade, a prpria idia de fluxo devida em grande parte a Faraday, que imaginava linhas de campo emanando de cargas eltricas e de magnetos para visualizar os campos eltricos e magnticos, respectivamente. Essa forma de pensar s seria aceita e usada de forma sistemtica pelos cientistas aps sua morte, mas sua importncia pode ser percebida pelo fato de Maxwell ter dado a seu primeiro artigo, de 1856, o ttulo On Faradays lines of force. Em 1861, o artigo em que Maxwell corrige a lei de Ampre foi chamado de On physical lines of force.

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Lei da Induo de Faraday

As linhas de campo do a direo do campo em cada ponto. O fluxo de campo sobre uma superfcie aberta proporcional ao nmero de linhas que cruzam essa superfcie (contadas como positivas se cruzam em um sentido e negativas se cruzam no sentido oposto). Na notao de clculo vetorial, o fluxo definido como: r s = B.n.dS
S

(1)

O campo magntico solenoidal, ou seja, tem divergente nulo em todos os pontos. Isso tem duas conseqncias: o fluxo sobre qualquer superfcie fechada nulo, e o fluxo de duas superfcies abertas com a mesma fronteira igual. Isso permite definir o fluxo atravs do circuito como sendo o fluxo atravs de uma superfcie qualquer que tenha o circuito como fronteira. De acordo com a lei de Faraday, a fora eletromotriz (fem) induzida sobre o circuito igual a taxa de variao do fluxo magntico. A forma matemtica da lei da induo foi dada em 1845 pelo fsico alemo Franz Ernst Neumann: (2)

d s dt

Essa a lei da induo na forma mais apropriada para se trabalhar com circuitos, pois relaciona parmetros que podem ser medidos diretamente ou calculados a partir da geometria do circuito. A frmula acima s tem sentido se for definido o sentido do fluxo e da corrente induzida sobre o circuito, o que dado pela regra da mo direita: ao curvar a mo direita no sentido da corrente, o polegar aponta no sentido do fluxo positivo. A figura 1 mostra essa regra sendo aplicada a um circuito quadrado.

^ n

Figura 1 Sentido da tenso positiva e do fluxo positivo em um circuito

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Lei da Induo de Faraday

A fora eletromotriz induzida nada mais do que a integral de linha do campo eltrico sobre o circuito. Logo podemos escrever:

r r r d E.dl = B.n.dS S dt S

(3)

Essa a forma integral da lei de induo, expressa em funo dos campos, e uma das equaes de Maxwell. Ela pode ser convertida para uma forma diferencial, usando o teorema de Stokes no lado direito da equao, resultando em:
r r B E = t

(4)

Vemos que, se o campo magntico estiver variando no tempo, o campo eltrico no mais irrotacional, ento no podemos mais pensar em potencial eletrosttico, do qual o campo eltrico possa ser obtido fazendo E = . O sinal negativo da lei de induo, que d a direo da tenso induzida, explicado pela chamada lei de Lenz, publicada por Heinrich Lenz em 1834 (alm da lei que leva seu nome, Lenz tambm descobriu de forma independente a lei de Joule enquanto trabalhava na Universidade de So Petesburgo; por esse motivo, na Rssia, essa lei conhecida como lei de Joule-Lenz). O sinal negativo garante que a fem induzida no sentido de criar um campo magntico que vai se opor variao do fluxo. Em outras palavras, se o fluxo est aumentando, a tenso cria uma corrente que gera um fluxo negativo (na figura 1, isso corresponde a uma corrente no sentido oposto ao mostrado pelas setas). A lei de Lenz uma conseqncia da conservao de energia. Para ver isso, considere uma espira circular e um m com seus eixos alinhados, com o plo norte do m voltado para a espira, como na figura 2. Se o m se aproxima da espira (figura 2a), induzida uma corrente anti-horria na espira (vista a partir do m). Assim, a espira passa a atuar como um eletrom, com o plo norte voltado para o m, e eles se repelem. Caso o m esteja se afastando (figura 2b), a corrente seria no sentido horrio, o plo sul estaria voltado para o m, e a fora seria de atrao. Em qualquer um dos

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Lei da Induo de Faraday

casos, a fora contrria ao movimento. Se no fosse assim, um pequeno movimento em qualquer sentido geraria uma fora no mesmo sentido, e a velocidade (e a energia cintica) iria aumentar indefinidamente, o que no compatvel com a conservao de energia.
(a) v I

S
F (b)

I v

S
F

Figura 2 Lei de Lenz aplicada a um m em movimento prximo a uma espira. (a) m se aproxima da espira, e repelido. (b) m se afasta da espira, e atrado.

Devido s contribuies de Neumann e Lenz, a lei da induo pode ser chamada de lei de Faraday, lei de Faraday-Lenz ou lei de Faraday-Neumann-Lenz.

II. Indutncia mtua e auto-indutncia A corrente em um circuito gera um campo magntico que produz fluxo sobre o prprio circuito; assim, a variao de corrente produz uma tenso no circuito, fenmeno que conhecido como auto-induo. O fluxo magntico proporcional a corrente; a constante de proporcionalidade, que depende da geometria e das propriedades magnticos do meio, chamada de indutncia (ou auto-indutncia) do circuito, denotada por L. Essa definio de indutncia foi dada por Oliver Heaviside em 1886 (Heaviside foi tambm o criador dos termos impedncia, condutncia, permeabilidade e eletreto). De acordo com essa definio:

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Lei da Induo de Faraday

= LI

(5)

A auto-indutncia de um circuito sempre positiva. Com esse conceito, podemos reescrever a lei de induo de Faraday para o caso de um circuito fixo: (6)

= L

dI dt

Se houver um segundo circuito prximo, a corrente nesse tambm pode produzir fluxo magntico sobre o primeiro, que proporcional a corrente no segundo circuito. Dessa maneira, dois circuitos eletricamente isolados podem influenciar um ao outro quando a corrente em um deles estiver variando. Esse fenmeno conhecido como
induo mtua.

Os fluxos sobre os circuitos 1 e 2 pode ser escritos como: (7a) (7b)

1 = L11 I 1 + L12 I 2 2 = L21 I 1 + L22 I 2

Aqui L12 representa o fluxo sobre o circuito 1 provocado pela corrente no circuito 2, e a auto-indutncia representada com ndices repetidos. Um fato importante, que no poder ser provado aqui, : (8)

L12 = L21

A indutncia mtua o coeficiente de proporcionalidade entre a corrente em um circuito pela corrente em outro. Seu valor pode ser positivo ou negativo; um valor positivo significa que o aumento da corrente em um circuito provoca uma diminuio da corrente no outro. Depende, portanto da definio (arbitrria) do sentido positivo das correntes em cada circuito.

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Lei da Induo de Faraday

III. Armazenamento de energia em indutores Quando um circuito desligado da fonte, sua corrente varia e ele pode induzir uma corrente em um outro circuito prximo. Isso pode parecer a princpio estranho, porque um campo magntico constante no realiza trabalho. No entanto, quando a corrente est aumentando, necessrio compensar a tenso induzida pela variao de corrente, e isso requer energia. essa energia que fica armazenada e pode ser reaproveitada em outro momento. Vamos considerar um circuito de auto-indutncia L1, e vamos elevar sua corrente de 0 a I1. Sendo a corrente em certo instante i1, a energia necessria para esse processo : (9)

W1 = L1i1

1 di1 1 dt = L1 i1di1 = LI12 2 dt 0

Essa a energia armazenada em um circuito devido a auto-indutncia. Se a corrente i2 em um circuito prximo estiver variando de 0 a I2, a energia necessria para manter a corrente no primeiro circuito constante : (10)

W12 = L12 I1

2 di2 dt = L12 I1 di2 = L12 I1 I 2 dt 0

Essa a energia armazenada nos dois circuitos devido a indutncia mtua. Ento, quando a corrente no circuito 1 for I1 e a corrente em 2 for I2, a energia armazenada nessa configurao :
1 1 2 2 L1 I 1 + L2 I 2 + L12 I 1 I 2 2 2 (11)

W =

A energia tem que ser positiva para quaisquer valores de I1 e I2, porque, se no fosse assim, haveria uma situao com correntes energeticamente mais favorvel do que a situao sem correntes; assim poderiam ser observados correntes aparecendo

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Lei da Induo de Faraday

espontaneamente. A expresso 11 pode ser considerada um polinmio de segundo grau em I1, e seu determinante deve ser negativo para que a expresso seja sempre positiva:

= ( L12 2 L1 L2 ) I 2 2 0

(12)

A condio para isso : (13)

L12 L1 L2

A indutncia mtua sempre menor (em mdulo) do que a mdia geomtrica das auto-indutncias. Isso permite definir um parmetro, o acoplamento magntico entre dois circuitos, que varia de 0 a 1: (14)

k=

L12 L1 L2

Acoplamento magntico igual a 1 significa que as linhas de fluxo que atravessam um circuito so as mesmas que atravessam o outro. Acoplamento magntico igual a 0 significa que nenhuma linha de fluxo atravessa ambos os circuitos. O acoplamento magntico uma medida da capacidade de dois circuitos influenciarem magneticamente um no outro.

IV. Indutncia de algumas configuraes simples

a) Solenide longo
O campo no interior de um solenide longo, de raio r, nmero de espiras N e comprimento l, percorrido por corrente I, : (15)

B=

o NI
l

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Lei da Induo de Faraday

O fluxo :

= NBA =

o N 2 r 2
l

(16)

A auto-indutncia :

o N 2 r 2 L= = I l

(17)

b) Dois solenides longos coaxiais (indutncia mtua)


Vamos considerar dois solenides coaxiais: o mais interno tem raio r1 e N1 voltas; o mais interno tem raio r2 e N2 voltas. O comprimento l dos dois igual. Essa situao est mostrada na figura 3.

l r2

r1 Espiras N1 N2

Figura 3 dois solenides coaxiais

Na aproximao de solenide longo, o campo magntico que o solenide externo gera na regio prxima ao eixo comum : (18)

B2 =

o N 2 I 2
l

O fluxo sobre o solenide interno :

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Lei da Induo de Faraday

1 = N1B2 A1 =

o N1 N 2 r12
l

I2

(19)

A indutncia mtua a razo entre o fluxo e a corrente:

1 o N1 N 2 r12 L12 = = I2 l

(20)

A indutncia mtua depende apenas de fatores geomtricos e das propriedades magnticas do meio onde os solenides esto inseridos. Vamos agora calcular a indutncia mtua considerando que o campo gerado pelo solenide interno e induz no solenide externo. O campo devido ao solenide interno :

B1 =

o N1 I1
l

(21)

Esse campo est presente apenas na regio interna ao solenide interno, e nulo fora. O fluxo sobre o solenide externo o proporcional rea do solenide interno:

2 = N 2 B1 A1 =

o N1 N 2 r12
l

I1

(22)

A indutncia mtua a razo entre o fluxo e a corrente:

L21 =

2 o N1 N 2 r12 = I1 l

(23)

Vemos ento que L12 = L21. De acordo com o que foi dito anteriormente, trata-se de uma relao geral. O acoplamento magntico entre os dois solenides :

k=

r1 r2

(24)

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Lei da Induo de Faraday

Experimentos
Para quantificar o comportamento instantneo de tenses, correntes e campos magnticos que variam no tempo, utilizaremos um osciloscpio. Portanto, preste muita ateno na ligao do osciloscpio para que os cabos terra estejam sempre ligados no mesmo ponto do circuito.

1. Medida do campo magntico e auto induo de um solenide percorrido por uma corrente que varia no tempo
a) Monte um circuito, como o mostrado na figura 4, utilizando um resistor de 10 em srie com uma bobina solenoidal.
R

Figura 4 Circuito para alimentar um indutor com corrente alternada

b) Ajuste o gerador de funes para a mxima tenso (amplitude) e uma onda senoidal com freqncia de aproximadamente 1 kHz. c) Para obter a corrente que percorre a bobina, mea a tenso sobre o resistor (que proporcional corrente) no canal 1 do osciloscpio. d) Conecte a sada da sonda Hall no canal 2 do osciloscpio. Introduza a sonda no centro da bobina maior (como na figura 5). Observe a curva de tenso na sonda Hall (proporcional ao campo magntico no centro da bobina) juntamente com a curva da tenso nos terminais do resistor (ajuste o osciloscpio para visualizar ambos os canais, em modo Alt e canal 2 normal). Compare as curvas da corrente da tenso Hall e discuta a relao de fases entre elas. O comportamento observado esperado de acordo com a lei de Faraday-Lenz. Explique por que?

10

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Lei da Induo de Faraday

e) Utilizando os dados da calibrao da sonda Hall, obtenha o campo magntico como funo do tempo no interior do solenide. f) Faa um esboo do grfico do campo magntico e da corrente na bobina em papel milimetrado, indicando os parmetros relevantes (valor de pico, perodo e fase relativa). g) Utilizando os parmetros geomtricos da bobina, as caracterstica magntica do meio, e a corrente do circuito, faa um grfico do campo magntico como funo de tempo utilizando a equao para o campo do solenide finito de comprimento L. Compare essa curva com a curva experimental esboada no item f. h) Ajuste o canal 1 para medir a tenso nos terminais do solenide e observe a curva de tenso juntamente com a curva da tenso Hall (canal 2 do osciloscpio). Faa um esquema do campo magntico e da tenso nos terminais do solenide, indicando os parmetros relevantes. Compare as curvas da tenso nos terminais do solenide e da tenso Hall e discuta a relao de fases entre elas. O comportamento observado esperado de acordo com a lei de Faraday-Lenz. Explique por que?

Figura 5 Configurao para medir o campo magntico no interior de um solenide Medida do campo magntico e auto induo de um solenide percorrido por uma corrente que varia no tempo

Perodo = Corrente (pico-a-pico) = Tenso Hall (pico-a-pico) = Campo Magntico (pico-a-pico) = Fase relativa entre corrente e campo magntico = Tenso nos terminais do solenide (pico-a-pico) = Fase relativa entre a tenso nos terminais do solenide e a corrente =

11

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Lei da Induo de Faraday

2. Caracterizao da tenso induzida em uma bobina


a) Na montagem anterior, aplique um sinal de tenso com forma de onda triangular de freqncia 100 Hz na bobina maior. b) Conecte a sada da sonda Hall no canal 2 do osciloscpio. Introduza a sonda no centro da bobina maior (como na figura 5). Observe a curva de tenso na sonda Hall (proporcional ao campo magntico no centro da bobina) juntamente com a curva da tenso nos terminais do resistor (ajuste o osciloscpio para visualizar ambos os canais, em modo Alt e canal 2 normal). Compare as curvas da corrente da tenso Hall e discuta a forma das curvas. O comportamento observado esperado. Explique por que utilizando as equaes pertinentes? c) Mantendo o circuito anterior, insira a bobina de prova, tambm solenoidal, no centro da bobina maior, como mostrado na figura 6. O suporte branco serve para garantir que as bobinas ficaro coaxiais. d) Use o canal 1 do osciloscpio para medir a tenso sobre o resistor e o canal 2 para medir a tenso induzida na bobina de prova. Compare esses sinais. O comportamento observado esperado de acordo com a lei de Faraday-Lenz. Explique por que usando as equaes pertinentes? e) Repita os procedimentos de a) a d) aplicando na bobina maior uma onda quadrada de 100 Hz.

Figura 6 Bobina de prova sendo colocada no centro da bobina maior

12

UNIVERSIDADE DE SO PAULO
Instituto de Fsica de So Carlos

Laboratrio de Eletricidade e Magnetismo: Lei da Induo de Faraday

3. Determinao da indutncia mtua entre dois solenides


a) Na montagem anterior, aplique um sinal de tenso com forma de onda senidal de freqncia 1 kHz na bobina maior. b) Use o canal 1 do osciloscpio para medir a tenso sobre o resistor e o canal 2 para medir a tenso induzida na bobina de prova. Compare esses sinais. Compare as formas de onda observadas e discuta a relao de fases entre elas. O comportamento observado esperado de acordo com a lei de Faraday-Lenz. Explique por que? c) Faa um esquema em papel milimetrado das formas de onda das tenses observadas indicando os parmetros relevantes. d) Varie a freqncia da fonte para 500, 1000, 1500, 2000, 2500 Hz. Para cada freqncia mea a amplitude da corrente no solenide externo (I0) e da fora eletromotriz induzida (0) na bobina de prova. Faa um grfico de 0 como funo de

I0. Qual deve ser o comportamento da curva segundo lei de Faraday? Determine a
indutncia mtua a partir desta curva. e) Calcule a indutncia mtua utilizando a expresso 19 e tambm a expresso considerando os solenides finitos (deduza essa expresso considerando a expresso para o campo de um solenide finito deduzido na prtica de campo magnetosttico). Compare os valores calculados com o valor determinado experimentalmente.
Auto-indutncia entre dois solenides - Onda senoidal no solenide maior

Perodo = Corrente = Tenso induzida na segunda bobina = Indutncia mtua = Indutncia mtua esperada (equao 19) = Indutncia mtua esperada (solenide finito) =

Auto-indutncia entre dois solenides Onda triangular e quadrada no solenide maior

Forma de onda na bobina maior Onda triangular Onda quadrada

Forma de onda na bobina menor

13

Anda mungkin juga menyukai