Anda di halaman 1dari 12

JUNTAS VECINALES DE EL ALTO

Memrias Campesino-Sindicais na Constituio do Protagonismo Social


Marcelo Argenta Cmara R e s u m o Este artigo analisa a constituio dos movimentos sociais urbanos na municipalidade de El Alto, na Bolvia, enfatizando os aspectos de re-territorializao das prticas sociais aymars e mineiras no espao urbano boliviano. A partir desta anlise procura-se destacar a importncia de tais movimentos para os processos polticos vividos naquele pas ao longo da ltima dcada, destacando-se, em especial, os acontecimentos do ano de 2003 conhecidos como a Guerra do Gs. O trabalho teve como metodologia a pesquisa participativa e sua construo prioriza os depoimentos obtidos junto aos prprios integrantes dos movimentos analisados. Nas consideraes finais destaca-se a importncia de uma anlise que abranja as diferentes perspectivas mencionadas aqui para uma compreenso efetiva da ao social na Bolvia. Palavras-chave
ros; movimentos sociais; urbanizao. Aymars; Bolvia; El Alto; Juntas Vecinales; minei-

INTRODUO
Recentemente, em meio ao perodo em que este artigo vinha sendo redigido (26/12/10), o governo boliviano emitiu o Decreto Supremo 0748, que autorizava uma srie de aumentos entre os 22 e os 99% sobre os preos dos combustveis lquidos. A medida, cujas justificativas afirmadas pelo governo no cabem no escopo deste trabalho, encontrou forte reao popular devido aos impactos que geraria sobre a economia real no aquela dos nmeros macro, dos ndices incompreensveis, mas a vivida pela maioria da populao que sofreria na pele os aumentos generalizados de preos que surgiriam em progresso geomtrica e uma srie de mobilizaes e protestos se deram ou se organizaram nos dias que sucederam a emisso do decreto. E em meio s vozes que se alaram para protestar contra o gasolinazo nome pelo qual o decreto ficou conhecido uma carta emitida por um grupo de ativistas avisava: Como em 2003, El Alto derrubar as polticas antipopulares!. A afirmativa, em tom de ameaa, nos recorda o papel fundamental exercido pela cidade de El Alto e, em especial, pelo movimento social surgido de suas ruas e bairros para os processos polticos ocorridos no pas ao longo da ltima dcada. A Federacin de Juntas Vecinales de El Alto Fejuve entidade matriz que rene as mais de 500 juntas vecinales existentes ao longo dos 9 distritos em que se divide o municpio, tornou-se um referente de luta e mobilizao social cuja repercusso ultrapassou as fronteiras nacionais. No possvel explicar toda a sucesso de acontecimentos polticos que permitiram a chegada de Evo Morales presidncia do pas, sem dedicar parte dessa anlise ao movimento altenho, cujas manifestaes em momentos-chave como os acontecimentos do ano 2003 a chamada Guerra do Gs foram peas cruciais na construo do movimento
R . B . E S T U D O S U R B A N O S E R E G I O N A I S V. 1 3 , N . 1 / M A I O 2 0 1 1 63

J U N T A S

V E C I N A L E S

D E

E L

A L T O

1 Mantivemos a grafia no original, por considerarmos que a traduo ao portugus no expressa a carga semntica que este termo adquire quando mencionado em relao s organizaes de bairro em El Alto. Consideramos que, naquele contexto, vecino j adquire o status de uma categoria social especfica, e no uma mera relao de proximidade residencial.

poltico que permitiu a derrocada dos governos neoliberais que se haviam instalado na Bolvia na dcada de 1980. As juntas vecinales, que em uma aproximao semntica poderamos traduzir como associaes de moradores ou associaes de bairro, so uma das formas de associao coletiva mais tradicionais na Bolvia e estima-se que existam mais de 7.200 em todo o pas. Suas origens coincidem com o prprio processo de urbanizao do pas ao longo do sculo XX, no qual muitos dos bairros nas principais cidades foram erguidos em processos autogestionados nos quais a solidariedade e o esforo coletivo foram essenciais. Dentro deste quadro comum a todo o pas, a cidade de El Alto destaca-se em razo de sua posio geogrfica: localizada no altiplano andino, s margens do vale no qual se encontra a cidade de La Paz, El Alto o ponto de ligao entre as comunidades aymars dispostas ao longo do altiplano e a sede do governo boliviano, alm de se configurar como o principal destino das populaes migrantes do espao rural andino. Tais condies conferem aos bairros de El Alto uma caracterstica especial, pois neles se reconstroem diferentes territorialidades em especial as territorialidades aymars e mineiras em meio ao espao urbano, fazendo com que a mobilizao social altea no possa ser analisada apenas sob um vis classista, sendo essencial uma interpretao geogrfica a partir da compreenso das territorialidades andinas e de sua des-re-territorializao. Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa realizada ao longo do ano de 2008 dentro do Programa de Becas CLACSO-ASDI, na linha de pesquisa Cultura, Poder e Contra-hegemonia. Sua proposta analisar a importncia da mobilizao social altea para os processos polticos recentes na Bolvia, considerando para isso a questo da retomada das formas de gesto territorial aymars na constituio das juntas vecinales. Dentro deste propsito, dedicamos parte da anlise aos acontecimentos do ano 2003, provavelmente o momento em que a importncia da cidade de El Alto para a poltica nacional boliviana mostrou-se com maior nitidez. A metodologia aplicada na construo desta investigao incluiu trabalhos de campo (pesquisa participativa); sendo assim, parte de nossa construo textual est baseada em depoimentos colhidos com dirigentes de juntas vecinales, vecinos1 e lideranas de movimentos sociais indgenas (as quais denominaremos autoridades).

EL ALTO: CONSTITUIO DA CIDADE AYMAR


O municpio de El Alto nasceu, a princpio, como periferia da sede do governo boliviano e teve sua emancipao em 6 de maro de 1985. De l para c se tornou a terceira maior cidade do pas em termos populacionais: segundo o censo de 2001, a cidade contava com mais de 600 mil habitantes, representando um crescimento de 5% anuais em relao ao censo anterior (1992), a maior taxa de crescimento populacional de todo o pas (Garfias; Mazurek, 2005).2 As migraes cumprem um papel importante na constituio altea, a Babel das migraes (Garca, 2005), cidade que sintetiza, em seus bairros, experincias de diversos setores e regies do pas. A questo migratria assim interpretada por uma autoridade:
Se no altiplano as pessoas comem, se l se produz e se geram ingressos econmicos, j no haver migrao, j no haver os cintures de pobreza que vemos neste momento e que do uma m aparncia de uma Bolvia que no tem nada. Mas o Estado e os governos departa64 R . B . E S T U D O S U R B A N O S E R E G I O N A I S V. 1 3 , N . 1 / M A I O 2 0 1 1

2 Segundo dados do ltimo censo (INE, 2002), enquanto a taxa de crescimento intercensos (1992-2001) para a Bolvia foi de 2,74%, para a municipalidade de El Alto esta taxa foi de 5,10%. O municpio o que possui a maior taxa migratria de todo o departamento (no pas ela s comparvel do departamento de Santa Cruz).

M A R C E L O

A R G E N T A

C M A R A

mentais nunca tiveram polticas de desenvolvimento. (...) Assim, lamentavelmente, nos ltimos trinta anos a migrao da rea rural para a parte urbana no somente no departamento de La Paz tem sido bastante significativa. Isso devido ao pouco apoio ou respaldo dos governos departamentais e do governo central para conseguir o desenvolvimento ou melhorar as condies de vida na rea rural. (depoimento da autoridade FTCLPTK;3 traduo livre)

Formou-se assim uma cidade de constituio aymar na qual 50,68% da populao afirmam falar o idioma, e 74,25% definem-se como pertencentes a essa nacionalidade. uma cidade jovem em sua existncia formal, mas que se orgulha de ostentar uma histria que remonta aos primeiros anos de ocupao colonial espanhola, e junto a ela, uma longa memria de lutas sociais indgenas. Foi a posio geogrfica do stio de El Alto em relao cidade de La Paz que justificou sua ocupao (e o perfil dessa ocupao), e que deu populao da cidade um recurso estratgico por ela apreendido e largamente utilizado.4 Da regio conhecida como La Ceja, (em traduo livre, algo como a sobrancelha de El Alto), a borda por onde a cidade vigia La Paz, a sede do poder estatal boliviano projeta-se no horizonte em uma viso espetacular, observada de cima pela cidade que fica en el alto. Essa posio estratgica privilegiada permitiu que, em 1781, Julin Apaza Nina o mtico Tupaj Katari , sua esposa Bartolina Sisa e sua irm Gregoria Apaza, alguns dos maiores cones das lutas aymars na Bolvia, compusessem ali seus quartis indgenas em um cerco de mais de quatro meses cidade de La Paz; em 1899, na chamada Guerra Federal, sob a liderana do aymar Pablo Zarate Willka, foi impedido o avano das tropas federalistas sobre a cidade; e em 1952, foi ali que se consolidou a revoluo (Mamani, 2005a). Hoje, os indicadores de pobreza da cidade mostram o resultado de seu peculiar processo de formao. De sua populao total, 66,45% so considerados abaixo da linha de pobreza, e destes, 17,45% abaixo da linha de indigncia. Dos ndices de saneamento bsico, destacam-se 36,66% da populao sem acesso coleta de esgotos, e mais de 50% daqueles com acesso gua encanada o tm fora do espao residencial (terreno ou fontes coletivas). A percepo dessa situao de carncia, aumentada pela prpria inpcia das administraes estatais frente s necessidades do municpio, fator importante no processo de conscientizao e mobilizao. A criao da infraestrutura necessria para o acesso aos servios bsicos foi obra dos prprios moradores, o que resultou no surgimento das primeiras juntas vecinales na dcada de 1950, que recriavam, em meio urbano, as experincias comunitrias advindas do meio rural andino:
No desenvolvimento das organizaes urbanas de El Alto, as tradies organizativas que provinham da rea rural tiveram uma forte influncia, j que, ante o abandono do Estado, (...) os migrantes tiveram de reatualizar e urbanizar o conjunto de suas instituies associativas agrrias a fim de poder construir suas casas, obter iluminao pblica... (etc.). (Garca, 2005, p.591; traduo livre)

3 Federao de Trabalhadores Camponeses do Departamento de La Paz Tupaj Katari.

4 Lembrando que o espao s efetivamente um trunfo quando assim utilizado para influenciar nas relaes sociais.

Esse processo parte de uma construo identitria que transparece em depoimentos:


El Alto foi uma cidade totalmente menosprezada desde que surgiu. Nunca foi atendida em absolutamente nada. E El Alto, como majoritariamente aymar, tem seus prprios costumes, seu prprio sistema (...) autogestionrios, se fazem trabalhos comunitrios. Por exemplo: para abrir uma rua ou uma vala num bairro, todos os vizinhos saem e trabalham por turno, um trabalho comunitrio, (...) uma construo dos prprios altenhos. (...) desde (...)
R . B . E S T U D O S U R B A N O S E R E G I O N A I S V. 1 3 , N . 1 / M A I O 2 0 1 1 65

J U N T A S

V E C I N A L E S

D E

E L

A L T O

1997, 1998 se comeou a construir (...) com um investimento mais forte (...) da prefeitura de El Alto. Porque o que se fazia anteriormente, nas zonas, (...) alguns vecinos chegavam com algum projeto, digamos, somente material, matria-prima, pedra, e os vecinos comeavam a trabalhar, a empedrar as ruas, as caladas. Nos entregavam e ns trabalhvamos. uma construo do altenho. (depoimento de vecino, El Alto; traduo livre)

5 A lgica andina se expressa por meio de uma srie de princpios fundamentais que so a base para suas manifestaes materiais, dos quais destacam-se os princpios da complementaridade e da reciprocidade. Para aprofundamento nesse tema indicamos o trabalho de Estermann (2006).

A re-significao das memrias de longa durao andinas em meio urbano fundamental para compreender o papel desempenhado pelas juntas vecinales enquanto entidades propulsoras da mobilizao social em El Alto. Os laos herdados de uma cultura comunitria e a adoo de uma srie de prticas baseadas nos preceitos da complementaridade e da reciprocidade5 foram essenciais prpria construo da cidade e so experincias transmitidas s geraes que, ainda que eventualmente despercebidas em momentos de normalidade, se fazem sentir quando dos momentos de conflito. Somado a isso, a prpria ligao permanente dos altenhos com suas razes andinas reforam laos de solidariedade entre esses dois mundos (rural e urbano), mais distintos na aparncia do que na realidade. Reunindo as prticas herdadas das tradies das quais se originam os moradores da cidade, El Alto as re-territorializa em um mosaico construdo a partir de experincias mineiro-sindicais e campesino-aymars. O seguinte depoimento bastante ilustrativo deste processo em que se associam a percepo da necessidade com a autogesto como estratgia:
Primeiramente, (...) de acordo a nossas necessidades. Veja bem: eu sou vecino aqui em El Alto h aproximadamente 60 anos, quando a populao era muito mnima (e) a gua era proporcionada atravs da empresa de trens que funcionava (aqui). (...) Tnhamos necessidade desses servios, e como a populao ia crescendo nos organizamos em grupos de amigos e logo vecinales, e nos propusemos a fazer alguma coisa. (...) Ento veio um momento de mobilizaes para que o governo ou o Estado atravs de suas instituies nos proporcionasse (os servios de que necessitvamos). De alguma maneira chegamos a atingir alguns desses objetivos, mas no totalmente. Acredito que fizemos isso politicamente, mas no de forma partidria, e sim coletiva ou comunitria. Diria que assim, porque as necessidades sempre incitam algumas aes (...). Muitas vezes nos reunamos entre jovens, porque os mais velhos trabalhavam, e nos organizvamos para algum servio para a casa, transportando gua de uma torneira ao domiclio, algumas coisas (...). Certo dia em que nos encontrvamos no campo, jogando bola, e a entrvamos em acordo sobre o que poderamos fazer para sanar nossas necessidades mais bsicas. (depoimento de vecino, El Alto; traduo livre)

Federao de Juntas Vecinales: Matrizes de Organizao Socioterritorial Urbana As juntas vecinales esto reunidas sob um nico ente-matriz que a Federao de Juntas Vecinales de El Alto Fejuve, que assim definida nas palavras de uma liderana:
A Fejuve uma organizao que agrupa as mais de 575 juntas vecinales ou bases. So organizaes que se encontram em distintos lugares e esses bairros (...) so representados por presidentes de zona; o conjunto desses presidentes de zona faz uma deliberao aqui na Fejuve para tomar decises muito concretas, ou propostas diretas. (...) Se no somos escutados diretamente temos que baixar novamente ao ampliado de presidentes e dizer-lhes: olha, at
66 R . B . E S T U D O S U R B A N O S E R E G I O N A I S V. 1 3 , N . 1 / M A I O 2 0 1 1

M A R C E L O

A R G E N T A

C M A R A

o momento (...) no fomos escutados, agora qual o passo a seguir?. E a (...) os presidentes tomam a deciso de acionar mecanismos de protesto, sair pela fora. (depoimento de vecino, El Alto; traduo livre)

Outro depoimento destacava a importncia da questo vecinal para a coeso obtida em torno entidade:
Isso (...) engrandece a Fejuve, porque aqui em El Alto todos somos vecinos, (...) a nica maneira de se fazer escutar de vecino a vecino, (...) e essa a representatividade com a qual joga a Fejuve, porque acolhe tambm as demandas de cada um dos vecinos e das organizaes sociais atravs dessas demandas. (depoimento de vecino, El Alto; traduo livre)

Na prtica a Fejuve atua como uma federao de microgovernos de bairro (Mamani, 2005b). Ela existe oficialmente desde 1979, herdeira das primeiras organizaes de juntas de vecinos surgidas em El Alto. nela que so expostas, diretamente, as necessidades de cada junta, especialmente em relao a problemas de desenvolvimento urbano, e se busca, por meio da unidade e da ao direta, encontrar os mecanismos que possibilitem a soluo desses problemas. O papel da entidade acabou ultrapassando, em muito, a funo original de administrao dos problemas urbanos. A proeminncia de El Alto na vida poltica boliviana atrai a ateno sobre a Fejuve enquanto um dos principais canais de interlocuo junto populao altea. A Federao logra alcanar uma projeo que toca diretamente no cotidiano, no espao vivido de seus comunrios, possuindo assim um poder de convocatria invejado por todo e qualquer partido poltico boliviano ainda que a entidade tenha como padro a no adeso oficial a qualquer programa de partido, mantendo assim sua autonomia decisria. Aqui, a questo que se abre : como uma entidade cuja finalidade basicamente a gesto de infraestrutura urbana torna-se um referencial poltico em lutas nacionais cujas demandas projetavam-se muito alm da escala local, como ocorreu com a Guerra do Gs? Esse era, em outros termos, o questionamento surgido em depoimento:
Porque tampouco estamos com uma luta para El Alto. Por acaso em El Alto que est o gs ou o petrleo? Est em Tarija e em Santa Cruz, os lugares mais reacionrios! (...) Mas aqui em El Alto j havia essa viso e, mais ainda, foi pelo neoliberalismo que se deram conta. (depoimento de vecino, El Alto; traduo livre)

Essa poltica transescalar tem suas origens advindas diretamente das bases. Nelas, o papel exercido pelas juntas vecinales fundamental, por ampliar as possibilidades de discusso de temas mais abrangentes:
Nesse processo que vem desde o ano 2001 (...) se veio discutindo a situao poltica do pas nas juntas vecinales. (...) parte de tocar pontos (...) concernentes aos servios bsicos como gua, luz e outros, (...) tambm se (...) inseria na ordem do dia das juntas vecinales de uma determinada zona um ponto que tnhamos que discutir: a situao poltica, isto , a conjuntura poltica que se vivia ou que se vive no pas. Ento (...) se analisava estes temas e a se recorria as necessidades que os vecinos de El Alto tinham, especificamente. (depoimento de vecino, El Alto; traduo livre)
R . B . E S T U D O S U R B A N O S E R E G I O N A I S V. 1 3 , N . 1 / M A I O 2 0 1 1 67

J U N T A S

V E C I N A L E S

D E

E L

A L T O

A GUERRA DO GS CONFLITO DE TERRITORIALIDADES


Tomamos, a partir daqui, a referncia Guerra do Gs para a anlise da composio de um entre os grandes momentos de mobilizao popular ocorridos em anos recentes na Bolvia no qual o protagonismo da populao altea foi crucial. Os motivos que nos levam a esta escolha especfica referem-se aos seguintes pontos: (a) foi a primeira mobilizao a ter como resultado a renncia de um presidente da Repblica aps a retomada da democracia representativa no pas; (b) os acontecimentos tiveram como epicentro a cidade de El Alto, a principal experincia de confluncia das distintas memrias de resistncia aymars e mineiras em meio urbanidade, um mosaico de distintas culturas em permanente efervescncia; (c) o gs, enquanto recurso natural passvel de explorao/ exportao, carrega consigo uma srie de memrias e simbologias que se fizeram presentes ao longo do conflito, alm de explicitar as diferentes vises e projetos de pas propostas pelos grupos opositores. A referncia ao gs que se faz na denominao daqueles acontecimentos se deve ao fato que, em outubro de 2003, um conjunto diversificado de demandas ganhou unidade em torno da questo, discutida naquele momento, de um projeto de exportao do gs natural boliviano para os Estados Unidos atravs de um porto chileno. A denominao guerra o que para alguns vecinos um eufemismo, preferindo a denominao massacre se deve em especial ao fato de que, em determinado momento do conflito, uma brutal represso militar sobre a populao mobilizada em bloqueios de ruas em El Alto levou morte de cerca de 70 pessoas, em uma das maiores tragdias j ocorridas em tempos recentes no pas. Em princpio, aqueles acontecimentos no se referiam apenas s demandas relativas ao recurso gs, mas foi a partir das questes relativas sua explorao suscitadas ao longo da discusso daquele projeto que houve a capacidade de reunio e articulao de diferentes demandas em torno de uma causa comum. Ao longo de quase quatro meses de mobilizaes, foram diversos os temas que suscitaram manifestaes que se uniriam gradativamente at detonarem uma complexa srie de acontecimentos que levaram a situao a um ponto de posies extremadas e de inviabilidade de dilogo. A cada momento temporal que se avanava novos atores surgiam em cena, novos espaos se somavam ao conflito, em uma indita construo de solidariedades que expunha a complexidade presente no cenrio boliviano. Memrias do Gs A descoberta de reservas de 47 trilhes de ps cbicos (TCF) de gs natural, no ano 2000, havia elevado as reservas do pas a 54,9 TCF, colocando-o em condies privilegiadas de ingresso no mercado de recursos energticos. O projeto de exportao do gs boliviano era conduzido pelo consrcio internacional Pacific LNG, formado por RepsolYPF, British Gas e British Petroleum, e previa a comercializao do gs natural liquefeito (GNL) para a empresa SEMPRA, estabelecida no Mxico e responsvel pelo abastecimento energtico do estado da Califrnia, nos Estados Unidos. Porm, a questo que cercava o projeto de maior polmica era a inteno de realizar a exportao do gs atravs de um porto chileno, possivelmente na mesma faixa de litoral perdida pelos bolivianos na guerra com aquele pas.6
68 R . B . E S T U D O S U R B A N O S E R E G I O N A I S V. 1 3 , N . 1 / M A I O 2 0 1 1

6 A perda territorial que se reveste de consequncias mais traumticas para o pas a que se deu para o Chile, com a perda da sada para o Pacfico na guerra entre os dois pases ocorrida entre os anos 1879 e 1884, condenando a Bolvia mediterraneidade e adicionando graves dificuldades a seus interesses de exportao.

M A R C E L O

A R G E N T A

C M A R A

O projeto de exportao do gs entrava, assim, na pauta de discusses polticas nacionais e reavivava memrias de longa durao que recordavam o papel dependente desempenhado pela Bolvia ao longo de toda a sua histria: um pas que apesar de toda a riqueza de recursos naturais amargava ndices de extrema pobreza e que assistia possvel confirmao de um novo projeto exportador que lhe extrairia um recurso ao qual os prprios bolivianos tinham escasso acesso; que reavivava o trauma da perda do litoral e de todas as suas consequncias para a economia boliviana e que, alm disso, trazia para a pauta de discusses a presena dos Estados Unidos, destino final do GNL, pas largamente reconhecido pelos movimentos sociais como imperialista e corresponsvel pelas agruras vividas no continente. Igualmente, a ausncia de um projeto de tons nacionalistas de industrializao do gs em territrio boliviano, frente a um governo que tratava o projeto da Pacific LNG como inevitvel, expunha as ntidas distncias que separavam governo e populao em suas vises de pas, e criavam o tpico que acabaria por aglutinar as distintas mobilizaes que naquele momento o sacudiam. Ressaltemos, tambm, que naquele momento setembro de 2003 El Alto se via envolvida em uma luta particular, mas cuja mobilizao de alguma forma j serviria como preparao s exigentes mobilizaes do ms seguinte. A prefeitura municipal havia proposto, em meados de agosto, um recadastramento das habitaes no municpio, em formulrios batizados maya e paya (respectivamente, um e dois em aymar).7 O rechao ao recadastramento havia sido unnime entre os altenhos, uma vez que era compreendido como uma estratgia para elevar a carga de impostos a partir do aumento da cobrana individual sobre as melhorias feitas pelos moradores em suas residncias (Mamani, 2005a). Assim sendo, havia uma mobilizao relativa a um tema especificamente altenho que teve incio no dia 8 de setembro, com uma paralisao geral de 24 horas contra os mencionados formulrios. A essa manifestao se somariam os estudantes universitrios da Universidad Pblica de El Alto (UPEA) reivindicando a autonomia da Universidade, que at aquele momento era um campus avanado da Universidad Mayor de San Andrs (UMSA) de La Paz, da qual dependia em todos os quesitos, desde recursos financeiros, at a prpria criao e/ou administrao de novos cursos. As paralisaes em El Alto, com o bloqueio da autopista que une a cidade a La Paz e as marchas que descem pela mesma via para protestar junto sede do governo, so elementos que devem ter sua importncia destacada: concentraes multitudinrias que irrompem no centro de La Paz desde sua principal via de ligao com as demais regies do pas. Igualmente, h o peso representado por essas marchas sobre a populao de La Paz, pelo reconhecimento constante do poder exercido pela presena permanente de El Alto a vigiar-lhes desde as bordas do altiplano. El Alto ainda assistiria a uma trgua quando, ao final de dois dias de uma bemsucedida paralisao geral decretada pela Fejuve, o prefeito decidiu pelo cancelamento dos formulrios Maya/Paya. H uma anlise sobre a importncia daquele momento para a sequncia das mobilizaes:
Eu creio que o Maya-Paya foi a primeira experincia na qual El Alto reconhece seu poder de domnio territorial. (...) Ento a Fejuve comea a, pela primeira vez, a gerar comits de organizao. Do comit executivo se enviavam delegados a cada distrito, ou seja, se distribuam territorialmente para dar informao para a gente de base, de distrito, dirigentes. (...) A ideia de bloquear o aeroporto, (...) a distribuio dos distritos para bloquear todos os acessos
R . B . E S T U D O S U R B A N O S E R E G I O N A I S V. 1 3 , N . 1 / M A I O 2 0 1 1 69

7 interessante notar que a prefeitura se apropria de uma denominao aymar como forma de aproximao com a populao local, porm utilizando-a na direo contrria dos interesses desta.

J U N T A S

V E C I N A L E S

D E

E L

A L T O

cidade de La Paz. a primeira experincia de articulao territorial de luta. (depoimento de vecino, El Alto; traduo livre).

Em meio a esse cenrio, uma brutal represso ocorrida contra bloqueios de estradas por comunidades camponesas no altiplano se fez ecoar em El Alto, como nos mostra um depoimento:
Havia uma solidariedade com companheiros das distintas provncias do setor do altiplano que estavam em um bloqueio de caminhos e posteriormente foram massacrados, com muitos mortos. E a indignao de El Alto: no podamos estar margem, porque muitos de ns viemos desses lugares, migramos desses lugares, ento eram nossos prprios irmos, tnhamos que estar com eles. (depoimento de vecino, El Alto; traduo livre)

Aqui cabe destacar que os bloqueios de estradas no altiplano e em outras regies vizinhas a La Paz, em resposta s diretivas das lideranas aymars, tm consequncias nefastas para a sede do governo boliviano, pois so estas regies que abastecem a cidade de produtos hortifrutigranjeiros. A escassez de alimentos se fez perceber nos mercados de La Paz, refletindo em alta dos preos e gerando intranquilidade. No comeo de outubro as organizaes alteas decidiram por uma paralisao geral de prazo indefinido at que as demandas fossem escutadas. A participao dos altenhos no protesto, ainda que pudesse no ter sido unnime em todos os setores da cidade, era suficiente para efetivamente inviabilizar os acessos La Paz, onde a situao pelo desabastecimento era cada dia mais grave. Esse problema, em El Alto, era solucionado atravs das redes de solidariedade aymar-vecinais:
O sacrificio dos vecinos foi muito grande porque (...) muitas famlias no tinham (...) o que comer. Alguns, porm, tinham, ento dentro disso se estabeleceu uma solidariedade muito ampla. Isto : (...) se eu no tenho, algum, talvez o vecino, tenha. Ento dava ao que no tinha. E em alguns lugares se fizeram as panelas comunitrias: (...) recolhiam todo tipo de alimentos (...) para fazer uma panela grande, ou uma sopa, e a compartilhar entre (...) os que estavam nas barricadas, ou os que no tinham possibilidades de comida. Mas, tambm, muitas vezes nos demos conta de que em El Alto, como migrante das provncias, (...) muitas famlias tm (...) semeaduras em suas comunidades, e em cada colheita recolhem algo de produto, chuo, batata. (...) Ento isso tambm foi um meio de subsistncia. (depoimento de vecino, El Alto; traduo livre).

E foi exatamente um problema de desabastecimento, no caso o de combustveis, que desencadeou o momento mais trgico e o epitfio do governo Snchez de Lozada. Ao ordenar, nos dias 11 e 12 de outubro, que um comboio militar escoltasse caminhes-tanque de gasolina para recomposio dos postos em La Paz, o governo daria incio ao momento mais trgico de todo o processo. Prevendo a possibilidade de enfrentamentos, mas disposto a aceitar os riscos para garantir o abastecimento, o governo afianaria o comboio por meio da emisso do Decreto Supremo 27209 (Gmez, 2004), cujo artigo terceiro previa indenizaes s famlias dos eventuais mortos resultantes do operativo. A operao deflagrada pelo governo para a escolta a um comboio de caminhestanque converteu-se em um confronto desenfreado e de violncia inaudita. Os militares abriram caminho bala entre os bloqueios, em um enfrentamento aberto onde se opu70 R . B . E S T U D O S U R B A N O S E R E G I O N A I S V. 1 3 , N . 1 / M A I O 2 0 1 1

M A R C E L O

A R G E N T A

C M A R A

seram rifles e metralhadoras contra dinamites e pedras, com alguns requintes de sadismo nas perseguies aos vecinos bairro adentro, resultando em aproximadamente 70 mortes e inviabilizando definitivamente qualquer possibilidade de dilogo. O conflito ento se agravaria e as diferentes demandas de todos os movimentos se reuniam agora em trs, que passaram a ser conhecidas como Agenda de outubro: as duas primeiras, de carter estrutural, exigiam a nacionalizao do gs e a convocao de uma Assembleia Constituinte; a ltima, e que assumia a frente do discurso, exigia a renncia de Snchez de Lozada, que, tarde demais, ainda emitiria o Decreto Supremo 27210 propondo um referendo para a discusso de por onde se exportaria o gs. Mas a ao tornada geral, com o apoio massivo dos bairros perifricos de La Paz, bairros estes formados a partir da mesma origem aymar de El Alto, estrangularia o governo que veria, em poucos dias, desfazer-se as coalizes e apoios que lhe davam sua frgil estabilidade. Os bloqueios se multiplicaram por todos os departamentos, inviabilizando inclusive as comunicaes via terrestre com os pases vizinhos. At mesmo a Cmara Agropecuria do Oriente, a organizao de empresrios agrrios mais poderosa do pas, lanou crticas ao massacre de El Alto. As manifestaes cresciam espontaneamente, movidas pelo ressentimento e pelo clamor por dignidade:
Ao dizer dignidade, ou ao dizer soberania, no sentido das lutas que houveram aqui, houve ressentimento, porque ningum pode aceitar que uma pessoa morra injustamente, e parte, a forma de organizar-se se baseou em que ningum os convocou. Para que algum os convocasse tinha que haver um lder, mas nesse momento (...) no havia lderes. As pessoas estavam conscientes, j era o momento de dizer basta de pilhagens, basta de (...) que outras pessoas venham e saqueiem o que nosso. J o momento de que ns mesmos faamos a industrializao de nossos hidrocarbonetos. (depoimento de vecino, El Alto; traduo livre)

Acossado e sem apoios internos ou externos que lhe assegurassem a permanncia no governo, o presidente Gonzalo Snchez de Lozada renunciaria presidncia na noite de 16 de outubro, viajando no dia seguinte para os Estados Unidos, pas onde residiu em sua infncia e adolescncia e onde vive hoje, molestado de tempos em tempos pelos pedidos de extradio exigidos por organizaes de vtimas do massacre de El Alto e pelo atual governo boliviano.

CONSIDERAES FINAIS
Concordamos, a partir do que foi aqui apresentado, com a afirmativa de Chavz (2006) de que na Bolvia as estruturas de mobilizao esto baseadas nas estruturas organizativas, e aqui complementamos: estruturas organizativas territoriais. Ou seja, as formas de apropriao do espao e as prticas que ocorrem sobre ele so tomadas como os referenciais para a ao coletiva. Isso pode parecer bastante bvio quando nos referimos a movimentos tais como as juntas vecinales, uma vez que estes so formas de organizao que partem diretamente do referencial territorial como eixo comum de associao. Mas nossa interpretao de que, mais do que simplesmente constiturem-se tendo como referncia algum tipo de associao territorial em sentido estrito, estes movimentos diferenciam-se pelo fato de basearem seu repertrio discursivo e de ao nas prticas de uma territorialidade alternativa, contra-hegemnica.
R . B . E S T U D O S U R B A N O S E R E G I O N A I S V. 1 3 , N . 1 / M A I O 2 0 1 1 71

J U N T A S

V E C I N A L E S

D E

E L

A L T O

No que diz respeito questo das juntas vecinales, h uma bvia transposio ao meio urbano de outras culturas organizacionais. No caso do municpio de El Alto, ali se re-territorializam diferentes memrias organizativas, de longa (originrias) e de curta (sindicais) durao. Neste sentido, a questo territorial reveste-se de maior importncia por ser uma instncia na qual possvel reconhecermos presentes tanto a dimenso tnica quanto a dimenso classista daquele contexto, no assumindo nem descartando nem uma nem outra enquanto mbitos exclusivos de anlise. Daz-Polanco (2004) nos recorda da importncia da referncia a estes dois mbitos de anlise no que diz respeito s sociedades latino-americanas, uma vez que impossvel que tracemos um perfil no qual qualquer uma delas se encontre isolada ou ausente. Se em algum momento houve exerccios de interpretao da realidade boliviana (mesmo, por extenso, da latino-americana) que priorizavam a dimenso classista da sociedade em detrimento da questo tnica ou viceversa o equvoco residia em especial na considerao de uma imutabilidade essencial da dimenso priorizada, uma propriedade metafsica, fosse essa caracterstica aplicada ao proletariado, fosse ela aplicada aos grupos tnicos. Mas ambas as dimenses (etnia e classe) so constitudas por meio de processos histricos, e no caso das sociedades vitimadas pela colonizao, influenciam-se mutuamente. Sendo assim, a questo a que Daz-Polanco nos chama a ateno para a necessria percepo da dimenso tnica presente na constituio de classe e da dimenso classista presente na constituio do grupo tnico. Lembremos aqui a concepo de Thompson de formao de classe:
O princpio terico e metodolgico bsico do projeto histrico de Thompson que as determinaes objetivas a transformao das relaes de produo e das condies de trabalho jamais se impem sobre alguma indefinida e indiferenciada matria-prima da humanidade, impem-se, pelo contrrio sobre seres histricos, os portadores dos legados histricos, das tradies e dos valores. (Wood, 2003, p.86)

Chamamos a ateno a este tema ao pensarmos a gnese da ao social em El Alto. Se muitas das determinaes objetivas da ao ali presentes so relativas a questes estruturais portanto passveis de uma anlise classista inegvel que h um conjunto de determinaes subjetivas que se manifestam enquanto questes de etnicidade, por meio de formas especficas de relao e de caractersticas culturais comuns. As juntas vecinales nos mostram que frente s necessidades estruturais colocaram-se repertrios culturais, que re-territorializaram em meio urbano as estruturas socioterritoriais originrias andinas. Assim, agrupamos alguns elementos presentes em todo este processo, cujo destaque consideramos necessrio para melhor compreend-lo: a) Em relao questo tnico-classista h, em primeiro lugar, que se destacar questes estruturais particulares da Bolvia e que no so encontradas em outros contextos: aquelas oriundas das especificidades do processo colonial vivido naquele pas. A permanncia de estruturas sociais distintas em convivncia direta, porm no harmoniosa, leva formao daquilo que o socilogo boliviano Rene Zavaleta definiu como sociedade variegada, assim apresentada por Tapia:
A formao social variegada se caracteriza (...) por conter tempos histricos diversos, do qual uma expresso mais particularizada a coexistncia de vrios modos de produo; a existncia
72 R . B . E S T U D O S U R B A N O S E R E G I O N A I S V. 1 3 , N . 1 / M A I O 2 0 1 1

M A R C E L O

A R G E N T A

C M A R A

de vrias formas polticas de matriz diversa e heterognea, que se expressa na existncia de um conjunto de estruturas locais de autoridade diversas entre si, e um Estado mais ou menos moderno e nacional, mas que no mantm relaes de organicidade com as anteriores e, em consequncia, um Estado mais ou menos aparente. (Tapia, 2002, p.310; traduo livre).

Tal condio acarreta sobre o mundo andino consequncias negativas, como o fato de sua dificuldade de acesso a um universo dominado hegemonicamente pela sociedade de matriz ocidental, que aquele onde se concentram os poderes poltico-institucional e econmico. Mas ao mesmo tempo, as desvantagens desse mundo ocidentalizado que dia a dia prima cada vez mais por estratgias individualistas e pela perda do senso de comunidade so os trunfos que a sociedade andina carrega consigo como memria de longa durao. As distintas lgicas de compreenso da vida e das relaes sociais permitem aos andinos um maior senso de solidariedade e de responsabilidade mtua para com seus companheiros que logram construir redes de apoio e mobilizao em dimenses que so impensveis sob outras lgicas. b) Ao resgatar a poltica do isolamento de instituies fechadas e excludentes para o calor das relaes cotidianas, aqueles movimentos logram, tambm, criar um grau de conscientizao que faz com que praticamente todos se vejam como partcipes dos processos vigentes. A poltica institucional v perder a cada dia mais a sua credibilidade, dado que aposta na insensibilidade, nas articulaes de ocasio, no descaso para com as demandas populares. Esse descrdito faz com que setores da sociedade ao menos os setores desprivilegiados, isto , populares passem a apostar de forma mais direta na autogesto, nas prticas polticas de democracia plebiscitria e direta. c) O conhecimento fundamental do territrio enquanto recurso estratgico fundamental ao destes movimentos, fato explicitado nos bloqueios do altiplano, e na prpria posio singular em que se encontra a cidade de El Alto. No toa, a ocorrncia do movimento recente (2006) pela chamada capitala, que buscava trasladar a sede do governo a Sucre, certamente na inteno de afast-la da urbe altea e de sua capacidade de mobilizao. d) A ntida existncia de uma perspectiva transescalar nas mobilizaes observadas. As demandas, ainda que surgidas localmente, lanam questionamentos que encontram eco em espaos distintos, atravs de uma rede de articulaes formadas seja pelos processos migratrios, seja em razo das articulaes sistmicas que se projetam sobre o territrio boliviano. O esforo de luta demonstrado nas ruas de El Alto uma lio da fora da gente mobilizada, da importncia da conscientizao diria e cotidiana, do reconhecimento da importncia do resgate das lgicas comunitrias. O reconhecimento das estruturas organizacionais andinas abre as portas para a realizao do indito-vivel, que segundo Freire:
(...) algo que o sonho utpico sabe que existe, mas que s ser conseguido pela prxis libertadora; (...) o indito-vivel na realidade uma coisa indita, ainda que no claramente conhecida e vivida, mas sonhada e quando se torna um percebido destacado pelos que pensam utopicamente, esses sabem, ento, que o problema no mais um sonho, que ele pode tornar-se realidade (Freire, 1992, p.206-7).
R . B . E S T U D O S U R B A N O S E R E G I O N A I S V. 1 3 , N . 1 / M A I O 2 0 1 1 73

Marcelo Argenta Cmara mestre em Geografia pela UFRGS; doutorando pelo Programa de Ps-Graduao em Geografia-UFF. Email: argentacamara@hotmail.com Artigo recebido em maro de 2011 e aprovado para publicao em abril de 2011.

J U N T A S

V E C I N A L E S

D E

E L

A L T O

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
CHAVZ, M. Sobre los movimientos sociales en Bolvia: Autonoma/Autoorganizacin y su relacin con el Estado. In: CHAVZ, M. et al. Sujetos y Formas de la transformacin politica en Bolivia. La Paz: Tercera Piel, 2006. DAZ-POLANCO, H. El canon Snorri. Ciudad de Mxico: UCM, 2004. ESTERMANN, J. Filosofa Andina. La Paz: ISEAT, 2006. GARCA, A. (Org.) Sociologia de los Movimientos Sociales en Bolvia. La Paz: Plural Editores, 2005. GARFIAS, S.; MAZUREK, H. El Alto, desde una perspectiva poblacional. La Paz: CODEPO/IRD, 2005. GMEZ, L. El Alto de pie Una insurreccin aymara en Bolivia. La Paz: Textos Rebeldes, 2004. MAMANI, P. Geopolticas indgenas. La Paz: CADES, 2005a. __________. Microgobiernos barriales. La Paz: CADES/IDIS-UMSA, 2005b. TAPIA, L. La produccin del conocimiento local. La Paz: Muela del Diablo, 2002. WOOD, E. M. Democracia contra capitalismo. So Paulo: Boitempo, 2003, 1995.

This paper analyzes the formation of urban social movements in the municipality of El Alto, Bolivia, emphasizing aspects of the re-territorialisation of aymaras and miner workerss social practices in Bolivian urban space. This analysis seeks to highlight the importance of these movements to the political processes experienced in that country over the past decade, highlighting in particular the events of 2003 known as Guerra do Gs (The Gas War). The methodology is the participatory research and its construction prioritizes the statements obtained from the very members of the movements analyzed. The conclusions highlight the importance of an analysis covering the different perspectives mentioned here for an effective understanding of social auctioning in Bolivia.

Abstract

Keywords
movements; urbanization.

Aymaras; Bolvia; El Alto; Juntas Vecinales; mine workers; social

74

R . B . E S T U D O S U R B A N O S E R E G I O N A I S V. 1 3 , N . 1 / M A I O 2 0 1 1

Anda mungkin juga menyukai