Anda di halaman 1dari 2

tica, Cidadania e Relaes de Trabalho

Aula 1: Programa de Estudos


I. Habilidades a desenvolver 1. Planejar e organizar seu estudo neste Componente Curricular e nos demais. 2. Refletir sobre a possibilidade de convivncia com a tica. 3. Refletir sobre o Componente Curricular tica, Cidadania e Relaes de Trabalho e sua contribuio em sua formao. 4. Aplicar no seu cotidiano os valores estudados, discutidos e escolhidos por voc. II. Aplicao tica, cidadania e relaes de trabalho so hoje exigncias mercadolgicas e mesmo legais, tanto para pessoas fsicas quanto jurdicas. III. possvel ensinar tica? O objetivo deste Componente Curricular apresentar e discutir conceitos essenciais relacionados tica, Cidadania, assim como desenvolver o seu comportamento tico e responsvel para com os outros e a sociedade em geral. Com toda a razo, voc pode estar pensando: mas possvel ensinar tica? Sabemos que possvel (apesar de muitas vezes complicado) ensinar matemtica, fsica, qumica, computao, lngua portuguesa etc., mas e tica, ser que possvel ensinar algum a ser mais tico ou responsvel? Sobre esta pergunta voc ter a oportunidade de refletir durante todo este semestre. Depois dos textos que voc ler, dos sites que visitar, dos debates de que participar com certeza voc estar mais preparado para respond-la. Mas possvel desde j fazer algumas consideraes iniciais. Se for possvel ensinar tica, o ensino deveria necessariamente ser diferente das disciplinas tradicionais, citadas anteriormente? Reflita um pouco agora e anote o que pensa sobre isso, antes de continuar a leitura. No h sentido em ensinar tica como uma simples obrigao moral, Cidadania como uma cartilha de deveres a cumprir ou Relaes de Trabalho como modelos de trabalho desenvolvidos por diferentes empresas. Ensinar tica tem de ser diferente de simplesmente transmitir conhecimentos. tica tem que ver com discusso de valores, formao de atitudes e com o debate de vivncias e experincias distintas. Isso quer dizer, dentre outras coisas, que de alguma maneira voc ser o seu professor neste Componente Curricular. O seu professor ter, quando muito, o papel que se costuma atribuir com tanto entusiasmo ao educador do futuro: orientador e mediador no processo de aprendizagem. Para voc aprender tica, se que esta expresso tem algum sentido, preciso que voc se envolva no estudo, que se sinta seduzido pelo tema, que ache interessante debater assuntos polmicos. Nada ser entregue de mo beijada. Ao final deste Componente Curricular , voc dever se sentir mais apto a se comprometer moralmente, de uma maneira responsvel, no ambiente complexo em que vivemos. Da mesma forma que se mede hoje uma empresa no s por seu Balano Patrimonial, mas tambm por seu Balano Social, uma pessoa avaliada por seu senso de justia e tica, e este Componente Curricular foi pensado para desenvolver esse esprito em voc. Ento, voc no precisa esperar as prximas aulas para iniciar a viagem. Comece a se informar mais sobre o tema. Comece a ler e pesquisar na Internet. Seja pr-ativo!

IV. Atividades, orientaes e fontes Passe a reparar no comportamento tico das pessoas com quem voc trabalha e convive, e na forma como isso afeta a avaliao que as outras pessoas fazem dela. Repare como os verdadeiros lderes, aqueles que so respeitados no apenas por sua posio, mas por seu carter e por sua capacidade de organizao e mediao, por sua viso, exalam justia e tica no trato com os outros. Prezado Aluno, bem-vindo tica, Cidadania e Relaes de Trabalho. As aulas tm como objetivo desenvolver sua autonomia, ou seja, torn-lo capaz de reconhecer suas necessidades de estudo, formular objetivos para o estudo, selecionar contedos, desenvolver estratgias para tal, buscar e utilizar materiais necessrios, assim como organizar, dirigir, controlar e avaliar seu processo de aprendizagem. Cada aula organizada por: Tema proposto a ser estudado; Habilidades a serem desenvolvidas na aula; Aplicao do contedo no contexto do curso; Principais conceitos, procedimentos, tcnicas e valores contidos no tema; Atividades orientadas e apresentadas em formatos variados (questes discursivas, leitura, interpretao de manuais, exerccios de mltipla escolha, falso e verdadeiro etc.), grficos, tabelas, quadros e vdeos explicativos que exercem funo de facilitadores do desenvolvimento das habilidades trabalhadas na aula; Referencial bibliogrfico.

Pra incio de conversa


Quadro 1 Quadro 2

Analise as duas charges, compare-as e reflita: 1. Afinal, o que necessrio para voc ter um comportamento tico? 2. A sociedade atual est comprometida com o comportamento eticamente correto? 3. Como voc se percebe neste mundo em que vivemos: algum parecido com o aluno do quadro 1 ou 2? Justifique.

Anda mungkin juga menyukai