Anda di halaman 1dari 28

CARTOGRAFIA

A LINGUAGEM DOS MAPAS


Prof. Roberta
Geografia
geoprofessora.blogspot.com

Noes bsicas
Mapa
Histria da Cartografia Elementos do Mapa

Hemisfrios
Rosa dos ventos

Coordenadas Geogrficas
Paralelos e Meridianos Latitude e Longitude

Movimentos da Terra
Rotao Translao

Movimento aparente do Sol


Fusos Horrios

Escala
Numrica Grfica

Projeo Cartogrfica
Cilndrica Cnica Azimutal

Reflexes Curvas de Nvel


Maneiras de ver o mundo Instrumentos de dominao

Escala

Escala

Fonte: http://professormarcelus.blogspot.com/2009_03_01_archive.html

Hemisfrios
Equador

Norte Setentrional Boreal Oeste Ocidente Poente Sul Meridional Austral Leste Oriente Nascente

Meridiano de Greenwich

Movimentos da Terra
A Terra possui diversos movimentos, tanto internos como externos.

Internamente: movimentos de placas tectnicas, ncleo, magma.


Externamente: movimentos em relao a lua e ao sol, dentro da galxia, e no universo.

Principais movimentos da Terra:


Rotao

Translao

Movimento de Rotao

Rotao - Movimento que a Terra faz em torno de seu prprio eixo imaginrio. Durao: aproximadamente 24 horas O movimento de rotao da Terra explica a existncia dos dias e das noites.

O movimento de rotao da Terra de oeste para leste.

Movimento de Translao

Translao: Movimento que a Terra executa ao redor do sol.

Durao: 365 dias e 6 horas. [a cada 4 anos essas horas a mais somam 1 dia que colocado no ms de fevereiro, como dia 29. Quando isto ocorre o ano chamado de ano bissexto, pois possui 366 dias]. Determina o ano solar como medida para a contagem de tempo.
Determina as estaes do ano, em funo da distribuio desigual de luz fornecida pelo Sol nas diferentes regies da Terra ao longo do ano.

Movimento de Translao

Coordenadas Geogrficas

As Coordenadas Geogrficas so um sistema que permite a localizao na superfcie terrestre, baseiam-se em linhas imaginrias traadas sobre o globo terrestre. Atravs dos paralelos e meridianos possvel estabelecer localizaes precisas em qualquer ponto do planeta. Linhas Imaginrias: A Terra dividida por linhas imaginrias conhecidas como paralelos e meridianos. Os paralelos e meridianos do as latitudes e longitudes, que so a distncia em graus dessas linhas imaginrias.

Paralelos - Latitude

Paralelos: so linhas na horizontal. O paralelo principal a linha do Equador e divide a Terra em dois hemisfrios: Norte e Sul.

Paralelo principal: - Equador (0) Outros importantes Paralelos: - Trpico de Cncer (23 27' N)

- Trpico de Capricrnio (23 27'S)


- Crculo Polar rtico (66 33' N) - Crculo Polar Antrtico (66 33' S)

Paralelos - Latitude

Latitude: distncia em graus da linha do Equador at uma superfcie qualquer da Terra dada pelos paralelos.. As latitudes variam de 0 a 90 para Norte e para Sul.

Meridianos - Longitude

Meridianos: so linhas verticais que ligam um plo a outro plo da Terra. O Meridiano principal divide a Terra em dois hemisfrios: Leste e Oeste ou Ocidental e Oriental e chamado de Meridiano de Greenwich.

Principal Meridiano:
- Meridiano de Greenwich (0)

Meridianos - Longitude

Longitude: a distancia em graus do Meridiano de Greenwich at uma superfcie qualquer da Terra, dada pelos meridianos e variam de 0 a 180 para Leste e para Oeste.

Coordenadas Geogrficas
Longitude

Meridiano

Paralelo

Latitude

Coordenadas Geogrficas

Conseqncias e Influncias
Paralelos
Latitude Zonas Climticas

Meridianos
Longitude Fuso Horrio

Representao da Terra
Um mapa uma representao grfica num plano da superfcie terrestre, ou parte desta.

Os mapas que representam grandes reas podem deformar algumas reas, pois estamos projetando uma superfcie esfrica numa superfcie plana.

Projees Cartogrficas

Os sistemas de projees cartogrficas foram desenvolvidos para dar uma soluo ao problema da transferncia de uma imagem da superfcie curva da esfera terrestre para um plano da carta, o que sempre vai acarretar deformaes. Os sistemas de projees constituem-se de uma frmula matemtica que transforma as coordenadas geogrficas, a partir de uma superfcie esfrica (elipsoidal), em coordenadas planas, mantendo correspondncia entre elas. O uso deste artifcio geomtrico das projees consegue reduzir as deformaes, mas nunca elimin-las.

Projees Cartogrficas

Projeo Azimutal
Caractersticas: - os paralelos so crculos; - os meridianos partem todos de um mesmo ponto central, normalmente o plo; - utilizada para representar as regies polares; - reas afastadas do plo aparecem muito distorcidas.

Projeo Cilndrica
Caractersticas: - paralelos e meridianos so linhas retas formando ngulos de 90; - as reas de baixa latitude sofrem pouca distoro; - as mdias e altas latitudes so muito distorcidas; - projeo de Mercator a mais famosa.

Projeo Cnica
Caractersticas: muito utilizada para representar as mdias latitudes; as baixas e altas latitudes aparecem muito distorcidas; os paralelos so crculos concntricos; os meridianos so linhas retas que se afastam a partir dos plos.

Prof. Roberta A. Sumar - Geografia

Projeo de Mercator

Nesta projeo os meridianos e os paralelos so linhas retas que se cortam em ngulos retos. Nela as regies polares aparecem muito exageradas. Favorece as desigualdades econmicas, pois amplia de maneira desigual, e aumenta mais o Hemisfrio Norte. Excelente para a navegao. Perfeita nos ngulos e formas. Coloca a Europa no centro do mapa (Eurocentrismo).

Projeo de Peters

Outra projeo muito utilizada para planisfrios a de Arno Peters, que data de 1973. Apesar de deformar um a forma dos continentes, esta projeo mantm a rea proporcional dos continentes, mais prxima do tamanho real. Destaque ao continente Africano no centro do mapa. Propostas de Peters: Valorizao do mundo subdesenvolvido, mostrando sua rea real.Ressaltar a idia que por trs de cada mapa, sempre existe um contedo Poltico-Ideolgico.

FIM!!

Curvas de Nvel

Fontes:

http://www.geoprofessora.blogspot.com/

http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1701u15.jhtm
http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1694u97.jhtm http://rodrigomarquesgeo.wordpress.com/

http://educadultos.wikispaces.com/C.+Sociales
http://formulageo.blogspot.com/2010/03/caca-palavrascoordenadas-geograficas.html http://geografiauesc.blogspot.com/2007/08/coordenadasgeogrficas-assunto.html

Anda mungkin juga menyukai