Anda di halaman 1dari 9

Engenharia de Fabricao Metalrgica SMM0176 1o Sem.

/2009 Notas de Aula


Prof. Marcelo Falco de Oliveira Tema: Fundio O que Fundio? De maneira bem simples e resumida preencher a cavidade de um molde com metal lquido e aguardar at sua completa solidificao produzindo assim uma pea metlica com a geometria quase igual a essa cavidade. Por que conhecer esse processo importante? A fundio um dos processos de fabricao metalrgica mais largamente empregados. Ela existe praticamente desde a descoberta dos prprios metais. um processo verstil, permitindo a produo desde peas pequenas (alguns gramas) at peas muito grandes (dezenas de toneladas), tanto geometrias simples quanto extremamente complexas, dependendo da tcnica utilizada. Em geral um processo relativamente barato quando comparado a outros processos de fabricao metalrgica. S no Brasil a produo de fundidos teve uma mdia de aproximadamente 240 mil toneladas/ms nos ltimos 2 anos, empregando aproximadamente 58 mil pessoas com um faturamento estimado em torno de 360 milhes de dlares/ms (dados da ABIFA Associao Brasileira de Fundio). Basta citar que o setor automobilstico absorve grande parte dessa produo; por exemplo, todos os blocos de motor so fundidos entre vrias outras peas; lembrando que o setor automobilstico um dos que mais cresceram em produo nos ltimos anos (dado do IBGE1). A Solidificao Como todo processo de fundio envolve a solidificao do metal ou liga imprescindvel conhecermos os aspectos principais desse fenmeno para entendermos as suas conseqncias na estrutura e propriedades das peas fundidas bem como os cuidados bsicos necessrios em projetos de fundio. A solidificao nada mais do que a transformao do metal ou liga do estado lquido para o estado slido. Essa transformao depende de dois aspectos fundamentais, um aspecto termodinmico e um cintico.

www.ibge.gov.br

Termodinamicamente um sistema s estvel quando apresenta a menor energia livre (G) possvel. Acima da temperatura de fuso (Tf) a menor energia livre corresponde fase lquida, sendo esta a fase estvel. Abaixo de Tf a fase termodinamicamente estvel o slido cristalino de acordo com o diagrama de equilbrio da liga em questo. Naturalmente, portanto, o lquido tende a se solidificar abaixo de Tf. Isso, porm, no ocorre instantaneamente. Para que o slido se forme necessrio que surjam ncleos slidos em meio ao lquido e que esses ncleos cresam at que tudo fique slido. A formao de um ncleo, contudo, implica na formao de uma interface entre o slido (ncleo) e o lquido. Como toda interface possui uma energia mais elevada do que o interior de sua respectiva fase esse processo exige algum consumo de energia. Essa energia pode ser suprida pela formao do prprio ncleo slido que libera calor latente de fuso. Deve haver, portanto, um compromisso entre a energia liberada pelo ncleo e aquela absorvida pela interface. Quando o ncleo demasiadamente pequeno a energia liberada no suficiente para suprir a criao da interface, isso s ser possvel quando o ncleo tiver um tamanho crtico. A equao abaixo mostra esse compromisso entre a energia liberada pelo volume do ncleo e aquela absorvida pela sua interface (superfcie), considerando um ncleo esfrico:

4 T GT = .r 3 . .Lv + 4 .r 2 . SL 3 TF
onde GT a variao total de energia livre, r o raio do ncleo, T o superresfriamento, isto , Tf T (onde T<Tf), Tf a temperatura de fuso, Lv o calor latente de fuso por unidade de volume e SL a energia interfacial (slido/lquido) por unidade de rea. Note que o primeiro termo sempre negativo e reduz a energia livre total, enquanto o segundo termo sempre positivo. Note tambm que o primeiro termo cresce com o raio ao cubo enquanto o segundo termo cresce com o raio ao quadrado. Para raios pequenos o segundo termo predomina e a energia livre total aumenta, mas a partir de um raio crtico o primeiro termo passa a predominar e a energia livre total sempre diminui.
(coloque essa equao num programa grfico fazendo GT em funo de r, substitua as constantes por nmeros e veja o esboo dessa curva)

O raio crtico (r*) corresponde ao ponto mximo da curva de GT e pode ser facilmente calculado igualando-se a primeira derivada da funo a zero. (tente, fcil):

r* =

2.TF . SL T .Lv

Mas como que surge o ncleo? Os ncleos (so vrios) surgem aleatoriamente no lquido, isso porque os tomos esto em constante movimento e em curtos espaos de tempo alguns grupos se organizam como o cristal do slido. Se esses grupos, ou ncleos, tiverem tamanho menor que o raio crtico naturalmente sero dissolvidos novamente, mas se eles tiverem tamanho maior que o raio crtico ento ficam estveis e crescem. Quando isso acontece em meio ao lquido sem a interferncia de agentes externos ou impurezas a nucleao conhecida como nucleao homognea. Note que esse um processo estatstico, a probabilidade de formao de ncleos de pequenos raios muito maior do que com raios grandes. Porm o raio crtico diminui com o aumento do super-resfriamento (veja a equao do raio crtico), assim quanto maior o super-resfriamento maior a chance da solidificao ter incio; e mais, maior o nmero de ncleos formados. Tudo bem, mas o que isso tem a ver com fundio? Simples, se voc usa um processo de fundio que extrai calor mais rapidamente do metal lquido h tendncia de se atingir um maior nvel de superresfriamento e isso vai provocar o surgimento de muitos ncleos. Conseqentemente muitos gros iro se formar; e a pea final apresentar uma microestrutura mais refinada. Isso facilmente observado quando se compara uma pea solidificada num molde de areia com outra solidificada num molde metlico (tambm chamado de coquilha). Isso tende a ocorrer nas proximidades da parede do molde onde a extrao de calor mais rpida. Para peas grandes isso no observado no interior das mesmas. Substratos (ou impurezas) agindo como nucleantes Acontece que no s o super-resfriamento que pode facilitar a formao de ncleos. Outras fases, estranhas ao sistema, como impurezas na forma de partculas e at a parede do molde podem agir como substratos para os ncleos. Se houver afinidade fsico-qumica adequada entre o substrato e o ncleo a interface substrato/ncleo exigir menos energia do que a interface lquido/ncleo. Isso caracterizado por um ngulo de molhamento entre o ncleo e o substrato. Agora o ncleo no mais uma esfera e sim uma calota esfrica sobre o substrato. Quanto menor o ngulo de molhamento maior a afinidade ncIeo/substrato. Quanto menor o ngulo de molhamento menor o nmero de tomos necessrios para que o raio crtico seja atingido (agora trata-se de uma calota esfrica). Assim, mesmo com pequenos super-resfriamentos, que exigem raios crticos grandes, a nucleao pode ocorrer facilmente, pois poucos tomos so necessrios para formar o ncleo. Nesses casos a nucleao conhecida como nucleao heterognea.

A colocao intencional de substratos adequados pode assim promover a formao de muitos ncleos (e conseqentemente) gros, mesmo que a extrao de calor seja lenta. Essa tcnica, conhecida como inoculao, amplamente empregada. Em ligas de alumnio, por exemplo, mesmo em moldes de areia, pequenas adies de sais contendo Ti ou B promovem grande formao de ncleos e conseqentemente um grande refino microestrutural. O crescimento do slido Dependendo do super-resfriamento, e do gradiente trmico existente entre slido e lquido, a interface pode crescer de formas bem distintas. Existindo superresfriamento duas formas bastante usuais de crescimento so o crescimento celular e o crescimento de dendritas (dendrita vem de dendron, rvore em grego). O crescimento dendrtico muito comum e ocorre principalmente em ligas devido a um fenmeno conhecido como super-resfrimaneto constitucional que no veremos aqui. Os cristais tendem a crescer no sentido contrrio ao fluxo de calor. Por isso a solidificao tende a ser da parede do molde para o interior. Isso ocasiona a formao de uma microestrutura conhecida como colunar, isto , de gros alongados partindo prximos superfcie em direo ao interior da pea fundida. Em ligas, fora da composio euttica, ocorre tambm a segregao de soluto seguindo o diagrama de fases especfico. Essa segregao pode ser prejudicial quando muito extensa. Ela ocorre tambm entre os braos dendrticos e conhecida como microssegregao ou mais especificamente como segregao interdendrtica. Quando a microestrutura refinada a microssegregao pode ser reduzida a nveis aceitveis em tratamentos trmicos posteriores; o que pode ser invivel quando a segregao extensa em relao pea, e nesse caso conhecida como macrossegregao. Assim como o soluto tambm partculas (como xidos) ou mesmo gases aprisionados no metal lquido podem ser segregados durante a solidificao. A segregao de impurezas vai depender mais uma vez da afinidade fsico-qumica entre elas e o slido formado; elas podem tanto ser incorporadas matriz metlica como serem rejeitadas ficando, por exemplo, presas entre os braos dendrticos. A liberao de gases dissolvidos pode ocasionar o surgimento de porosidades ou microporosidades quando pequenas bolhas de gs ficam presas entre frentes de solidificao ou entre as dendritas. Processos de Fundio Alm dos aspectos acima mencionados um processo de fundio deve levar em conta a contrao natural sofrida pelo metal quando este passa de lquido para slido. O projeto do molde deve levar em conta esse aspecto evitando que isso ocorra na pea de interesse (o que conhecido como vazio ou rechupe). Utiliza-se normalmente uma cavidade no molde chamada de massalote ou cabea de alimentao que ligada ao corpo principal da pea garante o fornecimento de

metal lquido at o final da solidificao. O massalote deve ser sempre a ltima parte a se solidificar. Um molde deve contar tambm com canais de alimentao de metal lquido adequadamente projetados para que o preenchimento seja o menos turbulento possvel, preferencialmente com escoamento laminar, evitando assim o aprisionamento de gases no metal lquido. Os canais de alimentao, bem como o massalote, devem ser posicionados de maneira a garantir o suprimento de metal lquido para as partes mais espessas da pea, pois so essas que mais demoram a se solidificar. Muitos outros aspectos devem ser garantidos num projeto de molde e boas referncias a esse respeito podem ser encontradas na bibliografia indicada. O projeto de moldes hoje muito facilitado com softwares que simulam desde o fluxo de metal lquido na cavidade at a transferncia de calor, solidificao e previso da microestrutura. Processos de fundio em areia A moldagem em areia um dos processos mais utilizados e baratos. Para peas grandes, de muitas tonelas, o nico possvel. O molde contm, normalmente, de 80% a 90% de areia, mais um ligante e outros aditivos. O ligante mais comum algum argilomineral, por exemplo, bentonita, que junto com a gua fornece ao molde a necessria resistncia mecnica. Esse processo conhecido como fundio em areia verde. O processo pode ser tanto manual quanto automatizado. O caso manual mais tradicional conhecido como moldagem em caixa e o processo automatizado mais comum o Disamatic. Os machos (usados para deixar cavidades no interior das peas acabadas) tambm so de areia, porm com mais ligantes e aditivos j que os machos sofrem mais a ao do calor durante a fundio. Depois da fundio tanto o molde quanto os machos so quebrados para liberar a pea. O processo de fundio em areia verde encontra-se num estgio bem desenvolvido onde plantas automatizadas chegam a reciclar at 95% da areia utilizada. Como ligante pode-se utilizar tambm resinas de cura a frio, sob a ao de um catalisador para sua polimerizao. Normalmente utiliza-se resinas fenlicas ou furnicas. Nesse caso o processo mais conhecido como moldagem de cura a frio. H tambm processos que utilizam uma substncia que endurece a areia quando reage com algum gs que soprado no interior do molde, um exemplo comum o silicato de sdio que sob a ao de CO2 promove a ligao entre as partculas de areia. Moldagem em casca (Shell Molding) O processo Shell permite maior produtividade na fundio de peas. Consiste em modelos metlicos bipartidos que depois de aquecidos recebem uma

camada de areia ligada com uma resina de cura a quente. O calor do molde endurece uma casca ao seu redor. Essa casca ento destacada e definitivamente curada num forno garantindo boa resistncia mecnica para o manuseio. Depois de fundida a pea a casca ento quebrada. Fundio em molde cheio (Lost Foam) Esse processo consiste na confeco de um modelo em poliestireno expandido (isopor). Esse modelo colocado em uma caixa que depois cheia de areia solta. O metal lquido vertido diretamente sobre o modelo. O modelo se queima e o metal lquido ocupa a cavidade. Depois da fundio a areia facilmente retirada j que no est ligada. Normalmente o modelo recebe um fino recobrimento refratrio e de granulao fina para garantir bom acabamento superficial e evitar o colapso das paredes do molde. Peas extremamente complexas podem ser produzidas por esse processo, como por exemplo, cabeotes de motores. Moldagem em gesso Outra possibilidade a confeco do molde utilizando gesso. Esse mtodo s pode ser empregado em ligas de baixo ponto de fuso. O acabamento e preciso dimensional so excelentes, mas o tempo de solidificao longo devido baixa condutividade trmica do gesso. Esse mtodo mais oneroso do que a fundio em areia. Moldagem em molde cermico Um molde pode tambm ser confeccionado como uma pea cermica utilizando uma pasta ou massa cermica. Depois de despejada sobre o modelo a pasta endurece, o modelo retirado e o molde sinterizado em um forno para adquirir resistncia mecnica e s ento se realiza a fundio. A utilizao de moldes cermicos mais comum quando necessria a fundio de ligas com alto ponto de fuso. Moldagem por cera perdida (Investment Casting) Tambm conhecida como fundio de preciso. Consiste na confeco de modelos em cera. Para isso utiliza-se injetoras com matrizes metlicas. Depois de prontos os modelos so fixados a um tronco de cera formando um conjunto conhecido como rvore. Essa rvore passa ento por sucessivos recobrimentos de lamas e ps cermicos formando uma casca espessa. O molde ento colocado numa cmara para que a cera derreta deixando a cavidade livre para a fundio. Antes da fundio o molde ainda sinterizado para adquirir resistncia mecnica. Depois de fundidas as peas so retiradas quebrando-se o molde cermico.

Esse processo permite um bom acabamento superficial e uma boa preciso dimensional produzindo peas que necessitam de pouco acabamento posterior. Muitas peas de pequenas dimenses utilizadas no setor automobilstico so produzidas por esse processo. Uma variao interessante desse processo a utilizao de vcuo para o enchimento da casca. Nesse caso o canal de entrada do molde colocado na superfcie do metal lquido. O molde encontra-se dentro de uma cmara onde feito vcuo. Com isso o metal lquido sugado para dentro do molde permanecendo l somente o tempo necessrio para a solidificao das peas. Aps esse tempo o vcuo quebrado e todo o metal lquido do tronco central da rvore devolvido panela de fuso. As vantagens nesse caso so: economia de energia, pois os troncos no precisam ser refundidos; menor custo de acabamento j que as peas no precisam ser destacadas do tronco; maior produtividade, pois, como no h necessidade de espao para destacar as peas pode-se usar uma alta densidade de peas por tronco. Fundio em molde permanente Esse processo consiste na utilizao de um molde metlico, geralmente ao ou ferro fundido. Depois da fundio o molde pode ser aberto para a retirada da pea e assim ser reutilizado muitas vezes. Devido maior extrao de calor as peas apresentam muitas zonas coquilhadas, isto , que resfriaram rapidamente. Esse coquilhamento produz um refino de gro, mas tambm pode causar transformaes de fase indesejveis. um processo que permite a produo em larga escala, principalmente para peas pequenas. O acabamento superficial muito bom e a preciso dimensional tambm. Exemplos de peas produzidas por esse processo so os pistes usados em motores de carros. Uma variao da fundio em molde permanente o lingotamento contnuo do ao ou alumnio, nesse caso um molde de cobre refrigerado a gua e sem fundo permitindo a produo contnua de um tarugo. Outra variao de molde permanente a fundio centrfuga utilizada, por exemplo, na produo de rodas de trem ou tubos. Fundio sob presso (Die Casting) Na fundio sob presso utiliza-se uma injetora (com pisto) que comprime o metal lquido contra a cavidade de um molde metlico. Trata-se de um processo automatizado e de produo em larga escala. O acabamento superficial muito bom alm da tima preciso dimensional. Esse processo fica restrito, contudo, a ligas com baixo ponto de fuso como as ligas de alumnio. Existem dois tipos bsicos de injetora, a que utiliza cmara quente, onde uma reserva de metal lquido sempre mantida, e a injetora de cmara fria onde o

metal lquido adicionado a cada ciclo de injeo. Como o processo sob presso a menor espessura possvel de se obter bem menor do que nos outros processos que utilizam a gravidade. Tixofundio (Reofundio) Uma variao no processo de injeo a utilizao de uma liga que previamente agitada na zona pastosa, utilizando-se uma p rotativa ou agitao eletromagntica. Essa agitao quebra os braos dendrticos promovendo a formao de uma microestrutura de glbulos da fase primria envolvidos pela fase euttica. Quando aquecido acima da temperatura euttica esse material tem um comportamento tixotrpico, isto , sua viscosidade cai com o aumento da taxa de cisalhamento. Esse comportamento, tixotrpico, permite o enchimento dos moldes com pouca turbulncia e assim menos chance de ocorrer o aprisionamento de bolhas. Alm disso, a microestrutura mais refinada e homognea, sem a presena de dendritas, e a temperatura de processamento menor do que aquela necessria para a fuso total da liga, garantindo assim mais tempo de vida ao equipamento e matrizes. Caractersticas e custos relativos dos processos de fundio As tabelas abaixo apresentam um quadro comparativo entre as principais caractersticas dos processos de fundio e seus custos relativos. Caractersticas dos principais processos de fundio
Processo Limites de peso Menor seco (mm)

Areia Casca Gesso

Cera Perdida Molde Cheio Molde 100g a Permanente 50Kg Sob presso 15g a 50Kg

30g a 200T 30g a 120Kg 100g a 50Kg 2g a 25Kg

3a6 1,5 a 3,5 1,5 0,8 a 1 3a5 0,8

Acabamento superficial (m)

Tolerncia dimensional Dimenso de x (mm)

4a8 2,5 a 6 1 1 2 1

0,005x a 0,03x 0,01x a 0,025x 0,005x 0,003x a 0,005x 0,002x a 0,007x 0,01x a 0,025x 0,0015x

Custos relativos dos principais processos de fundio


Processo Custo de Equipamento Custo de Mo de Obra Custo de Acabamento

Areia Manual Areia Automatizado Casca Gesso Cera Perdida Molde Permanente Sob Presso

Baixo Alto Mdio Baixo Mdio Alto Alto

Baixo-Mdio Baixo Mdio Mdio Alto Mdio Baixo

Alto Mdio-Alto Mdio Baixo Baixo Baixo Baixo

Bibliografia CAMPOS FILHO, Mauricio Prates de e DAVIES, Graeme John. Solidificao e fundio de metais e suas ligas, Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 1978. American Society for Metals. ASM Handbook Committee. Metals Handbook (Casting), 9a ed., vol. 15, Ohio, 1988. KALPAKJIAN, Serope e SCHMID, Steven. Manufacturing processes engineering materials, 5a ed., Pearson Education, New Jersey, 2007. Site da Associao Brasileira de Fundio (ABIFA) http://www.abifa.org.br/ Site da American Foundrymen's Society (AFS) http://www.afsinc.org/ for