Anda di halaman 1dari 19

PROGRAMA DE CONTROLE MDICO DE SADE OCUPACIONAL

PCMSO

NR-7

R. P. CESAR ELETRO CONTROLE LTDA ELTECNICA

Portaria 24 / 94 - D.O.U. 30/12/94

RESPONSVEIS PELA ELABORAO:

Edo Queiroga CRM 003080-D/sc Mdico do Trabalho

Marcos A Souza Tcnico de Segurana do Trabalho Reg.M.t.e.PR 000763.3 Edson Lino de Meneses Tcnico de Segurana do Trabalho Reg. M.t.e/MS 000031.0

IDENTIFICAO DA EMPRESA RAZAO SOCIAL ENDEREO TELEFONE DE CONTATO C.N.P.J ATIVIDADE PRINCIPAL C.N.A.E GRAU DE RISCO CONF NR-4 CLASSIF. CONF. NR-5 NUMERO DE FUNCIONARIOS HORARIO DE TRABALHO CONTATO NA EMPRESA VADIDADE DO PROGRAMA R. P. Csar Eletro Controle Ltda Rua Walter Pereira, 875 43-3348-4105 05.254.912/0001-03 Fabricao de subestaes., quadros de comando e outros aparelhos e equipamentos para distribuio e controle de energia eltrica. 31.21-6 3 (trs) C-14 10 (dez) 8:00 s 18:00 Cirlano 1 (um) anos aps elaborao.

OBJETIVO DO PCMSO
O PCMSO tem como objetivo a promoo e preservao da sade dos trabalhadores baseado nas aes preventivas, curativas e de controle, relacionadas com os riscos existentes nos setores de trabalho

DESENVOLVIMENTO DO PCMSO
ADMISSIONAL: Dever ser realizado antes que o trabalhador assuma suas atividades, e ser composto de avaliao clnica e exames especficos. PERIDICO: encontrados no setor. Devero ser realizados anualmente por avaliao clnica, e exames especficos conforme os riscos

DEMISSIONAL: Ser obrigatrio e realizado at 15 Dias prvios a data da homologao, desde que o ltimo exame ocupacional (admissional, peridico, troca de funo ou retorno ao trabalho) tenha sido realizado - H mais de 135 dias nas empresas de risco 01 e 02. - H mais de 90 dias nas empresas de risco 03 e 04. Caso tais exames tenham sido realizados dentro dos 135 dias ou 90 dias como citados acima, a empresa estar desobrigada de realiz-los.

RETORNO AO TRABALHO: Ser realizado no primeiro dia de volta ao trabalho do trabalhador ausente por perodo igual ou superior a 30 dias, por motivo de doena, acidente de trabalho ou licena maternidade. Ser composto de avaliao clnica. MUDANA DE FUNO: Ser realizado antes da data de mudana de funo. Entende-se por mudana de funo toda e qualquer alterao de atividade, posto de trabalho ou de setor que implique na exposio do trabalhador a risco diferente daquele a que esteve exposto. Ser composto de avaliao clnica e exames especficos, conforme o risco encontrado no setor. Para todos os exames citados e obrigatrios, ser emitido o Atestado de Sade Ocupacional (ASO), em 02 vias: - A primeira ficar arquivada no Departamento Pessoal da empresa; - A segunda ser entregue ao trabalhador, mediante recibo nas demais vias.

EXAMES MDICOS OCUPACIONAIS


Considerando a necessidade de atualizar as medidas preventivas de medicina do trabalho e adequando a empresa Portaria n 21 de 29/12/94, onde aprovou o Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional - PCMSO, e com o levantamento de todos os riscos ocupacionais por funo realizada em todos os setores da empresa, sugerimos exames clnicos especficos para cada funo exercida como rotina, visando assim, uma melhor avaliao da sade do funcionrio aos riscos que est exposto.

SETOR ADMINISTRATIVO CARGO/FUNO Desenhista Projetista Eltrico Administrador

Gerente

RISCOS OCUPACIONAIS: EXAMES Admissional Peridico Demissional Retorno Trabalho Mudana Funo TIPO Exame Clnico Exame Clnico Exame Clnico ao Exame Clnico de Exame Clnico

Risco Ergonmico: Postura

PERIODICIDADE No ato da admisso do funcionrio na empresa Anual


somente se o ltimo exame foi realizado aps 90 dias.

Realizar aps 30 dias de afastamento por doena, acidente de trabalho ou licena maternidade. Realizar toda vez que algum funcionrio mude de funo ou setor.

CRITRIOS DE APTIDO: Apresentar no momento do exame condies gerais de sade fsica e mental compatveis com o bom desempenho da funo, ausncia de molstias infecto-contagiosas, ausncia de distrbios steo-musculares agudos ou crnicos com reduo de capacidade laborativa para a funo.

SETOR OPERACIONAL CARGO/FUNO Eletricista RISCOS OCUPACIONAIS: EXAMES Admissional Peridico Demissional Retorno Trabalho Mudana Funo TIPO Exame Clnico Audiometria Exame Clnico Exame Clnico ao Exame Clnico de Exame Clnico Risco Ergonmico: Postura Risco Fsico: Choque Eltrico

PERIODICIDADE No ato da admisso do funcionrio na empresa Anual


somente se o ltimo exame foi realizado aps 90 dias.

Realizar aps 30 dias de afastamento por doena, acidente de trabalho ou licena maternidade. Realizar toda vez que algum funcionrio mude de funo ou setor.

CRITRIOS DE APTIDO: Apresentar no momento do exame condies gerais de sade fsica e mental compatveis com o bom desempenho da funo, ausncia de molstias infecto-contagiosas, ausncia de distrbios steo-musculares agudos ou crnicos com reduo de capacidade laborativa para a funo.

PERIODICIDADE DOS EXAMES MDICOS PERIDICOS


Traamos como meta a realizao dos exames mdicos peridicos de todos os funcionrios anualmente, contando a partir da data de entrada ou da data do ltimo exame peridico.

PERIODICIDADE DOS EXAMES COMPLEMENTARES

AUDIOMETRIAS: Conforme Portaria n 19, de 9 de abril de 1998 a AUDIOMETRIA NO EXAME ADMISSIONAL: Dever ser feita no momento da admisso e anualmente a partir de ento. Sero realizadas para os funcionrios que trabalham em ambiente onde o nvel de rudo esteja acima de 80 decibis, com PERIODICIDADE ANUAL para funcionrios que apresentam resultados normais e SEMESTRALMENTE para os que apresentarem resultados alterados. Tero como finalidade a deteco e preveno das Perdas Auditivas Induzidas pelo Rudo (PAIR), ocorridas em trabalhadores expostos a rudo ocupacional acima dos valores de 80 dB (A), e sem uso de protetor auricular.

Veramos que no s a sade de trabalhador estaria seguramente preservada, como tambm haveria uma grande economia no que tange a mo de obra mdica em afastamento do trabalho e custos com exames de Laboratrios freqentes. Como os principais riscos desta empresa so o Fsico (rudo), Qumico (Poeira), achamos de suma importncia as seguintes transformaes: Oferecimento de Protetores Auriculares (de insero ou fones de ouvido) a todos os funcionrios expostos ao risco Rudo. Servio de conscientizao sobre a necessidade do uso de EPIs Troca de todo EPI danificado ou com indevidas condies de uso. Manter sempre ao alcance do trabalhador tais EPIs. Fiscalizar rigorosamente seu uso. Tomar as medidas administrativas cabveis junto aos funcionrios que no us-lo. Exigir dos funcionrios zelo e controle na preservao do EPI. Introduo de mveis adequados, principalmente cadeiras ergonomicamente adaptveis a cada funcionrio e funo.

Uso de Luvas adequadas a funo de Eletricista

PROMOO E PRESERVAO DA SADE


Orientamos como projetos de promoo e preservao da Sade do trabalhador que se realizem: Palestras sobre Tabagismo. Palestras sobre Intoxicao por Substncias Qumicas. Palestras sobre Perda Auditiva Induzida pelo Rudo. Palestras sobre Alcoolismo e Drogas. Palestras sobre Doenas Sexualmente Transmissveis. Projeto de vacinao contra Hepatite B e Ttano. Palestras sobre Hipertenso Arterial. Palestras sobre Orientaes Posturais e Carregamento de Pesos. Palestra sobre Ergonomia. Outras palestras Estaremos a disposio da empresa para proferir tais Palestras e Cursos, sempre que a mesma solicitar, ou achar conveniente, e no perodo que for mais favorveis aos funcionrios e a empresa.

ACIDENTES DE TRABALHO, DOENAS OCUPACIONAIS E CAT


Solicitamos aos responsveis do Recursos Humanos, Departamento Pessoal ou a quem de direito, que faa um controle rigoroso dos Acidentes de Trabalhos com afastamento e suas respectivas emisses de CAT (Comunicao de Acidente de Trabalho), para que se possa fazer um levantamento estatstico dos mesmos no s quantificando como qualificando-os para que sejam tomadas medidas preventivas no sentido de se evitar e ou controlar tais acidentes. Estamos a disposio para atender tais casos ou encaminh-los aos servios especializados, porm solicitamos que se cumpra a legislao emitindo CAT para cada Acidente de Trabalho com afastamento, para que possa ser preenchida com dados clnicos. Orientamos tambm que sejam emitidos CAT para todos os casos de Doenas Ocupacionais como intoxicaes e Perdas Auditivas Induzidas Pelo Rudo Ocupacional, que forem detectadas nesta empresa (conforme item 7.4.8 da NR-07).

EQUIPAMENTOS DE PRIMEIROS SOCORROS


Conforme item 7.5 da NR-07, todo estabelecimento dever estar equipado com material necessrio a prestao de Primeiros Socorros, manter essa material em local adequado e aos cuidados de pessoa habilitada para esse fim. Esta empresa poder montar sua prpria estrutura de Primeiros Socorros, orientada por este Coordenador do PCMSO, ou utilizar os servios de Pronto Atendimento nos Hospitais. PRIMEIROS SOCORROS So cuidados imediatos e imprescindveis, que devem ser prestados a vtimas acidentadas at a chegada de atendimento mdico. Vale lembrar que mesmo que a vtima esteja aparentemente bem, deve ser encaminhada avaliao de um profissional de sade.
1. 2. 3.

MALETA DE PRIMEIROS SOCORROS Manter em local arejado e de fcil acesso aos funcionrios; Conservao e avaliao peridica do material, assim como as datas de validade e reposio imediata quando necessrio. Dar preferncia ao manuseio de uma s pessoa treinada em primeiros socorros. COMPOSIO DA MALETA:
NOME DO MEDICAMENTO AAS (Aspirina) 500mg comprimido (no tomar quando gripado ou com suspeita de Dengue) Paracetamol (Tylenol) 200mg gotas Diclofenato (Cataflan) 50mg comprimido Hidrxido de Alumnio (Mylanta plus) pastilha Compressa de gaze EFEITO -Analgsico (contra dor); -Antipirtico (contra febre); -Antiinflamatrio (contra inflamao). - Analgsico; - Antipirtico. - Antiinflamatrio - Anti-cido (contra acidez) - utilizada para limpeza de ferimentos, compresso de locais MODO DE USAR 1 comprimido de 8 em 8h 25 30 gotas 3 vezes ao dia 1 comprimido de 8 em 8h 1 pastilha 3 vezes ao dia QUANTIDADE 05 envelopes

01 frasco 01 caixa 01 caixa 05 pacotes c/ 05 unidades

7,5 x 7,5 cm Atadura de crepe 8 cm e 12 cm Band-Aid Esparadrapo 15mm Tesoura com ponta arredondada Termmetro Luvas de procedimento (Ltex) Soluo Fisiolgica de NaCl a 9% Dersani

com sangramento e cobertura provisria de ferimentos. - Serve para fixao de curativos e fixao de talas de imobilizao. - Serve para proteger pequenos ferimentos - Serve para fixao de curativos, talas e imobilizao de membros. - Serve para cortar tecidos de roupas de reas prximas aos ferimentos, facilitando a visualizao da leso. - Serve para verificao da temperatura corprea (febre acima de 37,8C) do indivduo em caso de suspeita de febre. - Serve para proteo do socorrista contra possvel contaminao diante do contato com o sangue ou fludos da vtima - Serve para limpeza prvia no local do ferimento. - Protege, hidrata e acelera o processo de cicatrizao do ferimento.

cada esterilizados. 02 de cada tamanho 01 caixa com 20 unidades 01 rolo 01 unidade 01 unidade 02 pares 01 frasco com 125 ml 01 frasco com 200ml

1.

PROCEDIMENTOS EM CASO DE: FERIMENTOS LEVES Lave bem as mos com gua e sabo, se possvel esfregue-as com escova; Procurar no respirar, nem tossir sobre o ferimento. No tocar diretamente o ferimento; Limpe o ferimento com jatos de soro fisiolgico 0,9% ou com gaze esterelizada embebida em soluo fisiolgica do local mais limpo para o mais sujo; Embeber a gaze com Dersani e aplicar em toda a extenso da leso incluindo as bordas; Cobrir o ferimento com gase seca;

Fixar o curativo com esparadrapo ou dependendo do local com atadura de crepe; Encaminhar para atendimento mdico e profilaxia do ttano;

2.

INALAO DE SUBSTNCIAS TXICAS: Remova a vtima para lugar arejado; Aplique a respirao artificial boca a boca, em casos de ausncia de movimento respiratrio, desmaio, palidez acentuada de pele ou cianose de extremidade; - Tcnica de Respirao Artificial: Deitar a vtima de costas em superfcie lisa e firme; Afrouxar as roupas, deixando livre: pescoo, trax e abdome; Retirar prtese, balas, restos de alimentos ou outro corpo estranho que esteja obstruindo a passagem de ar, puxar a lngua; Colocando dois dedos sob a ponta do queixo da vtima, erga seu maxilar. Simultaneamente, coloque a outra mo na testa da vtima e incline sua cabea bem para trs, muitas vezes esta manobra suficiente para restabelecer a respirao, pois deixa livre a passagem do ar para os pulmes, devido a liberao da lngua da parede posterior da faringe. No caso de suspeita de leses na cabea ou no pescoo, mova a cabea com cuidado suficiente para a passagem do ar; Aperte as narinas com os dedos indicadores e o polegar da mo que estiver na testa para evitar a fuga de ar pelo nariz, quando da respirao artificial; Faa uma inspirao profunda, adapte sua boca sobre a boca da vtima, cobrindo-a totalmente para evitar escapar ar pelas laterais e sopre na boca da vtima at o peito dela se expandir. A seguir, solte o nariz e afaste sua boca da boca da vtima para permitir que o ar saia de seus pulmes; Comprima o estmago da vtima entre uma e outra insuflao, para eliminar o ar que penetrou dentro do estmago; Repita o movimento a cada 5 segundos, tantas vezes quantas forem necessrias; Procure atendimento mdico, mesmo com a vtima recuperada, leve junto o produto que causou a intoxicao.

3.

CONTATO COM A PELE DE SUBSTNCIAS TXICAS Lave o local com gua corrente em abundncia para remover qualquer resduo da substncia; Use luvas protetoras para no se contaminar com a substncia qumica perigosa ou com a gua utilizada para lav-la; No deixe a gua utilizada respingar sobre a vtima e nem sobre o socorrista; Encaminhe para avaliao mdica, levando junto o produto que causou a intoxicao.

INGESTO DE SUBSTNCIAS TXICAS No tente provocar vmitos; Examine e desobstrua as vias respiratrias se necessrio; Se a vtima estiver inconsciente, verifique a respirao e o pulso. Se for necessrio aplique a respirao artificial (conforme item 2). Se houver queimaduras ao redor da boca, o socorrista dever usar um protetor plstico para o rosto. possvel que a vtima vomite caso ocorra, coloque-a de lado para no sufoc-la com o vmito; Se a vtima estiver consciente, d-lhe muita gua, para tentar neutralizar a substncia; Encaminhar o mais rpido possvel a vtima para atendimento mdico, levando junto o produto que causou a intoxicao.
4.

CONTATO COM OS OLHOS DE SUBSTNCIAS TXICAS Aconselhe a vtima a no esfregar os olhos; Mantenha o olho atingido sob gua corrente fria (jato no muito forte), por aproximadamente 10 minutos, pode-se utilizar um copo com gua, trocando sempre a gua e evitando que a gua utilizada caia sobre a vtima; Cubra o olho com um tampo de gase, prendendo com uma atadura de gase; Encaminhe a vtima ao oftalmologista, levando junto o produto que causou a intoxicao.
5.

PERDA DE CONSCINCIA (DESMAIO, VERTIGEM) caracterizada pela perda sbita da conscincia, geralmente de curta durao. Causada em geral por uma deficincia do fluxo sanguneo cerebral, resultante de: Hemorragias graves, stress, emoes, fadiga, problemas neurolgicos, falta de alimentao e etc. Ocasionando palidez e baixa pulsao.

Conduta: Tem como objetivo aumentar o fluxo sanguneo cerebral Deitar a vtima em uma superfcie firme em decbito dorsal (de costas), com a cabea lateralizada e mais baixa que o restante do corpo; Elevar as pernas apoiando-as sobre uma superfcie firme (cadeira); Afrouxe as roupas (principalmente do pescoo e cintura); Areje o ambiente; Aquea as extremidades da vtima; Permanecer prximo vtima durante todo o perodo de inconscincia; No dar lquidos para vtima beber; Aps a recuperao da conscincia, orientar a vtima para levantar vagarosamente; Procure e trate qualquer leso ocasionada pela queda; Encaminhar a vtima para avaliao mdica. CONVULSES (Epilepsia) So distrbios decorrentes de alteraes da atividade cerebral, tendo como causas mais comuns: A interrupo da medicao anti-epiltica, stress, privao do sono, febre alta, ciclo menstrual, estimulao luminosa, intoxicao, neurocisticercose, traumatismo cranioenceflico, etc. As convulses so acompanhadas de perda da conscincia repentinamente, levando a ataques violentos, a vtima cai e fica rgida, os lbios ficam arroxeados, o rosto e o pescoo podem ficar congestionados, os maxilares ficam cerrados e a respirao se torna ruidosa, geralmente h excesso de salivao na boca e se a vtima morder a lngua ou os lbios, a saliva sanguinolenta. A bexiga e o intestino podem se descontrolar. Aps alguns minutos os msculos se relaxam, a respirao se normaliza e a vtima recupera a conscincia, podendo ficar atordoada ou comportar-se de modo estranho, sem conscincia das aes. possvel que fique sonolenta.

1.

O atendimento da vtima em crise convulsiva consiste: No deixar que a vtima se machuque durante a crise; Se puder, ampare a vtima antes de cair ou tente atenuar a queda; Abra espao ao seu redor e pea aos curiosos que se afastem; Afrouxe a roupa em volta do pescoo e proteja a cabea, se possvel; Quando cessarem as convulses, coloque-a de lado para melhorar a respirao e evitar aspirar vmitos e secrees; Fique ao seu lado at sua recuperao total; Providencie atendimento mdico quando a conscincia for recuperada; Se a vtima estiver sofrendo o primeiro ataque, se o ataque se repetir, ou se ela ficar inconsciente por mais de 10 minutos, telefone e pea uma ambulncia; Anote a hora e durao do ataque.

OBSERVAES
1) Lembramos que este Programa, alm de estar integrado com a CIPA, no sentido de operacionalizao e efetivao do mesmo, tambm encontra no setor Administrativo, Gerencial e de Recursos Humanos importantes parceiros para que este Programa seja vivel. Tal participao primordial para que os projetos sejam cumpridos e as condutas Mdicas Administrativas sejam tomadas. Logo, existe uma grande responsabilidade por parte da empresa sobre tais condutas, dividindo tais responsabilidade com os Mdicos, Coordenadores e Assistentes. O sucesso deste PCMSO pode depender sensivelmente das decises administrativas, tendo como base assimilao do seu contedo a cincia da necessidade do seu cumprimento.

PROJETOS PARA O ANO DE 2005/2006

Relao de Atividade Implantao do PCMSO Palestras * Exames Peridicos Exames Complementares dos Peridicos Vacinao*

Ago 2005 X X

Set 2005

Out 2005

Nov 2005

Dez 2005

Jan 2006

Fev 2006

Mar 2006

Abr 2006

Mai 2006

Jun 2006

Jul 2006

OBS.: *A ser definido VALIDADE DO PROGRAMA: 01-08-2005 a 31.07.2006 Londrina, 01 de Agosto de 2005

Anda mungkin juga menyukai