Anda di halaman 1dari 13

A REFLEXO ESTTICA NA FILOSOFIA DE KANT Aesthetic reflection in the philosophy of Kant Luis Satie1

Resumo O artigo trata da releitura de Lyotard do pensamento de Kant, com destaque para a ideia de que sem o juzo esttico reflexionante o sistema das trs Crticas perderia sua criticidade. A incompatibilidade da esttica com a razo terico-instrumental no sinal de sua fraqueza ou menoridade, frente ao conceito, mas o indcio de sua profundidade na expresso do que este no consegue atingir. A esttica revela-se como crtica da crtica, sem a qual no h razo possvel. Palavras-chave - Sistema de Kant Crtica do juzo - Lyotard Abstract The article deals with the reading of Lyotard on the thought of Kant, with emphasis on the idea that without the aesthetic the system of the three Critical lose their critical dimension. The aesthetics incompatbleness to theoretical-practical reason does not denote its weakness or subjection towards the concept, but a sign of its extent by means of further than it can possibly achieve. The aesthetics reveals itself as a criticism of critique, without which there's no possible reason. Keywords - Kant system Critical of judgement Lyotard

Tem sido dominante a abordagem do sistema kantiano a partir da primeira e da segunda Crticas, quando Kant pe nfase na razo legisladora no mbito da natureza e da moral, momento em que o mundo sensvel apenas subsumido s categorias do entendimento e s ideias da razo prtica, de sorte que o singular s pode se manifestar como suporte da norma universal, preso, de um lado, fora de demonstrao de hipteses e, de outro, fora de realizao de imperativos. No entanto, se, como diz Gerd Bornheim, o sculo das Luzes inventou o mundo sensvel, conduzindo-o maioridade (BORNHEIM, 1996, p. 59-75), foi na filosofia de Immanuel Kant (1724-1804) que esse movimento histrico atingiu sua maior expresso; o homo aestheticus finalmente conquista seu lugar, ao lado da razo e do entendimento: (...) a esttica conquista aos poucos a sua identidade especfica e os seus altos lugares: sua medida situa-se ento nada menos do que na reinveno da realidade humana. (BORNHEIM, 1996, p. 75). Resgatar esse momento sensvel da filosofia de Kant significa interrogar o papel da esttica em seu sistema. Responder a esta questo no s mostrar a importncia do esttico na filosofia contempornea, mas a possibilidade da prpria filosofia enquanto um pensamento que se sente permanentemente a si mesmo, como parece indicar Kant, em sua primeira
1 Doutor em Filosofia e Cincias Sociais pela cole des Hautes tudes en Sciences Sociales de Paris, Mestre em Filosofia e Teoria do Direito e Especialista em tica e Filosofia Poltica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Diretor de pesquisa do IEACD. E-mail: luisatie@ieacd.com.

Crtica, no incio da Lgica transcendental:


Sem a sensibilidade, nenhum objeto nos seria dado; sem o entendimento, nenhum seria pensado. Pensamentos sem contedo so vazios; intuies sem conceito so cegas. Pelo que to necessrio tornar sensveis os conceitos (...) como tornar compreensveis as intuies (...) O entendimento nada pode intuir e os sentidos nada podem pensar. S pela sua reunio se obtm conhecimento. (KANT, 1989, p. 89).

Tentaremos demonstrar, valendo-nos de Lyotard, que sem a reflexo esttica o sistema kantiano perderia sua criticidade. Recapitulemos o que diz Kant em sua introduo terceira Crtica. A tradicional interpretao da Crtica do juzo tem se inspirado na letra dessa introduo, no que se refere acentuao do papel da teleologia e no da esttica na tarefa de unificao da filosofia, dividida nas duas primeiras Crticas entre a busca do conhecimento emprico dos objetos e a realizao da liberdade sob a lei moral incondicional, independente da experincia. Vejamos, por exemplo, a interpretao de Louis Guillermit acerca da unidade das trs Crticas. Observemos como o belo reduzido ao estatuto de smbolo da moralidade:
Assim, v-se fundada e legitimada uma viso da natureza sob a espcie de uma organizao de fins ordenados a um fim ltimo, do qual a razo prtica exige a possibilidade de realizao sob o nome de soberano bem. Essa natureza prepara de algum modo o leito da liberdade: a beleza simboliza a ao desta ltima, pois libera da atrao sensvel e desperta o interesse pela moralidade; ao admitir, para compreender as produes da natureza, uma finalidade, isto , uma causalidade por conceitos, a faculdade de julgar abre caminho para a vontade, faculdade de agir por princpios. (GUILLERMIT, 1974, p. 32).

Ao tratar do sistema de faculdades superiores do conhecimento, enquanto fundamento da filosofia, Kant inclui a faculdade de julgar ao lado da razo e do entendimento. A faculdade de julgar (Urteilskraft) definida como a faculdade da subsuno do particular sob o universal; a razo, como a faculdade da determinao do particular pelo universal, legisladora das leis da liberdade na Crtica da razo prtica; e o entendimento, como a faculdade legisladora das regras, das leis da natureza que permitem o conhecimento do universal no mundo fenomnico, objeto da Crtica da razo pura terica. Apesar de seu estatuto de faculdade superior, a faculdade de julgar no produz conceitos, como o entendimento, nem ideias, como a razo. , pois, uma faculdade de conhecimento particular e sem autonomia, que opera a subsuno sob conceitos dados, provindos do entendimento (KANT, 1980, 171). A faculdade de julgar no funda nem um conhecimento terico da natureza, nem um princpio prtico da liberdade; ele pressupe uma unidade formal das leis da natureza de acordo com os conceitos do entendimento. Essa unidade fornece um princpio para operar a subsuno de experincias particulares sob as leis universais a priori, o que permite a vinculao sistemtica dos dados empricos, possibilitando uma leitura coerente do que, at 2

ento, se apresentava de forma contingente.


O conceito originariamente proveniente do Juzo e prprio a ele , pois o da natureza como arte, em outras palavras, o da tcnica da natureza quanto a suas leis particulares, conceito este que no funda nenhuma teoria e, do mesmo modo que a lgica, no contm conhecimento dos objetos e de sua ndole, mas somente d um princpio para o prosseguimento segundo leis de experincia, pelas quais se torna possvel a investigao da natureza. Com isto, porm, o conhecimento da natureza no enriquecido com nenhuma lei objetiva particular, mas apenas fundada para o Juzo uma mxima, para observ-la de acordo com ela e, com isso, manter juntas as formas da natureza (KANT, 1980, p. 172, grifo do autor).

Definidas as faculdades superiores do conhecimento, Kant apresenta, em seguida, as faculdades do conhecer segundo os tipos de relaes existentes entre o sujeito e o objeto. Assim, quando o sujeito constri representaes que se referem ao objeto, est em ao a faculdade do conhecimento em sentido estrito; quando as representaes so causa da efetividade do objeto, age no sujeito a faculdade de desejar; e quando, finalmente, essas representaes referem-se ao sujeito, produzindo um efeito positivo ou negativo sobre sua fora vital, est em ato o sentimento de prazer ou desprazer. Estabelecidos os dois sistemas de faculdades, Kant, aplicando seu mtodo transcendental, opera a relao de um com o outro, deduzindo os princpios a priori da faculdade de julgar, ao lado dos princpios a priori do entendimento puro e da razo pura, j deduzidos, respectivamente, nas duas primeiras Crticas. Enquanto o entendimento e a razo referem-se a objetos, o juzo refere-se exclusivamente ao sujeito, no produzindo nenhum conceito de objetos:
(...) o sentimento de prazer e desprazer somente a receptividade de uma determinao do sujeito, de tal modo que, se o Juzo deve, em alguma parte, determinar algo por si mesmo, isso no poderia ser nada outro do que o sentimento de prazer e, inversamente, se este deve ter em alguma parte um princpio a priori, este s ser encontrvel no Juzo (KANT, 1980, p. 174).

Portanto, a pressuposio subjetivamente necessria de que a natureza, longe de ser um amontoado de leis empricas ou de formas heterogneas, um sistema emprico, o princpio transcendental da faculdade de julgar, uma vez que a ideia de ordem e coerncia apenas uma ideia reguladora, sem a qual o ato de julgar torna-se impossvel. Alm de simplesmente subsumir o particular sob o universal, cujo conceito j esteja dado, o juzo pode fazer o percurso contrrio, isto , encontrar para os dados empricos singulares uma lei natural pressuposta a priori. Isso, s o Juzo pode faz-lo.
Nem o entendimento nem razo podem fundar a priori tal lei natural. Pois, que a natureza em suas leis meramente formais

(...) se oriente segundo nosso entendimento, pode-se bem compreender, mas, quanto s leis particulares, sua diversidade e heterogeneidade, ela livre de todas as restries de nossa faculdade de conhecimento legisladora, e uma mera pressuposio do Juzo, em funo de seu prprio uso, para remontar do emprico-particular cada vez mais ao mais universal igualmente emprico, em vista da unificao de leis empricas, que funda aquele princpio (KANT, 1980, p. 175176).

Feita a deduo, Kant se debrua sobre o estudo do juzo em sua natureza prpria, que a de refletir (berlegen), ou seja, comparar e manter juntas determinadas representaes com o intuito de viabilizar conceitos. Estamos no domnio do juzo reflexionante ou, da faculdade de julgamento propriamente dita (facultas dijudicandi); seu princpio transcendental o que permite considerar, a priori, a natureza como um sistema lgico; o princpio por meio do qual a natureza especifica a si mesma: A natureza especifica suas leis universais em empricas, em conformidade com a forma de um sistema lgico, em funo do Juzo (KANT, 1980, p. 179). Na verdade, temos discorrido, at aqui, sobre uma pressuposta finalidade da natureza, ou seja, de um fim no posto no objeto, mas no sujeito, no uso de sua faculdade de refletir. Nesse sentido, o juzo uma tcnica que fornece fins a priori natureza, desconsiderando-a enquanto uma diversidade sem fundamento unificador. Vejamos em que consiste essa tcnica no mbito da faculdade de conhecimento em seu sentido estrito. Ela realiza trs aes diante de cada conceito emprico: a imaginao responsvel pela apreenso (aprehensio) do diverso das representaes singulares que se apresentam na intuio; o entendimento, pela compreenso (apperceptio comprehensiva), ou seja, pela unidade sinttica da conscincia desse diverso no conceito de um objeto; e o juzo, pela exposio (exhibitio) do objeto correspondente a esse conceito na intuio. Neste caso, por se tratar de um conceito emprico, o juzo assume um papel determinante. No entanto, se a forma de um objeto dado na intuio for capaz de provocar que a sua apreenso na imaginao coincida com a exposio de um conceito do entendimento, de modo a no ser possvel determinar-se qual seja esse conceito, estaremos diante de um acordo mtuo dessas faculdades no ato de uma operao reflexionante em que a finalidade do objeto percebida subjetivamente, no sendo requerido nenhum conceito determinado dele. Aqui, o juzo no um juzo de conhecimento, mas um juzo de reflexo esttica (KANT, 1980, p. 182). De outra parte, h um tipo de juzo reflexionante sobre a finalidade objetiva da natureza que Kant considera como um juzo de conhecimento, embora no determinante: o juzo teleolgico. Definidos os dois tipos de juzo reflexionante (esttico e teleolgico), Kant passar a abord-los separadamente. Esttica, na primeira Crtica, significa a apreenso dos dados sensveis nas formas a priori do espao e do tempo, formas puras de nossa intuio. Se aqui a esttica apresenta-se como faculdade passiva da sensibilidade, a servio do entendimento 4

legislador, na terceira Crtica ganha um estatuto ativo. Assim, na Crtica do juzo:


Pela denominao de um Juzo esttico sobre um objeto, est indicado (...) que uma representao dada referida, por certo, a um objeto, mas, no Juzo no entendida a determinao do objeto, mas sim a do sujeito e de seu sentimento (KANT, 1980, p. 184).

Kant subdivide o juzo esttico em juzo de sentidos esttico e em juzo esttico universal. O primeiro exprime a referncia de uma representao imediatamente ao sentimento de prazer; o segundo contm as condies subjetivas para um conhecimento em geral e tem a sensao subjetiva de prazer ou desprazer como o fundamento de sua determinao. Desses juzos no se pode predicar nenhum conceito do objeto, pois no pertencem faculdade de conhecimento. O juzo esttico possui uma autonomia subjetiva. Sua pretenso validade universal legitima-se em seus princpios a priori. Kant designa essa autonomia de heautonomia:
(...) pois o Juzo d no natureza, nem liberdade, mas exclusivamente a si mesmo a lei, e no uma faculdade de produzir conceitos de objetos, mas somente de comparar, com os que lhes so dados de outra parte, casos que aparecem, e de indicar a priori as condies subjetivas de possibilidade dessa vinculao (KANT, 1980, p. 185).

Tratemos agora do julgamento teleolgico, o segundo tipo de juzo reflexionante. Kant o define como o juzo sobre a finalidade em coisas da natureza ou, se quisermos, um juzo sobre os fins naturais (KANT, 1980, p. 190). O conceito dos fins naturais um conceito exclusivo do juzo teleolgico reflexionante, que o utiliza para ocupar-se da vinculao causal no mundo fenomnico. Este juzo pressupe um conceito do objeto e julga sobre sua possibilidade segundo uma lei da vinculao das causas e efeitos. H, ento, uma tcnica orgnica da natureza que fornece a finalidade das coisas, uma finalidade objetiva para um juzo objetivo KANT, 1980, p. 191). O julgamento teleolgico estabelece um elo entre a natureza e a razo, entre o sensvel e o inteligvel, uma vez que o conceito dos fins naturais assenta-se no acordo da razo com o entendimento. Enquanto o juzo reflexionante esttico o nico que tem seu fundamento de determinao em si mesmo, sem unir-se outra faculdade de conhecimento, o juzo teleolgico s pode ser emitido por meio da vinculao da razo a conceitos empricos (KANT, 1980, p. 198). O fim natural deriva das ideias da razo, ao mesmo tempo que tem um objeto dado. Apesar da nfase que essa Introduo dedica teleologia tal a sua objetividade -, reservando esttica o estatuto de uma faculdade particular que opera sem conceitos, Lyotard resgata a importncia do julgamento esttico, considerando-o como o modo de proceder do pensamento crtico em geral. Este deve, pois, observar uma pausa, uma suspenso da 5

investigao, entrando em estado reflexivo, colocando-se escuta do sentimento de prazer e de desprazer, que o que orienta o exame crtico. Mas como Lyotard pode desconsiderar o carter teleolgico apresentado na esttica de Kant? Qual o seu argumento para desviar a interpretao deste objetivo? Ora, para Lyotard, o sentimento de prazer e desprazer o princpio subjetivo de diferenciao da reflexo esttica na ausncia de todo princpio objetivo do conhecimento e fora do campo de influncia das outras faculdades terica ou prtica:
(...) se a terceira Crtica pode cumprir sua misso de unificao do campo filosfico, no principalmente porque expe no seu tema a ideia reguladora de uma finalidade objetiva da natureza, porque torna manifesto, a ttulo da esttica, a maneira reflexiva de pensar que est em obra no texto crtico inteiro (LYOTARD, 1993, p.15).

Nessa perspectiva a sensao que informa o esprito sobre seu estado, realizando um julgamento imediato do pensamento sobre si mesmo; este julga-se bem ou mal durante sua atividade. O afeto como o ressoar interior do ato, sua reflexo (LYOTARD, 1993, p. 17). Herman Cohen (1842-1918), da Escola de Marburgo (1871-1933) interpreta a Crtica da razo pura de modo a ressaltar o conceito, a objetividade, o triunfo do pensamento puro sobre a intuio. Como nota Philonenko:
Cohen (...) se separa de Kant ao conferir filosofia transcendental, como ponto de partida, no a intuio pura, mas o pensamento puro. A filosofia [para Cohen] deve se constituir originalmente como lgica transcendental e no se apoiar sobre a esttica transcendental (PHILONENKO, 1974, p. 198-199).

Opondo-se a essa interpretao de Cohen, para Lyotard, pensar criticamente afetarse, deixar-se orientar pelo sentimento de prazer e desprazer antes de se fazer qualquer inferncia acerca da verdade e falsidade de um determinado conhecimento ou do justo e injusto de determinadas aes. A reside a condio subjetiva de toda objetividade: o juzo esttico legisla sobre si mesmo, sendo ao mesmo tempo a lei e o objeto, a forma e o contedo, independentemente da razo e do entendimento, que possibilitam todo juzo de conhecimento; quando razo e conhecimento intervm, o juzo deixa de ser reflexionante, assumindo um papel determinante na esquematizao dos conceitos. Lyotard denomina essa caracterstica da reflexo esttica de tautegoria; ela que prepara o advento crtico das categorias do entendimento. Com efeito, na primeira Crtica, a Lgica transcendental precedida pela Esttica Transcendental, compondo ambas a Doutrina Transcendental dos Elementos. Com efeito, aps concluir, na Esttica Transcendental, que os juzos sintticos a priori nunca podem ultrapassar os objetos dos sentidos, Kant reafirma na Deduo Transcendental dos Conceitos Puros do Entendimento: 6

Ora, toda a intuio possvel para ns sensvel (esttica) e, assim, o pensamento de um objeto em geral s pode converterse em ns num conhecimento, por meio de um conceito puro do entendimento, na medida em que este conceito se refere a objetos dos sentidos. (KANT, 1989, p. 145-146).

O juzo de gosto formal e, apesar de subjetivo, universal e necessrio: a forma deve agradar a todos. Mas no se trata aqui de um imperativo categrico, incondicional, objetivo, como estabelecido na segunda Crtica; estamos diante de uma universalidade mediata, subjetiva. Nesse sentido, o juzo sobre o belo no determinante ou fundado numa norma abstrata e antecipatria do mundo do ser; , por assim dizer, o juzo da espera e da promessa, pois no pode impor seus veredictos, cingindo-se a partilhar seus julgamentos a partir do exemplo, do fenmeno particular, na esperana de que a comunidade d o assentimento sua crtica. Em suma, o juzo de gosto promete uma validade universal com base em um julgamento exemplar, sendo a necessidade expressa a partir do exemplo e a universalidade na promessa da partilha da crtica. Eis os monstros lgicos produzidos pela tpica reflexiva, que, segundo Lyotard (apoiado na leitura do Apndice da Analtica da primeira Crtica Da anfibolia dos conceitos da reflexo, resultante da confuso do uso emprico do entendimento com o seu uso transcendental), so modos subjetivos de sntese, provisrios, preparatrios s categorias. A distoro resulta da pretenso ao universal e ao necessrio de um juzo singular, refletido e reflexivo. Essa pretenso, no entanto, ser legtima na presena de um princpio subjetivo, um senso comum que seja o efeito do livre jogo das faculdades de conhecer. Entendimento e imaginao, com efeito, concordam entre si, harmonizam-se diante do julgamento esttico dos objetos. O senso comum engendrado nesse acordo a priori das faculdades que torna possvel o sentimento do prazer esttico (LYOTARD, 1993, p. 23-24). Como aduz Kant, na traduo francesa de Alan Renaut:
Si les jugements de got (comme les jugements de connaissance) possdaient un principe objectif dtermin, celui qui les prononcerait d'aprs ce principe prtendrait pour son jugement une ncessit inconditionne. S'ils taient dpourvus de tout principe, comme les jugements du simple got des sens, on aurait jamais l'ide qu'ils puissent avoir la moindre ncessit. Il leur faut donc possder un principe subjectif qui dtermine uniquement par sentiment, et non par des concepts, mais cependant d'une manire universellement valide, ce qui plat ou dplat. (KANT, 1995, p. 217-218).

Pretendendo desencorajar uma leitura sociologizante ou antropologizante desse senso comum, afirma Lyotard que o prazer do belo apenas traz em si uma promessa de felicidade a ser partilhada, a partir do exemplo singular de realizao dessa felicidade em um indivduo qualquer. Diante de belas formas da natureza ou da arte, sentimos um prazer que prometemos aos outros, embora jamais possamos comprovar se de fato houve a partilha de nosso sentimento, isso porque o juzo de gosto no determinante. Se ele exige uma partilha 7

porque expressa o sentimento de uma harmonia possvel das faculdades de conhecimento, independentemente do conhecimento. Para Lyotard, portanto, o senso comum esttico no mais que a harmoniosa proporo entre entendimento e imaginao, diante do desafio de se apropriarem da forma do objeto, fonte do prazer, um jogo livre (freie Spiel) das faculdades de conhecimento, curto-circuitando as imposies do conhecimento e da moralidade (LYOTARD, 1993, p. 24). O que importante destacar aqui o seguinte: o senso comum esttico expressa um acordo subjetivo das faculdades de conhecimento e no um acordo objetivo entre sujeitos. o que nos faz crer Kant nessa passagem do pargrafo 31 de sua terceira Crtica, destacada por Lyotard (1991, p. 32), em apoio a sua interpretao:
Si donc cette validit universelle ne doit pas reposer sur la recollection des avis et sur une investigation s'enqurant auprs des autres de ce qu'ils ressentent, mais si elle doit se fonder pour ainsi dire sur une autonomie du sujet jugeant du sentiment de plaisir (pris la reprsentation donne), c'est--dire sur son propre got, tout en ne devant pas cependant tre dduite de concepts (...). (KANT, 1995, p. 265).

Por isso, no possvel uma leitura sociolgica ou antropolgica desse senso comum. Ademais, para Lyotard, a unio das faculdades de conhecimento s ocorre cada vez que o prazer do gosto sentido; acontece aqui e agora, de modo singular e imprevisvel. A matriz espao-temporal esttica o aqui e o agora. Dela que surge a promessa de um sujeito que diferentemente do sujeito formal da primeira e segunda Criticas - se encontrar nascendo a cada vez que existir o prazer do belo; todavia, no permanecer nascente, pois o tempo esttico no possui passado, nem futuro que possa escorar uma identidade do sujeito. O mesmo se pode dizer do sentimento do sublime; no ato do confronto entre a razo e a imaginao, esta se descobre impotente para apreender os dados sucessivamente, em virtude da natureza do objeto no-apresentvel - a liberdade - que ela se esforar por apresentar.
O gosto promete a cada um a felicidade de uma unidade subjetiva cumprida, o sublime anuncia a alguns uma outra unidade, menos completa, naufragada de certo modo e mais nobre, edel. Recordando estes diversos predicados, s se pinta tons, matizes dos sentimentos; no se constri um sujeito. O sentimento esttico na singularidade de sua ocorrncia o subjetivo puro do pensamento, isto , o Juzo refletido em si mesmo (LYOTARD, 1993, p. 30).

Contudo, a maneira reflexiva de pensar no apenas acompanha todos os atos do pensamento; ela guia-os, por intermdio de uma tpica pr-conceitual, em direo sensibilidade ou ao entendimento. este o seu trao heurstico, que a transforma no laboratrio subjetivo de todas as objetividades. Essa tpica opera por meio de comparaes das representaes que precedem o conceito das coisas. Essas comparaes, de acordo com o Apndice da Analtica dos Princpios da primeira Crtica, so feitas a quatro ttulos, quais 8

sejam: identidade e diversidade; convenincia e inconvenincia; interno e externo; determinvel e determinao. Esses ttulos so subjetivos, isto , as relaes de representaes engendradas por eles ocupam imediatamente lugares num estado de esprito, at que sejam referidas a uma faculdade, entendimento ou sensibilidade. nesse ponto que essas relaes, que indicam modos espontneos de sntese, at ento localizadas de modo provisrio e preparatrio, so definitivamente domiciliadas e legitimadas a operar objetivamente no plano das formas ou categorias. Kant denomina os ttulos de conceitos de reflexo, em razo de sua capacidade de transformar seus lugares imediatos em autnticos lugares transcendentais, condies de possibilidade das snteses. O aspecto heurstico da reflexo, podemos perceb-lo com clareza nas duas seguintes definies de Kant para o termo reflexo: berlegung, a saber,
o estado de esprito no qual nos preparamos primeiro para descobrir, ausfindig zu machen, as condies subjetivas que nos permitam chegar a conceitos ou a conscincia da relao de representaes dadas s nossas diferentes fontes de conhecimento (LYOTARD, 1993, p. 32).

Segundo Lyotard, Kant utiliza, geralmente, o termo conscincia no sentido de reflexo. Assim, o pensamento est consciente enquanto sente. Portanto, descoberta e conscincia so dois termos chaves para entendermos porque a maneira reflexiva de pensar o ponto nevrlgico do pensamento crtico:
Com a reflexo, o pensamento parece bem dispor da arma crtica inteira. Porque a reflexo o nome que porta na filosofia crtica a possibilidade desta filosofia. O poder heurstico de criticar, a Urteilskraft, o de elaborar as boas condies a priori de possibilidade, isto , a legitimidade, de um juzo sinttico a priori (LYOTARD, 1993, p. 35).

Ora, para que se atinja essa legitimidade, necessrio que se recorra a juzos sintticos de discriminao. A existncia desses juzos s possvel em razo do aspecto tautegrico da reflexo, isto , aquilo que o pensamento se sente enquanto pensa, julga, sintetiza. Tais juzos so primeiramente reflexos de reunies espontneas de representaes, comparaes fluidas pr-criadas, sentidas, ainda no domiciliadas, agrupadas sob ttulos subjetivos, que a reflexo poder legitimar ou deslegitimar, realizando ou no a passagem para a objetividade das snteses provisrias.
O pensamento crtico dispe, na sua reflexo, (...) de uma espcie de pr-lgica transcendental. (...) uma esttica, posto que feita s da sensao que afeta todo pensamento atual enquanto simplesmente pensado, o pensamento se sentindo pensar e se sentindo pensado, juntamente. (...) nessa presena subjetiva do pensamento a si que se esboa o gesto de domiciliamento que vem enderear as snteses espontneas (sob seus ttulos) sua faculdade tutelar, limitando assim o seu uso e fundando sua

legitimidade (LYOTARD, 1993, p. 36).

Se no mbito das categorias do entendimento ou das formas da intuio, a reflexo preenche uma funo predominantemente heurstica, legitimadora dos lugares transcendentais que contm as condies a priori do conhecimento, medida que o pensamento crtico afastase desses lugares seguros, o aspecto tautegrico da reflexo passa a manifestar-se mais intensamente, a ponto de, nos juzos estticos, predominar sobre a funo heurstica. Aqui, a sensao no prepara o pensamento para nenhum conhecimento possvel; ela , por si mesma, a totalidade do gosto e do sentimento sublime. Ao revelar sua funo heurstica, a reflexo esttica no sentido da primeira Crtica, ou seja, modo de apreenso dos dados da intuio sensvel nas formas a priori do espao e do tempo. A sensao cumpre, nesse plano, um papel legitimador das condies de possibilidade de um conhecimento objetivo em geral, possuindo uma finalidade cognitiva de oferecer informaes espontneas sobre o objeto, por meio dos ttulos ou conceitos de reflexo. Por outro lado, em sua funo tautegrica, a reflexo esttica no sentido da terceira Crtica, ou seja, como sentimento de prazer e de desprazer, no qual a sensao voltada para informar o esprito sobre seu estado afetivo, momento em que a finalidade cognitiva deixa de ser preponderante. O pensamento torna-se juiz de si mesmo, por isso, crtico; crtico e desinteressado em conceder qualquer informao sobre o objeto, educado para resistir, por assim dizer, s presses identificadoras. A reflexo manifesta-se em seu estado puro, imune a quaisquer determinaes das outras faculdades de conhecimento em geral. O juzo que se mostrar como faculdade emancipada, heautnoma, isto , portadora de uma autonomia subjetiva. Esse o juzo reflexionante esttico, que possui o seu prprio princpio a priori, transcendental, que pressupe uma finalidade da natureza com base no sujeito e no no objeto. Vale a pena repetir que a reflexo est presente em todos os campos do pensamento; ela o ingrediente que o torna crtico. No campo terico, as categorias do entendimento no bastam para orientar o pensamento. preciso que a transcendentalidade terica seja legitimada tomando-se por base o emprico, as sensaes. Estas se agrupam sob ttulos reflexivos, de modo provisrio e subjetivo, funcionando como princpio de diferenciao das snteses de representaes. As snteses que forem legitimadas para legislar no campo terico sero domiciliadas no entendimento. Nem todos os conceitos de reflexo ttulos - so conceitos do entendimento, legitimados a operar objetivamente:
A reflexo bem discriminatria, ou crtica, porque se ope extenso inconsiderada do conceito fora do seu campo prprio. Domicilia as snteses com as faculdades, ou, o que d no mesmo, determina estes transcendentais que so as faculdades pela comparao das snteses que cada uma pode efetuar aparentemente sobre os mesmos objetos (LYOTARD, 1993, p. 41).

No campo prtico, no diferente o papel que a reflexo exerce. O uso da categoria 10

da causalidade no campo da moralidade sofre a devida restrio, uma vez que o ato moral no deve ser efeito de uma causa natural. Ora, a liberdade causa de si mesma, sendo uma causa incondicional, sem contedo. Essa ideia de causalidade legitimada a operar no campo da razo e por intermdio da reflexo que realizada essa discriminao, esse domiciliamento. Na moralidade, o pensamento tambm advertido imediatamente de seu estado, graas ao nico sentimento moral, que o respeito, nico ttulo de uma sntese subjetiva que corresponde s exigncias de uma legalidade formal. Como afirma Kant, o sentimento moral o (...) efeito subjetivo que a lei exerce sobre a vontade e do qual s a razo fornece os princpios objetivos (KANT, 1980, p. 160, grifo do autor). Estamos perante uma regio reflexiva, legitimada criticamente a legislar no campo da moralidade:
A moralidade sendo pensada como obrigao pura, a Achtung o seu sentimento. Eis a pura tautegoria do sentimento, que lhe confere seu valor heurstico. A reflexo isola o respeito sobre si mesmo, comparando-o aos outros mveis possveis, como sendo o nico estado subjetivo conveniente pura lei (LYOTARD, 1993, p. 43, grifo do autor).

Finalmente, no campo esttico, este modo consequente de pensar (LYOTARD, 1993, p. 44) apresenta-se plenamente tautegrico, isento de toda tarefa. Mas como legitimar o uso do juzo reflexionante se a prpria reflexo encontra-se desprovida de uma heurstica, visto que a faculdade de julgar desinteressada? Ora, se o sentimento esttico puro no detm os meios de construir as condies a priori de sua possibilidade, por ser imediato e desvinculado da natureza e da liberdade, os papis invertem-se. O pensamento empreende a heurstica da reflexo por meio das categorias, que servem de princpios de discriminao para orient-lo no mbito do sentimento esttico puro. O preo dessa inverso a deformao das categorias em virtude do gosto. Lyotard denomina de anamnese esta interferncia do teortico no esttico. A lgica d lugar a uma analgica no momento em que as sensaes se desinteressam em fornecer quaisquer informaes sobre os objetos, referindo-se apenas ao esprito:
Se as categorias podem e devem ser empregadas assim para domiciliar as condies a priori do gosto, o domiclio buscado no o entendimento, posto que nenhuma dessas condies satisfaz sem falta s suas. E tambm no a razo, mesmo no sublime. Se domiclio existe, seria preciso cham-lo (...) de faculdade refletida de julgar (LYOTARD, 1993, p. 48).

Apesar da mediao das categorias na constituio da legitimidade do juzo reflexionante, elas no exercem seu efeito determinante no campo esttico. Os efeitos colocados em ao so distorcidos, manobrados pela reflexo, gerando, assim, monstros lgicos, tais como uma necessidade exemplar ou uma universalidade subjetiva, exigncias do gosto que busca ser partilhado; esses monstros so anlogos necessidade e universalidade objetivas, presentes no entendimento. Estamos, pois, numa situao aportica, caracterizada 11

pela impossibilidade da razo terica apresentar respostas eficazes peculiaridade do esttico. Essa interpretao de Lyotard abre novos caminhos para as cincias humanas, convidando-as a refazer criticamente a arqueologia de seus conceitos, sem descuidar dessa vez da aesthesis, o incontornvel momento sensvel da razo. O retorno da razo sensvel exige, por assim dizer, uma revoluo copernicana das categorias normativas, principalmente naqueles saberes onde a ideia de norma enftica, como no domnio da moral e do direito. Nesse passo, a leitura de Lyotard, na linha das investigaes de Nietzsche, Heidegger e Adorno, reabre a possibilidade de um dilogo respeitoso entre os homens, na medida em que estes recuperam a capacidade de relacionar-se com as coisas, sem destru-las. A atualidade da filosofia de Kant est diretamente relacionada com a releitura de seu sistema a partir da terceira Crtica, sem o que a expresso da dor do particular - nas figuras da histria e do mundo sensvel - poder continuar em eterno compasso de espera das condies de sua possibilidade.

12

REFERNCIAS

BORNHEIM, Gerd. O bom selvagem como philosophe e a inveno do mundo sensvel. In: Libertinos libertrios. NOVAES, Adauto (org). So Paulo : Companhia das Letras, 1996. GUILLERMIT, Louis. Kant e a filosofia crtica. In: Histria da filosofia: ideias, doutrinas: a filosofia e a histria. Rio de Janeiro : Zahar, 1974. KANT, Immanuel. Crtica da razo pura. 2 ed. Lisboa : Fundao Calouste Gulbenkian, 1989. _____. Primeira introduo crtica do juzo. So Paulo : Abril, 1980. _____. Fundamentao da metafsica dos costumes. So Paulo : Abril, 1980. _____. Critique de la facult de juger. Paris : Flammarion, 1995. LYOTARD, Jean-Franois. Lies sobre a analtica do sublime. So Paulo : Papirus, 1993. _____. Leons sur l'Analytique du sublime. Paris : Galile, 1991. PHILONENKO, Alexis. "A Escola de Marburgo: H. Cohen, P. Natorp, E. Cassirer". In: Histria da filosofia: ideias, doutrinas: a filosofia do mundo cientfico e industrial. Rio de Janeiro : Zahar, 1974.

13

Anda mungkin juga menyukai