Anda di halaman 1dari 16

Rio de Janeiro, Brasil 20 a 22 de junho de 2012

www.rio20.info www.uncsd2012.org

A Rio+20 ser uma das mais importantes reunies globais sobre desenvolvimento sustentvel de nosso tempo. No Rio, nossa viso deve ser clara: uma economia verde sustentvel que proteja a sade do meio ambiente e apoie o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milnio atravs do crescimento da renda, do trabalho decente e da erradicao da pobreza.
Secretrio-Geral das Naes Unidas, Ban Ki-moon

O que a Rio+20?
Rio+20 abreviao para a Conferncia das Naes Unidas sobre Desenvolvimento Sustentvel, que ser realizada no Rio de Janeiro, Brasil, em junho de 2012 uma oportunidade histrica para definir os caminhos para um mundo mais seguro, igualitrio, limpo, verde e prspero para todos. Vinte anos aps a Cpula da Terra de 1992, no Rio, onde os pases adotaram a Agenda 21 um plano para repensar o crescimento econmico, avanar na igualdade social e assegurar a proteo ambiental a ONU est novamente reunindo governos, instituies internacionais e major groups1 para acordar uma srie de medidas inteligentes que possam reduzir a pobreza e, ao mesmo tempo, promover o trabalho decente, energia limpa e o uso mais justo e sustentvel dos recursos. A Rio+20 a oportunidade de modificar o paradigma financeiro tradicional e agir para acabar com a pobreza, lidar com a destruio do meio ambiente e construir uma ponte para o futuro.

Desenvolvimento sustentvel o desenvolvimento que atende s necessidades do presente sem comprometer a capacidade das geraes futuras de atender suas prprias necessidades.
Comisso Brundtland (1987)

A Agenda 21 define nove major groups: mulheres; crianas e jovens; povos indgenas; ONGs; autoridades locais; trabalhadores e sindicatos; empresrios e industriais; a comunidade tcnica e cientfica e agricultores.

UN Photo

Metade da humanidade vive hoje em cidades e, em duas dcadas, quase 60% da populao mundial cinco bilhes de pessoas ser de moradores urbanos.
(Fonte: ONU-HABITAT)

Por que precisamos da

Rio+20?
O mundo tem hoje 7 bilhes de pessoas em
2050 sero 9 bilhes.

Uma em cada cinco pessoas 1,4 bilho

atualmente vive com 1,25 dlar por dia, ou menos.

Um bilho e meio de pessoas no mundo no tm

acesso eletricidade. Dois bilhes e meio de pessoas no tm banheiro. E quase um bilho passa fome todos os dias.

A emisso de gases de efeito estufa continua

aumentando e mais de um tero de todas as espcies conhecidas pode ser extinta se as mudanas climticas continuarem no ritmo atual.

Se quisermos deixar um mundo habitvel para

nossas crianas e para nossos netos, os desafios da pobreza generalizada e da destruio ambiental devem ser enfrentados agora.

Vamos arcar com custos maiores no futuro

incluindo mais pobreza, instabilidade e um planeta degradado se falharmos em tratar de maneira adequada estes desafios crticos agora.

A Rio+20 oferece uma oportunidade para pensar


globalmente, para que possamos agir localmente para um futuro comum seguro.

O desenvolvimento sustentvel no uma opo! o nico caminho que permite a toda a humanidade compartilhar uma vida decente neste nico planeta. A Rio+20 d nossa gerao a oportunidade para escolher este caminho.
Sha Zukang, Secretrio-Geral da Conferncia Rio+20

Quais questes a Rio+20 vai abordar?


Solues para muitos problemas do desenvolvimento sustentvel incluindo desafios relacionados a cidades, energia, gua, alimento e ecossistemas so conhecidas. Na Rio+20, pases vo buscar caminhos para torn-las realidade a:

Uma famlia na Monglia usa um painel solar para gerar energia para sua cabana. Foto: ONU

Pescadores no mar perto de Dar es Salaam, Tanznia. Foto: ONU

Foto: ONU

Parque elico na costa de Middelgruden, na Dinamarca.

Fazer a transio para economias


mais verdes e ao mesmo tempo focar na erradicao da pobreza.

Proteger nossos oceanos da

Foto: ONU

sobrepesca, da destruio dos ecossistemas marinhos e dos efeitos adversos das mudanas climticas.

Tornar nossas cidades mais


habitveis e mais eficientes.

Ampliar o uso dos recursos de

energias renovveis que possam de fato diminuir as emisses de carbono, bem como a poluio interior e exterior, promovendo o crescimento econmico.

Um trem atravessa Seul, na Repblica da Coreia.

Foto: ONU

A agenda do desenvolvimento sustentvel a agenda do crescimento para o sculo 21.


Secretrio-Geral das Naes Unidas Ban Ki-moon

Gerenciar as florestas de uma

maneira melhor para fornecer uma ampla srie de benefcios. Reduzir o desmatamento pela metade at 2030 pode evitar um prejuzo de 3,7 trilhes de dlares em danos causados por emisses de gases de efeito estufa isto sem contar o valor do trabalho e renda, a biodiversidade, a gua limpa e os medicamentos provenientes das florestas.

Melhorar a maneira como


Florestas na Libria.

conservamos e administramos nossos recursos hdricos, para promover o desenvolvimento e a proteo contra a desertificao.

Leito seco de rio em Nger.

Foto: ONU

O desenvolvimento sustentvel funciona?


Ao longo das ltimas duas dcadas, houve muitos exemplos bem sucedidos de desenvolvimento sustentvel em reas como energia, agricultura, planejamento urbano, produo e consumo:

No Qunia, mecanismos de inovao financeira tm

estimulado novos investimentos em fontes de energias renovveis, incluindo energia elica, solar, pequenas centrais hidreltricas, biogs e energia de resduos urbanos, gerando renda e emprego. crescimento de baixo carbono, baseada no desenvolvimento de fontes de energias renovveis, criaram fluxos de emprego, renda e receita para promissoras indstrias de baixo carbono. gerou receita e renda para pequenos agricultores e beneficiou a economia, a sociedade e o meio ambiente. Desenvolvimento Limpo (MDL) foi adotado em So Paulo com o objetivo de transformar dois dos maiores lixes da cidade em aterros sanitrios sustentveis. De 2004 a setembro de 2011, esses aterros impediram a liberao na atmosfera de 352 mil toneladas de gs metano, que foram utilizados para produzir mais de um milho de megawatts de eletricidade. grupos florestais locais contribuiu para restaurar os recursos das florestas aps um declnio constante nos anos 1990. ambiental mais respeitadas da Amrica do Norte promoveu milhares de produtos que atendem a rigorosos padres ambientais. setores verdes entre 2006 e 2008, principalmente em reas como conservao de energia e desenvolvimento de energias renovveis. mil pessoas atravs da recuperao e do desenvolvimento sustentvel de uma terra severamente degradada em uma rea com quase a metade do tamanho da Grande Londres.

Na China, medidas para mudar para uma estratgia de

Em Uganda, uma transio para uma agricultura orgnica

No Brasil, um projeto no mbito do Mecanismo de

No Nepal, o manejo florestal comunitrio liderado por

No Canad, a EcoLogo uma das marcas de certificao

Na Frana, cerca de 90 mil empregos foram criados nos

No Haiti, a Iniciativa Costa Sul deve beneficiar cerca de 205

Foto: ONU

Veculos eltricos terminando uma Corrida de Emisses Zero em Genebra, Sua. O transporte deve ser a maior fora motriz por trs da crescente demanda mundial por energia. o principal destino final de energia em pases desenvolvidos e o que mais cresce nos pases em desenvolvimento.
(Fonte: DESA)

O que vai acontecer na Rio+20?


A ltima sesso do Comit Preparatrio para a Conferncia e a prpria Conferncia sero realizados em junho de 2012 no Rio, onde milhares de participantes de governos, do setor privado, de ONGs e de outros parceiros interessados se reuniro para um forte impulso na direo do desenvolvimento sustentvel. Em paralelo, e entre os encontros oficiais, haver diversos eventos, exposies, apresentaes, feiras e anncios feitos por uma ampla gama de parceiros. As discusses oficiais focaro em dois temas principais: Como construir uma economia verde para alcanar o desenvolvimento sustentvel e retirar as pessoas da pobreza, incluindo o apoio aos pases em desenvolvimento, que os permitir seguir o caminho verde para o desenvolvimento; e como melhorar a coordenao internacional para o desenvolvimento sustentvel. Os governos devem adotar medidas claras, focadas e prticas para implementar o desenvolvimento sustentvel, baseadas nos vrios exemplos de sucesso que temos visto nos ltimos 20 anos.

Rio de Janeiro, Brasil

Como eu posso participar ou contribuir?


preciso mais do que governos para construir o desenvolvimento sustentvel parcerias entre pessoas, grupos comunitrios, organizaes, empresrios e acadmicos so necessrias. A Rio+20 uma grande oportunidade para formar parcerias e para destacar o trabalho feito por todos os interessados. O site oficial www.uncsd2012.org (ingls) e sua verso em portugus www.rio20.info fornecem uma plataforma para a sociedade civil, empresrios, acadmicos e ONGs compartilharem suas atividades preparatrias para a Rio+20. Informaes sobre como se inscrever e participar da Conferncia tambm sero publicadas. Veja o website tambm para se inscrever para receber a newsletter, siga a Rio+20 no Twitter e no Facebook, e leia o blog do Secretrio-Geral da Conferncia, Sha Zukang. Contribuies monetrias e em espcie so necessrias de organizaes doadoras para financiar a participao de todos os interessados no processo preparatrio para a Conferncia. Para mais informaes sobre como contribuir, por favor entre em contato com: Sra. Kathleen Abdalla Chefe, Arrecadao de Fundos e Logstica Secretariado da UNCSD (Rio+20) Diviso para Desenvolvimento Sustentvel, UN DESA, Nova York Tel: +1 212 963 8416 Email: abdallak@un.org

Foto: ONU

Como a Rio+20 est sendo organizada?


A Rio+20 um esforo conjunto de todo o Sistema da ONU. Um Secretariado exclusivo responsvel por coordenar e facilitar os investimentos para o processo preparatrio de todos os rgos da ONU. O Secretariado da Rio+20 est estabelecido no Departamento de Assuntos Econmicos e Sociais da ONU e chefiado pelo Secretrio-Geral da Conferncia, Sha Zukang, que apoiado por dois Coordenadores Executivos: Elizabeth Thompson (ex-Ministra do Meio Ambiente de Barbados) e o Embaixador Brice Lalonde (ex-Ministro do Meio Ambiente da Frana). O processo preparatrio liderado por um Escritrio de 11 membros composto por embaixadores da ONU de todas as regies do mundo. O pas anfitrio, Brasil, est liderando as preparaes logsticas no local.

Por todo o mundo, a paz sustentvel deve ser construda sob o desenvolvimento sustentvel. por isto que eu disse que a agenda do desenvolvimento sustentvel a agenda para o sculo 21.
Secretrio-Geral das Naes Unidas Ban Ki-moon

CONTATOS

Secretariado da Rio+20: uncsd2012@un.org Imprensa: Em Nova York (ingls) Departamento de Informao Pblica da ONU mediainfo@un.org No Brasil (portugus) Centro de Informao das Naes Unidas para o Brasil (UNIC Rio) rio20@onu.org.br Site em ingls: www.uncsd2012.org Site em portugus: www.rio20.info

www.rio20.info www.uncsd2012.org www.un.org/sustainablefuture

Publicado pelas Naes Unidas, Nova York / Impresso em papel reciclado com tinta base de soja.

11-00065Sept 201110,000

Anda mungkin juga menyukai