Anda di halaman 1dari 12

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA COMISSO PERMANENTE DE SELEO VESTIBULAR DE INVERNO 2012 3a etapa: Portugus, Geografia e Histria

________________________________________________________ ______________________________

(NOME COMPLETO EM LETRA DE FORMA)

(No DE INSCRIO)

INSTRUES
1. 2. Verifique se este caderno contm quarenta e cinco questes objetivas e observe se ele apresenta algum tipo de defeito. Em caso de dvida, comunique o fiscal. O contedo desta prova est distribudo da seguinte maneira:
QUESTES
01 a 15

CONTEDO
Lngua Portuguesa Literatura Brasileira

QUESTES
16 a 30

CONTEDO
Geografia

QUESTES
31 a 45

CONTEDO
Histria

3.

As questes desta prova apresentam cinco alternativas, assinaladas com os nmeros 01, 02, 04, 08 e 16, nesta sequncia. Cada questo ter como resposta a soma dos nmeros correspondentes s alternativas que voc apontar como corretas. Instrues sobre o carto de respostas. 4.1 CONFIRA os dados seguintes, que devem coincidir com os de sua inscrio: nome do candidato, curso/turno, nmero de inscrio. 4.2 ASSINE no local indicado. 4.3 PREENCHA os campos pticos com cuidado, porque no haver substituio do carto em caso de erro ou rasura. 4.4 Para cada questo, PREENCHA SEMPRE DOIS CAMPOS, um na coluna das dezenas e outro na coluna das unidades. Como exemplo, se esta prova tivesse a questo 50 e se voc encontrasse o nmero 09 como resposta para ela, o carto de respostas teria que ser preenchido da maneira indicada ao lado.

4.

5.

O prazo determinado para resoluo desta prova de TRS HORAS, a partir do momento em que for completado o processo de distribuio dos cadernos de questes, includo o tempo para o preenchimento do carto de respostas. PERMANEA na sala de prova aps o recolhimento dos cartes de respostas, mantenha o seu caderno de questes e aguarde as instrues do fiscal. Observao: voc pode preencher a papeleta abaixo e lev-la. ATENO! S a destaque depois de ter entregue o carto de respostas ao fiscal.

6.

................................................................................................................................................................................................................. destaque aqui ...............................

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA


COMISSO PERMANENTE DE SELEO
VESTIBULAR DE INVERNO 2012
3a etapa: PORTUGUS, GEOGRAFIA E HISTRIA
PAPELETA PARA ANOTAO DAS RESPOSTAS ASSINALADAS USO OPCIONAL

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

23 07 26 07 12 21 14 20 31 06 11 18 03 15 31
16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

06 13 23 31 18 12 27 31 21 07 29 31 03 11 15
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45

03 22 15 31 09 19 30 23 17 14 27 31 26 29 10

QUESTES OBJETIVAS
LNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA TEXTO PARA AS QUESTES 01 A 10 EM DEFESA DA PROPAGANDA A propaganda fora os consumidores a comprar produtos de que no precisam ou no querem. Esta , essencialmente, a primeira crtica "social" da propaganda. A propaganda supostamente atinge seu objetivo fazendo com que os consumidores mudem seus gostos e preferncias. De acordo com esta acusao, a propaganda ou controla os impulsos internos dos consumidores para fazer com que eles mudem seus gostos ou, como uma fora poderosa no ambiente, provoca diretamente uma mudana no gosto de seus consumidores. A propaganda, segundo os crticos, fora os consumidores a agir de uma maneira que no agiriam se no houvesse propaganda. A doutrina filosfica que fundamenta esta crtica o determinismo, que nega a validade do livre-arbtrio. Existem duas formas desta crtica. A primeira diz que a propaganda ilude e manipula os consumidores atravs de mensagens subliminares. A segunda diz que a propaganda cria necessidades e vontades usando tcnicas de persuaso, o que os crticos afirmam ser o mesmo que coao.
Adaptado de: Em defesa da propaganda, Jerry Kirkpatrick.

03 Quando

se diz que "a propaganda fora os consumidores a comprar produtos" est se referindo fora da propaganda na compra e venda de produtos. Com relao a essa afirmao, assinale o que for correto. 01) As duas ocorrncias da palavra "fora" tm idnticas funes morfolgica e sinttica. 02) O substantivo "compra" derivado do verbo "comprar". 04) O verbo "comprar" derivado do substantivo "compra". 08) As duas ocorrncias da palavra "fora" apresentam diferena relativa ao timbre. 16) O substantivo "venda" denota ao e essa uma das razes de ser considerado um derivado do verbo "vender".

04 Assinale o que for correto quanto classificao das


palavras grifadas. 01) A propaganda fora os consumidores a comprar produtos. verbo. 02) Existem duas formas desta crtica. substantivo. 04) Afirmam ser o mesmo que coao. substantivo. 08) A propaganda cria necessidades e vontades. adjetivo. 16) Nega a validade do livre-arbtrio. adjetivo.

01 Quanto ao uso da crase, assinale o que for correto.


01) A crtica faz referncia s propagandas mal feitas. 02) A mdia se sustm devido propaganda em excesso. 04) Fomos coagidos compra de produtos desnecessrios. 08) queles que acreditam em propaganda devem ser advertidos. 16) vista ou a prazo a propaganda induz o consumidor.

05 Na frase "A doutrina filosfica que fundamenta esta


crtica o determinismo", identifique idntica funo ao termo grifado e assinale o que for correto. 01) A propaganda fora os consumidores a agirem de uma maneira que no agiriam se no houvesse propaganda. 02) Os crticos afirmam ser o mesmo que coao. 04) A propaganda atinge uma mudana que est no gosto dos consumidores. 08) a propaganda que ilude e coage o consumidor, segundo os crticos. 16) A primeira diz que a propaganda ilude e manipula.

02 Assinale o que for correto quanto ao entendimento do


texto. 01) Crticos da propaganda alegam que a coao e a mudana de gosto do consumidor se devem ao determinismo. 02) Pelo texto pode-se deduzir que, independentemente dos artifcios usados nas propagandas, o objetivo sempre vender uma ideia ou um produto. 04) O autor do texto comenta sobre as crticas que se fazem a respeito da propaganda. 08) Segundo o autor do texto, a compra de um produto sempre motivada pela coao que a propaganda faz ao consumidor. 16) As mensagens subliminares, referidas no texto, so responsveis pela explcita persuaso das propagandas.

06 Assinale o que for correto quanto correspondncia da


voz passiva em relao ativa. 01) A propaganda tem provocado mudanas no gosto dos consumidores. Mudanas no gosto dos consumidores tm sido provocadas pela propaganda. 02) O determinismo negava a validade do livre-arbtrio. O livre-arbtrio era negado pela validade do determinismo. 04) A propaganda controla o impulso dos consumidores. O impulso dos consumidores controlado pela propaganda. 08) A propaganda atinge objetivos previstos. Objetivos previstos pela propaganda so atingidos. 16) A propaganda pode iludir e coagir os consumidores. Os consumidores podem ser iludidos e coagidos pela propaganda.

10 Cognatos so palavras formadas de um mesmo radical e


pertencem, assim, a um mesmo campo semntico. Identifique onde h grupo de cognatos e assinale o que for correto. 01) 02) 04) 08) 16) Ler leitura letrado. Consumidor consumao consumismo. Acusao acusativo acusatrio. Impulso impulsivo impelido. Crtico critrio crtica.

11 Sobre as obras Felicidade Clandestina e Muitas Vozes,


assinale o que for correto. 01) Embora uma das obras contenha textos em versos e outra em prosa, a poesia e a narrativa se confundem na linguagem literria dos autores. 02) Em uma de suas produes em verso, o autor de Muitas Vozes narra a ida de seu pai ao Rio de Janeiro para tratamento de sade. 04) A obra literria Felicidade Clandestina uma obra construda totalmente em versos. 08) Com uma linguagem totalmente potica, a autora de Felicidade Clandestina descreve a esperana num conto em que "esperana" ora um substantivo concreto inseto ora um substantivo abstrato sentimento. 16) A obra Muitas Vozes uma coletnea de produes literrias em prosa do perodo do Romantismo.

07 A doutrina filosfica que fundamenta esta crtica o


determinismo, que nega ao consumidor a validade do livre-arbtrio. Existem duas formas desta crtica. Assinale o que for correto com relao regncia verbal. 01) 02) 04) 08) 16) Nega verbo transitivo direto. Fundamenta verbo transitivo direto. Existem verbo intransitivo. Nega verbo transitivo direto e indireto. Fundamenta verbo intransitivo.

12 Sobre as personagens das obras literrias, assinale o


que for correto.

08 Assinale o que for correto quanto presena de figura


de sintaxe na frase "O casal, convencidos pela propaganda, compraram at produtos suprfluos: joias e doces e roupas e sapatos." 01) 02) 04) 08) 16) Hiprbole. Pleonasmo. Silepse de nmero. Metfora . Polissndeto.

09 Assinale o que for correto quanto ao emprego do


pronome oblquo tono. 01) A propaganda fora-os a adquirir produtos desnecessrios. 02) Eu lhe falei que a propaganda a alma do negcio? 04) Foi por isso que ningum lhe disse a verdade. 08) Eu o convenci de que a propaganda era enganosa. 16) no determinismo que se nega a validade do livrearbtrio.

01) Yaqub, um dos personagens centrais da obra de Machado de Assis, apaixona-se pela namorada de seu irmo e com ela foge para Manaus. 02) Em Dom Casmurro, o narrador-personagem conversa com seu leitor para opinar, debater ou ironizar alguns dos episdios que esto sendo narrados. 04) As personagens femininas das obras O Guarani e Dom Casmurro so exemplos de personagens idealizadas das narrativas da escola literria denominada Romantismo. 08) Em Muitas Vozes as personagens da prosa potica so caracterizadas de acordo com o subjetivismo do autor do Romantismo. 16) A personagem do conto Felicidade Clandestina uma criana sedenta de desejo de ler o livro de Monteiro Lobato As reinaes de Narizinho, que a filha do dono da livraria prometeu lhe emprestar.

13 Sobre as caractersticas das escolas literrias, assinale o


que for correto. 01) No Romantismo, a prosa apresenta quatro tendncias: romance urbano, romance indianista, romance regionalista e romance histrico. 02) O adultrio um dos temas dos romances do Realismo, estilo literrio da segunda metade do sculo XIX. 04) Muitas Vozes exemplo da poesia Parnasiana que defende o princpio de que a arte deve ter um fim em si mesma, despojada de sentimentos e emoes do artista ou problemas sociais. 08) O Guarani exemplo da produo indianista em verso de Jos de Alencar. 16) No Modernismo brasileiro, os autores retomam o subjetivismo do realismo e acrescentam o cuidado com a mtrica em suas produes em verso.

15 Com relao aos autores, assinale o que for correto.


01) Monteiro Lobato e Euclides da Cunha so autores do Pr-Modernismo. 02) Manuel Bandeira o autor do poema Os Sapos, que satiriza a produo parnasiana e que foi lido numa das noites da Semana da Arte Moderna. 04) Guimares Rosa e Clarice Lispector so autores da terceira fase do Modernismo brasileiro. 08) Cruz e Souza e Alphonsus de Guimaraens so autores do Simbolismo brasileiro. 16) lvares de Azevedo e Jos de Alencar so autores do Romantismo brasileiro, sendo um representante das produes em verso e outro, das produes em prosa.

GEOGRAFIA

14 O amor tema que se faz presente em todos os


perodos literrios, mas o que diferencia cada um desses perodos a forma como se trata desse tema. Nesse contexto, assinale o que for correto. 01) "O cho cama para o amor urgente/amor que no espera ir para a cama./Sobre tapete ou duro piso, a gente/compe de corpo a corpo a mida trama.//E para repousar do amor, vamos a cama." O amor sob a perspectiva ertica de Drumond se contrape viso de amor idealizado dos romances romnticos. 02) "Naquela mulata estava o grande mistrio (...) ela era a cobra verde e traioeira, a lagarta viscosa, a murioca doida, que esvoaava havia muito tempo em torno do corpo dele, assanhando-lhe os desejos, acordando-lhe as fibras embambecidas pela saudade da terra, picando-lhe as artrias, ..." Esse um exemplo de que para os Naturalistas o amor tem base fisiolgica. 04) "O amor por Eponina: dessa vez era o amor de quem j sofreu por amor. E quando chegou a vez de Eponina ser comida, a menina no apenas soube como achou que era o destino fatal de quem nascia galinha. As galinhas pareciam ter uma prcincia do prprio destino e no aprendiam a amar os donos nem o galo." Na prosa de Clarice Lispector a temtica do amor importa mais para a sondagem psicolgica que para o desfecho da narrativa. 08) "Vilela, Camilo e Rita, trs nomes, uma aventura." O conto A Cartomante um exemplo de narrativa em que o amor e o adultrio so temas da produo do Realismo. 16) "Nua, de p, solto o cabelo das costas,/Sorri." No parnasianismo, o amor, com os mesmos princpios do romantismo, retomado como temtica em vrias produes, acrescentando-se a preocupao com a forma do poema, com rimas, mtricas e vocabulrio preciso.

16 No que diz respeito apenas a termos, nomes,


fenmenos, regies ou seres relacionados aos oceanos ou mares, assinale o que for correto. 01) ndico, Egeu, batiscafo, plataforma continental, tsunami, Lago Michigan e corrente das Canrias. 02) Atlntico, Adritico, corrente do Labrador, zona nertica, bacalhau, regio pelgica e anchova. 04) Pacfico, Bltico, corrente de Humboldt, talude continental, krill, recifes de corais e sardinha. 08) rtico, Titicaca, pirarucu, plncton, piranha, corrente das Agulhas, Cspio e igap. 16) Antrtico, Baical, tucunar, mangue, boto, corrente de Benguela e meandro.

17 Sobre lnguas e religies da Terra, assinale o que for


correto. 01) A lngua oficial do Brasil o portugus, enriquecida com palavras indgenas, africanas e, em certas regies, com palavras do vocabulrio do imigrante. 02) As religies fetichistas adoram as foras da natureza e dolos, a exemplo do Bramanismo ou Hindusmo, Budismo, Confucionismo e Xintosmo. 04) O principal grupo de lnguas faladas no planeta o indo-europeu, que rene as lnguas latinas, germnicas, eslavas e vrias outras, sendo que o ingls a mais importante, sendo utilizada como lngua oficial para as relaes comerciais e polticas de todo o mundo. 08) As religies monotestas acreditam em um s Deus, a exemplo do Judasmo, do Maometismo e do Cristianismo, sendo que o Cristianismo, uma das religies mais difundidas da Terra, divide-se em Catlicos, Protestantes e Ortodoxos. 16) A lngua mais falada no mundo hoje o espanhol, pois a lngua oficial de quase toda a Amrica do Sul e Central, a segunda lngua dos Estados Unidos, na Espanha, em pases da frica e nas Filipinas. seguida pelo ingls e pelo mandarim, na China.

18 Com relao aos fatores que fizeram da China a


segunda maior economia do mundo e um grande importador e exportador, assinale o que for correto. 01) Incentivos oficiais s exportaes. 02) A adoo de poltica econmica que mescla aspectos de uma economia estatizada com outros de economia capitalista propriamente dita. 04) Mo de obra barata e disciplinada, uma vez que no h no pas sindicalismo organizado e nem outras formas de reivindicaes trabalhistas. 08) Proibio de investimentos estrangeiros na economia chinesa. 16) A existncia de um enorme e praticamente inexplorado mercado consumidor chins com aproximadamente 1,4 bilho de pessoas e a existncia de vastas reservas minerais no pas.

20 Sobre grupos raciais, divises e suas caractersticas


mensurveis ou descritivas, assinale o que for correto. 01) A raa mongoloide constitui 50% da humanidade e algumas de suas caractersticas so: pele entre clara e quase chocolate, cabelo mole, ondulado ou liso com vrias coloraes, desde o louro ao negro, nariz afilado e lbios delgados. Essa raa divide-se em meridional ou indo-mediterrnea e setentrional ou atlanto-bltica. 02) Com o ncleo principal situado no continente africano, as caractersticas da raa negroide so: pele escura, cabelos e olhos escuros, cabelo crespo, sistema piloso do rosto e corpo pouco desenvolvido, largura da face pequena, lbios grossos, nariz achatado e de abas largas. 04) No Brasil, o IBGE, para fins estatsticos, considera os seguintes grupos raciais: branco, preto, pardo (mulatos, caboclos, cafuzos, mestios, entre outros), amarelos (japoneses, coreanos, chineses, entre outros) e indgenas, e essa classificao imposta arbitrariamente, mesmo que o indivduo no aceite a classificao que lhe foi dada. 08) A raa europoide compreende 40% da populao terrestre, e as caractersticas dessa raa amarela so: pele clara ou bronzeada, cabelos duros, lisos e pretos e sistema piloso corporal pouco desenvolvido. Essa raa engloba os indgenas americanos. 16) Os grupos humanos foram divididos, de forma arbitrria, de acordo com traos morfolgicos hereditrios, como cor da pele e o tipo de cabelo, sendo que essa noo etnologicamente rejeitada, pois se considera que a proximidade cultural tenha maior relevncia que o fator racial.

19 A respeito da formao de blocos econmicos


supranacionais, assinale o que for correto. 01) O Acordo de Livre Comrcio da Amrica do Norte NAFTA agrega Estados Unidos, Canad e Mxico, mas, mesmo sendo um acordo de livre comrcio, beneficia as corporaes multinacionais, especialmente as dos Estados Unidos. 02) A Unio Europeia, que atravessa uma crise, tornouse um complexo projeto que engloba simultaneamente vrios nveis de integrao regional: zona de livre comrcio, unio aduaneira, mercado comum e unio poltica, econmica e monetria. 04) O estgio mais complexo e avanado de um bloco supranacional atingido quando os pases membros adotam a mesma poltica econmica, alm de moeda nica. 08) A Cooperao Econmica da sia e do Pacfico APEC rene pases muito diferentes entre si sendo que uns tm uma industrializao extremamente avanada e outros so pases de mo de obra barata ainda com graves problemas sociais. Entre esses pases esto Estados Unidos, Canad, Malsia, Vietn, China, Mxico, Chile e Peru. 16) No Mercosul, o maior volume de negcios se faz entre Brasil e Argentina, com fases de retrocesso e de retomada de bons ritmos de trocas comerciais.

21 Sobre a dinmica demogrfica brasileira, assinale o que


for correto. 01) Desde os anos de 1970, a taxa de mortalidade infantil tornou-se relativamente homognea em todo o Brasil, com pouca variao entre as cinco regies geogrficas. 02) Com o aumento da expectativa de vida e reduo da taxa de fecundidade, a pirmide etria brasileira tende a se alargar na base e a se estreitar no topo. 04) O ndice de crescimento vegetativo do Brasil decresceu nos ltimos anos devido crescente participao da mulher no mercado de trabalho, aos casamentos tardios, ao elevado custo de criao dos filhos, difuso de mtodos de anticoncepo, dentre outros fatores. 08) A reduo do ndice de mortalidade relaciona-se ao intenso processo de urbanizao acompanhado por uma revoluo mdico-sanitria com melhoria nas condies de vida da populao e maior expectativa de vida. 16) Os ltimos censos brasileiros revelam que tem aumentado a populao da faixa etria de 0 a 14 anos e diminudo sensivelmente a populao mais idosa.

22 Sobre problemas ambientais do planeta, assinale o que


for correto. 01) O efeito estufa, em condies normais, mantm o planeta aquecido, mas o excesso dos gases responsveis pelo aquecimento global, a exemplo do dixido de carbono lanado na atmosfera terrestre, tem aprisionado uma quantidade cada vez maior de calor junto superfcie da Terra. 02) O dixido de carbono (CO2), responsvel pelo maior percentual do efeito estufa do planeta, originado pela queima de combustveis fsseis (petrleo, carvo mineral, gs natural) e pela destruio das matas, ocorrendo liberao desse gs nas queimadas. 04) O Brasil ainda no apresenta problemas relacionados chuva cida, que provocada por emisses de usinas termoeltricas a carvo e por motores de veculos, uma vez que as usinas geradoras brasileiras so apenas hidroeltricas e a sua frota de veculos ainda insignificante. 08) Alm do dixido de carbono (CO2), outros gases provocam o efeito estufa, a exemplo dos clorofluorcarbonos (CFCs), metano, xido de nitrognio e oznio. 16) A chuva cida ocorre quando o dixido de enxofre e os xidos de nitrognio so lanados na atmosfera pelas usinas termoeltricas movidas a carvo e pelos motores de veculos e, em reao qumica na atmosfera, voltam na forma de chuva ou neve corrosivas, com alta concentrao de cidos, que destroem a fauna e a flora nos rios, atingem florestas e causam at corroso em prdios e monumentos.

24 Sobre os ciclos econmicos pelos quais passou o estado


do Paran, especificamente sobre o ciclo da madeira e seus problemas decorrentes, assinale o que for correto. 01) A explorao desordenada da madeira penetra o interior do estado, ocasionando grandes desmatamentos no final do sculo XIX e incio do sculo XX, quando o pinho do Paran comea a ser comercializado em vrios pontos do Brasil e at no exterior. 02) O ciclo da madeira e a agricultura devastaram as florestas nativas do Paran, e hoje as reas de reflorestamento do estado s utilizam a Araucria angustiflia, que havia sido quase levada extino e que empregada no fabrico do papel e celulose, uma vez que economicamente mais vivel por se desenvolver em poucos anos. 04) O aproveitamento comercial da madeira somado implantao da cultura cafeeira, o quinto ciclo do estado, e policultura e pecuria, a partir dos anos de 1960 e 1970, so os principais fatores do rpido desaparecimento das florestas do Paran. 08) O primeiro ciclo econmico pelo qual passou o Paran foi o da cana de acar, que foi desenvolvido no litoral e penetrou em direo ao planalto, ocasionando o aparecimento de engenhos de acar, um dos quais deu origem a Curitiba. 16) Aps o ciclo do tropeirismo iniciou-se o ciclo da erva-mate e, quase simultaneamente, o ciclo da madeira, responsvel pelo aparecimento das serrarias e indstrias ligadas madeira, tendo se desenvolvido devido abertura de caminhos, estradas de ferro e rodovias, navegao de rios, principalmente do Iguau, e ao aparecimento de vilas e povoados em pleno serto paranaense.

23 A ao do homem est presente nos processos de


degradao do meio ambiente, como nos movimentos de massa ou deslizamentos de encostas. As reas ngremes esto sujeitas aos deslizamentos devido s ocupaes pelo homem. Dentre os diversos fatores que se combinam para que os deslizamentos ocorram, assinale o que for correto. 01) Elevados ndices pluviomtricos. 02) Topografia ngreme, com elevado ngulo de inclinao. 04) Retirada da cobertura vegetal original das encostas. 08) Intensas atividades antrpicas com construes em reas no recomendveis. 16) Solos rasos assentados sobre rochas impermeveis que se tornam lubrificadas com a infiltrao de gua em excesso favorecendo o deslizamento.

25 Quanto s rochas e minerais encontrados no Paran,


reas de ocorrncia e utilizao, assinale o que for correto. 01) Carvo mineral, utilizado como combustvel e explorado na regio de Curiva, sendo o Paran o terceiro produtor brasileiro depois de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 02) Folhelho piro-betuminoso (xisto), utilizado na produo de leo, gs e enxofre e explorado pela Petrobrs na regio de So Mateus do Sul. 04) Calcrio, um mineral no metlico, comum no primeiro planalto paranaense e utilizado na fabricao de cimento, cal, corretivos para a acidez do solo, dentre outras finalidades. 08) Mrmore, uma rocha metamrfica ornamental encontrada no noroeste paranaense, mas que no tem grande destaque na produo mineral do estado. 16) Talco e caulim, que so pouco explorados no estado devido baixa qualidade, sendo o Paran um importador desses minerais, principalmente do caulim, utilizado na produo de cermica branca em Campo Largo, a "Capital da Loua".

26 Sobre os grandes rios do mundo, assinale o que for


correto. 01) O rio Nilo, o segundo mais extenso do mundo, apesar de atravessar parte do deserto do Saara, nunca seca, pois suas nascentes esto em regies do corao da frica em clima equatorial, com chuvas abundantes o ano todo. 02) O rio Amazonas, o mais extenso rio do planeta, genuinamente brasileiro, pois cruza apenas o territrio brasileiro onde forma a mais vasta bacia hidrogrfica do mundo, com afluentes provenientes dos dois hemisfrios. 04) Na poro central dos Estados Unidos, o relevo baixo drenado pelos rios que compem a bacia do Mississippi-Missouri, utilizados como hidrovias para transporte da produo agrcola. 08) Os rios Ganges e Indo atravessam a plancie norte da ndia e so considerados sagrados pelos hindus alm de serem fundamentais para a irrigao de extensas reas agrcolas. 16) O rio Volga, o mais extenso da Europa, atravessa a plancie russa e, apesar de congelar no inverno, muito utilizado para navegao.

28 No que diz respeito apenas a pases, estados ou cidades


que sejam capitais nacionais ou estaduais das Amricas do Norte, Central ou do Sul, assinale o que for correto. 01) Canad, Califrnia, Belize, Tegucigalpa, Havana e Santiago. 02) Guatemala, Tocantins, La Paz, Montevidu, Jamaica e Mangua. 04) Bolvia, Angola, Roraima, Trpoli, Buenos Aires e Malta. 08) Colmbia, Caracas, Tnis, Cidade do Cabo, Vermont e Mxico. 16) Nicargua, Montreal, Nger, Nairbi, Arizona e Florianpolis.

29 Sobre a classificao do relevo brasileiro em planaltos,


plancies e depresses, proposta por Jurandyr Ross, assinale o que for correto. 01) As reas rebaixadas por eroso que circundam as bordas das bacias sedimentares, interpondo-se entre essas e os macios cristalinos, constituem as depresses, a exemplo da Depresso Cuiabana, da Depresso do Tocantins e da Depresso Perifrica Sul-Rio-Grandense, dentre outras. 02) Superfcies essencialmente planas, nas quais os processos de sedimentao superam os de eroso, constituem as plancies brasileiras, a exemplo da Plancie do Rio Amazonas, da Plancie do Pantanal Mato-grossense e da Plancie da Lagoa dos Patos e Mirim, dentre outras. 04) A classificao do relevo brasileiro proposta por Jurandyr Ross considera a morfoestrutura (origem geolgica) e o morfoclima (influncia dos atuais agentes climticos), mas no leva em considerao o paleoclima (ao de antigos agentes climticos). 08) Pores residuais salientes no relevo, que oferecem mais resistncia aos processos erosivos, so os planaltos, a exemplo dos Planaltos e Chapadas da Bacia do Paran. 16) As unidades de planaltos propostas por Jurandyr Ross so bastante simplificadas, no levando em considerao as atividades geolgicas que ocorreram nas reas onde aparecem essas formas topogrficas.

27 Sobre

os diversos climas do planeta e suas caractersticas pluviomtricas, assinale o que for correto. 01) O clima equatorial aparece na faixa do equador terrestre, aproximadamente entre 5 N e 5 S, e suas chuvas so convectivas e abundantes o ano todo. 02) O clima tropical ocorre entre 5 e 30 N e S e caracteriza-se pela existncia de duas estaes ou perodos: a estao mais mida e a estao seca. 04) O clima desrtico ocorre mais comumente em faixas tropicais, entre 15 e 45 N e S, e as chuvas so fracas ou inexistentes, sendo normalmente inferiores a 150 mm por ano. 08) O clima mediterrneo ocorre na bacia do Mediterrneo, na Califrnia, centro do Chile, sul da frica do Sul e sul da Austrlia, e as chuvas ocorrem nos meses de outono e inverno e tm origem frontal, isto , associadas passagem de frentes. 16) O clima polar est presente nas latitudes mais elevadas, tanto ao norte quanto ao sul do planeta, e as chuvas so inexistentes sendo que as precipitaes ocorrem sob a forma de neve.

30 A respeito dos limites naturais do espao agrrio,


assinale o que for correto. 01) As plantas cultivadas, assim como os seres vivos, possuem cada qual o seu habitat, com destaque para as condies climticas, alm da altitude aliada latitude como fator limitante para determinadas culturas. 02) Algumas culturas so tpicas de climas tropicais, como arroz, milho, cana de acar, caf, algodo e cacau, e outras so caractersticas de climas temperados, como trigo, aveia, ma e beterraba; porm a distino no rgida, pois h plantas que possuem ampla capacidade de adaptao, a exemplo do arroz e do fumo que, embora sejam tropicais, podem ser cultivadas durante o vero nas regies subtropicais. 04) A umidade um fator de extrema importncia na agricultura, pois tanto a aridez quanto o excesso de chuvas podem comprometer o cultivo. 08) Os limites edficos so aqueles que restringem o uso agrcola da terra por problemas, como excesso de salinidade, solos pouco profundos, baixa fertilidade natural ou solos encharcados. 16) O relevo no interfere nas atividades agrrias, pois a topografia no interfere na profundidade dos solos, na utilizao de mquinas agrcolas e nem na diversidade de produtos cultivados.

32 O sculo XX foi marcado pela emergncia de inmeros


movimentos de contestao ao redor do mundo. Nesse contexto, a dcada de 1960 correspondeu ao momento de maior intensidade no que concerne s tenses, aos conflitos e aos avanos de tais manifestaes contestatrias. A respeito de Martin Luther King, uma das principais referncias do movimento negro nos Estados Unidos dos anos 1960, assinale o que for correto. 01) A principal atividade de militncia desenvolvida por Martin Luther King ocorreu nas regies ao norte dos Estados Unidos, apesar dos maiores conflitos raciais se concentrarem no sul daquele pas. 02) Em razo de sua militncia, Martin Luther King foi contemplado com o prmio Nobel da Paz no ano de 1964. 04) Martin Luther King foi assassinado a tiros por um extremista poltico favorvel segregao racial. A sua morte foi seguida por violentos distrbios promovidos pelos negros em diversas cidades norte-americanas. 08) De formao crist conservadora, o pastor Martin Luther King era um crtico da filosofia da resistncia pacfica disseminada pelo hindu Mahatma Gandhi. 16) O pastor Martin Luther King fundou a Conferncia Sulista de Liderana Crist, entidade que lutava pela busca da igualdade racial nos Estados Unidos.

HISTRIA

33 Herana portuguesa, o trabalho escravo se constituiu


num exerccio comum no Brasil ao longo dos sculos coloniais. A respeito das prticas e variaes no uso dessa modalidade de trabalho durante esse perodo histrico, assinale o que for correto. 01) Alguns senhores de engenho liberavam o uso de lotes de suas propriedades para que os escravos pudessem produzir gneros agrcolas destinados ao prprio consumo e tambm venda no mercado interno do nordeste aucareiro. 02) Apesar da concentrao de um grande nmero de escravos negros na regio da minerao (sculo XVIII), o nmero de fugas e de quilombos registrados nessa atividade so menores do que os encontrados, por exemplo, na sociedade aucareira do sculo XVI. 04) Indiferentemente da atividade em que foi empregada, a escravido colonial esteve associada explorao e violncia (fsica e moral) contra o trabalhador cativo, o que, muitas vezes, levou a casos de rebeldia individual ou coletiva por parte dos escravos. 08) Os escravos artesos e que prestavam servios domsticos possuam vestimentas melhores do que aqueles que atuavam, por exemplo, nas atividades agrcolas. 16) Por conta de suas caractersticas prprias, no h registros de que a pecuria colonial tenha se utilizado de mo de obra escrava, seja ela africana ou indgena.

31 As razes do movimento hippie so encontradas j no


imediato ps-guerra, na dcada de 1940, porm o seu auge ocorreu nos Estados Unidos na dcada de 1960. Um dos referenciais desse movimento foi o Festival de Woodstock. Sobre o Festival de Woodstock, assinale o que for correto. 01) Reuniu cantores ligados ao rock e folk-music, entre os quais estavam Bob Dylan, Joan Baez, Jimi Hendrix, Scott Mckenzie, The Who e Joe Cocker. 02) Foi realizado em 1969 numa fazenda na rea rural da cidade de Bethel, localizada no estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos. 04) Terminou aps denncias de perturbao da ordem e a interveno violenta da polcia norte-americana que atuou com rigor para dissolver a multido que havia se concentrado para assistir aos shows. 08) Apesar de prevista na programao original, a cantora Janis Joplin e a banda The Doors no se apresentaram no Festival devido a discordncias contratuais entre os empresrios dos artistas e os organizadores do evento, frustrando os expectadores. 16) Entre as bandeiras levantadas pelos promotores do Festival e tambm pelos artistas que se apresentaram no evento, estavam o combate guerra do Vietn, o combate ao uso de substncias entorpecentes e a defesa da liberdade feminina, princpios elementares do movimento hippie.

34 A ditadura militar no Brasil teve incio com o golpe militar


de 31 de maro de 1964 e se estendeu at 1985 quando o general Joo Figueiredo, ltimo presidente militar, passou o cargo para Jos Sarney. A respeito de casos de tortura, morte e desaparecimento de presos polticos no pas durante esse perodo, assinale o que for correto. 01) Em um dos casos emblemticos da tortura durante a ditadura militar, pessoas armadas invadiram a casa de Rubens Paiva, um ex-lder estudantil e exdeputado conhecido por se opor ao regime, e o levaram para a sede do DOI-CODI, em So Paulo onde teria sido torturado e morto. 02) Manuel Fiel Filho, um metalrgico cearense radicado em So Paulo, foi preso por agentes do DOI-CODI, acusado de pertencer ao Partido Comunista Brasileiro. Poucas horas aps a sua priso, os rgos de segurana informaram que o operrio havia cometido suicdio na cela em que estava detido. 04) O capito Carlos Lamarca desertou do Exrcito brasileiro por no concordar com as prticas polticas adotadas pelos militares no poder. Perseguido e acusado de subversivo, passou a promover prticas de guerrilha at ser morto por tropas de represso na regio do agreste baiano. 08) Um dos militantes polticos mais perseguidos durante a ditadura militar, Carlos Marighella foi morto em So Paulo, em uma emboscada organizada pelo delegado Srgio Paranhos Fleury, um dos mais ativos agentes da represso daquele perodo. 16) A morte de Vladimir Herzog, jornalista e professor da USP, em meados da dcada de 1970, causou grande repercusso. Vlado, como era conhecido, foi encontrado enforcado nas dependncias do DOICODI. A verso oficial foi a de suicdio.

35 A Guerra do Contestado, movimento social ocorrido


entre 1912 e 1916 na regio disputada, poltica e judicialmente, entre Paran e Santa Catarina, envolveu a populao sertaneja que vivia no interior de ambos os estados, as foras de segurana estaduais, o Exrcito brasileiro e os fazendeiros detentores das terras na rea em litgio. A respeito desse acontecimento, assinale o que for correto. 01) A desapropriao de terras em favor da Brazil Railway Company, empresa norte-americana responsvel pela construo de uma ferrovia que cortava o sul do pas, na regio em litgio ampliou o clima de tenso entre latifundirios, camponeses e o governo republicano. 02) Um dos principais resultados sociais da Guerra foi o processo de diviso da terra ocorrido ao final do conflito. Exceo no Brasil daquela poca, a reforma agrria foi fundamental para a pacificao definitiva da regio do Contestado. 04) As serrarias, instaladas nas terras do conflito, tiveram um importante papel na pacificao da regio do Contestado. Alm de ativar a economia, essas unidades ofertavam emprego aos camponeses, contribuindo para a estabilidade social. 08) Elementos prprios a uma religiosidade popular, como a presena de monges e uma crena messinica, fazem parte do contexto sociocultural no qual se desenvolveu a Guerra do Contestado. 16) Do ponto de vista poltico, o Paran foi o grande vencedor do conflito. A maior parte das terras disputadas com Santa Catarina acabaram ficando legalmente sob o domnio paranaense.

36 O Brasil experimentou, ao longo do sculo XX, trs


perodos em que o Estado Nacional gerenciou um processo de desenvolvimento nacional com base na ideia da modernizao da infraestrutura e da capacidade produtiva nacional: a Era Vargas (1930-1945), o governo JK (1956-1961) e a ditadura militar (1964-1985). A respeito da modernizao promovida no Brasil nesses momentos especficos, assinale o que for correto. 01) A construo da Companhia Siderrgica Nacional, na dcada de 1940, deu incio a uma industrializao de base no pas. 02) As grandes obras, como as usinas de Itaipu e de Angra dos Reis, a Transamaznica e a Ponte RioNiteri, se inserem na perspectiva do "Brasil potncia" disseminada durante a ditadura militar e simbolizam materialmente o projeto de modernizao nacional do perodo. 04) O modelo desenvolvimentista aplicado no Brasil durante a ditadura militar se pautava no princpio do fechamento do pas para a entrada de capitais estrangeiros, uma vez que o que se buscava era uma modernizao autnoma, livre da dependncia financeira internacional. 08) Durante a "Era Vargas" a indstria automobilstica deu os primeiros passos no Brasil. A implantao da Fbrica Nacional de Motores FNM representou o incio da produo automotiva no pas. 16) O "Plano de Metas" estruturado por Juscelino Kubitschek visava incentivar o desenvolvimento e a modernizao nacional a partir do investimento em setores como transporte, educao e industrializao.

38 Perodo venturoso para Portugal, o sculo XVI se


mostrou desafiador para a colonizao lusitana do Brasil. A respeito dos acontecimentos prprios a esse perodo da histria nacional, assinale o que for correto. 01) Por ordem do rei de Portugal, Martin Afonso de Souza comandou uma grande expedio colonizadora no Brasil e patrulhou a costa do territrio com o intuito de impedir o contrabando do pau-brasil por comerciantes europeus no portugueses. 02) Tom de Sousa foi nomeado governador geral do Brasil, centralizando a administrao colonial e sistematizando o sistema tributrio na colnia. 04) A escravido indgena foi bastante utilizada nas primeiras dcadas do sculo XVI. A partir de meados do sculo o lucro gerado pelo trfico negreiro impulsionou a vinda de um grande nmero de escravos africanos para a colnia. 08) O primeiro modelo de sociedade que se originou no Brasil teve como base o nordeste aucareiro. Dividida em dois polos distintos representados pela Casa Grande e pela senzala; esse modelo se manteve idntico at o final do sculo XIX, sendo alterado apelas pela Repblica. 16) Inicialmente a economia colonial esteve baseada na explorao de riquezas naturais, especialmente no corte do pau-brasil, madeira que possua grande valor no mercado europeu naquele perodo.

39 Entre 1822 e 1889, o Brasil viveu sob a gide da


Monarquia e foi no decorrer desse perodo que o pas acompanhou a formao de seu Estado Nacional. A respeito desse tema, assinale o que for correto.

37 A grande imigrao europeia para o Brasil foi uma das


marcas do pas no sculo XIX. Alm de contribuir para a ocupao dos espaos vazios existentes em nosso territrio, os imigrantes ajudaram a compor a sociedade e a cultura nacionais e foram decisivos para o desenvolvimento econmico brasileiro a partir de ento. A respeito desse processo imigratrio, assinale o que for correto. 01) O Centro-Oeste brasileiro, regio que iniciou seu processo de ocupao e formao em meados dos Oitocentos, abrigou considerveis levas de imigrantes italianos, alemes e poloneses. 02) No Paran, apesar da presena de outras etnias, predominou a imigrao eslava, especialmente a polonesa. 04) O estado de So Paulo recebeu um grande contingente de imigrantes italianos, os quais, inicialmente, foram alocados nas fazendas cafeeiras do oeste paulista. 08) Mesmo que em menor nmero, grupos de espanhis, franceses e suos tambm se radicaram no Brasil a partir do sculo XIX. 16) Foi comum a formao de colnias alems e italianas nos estados do sul, sobretudo em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. 01) Uma das principais marcas do Estado monrquico brasileiro, tanto no primeiro quanto no segundo reinado, foi a centralizao de poder nas mos do Imperador. 02) O estmulo aos regionalismos e a autonomia provincial foram marcas essenciais do Estado Nacional brasileiro do sculo XIX. 04) A Guerra dos Farrapos, ocorrida no Rio Grande do Sul entre 1835 e 1845, se caracterizou como um dos principais movimentos de apoio e fortalecimento do Estado Nacional no Brasil do sculo XIX. 08) O perodo regencial, interregno entre o primeiro e o segundo reinado, se caracterizou como um momento de calmaria no cenrio poltico brasileiro dos Oitocentos. 16) A criao da Guarda Nacional significou, na prtica, o reconhecimento, por parte do Estado, do poder poltico exercido pelos latifundirios em todo o territrio brasileiro.

40 No dia 07 de dezembro de 1941 o mundo foi sacudido


pela notcia do ataque japons base militar de Pearl Harbour, no Havai. A respeito desse acontecimento histrico crucial para o desenrolar da II Guerra Mundial, assinale o que for correto. 01) Apesar de avisados por um ultimato expedido pelo governo japons, as tropas norte-americanas sediadas em Pearl Harbour acabaram derrotadas nessa batalha pelos nipnicos. 02) Foi a partir do ataque a Pearl Harbour que os Estados Unidos efetivamente entraram na Guerra e atuaram decisivamente nos campos militar e poltico at o final do conflito. 04) O ataque japons a Pearl Harbour est associado ao desejo de expanso nipnica na regio do Oceano Pacfico. 08) O ataque a Pearl Harbour marca o incio da chamada guerra total, quando o conflito ultrapassou o front europeu e se espalhou pelo resto do globo. 16) As tropas japonesas que atacaram Pearl Harbour contaram com um macio apoio de porta-avies, submarinos e cruzadores alemes e italianos.

42 A Igreja Catlica exerceu um papel preponderante


durante todo o perodo medieval. Alm de orientar espiritualmente os fiis, a instituio teve atuao ativa na vida poltica e nos princpios econmicos que nortearam o mundo feudal. A respeito da Igreja medieval, assinale o que for correto. 01) A desorganizao poltica e administrativa gerada pelas invases germnicas e o desmantelamento do Imprio Romano foram acontecimentos que contriburam para que a Igreja Catlica se projetasse como principal instituio na Europa medieval. 02) Beneditinos, carmelitas, agostinianos, franciscanos e dominicanos figuram entre as ordens que atuaram na Igreja Catlica na Europa medieval. 04) O poder temporal obtido pela Igreja Catlica no mundo medieval resultou no envolvimento da instituio em diversos conflitos e disputas polticas registrados entre monarquias medievais, nas quais a Igreja atuou como mediadora. 08) O Tribunal da Inquisio foi criado pela Igreja Catlica com o objetivo de descobrir e julgar pessoas consideradas hereges. As penas variavam do confisco de bens at a morte na fogueira. 16) As Cruzadas foram movimentos militares incentivados pela Igreja Catlica na luta contra a expanso do islamismo e pela preservao da hegemonia crist na Europa.

41 As prticas de trabalho no mundo medieval eram


estruturadas pela relao estabelecida entre senhores e servos, a chamada servido medieval. A respeito desse tema, assinale o que for correto. 01) Os servos eram trabalhadores que se vinculavam contratualmente s terras de seus senhores e formavam uma classe social especfica na ordem feudal. 02) Ao contrrio dos escravos, no havia o direito de posse ou propriedade por parte dos senhores para com os servos. 04) No havia cobranas de impostos por parte dos senhores para com os servos. A servido, por si s, j era considerada uma forma de tributao na sociedade feudal. 08) Assim como os ttulos de nobreza, a servido era transmitida de pai para filho, o que garantiu, durante sculos, a reproduo do sistema feudal na Europa. 16) Apesar de ter ocorrido em toda a Europa medieval, a servido apresentou variaes de regio para regio. Por exemplo: em Portugal ela foi bem menos intensa do que na Frana.

43 A respeito da participao de Marine Le Pen nas


eleies presidenciais ocorridas na Frana em maio de 2012, assinale o que for correto. 01) Aps o final do processo eleitoral, Marine Le Pen declarou que ali se encerrava sua carreira poltica, e que no tem mais a pretenso de concorrer a presidncia da Frana. 02) Marine disputou as eleies pela Frente Nacional Francesa, partido criado pelo seu pai, o ultranacionalista Jean-Marie Le Pen. 04) A defesa dos direitos dos imigrantes e das minorias tnicas francesas, alm da crtica contumaz perseguio sofrida atualmente por esses grupos no territrio francs foram as marcas principais do discurso de Le Pen durante o processo eleitoral. 08) Apesar de ter seu apoio cobiado tanto por Hollande quanto por Sarcozy no segundo turno das eleies, Marine Le Pen declarou voto em branco naquele turno. 16) Representante da extrema direita francesa, Le Pen obteve uma expressiva votao no primeiro turno, surpreendendo e chegando em terceiro lugar na disputa.

10

44 Com relao a acontecimentos recentes que marcaram


a vida poltica brasileira, assinale o que for correto. 01) Fernando Haddad, ex-ministro da Educao do governo Dilma Rousseff, o candidato do Partido dos Trabalhadores prefeitura de So Paulo. 02) A Comisso da Verdade instalada pela presidenta Dilma Rousseff e que tem como misso apurar o desvio de verbas pblicas nos rgos diretamente ligados presidncia da Repblica foi duramente criticada pelos ex-presidentes Jos Sarney, Fernando Collor de Mello e Fernando Henrique Cardoso. 04) A expresso "Veta Dilma" se popularizou nas redes sociais e explicitou o descontentamento de setores da sociedade brasileira contra o texto original do Cdigo Florestal concebido pelo Congresso Nacional. 08) A ministra do Supremo Tribunal Federal Carmen Lcia Rocha a primeira mulher a presidir o Tribunal Superior Eleitoral no pas. 16) Eleito Senador pelo estado de Gois, Demstenes Torres teve seu nome ligado ao do "bicheiro" Carlinhos Cachoeira e se viu envolvido em um escndalo de grandes propores que levou ao seu desligamento do Democratas, partido a que era filiado.

45 Algumas mortes ganharam destaque nos noticirios


nacionais e internacionais entre o final de 2011 e os primeiros meses de 2012. A respeito desse tema, assinale o que for correto. 01) A cantora Whitney Houston, conhecida por sua militncia poltica e por seu intenso envolvimento com causas humanitrias, faleceu repentinamente s vsperas da entrega do Oscar 2012. 02) Considerado um dos maiores nomes do humorismo brasileiro, o cearense Chico Anysio faleceu em decorrncia de uma falncia mltipla dos rgos, aps ficar internado por vrios meses. 04) O ex-jogador de futebol Scrates, conhecido por sua polmica postura poltica a favor do regime militar no Brasil, faleceu por causa de problemas decorrentes do alcoolismo. 08) A morte de Tinoco, que durante dcadas fez dupla com seu irmo Tonico, foi bastante sentida pelos admiradores da msica sertaneja de raiz no Brasil. 16) Steve Jobs, gnio visionrio que revolucionou o mundo da informtica desde a fundao da Microsoft, faleceu vitimado pelo cncer.

11

Anda mungkin juga menyukai