Anda di halaman 1dari 15

1

FACULDADE DE CINCIAS SOCIAIS E HUMANAS SOBRAL PINTO COORDENAO DE GRADUAO ENFERMAGEM

ADNEIA PEREIRA DE ARAUJO TIAGO PEDROZA DE OLIVEIRA

DIABETES E QUALIDADE DE VIDA: A educao para o controle da diabete melitus na ateno bsica

Rondonpolis 2011

ADNEIA PEREIRA DE ARAUJO TIAGO PEDROZA DE OLIVEIRA

DIABETES E QUALIDADE DE VIDA: A educao para o controle da diabete melitus na ateno bsica

Projeto apresentado disciplina de Produo do Conhecimento No curso de Enfermagem UNIC/ FAIESP como riquisito para o TCC sob orientao da Prof MS. Marildes Ferreira.

Rondonpolis 2011

FOLHA DE APROVAO

ADNEIA PEREIRA DE ARAUJO TIAGO PEDROZA DE OLIVEIRA

DIABETES E QUALIDADE DE VIDA: A educao para o controle da diabete melitus na ateno bsica

Projeto apresentado disciplina De Produo do Conhecimento No curso de Enfermagem UNIC/ FAIESP como riquisito para o TCC sob orientao da Prof MS. Marildes Ferreira.

BANCA EXAMINADORA Aprovada em de de 2011

(Orientadora)
Examinador

Examinador

SUMRIO

1. INTRODUO.......................................................................................................04 2. DIABETE E QUALIDADE DE VIDA......................................................................05 3. A EDUCAO PARA O CONTROLE DA DIABETE MELITO NA ATENO BASICA......................................................................................................................05 4. PROBLEMA DA PESQUISA.................................................................................05 5. HIPOTESES...........................................................................................................05 6. JUSTIFICATIVA.....................................................................................................05 7. OBJETIVOS...........................................................................................................06 7.1 OBJETIVOS GERAIS..........................................................................................06 7.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS................................................................................06 8. FUNDAMENTAO TEORICA.............................................................................07 8.1 DIABETE MELITO...............................................................................................07 8.2 TRATAMENTO....................................................................................................09 8.3 ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM....................................................................10 9. METODOLOGIA....................................................................................................11 10. CONSIDERAES FINAIS.................................................................................11 11. CRONOGRAMA...................................................................................................12 12. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS....................................................................13

1. INTRODUO

A presente pesquisa tem como tema: Diabete e qualidade de vida que tem como objetivo abordar a importncia de como identificar as necessidades de sade a portadores de Diabetes Mellitus insulino dependente, estudar as manifestaes clnicas, diagnsticos e tratamento e complicaes da doena e elaborar um plano de cuidados de enfermagem ao cliente diabetico. O resultado do estudo dever apoiar atravs de estudo bibliogrfico com elaborao de uma reviso literria sistematica afirmando na interpretao dos dados descritivamente levando em considerao as informaes coletadas. O estudo traz a questo; ser a educao orientativa um instrumento para o controle da Diabetes Mellitus na ateno bsica? Diante desta problematica as hipoteses so evidenciadas. Para elaborao dessa pesquisa utilizamos de alguns autores que discute o tema; dentre eles podemos citar: Bagliolo, Luigi, patologia; Nettina, Sandra M. Prtica de enfermagem; Revista Nursing, v.79, N.7 Dezembro 2004.

2. TEMA Diabete e Qualidade de vida

3. Delimitao do Tema

A Educao para o controle da Diabete Mellitus na ateno Bsica. 4. Problema da Pesquisa Ser a educao orientativa instrumento para o controle da Diabetes Mellitus na Ateno Bsica?

5. Hipteses
O estudo aponta a hipteses de que a visita domiciliar ao portador de

diabetes no rotina na ateno bsica. As aes orientativas devem sair da teoria para pratica em sade na educao para qualidade de vida do portador de diabetes.
Criar aes voltadas para Amigos da sade em relao educao

para qualidades de vida do diabtico.

6. Justificativa Diabetes Mellitus considerando que 99% dos cuidados dirios necessrios ao tratamento dos pacientes diabticos so realizados por eles mesmos ou por familiares, a educao se torna vital na teraputica, no cuidado e na interao do diabetico na sociedade como reconhece a OMS. A educao no somente parte do tratamento do diabetes o prprio tratamento.

A educao no manejo de pacientes diabeticos o tema que data desde 1920, formalizada como experiencia pioneira na clnica Joslin e 1930,passando a ser oficializada em alguns outros pases apartir da dcada de 1970, porm, foi entre 1980 e 1990 que a equipe de sade passou a reconhecer as aes educativas como formas de obter um controle metablico mais adequado. O programa educativo com o diabetico importante, pois permite ao paciente que tenha melhor qualidade de vida, que haja controle metabolico, bem como favorece a diminuio dos custos com o tratamento. O impacto do Diabetes Mellitus um srio problema de Saude Publica no que diz respeito s complicaes cronicas inerentes a doenas, ao alto ndice de incapacidade na realizao de atividades dirias, considerandas minimas que compromete a qualidade de vida. A escolha desse tema prende se ao fato do mesmo estar diretamente ligado a area de atuao, o que ir contribuir de forma irriquecedora para meu desempenho pessoal e profissional. Diabetes Mellitus um problema de Saude pblica coletiva exige um analise profunda de toda uma equipe envolvida. Dentro deste contexto, este trabalho se justifica e resume os principais pontos relevantes da educao no controle da Diabetes Mellitus. Servindo de base para informaes importante para a sociedade, contibuindo como fontes de informaes a outros trabalhos e aprendizagem aos estudantes da area da saude e demais interessados. 7. Objetivos

7.1 Objetivos Gerais


Identificar as necessidades de sade a portadores de Diabetes Mellils,

Insulino dependente estudar as manifestaes clnicas, Diagnstico, tratamento e complicaes da doena e elaborar um plano de cuidados de enfermagem ao paciente diabtico;

7.2 Objetivos Especificos

Identificar o que os clientes diabticos sabem sobre sua condio de Diabtes Millitus.
Desenvolver tcnicos de educao em sade orientando sobre o

cuidado de si para o diabtico.


Analisar o que os participantes do estudo sabem sobre o diabetes aps

as aes de educao em sade.


Analisar os fundamentos tericos das mudanas comportamentais em

diabetes. 8. Fundamentao Terica.

8.1 Diabete Melito De acordo com os autores Nancy H.diepenbrock, basicamente, existem dois tipos de diabetes melito: o tipo 1 e o tipo 2. As causas e os tratamentos recomendados so diferentes. Diabetes melito tipo 1 parece ser devido a uma resposta auto imune,que acarreta a distruio das clulas beta presentes nos tecidos das ilhotas pancreticas. Como a insulina no est disponivel, o nvel de glicose no sangue aumenta acima do nvel segura para o organismo. Com o decorrer do tempo, os nveis altos de glicose lesionam vasos sanguneos e nervos em todas as partes do corpo e aumentam os riscos de o cliente desenvolver doenas oculares, cardiaca, vascular, neurolgica e renal. Os clientes que tm diabetes tipo 1 dependem de insulina para viver. Por esse motivo, durante algum tempo esse tipo de diabetes eram conhecido como diabetes melito insulino dependente (DMID) e tambm como diabetes melito de inicio juvenil, porque a doena geralmente se desenvolve na infncia ou nos primeiros anos da adolescncia. Sinais e Sintomas. -Aumento do volume urinrio (poliria) -Sede exagerada (polidipsia) -Apetite aumentado (polifagia) -Emagrecimento.

Os mesmos autores, sobre Diabetes Melito tipo 2. O diabete melito tipo 2 mais comum e representa cerca de 90 a 95% de todos os clientes que tm diabetes . Isso ocorre quando o pncreas ainda produz insulina, mas no em quantidades suficientes para atender s demandas do organsmo. Em alguns casos a quantidade de insulina suficiente, mas o organismo no consegue utiliz-lo. O diabetes tipo 2 geralmente afetado pela obsidade e em alguns casos, pode ser controlado pela manutno do peso corporal ideal, por uma dieta equilibrada e por exerccios. Durante algum tempo, essa doena era conhecida como diabetes noinsulino dependente (DMNID). Embora o diabetes melito tipo 2 nem sempre precise de tratamento farmacolgico, esta no a forma mais branda da doena, uma vez que pode causar os mesmos efeitos deletrios que o diabetes tipo 1. Como os nveis altos de glicose desenvolvem-se gradativamente nos clientes que tm diabetes tipo 2, em geral no h sinais e sintomas nas fases iniciais da doena, ou os sintomas especficos do diabetes (listados anteriormente) possam facilmente despercebidos. Os nveis srios ideais de glicose pr-prandial devem oscilar entre 70 e 110 mg/dl. O teste da hemoglobina glicosialada (HgAlc) indica at que ponto os nveis de glicose estiveram sendo controlados nos ultimos 2 a 3 meses. Na maioria dos casos, o nvel adequado de HgAlc de 7 %.

Causas

Fatores genticos: O carter hereditrio no para a doena diabetes, mas sim uma predisposio ou tendncia a desenvolv-la. Fatores adquirdos em funo de pancreatectomia, neoplasia do pncreas, leses da suprarrenal, obsidade, infeco, estresse, ingesto exagerada de carbodratos.

Sintomatologia

10

Geral: glicosria, poliria, desidratao, sede intensa (polidipsia), fome exagerada (polifagia), perda de peso, desnimo, cansao facil, sonolncia, fraqueza, dores nas pernas, prurido generalizada.

Especfica
diabetes juvenil: perda de peso, fraqueza, poliria, polidipsia, polifagia; diabetes adulto: na fase inicial ocorre hipoglicemia ps-prandial; inicio mais lento;

causa

fadiga,

tendncia

cochilar

aps

as

refeies,

irritabilidade, nictria, prurido, m cicatrizao de feridas cutneas, viso turva, perda de peso e cimbras musculares;
nos casos mais leves, os sintomas podem estar ausentes; o estresse provoca hiperglicemia.

Atualmente, o teste mais utilizado para o diagnstico tem sido o teste de tolerncia Glicose (TTGO). O tratamento vai depender do tipo de diabetes, porem a terapia e geralmente direcionada para diminuio da glicose circulante no sangue, que pode ser obtida por exerccios fsicos, dieta com pouca ou nenhuma glicose, medicao hipoglicemiante oral ou insulina. O acompanhamento da glicemia deve estar associado ao tratamento, uma vez que a quantidade e o uso da insulina dapendero da quantidade de glicose no sangue. A monitorao da glicose tem sido realizada a partir de testes prticos denominados auto-monitorao da glicose sangunea (AMGS), tambm conhecida como hemoglicotestes, que consistem na obteno de uma gota de sangue na polpa digital do dedo, que ser colocada em contato com a fita colorimtrica ou com o aparelho porttil de dosagem de glicose. O resultado obtido diretamente por leitura manual ou eletrnica, com valores de glicose medidos em miligramas por decilitro.

8.2 Tratamento

11

1. Dieta: depender do tipo de diabetes e do estado geral do paciente. Normalmente hipocalrica e sem acar. 2. Exerccios: aumenta o efeito da insulina e ajuda a regular a glicemia. O paciente deve ser encorajado a fazer exerccios dirios. 3. Monitorao da glicose e cetonas: pelo controle dos nveis de glicose e cetonas no sangue e na urina por exames laboratorial ou glicofita. 4. Medicao: . hipoglicemiantes orais: clorpropamida (Diabinese), glipisida (Minidiab), glibenclamida (Daonil); Insulinoterapia: a insulina extrada do pncreas bovino ou suno. Existem trs tipos: -insulina regular ou simples: tem ao rpida, seu efeito se manifesta em meia hora. Pode ser administrada por via SC e EV; - insulina lenta ou NPH: a absoro ocorre lentamente, prolongando sua ao; - insulina ultralenta: tem pouco uso na prtica. 5. Rodzio dos locais de aplicao: nescessrio para evitar a lipodistrofia, a formao de tecido cicatricial, permirtir a absoo uniforme da insulina e a pele flexvel. A aplicao pode ser feita nos seguintes locais: superfcies externas dos braos, face anterior das coxas, face anterior externa da parede abdominal e nas reas laterais das costas, logo acima das ndegas.

8.3 Assistncias de enfermagem

1. Avaliar e registrar o nvel de consincia no decorrer do dia. Leso crnica causada nos vasos sanguneos pode proporcionar surgimento de variaes do nvel de concincia. 2. Verificar glicemia capilar com hemoglicoteste. A glicemia precisa ser monitorada para que os extremos da glicemia possam ser revertidos imediatamente. 3. Orientar e supervisionar exerccios fsicos. Aglicemia pode ser diminuida com o auxlio de exerccios.

12

4. Orientar e supervsionar a dieta. Alguns pacientes podem apresentar rebeldia e no respeitar a dieta determinada pelo nutricionista. 5. Verificar a presena de edemas e leses em membros inferiores. O diabetes dificulta a cicatrizao devido leso do sistema microvascular. 6. Pesar diariamente. Pacientes diabeticos podem apresetar distrbios relacionados ao peso corporal, acima ou abaixo do seu parametro. 7. Incentivar e orientar quanto necessidade de uma ingesto hidrica adequada. A hiperglicemia pode ser abandada com o aumento da ingesto hdrica, uma vez que a absoro de gua facilitar a diluio da glicose sangunea. 8. Manter o paciente confortvel no leito e flexibilizar a visita de familiares. A diminuio da ansiedade e da angstia contribui para o tratamento dos distrbios da glicose. 9. Administrar insulina e hipoglicemiante oral como prescrito. A insulinoterapia, assim como a utilizao de medicamento hipoglicemiante oral, tem uma eficcia maior quando o horrio e devidamente respeitado. 10. Realizar o rodzio na administrao da insulina. A maior complicao insulinoterapia a lipodistrofia causada pela no realizao do rodzio dos locais da injeo.

9. Metodologia

O tema aqui evidenciado segura uma metodologia aplicada, pois os metodos se fazem necessrios como instrumentos de analse. A pesquisa ser realizada do tipo bibiografica e documental ser abordado o mtodo hipotetico dedutivo, tratando de uma investigao de carater exploratrio descritivo, com uma metodologia do tipo qualitativo, baseando fundamentalmente na anlise de caso, os quais sero investigados apartir de casos ocorridos em Rondonoplis. 10. Consideraes finais A produo desse trabalho dever ser enrriquecedora, pois ser objetivando conhecer as finalidades de realizar mais proteo e qualidade de vida ao

13

cliente diabtico insulino dependente, uma vez que a OMS reconhece que a educao no somente parte do tratamento do diabetes o prprio tratamento em especial na ateno bsica. Considerando o tema um assunto inesgotvel o qual necessita ser discutido, informado e acima de tudo trabalhando com a idia da assistencia em educao com isso prevenir possveis novos casos de complicaes do Diabetes mellitus.

11. Cronograma 1. Fase do projeto. 2. Elaborao do projeto. 3. 4. 5. 6. Definio e elaborao do referncial bibliogrfico. Coleta de dados bibliogrficos. Classsificaao dos dados bibliogrficos. Interpretao dos dados bibiogrficos. 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 X X X X X X X X X X X X X X

7. Concluso do projeto. 8. Entrega do projeto.

14

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BRASILEIRO FILHO, Geraldo. II. TituloIII. Bogliolo, Patologia. I. 2006 BAGLIOLO, Patologia/[editor] Geraldo brasileiro Filho-7ed. Rio de Janeiro: Guanabara koogan, 2006. NETTINA, Sandra M. Prtica de enfermagem. [reviso tcnica Shannon Lynne Myers. Traduo Antnio Francisco Dieb Paulo, Patricia Lydie Voeux, Roxane GOMES, Jacobsons dos Santos]-Rio DE Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. Nbia Maria Almeida de Viana, Dirce Laplaca. III. Machado, Wiliam Cesar Alves. (Obra Tratado Prtico de E nfermagem )Cap.7 pag. 251, 252e 253.2edio 2010. Bogliolo, Luigi, 1908-1981, obra Patologia. Revista Nursing Dezembro 2004 obra Educao em sade na Prtica do PSF.

15

Anda mungkin juga menyukai