Anda di halaman 1dari 20

A COLUNA PRESTES: DESAFIOS E RESULTADOS1

Eldio Srgio Budziacki* RESUMO O presente artigo aborda a necessidade da realizao de atividades diversificadas no ensino da disciplina de Histria na anlise e compreenso do movimento social conhecido como Coluna Prestes, ocorrido no Brasil durante a Repblica Velha. Mostra ainda a necessidade de introduzir ao ambiente do cotidiano educacional uma viso crtica e reflexiva dos diferentes movimentos sociais existentes em nossa sociedade atravs da utilizao de metodologias alternativas como pesquisas, poesia, a dramatizao, filmes e a anlise de textos historicamente produzidos para facilitar a aprendizagem. Destaca a importncia cada vez maior da contextualizao e da interdisciplinaridade como elementos facilitadores no processo ensinoaprendizagem, na formao de alunos crticos e reflexivos acerca de sua realidade. Nesse sentido, promove uma reconstituio histrica da Coluna Prestes tendo como pblico alunos das sries finais do Ensino Fundamental do Colgio Estadual Antonio Lacerda Braga no municpio da Lapa PR. Palavras-chave: Aprendizagem. ABSTRACT This article deals with the need of carrying out different activities in the process of teaching History subject, in the analysis and in the comprehension of the social movement known as Prestes Column which took place in Brazil during the Old Republic. It still shows the necessity to introduce to the everyday educational atmosphere a critical and reflexive vision different from the social movements existents in our society, through the usage of alternative methodologies such as researches, poetry, dramatization, films and analysis of texts historically produced to facilitate learning. It points out the high importance of the contextualization and the interdisciplinary as elements that make easier the teaching-learning process, forming students with a critical and reflexive vision concerning to their reality. This way, it promotes a historic reconstitution of the Prestes Column having as audience the elementary school final grades students from Colegio Estadual Antonio Lacerda Braga in the municipality of Lapa - PR. Key words: Prestes Column - History - Contextualization Methodology - Learning
Trabalho desenvolvido para o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), sobre a orientao do Professor Doutor Wilton Fred Cardoso de Oliveira. * Licenciado em Histria e Geografia Faculdades Integradas Esprita. Especializao em Magistrio Superior UTP. Professor do Ensino Fundamental e Mdio da Secretaria de Estado da Educao do Paran e concluinte do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE).
1

Coluna

Prestes.

Histria.

Contextualizao.

Metodologia.

INTRODUO A histria do homem ao longo dos tempos est permeada de elementos que apresentam possibilidades de discusso e estudos de aprofundamento necessrio compreenso de sua dinmica interna. Por vezes, trabalhar contedos da rea de histria torna-se maante e enfadonho, visto que so tratados superficialmente, levando os alunos a concluses nem sempre reais e organizadas de forma a permitir relaes com outros contedos ou assuntos pertinentes. Os profissionais da rea de histria da educao bsica, em suas aes pedaggicas, realizam atividades muitas vezes desconectadas de outras reas do conhecimento, fragmentando o saber social e historicamente produzido, o que no conduz ao estabelecimento de conexes com outros saberes. Verifica-se que temos aulas montonas, nas quais ainda so solicitados conhecimentos dissociados da complexa e intrincada rede de contextualizaes fundamentais para a compreenso da realidade em que os homens se situam e devem ser agentes sociais de transformao de sua realidade. O Homem, como ser histrico e sujeito de sua prpria existncia, jamais estar pronto e acabado. Durante sua vida em sociedade, construir-se- e reconstruir-se- tantas vezes quantas forem necessrias para a compreenso de sua realidade, baseada no apenas em elementos de seu passado, como de seu cotidiano e das possibilidades concretas de transformao da realidade futura. Compreender a forma como ocorrem as relaes entre os homens e as instituies e as relaes de poder que se constroem nesses espaos torna-se fundamental para o entendimento das aes e reaes produzidas por uma sociedade. Segundo as Diretrizes Curriculares de Histria:
Ao tratar o conhecimento como resultado de investigao e sistematizao de anlises sobre o passado, de modo a valorizar diferentes sujeitos e suas relaes, abrem-se inmeras possibilidades de reflexo e superao de uma viso unilateral dos fatos histricos, os quais passam a ser mais abrangentes. (DCEs, 2006, p. 29)

Diante da realidade vivida no Brasil durante os primeiros anos do sculo XX, vrios movimentos de carter poltico-sociais eclodiram em nosso pas, frutos de uma estrutura econmica e poltica baseada na permanncia e manuteno das oligarquias econmicas e polticas no poder.

Essa permanncia das oligarquias localizadas no sudeste do pas alijava do processo decisrio e de participao na vida poltica e econmica nacional grande parcela da sociedade que buscou, inicialmente, de forma pacfica, espaos de atuao e de participao na vida institucional brasileira. Um grupo de brasileiros, pertencentes em sua maioria ao quadro da mdia oficialidade do Exrcito e pequena parcela da Marinha, realiza uma ciso na estrutura interna do poder e parte para a luta armada de forma isolada, buscando demonstrar as contradies que o sistema poltico-econmico brasileiro apresentava naquele momento da histria. Nascia assim a Coluna Prestes, que percorreu grande parte do territrio brasileiro divulgando seus ideais, conhecendo os vrios brasis, suas necessidades e seus problemas. Os reflexos de sua atuao, enquanto grupo beligerante e questionador da ordem institucional, os diversos momentos de sua ao pelo pas, demonstram uma luta interna de classes, entre uma oligarquia interessada na manuteno da ordem e elementos de classes mdias, as quais lutam por espao de atuao e que buscam a alterao da ordem vigente, como condio necessria para o desenvolvimento econmico do pas. A Coluna Prestes representou, para a Histria do Brasil, um momento muito importante para a compreenso de que movimentos sociais de carter poltico ocorrem a todo instante. A organizao desses movimentos e os resultados alcanados permitem-nos compreender que outros movimentos esto ocorrendo pelo Brasil afora na atualidade, alguns de abrangncia local e outros de abrangncia nacional. Cabe-nos analisar a nossa realidade local para identificarmos as formas, as maneiras como os grupos se organizam para defender seus interesses ou seus direitos. Compreender a dinmica, as reivindicaes e as aes realizadas por pessoas organizadas tambm o papel do historiador. Muitas vezes nos deparamos com manifestaes populares, greves, movimentos reivindicatrios e nossa postura diante desses problemas a do no envolvimento, visto se tratar de algo que no nos diz respeito de maneira direta. Anlises preconceituosas so facilmente produzidas pelos meios de comunicao de massa, principalmente neste momento da globalizao. Vemos atravs das lentes e dos interesses de quem produziu a informao. Segundo Jaime Pinsky e Carla Bassanezzi Pinsky:
Compromisso com o passado no significa estudar o passado pelo passado, apaixonar-se pelo objeto de pesquisa por ser a nossa pesquisa,

sem pensar no que a humanidade pode ser beneficiada com isso. Compromisso com o passado pesquisar com seriedade, basear-se nos fatos histricos, no distorcer o acontecido, como se fosse uma massa amorfa disposio da fantasia de seu manipulador. (2005, p. 24).

O trabalho com a histria local pode produzir a insero do aluno na comunidade da qual faz parte, criar sua prpria historicidade e identidade, ajudandoo a gerar atitudes investigativas, criadas com base no cotidiano do aluno, alm de ajud-lo a refletir acerca da realidade local. Assim, o trabalho com espaos menores facilita o estabelecimento de continuidades e diferenas com as evidncias de mudanas, conflitos e permanncias. Este trabalho pode ser instrumento para a construo de uma histria mais plural, que no silencie a multiplicidade de vozes dos diferentes sujeitos da histria. Segundo Maria Auxiliadora Schmidt:
O estudo da localidade ou da histria regional contribui para uma compreenso mltipla da Histria, pelo menos em dois sentidos: na possibilidade de se ver mais de um eixo histrico na histria local e na possibilidade da anlise de micro-histrias, pertencentes a alguma histria que as englobe e, ao mesmo tempo, reconhea suas particularidades. (2004, p.113).

Nesse espao, importante que se estude inicialmente a realidade local, identificando os movimentos semelhantes ao desencadeado pela Coluna Prestes. Talvez encontremos a presena do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra, dos Sem Teto, dos trabalhadores expulsos por grilagem de terras, por pessoas que foram desapropriadas injustamente com a construo de barragens. Ainda segundo Maria Auxiliadora Schmidt:
O trabalho com a histria local no ensino de Histria facilita, tambm, a construo de problematizaes, a apreenso de vrias histrias lidas com base em distintos sujeitos da histria, bem como de histrias que foram silenciadas, isto , que no foram institucionalizadas sob a forma de conhecimento histrico. Ademais, este trabalho pode favorecer a recuperao de experincias individuais e coletivas do aluno, fazendo-o vlas como constitutivas de uma realidade histrica mais ampla e produzindo um conhecimento que, ao ser analisado e retrabalhado, contribui para a construo de sua conscincia histrica. (2004, p.114).

fundamental que se busque entender a dinmica interna do movimento, no apenas em suas causas e conseqncias. Quais so os atores envolvidos em todo o processo, seus papis distintos e as relaes internas.

A compreenso e aprofundamento deste tema de nossa histria tornam-se fundamentais para o entendimento das estruturas econmicas, polticas, sociais e ideolgicas que so construdas a partir deste movimento que perpassa a simples anlise dos fatos e das aes polticas e militares decorrentes das revoltas da poca da Coluna Prestes. Uma vez que o tema possui pequena contribuio bibliogrfica nos livros didticos e que existe uma dificuldade em tratar do assunto de maneira prazerosa, verificado ao longo das atividades docentes, o que tambm determina a relevncia na busca de respostas claras a respeito do tenentismo e da ao prtica da Coluna Prestes em nosso pas. Como afirma SCHMIDT (2004, p. 52), no ensino de Histria, problematizar , tambm, construir uma problemtica relativa ao que se passou com base em um objeto ou um contedo que est sendo estudado, tendo como referncia o cotidiano e a realidade presentes dos alunos e do professor. Para a construo da problemtica, importante levar em considerao o saber histrico j produzido e, tambm, outras formas de saberes, como aquele difundido pelos meios de comunicao. 2- A COLUNA PRESTES: O MOVIMENTO E SUAS CARACTERSTICAS O contedo Coluna Prestes apresenta muitas possibilidades de interdisciplinaridade. Ao analisar todos os deslocamentos pelo territrio brasileiro, devem-se considerar os elementos geogrficos fundamentais como o conhecimento do territrio e suas possibilidades concretas de utilizao tanto pelas foras revolucionrias como pelas foras legalistas. No mesmo sentido, ao conhecer a geografia de nosso pas, os revolucionrios comandados por Prestes realizaram aes de guerrilha e da guerra de movimento que no seriam possveis sem os fundamentos geogrficos. Prestes criou o mtodo das potreadas (pequenos grupos de soldados se destacavam da tropa em busca no s de cavalos para a montaria e de gado para a alimentao, como de informaes, que eram transmitidos ao comando). Esta modalidade permitiu que surgissem elementos valiosos para a elaborao de mapas detalhados sobre cada regio atravessada pelos rebeldes. Esta situao caracteriza uma ramificao dos estudos geogrficos, que a

Cartografia. Como o governo no conseguia estabelecer vitrias significativas, utilizou-se da mdia jornalstica para disseminar notcias inverdicas ou distorcidas sobre a realidade, caracterizando assim a utilizao dos conhecimentos de Lngua Portuguesa, tambm presentes nas poesias e literatura de cordel sobre o movimento da Coluna Prestes. Ao enfrentar as foras legalistas com um mnimo de armamentos, munies e sem a presena de mdicos, podemos afirmar que h elementos significativos dos conhecimentos matemticos e biomdicos. Da mesma forma, os conhecimentos de Psicologia, Filosofia e de Sociologia acham-se interligados, uma vez que so trabalhados elementos relacionados lgica e argumentao, coerncia e pertinncia, saberes necessrios, para, por exemplo, convencer populaes locais com ajuda de suprimentos, auxlio para a travessia de rios. A interferncia revolucionria da Coluna Prestes trouxe resultados e esses podem ser comparados com outras aes de grupos organizados em busca de mudanas sociais. Sua ao social permitiu conhecer um Brasil que era desconhecido, visto sua amplitude territorial e as grandes diferenas sociais existentes. Os milhares de quilmetros de lutas, perseguies, fugas pelo territrio brasileiro contriburam para o conhecimento da nossa realidade, em que os seguidores de Prestes deparam-se com um Brasil miservel, de contrastes gritantes; aos poucos, comeam a perceber que as mudanas que precisam fazer no so apenas moralizar o pas e alterar a ordem poltica vigente, pois este pas precisava tambm de alteraes profundas em suas estruturas econmicas, sociais e ideolgicas. Tratar do tenentismo e da Coluna Prestes em ambiente de sala de aula de maneira a permitir a compreenso da realidade de forma profunda e abrangente, entendendo a atuao dos diferentes atores sociais um dos grandes desafios da educao, visto tratar-se de uma das grandes problemticas da histria. Desenvolver uma proposta de estudo aprofundada sobre o movimento tenentista e sua atuao no espao brasileiro, fundamental para tornar viveis anlises e permitir construes do saber historicamente produzido. Nas primeiras dcadas do sculo XX, o Brasil presenciou a permanncia no poder das oligarquias da regio Sudeste. Inmeros meios para a manuteno deste mesmo poder foram utilizados pelos grupos da poca evitando a

distribuio de foras, do poder e dos aspectos decisrios nacionais. Eleies eram fraudadas, mortos votavam, os votos eram substitudos nas urnas e j de antemo eram conhecidos os vencedores dos pleitos. Imaginar que membros pobres ou de classe mdias rurais ou urbanas teriam acesso ao poder poltico nestas condies era uma utopia. 2.1 O PODER POLTICO E O PODER NO COTIDIANO O poder poltico durante a Repblica Velha no Brasil utilizava-se da fora inerente sua condio de monoplio do poder, legitimando-se e coibindo qualquer tentativa de rebeldia. Organizada a coao, ficava claro que qualquer indivduo ou grupo que praticasse atos violentos sem a aprovao prvia do Estado seria naturalmente punido. Dessa forma o Estado referendava as aes de classe as quais permitiam a manuteno do aparato de monoplio de poder estruturado na fora e coao. Sendo o Estado a expresso poltica da classe dominante, sua ao econmica, social e ideolgica refletir claramente a orientao do sustentculo econmico vigente. Segundo as Diretrizes Curriculares de Histria:
O estudo das relaes de poder geralmente remete idia de poder poltico. Entretanto, elas no se limitam somente dimenso poltica; esto na dimenso econmico-social e na dimenso cultural, ou seja, em todo o corpo social. (DCEs, 2006, p. 42).

Quando tratamos do poder em nossas atividades docentes, verificamos que nossos alunos apresentam uma viso referente a este assunto associada a mando, ordem, disciplina, organizao burocrtica e relao de obedincia cega s instncias superiores, longe de seu cotidiano de atuao. Dessa forma, apresentam uma viso distorcida do que realmente o poder, ou desconhecem sua origem. Nossos educados associam a questo do poder ao autoritarismo, violncia, sujeio de um grupo por outro. As diversas manifestaes violentas que ocorrem muitas vezes em nossos espaos escolares so manifestaes de poder destitudas de significado. o poder pelo poder. Mas o que o poder? Como ele se manifesta? Assim, segundo as Diretrizes Curriculares de Histria:
O poder no apresenta forma de coisa ou objeto, mas se manifesta como relaes sociais e ideolgicas estabelecidas entre aquele que exerce e

aquele que se submete; portanto, o que existe so relaes de poder. (DCEs, 2006, p. 42).

Dessa forma, compreender que as relaes de poder ocorrem nas mais variadas instncias como famlia, comunidade onde os alunos vivem e convivem, escola e seu cotidiano possibilitam aos educandos identificar as diversas manifestaes do poder e de forma como ocorrem em seu cotidiano de maneira clara e objetiva. Compreendendo as diversas instncias de poder, o educando entende as formas como as decises foram tomadas, como foram ou esto sendo executadas as aes prticas para a efetivao das decises. Entender o espao decisrio tambm participar do poder, discutir e reagir quando necessrio. A reao apresenta grandes possibilidades de xito quando so conhecidas as entranhas do poder e as formas de sua atuao, bem como os envolvidos nestas relaes. Quando analisamos a questo do poder notamos que as relaes que se estabelecem no interior das classes dominantes no ficam sem confrontos internos, oposies e questionamentos quanto participao no processo decisrio. Posies aparentemente concordantes com a situao poltica ou econmica vigentes tornam-se de um momento para outro divergentes e cria-se o conflito, onde partculas autnomas de poder procuram um melhor posicionamento diante do novo quadro que passa a se delinear. O surgimento de divergncias ao mesmo tempo espao de questionamentos claros ordem vigente como tambm a possibilidade concreta de manifestaes diferenciadas do poder, com novas propostas de ocupao de espaos de mando. Cria-se o confronto de idias que pode evoluir para a luta armada. Quando isso ocorre temos a manifestao mais evidente da crise que no pode ser resolvida por vias pacficas e que a disputa interna pelo poder envolve elementos mais profundos e contraditrios no seio da classe hegemnica. A realidade brasileira no incio do sculo XX apontava para o conflito iminente. Segundo Poulantzas:
(...) Apenas podemos notar o carter dessas fraes autnomas de classe quando a vivncia das mesmas se faz sentir nos nveis polticos (por meio de partidos ou organizaes de classe) ou ideolgico (pela luta de classes), ao que ele chama de efeitos pertinentes.( apud SGA, 2005, p. 83).

Na realidade brasileira da Repblica Velha do Brasil, os militares apresentavam-se como um grupo sem uma identificao clara para uma anlise classista. Assim, para Suely Queiroz:
O longo processo de formao da caserna privilegia a obedincia sem discusso, a autoridade sem vacilaes, a imposio da ordem mesmo custa da liberdade. (...) Ao militar, portanto, difcil assimilar um pensamento como o liberal, assumido pelas classes dominantes que o excluram da participao poltica e de vantagens sociais. Por outro lado, sua relao com o Estado. No tem parte direta na estrutura de produo, no compreende o jogo das foras econmicas e os mecanismos econmicos de que se servem, sendo-lhes menos fcil chegar conscincia de classe que um burgus ou operrio. Por isso, preocupa-se com homens, aqueles que dirigem e utilizam os recursos da nao. ( apud SGA, 2005, p. 84).

Analisando as questes relacionadas ao poder existentes no Brasil nas primeiras dcadas do sculo XX, observamos que, segundo Drummond:
As foras armadas profissionais de qualquer sociedade moderna possuem dimenses polticas inatas. Alm de integrarem funcionalmente o aparelho de estado, elas so agentes privilegiados do monoplio legtimo do exerccio da coero e da violncia. Sua postura pode tomar contedos diversos inclusive o do profissionalismo, ou do apoltico mas as foras armadas nunca deixam de representar um elemento fundamental na composio de uma ordem poltica. Mesmo uma postura profissionalou apolticaimplica efeitos especficos e sensveis sobre a ordem poltica, pois significa uma forma de sustentao de um dado esquema de poder. (DRUMMOND, 1986, p. 25).

2.2 O TENENTISMO As manifestaes mais consistentes do tenentismo so encontradas em vrios momentos da histria brasileira, principalmente no perodo da Repblica Velha. Vrias rebelies de cadetes ocorreram nos anos de 1895, 1897 e 1904 e foram duramente reprimidas. Foram, portanto, manifestaes localizadas e momentneas, que geraram fortes tenses, mas sendo rapidamente sufocadas, no representaram graves problemas para a manuteno da ordem institucional. A participao da alta oficialidade era reduzida. Contudo, a partir de 1922 que se observa uma ciso profunda na ordem institucional das foras armadas que no ficar restrita apenas aos quartis. Como bem observou Drummond:
A partir de 1922, porm, uma parcela pondervel da jovem oficialidade (tenentes e capites) toma e mantm a iniciativa poltica autnoma que

10

normalmente lhes vedada, agindo sem a cobertura oficial da organizao militar ou de qualquer grupo significativo de oficiais de alta patente. Os tenentes atropelaram violentamente as querelas relativamente administrveis de seus superiores profissionais e polticos. (DRUMMOND, 1986, p. 28).

Ainda neste contexto, Santa Rosa afirmou:


Distinguia-os uma forte conscincia de classe e uma intensa experincia revolucionria adquirida durante os anos de exlio. Com o advento deles, as classes mdias teriam, possivelmente, a sua primeira expresso poltica. Oriundos das camadas novas das populaes brasileiras, os tenentes forosamente tinham de encarnar os seus anseios mais ntimos. Ademais, guindados ao poder, por circunstncias fatais e imperiosas de nossa formao econmica e social, eles s podiam se apoiar nas multides urbanas, como meio exclusivo de resistir presso inexorvel dos latifundirios. (apud DRUMMOND, 1986, p. 37).

2.3 A COLUNA PRESTES As vrias rebelies tenentistas que ocorrem no Brasil representam a ciso mais abrupta e violenta no seio da estrutura militar e sua hierarquia rigidamente constituda. evidente que no apenas um elemento que desperta a revolta e leva uma categoria a despertar para o movimento revolucionrio. A conjuntura poltica do Brasil na poca, com os descontentamentos quanto ao processo sucessrio, bem como a manuteno de estruturas econmicas que privilegiavam as oligarquias em seus respectivos estados, aliadas ao carter do civilismo constituram o cenrio ideal para a formao de um movimento revolucionrio que ter carter nacional. Sua expresso maior se dar com a clebre Coluna Prestes que agiu de maneira a respeitar a populao residente nas regies por onde passava. Como observou Anita Leocdia Prestes:
A Coluna no poderia se transformar num exrcito revolucionrio, movido por um ideal libertrio, se no incutisse em seus combatentes uma atitude de respeito e solidariedade em relao ao povo que mantinha contato. Desde o incio, ainda no Rio Grande do Sul, o comando da Coluna deu grande importncia ao tratamento que os seus soldados deviam dispensar populao civil das localidades por onde passavam. Qualquer arbitrariedade era punida com grande rigor. (PRESTES, 1995, p. 44).

natural que a Coluna Prestes no surgiu por acaso e muito menos nasceu pronta. Teve grandes dificuldades para sua organizao, abastecimento e garantia de continuidade do processo revolucionrio. Fugindo das tropas legalistas,

11

os representantes da coluna invicta, como tambm ficaram conhecidos, percorreram milhares de quilmetros no territrio brasileiro, aventurando-se por regies adversas e recebendo ora o apoio local, ora sendo perseguidos por milcias cooptadas para sua destruio. As dificuldades eram enormes, no apenas pelo desconhecimento da regio, como pela perseguio constante e pela incerteza de receber ou no o apoio dos civis nas regies por onde passavam e espalhavam o iderio revolucionrio. Mesmo entre os componentes da Coluna Prestes no havia consenso a respeito do caminho a percorrer. Quando as dificuldades eram maiores, surgiam opes que iam da busca de novos caminhos e bases revolucionrias, passando pelo exlio e at surgiam momentos em que a rendio no era mal vista, uma vez que em revoltas anteriores muitos representantes do tenentismo foram anistiados. Como afirmou Drummond:
A continuidade do movimento tenentista (...) foi decidida por um punhado de oficiais revoltosos e por motivos essencialmente militares. A Coluna Prestes foi um grande feito militar, embora dificilmente possa ser considerada um feito da instituio Exrcito brasileiro. De outro lado, a Coluna no teve o sucesso poltico pretendido e muito menos quis ser agente de uma revoluo social. (DRUMMOND, 1991, p.36 e 37).

Como o movimento revoltoso representado pela Coluna Prestes batido em diversos pontos do territrio brasileiro, ocorre um natural enfraquecimento das foras revolucionrias. A guerra de movimento apresentava seus naturais problemas como o abastecimento e o apoio fornecido apenas por voluntrios; se, por um lado, o povo no repelia os componentes da Coluna Prestes, por outro soldados e oficiais do Exrcito brasileiro regular recebiam ordens diretas para lutar e derrotar a coluna. Na observao de Silva:
Criaram-se muitas lendas em torno deles. Os revolucionrios eram conduzidos por um grupo de idealistas, a maior parte dos quais permaneceu para o resto de suas vidas. Foram heris, mas seus inimigos no foram covardes. Quando a coluna no podia vencer as tropas regulares, preferia evadir-se. Nunca pretenderam defrontar uma tropa muito mais numerosa e muito melhor aparelhada. Seu objetivo era demorar no tempo e prolongar na distncia a luta desigual. (SILVA, 2004, p.162 e 163).

Alm de serem perseguidos por tropas oficiais, a Coluna Prestes tambm acossada por jagunos, em reas totalmente adversas para as tropas revolucionrias. Segundo Meirelles:

12

Faz uma hora que a tropa caminha a p, atravs da caatinga, puxando os cavalos pelas rdeas. Os homens tm, primeiro, que abrir uma picada entre a vegetao spera, que se contorce, impenetrvel, para poder passar depois com os animais. A Coluna abraada por milhes de galhos, secos e retorcidos, afiados como navalhas, que vo sendo golpeados um a um pelos faces (...) Por onde passam, h uma emboscada (...) O inimigo est sempre espreita nos locais onde os rebeldes saltam dos cavalos procura de gua. (MEIRELLES, 2003, p.543 e 544).

Como trabalhar estes contedos de modo significativo utilizando-se dos referenciais bibliogrficos existentes tambm um dos grandes desafios da educao e da Histria. Assim, que este trabalho demonstra as aes encetadas em duas turmas de oitava srie do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Educao do Estado do Paran, durante o primeiro semestre do ano de 2008. 3- IMPLANTAO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS SOBRE A COLUNA PRESTES: AES REALIZADAS Com o objetivo de avaliar a introduo de metodologias diferenciadas na atividade educativa da disciplina de Histria, com turmas concluintes do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Educao do estado do Paran, no incio das atividades letivas do ano de 2008, procedeu-se implementao do Plano de Trabalho proposto. As atividades foram aplicadas em duas turmas de oitava srie do Ensino Fundamental do Colgio Estadual Antonio Lacerda Braga, no distrito de Mariental, municpio da Lapa PR. As duas turmas (8 A e 8 B) possuem aulas apenas no perodo matutino, compostas por 32 e 33 alunos respectivamente. A clientela constituda por alunos de classe mdia e baixa, com a predominncia da classe baixa e oriunda em sua maioria de famlias que atuam em atividades agrcolas. A maioria utiliza o transporte coletivo existente em parceria com a Prefeitura Municipal. Parcela significativa desses alunos apresenta ausncias s atividades escolares de modo constante, pois necessitam ajudar suas famlias na manuteno das necessidades econmicas. Entre os alunos h predomnio do sexo feminino. So duas turmas muito heterogneas. Muitas vezes a equipe pedaggica precisa se deslocar at as residncias dos alunos para verificar os motivos das inmeras faltas e para

13

promover de maneira mais eficiente a integrao dos alunos e das famlias ao processo educativo. Durante a Semana Pedaggica realizada no Colgio Antonio Lacerda Braga, antes do incio das aulas, foi apresentada comunidade docente a proposta de implementao das atividades sobre a Coluna Prestes: desafios e resultados, com nfase na aplicao de novas metodologias e utilizao de materiais diversificados para a compreenso efetiva do processo histrico e da insero de todos na Histria como elementos atuantes, participativos e conscientes de sua historicidade. Como as atividades propostas no se limitavam disciplina de Histria, foi solicitada a participao dos docentes que atuavam nas sries selecionadas para a aplicao da proposta, integrando as diferentes reas do conhecimento. As turmas foram escolhidas pelo fato de terem no rol de contedos a serem trabalhados durante o ano letivo, elementos relacionados com os diferentes movimentos sociais vivenciados pela populao brasileira ao longo de sua histria. Nas primeiras semanas de aula, realizou-se o processo de sondagem dos nveis de conhecimento histrico acerca dos diferentes movimentos sociais pelos quais o Brasil passou e a existncia de movimentos de semelhante teor na regio habitada pelos alunos. Diante das dificuldades iniciais para identificao do que um movimento social e suas caractersticas essenciais, decidiu-se por reformulaes na maneira de enfocar o contedo escolhido. Foram apresentadas s turmas, atividades iniciais envolvendo o conhecimento e o significado de expresses como poder, autoritarismo, oligarquias, coronelismo, relaes de poder, elites, entre outras. Para a compreenso e a utilizao correta das expresses no cotidiano, as turmas foram divididas em equipes para a realizao de pesquisas. Para isso utilizou-se de dicionrios e do laboratrio de informtica, bem como a ajuda dos professores da rea de Lngua Portuguesa. Em seguida ocorreu a socializao dos resultados entre as equipes com apresentaes para o grande grupo. Apesar da participao inicial dos alunos ainda ser reduzida, ao longo da realizao das atividades ocorreu uma maior integrao entre os componentes das equipes e em relao ao professor, que passou a ser visto como facilitador do processo ensino-aprendizagem.

14

Nas discusses sobre as relaes de poder que se travam nos diversos nveis de atuao dos elementos envolvidos no processo histrico, ocorreu a percepo, por parte dos alunos, de que nem sempre, nos livros de histria, aparece, de forma clara e objetiva, os meandros em que so realizadas as diferentes discusses e onde so tomadas as decises que determinam a vida em sociedade. Para isso, foram desenvolvidas pequenas atividades em grupo objetivando a tomada de decises, seja de maneira democrtica ou autoritria, possibilitando que um dos grupos agisse apenas de modo centralizador, sem respeitar as necessidades ou projetos do outro grupo em questo, que, por sua vez, discutiu com os seus pares a melhor forma de implementar um projeto. Aps tais discusses, produziram pequenos textos conclusivos que foram apreciados pelo contexto da sala de aula, reafirmando a necessidade de se realizar discusses antes da tomada de decises. As discusses apresentadas posteriormente diziam respeito a anlises sobre movimentos sociais que ocorreram durante a Repblica Velha e que apresentavam caractersticas essenciais para a compreenso de outras realidades semelhantes como a Coluna Prestes, principalmente no que se refere s relaes de poder e participao das massas populares. Dessa forma, foram realizados trabalhos em equipes. Esses trabalhos propiciaram aprofundamentos sobre a Revolta da Chibata, a Revolta da Vacina, o Contestado e o Cangao permitiram clarificar a participao dos diversos setores sociais na vida poltica do pas. A partir de leituras complementares e atividades em sala de aula, bem como consultas a diversos livros referentes aos assuntos relacionados, foram realizadas atividades de apresentao dos temas sugeridos, observando-se que os alunos conseguiram desenvolver vrias habilidades, desde a elaborao de exerccios livres organizao de pequenas dramatizaes que elucidaram as problemticas apresentadas. Percebeu-se que as resistncias ao desenvolvimento de trabalhos alternativos so superadas atravs do envolvimento de todos no processo de produo do conhecimento. O fato de produzir os prprios dilogos para uma dramatizao possibilita que outros elementos que no os histricos sejam desenvolvidos, principalmente a capacidade de relacionamento com os colegas, a

15

pesquisa de palavras que sejam coerentes com o contexto estudado, a expresso corporal e lingstica quando da apresentao para os colegas e para toda a escola. A superao da timidez d lugar ao desenvolvimento de habilidades como a memorizao de dilogos e at permite improvisaes quando ocorre algum esquecimento, valorizando a capacidade de compreenso de um determinado momento histrico, quando se utilizam palavras e expresses sinnimas que produzem efeito igual ou semelhante ao original. Naturalmente os alunos aprendem a enfrentar seus medos de falar em pblico, possibilitando articular conhecimentos de diferentes reas do conhecimento, enriquecendo seu vocabulrio. Permite-se tambm que construam arqutipos de cidados conscientes de suas responsabilidades no mundo em que vivem e na sociedade e comunidade em que residem, sendo mais responsveis, crticos, criativos e reflexivos. Integrar e articular conhecimentos so funes da escola que se diz cidad e democrtica, superando a viso reducionista e fragmentada de transmissora de conhecimentos que possua no passado recente. A formao integral do ser humano possvel quando lhe so propiciadas situaes diversificadas de aprendizagem significativa e este o papel de todos os envolvidos no processo educativo. A utilizao de filmes foi fundamental e necessria para a compreenso da vida de Lus Carlos Prestes. O Filme O Velho mostra a vida e a obra poltica de Prestes atravs de entrevistas por ele concedida e apresenta elementos substanciais para a anlise do movimento revolucionrio que percorreu o interior do Brasil por mais de 25 000 km. Em primeiro lugar, fragmentos do filme foram assistidos pelos alunos. Em seguida, anotaram suas dvidas a respeito de termos ou expresses utilizadas e que foram elucidadas de forma objetiva. As dvidas quanto ao movimento da Coluna Prestes, que no eram poucas, foram sanadas com atividades de pesquisa e leituras de pequenos textos retirados da bibliografia recomendada. Apenas com o estudo dos pequenos textos, que se mostraram eficazes, mas com linguagem mais apurada, verificou-se que os alunos apresentaram dificuldades de interpretao e fundamentao terica, o que encetou mais leituras a respeito da temtica. Para tornar as aulas mais alegres e prazerosas e facilitar as anlises necessrias, foram utilizados fragmentos de poesias como A Coluna, de Jacinta

16

Passos. De leitura fcil e acessvel, a poesia humaniza e aproxima a temtica em questo e oferece alternativa interessante para tratar dos passos da Coluna Prestes e suas andanas pelo territrio nacional. Com a leitura e discusso dessa poesia, h possibilidades de estabelecer vrias conexes interdisciplinares e promover a contextualizao, uma vez que retrata os principais momentos das aes da guerra de movimento realizada ento, visto que um enfrentamento direto significava o fim derradeiro da Coluna Prestes. Encontramos com muita freqncia na mdia notcias a respeito de movimentos sociais que se utilizam de expedientes semelhantes aos utilizados pelos componentes da Coluna Prestes, como caso do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), chegando a caracterizar o clssico embate entre Davi e Golias2. No municpio da Lapa h um assentamento do MST e a vrias propriedades foram invadidas por esse movimento social que possui amplitude nacional e demonstra de maneira objetiva a luta pela posse da terra numa sociedade desigual em que vivemos. Conhecer a dinmica interna desse movimento, suas caractersticas e as aes atravs de pesquisas e entrevistas com participantes e dirigentes refora a atitude investigativa e envolve a comunidade educativa no trabalho de campo. Da mesma forma, possibilita estabelecer conexes com outros movimentos que ocorreram em outras partes do mundo como a Grande Marcha na China, quando as tropas de Mo Tse Tung eram perseguidas pelas tropas de Chiag Kai Shek, no processo da revoluo comunista. Na mesma linha de trabalho com poesia temos a contribuio de Afonso Schmidt, o qual faz referncia a Luiz Carlos Prestes, o Cavaleiro da Esperana, com sua fora altaneira e os desafios que enfrentou, tendo sido trabalhada sob a forma de jogral e de interpretao. Para reforar a idia de interdisciplinaridade e ampliar o rol de possibilidades educativas, foi oferecida s turmas atividade com msica. Foi selecionada a msica do compositor e intrprete Taiguara com o ttulo O Cavaleiro da Esperana. Aps a audio da msica, ocorreu a interpretao das principais frases e o reforo de que necessrio agir, visto que aquele que s espera no

Referimo-nos aqui ao clssico combate narrado pela Bblia Sagrada, no livro I Samuel, captulo 17, versculos 23 a 51.

17

alcana, a partir do pressuposto de que somos atores histricos e que temos que ocupar nosso lugar na histria. O pice da aplicao das atividades interdisciplinares ocorreu com a escrita da dramatizao sobre a Coluna Prestes, os ensaios e a apresentao ao final do primeiro semestre. Coube aos alunos a escrita das diferentes falas necessrias compreenso da dinmica do movimento revolucionrio comandado por Prestes. Para isso, os discentes foram divididos em pequenos grupos com temticas diferentes, abrangendo os vrios momentos que antecederam o processo revolucionrio. Assim, um grupo de educandos ficou responsvel por elaborar as falas referentes ao perodo em que as oligarquias disputavam o poder poltico em nosso pas, especificamente a paulista e a mineira. Os componentes tiveram auxlio dos professores de Lngua Portuguesa e de Artes. Receberam orientaes e incentivos para a produo textual e a maneira correta de se expressar diante de um pblico mais numeroso. Como o local para a apresentao apresenta dimenses reduzidas e no tem caractersticas de palco, os alunos tiveram reforo de noes de Geografia espacial, com a utilizao dos pontos de orientao atravs do Sol. Outros grupos passaram a pesquisar e elaborar suas falas referentes ao momento da unio do grupo procedente de So Paulo, com os revolucionrios que saram do Rio Grande do Sul, bem como a organizao de pequenas tropas que iam de encontro aos grupos legalistas nos pequenos combates que ocorreram. Outros educandos representaram habitantes dos pequenos vilarejos visitados pelas tropas revolucionrias. Apresentaram com muita vivacidade os momentos em que os revolucionrios exigiam alimentos e animais para continuar sua caminhada ao longo de milhares de quilmetros pelo territrio brasileiro at o momento em que a Coluna Prestes se desfez e seus componentes partiram para o exlio em pases vizinhos. Foram utilizados diversos materiais para realizar as atividades da dramatizao, desde a confeco de roupas que se aproximavam do figurino da poca at a utilizao de cavalos de brinquedo, para simular as movimentaes pelo territrio brasileiro. A apresentao final foi realizada para o conjunto de nove turmas do Colgio, da quinta oitava sries. As improvisaes ocorreram quando necessrio, mostrando responsabilidade e maturidade diante de situaes problemticas, como a superao da timidez.

18

4- CONSIDERAES FINAIS A utilizao de diferentes metodologias nas atividades de Histria com alunos do Ensino Fundamental possibilita ampliar significativamente a construo de conhecimentos necessrios compreenso dos movimentos sociais presentes em nossa comunidade e em nosso pas. Para superar as vises reducionistas no ensino de Histria necessrio possibilitar inmeras formas de se chegar ao conhecimento historicamente produzido pela humanidade. No Ensino Fundamental os alunos ainda apresentam dificuldades de abstrao e de compreenso quanto ao que ocorre na intrincada rede econmica, poltica, social e ideolgica de uma sociedade. A utilizao de metodologias diversificadas na anlise do movimento revolucionrio da Coluna Prestes permite afirmar que o processo ensinoaprendizagem realmente ocorreu. O tema trabalhado suscitou dvidas, gerou incertezas iniciais e resistncias por parte dos envolvidos, dos alunos aos professores. Isso ocorreu em virtude da mudana de atitudes e de posturas diante do novo, das novas metodologias, da superao de paradigmas sobre a forma de estudar Histria na atualidade. Construir uma nova maneira de trabalhar conceitos exige rever os modelos existentes, superando as vises fragmentadas presentes mesmo em livros didticos da disciplina de Histria. Com a implementao da proposta verificou-se a necessidade de maior empenho por parte dos docentes das turmas na organizao e direcionamento das atividades propostas. O planejamento foi essencial e o cumprimento das tarefas em seus momentos especficos permitiu superar as dificuldades que ocorriam. Apesar da certa resistncia inicial, visto que ainda no havia trabalhado com nenhum aluno das turmas com as quais foram realizadas as atividades, em pouco tempo estabeleceu-se uma interao muito forte entre todos. O entusiasmo era visvel e os alunos demonstraram muito envolvimento, disciplina e, como no podia deixar de ocorrer, verificou-se uma melhoria surpreendente no relacionamento e na afetividade ao longo de todo o processo. Como reflexo direto das dinmicas ofertadas, os alunos passaram a solicitar que outros projetos da natureza do efetuado fossem desenvolvidos ao longo do perodo letivo.

19

Os resultados positivos obtidos com a aplicao desse projeto de natureza contextualizada e interdisciplinar reafirmam a necessidade urgente de propiciar alternativas viveis e diversificadas para a construo do conhecimento histrico no Ensino Fundamental. Percebeu-se como condio fundamental para o sucesso do processo educativo a reviso do planejamento das escolas para que os professores das diversas reas do conhecimento apresentem propostas de trabalho conjunto, subsidiando e reforando a interdisciplinaridade. o que deve ser feito na primeira semana pedaggica das escolas. Dessa forma as contribuies de todos os professores permitiro que novos projetos sejam desenvolvidos e que esta proposta seja aperfeioada. Muitas colunas semelhantes a de Prestes j existiram no Brasil. Inmeras pessoas se doaram por causas desconhecidas para ns e muitas vezes apenas ouvimos falar ou ficaram no esquecimento. H uma necessidade de conhecer a realidade em que vivemos, identificando os diversos movimentos organizados existentes em nossa sociedade, que atuam em busca de seu espao, e de sua identidade. Numa poca crescente de individualismo, cabe-nos importante tarefa que a de resgatar as inmeras vozes que no podem ser caladas, obstrudas ou eliminadas. Em cada recanto desse nosso pas, outros Prestes se manifestam, atuam, atuaram, desempenharam seus papis, foram vitoriosos ou encontram-se na invisibilidade discursiva. Sugere-se ainda que depois de escolhido o movimento ou movimentos que se pretende analisar, caber ao professor estabelecer as formas de abordagens necessrias, como pesquisa bibliogrfica, anlise de imagens, entrevistas, utilizao de questionrios, entre outras formas que podero ser selecionadas. A socializao das pesquisas fundamental para que todos os envolvidos nas diversas atividades tenham pleno conhecimento do que foi produzido, lembrando que a participao e envolvimento da comunidade so fundamentais. Ainda no tocante s atividades desenvolvidas, importante que sejam realizadas comparaes com os aspectos ideolgicos dos movimentos sociais que j existiram no Brasil e existentes na atualidade, identificados em cada localidade. Inmeras perguntas e dvidas devem surgir com naturalidade. Elementos caractersticos dos grupos sociais envolvidos devero ser identificados. preciso analisar todos os aspectos em sua essncia, buscando encontrar traos

20

semelhantes e contrastantes entre os movimentos sociais do passado e do presente. Em nossa comunidade, provavelmente, j ocorreram situaes semelhantes vivenciada pelos seguidores da Coluna Prestes. Talvez estejam acontecendo neste instante. Entender a dinmica desses movimentos, sua pauta de reivindicaes, suas metodologias encontradas para a busca de solues para seus problemas de importncia vital para no negarmos sua natureza histrica.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: DRUMMOND, Jos Augusto. O movimento tenentista: interveno militar e conflito hierrquico (1922 1935). Rio de Janeiro: Graal, 1986. ___________. Jos Augusto. A coluna prestes: rebeldes errantes. 3 ed. So Paulo: Brasiliense, 1991. MEIRELLES, Domingos. As noites das grandes fogueiras: uma histria da Coluna Prestes. 10 ed. Rio de Janeiro: Record, 2003. PARAN. Secretaria de Estado da Educao. Superintendncia de Educao. Departamento de Ensino Mdio. Diretrizes curriculares para o ensino de histria. Curitiba: SEED, 2006. KARNAL, Leandro(org). Histria na sala de aula: conceitos, prticas e propostas. So Paulo: Contexto, 2005. PRADO JNIOR, Caio. Prefcio. In MOREIRA LIMA, Loureno. A Coluna Prestes Marchas e combates. 3 Ed., So Paulo: Alfa-Omega, 1979, p. 14 PRESTES, Anita Leocdia. Uma epopia brasileira: a coluna prestes. So Paulo: Moderna, 1995. SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Ensinar Histria. So Paulo: Scipione, 2004 SGA, Rafael Augustus. Tempos belicosos: a revoluo federalista no Paran e a rearticulao da vida poltico-administrativa do Estado (1889-1907). Curitiba: Aos Quatro Ventos/CEFET-PR, 2005. SILVA, Hlio. A marcha da coluna prestes: 1923/1926. 3 ed. So Paulo: Editora Trs, 2004. STECA, Lucinia Cunha. Histria do Paran: do sculo XVI dcada de 1950. Londrina: Editora UEL, 2002.

Anda mungkin juga menyukai