Anda di halaman 1dari 4

Atos dos Apstolos: O incio da igreja de Jesus Cristo No livro de Atos dos Apstolos encontramos uma narrativa de como

foi o incio da igreja de Jesus Cristo aqui na terra, o exemplo deixado pelos apstolos e um padro permanente para a igreja.

Quem quiser seguir a Cristo deve levar em conta os exemplos dos apstolos vistos neste livro. Exemplos de santidade, ousadia, sofrimento, orao, fraternidade e unio.

As principais caractersticas da igreja primitiva, narrada no livro de Atos dos Apstolos so:

As ltimas instrues de Jesus e a ordenana de evangelizar as naes; A igreja estava constantemente em orao; A igreja supria os necessitados; Curas e maravilhas eram realizadas pelos apstolos, dando sequncia ao que Jesus tinha feito; Diversas citaes de batismo com o Esprito Santo; Grandes pregaes e muitas converses; Os primeiros mrtires: Estevo apedrejado; Tiago teve a cabea cortada; Prises e sofrimento fizeram parte da vida dos apstolos; Grande expanso missionria da igreja; A ao do Esprito Santo em favor da igreja. Com a leitura do livro de Atos dos Apstolos devemos compreender que servir a Deus est acima de todas as coisas e mesmo em meio s dificuldades e sofrimentos necessrio mantermos o padro bblico de obedincia a Deus.

Fazendo uma comparao da igreja primitiva com o cristianismo atual, iremos encontrar diferenas discrepantes. Veja algumas coisas que ocorre na igreja atual e no encontramos em Atos dos Apstolos.

Muitas pessoas tm procurado as igrejas evanglicas para obter benefcios materiais apenas e esquecem-se do que de fato a igreja; A igreja tem sido usada por muitos apenas para cobrar bnos de Deus;

O relativismo tolerado como normal por muitos. A idia de pecado passa ser algo muito vago, depende; A mensagem pregada mista, ora Jesus, ora Maria, ora algum telogo famoso. Sobre isto Paulo escreveu aos Corntios: Quero dizer, com isso, que cada um de vs diz: Eu sou de Paulo, e eu, de Apolo, e eu, de Cefas, e eu, de Cristo.

Est Cristo dividido? Foi Paulo crucificado por vs? Ou fostes vs batizados em nome de Paulo? (1 Co 1.12,13)

Ora, se foi Jesus que morreu por ns, ento nosso compromisso e esperana est em Jesus.

A igreja de Jesus Cristo iniciou sofrendo muitas perseguies. Os apstolos foram presos, alguns apedrejados, outros mortos e tudo isto porque eles davam testemunho de Jesus Cristo.

Eles pregavam era que Jesus havia ressuscitado, subido ao cu e que voltaria. Pregavam que era necessrio o arrependimento dos pecados e entregar a vida a Jesus Cristo para obter a salvao.

A mensagem que Paulo, Pedro, Estevo, Joo, Tiago e outros pregavam naquela poca continua valendo para os nossos dias. Ela no caducou, pelo contrrio, continua viva e atual para a igreja contempornea.

Leia o livro de Atos dos Apstolos e compare como era a igreja primitiva e como a sua igreja. Ser que d para fazer uma comparao? A mensagem que eles pregavam est sendo pregada na sua igreja? Voc como cristo tem encarado o Reino de Deus com a mesma seriedade que os irmos da igreja primitiva encararam?

Leia a Bblia. A Bblia a palavra de Deus e contm todo o ensinamento que o homem precisa para alcanar a vida eterna.

O Esprito Santo

O Esprito Santo a terceira pessoa da trindade. Nesta afirmao devemos observar que terceira pessoa no uma classificao, onde ele ser o terceiro, afinal ele Deus, assim como o Pai e o Filho.

Na Bblia o Esprito Santo apresentado com vrios nomes como: Esprito Santo, Esprito de Deus, Consolador, Conselheiro, Esprito de Cristo, advogado, entre outros.

Funo do Esprito Santo A funo do Esprito Santo revelar Jesus Cristo aos coraes dos homens e nos levar para prximo de Deus. Ele testifica que a obra de Cristo verdadeira. Paulo escrevendo aos Corntios diz: Por isso, eu lhes afirmo que ningum que fala pelo Esprito de Deus diz: Jesus seja amaldioado; e ningum pode dizer: Jesus Senhor, a no ser pelo Esprito Santo.

Veja algumas afirmaes bblicas sobre a atuao do Esprito Santo em nossas vidas:

Ele intercede por ns: Da mesma forma o Esprito nos ajuda em nossa fraqueza, pois no sabemos como orar, mas o prprio Esprito intercede por ns com gemidos inexprimveis. Rm 8.26

Realiza a sua vontade: Todas as coisas, porm, so realizadas pelo mesmo e nico Esprito, e ele as distribui individualmente, a cada um, como quer. 1Co 12.11, em referncias aos dons espirituais.

Nos ensina e testifica da verdade que Jesus Cristo: Mas o Conselheiro, o Esprito Santo, que o Pai enviar em meu nome, lhes ensinar todas as coisas e lhes far lembrar tudo o que eu lhes disse.

O Esprito Santo atua em nossos coraes para nos levar ao arrependimento dos nossos pecados e confessarmos Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador. Ele nos guia, nos ajuda, nos ensina. Devemos, contudo estar sensveis a sua atuao e no endurecer o nosso corao quando ouvirmos a sua voz.

Por que voc est lendo este texto e no um texto sobre futebol? Quem te impulsionou?

Uma rpida reflexo:

Anda mungkin juga menyukai