Anda di halaman 1dari 44

FUNDAO ARMANDO ALVARES PENTEADO FACULDADE DE ECONOMIA

DA DESTRUIO AO MILAGRE ECONMICO O CAMINHO PERCORRIDO PELA ALEMANHA APS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL WAGNER NUNES DA SILVA JUNIOR

So Paulo, 2012

WAGNER NUNES DA SILVA JUNIOR

DA DESTRUIO AO MILAGRE ECONMICO O CAMINHO PERCORRIDO PELA ALEMANHA APS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Monografia de Concluso do Curso apresentada Faculdade de Economia para obteno do ttulo de graduao em Relaes Internacionais, sob a orientao da Profa. Lucy Sousa

So Paulo, 2012

NUNES DA SILVA JUNIOR, Wagner. Da destruio ao milagre econmico: O caminho percorrido pela Alemanha aps a Segunda Guerra Mundial. So Paulo: Fundao Armando Alvares Penteado, 2012, 34 f. (Monografia Apresentada ao Curso de Graduao em Relaes Internacionais da Faculdade de Economia da Fundao Armando Alvares Penteado) Palavras-Chave: 1. Segunda Guerra Mundial, 2. Reconstruo Econmica, 3. Alemanha, 4. Economia Social de Mercado.

AGRADECIMENTOS

Primeiramente, este trabalho no seria feito sem o apoio e a fora de meus pais e meu irmo, que sempre estiveram ao meu lado durante estes meus 22 anos de vida, me ensinando diariamente seus valores, os quais irei levar comigo para sempre. Agradeo aos meus amigos Daniel Meninelli, Fernando Mascaro, Guilherme Sobral, Felipe Abraho, Nicolas Paravisi, Renato Melmam, entre outros no citados aqui, que me acompanharam nestes quatro anos de vida universitria, onde pude conhecer pessoas maravilhosas e criar amizades para toda a vida. Agradeo aos professores que me transmitiram todo o conhecimento absorvido durante 8 semestres, minha professora orientadora Lucy Sousa, que esteve sempre solcita nos momentos de prazos apertados. Ao professor Luiz Alberto Machado, que me motivou a ingressar na FAAP em palestra dada em Santos/SP. E especialmente Thirsa Yelke Dieuwertje Stijnman, meu amor, que me acompanha todos os momentos bons e ruins nestes 9 meses em que estamos juntos, muito obrigado por tudo.

DEDICATRIA

Dedico este trabalho Liliane Fontes Picado Nunes da Silva, Wagner Nunes da Silva, que me tratam com todo o amor do mundo, sempre buscando o melhor para mim e para a famlia.

SUMRIO

Lista de Quadros Lista de Figuras

INTRODUO 1 A contextualizao da situao alem aps a segunda guerra mundial 1.1 As consequncias da Segunda Guerra Mundial na Europa 1.2 A separao da Alemanha e a Guerra Fria 1.3 O Plano Marshall 2 Os problemas e as reformas econmicas alems 2.1 A necessidade de uma nova esperana 2.2 O incio da recuperao 2.3 O problema fiscal e monetrio 2.4 O plano de recuperao econmica e a reforma bancria 2.5 A reforma monetria e seu contexto 3 Os resultados da reforma econmica alem 3.1 A Economia Social de Mercado 3.2 A implantao do modelo na economia alem 3.3 Milagre Alemo? 3.4 A adaptao da sociedade alem a um novo modelo Concluso Referncias Bibliogrficas

1 3 3 4 6 10 10 13 14 16 16 21 21 25 27 29 31 33

LISTA DE QUADROS
Quadro 1 - Taxa de autofinanciamento e Composio dos ativos e Passivos das Empresas(em%) Quadro 2 Crescimento da produo industrial em 1948 Quadro 3 Os princpios da Economia Social de Mercado Quadro 4 - Rpido incremento da produo aps a reforma monetria Quadro 5 Evoluo no Rendimento Coletivo 19 23 24 25 26

LISTA DE FIGURAS
Figura 1 Mapa da Diviso do territrio alemo Ps Segunda Guerra Mundial Figura 2 - Comparao do crescimento da renda per capita entre Alemanha Ocidental e Oriental Figura 3 O crescimento linear da renda per capita na Alemanha 29 05 28

RESUMO

Este trabalho tem como foco analisar a reconstruo econmica da Alemanha aps o termino da Segunda Guerra Mundial, apontando as consequncias da guerra para o Pas, bem como analisando as aes tomadas visando a volta da estabilidade econmica no Pas. Dentre elas a reforma monetria, bancria, fiscal, a implantao da Economia Social de Mercado, e a desregulamentao econmica na Alemanha. Este conjunto de fatores trouxe ao Pas um alto desenvolvimento econmico nas duas dcadas posteriores ao trmino da guerra.
Palavras-Chave: 1. Segunda Guerra Mundial, 2. Reconstruo Econmica, 3. Alemanha, 4. Economia Social de Mercado.

Introduo

O objetivo deste trabalho estudar as consequncias da Segunda Guerra Mundial para a Alemanha, bem como o caminho trilhado pelo Pas para se alcanar a recuperao econmica. A escolha do tema, alm da afinidade com o autor, se deu dada a importncia da nao alem na histria europeia nas esferas econmica, poltica e social. Tal justificativa complementada pelo papel da Alemanha na reconstruo de uma estabilidade econmica na Europa. O objetivo deste trabalho analisar as reformas econmicas no Pas, tal qual a adoo da Economia Social de Mercado, apontando os resultados imediatos destas aes na economia do Pas. Sero analisados os fatos e tomadas de decises que afetaram de alguma forma retomada do crescimento alemo. Dentro do processo de reconstruo do Pas, levantada a hiptese de que as taxas de crescimento econmico obtidas pela Repblica Federal da Alemanha tiveram como alicerce principal a adoo da Economia Social de Mercado e a desregulamentao da economia, dando ao Pas uma reconstruo econmica expressiva, e conseguindo se tornar novamente uma potncia europeia. A Alemanha uma terra apinhada de crianas. aterrorizante a ideia de que, a longo prazo, os alemes possam ter sido os vencedores da guerra, no fim das contas. (JUDT 2007 apud SAUL PADOVER 1945) Para a realizao desta monografia, foram utilizados livros encontrados na biblioteca da Fundao Armando Alvares Penteado, bem como livro adquirido para este trabalho. Foram tambm usados livros e artigos especializados, em idioma ingls, dada a natureza do tema. O primeiro captulo desta monografia se destina a contextualizar a situao alem perante os estragos causados pela Segunda Guerra Mundial, tal como a diviso de seu territrio entre os Pases vencedores da guerra. Posteriormente, verificado o papel do Plano Marshall como uma ajuda financeira para os Pases europeus. Tambm descrita uma introduo s reformas econmicas implantadas no Pas.

O segundo captulo destinado a detalhar os problemas econmicos presentes na Alemanha em meados da dcada de 40, a criao do Estado alemo ocidental, a Repblica Federal da Alemanha, e as posteriores reformas monetria, bancria, e o ajuste fiscal, bem como o plano de estabilizao da economia no Pas. Por fim, o terceiro captulo analisa os resultados das aes tomadas pelo governo alemo visando recuperao da economia do Pas, e como ocorreu o crescimento expressivo da economia alem diante de tais reformas.

1 A contextualizao da situao alem aps a segunda guerra mundial

Este captulo ir contextualizar a necessidade de uma reconstruo econmica no Estado Alemo aps a Segunda Guerra Mundial, na qual o continente se viu diante de uma massiva destruio e caos.

1.1 As consequncias da Segunda Guerra Mundial na Europa

A guerra havia deixado profundas marcas no s nos alemes, mas tambm nas lembranas das pessoas que com eles conviveram, trazendo inmeras baixas de civis, militares, sociais e econmicas que demonstravam extremamente alarmantes. O conflito iniciou-se com a invaso da Polnia pela Alemanha, comandada por Hitler, em 1939, e perdurou at 1945, com a rendio alem. A Segunda Guerra Mundial teve grandes impactos em toda a Europa, sendo as maiores consequncias evidenciadas na sociedade, economia e poltica alem. A guerra destruiu 20% de todas as habitaes na Alemanha. A produo de alimentos per capita em 1947 era 51% menor do que estava em 1938. A capacidade industrial do Pas em 1947 era de um tero do que era produtiva tambm em 1938, sendo 10 milhes de alemes mortos em combate ou nos bombardeios provenientes das foras aliadas. Com isso, aps 1945, a populao economicamente ativa (PEA) alem foi dizimada como decorrncia do esforo de guerra. (HENDERSON, 2010) Judt (2007, p.30) aponta o problema da infra-estrutura alem, que tambm foi severamente castigada durante os conflitos: Hamburgo, Colnia, Dsseldorf, Dresden e dezenas de outras cidades alems foram arrasadas pelas bombas mltiplas lanadas de avies britnicos e norte-americanos. A atividade industrial do Pas estava estagnada, no inverno ao final de 1946, o fornecimento tanto de alimentos, quanto as condies para aquecimento de interiores visando proteo do frio estava em seu menor ponto.

O Pas teve de enfrentar o problema de suas cidades claramente sob escombros, muitas habitaes se encontravam danificadas e sem condies para ocupao, o que teve como consequncia um elevado nmero de pessoas desabrigadas e sem ter para onde ir, [...] estimativas apontavam 25 milhes na Unio Sovitica; 20 milhes na Alemanha, dos quais 500 mil s em Hamburgo), a paisagem urbana coberta de escombros constitua a lembrana mais imediata da guerra recm-acabada. (JUDT, 2007, p.30) Apesar de todo o prejuzo material, a maior sequela social e histrica, que teve que ser assimilada pelo povo alemo, foi as perdas humanas. O assombroso nmero de mortes civis e militares em territrio europeu, causou uma predominncia feminina na Alemanha, diminuindo a fora produtiva do Pas.
Na prpria Alemanha, dois em cada trs homens nascidos em 1918 no sobreviveram guerra de Hitler: numa comunidade da qual dispomos de estatsticas detalhadas o subrbio berlinense de Treptow -, em fevereiro de 1946, entre adultos na faixa etria de 19 a 21 anos, havia 181 homens, para 1.105. (JUDT, 2007, p.33)

1.2 A separao da Alemanha e a Guerra Fria

Todo esse revs humanitrio, social, econmico e tambm poltico alemo comeou a ser tratado por duas diferentes frentes de ideologia em poder, pois aps a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi partilhada em quatro zonas de ocupao militar: francesa, britnica, americana e sovitica. A rea controlada pelos Pases que compunham a esfera de influncia capitalista, que tinham os Estados Unidos como liderana, por seu papel primordial durante a guerra, e por falta de capacidade financeira e humanitria das potencias europeias ocidentais, dividia o territrio alemo com a Unio Sovitica, que controlava toda a parte Oriental do territrio dividido, conforme visto no mapa 1 abaixo. Esta diviso formou instantaneamente uma separao do povo alemo, que por um lado da diviso estava sob influncia do capitalismo ocidental, sob controle e ajuda dos Estados Unidos, e no lado oriental a populao comeou a ser governada pelo socialismo imposto pela URSS.

Esta separao, que em 5 de maro de 1946 levou o nome de Cortina de Ferro em discurso pronunciado por Winston Churchill, ento primeiro ministro da Inglaterra, denominando a separao das duas esferas de influencia exercidas pelas superpotncias da poca, os EUA e a URSS.
Figura 1 Mapa da Diviso do territrio alemo Ps Segunda Guerra Mundial

Fonte: www.hdg.de/lemo/objekte/pict/Nachkriegsjahre_karteBesatzungszonen/index.html

Sendo essa a fronteira das duas esferas, viu-se o esforo constante dos lderes de ambas, tentando usar da Alemanha uma vitrine para o mundo de cada vis poltico. Devido a esta diviso, a Alemanha tornou-se o foco central da Guerra Fria, assim denominada pela constante e interminvel hostilidade entre os EUA e os soviticos. Viu-se em Berlim, ento, o territrio com a carga geopoltica mais importante naquele cenrio global um ponto estratgico a ambos os lados, que fora tambm dividida em quatro partes, dentro da Alemanha oriental sob o poder e controle do governo sovitico (CHACON: 1994, 44). de suma importncia relatar a mudana da postura poltica internacional norte-americana perante os derrotados na Segunda Guerra Mundial. Diferentemente da primeira grande guerra, os EUA decidiram evitar um dos maiores equvocos do Tratado de Versalhes (JUDT: 2007, 119). A postura isolacionista, e a conformidade com os anseios revanchistas franceses, fruto do ps-guerra, fora substituda, e uma poltica intervencionista tendo exemplos como; programas de desnazificao e reconstruo econmica, poltica e social, tomou forma como item primrio na agenda internacional dos EUA. (JUDT, 2007)

Tendo em vista inmeros exemplos asiticos como a China, onde a misria e a decadncia econmica/social de um Estado catalisavam a ascenso de pensamentos socialistas viu-se o Senado norte-americano aprovar um pacote de auxlio econmico vitrine mundial do capitalismo, a Alemanha. O estabelecimento da Doutrina Truman e suas consequncias tornou-se evidente o estabelecimento da Guerra Fria, protagonizado pelas duas superpotncias vigentes a URSS e os EUA que garantia ajuda militar e econmica a todos os Pases para conter a expanso do comunismo em todo o mundo. (CHACON:1994, 45) Trazendo a Alemanha como foco principal da Guerra Fria.

1.3 O Plano Marshall

O comeo da recuperao alem deu-se com a ajuda financeira americana, atravs do Plano Marshall, nome dado em referencia a George C. Marshall, secretrio do Estado Americano no governo Truman.
Torna-se evidente que subestimamos gravemente as destruies causadas economia europia pela guerra. Se a soluo deve provir da prpria Europa, cabe aos Estados Unidos fornecer a ajuda no incio. (MONNET, 1976, p.236)

O Plano Marshall, conforme Monnet (1976), era em seu incio apenas uma oferta americana de verbas para a contribuio a um esforo europeu. A recuperao da economia europia foi acelerada por este plano, que tinha como objetivo reerguer a economia, o combate fome e a pobreza que assolavam o continente europeu. As verbas para estas emergncias vinham antes mesmo de o Plano Marshall ser institudo, bilhes de dlares foram gastos para casos emergenciais e para que se conseguisse manter o mnimo de condies de vida no devastado continente europeu, como apontado por Judt (2007, p. 104) Os principais beneficirios tinham sido o Reino Unido e a Frana, que receberam 4,4 bilhes e 1,9 bilho de dlares, respectivamente. [...] At ento, o auxlio obtido junto aos Estados Unidos no era utilizado para reconstruo ou investimento a longo prazo, mas para suprimentos essenciais, servios e reparos. Os recursos provindos do Plano Marshall, porm, eram atrelados e demandavam mudanas de prticas utilizadas no passado pelos Pases Europeus. Frana e Reino Unido, por exemplo, ao receber a maior parte da quantia provida pelos americanos, se

viram presos em comprometimentos de abandonar cotas protecionistas de importao, o que deixou portas abertas para a entrada dos produtos norte-americanos no mercado europeu. (Ibidem, p.105) Toda esta ajuda causava certo receio Frana, que no desejava ter outra ameaa militar alem, assim como havia sofrido h pouco tempo. A falta de empatia francesa com seu passado em relao Alemanha quase travou o acordo para que a Alemanha obtivesse verbas para a sua recuperao econmica aps a Guerra. Europa de forma conjunta e promover a cooperao, tendo em vista que muito da economia francesa e europeia dependa da Alemanha, a Frana acabou por no ter alternativa a no ser integrar os germnicos a uma estrutura de reconstruo, com mecanismos criados para que a Alemanha nada pudesse fazer belicamente contra seus vizinhos, muito pelo contrrio, a estratgia criada faria com que a Alemanha fizesse muito bem economicamente aos seus vizinhos.
De acordo com as palavras de Bidault, em janeiro de 1948: No s no plano econmico, mas tambm no plano poltico, preciso [...] propor como objetivo aos Aliados e aos prprios alemes a integrao da Alemanha Europa [...], [...] o nico meio de dar vida e solidez a uma Alemanha politicamente descentralizada, mas economicamente prspera. (JUDT, 2007, p.131)

O Plano Marshall tambm tinha em sua essncia objetivos polticos que consistiam no combate ameaa comunista vinda da URSS, portanto, era uma forma de ampliar e de manuteno da influncia capitalista americana em toda a Europa Ocidental perante um avano comunista. De acordo com Judt (2007), pode-se afirmar que a posterior integrao regional da Europa foi indiretamente causada pelo Plano Marshall.
E, verdade, quaisquer que tenha sido os hbitos de cooperao finalmente adquiridos pelos europeus, tais hbitos resultaram apenas indiretamente dos esforos norte-americanos. Mas, luz do recente passado europeu, qualquer movimento nessa direo traduzia progresso. (p. 111)

J em 1948, outro fato que ajudou a reorganizar a economia alem foi a Reforma Monetria. De acordo com DallAcqua (1990), o final da segunda grande guerra provocou grave desordem financeira na Alemanha. O aumento dos gastos pblicos, principalmente com o exrcito e armamentos no conseguiu ser acompanhado pela cada vez menor fora produtiva alem, causada pela diminuio na mo de obra disponvel e pelos problemas de infra-estrutura. Assim, o governo se financiava com emisses de ttulos pblicos e praticando a expanso monetria.

8
O governo praticava, portanto, polticas fiscal e monetria expansionistas, ao mesmo tempo que a oferta agregada se reduzia, em decorrncia das dificuldades provocadas pela guerra. Aumentavam as presses inflacionrias, que eram, no entanto, mantidas submersas atravs de amplos congelamentos de produtos e de moeda estrangeira. (DALLACQUA, 1990, p.142)

Portanto, sendo cada vez mais limitada a circulao da moeda como meio de troca, a moeda nacional alem ia perdendo o seu valor. Os motivos e razes para a realizao de uma reforma monetria ficavam cada dia mais bvios e considerveis. Outra razo primordial para que a reforma se tornasse inadivel e indispensvel foi a emisso de ttulos pblicos por parte do governo Nazista, (...) que foram adquiridos principalmente pelos bancos comerciais. Com o final da guerra e a consequente derrota do regime nazista, desapareceu formalmente a autoridade legal que se compremetera a pagar juros e redimir as Reich Securities na maturidade. (DALLACQUA, 1990, p, 148149) A Alemanha estava destruda e a pobreza se espalhara por todo o territrio. As pessoas possuam capital, mas no era possvel gast-lo, pois a moeda estava desacreditada e sem valor. Produtos eram utilizados como outros meios de troca e reservas de valor, com destaque para o cigarro. Com este preocupante cenrio, era necessria imediatamente o incio de uma reforma que mudasse o que estava sendo vivido no Pas.
A crise dos anos 40, ao contrrio, no se manifestou atravs de uma hiperinflao, mas sim de um profundo processo de desagregao do sistema monetrio, caracterizado pelo repdio total moeda nacional mediante a generalizao do sistema de troca direta. (GURLEY, 1990, p.143)

Dentre os vrios tipos de reforma utilizados na Europa, a utilizada na Alemanha era denominada reforma de tipo trs. (...) Nesse conjunto de reformas, a oferta de ativos lquidos foi reduzida no incio pela aplicao de taxas de converso deflacionadas ao papel-moeda e aos depsitos bancrios denominados na moeda antiga e, alm disso, uma parte da oferta que restou foi congelada em contas bloqueadas. (GURLEY, 1990, p. 235) A reforma monetria alem aconteceu de forma repentina, o Reichsmark, moeda alem at 1948, estava desacreditado e os alemes necessitavam de uma nova moeda. Para isso, segundo DallAcqua (1990) as mudanas estruturais necessrias para retomada da viabilidade do sistema monetrio alemo comearam a ser realizadas. Uma profunda reforma bancria foi realizada em 1948, que instituiu a independncia do

Banco Cental do Pas, tal como uma liberalizao dos mercados atravs da desregularizao da economia do Pas.
Neste contexto, o ajustamento econmico se revelava um processo complexo. Alm das medidas destinadas a assegurar a disciplina fiscal e monetria compatvel com a disponibilidade de recursos, tornavam-se necessrias mudanas estruturais e reformas institucionais que restabelecessem as condies adequadas o funcionamento do sistema econmico. (DALLACQUA, 1990, p. 147)

Antes da realizao da reforma monetria alem, deu-se por necessrio uma reforma bancria, baseada em dois pilares que a regiram, sendo eles a independncia e a centralizao da autoridade monetria. Foi criado o Bank Deutsche Lnderm que tinha como objetivo fazer a regulamentao das transaes de bancos centrais regionais e comerciais, alm de ter o papel centralizador de decises de poltica monetria, para garantir o cumprimento destes objetivos, o Bank Deutsche Lnder foi desatrelado do Tesouro Alemo. (DALLACQUA, 1990) Estas e outras medidas fizeram com que o sistema bancrio alemo se tornasse preparado para a futura reforma monetria de 1948, tendo seu banco central uma independncia que os bancos centrais de Frana e Inglaterra no possuam. Tendo esclarecido o contexto em que a Alemanha e sua economia se encontravam, ser analisado no segundo captulo o que possibilitou o sequente Milagre Econmico Alemo, apoiado em sua reforma monetria e na Economia Social de Mercado pelo Pas.

10

2 Os problemas e as reformas econmicas alems

O objetivo deste captulo descrever de forma direta o processo de organizao e mudanas no sistema econmico alemo, a urgncia de uma reconstruo econmica do Pas, quais os entraves polticos que retardaram uma reforma monetria, e como se deu a implantao da mesma, tal como uma reforma fiscal e um plano de estabilizao, o que trouxe consequncias impactantes no decorrer da histria econmica europeia at os dias de hoje. Sero descritos tambm as caractersticas da nova poltica econmica a ser implantada, e como uma cultura econmica presente na poca foi desbancada pela Economia de Mercado.

2.1 A necessidade de uma nova esperana

Terminada a Segunda Grande Guerra, a Alemanha se deparou com inmeros problemas sociais, como j descritos no primeiro captulo, alm do caos econmico que tomou conta do Pas, como pode ser lido abaixo.
Era um tempo em que a maior parte das pessoas no queria acreditar que esta experincia da reforma monetria e econmica podia resultar. Era um tempo em que na Alemanha se calculava que para cada alemo havia um prato s de 5 em 5 anos, um par de sapatos de 12 em 12 anos, um terno s de 50 em 50 anos, que s um de cinco bebs podia ter fraldas e que em cada trs apenas um alemo tinha a esperana de ser sepultado num caixo. Parecia de fato serem estas as nicas perspectivas que nos acenavam. (ERHARD, 1957, p.18)

O impacto econmico ps-guerra era visivelmente assustador. Na Alemanha, a oferta de habitao despencou em 40%, o problema das pessoas sem-teto era crnico, o que se manteria at meados dos anos 50.
Conforme disse uma mulher de classe mdia, ao sair da exposio Casas para o Ps-guerra, organizada em Londres: Estou to desesperada por uma casa que qualquer coisa me agrada. Quatro paredes e um teto o tamanho da minha ambio (JUDT, 2007, p.97)

11

A infraestrutura industrial alem no foi a das mais afetadas, mesmo com os incessantes bombardeios durante a guerra, aproximadamente 20% do parque industrial alemo foi destrudo. Graas aos massivos investimentos feitos por Hitler antes e durante a guerra, o maquinrio industrial alemo era novo e com tecnologia atualizada. As indstrias que foram beneficiadas com estes investimentos na era de Hitler foram justamente as que alavancaram a economia do Pas na dcada de 50. Eram elas a indstria qumica, tica, de veculos, engenharia leve, entre outras. Os Estados Unidos j haviam gastado bilhes de dlares em ajuda e emprstimos aos Pases europeus, porm no se conseguia resultados slidos em melhoras nas condies de reconstruir o continente europeu. Foi ento em Junho de 1947, criado o Plano Marshall, um programa americano para a reconstruo europeia. Este, porm no foi o fator que levou reconstruo econmica da Alemanha, pois Frana e Inglaterra foram os Pases que receberam a maior parte dos investimentos americanos. O Plano Marshall foi caracterizado por ser um investimento pesado na reconstruo europeia, e no um fundo emergencial para tapar buracos, no qual o dinheiro cedido pelos Estados Unidos era gerido pelos governos europeus da forma que consideravam mais benficas, apesar de consultores especialistas americanos auxiliassem no processo. O Plano tambm teve o papel de esclarecer o papel da economia alem dentro do contexto europeu. Caso o Pas no se recuperasse economicamente, vrias outras economias europeias seriam ainda mais enfraquecidas, tendo em vista sua dependncia em relao economia alem. (JUDT, 2007) A incerteza quanto ao futuro politico do Pas gerou um entrave para o renascimento da economia alem. O caos econmico presente na Alemanha mostrava uma diminuta classe social privilegiada, e uma enorme classe social menos abastada, sem poder de compra nem mesmo para a subsistncia. Ao trmino da segunda grande guerra, pairava a dvida entre os aliados sobre o futuro do Estado Alemo. Os americanos estavam divididos entre a manuteno do territrio germnico e descentralizao do mesmo. Os britnicos mostravam rejeio esta descentralizao. (CORTE, 2002) Foi ento em 1945 decidido pelos chefes de Estado de Estados Unidos, GrBretanha e Unio Sovitica , na conferncia de Ialta que a Alemanha seria dividida em

12

duas partes, o lado oriental sob controle da Unio Sovitica, e o Ocidental sob comando de Estados Unidos e Inglaterra. Somente meses depois a Frana se tornou responsvel por uma regio do territrio alemo adjacente fronteira francesa. A economia alem praticamente sumiu da economia europeia nos primeiros anos aps o fim da guerra, a moeda do Pas era obsoleta. O consumo mdio de calorias por pessoa na Alemanha j pacificada depois da guerra chegou a menos de 1500 calorias por dia. O Pas era antes na dcada de 30 um grande importador e exportador para o mercado europeu. Em 1947, na Conferncia de Moscou, aliados e Unio Sovitica se reuniram para discutir, dentre outros pontos, o futuro da Alemanha. Ficaram claras as ideologias antagnicas de Ocidentais e URSS, e o modo de ocupao pretendido por cada um destes divergia do outro, o que tornou impossvel a unificao do Estado alemo. Foi acertado ento um acordo entre Inglaterra, Frana e Alemanha, que determinava a instituio de um Estado Nacional na rea ocupada pelos Ocidentais, que teria como preceitos as bases democrticas e federativas. Este foi o primeiro passo em direo criao de um Estado de alemo de direito. (Ibid.) Em 1948 foi criado o Conselho Parlamentar (Parlamentarischer Rat), por meio de governos estaduais que formaram a Assemblia Constituinte. O Conselho Parlamentar tinha como misso desenvolver uma Lei Fundamental, que garantiria a unificao do processo administrativo da Alemanha Ocidental, e a adoo do federalismo, que era defendido tanto pelos ocidentais quanto pelo povo alemo, pois acreditavam que uma organizao poltica com estas caractersticas tornaria menor a chance de um novo regime totalitarista tomar o poder. (MORAES, 2000) O Estado Nacional da Alemanha Ocidental passa a ser ento Repblica Federal da Alemanha (RFA). Foi no governo de Konrad Adenauer que esta situao comeou a mudar. Adenauer, chanceler da Repblica Federal da Alemanha de 1949 a 1963, alm de ser presidente do CDU (Unio Democrata-Crist), iniciou uma profunda reestruturao da economia alem, implantando uma ideologia econmica denominada Economia de Mercado Social. Esta poltica econmica visaria a criao de um Estado do Bem Estar Social (Welfare State) que ir ser abordado mais adiante neste trabalho.

13

Segundo JUDT (2007), era claro para os governos europeus, e principalmente alemo a necessidade de direcionar os esforos e polticas pblicas para que fosse criada uma condio do povo. Esta se tornou a misso mais importante da Repblica Federal da Alemanha. A Alemanha j possua antes mesmo da segunda guerra mundial algumas polticas de previdncia social bsicas, mesmo assim era o Pas mais avanado nesta questo, devido implantao de um sistema previdencirio de penso, assistncia mdica, dentre outros, j no governo de Bismarck. Todos os Estados europeus acabaram criando algum tipo de poltica previdenciria aps a 2 Guerra, com diversas variantes que eram adotadas devido s particularidades de cada Pas.
A proviso de servios sociais dizia respeito, principalmente, educao, moradia e assistncia mdica, bem como ao provimento de reas de recreao situadas em subrbios, transporte pblico subsidiado, arte e cultura financiadas com recursos pblicos e outros benefcios indiretos do Estado intervencionista. Previdncia social consistia, primordialmente, em cobertura de seguro contra doena, desemprego, acidente e os riscos da terceira idade. (JUDT, 2007, p.87)

Estas eram as caractersticas gerais da idia de um Estado previdencirio, e ser explicado a seguir de que forma e quais os fatores levaram adoo de uma nova poltica econmica na Alemanha.

2.2 O incio da recuperao

A Alemanha sofreu com crises econmicas em duas ocasies no sculo passado. A primeira delas em 1914, que foi caracterizada por um processo de hiperinflao na economia alem. A segunda crise econmica do Pas se deu com a Segunda Guerra Mundial e as consequncias de seu fim, que perduraria at 1949, sendo caracterizada pelo colapso do sistema monetrio do Pas, com o qual a moeda nacional ficou desacreditada e consequentemente obsoleta. A crise teve seu fim com a criao de um plano de estabilidade econmica na Alemanha Ocidental, como ser visto a seguir. O processo de estabilizao da economia alem se deu com a implantao de profundas mudanas no sistema monetrio, fiscal e com relao a divida pblica interna.

14

2.3 O Problema Fiscal e Monetrio

Um dos fatores que geraram a crise econmica ps segunda guerra mundial foi a poltica fiscal adotada pelo governo de Hitler durante seu mandato. O dispndio de verbas pblicas com armamentos criou um dficit pblico que era financiado por emisso de ttulos pblicos. Com a demanda agregada cada vez menor, causada pelos problemas vindos da guerra, a poltica monetria e fiscal expansionista levou a economia alem para o fundo do poo ao final da Guerra. Com o excesso de moeda em circulao, no foi verificada uma exploso na inflao, pois o governo alemo a disfarava com o congelamento de salrios e preos. Com isto, um acmulo de moeda na economia levou ao seu declnio, pois a mesma era cada vez menos utilizada para transaes comerciais, devido sua crescente incapacidade de ser um ativo monetrio como meio de troca. A partir deste momento, iniciou-se a utilizao de outros bens como meio de troca, principalmente o cigarro, criando uma economia paralela no Pas. (EUCKEN; MEYER, 1948) DallAcqua (1990, p. 143) afirma que esta economia clandestina acarretou grandes prejuzos ao Pas, a atividade econmica passou a ser de proteo ao prprio patrimnio utilizando produtos como meio de pagamento e reserva de valor, ao invs de ser direcionada ao lucro gerado pela compra e venda de bens atravs da moeda nacional. Isto tornou intil qualquer tentativa de ajuste na economia por meio de poltica monetria. Dallacqua (1990 apud UNITED NATIONS 1948) aponta que esta falncia do sistema monetrio alemo trouxe consigo a diminuio da atividade industrial no Pas, em 1948 a produo das indstrias alems se encontrava 50% do que era gerado em 1936. Estava clara a necessidade de uma interveno do governo para restaurao monetria alem, para que se ento pudesse objetivar uma economia slida e prspera. DallAcqua (1990 apud Pfleiderer 1979) aponta a emisso de ttulos pblicos pelo governo de Hitler como outro ponto que tornou essencial e extremamente necessria uma reforma monetria no Pas. Como os bancos comerciais foram os

15

maiores compradores e consequentemente financiadores desta dvida pblica, estes se viram diante de um grande problema ao trmino da guerra, pois j no existia mais o governo que havia se comprometido a pagar por estes ttulos com juros na data de seu vencimento. DallAcqua (1990, p. 144) aponta estes dois fatores como vitais para o incio da reforma monetria, que tinha como principais objetivos: A restaurao monetria alem, solucionando o problema do excesso de moeda em circulao no Pas. A recuperao da confiana internacional no sistema financeiro alemo, fortemente abalado pela rejeio dvida pblica gerada com a emisso de ttulos pblicos no governo de Hitler. A discusso prolongada sobre a definio de um plano de estabilizao da economia alem entre os quatro Pases responsveis pelas zonas de ocupao da Alemanha gerou uma separao nas negociaes para sua implementao. O descontentamento dos aliados com a Unio Sovitica dividiu as negociaes em dois blocos. Estados Unidos, Frana e Alemanha negociariam um plano de reconstruo da economia alem em suas zonas de ocupao, enquanto URSS decidiria por si s o futuro econmico da regio por si controlada. (CORTE, 2002, p.23) Foi criado ento, pelos aliados ocidentais, o Plano Dodge, que viria a ser o pilar principal para a reforma econmica da Alemanha. Segundo DallAcqua (1990), era de grande importncia para os Pases Ocidentais, principalmente para o Estados Unidos, que fosse feita uma reconstruo econmica bem sucedida na Alemanha. O restabelecendo o crescimento econmico do Pas com a economia de mercado fortaleceria os Estados Unidos na disputa de influncia com a URSS. Para JUDT (2007), um fracasso na reconstruo econmica da Alemanha Ocidental significaria para os alemes o desaparecimento de uma esperana de progresso, e estes continuariam empobrecidos. Para os americanos e britnicos significaria uma chance de o Nazismo voltar a ter algum papel na economia e sociedade alem, ou ento a busca da sociedade alem ocidental pelo comunismo.

16

2.4 O plano de recuperao econmica e a reforma bancria

A volta da Alemanha ao crescimento no foi fruto de uma s ao econmica, mas de um conjunto de aes e reformas que deram base para que o Pas voltasse estabilidade econmica. Antes de ser realizada a reforma monetria no Pas e depois de um longo processo de negociaes polticas, foi efetuada uma profunda reestruturao bancria alem, a qual seria um apoio para as futuras reformas. (EMMER, 1956, p. 53.) A reforma bancria teve seu incio com o encerramento das atividades do antigo Banco Central (Reichsbank), o mais importante financiador dos gastos nazistas com a Segunda Guerra Mundial. Dada a lentido nas negociaes polticas sobre a forma que seria baseada a reforma bancria alem, os Estados Unidos tomaram a deciso de criar, em sua rea de controle, bancos centrais regionais. Esta atitude foi posteriormente seguida pelos dois outros aliados, Gr-Bretanha e Frana. (DALLACQUA, 1990) Criados estes bancos centrais regionais, em 1948 os trs aliados concordaram em estabelecer um novo Banco nacional, chamado Bank Deutsche Lnder, que teria como atribuio a regulao das transaes feitas pelos bancos centrais regionais, e tambm ser um ponto centralizador para deciso de futuras polticas monetrias em nvel nacional. Com isto, o Bank Deutsche Lnder seria responsvel e teria o poder de: Definir o nvel de reserva dos bancos regionais Estabelecimento de taxas de redesconto Realizar negociaes de open-market e de regular as operaes de openmarket que fossem feitas pelos bancos regionais

2.5 A reforma monetria e seu contexto

17

O incio da implantao de uma economia social de mercado na Alemanha se deu com Ludwig Erhard, indicado como Ministro da Economia por Konrad Adenauer, que tomou posse aps eleies realizadas em 1949, pela Unio Democrata-Crist (CDU). Erhard apontou que se fosse possvel chegar a uma reconstruo slida da economia alem, e alcanar melhores condies sociais para toda a populao, seria necessria uma reforma na poltica econmica alem. Para Erhard(1957), esta deveria pelo crescimento simultneo na melhoria de condies sociais em todas as classes, sem necessitar tirar capital dos mais abastados para dar s classes mais baixas, o que geraria uma animosidade de classes ainda maior no Pas. Para isso, um dos objetivos primordiais da nova poltica econmica foi eliminar qualquer tipo de vantagem comercial que no fosse gerar benefcio para todas as partes. A concorrncia comearia a ser cada vez mais estimulada no Pas.
Por meio da concorrncia consegue-se uma socializao, no melhor sentido da palavra, do progresso e do lucro e alm disso estimula-se a ambio pessoal de rendimento. (ERHARD, 1957, p.10)

Entra em vigor uma poltica de eliminao de cartis existentes na economia do Pas, inclusive no setor bancrio, para desconcentrar o poder dos bancos, tal como a descentralizao da economia alem em geral, como as industrias de qumica, carvo e siderurgia. Para Scholper (1967 apud CORTE, 2002): Segundo o acordo de Potsdam, o quanto antes a economia alem deve ser desconcentrada com o propsito de eliminar a excessiva concentrao de poder econmico exemplificado, em particular, por cartis, sindicatos e outros arranjos monopolsticos. Ainda em 1948, criado o marco alemo (deutschemark), que substitui o reichsmark. Nas palavras de Erhard (1957), A economia de mercado social no se pode imaginar sem uma consequente poltica de estabilidade da moeda. S esta poltica torna possvel que uma classe nica da populao no enriquea custa das outras. Junto com a introduo da nova moeda, entra em vigor o plano de estabilizao, que determinava, dentre outros pontos: Paridade cambial em relao ao dlar uma taxa de aproximadamente um quarto de valor da moeda americana. Abolio do congelamento de preos e salrios Deflao do estoque da dvida pblica e dos meios de pagamento

18

A criao da nova moeda alem foi caracterizada por trazer consigo um sistema diferente de converso, com caractersticas nicas, como aponta DallAcqua (1990):
Este sistema de converso tinha a vantagem de permitir um tratamento equilibrado dos vrios interesses envolvidos, diminuindo as possveis injustias e evitando uma discriminao significativa entre os diferentes dententores de ativos. Na prtica, operou, portanto, como um importante mecanismo de arbitragem na distribuio do custo referente ao saneamento do setor pblico entre as diferentes categorias de agentes econmicos dentro do setor privado.(p.149)

Para DallAcqua (1990), criou-se um debate sobre a contrao da liquidez da moeda aps a reforma, no estava claro que a eliminao do excesso de moeda em circulao no mercado alemo provinha da converso entre as moedas, que transformou 112 bilhes de Reichsmark em 6 bilhes de Deutschmark em poucos dias. O autor considera que vrios fatores como a volta da confiana da populao na moeda nacional, e sua consequente utilizao cada vez maior em transaes comerciais levaram ao aquecimento da econmica e do setor financeiro, desacreditando um possvel quadro de falta de liquidez em meio s reformas econmicas, podendo ser confirmado pelo aumento do crdito para as empresas no primeiro semestre psreforma. Houve, portanto j no incio da reforma monetria, um crescimento no crdito comercial, o qual foi resultado de um recente excesso de reservas, criado em decorrncia da grande quantidade de recursos que os bancos comerciais obtiveram sem qualquer custo devido ao excedente em 50% de transferncias realizadas em Deutsche Mark que foi passada pelo Bank Deutsche Lnder aos bancos comerciais. (EMMER, 1956) Segundo Kregel (1992 apud CORTE 2002), o papel da

reconstruo econmica no Pas foi possibilitada pela solidez da reforma bancria. Grande parte dos financiamentos feitos no incio dos anos 50 se deu atravs dos bancos comerciais, e no de financiamento direto. Esta grande demanda por financiamentos bancrios tornou baixa a demanda por investimentos em mercados de capitais no Pas durante a reconstruo econmica. Tal aumento no crdito para as empresas pode ser verificado na Tabela 1 abaixo, onde nota-se o aumento da tomada de emprstimos por empresas alems em bancos comerciais no Pas.

19

Juntamente com estes fatores, o no pagamento das indenizaes de guerra por parte dos alemes, a continuidade da posse de suas reservas internacionais e seu ouro, alm dos esforos por parte dos EUA, que considerava a Alemanha como o ponto chave para a recuperao econmica europia, pois outros Pases como a Frana, dependiam da renascena da economia alem, e por isso os alemes ficaram isentos das indenizaes de guerra. (BONFIM, 2004, p.24)
Quadro 1 - Taxa de autofinanciamento e Composio dos ativos e Passivos das Empresas (em%)

Autofinanciamento Depsitos (efetuados pelas empresas) Domsticos Externos 61.88 17.33 50.45 21.68 49.34 25.28 48.71 28.36 40.26 35.85

1950 1960 1970 1980 1989

71.14 63.86 65.79 67.37 64.50

Emprstimos (tomados pelas empresas) Domsticos Externos 48.37 11.16 57.74 7.64 59.74 11.13 60.46 10.18 60.11 9.62

Fonte: CORTE (2002) Apud Kriegel (1992:241)

Os investimentos feitos justamente por Hitler foram o pano de fundo da recuperao econmica do Pas e o chamado milagre alemo. Na dcada de 50, vinte anos depois dos investimentos, estes investimentos foram recompensados, pois a Alemanha tinha neles um dos seus pilares para a retomada do crescimento. A estrutura empresarial do Pas foi pouco afetada. Diversos setores da indstria, como companhias, bancos e seguradoras j estavam de volta s suas atividades em plena produo. Os produtos industriais alemes tinham grande demanda na Europa. O marco valorizado no fui um empecilho ao crescimento econmico, as importaes de matriaprima ficaram mais baratas, e a falta de concorrncia perante os produtos alemes, mais avanados que os de indstrias vizinhas, deram a possibilidade de se cobrar o preo desejado, pois os produtos de engenharia leve alemes eram praticamente os nicos e melhores na Europa, o que traria grande retorno financeiro ao Pas. (JUDT, 2007) Aliado a isto, a mo de obra alem era de baixo custo, trabalhadores fugitivos do lado Oriental e de Pases com situao econmica desfavorvel imigravam para a Alemanha em busca de salrios fixos, baseados em uma moeda slida, e uma

20

estabilidade no trabalho que no encontravam nos locais de onde vinham. Com isto, foram feitos pesados investimentos em inovao e novas tecnologias, para que se garantisse o pioneirismo alemo no setor industrial.

21

3 Os resultados da reforma econmica alem

Neste captulo ser analisada a conjuntura na qual o chamado milagre econmico alemo se encontrava, apontando os resultados das reformas econmicas feitas na Alemanha, e a implantao da Economia Social de Mercado, considerada por alguns como o fator chave para o crescimento acelerado da economia alem perante seus vizinhos europeus.

3.1 A Economia Social de Mercado

Aps o termino da Segunda Guerra Mundial, nenhuma outra economia, alm do Japo, chamou tanta a ateno devido ao seu crescimento quanto a economia alem. Tal feito se originou com a adoo de uma poltica econmica capitalista, que mescla a desregulamentao econmica com a justia social. Ambos so carecterizados os pilares deste modelo econmico, devendo complementar um ao outro, em igualdade de condies. Tal liberdade econmica se refere eliminao de barreiras e entraves para que se criem condies favorveis inovao e atividade empresarial, e a justia social caracterizada pela busca de criao igual de oportunidades para todos os cidados, sendo assim um valor social que garantir que toda a sociedade faa parte de um bemestar coletivo. (HOOK, 2004) Segundo DallAcqua (1990), o processo de desregulamentao da economia, aps as reformas, iniciou-se com a gradativa eliminao do controle de preos e salrios na economia alem, o que garantiria o funcionamento livre do mercado. A situao monetria no Pas encontrava-se em situao delicada, o Reichsmark havia se tornado praticamente obsoleto, a sociedade passou a buscar outras formas de se realizar trocas e transaes, e paralelamente os dficits no setor fiscal alemo continuavam sendo financiados pela criao de moeda na economia, o que causou uma

22

enxurrada de moeda e um excesso de liquidez no mercado, que por sua vez j no tinha mais confiana na moeda alem. Portanto, a liberalizao economia no Pas foi essencial para a volta do equilbrio monetrio alemo e da estabilizao de seu mercado. Se o governo decidisse simplesmente eliminar os controles sobre a economia para que esta absorvesse por si s o excesso de Reichsmark presente no Pas, muito provavelmente a Alemanha enfrentaria nova hiperinflao, assim como na dcada de XX. Portanto, para garantir o bom funcionamento do novo padro monetrio, a liberalizao ocorreu de forma conjunta com algumas medidas, entre elas a fixao da paridade com o dlar em cada 1 DM = US$0,30. Com isto, a fixao cambial garantiria o poder de compra do Deutsche Mark, e juntamente com a desregulamentao do mercado, traria a volta da estabilidade monetria alem, como pode ser visto abaixo.
A eliminao dos controles permitiu que os preos, ao invs dos mecanismos de racionamento, passassem a controlar o acesso e a distribuio de bens e servios escassos. Dessa forma, a demanda por moeda pde novamente se ajustar oferta de bens e servios, estimulando os agentes econmicos a realizarem seus contratos de compra e venda, utilizando o novo padro monetrio. (DALLACQUA, 1990, p. 156)

Diante de tais acontecimentos, o novo padro monetrio possibilitou a volta da utilizao da moeda nacional como meio de transao. A sociedade, agora em posse de um ativo monetrio de maior liquidez, voltou a consumir como h muito tempo no se via, dada a recente liberalizao do mercado. A volta da estabilidade da moeda resultou na eliminao do mercado paralelo e das trocas diretas. Estes fatos levaram a uma notvel expanso na atividade econmica no Pas. Indstrias apresentavam progressivos aumentos de produo, motivado pela alta demanda. O crescimento da produo industrial logo aps as reformas pode ser verificado no quadro abaixo. Erhard, baseado nos pensamentos liberais, pde transformar o antigo modelo econmico de controle dos nazistas, em um novo modelo que estimulasse a competitividade e que fizesse pela sociedade ainda mais que uma economia socialista faria. (HOOK, 2004, p.142)

23 Quadro 2 Crescimento da produo industrial em 1948

ndice de produo industrial - 1948 (1936 = 100) Ms ndice Abril 53 Maio 47 Junho 51 Julho 61 Agosto 65 Setembro 70 Outubro 74 Novembro 75 Dezembro 78
Fonte: DallAcqua (1990 apud LUTZ 1949).

Uma economia social de mercado deve ter como alguns de seus princpios a busca pela autorregulao do mercado, a produtividade, a eficincia e a liberdade empresarial individual. Apesar de ser considerado um modelo com princpios rgidos, a Economia Social de Mercado se demonstra tambm um sistema bastante adaptvel. Tambm so tomadas como base as tradies cristas de uma sociedade mais justa, solidria e de cooperao. (RESICO, 2009) De acordo com Resico (2009) As ideias deste modelo econmico foram desenvolvidas por Alfred Mller-Armack, e este equilbrio entre liberdade econmica com justia social pode ser basicamente caracterizado como apontado em seu texto:
Os representantes desta concepo trabalham em uma sntese consciente da tradio poltico-econmica liberal quanto aos direitos individuais, ao republicanismo e ao mercado com a tradio do pensamento social-cristo que enfatiza a dignidade humana, a justia social e a solidariedade. (RESICO, 2009, p.70)

Estes princpios deveriam ser seguidos em qualquer contexto em que fosse adotada a Economia Social de Mercado. Entretanto, a Economia Social de Mercado deve ser vista como uma ideia flexvel a adaptaes, diante do cenrio social encontrado, e no deve ser considerada como uma teoria pronta e inflexvel. Esta mescla entre o liberalismo econmico ocidental e a premissa de se basear em tradies crists de solidariedade, dignidade e comunidade fez com que o modelo fosse um equilbrio entre os extremos ideolgicos liberalista e socialista, onde a

24

sociedade formada pelas famlias que fazem parte das chamadas comunidade intermedirias, e pelo Estado, com suas instituies. Neste modelo, tanto o Estado quanto o Mercado devem ser voltados atender a sociedade, e no o contrrio. Para Fulbrook (1995), o governo do Chanceler Konrad Adenauer foi decisivo no processo de reerguimento da economia do Pas. Adenauer e seu partido entraram no poder com a maioria no parlamento alemo, e seria novamente eleito em 1957, em consequncia da grande aprovao de seu governo em relao ao sucesso econmico do Pas. O Chanceler acabou se retirando em 1963, quatorze anos aps sua entrada no governo, e deixou um claro sucesso como legado. Economicamente, o modelo implantado na Alemanha por Erhard , segundo Resico (2009): ... o melhor sistema de atribuio de recursos, mas que necessita de um slido marco jurdico-institucional, garantias sociais e condies ticas para seu bom funcionamento. (p. 72-73) Para se instaurar em uma economia os princpios necessrios para o sucesso deste modelo econmico, Walter Eucken, economista alemo classificou, os em dois grupos. Os princpios estruturais, e os princpios reguladores. O primeiro grupo se refere s condies necessrias para o crescimento da produo e a eficincia econmica, o segundo grupo se refere s responsabilidades do Estado em garantir os benefcios servio da sociedade.
Quadro 3 Os princpios da Economia Social de Mercado

Princpios estruturais Primazia da poltica monetria Mercados Abertos e competitivos Liberdade de estabelecer contratos Propriedade privada Transparncia Polticas econmicas estveis e previsveis
Fonte: Resico (2009) p.76

Princpios reguladores Poltica anticclica integral Defesa da competio Polticas sociais Os preos devem refletir os custos

Este modelo econmico significa, portanto, a existncia de um Estado forte, porm limitado. Forte no sentido de ter o poder para aplicar os princpios acima mencionados, e tambm punir a aqueles que tentam ultrapass-los e agir de forma no condizente com os mesmos, para seu prprio benefcio. Tambm caracterizado

25

limitado pois d a liberdade necessria para a sociedade, no excedendo as suas responsabilidades das acima mencionadas.

3.2 A implantao do modelo na economia alem

Os resultados das reformas econmicas, do plano de estabilizao, e do incio da era da Economia Social de Mercado foi surpreendente. Esperava-se que, dada a desorganizao econmica do Pas, os primeiros efeitos das reformas fossem um grande aumento nos preos e de falncias nas empresas alems. De acordo com DallAcqua (1990), justamente o contrrio aconteceu, surgiu um sbito aumento na confiana da populao na reforma monetria, o que tornou as poupanas inoperantes da sociedade em ativos financeiros diversos, consequentemente gerando um aquecimento na economia alem e tambm um crescimento na oferta de produtos alemes nos mercados, como pode ser verificado na tabela a seguir:
Quadro 4 O Rpido incremento da produo aps a reforma monetria

(1936 = 100) 2 trimestre de 1948 Todos os ramos industriais (menos principais indstrias de construo) Indstria de bens de produo Indstria de bens de investimento Indstria de bens de consumo Indstrias de bens alimentares e de bens suprfluos 4 trimestre de 1948

52,1 46,4 46,4 43,4

75,4 68,3 75,7 66,6

55

78,8

Fonte: Erhard (1957) apud Instituto Federal de Estatstica.

Ainda em 1948, outros sinais de recuperao econmica no Pas foram verificados. Os salrios subiam, e paralelamente, havia um esforo do governo em

26

acalmar a inflao e manter estvel o nvel dos preos. Erhard (1957) aponta a queda gradual dos preos j no final de 1948 , juntamente com o aumento dos salrios no Pas como o incio do equilbrio econmico aps a reforma monetria, Foi verificado um progressivo aumento na produo indstrial no Pas, a qual juntamente com um aumento no salrio real da populao, apontado por Erhard como a primeira etapa do reerguimento da economia. Para o autor, tais fatos mostram a vantagem da adoo da economia de mercado no Pas, perante as outras formas de economia estatal. A segunda fase da reconstruo aps a reforma monetria em 1948, foi justamente a continuidade do movimento de expanso dos salrios nominais, aliado queda gradativa dos preos, o que alavancou ainda mais os salrios reais no Pas, que aumentaram aproximadamente 20,5% somente em 1949. (ERHARD, 1957) Na tabela abaixo, possvel verificar o crescimento dos salrios nos anos subsequentes:
Quadro 5 Evoluo no Rendimento Coletivo

1950 1952 1954 1955 1956 1957 1958 1959 1960 1961

Salrios e ordenados brutos em conjunto 1 Milhares de milhes de DM 39,8 53,9 65 73,9 82,9 89,7 96,8 103,7 118,7 133,8

Por cada empregado 2

Salrios e ordenados Reformas, Rendimento lquidos (1- penses e Coletivo Descontos 3) subsdios (4+5) 3 4 5 6

DM 2111 3652 4068 4391 4740 4980 5304 5580 6084 6696

5,1 8 9,1 10,6 12,1 12,7 14,5 15,4 19 22,2

Milhares de milhes de DM 34,7 11,7 46,4 45,9 15,4 61,3 55,8 17,9 73,7 63,4 20,2 83,6 70,7 22,7 93,4 77 27,8 104,8 82,2 31,2 113,4 88,3 32,3 120,6 99,7 34,6 134,4 111,6 37,3 148,9

Fonte: Erhard (1957) p. 73, apud Banco Federal Alemo.

Neste contexto, ficou clara uma caracterstica cultural na populao alem, que ao perceber o incio da recuperao econmica, com salrios maiores e preos gradualmente diminuindo, soube administrar e ser cauteloso como consumidor. A atitude e o pensamento das empresas privadas tambm foram mudados, foi verificado

27

constante aumento na produtividade por hora na economia do Pas, e foi ainda maior nos setores onde a concorrncia era acirrada.(ERHARD, 1957) O processo de reconstruo da economia alem no foi caracterizado somente por sucessos na implementao das reformas e adoo e novas polticas. Durante a reconstruo econmica, verificou-se um dficit na balana comercial do Pas. O Alemanha vinha se mantendo deficitria, e as importaes superavam em muito as exportaes. Erhard (1957) aponta a tendncia do aumento dos preos nos mercados em todo o mundo, aliado incessante presso para que se continuasse atendendo a demanda por produtos alemes, fez com que o nmero de importaes no Pas crescesse vertiginosamente, em consequncia do maquinrio necessrio para a reconstruo do que foi destrudo das indstrias alems, o que seria revertido no futuro com a utilizao das matrias-primas importadas na fabricao de produtos manufaturados e de maior valor agregado voltados exportao, aumentando ao mximo a oferta de mercadorias alems disponvel, o que iria de encontro aos ideais da economia social de mercado.
Enquanto nos meses de 1950 o comrcio externo apresentava um saldo negativo que era em mdia de cerca de 250 milhes de DM, e no primeiro trimestre de 1951, o panorama no se tivesse alterado, a situao mudou no segundo trimestre, tendo-se verificado um saldo positivo de quase 350 milhes de DM, mudana essa que iniciava uma fase de saldo positivo permanente no comrcio externo.(ERHARD, 1957, p. 52)

Questiona-se entretanto, se o ocorrido na Repblica Federal da Alemanha foi realmente um milagre econmico, como proferido frequentemente, ou se a reconstruo econmica do Pas nada mais foi do que uma continuidade no crescimento verificado historicamente antes da Segunda Guerra Mundial.

3.3- Milagre Alemo?

As altas taxas de crescimento econmico na Alemanha denominaram este perodo de crescimento acentuado de Milagre econmico alemo. Para muitos, claro o fato de que a liberalizao da economia do Pas foi responsvel por tais nmeros de recuperao, aps mais de uma dcada de uma economia dirigida, intervencionismo

28

estatal, e grandes abusos fiscais feitos por Hitler. Tais taxas de crescimento foram verificadas por aproximadamente duas dcadas. REICHEL (2002 apud BUCHHEIM 1989). De fato, a poltica econmica implantada por Ludwig Erhard no governo de Adenauer apontado como o motivo para tal sucesso na reconstruo do Pas. Para efeito de comparao, pode se observar no grfico x abaixo o crescimento da renda per capita na Repblica Federal da Alemanha e na sua vizinha comunista, Repblica Democrtica Alem.
Figura 2 Comparao do crescimento da renda per capita entre Alemanha Ocidental e Oriental

Fonte: REICHEL (2002, p.440)

O pssimo avano na renda per capita na Alemanha Oriental s foi possvel de ser mensurado aps a reunificao Alem. O regime comunista do leste, quando no poder, forjava estatsticas e balanos, para dar falsas impresses de sua economia. A diferena encontrada foi assustadora, nos primeiros anos aps a diviso da Alemanha, a renda per capita da Alemanha Ocidental cresceu em mdia aproximadamente 14%, enquanto na Alemanha Oriental este nmero foi de apenas 2,2% em mdia. Estes nmeros so apontados como mais uma das evidncias do sucesso da economia social de mercado alem, tal crescimento econmico na Alemanha Ocidental no seria possvel de acontecer, caso estivesse sob um regime socialista. REICHEL (2002)

29

Segundo

Reichel

(2002),

fatores

como

reforma

monetria,

desregulamentao da economia e sua liberalizao foram triviais para a reconstruo econmica do Pas. Porm, em uma economia de normais condies, na qual no houvesse a necessidade de uma reconstruo de tamanhas propores, o potencial de crescimento econmico seria significativamente menor do que o encontrado na Alemanha aps a Segunda Guerra Mundial, tomando como base o crescimento econmico gradativo ao longo da histria, o que pode ser verificado no grfico abaixo, onde o autor estabelece uma linha de crescimento da renda per capita na Alemanha caso no houvesse o advento da Segunda Guerra Mundial.
Figura 3 O crescimento linear da renda per capita na Alemanha

Fonte: REICHEL (2002, p. 434)

3.4 A adaptao da sociedade alem a um novo modelo

JUDT

(2007),

considera

que

mentalidade

da

sociedade

alem

inconscientemente se alterou, em decorrncia de tudo o que a populao viveu durante o perodo da Guerra, e ao invs de se unir e obedecer cegamente em prol de um governo Nazista, as pessoas transformaram seu maior defeito, que ainda era recente, em uma virtude que se tornou um dos pilares para o sucesso alemo. A sociedade se voltou para a busca da primazia na eficincia e na qualidade do que produziam, conquistando respeito internacional pela sua atividade industrial pioneira.

30

Esta repentina e drstica transformao de idealismo poltico e econmico na Alemanha pode ter criado no Pas o que o autor chama de democracia sem democratas. A sociedade agiu desta forma surpreendente, aparentemente superando todos os traumas do passado e se tornado extremamente eficiente industrialmente, com um pensamento dedicado produzir para poupar e gastar conscientemente. Porm, este pode um lado negativo, se considerarmos ter sido apenas um novo disfarce, necessrio devido busca pela reconstruo de seu Pas, para os velhos defeitos da sociedade alem.

31

Concluso Esta monografia procurou verificar o caminho percorrido pela Alemanha para sua reconstruo econmica aps a Segunda Guerra Mundial, e analisar se as altas taxas de crescimento econmico nos anos seguintes ao trmino da guerra foram alavancados pelas reformas em todo o setor econmico do Pas, bem como apontar os resultados da implementao da economia social de mercado e as aes tomadas visando a desregulamentao econmica que, na viso do governo alemo, trariam a estabilidade financeira e seriam a base para um futuro renascimento econmico do Pas. Tomando como base a situao do Pas ao trmino dos conflitos, o Estado Alemo j praticamente no mais existia. O territrio do Pas ficou sob controle dos Pases vencedores da guerra, posteriormente sofrendo diviso em dois blocos, e tornando-se palco da disputa de influncia entre Estados Unidos e Unio Sovitica na Guerra Fria. Portanto, a recuperao econmica da Alemanha Ocidental era essencial para os Estados Unidos, pois significaria aos americanos o sucesso do modelo capitalista na Europa. Foi possvel verificar neste trabalho a importncia atribuda pelos americanos questo alem, pois o Pas era considerado pea chave para o sucesso da Europa em longo prazo. Alguns Pases europeus, como a Frana, que desejavam receber indenizaes alems como forma de punio guerra, tiveram que aceitar abrir mo de tais verbas, pois caso a punio financeira fosse concretizada, a Alemanha dificilmente conseguiria reerguer sua economia to rapidamente, tendo em vista a dvida que seria gerada. As matrias primas e a indstria alem eram primordiais para o adequado funcionamento da economia europeia no futuro. Portanto, possvel afirmar que o perdo europeu aos danos causados pelo regime Nazista durante a guerra foi motivado principalmente pelo fato de a ausncia de uma economia alem estvel na Europa acabaria prejudicando ainda mais seus vizinhos. Com isto, possvel dizer que a Alemanha, apesar da destruio sofrida, teve o apoio necessrio para que pudesse voltar ao crescimento o quanto antes.

32

Vemos a ajuda do Plano Marshall e a reforma monetria como fatores que formaram a base para a volta da estabilidade econmica no Pas, a nova moeda foi rapidamente aceita na sociedade, e as trocas diretas devido rejeio ao Reichsmark, deram lugar nova moeda em circulao, que aliada a uma paridade cambial com o dlar e a eliminao de preos e salrios, voltou a ser o ativo monetrio usado nacionalmente, dando assim mais confiana sociedade, que passou a consumir mais, gerando um movimento expansionista na economia, o que consequentemente levou a uma expanso da atividade industrial alem. Tendo visto os fatos e colocaes apontadas pelos autores neste trabalho, podemos afirmar que a Economia Social de Mercado teve um papel significante na reconstruo econmica alem, principalmente no que tange s altas taxas de crescimento econmico nas primeiras duas dcadas aps o trmino da Segunda Guerra Mundial. Uma reconstruo economia poderia ser alcanada com outro modelo econmico, mas no posvel afirmar que tamanho sucesso seria atingido, tendo em vista o crescimento econmico inferior dos Pases vizinhos.

33

Referncias Bibliogrficas BONFIM, Fernando Correia Riserio do Bonfim. As polticas financeiras e o financiamento do investimento produtivo de 1945 at 1971, no Japo e na Alemanha. 2004. 35 f. Monografia [Graduao em Economia?] Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.

CHACON, Vamireh. A questo alem. 2. ed. So Paulo: Scipione, 1994.

CORTE, Carla Cristiane Lopes. O sistema financeiro alemo e o financiamento do investimento: condicionantes histricos no novo marco institucional. 2002. 160 f. Dissertao (Mestrado em Cincias Econmicas) Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.

EMMER, Robert. West German monetary policy: 1948-54. The University of Chicago Press, Chicago, v. 63, n . 1, 1955, p. 52-69. Disponvel em: http://www.jstor.org/stable/1826775, Acesso em: 22/03/2012.

ERHARD, Ludwig. Bem-estar para todos. Rio de Janeiro: Livros de Portugal, [1957?].

EUCKEN, Walter, e MEYER, Fritz. The economic situation in germany. Annals of the American Academy of Political and Social Science, [S.l], 1948, p. 53-62. Disponvel em: <http://www.jstor.org/discover/10.2307/1028293?uid=3737664&uid=2129&uid=2134&uid=2 &uid=70&uid=4&sid=21100827158711>. Acesso em: 05/03/2012.

GURLEY, John. O excesso de liquidez e as reformas monetrias europeias 1944-52. Trad. Roberto Camps de Moraes. Ensaios FEE, Porto Alegre, n. 11, p. 223-249. Disponvel em: <http://revistas.fee.tche.br/index.php/ensaios/article/viewFile/784/1057> . Acesso em: 20 setembro 2011.

34

HENDERSON, David R. German economic miracle. The Concise Encyclopedia of Economics, [S.l], n. 2, [2008?]. Disponvel em: <http://www.econlib.org/library/Enc/GermanEconomicMiracle.html>. Acesso em: 13/10/2011.

HOOK, James C. Van. Rebuilding Germany: the creation of the social market economy, 1945-1957. New York: Cambridge University Press, 2004. 1 livro eletrnico.

JUDT, Tony. Ps-guerra: uma histria da Europa desde 1945. Trad. Jos Roberto OShea. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.

MONNET, Jean. Memrias: A construo da unidade europia. 1. ed. Braslia: Universidade de Braslia, 1986.

MORAES, Marcos Ribeiro de. As relaes intergovernamentais na Repblica Federal da Alemanha: uma anlise econmico-institucional. So Paulo: Konrad Adenauer Stiftung, 2001.

REICHEL, Richard. Germanys postwar growth: economic miracle or reconstruction boom? Cato Journal, [Washington], v. 21, n. 3, 2002. Disponvel em: <http://www.cato.org/pubs/journal/cj21n3/cj21n3-5.pdf>. Acesso em: 10 maio 2012.

RESICO, Marcelo F. A economia social de mercado: Uma opo de organizao econmica para a Amrica Latina. Cadernos Adenauer X, [S.l.], n. 3, p. 67-83, 2009. Disponvel em: <http://www.kas.de/wf/doc/2968-1442-5-30.pdf>. Acesso em: 23 maio 2012.

Anda mungkin juga menyukai