Anda di halaman 1dari 7

O PENSAMENTO SOCIOLGICO DE MAX WEBER

Tamires Albernaz Souto1 Flvio Augusto Silva 2 Hewerton Luiz Pereira Santiago3

RESUMO

Max Weber mostra suas ideias fundamentais sobre o Capitalismo e a racionalizao do homem em sociedade. Origem de tal Capitalismo que faz do homem um ser virtual e alienador perante a sociedade que o transforma com as aes sociais. Neste trabalho desejo destacar todas essas idias e mostrar ao pblico sobre a trajetria desse grande pensador e socilogo alemo Max Weber. PALAVRAS-CHAVES: Ao social. Capitalismo. Ideias.

INTRODUO

O mtodo defendido por Weber consiste em entender o sentido das aes dos indivduos em sociedade. A sociedade para Weber um conjunto de indivduos que praticam aes partindo dos outros, ou seja, Ao Social. Tal ao destinada a cada indivduo, sendo que suas atitudes so transformadas pela sociedade que cada um vive. O homem para Max Weber, sempre viveu em um Estado de acumulao e

1 2

Acadmica do Curso de Direito da Faculdade Atenas. Professor do curso de Sistemas de Informao da Faculdade Atenas. 3 professor do curso de Sistemas de Informao da Faculdade Atenas.

conspirao do outro, ou seja, as sociedades humanas aos poucos buscaram as melhores condies sociais para si mesmos. Essas condies sociais sero transformadas com grande xito, e os indivduos passaram por grandes modificaes, buscando com o tempo o Poder, e as sociedades humanas iro se adaptar esse processo, surgindo assim uma diviso de tais indivduos, como diz Max Weber s classes sociais como veremos seguir.

1 HISTRIA

Max Weber (1864-1920) nasceu em Erfurt, na Alemanha, em 21 de Abril de 1864. Um grande filsofo e socilogo alemo filho de uma famlia que sempre o influenciou e dedicou em sua carreira. Seu pai um famoso e exemplar advogado, e principalmente poltico onde o ajudou na questo das sociedades, ao seu estudo, sua formao. Sua me, uma grande mulher, pois vivia na base da religio e da cultura, se preocupava muito com a educao de seu filho. Esse grande pensador sempre esteve ligado s questes polticas e sociais, buscando desde cedo prtica e a preocupao com todos em seu redor. Sempre possuiu uma postura bastante eficaz, pois sua formao foi exemplar e nos deu grandes ensinamentos e questionamentos sobre suas idias. Max Weber teve sua vida ligada em ocupaes polticas, como Jurista, Economista e Socilogo, um de seus principais trabalhos foi tica Protestante e o Esprito do Capitalismo e o Sistema Econmico e Sociedade.

2 A AO SOCIAL SOBRE AS SOCIEDADES

Os aspectos culturais e histricos da sociedade, o desejo de acumulao de riquezas

sempre esteve presente na vida dos indivduos. Weber estabelece um conceito para as sociedades humanas: A Ao Social. Tal ao sempre esteve conspirada a cada indivduo, onde os agentes de conduta de eram os grandes influenciadores da sociedade. A ao social um sistema de objetivos mais adequados para uma transformao das sociedades. S existe, uma ao social quando o indivduo estabelece uma comunicao com os outros, sendo que tal indivduo deseje ou no passar por aquela transformao. Um exemplo que Max Weber cita que, quando se tem uma eleio, os eleitores definem seu voto a partir da ao, opinies dos outros que esto ao seu redor, ou seja, os indivduos no conseguem ter suas prprias aes. Para Weber, a ao social
Significa uma ao que quanto ao sentido visado pelo agente ou os agentes, se refere ao comportamento de outros, orientando-se por este em seu curso. (WEBER: 1991, 3)

s vezes a ao social pode ser perfeita ou imperfeita, ou seja, pode ser evitada ou aceita, pelo indivduo. Como diz Max Weber, a ao social possui relao significativa, pois ele nos leva a pensar que se existe vrios tipos de ao social, sendo que ele nos define quatro tipos delas. A ao social determinada por algum costume ou hbito considerada a Ao social Tradicional, aquela determinada pela emoo a Ao social Afetiva, a ao social determinada p uma crena considerada a Racional com valores, e aquela ao que se destina a razo usando os mtodos eficazes, podemos dizer que a Ao social Racional com fins. Cada ao conceituada por Weber depende dos indivduos e principalmente da sociedade em que vive. Os agentes sociais contribuem bastante para a formao da ao social, pois os indivduos possuem um fator essencial e primordial nas sociedades.

3 O PODER

Max Weber coloca uma noo bsica sobre o conceito de poder, pois para ele, esse aspecto esta ligado exatamente nas sociedades humanas, no como um aspecto de autoridade, mas sim na colocao de que o individuo deve impor suas vontades prprias. Os indivduos passam por certas transformaes que os tornaram, homens que buscaram seus prprios mtodos, e a partir deles que cada um deles vai querer possuir mais que os outros, da surge a origem do capitalismo, suas mudanas nas sociedades humanas e a diviso de tais sociedades que o sistema capitalista vai usufruir da maneira que desejar. Para Weber (1974) o indivduo, No luta pelo poder apenas com um fim de enriquecer economicamente.

4 A ORIGEM DO CAPITALISMO

Max Weber, em sua corrente weberiana destaca a idia de que o indivduo em si, sempre quis buscar o capital (dinheiro). As condies sociais das sociedades humanas antes no favoreciam para uma formao de tal Capitalismo crescer. Weber faz uma juno sobre a ao e o acmulo de riquezas, onde dar origem e transformao total das sociedades, fazendo com que os indivduos que nelas vivem busquem a todo o momento o capitalismo, a riqueza e o poder sobre uns aos outros. A formao do capitalismo se baseia principalmente nos fatores de produo, ou seja, a terra, o trabalho e o capital. Para tal formao necessrio um fenmeno que une o capitalismo com esses quatro fatores. Tal fenmeno a racionalidade, pois ele essencial nas atividades humanas, pois os indivduos necessitam de vrias transformaes em sua sociedade. Os indivduos passam a viver em um crculo vicioso, pois so aprisionados pelo prprio sistema que

eles mesmos criaram. A raa humana passa por tantas transformaes que pedem sua naturalidade, sem saber o porqu e como tudo isso aconteceu. Weber discute bastante essa situao, pois os indivduos pensam que o trabalho uma atividade acima de tudo e todos, e que eles possuem o dever de servir o outro. Como diz nosso socilogo, a fora de trabalho ser o pice para a alienao dos outros indivduos, pois cada um desempenhar aquilo que conseguirem diante um sistema que lhes oprimir o tempo todo, por isso o sistema capitalista divide os indivduo em duas classes diferentes, onde uma ir servir e a outra ir desempenhar o papel apenas de lucrar sempre sem se importar com os interesses dos outros.

5 AS CLASSES SOCIAIS

Com as vrias transformaes decorrentes a ao social, o poder do qual o homem vai possui de forma incorreta diante ao sistema, Weber nos leva a enxergar que ir surgir duas classes distintas do sistema. O homem passar a ser escravo do prprio homem, buscar usufruir tudo aquilo que sempre desejou, mas no sabia como comear a investigar homem a homem. Surgir uma classe de elevado poder, que ser dona de tudo e de todos, sendo que haver outra classe servir os mais fortes com o intuito de tentar sobreviver no sistema capitalista. O sistema capitalista transformar os indivduos em mercadorias, alienando-as em um segmento que os faro ser indivduos apenas para lucrar ou servir. A classe mais fraca (proletariados) vendeu sua fora de trabalho, e a mais forte (burguesa) viver sugando desses indivduos tudo aquilo que necessitam, no se preocupando com as vontades ou razes de tal classe. A partir do momento que a classe trabalhadora deixar de servir, vender sua fora eles deixaram de existir, pelo fato de que o sistema exige que cada um exera sua funo.

Os indivduos sempre sero donos uns dos outros.

CONCLUSO

Max Weber nos proporciona tais pensamentos sobre todos os acontecimentos que as sociedades humanas passaram e vivem passando fingindo no enxergar a realidade dos fatos. A vida humana se tornou virtualizada diante o sistema capitalista, e nenhum indivduo no faz nada diante todos os fatos ocorridos. As idias de Max so essencialmente a base de tudo que se ocorre no cotidiano de cada um de ns, pois somos to virtualizados que nem percebemos os nossos atos.

MAX WEBER'S SOCIOLOGICAL THOUGHT

ABSTRACT

Max Weber shows to its basic ideas on the Capitalism and the rationalization of the man in society. Origin of such Capitalism that it makes of the man a virtual being and alienator before the society that transforms it. In this work desire to detach all these ideas and to the public on the trajectory of this great thinker and German sociologist Max Weber. keywords: Social action. Capitalism. Ideas.

REFERNCIAS

NOVA, Sebastio Vila. Introduo Sociologia. 6 ed. So Paulo: Atlas, 2004.

TOMAZI, Nelson Dacio. Iniciao Sociologia. 2 ed. So Paulo: Atual, 2000. WEBER, Max. Classe, status, partido. In: VELHO, Otvio Guilherme C. A.; PALMEIRA, Moacir G.S.;BERTELLI,Antonio R. Estrutura de classes e estratificao social. 5. ed. Rio de Janeiro: Zahar,1974. WEBER; Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Trad. Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa: Editora Universidade de Braslia, 1991.v.1.

Anda mungkin juga menyukai