Anda di halaman 1dari 2

Tratamento de efluentes industriais Quais so seus riscos ambientais?

- O tratamento de efluentes industriais, coma sua utilizao podem gerar para o meio ambiente: excesso de carga orgnica, dos efluentes provenientes de indstrias naturais; excesso de bactrias que reduz a quantidade de oxignio; elementos txicos, que podem causar a morte direta de organismos aquticos, por exemplo; lanamento de metais pesados, que podem se acumular ao longo da cadeia alimentar, afetando todos os seus indivduos como forma de acumulao no corpo; gua de resfriamentos, que so liberadas ao meio com uma temperatura inadequada; etc. Quais as caractersticas desses poluentes? - So inertes, podem evaporar no meio; poluio trmica; - Caractersticas sensoriais: ODOR E COR. - Slidos: compostos por substancias dissolvidas e/ou suspenso e so divididas em COLOIDAIS E SEDIMENTARES, e pode ser analisadas de acordo com a sua composio, se o material de composio inorgnica, orgnica, volteis, etc. como, por exemplo, a matria de DBO, OD, como matria orgnica; ou compostos qumicos, exemplos: detergentes, fenis, leos e graxas; ou com a presena de matria inorgnica, exemplo: sais, bases, hidrxidos, cidos, metais, etc. - Agentes biolgicos: patognicos ou no; bactrias; vrus; vermes, que geralmente so provenientes de indstrias que trabalham com o abate de animais e os produtores de alimentos. Solues para o problema dos efluentes lquidos industriais - Maior controle da poluio e tratamento dos efluentes, a partir do surgimento de leis especficas questo. - Algumas solues para reduzir ou eliminar o potencial poluidor dos efluentes como: minimizao do consumo, que ir gerar a reduo da quantidade do efluente, como por exemplo, a diminuio da quantidade de gua utilizada pelas indstrias, e tambm no processo de reciclagem da gua pode e deve se reutilizar a gua sempre que possvel o que traz o princpio da economia dos recursos hdricos. - Reaproveitamento dos efluentes: os efluentes podem ser reaproveitados para fins no potveis, como por exemplo: torres de resfriamento, caldeiras, construo civil, etc. - Tratamento: reduo do potencial poluidor dos efluentes atravs de processos fsicos, qumicos e biolgicos; adaptao dos efluentes aos padres da legislao; as empresas podem ela mesmas se responsabilizarem pelo tratamento dos efluentes ou contratarem um servio terceirizado.

- Valorizao dos rejeitos: as indstrias podem encontrar mercado para seus produtos, transformando em matria prima para outra indstria, exemplos: farinha e gordura industrial podem servir de rao para animais, os resduos do leite podem servir de gs para as caldeiras. - Reduzir custos e gerar receita: muitos efluentes so transformados em fertilizantes para a agricultura, na qual esse necessita de um grande cuidado, regendo caractersticas adotadas pelo padro ABNT. O que importante para a indstria? 1234Minimizar o custo com o tratamento Reduzir a gerao de efluentes Implantao de novas tecnologias nas estaes de tratamento Oportunidade de negcios atravs da reciclagem.

Tratamento de efluentes na indstria do petrleo Etapa do refino: ocorre a separao de diversos componentes do petrleo, o que gera muito poluio e resduos. Consomem muita gua e energia; produzem muitos efluentes lquidos; ocorre a liberao de gases na atmosfera; produo de resduos slidos de difcil tratamento e deposio; afetam todos os nveis ambientais, sejam eles, na gua, no solo, os seres vivos, etc. Efluentes gerados na refinaria Os efluentes gerados provm de guas contaminadas com leos, graxas. Fenis, sulfetos, cianetos, chumbo, cromo, mercrio, zinco, amnia, fosfatos, nitritos e nitratos, entre outros. Outros resduos tambm podem se encaixar em: guas de refrigerao; gua de processos; efluentes sanitrios, etc. Tratamento feito de nvel primrio a secundrio: processos fsicos e fsico-qumicos, utilizando-se de separadores gua/leo; coagulao floculao. Tratamento biolgico: pode ser feita atravs das lagoas de oxidao, filtros biolgicos, e lodos ativados.

Anda mungkin juga menyukai