Anda di halaman 1dari 12

COLGIIIO E FACULDADE KENNEDY COLG O E FACULDADE KENNEDY OLG O E ACULDADE ENNEDY SIIISTEMAS DE IINFORMAO S STEMAS DE NFORMAO STEMAS DE NFORMAO

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES EDES DE OMPUTADORES Proff.. Valria P ro

14 de Dezembro de 2004

REDES EDES ETHERNET E WIIRELESS THERNET E RELESS

Carlos Henrique Cotta Natale

I Ethernet
1. Introduo
A necessidade de diminuir custos, aumentar a confiabilidade, disponibilizar o compartilhamento de recursos fsicos (HD, impressoras,...) e informaes (banco de dados, programas, ...), fez surgir as redes de computadores. Estas caractersticas fazem com que estas redes no parem de evoluir.

O padro ethernet surgiu em 1972 nos laboratrios da Xerox com Robert Metcalfe.Com uma rede onde todas as estaes compartilhavam do mesmo meio de transmisso, um cabo coaxial; a configurao utilizada para esta conexo foi a de barramento, utilizava uma taxa de transmisso de 2,94 Mbps.

No incio este padro era chamado de Network Alto Aloha, depois foi modificado para ethernet para deixar claro que este padro pode suportar qualquer computador e para mostrar que pode ser desenvolvido fora de seus laboratrios. Metcalfe optou pela palavra ether de maneira a descrever uma caracterstica imprescindvel do sistema: o meio fsico transporta os bits para todas as estaes, como se acreditava que acontecia com o ter, o meio que preenchia o universo e o espao entre os corpos celestes que propagava as ondas eletromagnticas pelo espao.

A falta de padronizao dificultava o progresso das pesquisas e a venda de equipamentos, com o intuito de resolver este problema foi homologado ao IEEE - Institute of Electrical and Electronic Engineers, em 1980, a responsabilidade de criar e administrar a padronizao da ethernet. Desde a sua regulamentao pelo IEEE suas especificaes foram totalmente disponibilizadas. Esta abertura combinada com a facilidade na utilizao e com sua robustez resultou no largo emprego desta tecnologia.

O surgimento de avanos tecnolgicos, sua padronizao e o aumento da quantidade de redes que utilizavam este padro no decorrer do tempo esto descritos no grfico a seguir. A tecnologia ethernet, basicamente, consiste de trs elementos: o meio fsico, as regras de controle de acesso ao meio e o quadro ethernet.

O modo de transmisso uma caracterstica importante da ethernet, podendo ser: Simplex: durante todo o tempo apenas uma estao transmite, a transmisso feita unilateralmente;

Half-duplex: cada estao transmite ou recebe informaes, no acontecendo transmisso simultnea; Full-duplex: cada estao transmite e/ou recebe, podendo ocorrer transmisses simultneas.

2. Caractersticas Gerais
A Ethernet um padro de camada fsica e camada de enlace, opera a 10 Mbps, com quadros que possuem tamanho entre 64 e 1518 bytes. O endereamento feito atravs de uma numerao que nica para cada host com 6 bytes sendo os primeiros 3 bytes para a identificao do fabricante e os 3 bytes seguintes para o nmero seqencial da placa. Este numerao conhecida como endereo MAC Media Access Control.

A sub-camada MAC, pertencente a camada 2 da pilha de protocolos OSI, controla a transmisso, a recepo e atua diretamente com o meio fsico, conseqentemente cada tipo de meio fsico requer caractersticas diferentes da camada MAC.

As caractersticas da camada de MAC:

Modo de transmisso half-duplex, evoluindo para full-duplex; Encapsulamento dos dados das camadas superiores; Desencapsulamento dos dados paras as camadas superiores; Transmisso dos quadros; Recepo dos quadros.

3. Regras de Controle de Acesso ao Meio

O modo de transmisso em half-duplex requer que apenas uma estao transmita enquanto que todas as outras aguardam em silncio esta uma caracterstica bsica de um meio fsico compartilhado. O controle deste processo fica a cargo do mtodo de acesso Carrier Sense Multiple Access with Collision Detection - CSMA/CD qualquer estao pode transmitir quando percebe o meio livre. Pode ocorrer que duas ou mais estaes tentem transmitir simultaneamente; nesse caso, ocorre uma coliso e os pacotes so corrompidos. Quando a coliso detectada, a estao tenta retransmitir o pacote aps um intervalo de tempo aleatrio. Isto implica que o CSMA/CD pode estar em trs estados transmitindo, disputando ou inativo.

4. Tipos de Cabos e Topologias


Os principais cabos utilizados so:

Coaxial fino; Coaxial grosso; Par tranado sem blindagem.

As topologias suportadas so:

Barramento: utilizando cabos coaxiais fino ou grosso; Estrela: utilizando cabos de par tranado sem blindagem; rvore: combinao das anteriores.

5. Quadro Ethernet

O quadro ethernet dividido em campos. Os principais campos podem ser descritos da seguinte maneira:

Destination Address: contem o endereo MAC do destinatrio; Source Address: contem o endereo MAC do remetente; Type/Length: indica o tamanho em Bytes do campo de dados; Data: contm os dados que devero ser passados a prxima camada, deve ter tamanho mnimo de 46 bytes e mximo de 1500 bytes; FCS Frame Check Sequence: contm o Cyclic Redundancy Check (CRC).

II Wireless REDES 802-11


1. Redes Locais Sem Fio IEEE 802.11

Uma rede sem fio (Wireless) tipicamente uma extenso de uma rede local (Local Area Network LAN) convencional com fio, criando-se o conceito de rede local sem fio (Wireless Local Area Network - WLAN). Uma WLAN converte pacotes de dados em onda de rdio ou infravermelho e os envia para outros dispositivos sem fio ou para um ponto de acesso que serve como uma conexo para uma LAN com fio.

Uma rede sem fio um sistema que interliga vrios equipamentos fixos ou mveis utilizando o ar como meio de transmisso.

A figura ilustra uma rede sem fio conectada por um ponto de acesso (AP) a uma rede convencional com fio:

O IEEE constituiu um grupo chamado de Wireless Local-Area Networks Standard Working Group, com a finalidade de criar padres para redes sem fio, definindo um nvel fsico para redes onde as transmisses so realizadas na freqncia de rdio ou infravermelho, e um protocolo de controle de acesso ao meio, o DFWMAC (Distributed Foundation Wireless MAC). Esse padro denominado de Projeto IEEE 802.11 e tem, entre outras, as seguintes premissas: suportar diversos canais; sobrepor diversas redes na mesma rea de canal; apresentar robustez com relao interferncia; possuir mecanismos para evitar ns escondidos; oferecer privacidade e controle de acesso ao meio. A maioria das redes sem fio baseada nos padres IEEE 802.11 e 802.11b (sendo este ltimo evoluo do primeiro), para comunicao sem fio entre um dispositivo e uma rede LAN. Esses padres permitem transmisso de dados de 1 a 2Mbps, para o padro IEEE 802.11, e de 5 a 11Mbps, para o padro IEEE 802.11b, e especificam uma arquitetura comum, mtodos de transmisso, e outros aspectos de transferncia de dados sem fio, permitindo a interoperabilidade entre os produtos.

Duas razes contriburam bastante para que a tecnologia sem fio avanasse: a aprovao do padro IEEE 802.11, em 1997, o que ajudou a tornar as WLAN uma realidade; e o barateamento dos equipamentos para WLAN, que fizeram com que as redes sem fio ficassem mais acessveis para algumas empresas, aumentando consideravelmente a comercializao de produtos para computadores mveis, como o carto PCMCIA para Notebook e o carto ISA/PCI para PCs.

2. Arquitetura de Rede Sem Fio 802.11

O padro IEEE 802.11 define uma arquitetura para as redes sem fio, baseada na diviso da rea coberta pela rede em clulas. Essas clulas so denominadas de BSA (Basic Service Area). O tamanho da BSA (clula) depende das caractersticas do ambiente e da potncia dos transmissores/receptores usados nas estaes. Outros elementos fazem parte do conceito da arquitetura de rede sem fio, quais sejam:

BSS (Basic Service Set) representa um grupo de estaes comunicando-se por radiodifuso ou infravermelho em uma BSA. Ponto de acesso (Access Point AP) so estaes especiais responsveis pela captura das transmisses realizadas pelas estaes de sua BSA, destinadas a estaes localizadas em outras BSAs, retransmitindo-as, usando um sistema de distribuio.

Sistema de distribuio representa uma infra-estrutura de comunicao que interliga mltiplas BSAs para permitir a construo de redes cobrindo reas maiores que uma clula. ESA (Extend Service Area) representa a interligao de vrios BSAs pelo sistema de distribuio atravs dos APs. ESS (Extend Service Set) representa um conjunto de estaes formado pela unio de vrios BSSs conectados por um sistema de distribuio.

3. Protocolo MAC do Padro IEEE 802.11 Alm de definir um mecanismo para transmisso fsica usando radiofreqncia ou infravermelho, o IEEE definiu um protocolo de acesso ao meio (subcamada MAC do nvel de enlace de dados), denominado de DFWMAC (Distributed Foundation Wireless Medium Access Control), que suporta dois mtodos de acesso: um mtodo distribudo bsico, que obrigatrio; e um mtodo centralizado, que opcional, podendo esses dois mtodos coexistir [IEEE802.11a], o protocolo de acesso ao meio das redes 802.11 tambm trata de problemas relacionados com estaes que se deslocam para outra clulas (roaming) e com estaes perdida (hidden node).

O mtodo de acesso distribudo forma a base sobre a qual construdo o mtodo centralizado. Os dois mtodos, que tambm podem ser chamados de funes de coordenao (Coordination Functions), so usados para dar suporte transmisso de trfego assncrono ou trfego com retardo limitado (time bounded).

Uma funo de coordenao usada para decidir quando uma estao tem permisso para transmitir. Na funo de coordenao distribuda (Distributed Coordination Functions - DCF), essa deciso realizada individualmente pelos pontos da rede, podendo, dessa forma, ocorrer colises.

Na funo de coordenao centralizada, tambm chamada de funo pontual (Point Coordination Function - PCF), a deciso de quando transmitir centralizada em um ponto especial, que determina qual estao deve transmitir em que momento, evitando teoricamente a ocorrncia de colises. Seguem detalhes do funcionamento dessas duas funes:

Funo de Coordenao Distribuda (DFC) Representa o mtodo de acesso bsico do protocolo DFWMAC. uma funo conhecida como CSMA/CA (Carrier Sense Multiple Access / Collision Avoidance) com reconhecimento. A DFC trabalha semelhantemente a funo CSMA/CD da tecnologia de rede local cabeada (Padro Ethernet 802.3), apenas com uma diferena: o protocolo CSMA/CD do Ethernet controla as colises quando elas ocorrem, enquanto que o protocolo CSMA/CA do padro sem fio apenas tenta evitar as colises. A utilizao dessa funo distribuda obrigatria para todas as estaes e pontos de acesso (APs), nas configuraes Ad Hoc e com infra-estrutura, e ela, a DFC, trabalha da seguinte maneira, quando uma estao deseja transmitir: a estao sente o meio para determinar se outra estao j est transmitindo. se o meio estiver livre, a estao transmite seu quadro, caso contrrio, ela aguarda o final da transmisso. aps cada transmisso com ou sem coliso, a rede fica em um modo onde as estaes s podem comear a transmitir em intervalos de tempo a elas pralocados. ao findar uma transmisso, as estaes alocadas ao primeiro intervalo tm o direito de transmitir. Se no o fazem, o direito passa as estaes alocadas ao segundo intervalo, e assim sucessivamente at que ocorra uma transmisso, quando todo o processo reinicia. se todos os intervalos no so utilizados, a rede entra ento no estado onde o CSMA comum usado para acesso, podendo dessa forma ocorrer colises. No mtodo CSMA/CA pode ocorrer colises e esse mtodo no garante a entrega correta dos dados. Com isso, uma estao aps transmitir um quadro, necessita de um aviso de recebimento que deve ser enviado pela estao destino.

Para isso, a estao que enviou o quadro aguarda um tempo (timeout) pelo aviso de recebimento do quadro por parte da estao destino. Caso esse aviso no chegue no tempo considerado, a estao origem realiza novamente a transmisso do quadro.

Para melhorar a transmisso de dados, o protocolo DFWMAC acrescenta ao mtodo CSMA/CA com reconhecimento, um mecanismo opcional que envolve a troca de quadros de controle RTS

(Request To Send) e CTS (Clear To Send) antes da transmisso de quadros de dados. Esse mecanismo funciona da seguinte forma:

Uma estao antes de efetivamente transmitir o quadro de dados, transmite um quadro de controle RTS, que carrega uma estimativa da durao no tempo da futura transmisso do quadro de dados. A estao de destino em reposta ao quadro de controle RTS envia um quadro de controle CTS avisando que est pronta para receber o quadro de dados. S ento, a estao transmissora envia o quadro de dados, que deve ser respondido com um reconhecimento (ack) enviado pela estao receptora.

O quadro RTS basicamente possui as funcionalidades de reservar o meio para a transmisso do quadro de dados, e de verificar se a estao de destino est pronta para receber o quadro de dados, sendo esta ltima funcionalidade devido possibilidade da estao de destino estar operando no modo de economia de energia (modo power save).

O DFWMAC define trs prioridades de acesso ao meio:

Distributed Inter Frame Space (DIFS) espao entre quadros da DFC (Funo de Coordenao Distribuda), este parmetro indica o maior tempo de espera, ele monitora o meio, aguardando no mnimo um intervalo de silncio para transmitir os dados. Priority Inter Frame Space (PIFS) espao entre quadros da PFC (Funo de Coordenao Pontual), um tempo de espera entre o DIFS e o SIFS (prioridade mdia) envia quadros de conteno de superquadros, usado para o servio de acesso com retardo. Short Inter Frame Space (SIFS) usado para transmisso de quadros carregando respostas imediatas (curtas), como ACK.

Funo de Coordenao Pontual (PCF)

Trata-se de uma funo opcional que pode ser inserida no protocolo DFWMAC, sendo construda sobre uma funo de coordenao distribuda (DCF) para transmisses de quadros assncronos, e implementada atravs de um mecanismo de acesso ordenado ao meio, que suporta a transmisso de trfego com retardo limitado ou trfego assncrono.

Para a integrao dessas duas funes pontual e distribuda utilizado o conceito de superquadro, fazendo com que o protocolo possa trabalhar de uma forma em que a funo pontual

assuma o controle da transmisso, para evitar a ocorrncia de colises. Para isso, o protocolo DFWMAC divide o tempo em perodos denominados superquadros, que consiste em dois intervalos de tempo consecutivos, que so usados da seguinte maneira:

no primeiro tempo, controlado pela PCF, o acesso ordenado, o que evita a ocorrncia de colises; no segundo tempo, controlado pela DCF, o acesso baseia-se na disputa pela posse do meio, podendo ocorrer colises.

4. Transmisso em Redes Locais Sem Fio (WLAN)

O Padro IEEE 802.11 trata da tecnologia sem fio enfocando as redes locais sem fio (WLAN). Essas redes basicamente utilizam radio freqncia para a transmisso de dados, atravs de duas tcnicas conhecidas como DSSS (Direct Sequence Spread Spectrum) e FHSS (Frequency Hopping Spread Spectrum), codificando dados e modulando sinais de modos diferentes para equilibrar velocidade, distncia e capacidade de transmisso. A escolha da tcnica DSSS ou FHSS depender de vrios fatores relacionados com a aplicao dos usurios e o ambiente onde a rede operar.

Outras formas de transmisso tambm podem ser usadas em redes locais sem fio, como a transmisso em infravermelho, por exemplo. Mas transmisses com infravermelho no atravessam certos tipos de materiais, apesar de poder enviar mais dados do que a transmisso com radio freqncia. Com isso, a transmisso atravs de radio freqncia acaba sendo o padro adotado nas transmisses WLAN.

Para a transmisso em radio freqncia so usadas s tcnicas DSSS e FHSS. Essas tcnicas transmitem os quadros de dados enviando-os por vrios canais disponveis dentro de uma freqncia, ao invs de usar um nico canal, possibilitando, dessa forma, a transmisso simultnea de vrios quadros. A tcnica DSSS distribui o sinal em cima de uma gama extensiva da faixa de freqncia e reorganiza os pacotes no receptor. A tcnica FHSS envia segmentos curtos de dados que so transmitidos atravs de freqncias especficas, controlando o fluxo com o receptor, que negocia velocidades menores comparadas s velocidades oferecidas pela tcnica DSSS, mas menos suscetveis a interferncias. O padro 802.11 usa as duas tcnicas, enquanto que outras tecnologias, como o HomeRF e Bluetooth, usam apenas a tcnica FHSS, que mais eficiente para ambientes que possuem outros trficos de rdio, como reas pblicas abertas, por exemplo.

As WLANs baseadas em radiofreqncia usam as faixas de freqncia ISM (Industrial - Scientific Medical), que assumem freqncias de 900MHz, 2.4GHz e 5GHz. Quanto maior a freqncia maior a quantidade de informao que um dispositivo pode enviar num canal. As primeiras WLANs operavam na freqncia de 900MHz, atingindo uma taxa de 256Kbps. O padro IEEE 802.11 aumentou a taxa de transmisso para 1Mbps, usando a tcnica FHSS, e posteriormente para 2Mbps, usando a tcnica DSSS, trabalhando na freqncia de 2.4GHz.

A maioria das empresas optou pela tcnica DSSS porque oferece freqncias mais altas do que a FHSS.

5. Novo Padro para Rede Local Sem Fio

Um novo padro foi proposto pelo IEEE em 1998, o padro IEEE 802.11b que tem se tornado o padro atual para as WLANs. Esse novo padro especifica a tcnica bsica de transmisso na camada fsica usando a tcnica DSSS, passando a taxa de transmisso real de 2Mbps para 5Mbps (com a possibilidade de se chegar a 11Mbps), tornando as redes locais sem fio mais atrativas.

Esse novo padro define os protocolos que cada estao tem que observar de forma que cada uma dessas estaes tenha acesso justo ao meio de transmisso. Para isso, um mtodo de controle implementado de maneira que seja assegurada a possibilidade de uma estao transmitir num dado tempo.

O padro IEEE 802.11b tambm define o protocolo para dois tipos de redes: redes Ad Hoc e redes com infra-estrutura (Cliente/Servidor). uma rede Ad Hoc um sistema onde as comunicaes so estabelecidas entre vrias estaes de uma mesma rea (clula), sem o uso de um ponto de acesso ou servidor e sem a necessidade de infra-estrutura. uma rede Cliente/Servidor sistema com infra-estrutura onde vrias clulas fazem parte da arquitetura, e estaes se comunicam com estaes de outras clulas atravs de pontos de acesso usando um sistema de distribuio.

5. Exemplos

CISCO Aironet 350 Series Access Points Suporta taxa de transmisso de 11 Mpbs;

Compatvel com o IEEE 802.11b; Utiliza rdios de 100 mW.

Outras caractersticas: 802.1x-based Extensible Authentication Protocol (EAP);

O Wireless device se autentica com RADIUS.

Se bem sucedido, recebe a chave WEP dinamicamente. Seleo automtica de canal. DHCP (BOOTP) Interface Ethernet 10/100 para integrao com rede WAN.

Alcance: Interno: at 39.6 m (11 Mbps) e 107 m (1 Mpbs); Externo: at 244 m (11 Mbps) e 610 m (1 Mpbs).

III Referencia Bibliogrfica


IEEE 802.3 CSMA/CD (Ethernet), http://grouper.ieee.org/groups/802/3/index.html Charles Spurgeons Ethernet (IEEE 802.3), http://wwwhost.ots.utexas.edu/ethernet/ RNP News Generation vol.2 / No.2 Gigabit Ethernet: Um novo Horizonte, http://www.rnp.br/newsgen/9802/gbe- intr.shtml Cisco Ethernet, http://www.cisco.com/univercd/cc/td/doc/cisintwk/ito_doc/ethernet.htm Internet Society (ISOC) All About the Internet: History of the Internet, http://www.isoc.org/internet/history/ Internet Technical Resources, http://www.cs.columbia.edu/~hgs/internet/ Protocol Directory for WAN, LAN and ATM, http://www.protocols.com/pbook/pdf/index.html Internet Encyclopedia, http://ars.freesoft.org/CIE/ Ethernet, http://pc12m229.unh.edu/Networks/Ethernet/Enetmap.html 10 Gigabit Ethernet Alliance, http://www.10gea.org ROSS, John. WI-FI Instale, Configuree use Redes Wireless (sem-fio); Alta Books

Anda mungkin juga menyukai