Anda di halaman 1dari 9

PROCESSOS DE ALFABETIZAO ALFABETIZAO E LETRAMENTO

Maria Luiza de Ftima Scuiziani Licenciatura em Pedagogia Modulo IV 19/10/2012

RESUMO O artigo tem como objetivo identificar os processos de alfabetizao. O processo de alfabetizao amplo e complexo, e, implica no s a capacidade intelectual, mas tambm diferentes fatores de ordem social, emocional, fsico e psicolgico da criana e requer dos educadores interao com todas as reas para que o aluno possa desenvolver suas potencialidades. Palavras-chave: Educao. Alfabetizao. Letramento. Avaliao.

1 INTRODUO
Sendo a aprendizagem um processo linear, decorrente da conjugao de estmulos e respostas, cujo objetivo a aquisio ou a modificao de comportamento, o mtodo entendido como um fator fundamental da aprendizagem, como um caminho a seguir, que deve ser conduzido habilmente a fim de que no sejam queimadas etapas.

As utilizaes do termo letramento dentro dos processos de alfabetizao, vm sendo discutidas de forma muito eficaz por diversos autores especialistas em educao. Para eles, trata-se de um termo relativamente novo no vocabulrio utilizado por aqueles que no tm envolvimento na prtica educacional. Entretanto, tal termo ressalta um sinnimo amplamente conhecido por educadores h muito tempo: muitos indivduos conhecem a simbologia das letras, mas no conseguem decifr-las corretamente.Fica evidente quando comparamos o estudo dos autores que existe uma diferena fundamental entre alfabetizao e letramento. Para eles, a alfabetizao um processo praticamente mecnico apreendido, na maioria das vezes, dentro das salas de aula e o letramento um conjunto de conhecimentos que o indivduo acumula ao longo da vida. Seguindo esta linha de pensamento a alfabetizao um dia tem fim, isto , termina quando o indivduo adquire a capacidade de compreenso dos sinais que compreendem determinada lngua escrita.

2. PROCESSO DE ALFABETIZAO

Logo, importante ressaltar que alfabetizao e letramento caminham juntos dentro desse processo, embora nem todo sujeito letrado precisa, necessariamente, ser alfabetizado. difcil imaginar, no entanto, que algum possa exercer tal condio em grau satisfatrio (o mais alto deles) sem que antes tenha sido alfabetizado. Este fato pode ser explicado se considerarmos que a maioria absoluta dos conhecimentos que se pode adquirir est disponvel na forma de smbolos grafocntricos. Por outro lado, os autores ressaltam que mesmo antes da humanidade ter conhecimento das letras (smbolos), j possuam algum grau de letramento, no sentido atual de sua aplicabilidade, e este fato evidente se raciocinarmos a complexidade exigida para elaborao do nosso atual sistema de escrita, embora saibamos que a escrita surgiu ao acaso, motivada pela necessidade de comunicao. Para os educadores, cabe o papel de incentivador na formao de cidados capazes de obter seu prprio grau de letramento. Isso porque o letramento , segundo os autores, uma capacidade individualizada adquirida de diferentes formas e meios pelos atores envolvidos. No existe uma frmula para que se possa ensinar um indivduo racionar, existe sim, a maneira de ensinar que necessrio raciocinar.

3. Letramento : onde, como e por que foi criado esse termo

O vocbulo um tanto quanto fora do comum para muitos profissionais da rea da educao e, principalmente, para os acadmicos desse setor. H alguns anos, pode-se dizer que menos de vinte, esse vocbulo surgiu entre os linguistas e estudiosos da lngua portuguesa, e ento passou a ter veiculao no setor educacional. Constatou-se que uma das primeiras menes feitas deste termo ocorreu em no mundo da escrita: uma perspectiva psicolingustica (1986) por Mary A. Kato, segundo Magda Soares (2003: 15). A mesma registra, nesta obra, que foram feitas buscas em dicionrios da lngua portuguesa quanto ao significado da palavra, no dicionrio Aurlio, por exemplo, nada foi encontrado, bem como tambm, no foi encontrado o verbo letrar, porm, o Dicionrio Contemporneo da Lngua Portuguesa de Caldas Aulete, com edio constando de mais de um sculo, contm o verbete com o simples significado de escrita. Ela ressalta, ainda, que no mesmo dicionrio esse vocbulo classificado como antiquado. Ora, logo, este termo caiu em desuso h bastante tempo em nossa lngua. Nos dicionrios da lngua portuguesa o termo alfabetizado diz respeito ao indivduo que somente aprendeu a ler e escrever, no se diz que o que adquiriu o estado ou condio de quem se apossou da leitura e da escrita, e que respondem de maneira satisfatria as demandas das prticas sociais. Ainda, ampliando a abrangncia da alfabetizao, podemos analis-la medida que esta reproduz a formao social existente, ou como um conjunto de prticas culturais que promove a mudana emancipadora ( DONALDO,1990:10)

Leda Verdiani Tfouni, em Letramento e alfabetizao (1995), afirma que a alfabetizao, por muitas vezes esta sendo mal entendida : H duas formas segundo as quais comumente se entende a alfabetizao: ou como um processo de aquisio individual de habilidades requeridas para a leitura e escrita, ou como um processo de representao de objetos diversos, de naturezas diferentes. O mal-entendido que parece estar na base da primeira perspectiva que a alfabetizao algo que chega a um fim, e pode, portanto,ser descrita sob a forma de objetivos instrucionais. Como processo que parece-me antes que o que caracteriza a alfabetizao sua incompletude. Com isso, fica subentendido, pelo aspecto sociointeracionista, que a alfabetizao do individuo, algo que nunca ser alcanado por completo, no h um ponto final. A realidade que existe a extenso e a amplitude da alfabetizao no educando, no que diz respeito s prticas sociais que envolvem a leitura e a escrita. Neste mbito, muitos estudiosos discutem a necessidade de se transpor os rgidos conceitos estabelecidos sobre a alfabetizao, e assim, consider-la como a relao entre os educandos e o mundo, pois, este est em constante processo de transformao. E o indivduo para no ser atropelado e marginalizado pelas mudanas sociais dever acompanhar, atravs da atualizao individual, o processo que levar ao crescimento e desenvolvimento. No que o educando no tenha qualquer saber antes da alfabetizao, pelo contrrio, sabemos que todo indivduo possui, de alguma forma, nveis de conhecimento. E, isto, foi muito bem discorrido por Paulo Freire. O ato de ler e escrever deve comear a partir de uma compreenso muito abrangente do ato de ler o mundo, coisa que os seres humanos fazem antes de ler a palavra. At mesmo historicamente, os seres humanos primeiro mudaram o mundo, depois revelaram o mundo e a seguir escreveram as palavras.

3.1 Letramento e alfabetizao As alfabetizaes como j mencionaram, se ocupa da aquisio da escrita por um indivduo, ou grupo. Enquanto o letramento focaliza os aspectos scio-histricos da aquisio de um sistema escrito por uma sociedade (TFOUNI, 1995), e ainda, o estado ou condio de quem no apenas sabe ler e escrever, mas cultiva e exerce as prticas sociais que usam a escrita. Um exemplo do que acabamos de mencionar (SOARES, 2003: 56-57) Ainda quanto s diferenas entre letramento e alfabetizao necessrio alertar que, estes dois processos esto diretamente ligados, contudo, devemos separ-los quanto ao seu abarcamento, devido as suas distines j mencionadas anteriormente. H verificaes de que a concepo de alfabetizao tambm reflete diretamente no processo de letramento. Por outro lado, o que tambm se observa que, com frequncia, estes dois de maneira confusa tm sido fundidos como um s

processo. Essa confuso implica no exerccio de um e de outro. Pois onde entra a alfabetizao e o letramento Se trabalha os dois simultaneamente Se afirmarmos que a alfabetizao algo que no tem um ponto final, ento dizemos que ela tem um continuum, e ainda, poderamos dizer que este o letramento. Com isto, acordamos que os dois processos andam de mos dadas. No queremos estabelecer uma ordem, ou seqncia, pois j defendemos que todo tipo de indivduo possui algum grau de letramento, mesmo que seja mnimo. Ao saber de algumas distines bsicas destes dois termos poderamos, tambm, levantar questes sobre as desigualdades de alfabetizado para letrado. Uma nota no livro Letramento: um tema em trs gneros de Magda Soares (2003: 47) faz um apanhado, sobre o assunto, visto de uma maneira prtica e real. O texto exemplifica como um adulto pode at ser analfabeto, contudo, pode ser letrado, ou seja, ele no aprendeu a ler e escrever, todavia, utiliza a escrita para escrever uma carta atravs de um outro indivduo alfabetizado, um escriba, mas necessrio enfatizar que o prprio analfabeto que dita o seu texto, logo, ele lana mo de todos os recursos necessrios da lngua para se comunicar, mesmo que tudo seja carregado de suas particularidades.

Ele demonstra com isso que conhece, de alguma forma, as estruturas e funes da escrita.O mesmo faz quando pede para algum ler alguma carta que recebeu, ou texto que contm informaes importantes para ele: seja uma notcia em um jornal; itinerrio de transportes; placas; sinalizaes diversas. Este indivduo analfabeto, no possui a tecnologia da decodificao dos signos, mas, ele possui certo grau de letramento devido a sua experincia de vida em uma sociedade que atravessada pela escrita, logo, este letrado, porm no com plenitude.

Esse exemplo nos remete a outro, muito conhecido, que talvez no tenha sido percebido por quem assistiu, a personagem de Fernanda Montenegro no filme Central do Brasil de Walter Salles, que fez uso de sua capacidade de ler e escrever uma profisso, a de escriba, j quase desconhecida, em que a personagem escrevia correspondncias para pessoas analfabetas e troca de dinheiro. Os indivduos que a usavam como ferramenta para se envolver em uma prtica social, a de se corresponder, mesmo que indiretamente, utilizavam os cdigos da escrita.

E, de forma peculiar a sua condio eles demonstram possuir caractersticas de grupos letrados.

3.2 O PAPEL DO PROFESSOR NO LETRAMENTO Paulo Freire afirma que para o educador, o ato de aprender construir, reconstruir, constatar para mudar, o que no se faz sem abertura ao risco e aventura do esprito. Esta constatao no est relacionada somente ao educando, pois sabemos que o educador tem que estar sempre adquirindo novos aprendizados, lanando-se a novos saberes, e isto, resulta em mudanas de vrios aspectos, como tambm, gera o enriquecimento tanto para o educador quanto para o educando, que com certeza lucrar com esse desenvolvimento. Ento, necessrio que o educador atente-se para aquilo que sumariamente importante na sua formao, ou seja, o momento fundamental o da reflexo

crtica sobre a prtica, e, quanto mais inquieta for uma pedagogia, mais crtica ela se tornar (FREIRE, 1990). O mesmo afirma que a pedagogia se tornar crtica se for investigativa e menos certa de certezas, pois o ato de educar no uma doao de conhecimento do professor aos educandos, nem transmisso de ideias, mesmo que estas sejam consideradas muito boas. Ao contrrio, uma contribuio no processo de humanizao.

Processo este de fundamental papel no exerccio de educador que acredita na construo de saberes e de conhecimentos para o desenvolvimento humano, e que para isso se torna um instrumento de cooperao para o crescimento dos seus educandos, levando-os a criar seus prprios conceitos e conhecimento. O profissional de educao deve ser capaz de fazer sua interferncia na realidade, o que certamente, gerar novos conhecimentos, e isto, bem mais elevado do que simplesmente se enquadrar na mesma. J mencionamos por vrias vezes que o letramento um fenmeno social; logo, essa interveno que se faz necessria pode ser proporcionada por ele.

O letramento no est restrito ao sistema escolar, mas vamos neste trabalho nos ater nesse meio por considerar que cabe escola, fundamentalmente, levar os seus educandos a um processo mais profundo nas prticas sociais que envolvem a leitura e a escrita. Saber ler e escrever um montante de palavras no o bastante para capacitar o indivduo para a leitura diversificada, neste ponto entendemos que surge a necessidade de se letrar os sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem. Para o educador se tornar um professor-letrador necessrio se faz que, primeiramente, obtenha informaes a respeito do tema, as suas dimenses e, sobretudo, a sua aplicao. Essa ltima desenvolvida atravs de pesquisas e investigao, que geram subsdios-suportes.

Entretanto, medrar subsdios para educadores uma tarefa difcil de ser exercida, pois sabemos que alguns desses profissionais, num determinado momento, se colocam em uma posio quase inatingvel, completos de suas certezas. Porm, se h mutaes contnuas na sociedade contempornea, e essas refletem em todos os setores, inclusive na escola, lgico que a cristalizao dos saberes do educador um equvoco, pois o conhecimento nunca se completa, ou se finda, e o letramento um exemplo claro disso.

4. AVALIAO MEDIADORA NO PROCESSO DE ALFABETIZAO APARTIR DAS IDEIAS DE JUSSARA HOFFAMNN

A questo avaliao sempre assunto bastante debatido dentro do sistema escolar, uma vez que esta uma das principais peas que compem este sistema. Na perspectiva de transformao da sociedade, Jussara Hofmmann propem que, enquanto educadores devemos associar ao termo avaliao uma determinada cautela, analisando a princpio o papel que a mesma exerce de fato dentro do mbito escolar, de qual forma estar auxiliando no conhecimento do aluno e de que modo poder fazer parte do cotidiano dos mesmos enquanto sujeitos ativos e participativos da sociedade da qual fazem parte. O aluno por sua vez, deve estar partindo do contexto histrico, poltico, social e econmico da sociedade ao qual est inserido, para que, atravs deste possa estar construindo o seu conhecimento e desta forma estar trocando informaes fazendo a relao interpessoal tendo o professor como mediador dentro do processo de ensino-aprendizagem do sistema educacional. Partindo-se desta temtica, a avaliao pode ser vista como um elo de ligao entre a sociedade, escola e os estudantes, onde cada um tem sempre algo que poder contribuir para ampliar o conhecimento do outro, bastando para isso, interao entre as partes, neste contexto alunos e professores, a liberdade de expresso e o respeito com a forma em que cada um defende aquilo que pensa e acredita ser o certo. A autora Jussara Hoffman, crtica de forma audaz a maneira que certos educadores se utilizam da avaliao afirmando que conceber e nomear o fazer testes, o dar notas, por avaliao uma atitude simplista e ingnua, significa reduzir o processo avaliativo, de acompanhamento e ao com base na reflexo, a pacos instrumentos auxiliares desse processo, como se nomessemos por bisturi um procedimento cirrgico (1991, p.53).

4.1CONTRIBUIES TEORICAS PERSPECTIVA MEDIADORA

Na perspectiva construtivista de Piaget, o comeo do conhecimento a ao do sujeito sobre o objeto, ou seja, o conhecimento humano se constri na interao homem-meio, sujeito-objeto. Conhecer consiste em operar sobre o real e transform-lo a fim de compreend-lo, algo que se d a partir da ao do sujeito sobre o objeto de conhecimento. As formas de conhecer so construdas nas trocas com os objetos, tendo uma melhor organizao em momentos sucessivos de adaptao ao objeto. A adaptao ocorre atravs da organizao, sendo que o organismo discrimina entre estmulos e sensaes, selecionando aqueles que ir organizar em alguma forma de estrutura. A adaptao possui dois mecanismos opostos, mas complementares, que garantem o processo de desenvolvimento: a assimilao e a acomodao. Segundo Piaget, o conhecimento a equilibrao/reequilibrao entre assimilao e acomodao, ou seja, entre os indivduos e os objetos do mundo. Para Paulo Freire, ensinar no meramente transferir o conhecimento, mas

criar possibilidades para sua prpria produo ou a sua construo (Freire, 1996, p.52).Desta forma a avaliao deve ser utilizada como um meio de interveno pedaggica, buscando uma interao para que assim se possa observar, registrar e analisar o conhecimento construdo pelo aluno, bem como as dificuldades, esperando, desta forma, que estes alunos atravs da avaliao possam superar os obstculos no processo de ensino e aprendizagem e, atravs disto, formar sujeitos crticos e agentes transformadores da sociedade na qual esto inseridos.

4.2 IDIAS DE JUSSARA HOFFAMANN Para Hoffmann a avaliao mediadora serve para conhecer melhor os alunos. uma comunicao entre professor e aluno, serve como desafio na busca da autonomia.Porque um aluno no aprende? possvel verificar que o aluno no aprende porque no tem a oportunidade de descobrir o que pensa, debater suas ideias, explicar suas dvidas. Isto , no lhe so oportunizadas atividades em que tenha que construir conhecimento. O professor precisa considerar a heterogeneidade da sala de aula e garantir situaes que atinjam a todos. O desenvolvimento do indivduo se d por prticas evolutivas do pensamento a partir de seu amadurecimento e suas experincias. Nessa perspectiva de avaliao mediadora o erro serve para retomar o que foi ensinado e o que foi aprendido: o tempo de correo passa a existir como um perodo de reflexo sobre as hipteses que vierem sendo construdas pelo aluno. Torna-se uma avaliao diagnstica.

5. OS JOGOS PEDAGOGICOS NA CONSTRUO DA ALFABETIZAO

Objetivo da atividade: Desenvolver a aquisio da linguagem verbal, associando figuras e escrita.

BINGO DAS LETRAS Os alunos sero divididos em duplas, recebero uma cartela semelhante a do bingo com diversas letras. Na cartela ter uma figura e a palavra da mesma: No comando, a professora ir sortear ( utilizando um saquinho) letras uma a uma as duplas devero preencher sua palavra conforme o sorteio. A dupla que finalizar a palavra primeiro deve gritar BINGO

VARIANTES DO JOGO Formar frases com frases com a palavra da cartela Classificar vogais e silabas Formar textos coletivos Quantificar vogais e consoantes Destacar a inicial do nome, etc....

6.CONSIDERAES FINAIS

O processo de letramento e alfabetizao pelo qual todas as crianas vo passar, algumas de forma mais harmoniosa, outras, porm enfrentando maiores desafios, isso dependendo do ritmo de cada aluno para a aprendizagem. Os conflitos que geram os desafios, processo relevante para que a aprendizagem acontea, podem ser compreendidos como etapas, estgios ou nveis, sucessivas que a criana vai assimilando e com isso aumentando o grau de dificuldades que o aluno vai vencendo. Estudos apontam, tambm, para o fato de que o meio um fator de influncia no processo de aprendizagem. No decorrer do letramento e alfabetizao, comprova-se que os fatores que interferem de forma positiva ou negativa, podem ser intrnseco ou extrnseco. E, ainda que o professor tem um importante papel no ensino-aprendizagem do aluno. No esquecendo que a avaliao tem um papel importante em todo o processo de aprendizagem, mas este deve ter um olhar sensvel ao momento de cada aluno.. REFERNCIAS

SOARES, Magda. Letramento: um tema em trs gneros. 2ed. 6 reimpr. Belo Horizonte: Autntica, 2003. TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e alfabetizao. 6 ed. So Paulo: Cortez, 2004. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 12. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983. HOFFAMANN, jussara. Pontos e contrapontos uma avaliao mediadora. Mediao.1991

Anda mungkin juga menyukai