Anda di halaman 1dari 9

Incrustao em Ambiente Off Shore

Fabiana Janeiro de 2013

INTRODUO Um problema comum na indstria de petrleo est relacionado produo de gua associada ao leo e ao gs natural. A gua produzida pode ser proveniente da rocha reservatrio (gua da formao), ou at mesmo de acumulaes de gua, denominadas aquferos. Os reservatrios, cujos mecanismos de fluxo de leo so pouco eficientes e que por consequncia, retm grandes quantidades de hidrocarbonetos aps a exausto da sua energia natural, so candidatos ao emprego de processos que visam obteno de uma recuperao de leo adicional. Esses processos so chamados de Mtodos de Recuperao Secundria que, de uma maneira geral, tentam interferir nas caractersticas do reservatrio que favorecem a reteno de leo. Um dos mtodos clssicos de recuperao baseia-se na injeo de gua nos reservatrios, tendo como finalidade manter a presso e maximizar a recuperao de leo. Esta gua injetada mistura-se gua de formao constituindo-se em outro tipo de gua produzida. Na recuperao de reservatrios em sistemas marinhos, a gua do mar utilizada como gua de injeo, podendo ocasionar srios problemas produo de petrleo. Estes problemas esto associados formao de incrustaes resultantes da incompatibilidade qumica entre a gua do mar e a gua de formao, que em condies termodinmicas especficas favorecem a precipitao de sais de sulfato. Outro tipo de incrustao bastante comum proveniente da precipitao de sais de carbonato, que esto relacionados a condies inerentes ao meio, tais como, presena de CO2, composio qumica da gua de formao e da rocha reservatrio, variao de presso e temperatura. Os principais problemas ocasionados por incrustaes so obstrues (figura 1) em vlvulas e equipamentos, colunas e linhas de produo, telas de conteno de areia (gravel pack), na regio prxima aos poos produtores e aos injetores, perda de produtividade e custos com interveno.

Figura 1: Exemplos de incrustaes no sistema de produo de petrleo: A tela de gravel pack, B coluna de produo e C linha de chegada na estao de tratamento do leo.

O mtodo mais prtico e econmico para prevenir o problema de incrustaes consiste na utilizao de inibidores qumicos de incrustao. Os inibidores de incrustao so substncias com a funo de inibir ou evitar a deposio de material inorgnico ou orgnico e consequente formao da incrustao. Atuam na estabilidade termodinmica da maturao dos ncleos, causando dissoluo de incrustaes nucleadas e/ou interferindo no processo de aumento do cristal, resultando no bloqueio dos stios de crescimento. TIPOS DE INCRUSTAO As precipitaes comumente observadas nos campos de petrleo so: Carbonato de clcio (CaCO3); Sulfato de clcio (CaSO4); Sulfato de estrncio (SrSO4); Sulfato de brio (BaSO4). CARBONATO DE CLCIO Os reservatrios de petrleo so constitudos de rochas (arenito, calcreo ou dolomita) que podem ser cimentadas por carbonato de clcio. O cido carbnico formado pela ao das bactrias sobre as fontes de matria orgnica presentes no reservatrio que por sua vez dissolve o carbonato de clcio das rochas para formar bicarbonato de clcio solvel.

Dixido de carbono est presente nos campos de leo e gs e encontra- se em equilbrio nas fases aquosa, gasosa e orgnica (leo). No processo de produo, a diminuio da presso perturba esse equilbrio e o dixido de carbono dissolvido na gua deslocado para as fases do leo e do gs. Precipitaes de carbonato de clcio podem ocorrer nos campos de petrleo, como consequncia do aumento da temperatura e/ou queda de presso. Este efeito provocado pelo aumento do pH da gua causado pela liberao do dixido de carbono e pode ser representado pela seguinte reao.

SULFATOS DE BRIO, DE ESTRNCIO E DE CLCIO Em geral, estas incrustaes ocorrem nos campos submetidos recuperao por injeo de gua do mar. A guam do mar contm alta concentrao de sulfato (~2900 mg/L) enquanto a gua de formao contm quantidades significativas de ctions divalentes, tais como clcio, magnsio, brio e estrncio. A mistura da gua do mar com a gua de formao varia ao longo do processo de produo do campo e, quando se torna supersaturada em relao a determinado composto, pode ocorrer precipitao e cristalizao, com consequente formao de incrustao.

Dentre esses sais, o sulfato de brio apresenta a menor solubilidade atingindo a supersaturao mais rpido e, consequentemente, forma os primeiros cristais que podero originar a incrustao. PRINCIPAIS INIBIDORES DE INCRUSTAO Atualmente, existem vrios produtos que so aplicados na inibio de incrustaes inorgnicas na indstria do petrleo. Os inibidores pertencem a diversas classes qumicas (fosfonato, policarboxilato, poliacrilato, sulfonato, cidos correspondentes, entre outros) e, normalmente, so compostos hidrfilos e apresentam massa molecular varivel. Suas propriedades variam em termos de: Estabilidade trmica; Comportamento de adsoro/ desoro e partio nas fases gua e leo; Variao de pH; Compatibilidade com clcio; Eficincia de inibio da formao de incrustaes; Biodegradabilidade.

Na figura 2 so apresentadas as estruturas moleculares dos inibidores de incrustao mais utilizados na indstria de petrleo.

Figura 2: Estrutura dos inibidores de incrustao: (a) cido dietilenotriaminpenta (metilenofosfnico), (b) cido fosfinopolicarboxlico, (c) cido polivinilsulfnico, (d) Copolmero de cido poliacrlico sulfonatado e (e) cido poliacrlico.

MECANISMOS DE ATUAO DOS INIBIDORES DE INCRUSTAO Na figura 3 apresentado um esquema geral do mecanismo de deposio de incrustao e so destacados os parmetros de controle mais importantes em cada estgio.

Figura 3: Esquema genrico do mecanismo de deposio de incrustaes.

A deposio de incrustao requer trs fatores simultneos: Supersaturao; Nucleao; Tempo de contato. Dependendo do estgio de formao da incrustao o inibidor poder atuar de modo distinto: evitando a formao de ncleos ou impedindo o crescimento dos cristais. A inibio durante a nucleao envolve uma adsoro endotrmica do inibidor provocando a dissoluo dos ncleos embrionrios do precipitado. Um mecanismo proposto para esta inibio seria a de que a adsoro do inibidor aumentaria a energia livre do ncleo e, consequentemente, resultaria num aumento da barreira energtica para o crescimento do cristal. Entretanto, h teoria de que a fora primria que rege a adsoro simplesmente a repulso hidrfoba da molcula do inibidor pela soluo.

O mecanismo de inibio durante o crescimento de cristais consiste na absoro, idealmente, irreversvel do inibidor sobre uma superfcie ativa do cristal do precipitado. A interao eletrosttica, fora de ligao e configurao sero aspectos fundamentais neste processo. Os grupos funcionais aninicos do inibidor so responsveis pela aproximao inicial superfcie do cristal, e a presena de vrios grupos proporciona uma alta densidade de carga negativa, que resulta numa forte interao eletrosttica com a superfcie. Grupos funcionais adicionais com capacidade de formar complexos com ctions do cristal complementam a ao do inibidor. Caso o cristal j tenha se formado, o inibidor ainda poder coibir a extenso da incrustao atravs dos efeitos de distoro e disperso do cristal. Dentre os fatores que influenciam a eficincia de atuao do inibidor destacamse pH, compatibilidade com clcio, presena de agentes quelantes, massa molecular e, principalmente, estabilidade qumica e trmica. importante ressaltar que a utilizao de inibidores de incrustao uma atividade de carter essencialmente preventivo. Sendo assim, faz-se necessrio um estudo de avaliao do potencial de precipitao ao longo do processo produtivo do campo, desde o reservatrio at as facilidades de superfcie. De acordo com o local em que se deseja prevenir a incrustao, diferentes estratgias de aplicao do inibidor sero adotadas. Uma alternativa eficaz na preveno de incrustaes de sulfato a unidade de remoo de sulfato (URS). A unidade de remoo de sulfato (figura 4) tem como objetivo tratar a gua de injeo (gua do mar), evitando a formao de incrustaes de sulfatos, ocorrentes nos processos que envolvem produo de petrleo. A remoo dos ons sulfato da gua do mar (processo de dessulfatao) realizada de forma seletiva com o uso de nanomembranas, seguindo um princpio semelhante ao da osmose reversa.

Figura 4: Unidade de remoo de sulfato.

O processo de separao por membranas, tambm conhecido como nanofiltrao, funciona a uma presso que varia entre 5 e 25 atm. Essas membranas

atuam como barreira que separam duas fases, restringindo a passagem total ou parcial dos ons sulfato. No processo so geradas duas correntes, uma denominada concentrado, rica em sulfato, e outra, chamada permeado, com baixa concentrao de sulfato. A figura 5 representa um sistema de filtrao por membranas. Neste caso a separao ocorre por excluso, ou seja, em funo do tamanho das partculas ou solutos presentes no sistema a purificar.

Figura 5: Representao esquemtica do processo de separao com membrana.

A concentrao de sulfato na gua aps a dessulfatao reduzida para teores entre 100 e 20 mg/L vlido ressaltar que o concentrado obtido um fluido rico em sulfato, com alto potencial de precipitao (CaSO4), e por este fato recomendado o uso de inibidores de incrustaes nas URS.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA Bret-Rouzaut N.; Favennec J.P.. Petrleo e Gs Natural, Como Produzir e a que Custo. Editora Synergia, Rio de Janeiro, 2011. Brasil N. I.; Arajo M. A. S. e Souza E. C. M. Processamento de Petrleo e Gs. Editora LTC, Rio de Janeiro, 2011. PETROBRAS/CENPES. Mecanismo de formao, preveno e remoo de incrustaes em campos de petrleo. Comunicao Tcnica CT DIGER. Thomas, J. E. (org.). Fundamentos de Engenharia de Petrleo. Rio de Janeiro: Intercincia, 2001.

Tantayakom, V.; Sreethawong, T.; Fogler, H. S.; Moraes, F. F.; Chavadej, Journal of Colloid and Interface Science, 2005. Maithani, A. P.; Sah, A. K.; Rai, R. Removal of Dowhole Strontium Sulphate Scales by Chemical Dispersion Technique, paper SPE 39535 presented at the SPE India Oil and Gas Conference and Exhibition, New Delhi, India, February 1998. Habert, A. C., Borges, C. P., Nbrega, R. Processos de separao por membranas. Editora E Papers, Rio de Janeiro, 2006.

Anda mungkin juga menyukai