Anda di halaman 1dari 19

RAL CANDELORO

Praticidade, aplicabilidade e ecincia nos processos.

ENTREVISTA
Conhea a histria de Eliana Ferreira.

NESTA EDIO As lies do lme Cisne Negro.

CINE LIDERANA

3 PG
Voc j fez seu planejamento para 2013?

A roda da LIDERANA
Qual o seu grau de acerto nas contrataes?

NDICE

06 12

15

Entrevista

Cine Liderana

Dicas

Capa

A Roda da Liderana

09
04 Editorial
Praticidade, aplicabilidade e eficincia nos processos isso que precisamos. Conhea a histria de Eliana Ferreira. Ela agarrou uma oportunidade, enfrentou os desafios e obteve sucesso. O processo de recrutamento e seleo no pode ser tratado de maneira amadora, subjetiva e desorganizada.

Qual o seu grau de acerto nas contrataes?

12 Cine Liderana

06 Entrevista

Acesse o link e veja o trailer do filme Cisne Negro. O filme enseja a reflexo e o debate de inmeros temas do mundo corporativo.

15 Dicas

09 Capa

Como administrar os e-mails no trabalho Por Christian Barbosa.

DIRETOR Ral Candeloro

EDITORA Karina Magolbo

DIAGRAMAO Bolvar Escobar e Sara Colin Ramos

COLABORAO Diana Arajo

REVISO Camila Dayane Ribeiro

ATENDIMENTO AO ASSINANTE Karen Jardzwski

JORNALISTA RESPONSVEL Karina Magolbo

MTB - 4207117147

NOSSA MISSO: Inspiramos e desenvolvemos pessoas para atenderem melhor e venderem mais com atitude, paixo e entusiasmo.

Liderana

www.lideraonline.com.br

Fale conosco: atendimento@lideraonline.com.br

Voc j fez seu PLANEJAMENTO?

2013 est chegando!


A Agenda VendaMais vai te ajudar com esta tarefa!
Dedicada a todos os apaixonados por vendas, a nica agenda que ensina voc a fazer o planejamento do ms, melhorar a produtividade, fazer o acompanhamento das suas metas com paixo e entusiasmo e, consequentemente, vender mais! Veja o que voc vai encontrar na sua Agenda VendaMais: Paixes por vendas Voc apaixonado por desa os, por conquistas, por dinheiro? Conhea os 12 motivos pelos quais os vendedores so apaixonados pelo que fazem. Planejamento Ao iniciar o ms, voc ter uma pgina especial para anotar diariamente seus resultados, acompanhar suas metas e marcar compromissos.
Imagens meramente ilustrativas Imagens meramente ilustrativas Imagens meramente ilustrativas

0 $ 49,9 R
a entreg ta a imedi

Descontrao O dia est cansativo? A Agenda VendaMais 2013 tem charges e mensagens de humor para tornar o seu dia a dia mais descontrado.

Presenteie sua equipe com a Agenda VendaMais 2013 e tenha um time preparado para superar resultados.
Fale conosco: atendimento@lideraonline.com.br

www.agendavendamais.com.br 0300 789-2010 | 4004-0174

www.lideraonline.com.br

Liderana

EDITORIAL

A Roda da Liderana
ma das coisas que mais tenho notado ultimamente so lderes que buscam material e contedo sobre gesto e diferena. A verdade que nossos lderes nas empresas brasileiras encontram-se pressionados: temos uma mo de obra cada vez mais escassa, custos crescentes, presso por resultados, clientes exigentes e concorrncia acirrada. Ou seja, cada vez menor o espao para cometer erros, perder tempo, ser ineficiente. E a grande verdade que muita gente, no fundo, no foi preparada adequadamente para ocupar o cargo de liderana que ocupa. Isso no uma crtica pessoa que ocupa o cargo e tambm no hora de reagir emocionalmente ao assunto. A questo sria e, como todo assunto srio, s vai permitir que realmente comecemos a trabalhar para melhor-lo quando assumirmos que existe tambm uma escassez GIGANTESCA de lderes preparados para liderar. Vejo com grande preocupao o material que existe por a. Fiz uma busca na loja on-

line da Saraiva e encontrei nada menos do que 291 ttulos sobre o assunto. No Google temos mais de 4.900.000 referncias para artigos liderana. Ou seja, informao o que no falta sobre o assunto. Mas a maioria desses artigos trata de apenas um tipo de liderana, como se no existissem outras (a servidora, ainda por cima O Brasil o nico pas do mundo onde o James Hunter fez sucesso). Por exemplo, e o modelo de liderana situacional, defendido por Blanchard? A maior parte das discusses sobre liderana hoje so to fracas que cobrem de maneira incompleta apenas algumas questes que poderamos chamar de filosficas ou tericas. Algumas delas parecem defender que, se voc souber dar feedback para sua equipe, pode ser considerado um lder. Se souber fazer feed- forward ento Pode escrever um livro. E todas as questes so baseadas numa liderana que eu chamo de Liderana Everest, aquela realizada a 8.000 metros de altitude (longe da realidade).

Liderana

www.lideraonline.com.br

Fale conosco: atendimento@lideraonline.com.br

O que est faltando um vnculo claro entre o que se faz na prtica na vida de um gerente e o que se consegue de resultado final. Est todo mundo falando dos resultados, mas precisamos vincular isso claramente com medidas concretas que o lder precisa tomar. Se ficarmos apenas no mundo terico, vamos continuar com uma legio de gerentes e supervisores carentes de direo sobre o que fazer exatamente para melhorar seus resultados.

A Roda cobre 10 aspectos prticos fundamentais da parte operacional da liderana: 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9) 10) Posicionamento e Estratgia; Indicadores de Performance; Recrutamento e Seleo; Treinamento e Desenvolvimento; Motivao e Comunicao com a equipe; Inovao e criatividade; Lucratividade e custos; Remunerao e Incentivos; Administrao do Tempo e Produtividade; Campanhas Internas.

Por exemplo, algumas questes fundamentais: importante para um supervisor/gerente saber recrutar e selecionar pessoas? Se sim os da sua empresa foram treinados adequadamente para recrutar e selecionar? Existe um processo inteligente e organizado para selecionar? importante para um supervisor/gerente entender de desenvolvimento de pessoas? Se sim os da sua empresa foram treinados adequadamente para cuidar do desenvolvimento das pessoas na equipe? Existe um processo inteligente e organizado, que todos entendem, respeitam e suportam para treinar e desenvolver? importante para um supervisor/gerente entender de verdade como comunicar-se de maneira eficiente com a equipe, incluindo no apenas reunies produtivas e motivadoras, mas todas as ferramentas de comunicao que temos hoje disponveis? Se sim os supervisores/ gerentes da sua empresa foram treinados adequadamente para comunicar-se corretamente com a equipe? Existe um processo inteligente e organizado, que todos entendem, respeitam e suportam para a comunicao interna?

Essa estrutura permite cobrir de maneira organizada, objetiva e muito produtiva 90% das tarefas de um lder. Permite tambm a criao de indicadores para o lder, o acompanhamento de resultados, o feedback, a busca de solues para aprimorar seu prprio desempenho, a troca de ideias e sugestes com outros na mesma posio e, principalmente, o estudo de melhores prticas. Nas prximas edies dessa nova verso da Liderana, mais atualizada, seguiremos por essa linha. Tenho tido muito sucesso e feedbacks timos quando fao nos workshops. A maior parte dos participantes, alguns dos quais tm at ps-graduao em Gesto de Pessoas em instituies famosas, sempre comentam como finalmente encontraram algo que realmente podem aplicar na prtica (e no apenas na discusso de modelos tericos de gesto de pessoas para o sculo XXI, importados de outros pases e apresentados por algum que tem ZERO funcionrios para liderar). Praticidade, aplicabilidade e eficincia nos processos isso que precisamos. isso que esperamos proporcionar com a nova Liderana. Sua participao ativa nas conversas com certeza agregar muito tambm. Abraos de lder para lder,

Por isso criei a Roda da Liderana, uma ferramenta de gesto que permite ao lder avaliar exatamente o que est fazendo (e o que precisa aprimorar se quiser melhores resultados).
Ral Candeloro Diretor
Fale conosco: atendimento@lideraonline.com.br

www.lideraonline.com.br

Liderana

LIDERANA DIGITAL

Nova Revista Liderana


Inteligncia a capacidade de se adaptar mudana.
- Stephen Hawking

Revista Liderana bastante conhecida no Brasil. Ela no foca apenas a gesto de pessoas, tambm fazem parte de seu contedo: estratgias para conquistar os clientes, maneiras de aumentar o lucro, sem esquecer dos funcionrios, desenvolvendo-os para que auxiliem nesse processo. Seguindo uma tendncia mundial a Revista Liderana agora on-line. a Revista Liderana acompanhando as novas tecnologias para trazer a voc contedo de qualidade com o que h de mais atual. A mudana Segundo o artigo de Gustavo Wrobel, doutor em Comunicaes e bacharel em Jornalismo pela Universidad del Salvador: O futuro do jornalismo e seu impacto na comunicao corporativa, a mobilidade est se transformando em um fenmeno poderoso e em uma tendncia sem retorno. Basta respondermos com sinceridade: quantos minutos passamos por dia lendo um jornal ou revista impressa? E quanto tempo ficamos em frente ao computador? Os hbitos mudaram drasticamente nos ltimos anos. Cada vez lemos mais, porm, no necessariamente jornais ou revistas impressas, e sim o que publicam em

sites da internet, veculos que chegam por e-mail ou o que nossos amigos e colegas publicam nas redes sociais, finaliza Wrobel. Contedo e vantagens Contedo rico com interatividade. Pense na sua revista favorita no seu computador, com jeito de revista, mais udio, vdeos e links. Assim ser a Revista Liderana Digital. Alm disso, os recursos multimdia possibilitam uma integrao muito maior do leitor com a publicao. Significa tambm uma considervel economia de tempo, j que certos contedos podem ser acessados na hora, atravs de links. Os recursos tornam as informaes muito mais atrativas, com imagens e som. A Revista Liderana Digital ser quinzenal e seu contedo ser atual, interativo e focado na Roda da Liderana (recrutamento e seleo, treinamento e desenvolvimento, remunerao, incentivos e motivao, comunicao, processos, controle de custos, indicadores de performance, alinhamento estratgico e inovao), desenvolvimento gerencial, gesto de pessoas, alm de novidades, pesquisas e tendncias em gesto, pessoas e atitudes.

Liderana

www.lideraonline.com.br

Fale conosco: atendimento@lideraonline.com.br

ENTREVISTA

NESTA EDIO

Eliana Ferreira, no centro, com as integrantes de sua equipe Eliana Bonm, Juliana e Snia

Oportunidade e desafios
Quando o prossional de vendas no busca informao e capacitao adequada ele se lana num deserto
Por Karina Magolbo | Foto: Divulgao

Quem para de tentar ser melhor, para de ser bom.


A frase de Oliver Cromwell descreve muito bem o perfil da gerente nacional de vendas, Eliana Ferreira. Ela aproveitou uma grande oportunidade, enfrentou os desafios, buscou aperfeioamento, qualificao e conquistou uma vaga estratgica na empresa Montana Hidrotcnica. Eliana conta, em entrevista Liderana Digital, o que faz para transformar as adversidades em vantagem competitiva.
Fale conosco: atendimento@lideraonline.com.br www.lideraonline.com.br

Liderana

Por que optou por esta prosso? Como tudo comeou? Desde adolescente, sempre estava vendendo alguma coisa, gosto muito de pessoas e procuro dedicar tempo e ateno para elas. Comecei na empresa como assistente de vendas e trabalhava no telemarketing, at que o Gerente Nacional de Vendas saiu da empresa e fiquei como interina, at que contratassem outro profissional. Esta era minha oportunidade, uma chance igual a essa, sabia que no teria mais. Com a ajuda de Deus, o resultado alcanado foi superior ao das gestes anteriores, enfim, fui contratada trs meses depois, como Gerente Nacional de Vendas. Quais as diculdades que voc encontrou no incio de sua carreira? Consegui o cargo, mas no tinha a qualificao necessria. Comecei estudando a fundo tudo sobre o produto e o mercado que atuava. Mas no me sentia segura para tomar algumas decises, at que visitando uma livraria, encontrei a revista VendaMais, que a cada dia, tem me ensinado a importncia de buscar a excelncia, como profissional de vendas. Como voc transformou a diculdade em vantagem competitiva? Quando o profissional de vendas no busca informao, capacitao adequada, ele se lana num deserto um lugar rido e sem esperana. No consegue vender, no consegue enfrentar objees, no acredita mais no produto e nem em si mesmo. Sabendo disso, procurei dedicar tempo em treinar e qualificar a minha equipe, para entender todo o processo de vendas e superar as intempries do mercado e da profisso. Voc buscou algum tipo de aperfeioamento profissional para atender os clientes? Informao sempre ser o diferencial de qualquer atendimento. As pessoas gostam de falar com profissionais que dominam o assunto. Trabalho no segmenLiderana

Comecei na empresa como assistente de vendas e trabalhava no telemarketing, at que o Gerente Nacional de Vendas saiu da empresa e quei como interina, at que contratassem outro prossional. Esta era minha oportunidade, uma chance igual a essa, sabia que no teria mais.

to da construo civil, vendo um produto para o banheiro, mas entendo tudo sobre dimensionamento de rede hidrulica, bacias sanitrias, tudo que envolve o meu negcio, no somente o produto que comercializo. Isso fundamental.

O que mais importante: organizao, foco, planejamento ou disciplina? O homem de mente dividida inconstante em todos os seus caminhos. muito importante manter-se no caminho, tentar com mais energia, mais vontade, e mais inteligncia. Qual fator voc julga primordial para o sucesso? O segredo ter paixo? Acreditar. Acreditar que vende o melhor produto, que trabalha na melhor empresa, que o melhor profissional de vendas e que vai conseguir, no importa as dificuldades ou as circunstncias.
Fale conosco: atendimento@lideraonline.com.br

www.lideraonline.com.br

chamento, um dos superintendentes disse: Tenho aqui um produto novo, com um excelente preo, quanto de desconto voc vai me dar, para que eu possa pensar em comprar o seu produto? Eu respondi: O meu produto est instalado no Shopping h cinco anos, durante este perodo no houve troca ou despesa com reparos, e ainda foi alcanada, uma reduo de 40% na conta de gua. Voc tem duas opes: a experincia ou o novo. Um silncio tomou conta da sala. Depois de 10 dias, recebi a ordem de compra. Ganhei a negociao porque acompanhei todo o processo, desde a instalao at os resultados. Eu tinha informao e isso fez toda a diferena.

Persistncia e determinao foram fundamentais para voc obter sucesso? Como voc transmite isso para sua equipe? Eu tenho uma mxima: palavra convence, exemplo arrasta. A palavra desistir e render-se, no existe no meu vocabulrio. No vivo de circunstncias, vivo pela f. Hoje, a formao de lideranas fundamental para o sucesso das empresas. Como voc identica lderes em uma equipe? Pessoas com iniciativa, com ideias inovadoras, que saem do tradicional, que so firmes, decididas, sabem o que querem e como chegar l. Como voc estabelece as metas para os trabalhos que lidera? Respeitando o potencial de cada regio e o perfil do profissional de vendas. Qual sua venda mais marcante? Eu estava negociando a venda do meu produto, para a ampliao dos banheiros de um grande shopping. Durante a negociao para o fe-

Qual o seu prximo desa o? Como voc imagina organizar-se para ele? Vender um novo conceito. Isso um desafio porque no fcil quebrar paradigmas, exige sacrifcio. Quando tenho uma ideia, no conto para muitas pessoas, somente falo com os fortes, ningum gosta de andar com covardes ou medrosos, eles vo te entregar na guerra. Quais as dicas que voc d para quem est comeando? Quem est comeando precisa ser humilde, estudar bastante, buscar a excelncia. Lembre-se: O objetivo foi alcanado porque todos fizeram o seu papel.

Fale conosco: atendimento@lideraonline.com.br

www.lideraonline.com.br

Liderana

Capa

RECRUTAMENTO
Qual o seu grau de acerto nas contrataes?

A Roda da Liderana

Elaborada por Ral Candeloro, a Roda da Liderana uma ferramenta muito til para desenvolver as lideranas da empresa. Nas edies da Liderana On-line vamos trazer matrias sobre os tpicos da Roda. A ideia que essa ferramenta ajude voc e sua equipe a mapearem suas competncias, buscando pontos de melhoria e aperfeioando prticas entre a equipe.
10 Liderana
www.lideraonline.com.br Fale conosco: atendimento@lideraonline.com.br

processo de recrutamento e seleo que deveria ser, em termos de estratgia, um dos mais importantes em qualquer organizao , na verdade, tratado de maneira amadora, subjetiva e desorganizada. Segundo Ral Candeloro, so vrios os erros. Primeiro, no se define que tipo de pessoa deve trabalhar na empresa. Se a companhia defende alguns valores, ento TODO MUNDO na empresa deve ter esses valores. Segundo, no se define corretamente o que a pessoa vai fazer. Terceiro, procura-se geralmente pessoas razoveis, e no as mais competentes (at pela pressa da reposio). O quarto erro justamente a pressa uma boa contratao demora. No d para sair correndo, substituir algum e pensar que vai achar imediatamente um talento. O quin-

tados por que algumas pessoas do certo e outras no?, explica. Ainda de acordo com Candeloro, o processo de recrutamento e seleo to importante, que deveria ser debatido intensamente, o tempo inteiro, por todo mundo. Devo participar, pelo menos, de umas cinco ou seis reunies mensais, nas mais diversas empresas onde dou palestras, treinamento e consultoria, e tudo o que discutido so resultados, planilhas, dinheiro, investimentos, equipamentos, concorrentes, mercado, taxa de cmbio e juros, crescimento, marketing etc. Enfim, tudo menos sobre quem realmente faz tudo isso acontecer.

Cultura Empresarial o case da Menlo Innovations


O modelo de entrevista de emprego da desenvolvedora de solues em software Menlo Innovations, empresa do norte-americano Richard Sheridan, um exemplo de cultura empresarial. So quatro da tarde em um dia qualquer; 22 candidatos trazem no pescoo folhas de papel com seus nomes, como crachs anabolizados. Todos se sentam ao redor de seis mesas, e Sheridan comea a falar: Sejam bem-vindos entrevista radical. No fazemos nenhuma pergunta aqui. No queremos que repitam o que est no currculo de vocs. Essa uma tentativa de descobrir se vocs se encaixam em nossa cultura. O processo iniciado: o grupo dividido em pares, e cada dupla recebe um exerccio baseado no trabalho desenvolvido na empresa. Eles tm 20 minutos para trabalhar com a atividade, enquanto um funcionrio veterano observa a interao geral. Quando o tempo estipulado termina, cada candidato recebe um novo exerccio, uma nova dupla e um novo observador. Aps 20 minutos, h uma terceira troca. O objetivo da empresa no encontrar quem d a resposta certa, mas, sim, quem consegue fazer seu parceiro render mais. Os pares mais bem-sucedidos encontram o ritmo prprio rapidamente, dividindo sem problemas o nico lpis fornecido para fazerem cada um suas marcas no papel.

to o processo, o modo como so escolhidos os candidatos. H lugares em que o processo parece mais ou menos assim: Tem todos os dentes? Consegue andar em linha reta? Conta at dez? T contratado!. Sexto, os primeiros momentos do candidato escolhido dentro da empresa (treinamento inicial). Stimo, o monitoramento srio dos resul-

Fale conosco: atendimento@lideraonline.com.br

www.lideraonline.com.br

Liderana

11

O motivo
A companhia valoriza a colaborao acima de tudo, porque isso que os funcionrios fazem todos os dias. Praticamente todos na Menlo trabalham em duplas. Duas pessoas dividem um computador, passando o mouse uma para a outra, enquanto criam e discutem ideias. As duplas permanecem unidas durante uma semana e so trocadas todas as segundas-feiras, quando os funcionrios assumem outra funo no projeto. S o fato de uma pessoa explicar para a outra o que est sendo feito em cada projeto, no incio de cada semana, faz todos pensarem em maneiras inditas de ver aquele problema, muitas vezes desenvolvendo novas solues para ele. Dessa maneira, indispensvel que as pessoas se encaixem na cultura da empresa. O processo diferenciado de contratao da Menlo surgiu dessa necessidade. Os interessados passam primeiro pelas sees de 20 minutos realizando trs exerccios diferentes. Depois, os observadores se renem e escolhem quais candidatos chamar para uma prxima rodada, ento, eles passaro um dia inteiro na empresa, formando duplas com funcionrios da casa, trabalhando em problemas e projetos reais. Detalhe: todos so remunerados por esse dia. Os participantes que se sobressaem so convidados para um perodo de experincia que dura trs semanas. J so seis da tarde. Os candidatos ao emprego foram para casa e os observadores se renem. Sheridan projeta a foto e o nome de cada um na parede. A cada rosto mostrado, os trs empregados que os observaram do

a nota: polegar para cima, para o lado ou para baixo. Quem recebe trs polegares para cima ou trs para baixo, no h discusso, seu destino est decidido. A maioria, entretanto, recebe gestos diversos, o que leva a discusses noite adentro o preo a ser pago pela certeza de se trazer para o barco somente quem tem a cultura da empresa no sangue.

12

Liderana

www.lideraonline.com.br

Fale conosco: atendimento@lideraonline.com.br

CINE LIDERANA

CISNE NEGRO
Por Myrna Silveira Brando

SINOPSE
O filme a histria de Nina, uma dedicada bailarina que v na aposentadoria de Beth, a prima dona da companhia, a chance de alar ao cobiado posto da carreira. Ela escolhida por Thomas, o gerenciador da pea, para substitu-la. Nina tem uma tcnica extremamente apurada e perfeita para viver a moa encantada em um cisne o Cisne Branco. Mas ela tem que descobrir como interpretar a cruel e sensual contraparte, o Cisne Negro. No desenrolar da trama, Nina projeta sua culpa por ter assumido o papel de Beth e se desespera no medo de perd-lo para a novata Lily. Subjugada pela me, reprimida sexualmente, assombrada por fantasias, ela vive cenas de terror reais e imaginrias.

TEMAS
O filme enseja a reflexo e o debate de inmeros temas do mundo corporativo como desafios, competitividade, perfeccionismo, liderana, sucesso, carreira, aposentadoria, presso e conflito.

A PEA
Para melhor compreenso da histria, importante lembrar, num pequeno resumo, a pea dramtica O Lago dos Cisnes, do compositor russo Tchaikovsky, pano de fundo do filme e talvez o bal mais conhecido do mundo. A pea a histria da princesa Odette que, tendo sido transformada em cisne, somente toma sua verdadeira forma noite. O prncipe Siegfried se apaixona por ela e deseja romper o encantamento, escolhendo-a como esposa durante o baile do rei. Mas Rothbart, o bruxo maligno que a enfeitiara, substitui Odette pela feiticeira Odile. Enganado de incio, Seigfried enfim descobre o estratagema. Corre floresta, almejando reencontrar Odette e lhe declarar o seu amor. A princesa o perdoa, mas o lago cresce sob a ira do bruxo, momento em que a pea atinge o auge de sua dramaticidade.
Fale conosco: atendimento@lideraonline.com.br www.lideraonline.com.br

Liderana

13

NESTA EDIO

Sugestes para o debate


Sugerimos um debate em torno dos temas abaixo, muitos j levantados nos inmeros encontros realizados com o lme.

1 Um tema forte para o debate, sempre presente no mundo


corporativo a questo da competitividade, presente tambm na histria e com muita nfase na cabea da personagem.

DADOS SOBRE O FILME


1. O cerne da trama no o bal em si. O filme um estudo sobre a psique de uma personagem sob uma presso vinda de todos os lados, principalmente dela prpria. 2. O tema da bailarina que sonha em ser a prima dona da companhia j foi abordado vrias vezes na pera, no teatro e no prprio cinema. O inovador na histria do filme Cisne Negro explorar o mundo turbulento na mente da protagonista. 3. A prpria pea j foi objeto de outras adaptaes como a do coregrafo australiano Graeme Murphy e a do britnico Matthew Bourne, que criou uma verso prpria somente com bailarinos masculinos. 4. O diretor foi muito talentoso na composio do clima pesado do filme, ajudado no s na opo pelo digital, mas tambm pela utilizao de cores sbrias e pouca luminosidade. Para isso, foi fundamental a fotografia de Matthew Libatique e a montagem adequada de Andrew Weisblum. 5. Cisne Negro foi indicado ao Oscar nas categorias de melhor filme, direo, edio, fotografia e conquistou o prmio de melhor atriz para Natalie Portman, que interpreta a protagonista. 6. Um fato de registro nos bastidores do filme foi a no concesso dos crditos para Sarah Lane, que alega ter feito grande parte das cenas de bal, como dubl da atriz principal. Segundo consta, ela reivindicou esse crdito, mas foi pressionada para no levar o assunto avante e tambm para no dar entrevistas a respeito.
14 Liderana
www.lideraonline.com.br

2 Nina vive cenas de terror mesclando aspectos imaginrios

e aqueles que de fato fazem parte da realidade. H momentos em que fica difcil distinguir o que real e o que, na verdade, uma transposio psicolgica da personagem. Vale aqui a percepo de cada expectador (a), que far sua prpria leitura de acordo com seus padres, condicionamentos, conceitos, conhecimento e histria de vida.

3 Um debate muito interessante pode ser suscitado em torno

de Erica Sayers, me da protagonista. Ela renunciou sua carreira por causa da filha e quer v-la alar perfeio e ao sucesso, que ela mesma no conseguiu. Reparem que Erica interpretada por Barbara Hershey, uma das atrizes mais sensuais dos anos 70, com o rosto hoje quase desfigurado por vrias plsticas, numa clara inteno dos realizadores de mostrar a decadncia da personagem. Transpondo para o mundo corporativo, possibilita um debate sobre a importncia de no desistirmos de dar continuidade a uma carreira se temos aptido e talento para ela.

4 Nina dana com tcnica acurada, mas no consegue colo-

car emoo e sentimentos em sua arte. Muitas vezes o fato pode ser constatado nas organizaes em que pessoas possuem uma perfeita tcnica racional, mas no conseguem muitas vezes junt-la a outros sentimentos importantes como espiritualidade, emoo e intuio.

5 Cisne Negro um filme que pode ser analisado por vrias

reas tais como: administrao e gerncia, psicologia, medicina, psiquiatria, psicanlise, artstica (dana / bal); e tambm por diversos prismas: medo, paranoia, obsesso, insegurana, presso, inveja, opo sexual, transgresso, decadncia e outros. Isso possibilita que a reflexo e o debate sejam direcionados de acordo com o vis e a rea que est realizando o programa.

Fale conosco: atendimento@lideraonline.com.br

Myrna Silveira Brando jornalista, sociloga e pesquisadora. Presidente do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro (CPCB) e diretora cultural da Associao Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ). autora dos livros Leve seu gerente ao cinema e Luz, cmera, gesto. E-mail: mcbrandone@yahoo.com

Para ter acesso ao trailer, clique no cone abaixo.

DESTAQUE DE CENAS
importante que o filme seja exibido na ntegra para melhor percepo da trama e subsdios para o debate. Chamamos, no entanto, a ateno de algumas cenas. Logo no incio do filme, em torno dos 7 minutos, uma cena chave mostra o semblante preocupado de Nina, no momento em que a novata Lily chega Companhia, para o seu primeiro dia de trabalho. Em duas sequncias em torno de 14 minutos e depois aos 52 minutos cenas importantes para o contexto da histria mostram Nina danando durante os ensaios, e Thomas avaliando o seu desempenho. Em torno de 1 hora e 26 minutos a cena que mostra Thomas acenando com a cabea para Nina, num sinal de que est tudo bem com o desempenho dela. Quase ao final do filme, em torno de 1 hora e 34 minutos, a sequncia que mostra Nina danando vestida de Cisne Negro e, logo aps, recebendo os aplausos da plateia.
Fale conosco: atendimento@lideraonline.com.br

FICHA TCNICA
Ttulo original: Black Swan Ttulo da traduo brasileira: Cisne Negro Ano: 2010 Pas: EUA Direo: Darren Aronofsky Roteiro: Mark Heyman e Andres Heinz Fotografia: Matthew Libatique Msica: Clint Mansell Edio: Andrew Weisblum Elenco: Natalie Portman, Mila Kunis, Vincent Cassel, Barbara Hershey, Winona Ryder e outros. Gnero: Drama / Thriller Produo: Fox Searchlight Pictures Durao do filme: 108 minutos

www.lideraonline.com.br

Liderana

15

DICAS

Como administrar os e-mails no trabalho

Por Christian Barbosa

m estudo da Universidade Catlica de Louvain, na Blgica, divulgou recentemente que o excesso de e-mails nas empresas est relacionado com o aumento de estresse dos trabalhadores, assim como a perda de produtividade das companhias. Segundo a professora responsvel pela pesquisa, Caroline Sauvahol-Rialland, o excesso de e-mails e de informao em geral, acarreta riscos sociais e psquicos para os empregados e empobrece a empresa. Parece assustador, mas essa uma realidade para muitas pessoas, principalmente para aquelas que utilizam o e-mail como uma ferramenta de trabalho. claro que o aumento da velocidade dos meios de comunicao trouxe benefcios para a sociedade em geral, porm, algumas de suas consequncias preocupam. Segundo uma pesquisa realizada pela empresa da qual sou CEO, a Triad PS, o brasileiro gasta em mdia trs horas dirias para ler, organizar, classificar e depois responder os e-mails. O e-mail, sem dvida, uma das tecnologias recentes que mais dominou a vida das pessoas. O problema que ele tambm virou um vcio. Para muitos, ficar sem e-mail por algumas horas d tremedeira no corpo, quase um processo de abstinncia. Nas empresas, o e-mail se tornou o maior ladro corporativo da produtividade (quase empatado com as reunies). O uso errado do e-mail padro: todo mundo copia todo mundo, volume de e-mails desnecessrios, pessoas ansiosas que mandam e-mail e conseguem ligar antes do mesmo chegar, pessoas que usam e-mail para tirar a sua responsabilidade, caixas postais lotadas e muitos outros erros.

16

Liderana

www.lideraonline.com.br

Fale conosco: atendimento@lideraonline.com.br

Nosso foco tem de ser na reduo do tempo que lidamos com e-mail e para isso existem diversas estratgias. Separei algumas que considero mais importantes para voc aplicar:
Veja o seu e-mail a cada duas horas Se voc ficar com seu e-mail aberto a todo momento, ter mais interrupes, alm de aumentar seu nvel de estresse, ansiedade e vai fazer voc multitarefar. Esse o pior hbito que o profissional pode ter para perder o controle do seu tempo. Se a coisa for urgente de verdade, as pessoas vo te ligar. Se as pessoas no podem esperar duas horas para obter uma resposta sua, o seu problema no o e-mail, pense nisso. Escreva de forma objetiva As pessoas que recebem minhas respostas j perceberam que eu no escrevo mais do que trs ou quatro pargrafos. Se o assunto longo eu ligo ou agendo pessoalmente, no perco tempo escrevendo. Ningum mais tem tempo e pacincia para ler e-mails muito longos, pode reparar que quanto mais longo seu e-mail, mais tempo ele demora a ser respondido. Meta de ver o branco da Caixa de Entrada Isso significa que sua Inbox deve ter menos e-mails do que a capacidade de uma tela, para voc poder ver o branco que fica quando voc tem poucas mensagens. Para isso, nesses horrios foque em transformar seus e-mails em tarefas, reunies, informaes (pastas) ou simplesmente em lixo. Nada de trabalhar por e-mail, trabalhe por tarefas priorizadas. Troque o e-mail por outros meios A tendncia o e-mail deixar de existir nos prximos anos e isso vai acontecer pelo uso de ferramentas como Messenger, ferramentas de colaborao com um Neotriad, softwares de escritrio como o Word on-line, compartilhamento de documentos etc. Sempre que possvel, pense em como evitar mandar um e-mail atravs de outra forma de comunicao.

Se for urgente, no mande e-mails necessrio que as pessoas adotem essa poltica de resolver as urgncias pessoalmente ou ento por telefone. Isso porque, alm de facilitar a organizao da caixa de entrada daquele que receberia a mensagem, faz com que o problema seja resolvido muito mais rapidamente com uma conversa direta. O bom uso do e-mail consegue definir o profissional produtivo do improdutivo. A capacidade de lidar com as interrupes um exerccio dirio de assertividade e objetividade, isso uma questo de sabedoria na gesto do seu tempo. Procure planejar bem suas atividades e evite mensagens desnecessrias que, muitas vezes, atrapalham sua vida e daqueles com quem voc compartilha este vcio.

Christian Barbosa Maior especialista no Brasil em administrao de tempo e produtividade, CEO da Triad PS, empresa multinacional especializada em programas e consultoria na rea de produtividade, colaborao e administrao do tempo. Ministra treinamentos e palestras para as maiores empresas do pas e da Fortune 100.

Fale conosco: atendimento@lideraonline.com.br

www.lideraonline.com.br

Liderana

17

Extremos
Mesmo as melhores coisas na vida podem deixar de ser bencas quando levadas ao extremo. Por mais que voc pense: Se um pouco bom, mais ser melhor, isso raramente verdade. Em quase tudo na sua vida existe um limite, um ponto no qual mais no signica melhor. De fato, muitas vezes almejamos isso, quando o que na verdade queremos no mais, e sim melhor. Temos fome e comemos mais, quando o que precisamos de comida com maior valor nutritivo. Queremos mais dinheiro, quando na verdade esse esforo seria melhor investido se gastssemos o que j temos com sabedoria. Se voc est constantemente buscando mais e mais e, mesmo assim, nunca est satisfeito, porque provavelmente nunca vai estar. Conseguir mais sempre uma resposta bvia e simples, mas isso no signica que seja a certa. Quando voc se pegar precisando ir ao extremo, pense se no seria melhor mudar um pouco de direo. A qualidade pode existir independentemente da quantidade. Mais de uma coisa boa no signica melhor. Em vez de se preocupar em conseguir mais, ponha toda essa energia procurando o melhor.
Ralph Marston

Copyright 2012 Ralph S. Marston, Jr. www.greatday.com

IE LU CQ QI AU

Anda mungkin juga menyukai