Anda di halaman 1dari 4

1- Martins, Cynthia Cravalho. Os deslocamentos como categoria de anliseagricultura e garimpo na lgica camponesa.

Dissertao de mestrado apresentada ao Mestrado de Polticas Publicas, UFMA, So Lus, 2000. Neste trabalho a autora observa que as atividades agrcolas, de extrao vegetal (babau) e mineral fazem parte do calculo econmicos das famlias desde o perodo em que chegaram ao Maranho os cearenses e piauienses. Neste sentido, ela procura interpretar o significado dos deslocamentos de homens de famlias camponesas no Maranho para as reas de Garimpo no Par e Suriname. Dentre outras coisas Martins destaca o carter sazonal dessa atividade enquanto uma estratgia de manuteno da condio camponesa da unidade familiar. No toda a famlia que se desloca para as reas de garimpo, em geral so os chefes destas ou filhos adultos que por determinados perodos do ano exercem esta atividade - em geral nos perodos que no coincidem com o plantio e/ou colheita das roas. Permanecem diretamente vinculados com os locais de origem (quando esto nos garimpos no se consideram como moradores dessas localidades, isto ficou perceptvel na pesquisa quando a autora perguntava o local de moradia dos entrevistados e estes ao responder se referiam aos locais de origem) enviando quantias em dinheiro e retornando sempre que os trabalhos da roa demandassem mais mo de- obra. Dentre os motivos de atrao ao garimpo esto a busca de recursos financeiros para cobrir dvidas do financiamento agrcola (na poca PROCERA), vontade de adquirir o prprio lote (no caso de agregados e assalariados agrcola). Por vezes acontece deste segmento conseguir terras prximas as reas de garimpo, seja por compra ou em reas devolutas e a deslocam a famlia para residir em definitivo nessa regio) ou de melhorar as condies de sua posse (no caso dos posseiros e pequenos proprietrios (estes ltimos quando deslocam a famlia por que foram expropriados de suas terras por grileiros) Isso foi o que consegui lembrar de cabea, faz muito tempo que tive acesso a algumas partes desse trabalho no cheguei a ler todo. Essa referncia bibliogrfica que apresento acima foi retirada de um projeto de pesquisa que faz meno a esta Dissertao.

2-PAULA ANDRADE, Maristela de. Terra de ndio -identidade tnica e conflito em terras de uso comum. So Lus, UFMA, 1999. Deste trabalho vale destacar o captulo 5 intitulado: A articulao entre a apropriao familiar e o usufruto comum dos recursos natureza. p.131-186. Antes como exemplo ilustrativo queria comentar a respeito dos processos de reconhecimento da chamadas reas remanescentes de quilombo e aplicao do artigo 68 das disposies constitucionais transitria de outubro de 1988 que assegura: Aos remanescentes das comunidades de quilombo que estejam ocupando suas terras reconhecida a propriedade definitiva, devendo o Estado emitir-lhes os ttulos respectivos. Como parte do processo de reconhecimento e conseqentemente emisso do ttulo da rea, exige-se um Laudo Antropolgico, que ateste que a comunidade ocupante dos domnios em questo descenda de ex-escravos que tiveram acesso as terras por doao, concesses feitas pelo Estado ou compra. Em geral o principal atributo dessas comunidades dado pela forma de uso e acesso terra e aos recursos naturais nela presente que segundo Almeida (1994)1 se d: com ou sem formalizao jurdica, descendentes que permanecem nessas reas por vrias geraes, sem procederem ao formal de partilha sem desmembra-las e sem delas se apropriarem individualmente. Ou seja, muito mais do que a noo corrente de quilombo, o que vale nesse sentido a forma de acesso a terra e aos recursos naturais nela presente. No trabalho de Paula Andrade, que trata de um conflito agrrio ocorrido em uma rea conhecida como terra de ndio2 (localizada na baixada ocidental Maranhense) que caracteriza-se principalmente por ser terras de uso comum, a autora atravs de uma extensa pesquisa documental e etnogrfica rene provas da autenticidade do direito de posse reivindicado por essas comunidades.

ALMEIDA, A.W. Carajs: A Guerra dos Mapas. Belm: Falngola, 1993.

Esta terminologia trabalhada inicialmente por Almeida como categoria antropolgica que compreende domnios titulados que foram entregues formalmente a grupos indgenas ou seus remanescentes, na segunda metade do sculo passado e princpios deste, sob forma de doao ou concesso por servios prestados ao Estado.

Dentre outros elementos Paula Andrade destaca um conjunto de termos/noes cujo significado compreendem a formas de uso da terra especfica do grupo em questode sociedades tradicionais que so: mato, conserva e quintais, em principio interessa aqui o termo quintal. Quintal: refere-se a aquele domnio sobre o qual incide a apropriao familiar, refere-se a benfeitorias (cercas, currais, poos e arvores frutferas {laranja, limo, mangueiras, jaqueiras, etc}) prximas casa, mas no necessariamente localizadas em espaos determinados (atrs, na frente da casa) que esto sobre o controle de determinada unidade domstica.(Paula Andrade, 1999, p. 131-134). O que me chamou ateno para o uso dessa categoria foi a foto da pgina 05 proximidades de montanha na qual aparece um criana brincando com uma bola embaixo de algumas arvores. Estas rvores me parecem bem antigas, possvel at que algumas delas tenham sido plantadas pelos primeiros moradores (em ultimo caso creio no ser difcil pra vcs data-las), uma das formas comum de consolidar uma posse a realizao das chamadas benfeitorias que incluem alm das construes e derrubada da mata, a formao do pomar domstico e reas de vivencia (SOMBRA), atravs do plantio de frutferas prximo as casas.

3- A Histria Oral ou Mtodo Biogrfico enquanto o registro da histria de vida de indivduos que, focaliza suas memrias pessoais e constroem tambm uma viso concreta da dinmica de funcionamento e das vrias etapas da trajetria do grupo social ao qual pertencem, recebe algumas crticas no sentido de que esta, por se basear em memrias podem apresentar inconsistncias na medida em que, a memria seletiva (nos lembramos apenas de coisas que tenham nos interessado pessoalmente e, mesmo assim, a memria pode sofrer alteraes com o passar do tempo). E, ainda, algumas pessoas poderiam deturpar o que teriam a dizer por motivos meramente pessoais, ora vangloriando exageradamente algo, ora denegrindo exageradamente. No entanto, a crtica aplicada a tal forma de documento histrico no costuma ser centrada em desmerecer o que as pessoas teriam contar. Alem do que se conseguiu ao longo do tempo estabelecer uma metodologia bem estruturada para a produo de dados a partir dos relatos orais

A forma comum de superar esse problema especialmente quando se tem uma questo judicial, consiste em confrontar a sabedoria ancestral transmitida pelos mais velhos da boca ao ouvido com documentos de arquivos, bibliotecas, cartrios etc. O que vcs tem feito.

Anda mungkin juga menyukai