Anda di halaman 1dari 9

22 PROPRIEDADE INDUSTRIAL: Patente de inveno, Patente modelo de utilidade. Requerimento e defesa dos privilgios Legislao: Lei n. 9.

.279/1996 (LPI), que substituiu a Lei n. 5.772/1971, e a Lei n. 10.973/2004 (Lei de Inovaes), que visa a estimular e desenvolver a pesquisa cientfica e tecnolgica no Brasil. Introduo: Direito de propriedade industrial (direito empresarial) espcie do chamado direito de propriedade intelectual (gnero), sendo que este abrange tambm o direito autoral (direito civil) e o direito antitruste (represso ao abuso de poder econmico). Direito de propriedade industrial (protege uma tcnica) e o direito autoral (proteo da obra em si) tm em comum: (a) proteo de bens imateriais, (b) que resultam da criatividade do ser humano e (c) no de foras fsicas. Proteo do autor independe de registro (CF/88 assegura tal direito), j a do inventor depende de registro (conferido pela primeira autoridade administrativa). Histrico: Com a Revoluo Industrial, a passagem de um sistema artesanal para a indstria, a criao passa a ser instrumento de poder e riqueza. Primeiro caso de proteo a um invento, em 1236, em Bordeaux, Frana Bonafasus de Sancta e Companhia com o direito de explorar, com exclusividade, por 15 (quinze) anos, o mtodo flamengo de tecer e tingir tecidos de l. Leonardo da Vinci, artista plstico, cientista e escritor italiano, nasceu em 15 de abril de 1452, considerado por muitos o maior gnio da criao em todos os tempos, era cioso de suas criaes, usava artifcios como o de escrever ao contrrio e praticava erros intencionais em seus projetos para que no pudessem ser furtados (FURTADO, Lucas Rocha. Sistema de propriedade industrial no Brasil. Braslia: Braslia Jurdica, 1996). Codificaes de patentes, em Veneza (1474) e na Inglaterra (1623/4), com a introduo dos requisitos da novidade e da aplicao industrial para caracterizar a inveno. Conveno de Paris, pela primeira vez em 1883, para harmonizar e uniformizar o sistema internacional de proteo industrial. Brasil um dos fundadores. Precocidade brasileira, antes da Conveno: j em 28 de janeiro de 1809, o Prncipe Regente promulgou um alvar concedendo privilgio de inveno, o qual est sujeito a dois requisitos: novidade e utilizao (FURTADO, Lucas Rocha. Sistema de propriedade industrial no Brasil. Braslia: Braslia Jurdica, 1996). Todas as Constituies brasileiras cuidaram do direito industrial, tendo a atual o colocado no rol dos direitos e garantias individuais, a saber: a lei assegurar aos

autores dos inventos industriais privilgio temporrio para sua utilizao, bem como proteo s criaes industriais, propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnolgico e econmico do Pas (art. 5, XXIX, CF/88). Lei n. 9.279/96 Estabelece o art. 2, que a proteo dos direitos relativos propriedade industrial, considerado o seu interesse social e o desenvolvimento tecnolgico e econmico do Pas, efetua-se mediante: I concesso de patentes de inveno e de modelo de utilidade; II concesso de registro de desenho industrial; III concesso de registro de marca; IV represso s falsas indicaes geogrficas; e V represso concorrncia desleal. So 4 os bens protegidos: inveno e modelo de utilidade concesso de patente (carta-patente); e Marca e desenho industrial concesso de registro (certificado de registro). O direito de propriedade reprime, ainda, falsas indicaes geogrficas e concorrncia desleal. Em funo da adoo dos preceitos da Conveno da Unio de Paris, a LPI contemplou, no art. 3, a determinao para se aplicar a lei: I ao pedido de patente ou de registro proveniente do exterior e depositado no Pas por quem tenha proteo assegurada por tratado ou conveno em vigor no Brasil (princpio da prioridade) e II aos nacionais ou pessoas domiciliadas em pas que assegure aos brasileiros ou pessoas domiciliadas no Brasil a reciprocidade de direitos iguais ou equivalentes (princpio da assimilao). O art. 5 da LPI dispe: consideram-se bens mveis, para os efeitos legais, os direitos de propriedade industrial. INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) No Brasil, os direitos de propriedade industrial so concedidos pelo INPI, autarquia federal, vinculada ao Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio. Atribuio de conceder privilgios e garantias aos inventores e criadores em mbito nacional. O art. 2 da Lei n. 5.648/70, com redao dada pela LPI, dispe que o INPI tem por finalidade principal executar, no mbito nacional, as normas que regulam a propriedade industrial, tendo em vista a sua funo social, econmica, jurdica e tcnica, bem como pronunciar-se quanto convenincia de assinatura, ratificao e denncia de convenes, tratados, convnios e acordos sobre propriedade industrial. Inafastabilidade do controle jurisdicional dos atos do Poder Pblico (art. 5, XXXV, CF/88). INPI como parte, competncia da Justia Federal (art. 57 da LPI).

Das patentes Os bens protegidos pelo direito de propriedade industrial so a inveno e o modelo de utilidade, mediante a concesso de patente, instrumentalizada pela cartapatente. O pedido de proteo ser feito junto ao INPI pelo autor da inveno ou do modelo de utilidade, mas tambm pode ser realizado pelos herdeiros ou sucessores do autor, pelo cessionrio ou por aquele a quem a lei ou o contrato de trabalho ou de prestao de servios determinar que pertena a titularidade (art. 6,2, da LPI). Invento em conjunto: quando se tratar de inveno ou de modelo de utilidade realizado conjuntamente por duas ou mais pessoas, a patente poder ser requerida por todas ou qualquer delas, mediante nomeao e qualificao das demais, para ressalva dos respectivos direitos (art. 6, 3, da LPI). Dois ou mais autores: se dois ou mais autores tiverem realizado a mesma inveno ou modelo de utilidade, de forma independente, o direito de obter patente ser assegurado quele que provar o depsito mais antigo, independentemente das datas de inveno ou criao (art. 7 da LPI). Direito autoral, com proteo a partir da criao efeito declaratrio. Direito de propriedade industrial, com proteo junto ao INPI (patente ou registro) efeito constitutivo. Inveno LPI no a definiu. Trata-se de um original decorrente da atividade criativa do ser humano. Modelo de utilidade LPI definiu, no art. 9, ao dispor que se trata de objeto de uso prtico, ou parte deste, suscetvel de aplicao industrial, que apresente nova forma ou disposio, envolvendo ato inventivo, que resulte em melhoria funcional no seu uso ou em sua fabricao. Alguns o tratam como mini-inveno ou pequena inveno. Requisitos de patenteabilidade a)Novidade: uma inveno atende ao requisito da novidade se desconhecida dos cientistas ou pesquisadores especializados (COELHO, Fbio Ulhoa. Curso de direito comercial. 7. Ed. So Paulo: Saraiva, 2003. P. 150. v. 1). Com relao a ambos (inveno e modelo de utilidade), o requisito da novidade est preenchido quando no esto compreendidos no estado da tcnica (art. 11 da LPI), o qual constitudo por tudo aquilo tornado acessvel ao pblico antes da data de depsito do pedido de patente, por descrio escrita ou oral, por uso ou qualquer outro meio, no Brasil ou no exterior, ressalvado o disposto nos arts. 12, 16 e 17 (art. 11, 1, da LPI). b)Atividade inventiva (nos EUA, chamado non-obviousness): inventor deve demonstrar que chegou quele resultado novo em decorrncia especfica de um ato de criao seu.

Para um tcnico no assunto, tal requisito se encontra preenchido quando a inveno no decorrer de maneira evidente ou bvia do estado da tcnica (art. 13 da LPI), e o modelo de utilidade no decorrer de maneira evidente ou vulgar do estado da tcnica (art. 14 da LPI). c)Patenteabilidade: ou da aplicao industrial, quando a inveno ou modelo de utilidade possam ser utilizados ou produzidos em qualquer tipo de indstria (art. 15 da LPI). Exigncia de invento til e factvel. d)Licitude: ou desempedimento, como pregam alguns doutrinadores Art. 18, da LPI, afirma no serem patenteveis: I o que for contrrio moral, aos bons costumes e segurana, ordem e sade pblica; II as substncias, matrias, misturas, elementos ou produtos de qualquer espcie, bem como a modificao de suas propriedades fsico-qumicas e os respectivos processos de obteno ou modificao, quando resultantes de transformao do ncleo atmico, e III o todo ou parte dos seres vivos, exceto os microorganismos transgnicos que atendam aos trs requisitos de patenteabilidade novidade, atividade inventiva e aplicao industrial previstos no art. 8 e que no sejam mera descoberta. O art. 18 trata de casos que, em tese, podem ser considerados inveno ou modelo de utilidade, porque preenchidos os requisitos da novidade, da atividade inventiva e da aplicao industrial. Todavia, o ordenamento prefere no lhes conferir proteo, por conta de valores relevantes, como a moral, a segurana etc. A LPI, no art. 10, sequer considera inveno ou modelo de utilidade: I descobertas, teorias cientficas e mtodos matemticos; II concepes puramente abstratas; III esquemas, planos, princpios ou mtodos comerciais, contbeis, financeiros, educativos, publicitrios, de sorteio e de fiscalizao; IV as obras literrias, arquitetnicas, artsticas e cientficas ou qualquer criao esttica; V programas de computador em si (softwares, estes protegidos nos termos da Lei n. 9.609/98); VI apresentao de informaes; VII regras de jogo; VIII tcnicas e mtodos operatrios ou cirrgicos, bem como mtodos teraputicos ou de diagnstico, para aplicao no corpo humano ou animal; e IX o todo ou parte de seres vivos naturais e materiais biolgicos encontrados na natureza, ou ainda que dela isolados, inclusive o genoma ou germoplasma de qualquer ser vivo natural e os processos biolgicos naturais. Medicamentos: a lei anterior negava proteo inveno dos remdios (pretexto de universalizar o acesso da populao aos avanos da cincia mdica). A Lei atual (n. 9.279/96) assegura proteo a tais inventos, para estimular investimentos na rea e evitar a sada dos autores a pases que assegurem tal proteo. Requisito especial para patente: anuncia da ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria).

Requerimento de patente e proteo Procedimento para o pedido de patente: art. 19 pedido deve conter o requerimento, relatrio descritivo, reivindicaes, desenhos (se for o caso), resumo e comprovante de pagamento da retribuio relativa ao depsito Pedido ao INPI art. 20: apresentado o pedido, ser ele submetido a exame formal preliminar e, se devidamente instrudo, ser protocolizado, considerada a data do depsito o da sua apresentao. Descumprimento de eventual formalidade se o pedido contiver dados relativos ao objeto, ao depositante e ao inventor, poder ser entregue, mediante recibo datado, ao INPI, que estabelecer as exigncias a serem cumpridas, no prazo de 30 (trinta) dias, sob pena de devoluo ou arquivamento da documentao (art. 21). Considera-se depositado na data do recibo (art. 21, pargrafo nico). Proteo da ideia que norteia uma criao arts. 22 e 23: o pedido de patente de inveno ter de se referir a uma nica inveno ou a um grupo de invenes inter-relacionadas de maneira a compreenderem um nico conceito inventivo, alm do que o pedido de patente de modelo de utilidade ter de se referir a um nico modelo principal, que poder incluir uma pluralidade de elementos distintos, adicionais ou variantes construtivas ou configurativas, desde que mantida a unidade tcnica-funcional e corporal do objeto. A lei procura proteger a ideia, ainda que envolva vrios objetos (interrelacionados). Relatrio: art. 24, deve descrever clara e suficientemente o objeto, de modo a possibilitar sua realizao por tcnico no assunto e indicar, quando for o caso, a melhor forma de execuo. O INPI tem por objetivo avaliar a industriabilidade do invento (requisito da patenteabilidade). Reivindicaes: deve, no relatrio, conter as reivindicaes, fundamentando-as e definindo de modo claro e preciso, a matria objeto de proteo (art. 26). Sigilo: feito o pedido, o INPI o manter em sigilo por 18 (dezoito) meses. Para o inventor organizar melhor o desenvolvimento de sua criao. Publicao; aps o prazo de sigilo, feita a publicao. A publicao poder ser antecipada, em caso de interesse da defesa nacional (arts. 30 e 75 da LPI) ou a publicao do pedido poder ser antecipada a requerimento do depositante (art. 30, 1) A proteo assegurada quele que primeiro requerer, e no necessariamente quele que primeiro inventar. Exame do pedido de patente: requerimento (ao INPI) deve ser feito 36 (trinta e seis) meses, a contar do depsito, publicado o pedido de patente e at o final do exame, ser facultada a apresentao, pelos interessados, de documentos e informaes para subsidiarem o exame (art. 31).

Arquivamento: o exame do pedido de patente dever ser requerido pelo depositante ou por qualquer interessado, no prazo de 36 meses contados da data do depsito, sob pena de arquivamento do pedido (art. 33). Caso o desarquivamento no seja pedido no prazo de 60 (sessenta) dias aps o arquivamento, torna-se definitivo (o arquivamento). Parecer: feito o pedido de exame, cabe ao INPI analisar e realizar parecer sobre a patenteabilidade Parecer pela no-patenteabilidade: depositante intimado para em 90 (noventa) dias manifestar-se. Deciso: concludo o exame, deferido ou indeferido o pedido de patente (art. 37), caber recurso (arts. 212 a 215). Deferido o pedido: paga a retribuio correspondente, expedida a respectiva carta-patente (art. 38), na qual devero constar o nmero, o ttulo e a natureza respectivos, o nome do inventor, observado o disposto no 4 do art. 6, a qualificao e o domiclio do titular, o prazo de vigncia, o relatrio descritivo, as reivindicaes e os desenhos, bem como os dados relativos prioridade (art. 39). Proteo: temporria, a patente de inveno vigorar pelo prazo de 20 (vinte) anos e a de modelo de utilidade pelo prazo de 15 (quinze) anos contados da data de depsito (art. 40). O titular ter o direito de explorao econmica exclusiva do invento patenteado, podendo impedir terceiro, sem o seu consentimento, de produzir, usar, colocar venda, vender ou importar com estes propsitos: I produto objeto de patente; II processo ou produto obtido diretamente por processo patenteado (arts. 41 e 42). Indenizao por explorao indevida, inclusive em relao explorao ocorrida entre a data da publicao do pedido e a da concesso da patente (art. 44). Licenciamento da explorao: por contrato, averbado no INPI. Licena pode ser voluntria ou compulsria. Art. 68, o titular ficar sujeito a ter a patente licenciada compulsoriamente se exercer os direitos dela decorrentes de forma abusiva, ou por meio dela praticar abuso de poder econmico, comprovado nos termos da lei, por deciso administrativa ou judicial. O 1 deste artigo inclui: ensejam, igualmente, licena compulsria: I a no explorao do objeto da patente no territrio brasileiro por falta de fabricao ou fabricao incompleta do produto, ou, ainda, a falta de uso integral do processo patenteado, ressalvados os casos de inviabilidade econmica, quando ser admitida a importao; ou II a comercializao que no satisfizer s necessidades do mercado.

Outro caso de licena compulsria: nos casos de emergncia nacional ou interesse pblico, declarados em ato do Poder Executivo Federal, desde que o titular da patente ou seu licenciado no atenda a essa necessidade, poder ser concedida, de ofcio, licena compulsria, temporria e no exclusiva, para a explorao da patente, sem prejuzo dos direitos do respectivo titular. Medicamento Efavirenz, no combate ao vrus HIV, Decreto (n. 6.108, de 4 de maio de 2007) do Presidente da Repblica determinou a licena compulsria. Governo garante economia de R$ 30 milhes e pagamento de royalties ao laboratrio titular da patente. Foi uma quebra de patente de grande repercusso nacional. Extino da patente: I pela expirao do prazo de vigncia; II pela renncia de seu titular, ressalvado o direito de terceiros; III pela caducidade; IV pela falta de pagamento da retribuio anual, nos prazos previstos no 2 do art. 84 e no art. 87; e V pela inobservncia do disposto no art. 217 (art. 78). Nulidade da patente: A ao de nulidade poder ser proposta a qualquer tempo e vigncia da patente, pelo INPI ou por qualquer pessoa com legtimo interesse, ser (art. 56) ajuizada no foro da Justia Federal e o INPI, quando no for autor, intervir no feito (art. 57). Patente de invento realizado por empregado ou prestador de servio: exclusivamente do empregador, quando A inveno e o modelo de utilidade pertencem exclusivamente ao empregador quando decorrerem de contrato de trabalho cuja execuo ocorra no Brasil e que tenha por objeto a pesquisa ou a atividade inventiva, ou resulte esta de natureza dos servios para os quais foi o empregado contratado (art. 88). Participao do empregado nos ganhos: o empregador, titular da patente, poder conceder ao empregado, autor do invento ou aperfeioamento, participao nos ganhos econmicos resultantes da explorao da patente, mediante negociao com o interessado ou conforme disposto em norma da empresa (art. 89). Entretanto, essa participao no se incorpora, a qualquer ttulo, ao salrio do empregado (pargrafo nico do art. 89). Invento exclusivamente do empregado: Pertencer exclusivamente ao empregado a inveno ou o modelo de utilidade por ele desenvolvido, desde que desvinculado do contrato de trabalho e no decorrente da utilizao de recursos, meios, dados, materiais, instalaes ou equipamentos do empregador (art. 90). Propriedade do invento comum: dar-se- quando o invento resultar da contribuio pessoal do empregado e de recursos, dados, meios, materiais, instalaes ou equipamentos do empregador, ressalvada expressa disposio contratual em contrrio (art. 91). Ao empregador garantido o direito exclusivo da licena de explorao e ao empregado a justa remunerao (2).

22. Questes de concursos responder e apontar a fundamentao legal


1)(Magistratura Federal/3 Regio) So bens industriais patenteveis: a)o modelo de utilidade e o desenho industrial b)a inveno e o desenho industrial c)a inveno e as marcas d)a inveno e o modelo de utilidade 2)(Juiz de Direito PR 2008) Assinale a alternativa correta: a)Se dois ou mais autores tiverem realizado a mesma inveno ou modelo de utilidade, de forma independente, o direito de obter patente ser assegurado quele que provar a data da inveno ou do modelo de utilidade mais antiga por meio de testemunhos. b) patentevel a inveno de objeto de uso prtico, ou parte deste, que apresente nova forma ou disposio, envolvendo ato inventivo, que resulte em melhoria funcional no seu uso ou em sua fabricao. c)Os materiais biolgicos encontrados na natureza, ou ainda que dela isolados no so considerados inveno nem modelo de utilidade. d)So patenteveis o todo ou parte dos seres vivos, inclusive os microorganismos transgnicos que atendam aos requisitos de patenteabilidade como novidade, atividade inventiva e aplicao industrial e que no sejam mera descoberta. 3)(Juiz de Direito SP 2004) Assinale a afirmativa incorreta. a)Para efeitos legais, os direitos de propriedade industrial so considerados bens mveis. b)A proteo dos direitos relativos propriedade industrial se d, entre outras circunstncias, pela represso concorrncia desleal. c)A inveno considerada patentevel quando atende aos requisitos da novidade, atividade inventiva, aplicao industrial e utilidade indita. d)A ao de nulidade de patente ser sempre ajuizada no foro da Justia Federal, ainda que o INPI no figure como autor. 4)(OAB SP Agosto 2005) Assinale a alternativa correta. a)O prazo de vigncia da patente de modelo de utilidade no ser inferior a 08 (oito) anos, a contar da data da concesso, ressalvada a hiptese do INPI estar impedido de proceder ao exame do mrito do pedido, por pendncia judicial comprovada ou por motivo de fora maior. b)A patente do modelo de utilidade vigorar pelo prazo de 10 (dez) anos, contados da data do depsito. c)O prazo de vigncia da patente de inveno no ser inferior a 15 (quinze) anos, a contar da data da concesso, ressalvada a hiptese do INPI estar impedido de proceder ao exame do mrito do pedido, por pendncia judicial comprovada ou por motivo de fora maior. d)A patente de inveno vigorar pelo prazo de 20 (vinte) anos, contados da data do depsito. 5)(Juiz de Direito PR 2008) Assinale a alternativa correta. a)A patente de inveno vigorar pelo prazo de 15 (quinze) anos e a de modelo de utilidade pelo prazo de 10 (dez) anos contados da data do depsito. b) pessoa de boa f que, antes da data de depsito ou de prioridade de pedido de patente, explorava seu objeto no Pas, ser assegurado o direito de em 5 (cinco) anos encerrar a explorao, sem arcar com indenizaes ao titular da patente. c)A patente confere ao seu titular o direito de impedir terceiro, sem o seu consentimento, de produzir, usar, colocar venda, vender ou importar com estes propsitos produto objeto de patente incluindo preparao de medicamento de acordo com prescrio mdica para casos individuais, executada por profissional habilitado. d)Ao titular da patente assegurado o direito de obter indenizao pela explorao indevida de seu objeto, inclusive em relao explorao ocorrida entre a data da publicao do pedido e a da concesso da patente. 6)(OAB SC Agosto 2006) Assinale a ERRADA. a)Os programas de computador em si no so patenteveis. b)Descobertas, teorias cientficas e mtodos matemticos so considerados inveno e podem ser patenteados. c)Para serem patenteados, as invenes e modelos de utilidade no devem estar compreendidos no estado da tcnica. d)Os modelos de utilidade, assim considerados os objetos de uso prtico ou parte deste, que apresente nova forma ou disposio ou envolva melhoria funcional no uso ou na fabricao, so patenteveis.

7)(OAB SC Abril 2007) De acordo com a Lei n 9.279/96 Cdigo da Propriedade Industrial, correto afirmar: a)A ao de nulidade da patente poder ser proposta a qualquer tempo da vigncia da patente, pelo INPI ou por qualquer pessoa com legtimo interesse. b) A ao de nulidade da patente poder ser proposta a qualquer tempo da vigncia da patente, somente pelo INPI. c) A ao de nulidade da patente poder ser proposta a qualquer tempo da vigncia da patente, somente por pessoa com legtimo interesse. d) A ao de nulidade da patente somente poder ser proposta at dois anos da concesso da mesma e poder ser proposta pelo INPI ou por qualquer pessoa com legtimo interesse. 8)(TJ/RS Juiz de Direito Substituto 2009) A respeito da Lei n 9.279/1996 (Lei de Propriedade Industrial), assinale a assertiva correta. a)O pedido de patente de inveno ter de se referir a uma nica inveno ou a um grupo de invenes interrelacionadas de maneira a compreenderem um nico conceito inventivo. b)So patenteveis invenes mesmo que contrrias moral, aos bons costumes e segurana. c)O pedido de patente retirado ou abandonado no necessita ser publicado. d)A patente de inveno vigorar pelo prazo de dez anos, e a de modelo de utilidade, pelo prazo de cinco anos contados da data do depsito. e)Prescreve em trs anos a ao para reparao de dano causado ao direito de propriedade industrial. 9)(Magistratura SP 180 Concurso)A proteo dos direitos relativos propriedade industrial efetua-se mediante a)concesso de patentes de inveno e de modelo de utilidade e concesso de registro de desenho industrial nos termos da Lei de Propriedade Industrial (Lei n 9.279/96), sendo a proteo relativa marca submetida s regras do direito autoral (Lei n 9.610/98). b)as regras do Direito Autoral previstas no Cdigo Civil. c)registro pblico empresarial com o devido depsito da marca e patente efetuado nos termos da Lei n 8.934/94, que dispe sobre o registro pblico de empresas mercantis e afins. d)concesso de patentes de inveno e de modelo de utilidade; concesso de registro de desenho industrial e de marca; represso s falsas indicaes geogrficas; represso concorrncia desleal, nos temos de Propriedade Industrial (Lei n 9.279/96). 10)(Juiz de Direito SP 2007)A patente de inveno e o modelo de utilidade vigoram pelo prazo de 20 (vinte) anos a)e 15 (quinze) anos, respectivamente, contados da data da concesso. b)e 15 (quinze) anos, respectivamente, contados da data do depsito. c)contados da data do depsito. d) contados da data da concesso. 11)(OAB DF Agosto 2006)O invento obtido pelo empregado com equipamento e recursos do empregador, porm de forma desvinculada do contrato de trabalho ou prestao de servio e no decorrente desta caracterizado como: a)Inveno de empresa, sendo de propriedade exclusiva da empresa. b)Inveno de servio, sendo de propriedade exclusiva do empregador que conceder ao empregado participao nos lucros relativos ao invento. c)Inveno livre, sendo de propriedade exclusiva do empregado. d)Inveno mista ou conexa, sendo de propriedade comum, em partes iguais, ao empregado e ao empregador. 12)(TRF 2 Regio VIII) Faa distino entre inveno, modelo de utilidade e marca e, em seguida esclarea a natureza jurdica destes atos, protegidos pela Lei 9.279/96 e a Conveno da Unio de Paris.

Anda mungkin juga menyukai