Anda di halaman 1dari 85

Os 12 Trabalhos de Hrcules

Site: http://pt.shvoong.com/books/dictionary/1813667-os-12-trabalhos-h%C3%A9rcules/

Um dos maiores mitos greco-romanos sempre enfrentou perseguio de Hera, mulher de seu pai, Zeus. Quando era ainda beb, a madrasta colocou 2 serpentes em seu bero, que ele estrangulou. Quando j homem, foi enfeitiado por Hera e teve uma crise de loucura matando a prpria mulher e os filhos. Pelo crime virou servo de Euristeu, que o condenou a executar 12 difceis tarefas. 1 - Matar o leo de Nemia, monstro cado da Lua, de quem ele deu cabo e passou a vestir a sua pele como escudo protetor. 2 - Destruir outra monstrenga, a Hidra Lerna, que tinha 7 cabeas e cuspia fogo. 3 - Capturar a corsa de Gernia que, por ter patas de bronze, era extremamente veloz. Acabar com um gigantesco javali selvagem que assolava o monte Erimanto. 5 - Limpar em 1 s dia as estrebarias do rei Augeas, que estavam atulhadas de estrume, para isso, ele desviou o curso de um rio, que lavou tudo. 6 - Acabar com as aves ferozes que habitavam o lago Estinfale e comiam carne humana. 7 - Capturar uns touros loucos, que amedrontava os moradores da ilha de Creta. 8- Eliminar as guas antropfagas do rei da Trcia, ele o fez antes dando o prprio rei como pasto. 9 - Roubar o cinto de ouro da rainha Hiplita, no pas das guerreiras amazonas. 10 - Capturar os bois selvagens do Gerio, da ilha Eritia. 11 - Entrar no fantstico jardim das espcies e roubar as mas douradas das ninfas, tendo que passar pelo gigante Atlas. 12 - Capturar e levar para o rei o temido co de 3 cabeas, Crbero, o guardio dos portes do inferno. (no foi fcil) Site: http://mundoestranho.abril.com.br/cultura/pergunta_286437.shtml

Quais foram os 12 Trabalhos de Hrcules?


Foram tarefas que s podiam ser realizadas por algum com fora sobre-humana, como enfrentar uma serpente de vrias cabeas. Na mitologia greco-romana, Hrcules era filho de uma mortal com Zeus, o chefe dos deuses. Seu nascimento provocou a ira de Hera, a esposa oficial de Zeus, que mandou duas serpentes matarem o recm-nascido. Este, porm, sem grande esforo, estrangulou as cobras, mostrando desde cedo possuir uma fora descomunal. Hrcules cresceu, mas Hera continuou a perseguilo e usou seus poderes para provocar um acesso de loucura no heri, que acabou matando a prpria

esposa e os filhos. Quando Hrcules recuperou a razo, procurou o Orculo de Delfos - o mais famoso templo de consulta s divindades gregas - para buscar orientao sobre como enfrentar a tragdia. O Orculo mandou-o se entregar em servido a Euristeus, rei da cidade de Micenas, que ordenou a realizao das 12 famosas tarefas. "Os 12 trabalhos foram realizados para que Hrcules se redimisse das mortes que cometeu e, tambm, para elev-lo condio divina ao fim de sua jornada", diz a historiadora Renata Beleboni, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Aps o ltimo trabalho, Hrcules se casou com uma mulher chamada Dejanira. Numa viagem, o centauro Nssus tentou violent-la e o heri o matou. Entretanto, antes de morrer e disposto a se vingar, Nssus disse a Dejanira que seu sangue era um elixir do amor e a aconselhou a guardar um pouco caso o marido deixasse de am-la. Quando de fato Hrcules se apaixonou por outra mulher, Dejanira mandou-lhe um manto com gotas do sangue de Nssus. Ao vesti-lo, o heri sentiu o veneno e percebeu que ia morrer. Segundo a mitologia, seu corpo humano foi queimado numa pira, mas sua essncia ascendeu ao Olimpo - a morada dos deuses. Apesar de tudo ser um mito, alguns historiadores suspeitam que a histria de Hrcules possa ter sido inspirada num homem real, que seria um poderoso lder escravizado por algum reino grego.

Tarefas colossais Heri enfrentou vrios monstros e teve que limpar um gigantesco estbulo
1 - LEO DE NEMIA Um leo gigantesco, quase invulnervel, devastava a regio de Nemia, prxima cidade de Micenas. Hrcules tentou mat-lo com sua clava e com seu arco, sem sucesso. Ento, encurralou o animal e o estrangulou at a morte. Realizado o primeiro trabalho, o heri tirou a pele do leo e passou a us-la como manto. 2 - HIDRA DE LERNA Na cidade de Lerna, vivia uma enorme serpente com nove cabeas, uma delas imortal. Hrcules decepou oito cabeas e Iolau, seu sobrinho, queimou as feridas para elas no nascerem mais. A cabea imortal foi enterrada num buraco fundo. Ao molhar suas flechas no sangue da Hidra, o heri as tornou venenosas. 3 - JAVALI DE ERIMANTO Um javali aterrorizava as vizinhanas do monte Erimanto, no noroeste da Arcdia. Enorme e feroz, ele matava quem cruzasse seu caminho. A tarefa era captur-lo vivo. O animal foi cercado e, quando se cansou, foi dominado por Hrcules. 4 - CORA CERINIA No monte Cerineu - tambm prximo da regio da Arcdia - havia uma cora com chifres de ouro e ps de bronze. Ela era muito veloz e tinha que ser capturada viva. Hrcules a perseguiu por um ano at os confins do mundo conhecido. Finalmente a capturou durante a travessia de um rio. 5 - AVES DO ESTNFALE Num bosque s margens do lago Estnfale, no norte da Arcdia, escondiam-se aves que, alm de devorar as colheitas da regio, tambm atacavam os homens. Para mat-las, Hrcules primeiro usou um cmbalo (antigo instrumento de cordas) para atra-las. Assim que as aves saram do bosque, o heri pde atingilas com suas flechas venenosas. 6 - CAVALARIAS DE UGIAS ugias, rei da lida, regio a oeste da Arcdia, tinha grandes rebanhos de cavalos (ou gado, conforme a verso), mas no cuidava de seus estbulos, que acumularam uma colossal quantidade de estrume ao longo dos anos. Hrcules conseguiu lav-los num s dia, usando a gua de dois rios, cujos cursos desviou com sua fora.

7 - TOURO DE CRETA Por vingana, Poseidon, deus do mar, havia deixado louco um lindo touro pertencente ao rei de Creta, uma ilha grega. O animal devastava os campos da regio e Hrcules foi at l para domin-lo. Aps controlar o touro, o heri precisou nadar de Creta at o continente levando a fera consigo. 8 - GUAS DE DIOMEDES Diomedes - filho de Ares, deus da guerra - vivia na Trcia (regio hoje pertencente Turquia e Bulgria). Ele tinha quatro guas ferozes e carnvoras, que alimentava com os estrangeiros que apareciam em suas terras. Hrcules capturou as guas e, notando que elas estavam famintas, serviu-lhes Diomedes como refeio. 9 - CINTO DE HIPLITA Hiplita era rainha das amazonas, tribo de mulheres guerreiras que viviam perto do mar Negro. Ela tinha um belo cinto, desejado pela filha de Euristeus. A mando do rei, Hrcules convenceu Hiplita a lhe entregar o objeto, mas Hera incitou as amazonas guerra e o heri teve que matar a rainha. 10 - BOIS DE GRION Grion, um gigante de trs cabeas, vivia na ilha de Ertia (possivelmente perto de Cdiz, no sul da Espanha) e possua um numeroso rebanho de bois. Os animais eram guardados por um pastor monstruoso, Eurtion, e seu co, ambos com diversas cabeas. Aps matar a dupla, Hrcules acabou com Grion, usando sua clava, e entregou os bois a Euristeus. 11 - POMOS DE OURO As mas de ouro ficavam num jardim desconhecido e Hrcules vagou o mundo atrs delas. Segundo alguns textos mitolgicos, quem finalmente encontrou os pomos para o heri foi Atlas - que havia recebido de Zeus o castigo de carregar o mundo nas costas. Enquanto Atlas foi atrs das mas, Hrcules sustentou o mundo em seu lugar. 12 - GUARDIO DO HADES Crbero, um co de trs cabeas e cauda em forma de serpente, guardava a entrada do Hades, o mundo subterrneo, permitindo a entrada de todos, mas no deixando ningum sair. Hrcules o capturou e, aps mostrar Crbero a Euristeus, devolveu o co guardio ao inferno.

Site: http://ondaencantada10.blogspot.com/2009/11/os-12-trabalhos-dehercules-10-trabalho.html
SEGUNDA-FEIRA, OUTUBRO 12

Os 12 Trabalhos de Hrcules - 1 Trabalho

Imagem de Canato Arte

Os 12 Trabalhos de Hrcules um trabalho conjunto elaborado por

Onda Encantada (Difuso da Alma) Onda Encantada (Difuso da Alma) Shin-Tau (Grimoire do Mago)

Para a jornada da alma Escolhemos abordar os seguintes temas Mitologia, Astrologia e Tarot

1 Trabalho

A Captura das guas Antropfagas O aprendizado sobre o controle da mente

Mitologia

Diomedes, filho de Marte, governava uma terra de pntanos onde criava os cavalos e as guas para a guerra. Os cavalos eram selvagens e as guas eram ferozes, diante dos quais os homens tremiam, pois elas matavam todos os que cruzassem seu caminho e procriavam sem cessar cavalos extremamente selvagens e perversos.

Hrcules recebeu a tarefa de capturar as malignas guas e dar um fim s suas atrocidades. Por isso, Hrcules chamou seu inseparvel amigo, Abderis. Aps planear seus actos cuidadosamente, os dois seguiram os cavalos soltos pelos pntanos da regio e, finalmente, encurralaram

as guas bravias num campo onde no havia espao para que se movessem. L ele agarrou-as e acorrentou-as e deu gritos de alegria pelo sucesso alcanado.

To feliz se sentia que julgou indigno de si conduzir as guas at Diodemes e para isso chamou Abderis, deu-lhe a tarefa e seguiu adiante. Mas Abderis era fraco e teve medo. No conseguiu conter as guas que se voltaram contra ele e mataram-no, fugindo em seguida.

Hrcules retornou sua tarefa, mais sbio, presa da dor, humilde e abatido. Procurou os cavalos por toda a parte, deixando o amigo morto no cho. Prendeu novamente os cavalos e conduziu-os ele mesmo. Mas Abderis estava morto. Os cavalos foram conduzidos para um lugar de paz para serem domesticados e adestrados e o povo aclamava Hrcules como seu libertador e salvador de sua terra. Mas seu amigo estava morto e Hrcules sabia que o Primeiro Trabalho estava feito, mas mal feito.

Sabia que havia uma importante lio a aprender dessa tarefa antes de prosseguir.

Astrologia

Este primeiro trabalho est associado ao signo de Carneiro.

Carneiro governa a cabea, portanto um signo mental. Todos os comeos se originam no plano mental e na mente do criador. Consequentemente, est claro que em Carneiro comeam a correcta direco e a correcta orientao de Hrcules. O alvo simboliza a actividade intelectual: o cavalo branco representa a mente iluminada

do homem espiritual e cavalos negros, representam a mente inferior com as suas ideias falsas e errneos conceitos humanos.

O significado desta prova est agora muito mais evidente. Hrcules tinha que comear no mundo do pensamento para obter o controlo mental. As guas do pensamento vinham produzindo cavalos guerreiros e, atravs do pensamento errado, da palavra errada e de ideias errneas, devastavam os campos.

Uma das primeiras lies que todo o principiante tem que aprender o tremendo poder que ele exerce mentalmente, e a extenso do mal que ele pode causar no meio que o circunda, atravs das guas reprodutoras da mente. Por isso ele tem que aprender o correcto uso da sua mente e a primeira coisa a fazer capturar as guas e providenciar para que no gerem mais cavalos guerreiros. Para aquele que pretende seguir o Caminho, basta que dedique um nico dia a observar o pensamento e perceber que quase todo o tempo, a maldade, o amor, a fofoca e a crtica esto a ser fertilizadas pelo egosmo e iluso.

Hrcules compreendeu o mal que as guas estavam causando e correu em socorro das pessoas, determinado a captur-las; porm ele superestimou-se quando no percebeu a potncia e a fora que elas possuam, tanto que as entregou a Abderis, o smbolo do eu inferior pessoal.

Hrcules,

alma,

Abderis,

personalidade,

juntos

eram

necessrios para guardar as guas.

Sozinho, Abderis no tinha fora suficiente e por isso foi morto. Abderis, incapaz de contrariar quem ama, tal como no signo da

Balana, no teve coragem de enfrentar o seu amigo, mostrando o seu medo, temendo perder o seu Amor. Com a morte de Abderis, e a necessidade de tratar do seu corpo, aps o cumprimento da sua tarefa (apanhar as guas), Hrcules defronta-se com o seu orgulho e vaidade e com a aprendizagem dos limites entre o eu e o outro. Enquanto na Balana, o respeito por si prprio ao assumir que no seria capaz de tal tarefa, espelha-se no Carneiro, destemido, que na sua nsia e coragem de guerreiro, nem compreende a incapacidade do outro. Assim funciona a grande lei: pagamos em nossas prprias naturezas o preo das palavras incorrectamente proferidas e pelas aces mal julgadas. Assim, uma vez mais, a alma da pessoa de Hrcules teve que lidar com o problema do pensamento errneo, e somente mais tarde ele consegue realmente atingir o controlo total dos processos de pensamento e de sua natureza.

Tarot

O caminho de Hrcules pode muito bem ser associado ao caminho do heri atravs do Tarot. Em cada trabalho que Hrcules realiza h uma lio de vida a aprender. Cada passo dado pelo heri um passo na construo do seu mundo interior que o levar de volta a estado inicial a Casa do Pai. Em cada trabalho tenta-se recriar um percurso possvel neste Mundo Manifestado e cada um deles ter uma aprendizagem, sumarizada num nico Arcano Maior. Todavia, o interesse reside no percurso feito para chegar a um fim e no no inverso.

Em cada lio o heri assume uma energia, representada por um Arcano, mas tambm um adjuvante na sua histria, que o encaminhar para a lio pretendida.

Hrcules est no seu estado inicial, o Mago com todos os instrumentos e

caractersticas necessrias para iniciar a Viagem. A sua primeira prova recolher as guas do filho de Marte e lev-las para um local onde possam ser domadas. Ao retirar as guas e cavalos dos pntanos, Hrcules, d o primeiro passo no domnio do exterior, consegue o pretendido e fica arrogante. O iniciado muitas vezes, quando comea a ver no exterior os resultados das suas aces, comea a ficar convencido de que j capaz de fazer tudo. Torna-se arrogante e avana por caminhos que o retardaro de certeza.

Levando a lio para o tarot, podemos ver o Mago a transformar facilmente no Imperador e, na vez de realizar a tarefa, manda o seu amigo faz-la. A energia do Imperador neste estado ainda muito forte para o heri, ele ainda no aprendeu a dominar as suas prprias atitudes e, por isso, no poder dominar os outros. Antes de chegar ao domnio completo e ao poder total de si e dos outros, ele precisa de enfrentar outras provas. O Mago a ingenuidade, a inexperincia do iniciado, mas tambm a sua Vontade nata, a sua fora impulsionadora, a sua aco. Quando a aco do Mago bem direccionada, o heri avana de etapa em etapa, respeita as regras, mostra a sua reverncia perante os mistrios e respeita as provas pelas quais tem de passar. Porm, quando a Vontade do Mago o leva a exercer o seu poder de forma desenfreada, desregrada e ambiciosa...nada mais h a fazer do que voltar atrs e fazer tudo de novo.

Por conseguinte, ao agir dessa forma impulsiva e altiva, Hrcules acende na sua Viagem a energia de um Arcano poderoso, a Torre. Hrcules obrigado a refazer a sua tarefa, pois a morte do seu amigo atinge-o como um raio na Torre, e da forma mais cruel o heri compreender que ningum pode fazer a sua misso. Alm disso, compreende agora o percurso que ter de trilhar at poder chegar ao Imperador. O heri encontra a humildade e com ela o domnio do seu ego, da sua impulsividade, da aco desconcertada.

A energia mais forte presente nesta lio a de Marte, senhor da aco,

representante do nosso centro energtico solar. Para agir devemos dominar os pensamentos, as emoes, a intuio e as sensaes. S a seremos capazes de agir correctamente, sem a fora destruidora das guas dos pntanos, s a o heri as conseguir domar, mas nunca dominar, s a se tornar no Imperador. A energia adjuvante nesta lio a Torre. O heri pode prosseguir confiante nas suas aces, pois quando elas estiverem a lev-lo para longe do seu caminho, a Torre fulmin-lo- e encarregar-se- de o recolocar o trilho correcto. O perigo da Torre muitas vezes tem a ver com a frequncia com que ela nos surge no caminho, quanto mais a ignorarmos mais forte e implacvel ela se tornar. Como um pai cansado de avisar um filho negligente no cumprimento das regras, o raio atinge-nos e desmorona a nossa vida.

Do Mago ao Imperador h etapas a cumprir. Se o heri se atrever a ultrapass-las, a Torre inevitvel!


DIFUNDIDO POR ONDA ENCANTADA AT 10:00 _ _ _

QUARTA-FEIRA, OUTUBRO 14

Os 12 Trabalhos de Hrcules - 2 Trabalho

Imagem de Canato Arte

Os 12 Trabalhos de Hrcules um trabalho conjunto elaborado por

Onda Encantada (Difuso da Alma) Shin-Tau (Grimoire do Mago)

Para a jornada da alma

Escolhemos abordar os seguintes temas Mitologia, Astrologia e Tarot

2 Trabalho

A Captura do Touro de Creta O aprendizado sobre a natureza dos desejos.

Mitologia

Triste e s Hrcules segue o seu Caminho para realizar o 2 trabalho. No horizonte erguia-se a ilha onde vivia o touro que ele deveria capturar. O touro era guardado por um labirinto que desnorteava os homens mais audazes: o labirinto de Minos, Rei de Creta, guardio do touro. Cruzando o oceano at ilha ensolarada, Hrcules iniciou a sua tarefa de procurar o touro e conduzi-lo ao lugar sagrado onde habitam os homens de um s olho, os Ciclopes.

De um lugar para o outro ele caava o touro, seguindo a luz que brilhava na testa do animal. Sozinho ele perseguiu-o, encurralou, capturou e montou, e assim guiado pela luz, atravessou o oceano rumo terra dos Ciclopes que eram trs e chamavam-se Brontes, Esterope e Arges. importante observar que Minos, Rei de Creta, o dono do touro sagrado, possua tambm o labirinto no qual o Minotauro vivia, e o labirinto tem sido

sempre smbolo da grande iluso. A palavra labirinto e o touro um destacado smbolo da grande iluso. Estava separada do continente, e iluso e confuso so caractersticas do eu-separado, mas no da alma em seu prprio plano, onde as realidades grupais e as verdades universais constituem o seu reino. Para Hrcules, o touro representava o desejo animal, e os muitos aspectos do desejo no mundo da forma, a totalidade dos quais constitui a grande iluso. O discpulo, tal como Hrcules, uma unidade separada; separada do continuente, smbolo do grupo, pelo mundo da iluso e pelo labirinto em que vive. O touro do desejo tem que ser capturado, domado e perseguido de um ponto a outra da vida do eu-separado, at ao momento em que o aspirante possa fazer o que Hrcules conseguiu: montar o touro. Montar um animal significa controlar. O Touro no sacrificado, ele montado e dirigido, sob o domnio do homem.

Astrologia

Este trabalho est associado ao signo de Touro e a Escorpio. A consumao do trabalho realizada em Touro, e o resultado da influncia deste signo, a glorificao da matria e a subsequente iluminao por seu intermdio. Tudo o que actualmente impede a glria, que a alma, e o esplendor que emana de Deus dentro da forma, de brilhar em sua plenitude, a matria ou aspecto-forma. Quando esta tiver sido consagrada, purificada e espiritualizada, ento a glria e a luz podero realmente brilhar atravs dela. Neste trabalho procura-se vencer o desejo, representado pelo dono da ilha, que tem por alimento a fraqueza daqueles que se perdem, na tentativa de

capturar

Touro

ou

corpo

que

so

comandados

pelo

ego.

Aqui o trabalho de resgate do submundo (Escorpio), representa as pessoas que no passado ficaram ligadas ao desejo e que no trabalharam a forma mas sim a seduo, que no materializaram e se apropriaram das vontades daqueles igualmente dominados pelo ego e pelo desejo. Ao trazer este desejo conscincia e domin-lo ter o poder de vencer os vcios e as foras negativas.

Tarot Depois de uma lio dura e falhada como a anterior, o heri vira-se para dentro de si e vai em busca do seu poder. Para isso o heri ter de encontrar o touro desenfreado que habita no labirinto e lev-lo para um lugar sagrado onde habitam os ciclopes, gigantes de um olho s. A analogia simples para encontrarmos a nossa percepo devemos trabalhar bem o nosso poder intuitivo, dom-lo e elev-lo aos cus. Caso contrrio, estaremos sempre a andar em crculos dentro de um labirinto infindvel, de ns e das nossas iluses.

O heri torna-se neste trabalho na Alta Sacerdotisa, pois para conseguir

caar o Touro de Creta ele segue a luz que brilha na testa do animal. A Alta Sacerdotisa o lado intuito, a centelha divina que todos somos. Ela a guardi do nosso livro da vida, ela sabe de onde viemos, para onde vamos e regista tudo o que fazemos, quem a encontra ter acesso a tudo. A Alta Sacerdotisa ensina ao heri que tudo na vida duplo, que neste Plano Manifestado h diviso binria em todas as coisas, at em si prprio. Para alcanar o seu lado espiritual ele precisa de conhecer o seu lado animal. Mas, o objectivo deste trabalho de Hrcules o encontro do Arcano A Lua, senhora e regente do lado nocturno do Homem. A Lua a energia da percepo no seu apogeu. Ela representa o heri que alcanou a terra dos Ciclopes e que apenas rege a sua vida atravs do olho da mente. No obstante, esta energia pode ser prejudicial ao heri. Quando a Lua no dominada, ela prpria nos faz andar em crculos, embrenha-nos num labirinto onde a sua luz nos faz ter uma viso muito pouco clara do caminho. A tarefa do heri neste arcano dominar o seu lado animalesco e passar a prova, deixar de agir de forma impulsiva, advenha ela de um ego descontrolado ou de uma percepo mal domada.

Portanto, neste trabalho para alcanar a energia da Lua de forma correcta, o heri tem de passar pelo Diabo primeiro, pois ele ter de compreender a natureza das coisas. O Diabo o confronto connosco, com os nossos desejos, com as nossas ambies, com a utilidade que damos nossa percepo. A alta Sacerdotisa coloca o heri frente besta e numa luta interminvel, o heri acaba por a conseguir montar.

Neste trabalho, porm, parece que Hrcules conseguiu de forma muito simples montar o animal e a pergunta que nos ser obrigatrio colocar Estar esse animal bruto em ns algum dia dominado? Seremos ns que o montamos sempre ou haver alturas em que ele nos monta a ns?

Para alcanar a luz da Lua o heri precisa de ir conhecer a escurido do Diabo. Para sair da escurido, o heri precisa de aceder luz, usando da sua criatividade.
DIFUNDIDO POR ONDA ENCANTADA AT 09:00

--SEXTA-FEIRA, OUTUBRO 16

Os 12 Trabalhos de Hrcules - 3 Trabalho

Imagem de Canato Arte

Os 12 Trabalhos de Hrcules um trabalho conjunto elaborado por Onda Encantada (Difuso da Alma)

Shin-Tau (Grimoire do Mago)

Para a jornada da alma Escolhemos abordar os seguintes temas Mitologia, Astrologia e Tarot

3 Trabalho

Os pomos de ouro de Hesprides

O conhecimento de si prprio

Num longnquo pas crescia a rvore sagrada, a rvore da sabedoria, que produzia as mas de ouro de Hesprides. Esse frutos eram desejados por todos os filhos dos homens que se reconheciam igualmente como filhos de Deus. Havia duas coisas que Hrcules sabia sobre a rvore sagrada: que ela era carinhosamente cuidada por trs belas donzelas e que um drago de cem cabeas protegia as donzelas e a rvore.

Hrcules ps-se a caminho, cheio de confiana, seguro de si, de sua sabedoria e de sua fora. Seguiu em direco ao norte e percorreu a terra procura da rvore sagrada, mas no a encontrou. Perguntava a todos os

homens que encontrava, mas nenhum pode gui-lo no caminho; nenhum conhecia o lugar. O tempo passava e ele ainda procurava, vagando de um lado para o outro, frequentemente retornando sobre os prprios passos. Triste e desencorajado, ainda assim procurava por toda a parte. No encontrando a rvore sagrada no caminho do norte, Hrcules partiu para o sul e, no lugar da escurido, continuou na sua busca. Sonhou com um rpido sucesso, mas Anteu, a serpente, atravessou-lhe o caminho e lutou com ele, vencendo-o a cada investida. Ela guarda a rvore, disse Hrcules, isto me disseram, portanto a rvore deve estar por perto. Preciso derrubar sua guarda e assim, destruindo-a, venc-la e arrancar os frutos.

Contudo, lutando com todas as foras, ele no as vencia. Onde est o meu erro? dizia Hrcules. Por que Anteu pode vencer-me? Mesmo quando criana destru uma serpente em meu bero. Com as minhas prprias mos a estrangulei. Porque fracasso agora?

Lutando novamente com todo o seu poder, ele agarrou a serpente em suas mos e levantou-a no ar, longe do cho. E conseguiu realizar seu intento. Feliz, confiante, seguro de si e com nova coragem, Hrcules continuou em sua busca. Agora se voltou para o ocidente, e tomando essa direco, encontrou o fracasso. Atirou-se ao terceiro grande teste sem pensar e por muito tempo o fracasso atrasou seus passos.

L ele encontrou Busiris, o grande arqui-enganador, filho das guas e parente de Poseidon. Seu trabalho trazer a iluso aos filhos dos homens atravs de palavras de aparente sabedoria. Ele afirma conhecer a verdade e rapidamente eles acreditam. Ele diz belas palavras: Eu sou o mestre. A mim dado o conhecimento da verdade, aceita o meu modo de vida. S eu sei, ningum mais. Minha verdade correcta. Qualquer outra verdade errnea e falsa. Fica comigo e salva-te. E Hrcules obedeceu: e a cada dia enfraquecia em seu anterior caminho, a sua vontade estava minada. Ele amava Busiris e aceitava tudo o que ele dizia, tornando-se cada vez mais

fraco, at que chegou o dia que o seu amado mestre o amarrou a um altar e l o manteve um ano inteiro.

Repentinamente, um dia, quando lutava por se libertar, e lentamente comeava a perceber quem Busiris realmente era, palavras que ouvira h muito tempo vieram-lhe mente: A verdade est dentro de ti mesmo. . No teu interior h um poder mais elevado, fora e sabedoria. Volta-te para o teu interior e evoca a fora que existe, o poder que a herana de todos os homens que so filhos de Deus.

Com a fora que a fora de todos os filhos de Deus, ele rompeu as amarras, agarrou o falso mestre e prendeu-o no altar em seu lugar. No disse uma palavras, apelas deixou-o l para que aprendesse. Mais contido, embora cheio de indagaes Hrcules percorreu longas distncias sem rumo certo, prosseguindo em sua busca.

Aprendera muito durante o ano que passara preso ao altar e agora percorria o Caminho com maior sabedoria. Por todos os caminhos a busca prosseguiu; de norte a sul e de leste a oeste foi procurada a rvore, mas no encontrada. At que um dia, esgotado pelo medo e pela longa viagem, ele ouviu, de um peregrino que passava no caminho, rumores de que, perto de uma montanha distante a rvore seria encontrada, a primeira afirmao verdadeira que lhe fora feita at ento.

Assim, ele retrocedeu sobre seus passos em direco s altas montanhas do leste, e num certo dia, brilhante e ensolarado, ele viu o objecto da sua busca e ento apressou o passo. Agora tocarei a rvore sagrada, gritou alegre, montarei o drago que a guarda; e verei as belas renomadas virgens, e colherei as mas.

Mas novamente foi detido por um sentimento de profunda tristeza. sua frente estava Atlas, cambaleante sob o peso dos mundos s suas costas. Sua face estava vincada pelo sofrimento; seus membros vergados pela dor;

seus olhos cerrados em agonia; ele no pedia auxlio; ele no viu Hrcules; apenas l estava, curvado pela dor, pelo peso dos mundos. Trmulo, Hrcules observava e avaliava o quanto havia de peso e de dor. E esqueceu sua busca.

A rvore sagrada e as mas desapareceram de sua mente; ele s pensava em como ajudar o gigante rapidamente. Correu para ele e animadamente retirou a carga dos ombros de seu irmo, passou-a para suas prprias costas, aguentando ele mesmo a carga dos mundos. Cerrou os olhos, enrijecendo os msculos sob o esforo e ento eis que a carga se desprendeu e l estava ele livre, como Atlas.

Diante dele, as mos estendidas num gesto de amor, o gigante ofereceu a Hrcules as mas de ouro. Era o fim da busca. As virgens trouxeram mais mas de ouro e tambm as depositaram em suas mos e Aegle, a bela virgem que a glria do sol poente, disse-lhe: O Caminho que traz a ns sempre marcado pelo servio. Actos de amor so sinalizaes do Caminho. Ento Eritia, a guardi do porto que todos devem atravessar antes de se apresentarem diante do Criador, deu-lhe uma ma na qual estava inscrita em luz a palavra de ouro SERVIO. Lembra-te disto disse ela jamais te esqueas. Por ultimo veio Hspero, a maravilha da estrela vespertina, que com clareza e amor disse: Vai e serve, e a partir de hoje e para sempre, palmilha o caminho de todos os servidores do mundo. Ento eu devolvo estas mas para aqueles que viro, disse Hrcules, e retomou ao lugar de onde viera. Ento ele ouviu a voz de seu Mestre, que lhe falava pela primeira vez desde que iniciara o Caminho: No houve retardamento. A regra que acelera todo o sucesso na senda escolhida Aprender a servir.

Astrologia

Este trabalho, no signo de Gmeos e Sagitrio, relacionado com o trabalho activo do aspirante no plano fsico proporo que ele chega a uma compreenso de si mesmo. Antes que este trabalho activo se torne possvel, deve haver um ciclo de pensamento interior e anseio mstico; a aspirao viso um processo subjectivo desenvolvido, talvez por longo tempo, antes que o homem, no plano fsico, comece o trabalho de unificao da alma e corpo. Este o tema deste trabalho. neste plano fsico de realizao, e no trabalho de obter as mas de ouro da sabedoria, que a prova real da sinceridade do aspirante tem lugar. Um anseio de ser bom, um profundo desejo de averiguar os factos da vida espiritual, esforos para auto-disciplina, orao e meditao, precedem quase que inevitavelmente, este real e tenaz esforo. O visionrio (Sagitrio) precisa tornar-se um homem de aco; o desejo tem que ser trazido para o mundo da concretizao, e nisto que consiste a prova de Gmeos. O plano fsico o lugar onde se obtm a experincia e onde as causas, que foram iniciadas no mundo do esforo mental, tm que se manifestar e alcanar objectividade. tambm o lugar onde o mecanismo de contacto se desenvolve, onde, pouco a pouco, os cinco sentidos abrem ao ser humano, novos campos de percepo e lhe oferecem novas esferas de conquistas e realizao. o lugar, portanto, onde conhecimento obtido, e onde esse conhecimento tem que ser transmutado em sabedoria.

Conhecimento a busca do sentido, enquanto que sabedoria o omnisciente e sinttico conhecimento da alma. Contudo, sem compreenso na aplicao do conhecimento, ns perecemos; pois compreenso a aplicao do conhecimento sob a luz da sabedoria aos problemas da vida e conquista da meta.

Neste trabalho, Hrcules defronta-se com a tremenda tarefa de aproximar os dois plos do seu ser e de coordenar, ou unificar, alma e corpo, de modo que a dualidade d lugar unidade e os pares de oposto se mesclem. atravs das virgens que o servio altrusta cumprido, pois foi este mesmo que o conduziu at elas, pois ela representavam o seu alinhamento na tridimensionalidade.

Agora como conscincia-alma responsvel pela sua prpria sabedoria.

Tarot

O heri encontra-se no caminho para encontrar a Imperatriz. O terceiro Arcano a energia da abundncia, da fertilidade, a rvore com mas de ouro. Alcanar este grau de prosperidade a tarefa de qualquer iniciado, que alm de conseguir a abundncia espiritual deve tambm, seno mesmo primeiro, esforar-se pela abundncia fsica.

Para realizar este trabalho, Hrcules comea uma viagem em busca do objecto do seu desejo. A sua busca comeou a correr de forma diferente daquela que previa, pois Hrcules no estava a conseguir encontrar a rvore. A Roda da Vida estava em funcionamento e parece que o heri falha em conseguir aceit-la e seguir com ela. Muitas vezes estamos obstinados nos nossos caminhos e falhamos em compreender as energias que nos so

enviadas. A Roda da Vida o Arcano que representa a chegada inesperada de uma oportunidade, uma situao que devemos aproveitar. Todavia essa oportunidade no dura muito, pois a Roda gira rpido, e quando falhamos em aceit-la, continuamos a caminhar em vo, esperanosos que novamente ela gire e nos d o que no agarrmos.

Mas a Roda gira eternamente e graas a Deus teremos novas oportunidades. O heri teve a sua primeira a Sul, onde lida com a Serpente. Sul o ponto cardeal do Fogo e ao afastar a serpente da Terra, a nica forma de conseguir o pretendido, o heri comea o seu trabalho rduo de separar o subtil do espesso, dando incio ao seu trabalho alqumico. A alquimia de facto uma das Artes mencionadas neste episdio mitolgico. As Trs Donzelas so os Trs Princpios activos do Mundo e o Drago de Cem Cabeas o representante da luta interna que o alquimista tem de realizar para conseguir a pedra verde.

A Ocidente Hrcules vai ao encontro da gua e a encontra os falsos mestres, aqueles que julgando ter alcanado um grande feito se consideram aptos a transmitir o conhecimento. Nesta parte do mundo Hrcules deixa-se aprisionar pelas suas emoes, pelos seus desejos de conhecimento e, por isso, vai falhando na misso.

A Leste, ponto representante do Ar, encontra a prova final, a utilizao da sua misso pessoal em prol de uma causa maior. Ao largar a sua misso para ajudar o prximo, o heri consegue encontrar a abundncia que tanto desejava.

Neste trabalho o heri deseja tornar-se na Imperatriz e conseguir dar a abundncia aos outros, todavia, para o conseguir ele tem de passar por provas para compreender a equilibrar a sua alma e a sua ambio. Falhando em compreender isso, a Roda da Vida vai girando e girando, o tempo passa e o heri comea a perder foras, at ao dia em que acorda e se liberta dos falsos mestres. Nesta altura, a Temperana o Arcano que vai permitir ao heri encontrar o equilbrio da sua alma e corpo, do seu desejo de individualidade e de unidade, dos seus desejos e dos desejos dos outros, assim que ele percebe o que deveria ter sido desde o incio a sua misso e o porqu de tantos atrasos. nesta energia e apenas com ela que conseguir a abundncia de receber para dar.

A Temperana ou Arte, como prefiro cham-la, a energia da Alquimia. atravs dela que compreendemos como equilibrar os opostos da lio

anterior, nela que vamos conseguindo misturar os ingredientes que fazem a nossa personalidade, nela que aprendemos a transformarmo-nos em ouro, o metal mais puro da Terra. nela que conseguimos compreender a prosperidade da Imperatriz. A Arte seguida de uma oportunidade da Roda da Vida um caminho seguro.

O desejo de qualquer iniciado dever ser o de receber para dar, se os seus desejos forem nica e exclusivamente egostas, a Imperatriz nunca funcionar, entrando em aco a Roda da Vida at aprendermos. Porm, quando os seus desejos se misturam com o altrusmo e compreendemos que todos somos o mesmo e tudo de todos, a Arte entra em funcionamento e podemos seguir confiantes a Viagem sem preocupaes, sem atrasos, sem percalos.

Receber para Retribuir. Juntar para Dividir. Misturar para Separar. S assim a Imperatriz reinar!
DIFUNDIDO POR ONDA ENCANTADA AT 09:00

--SEGUNDA-FEIRA, OUTUBRO 19

Os 12 Trabalhos de Hrcules - 4 Trabalho

Imagem de Canato Arte

Os 12 Trabalhos de Hrcules

um trabalho conjunto elaborado

por

Onda Encantada (Difuso da Alma)

Shin-Tau (Grimoire do Mago)

Para a jornada da alma

Escolhemos abordar os seguintes temas

Mitologia, Astrologia e Tarot

4 Trabalho
A Captura da corsa

O desenvolvimento da intuio

Mitologia

Hrcules foi incumbido de capturar a corsa com galhada de ouro. Olhando ao redor de si, viu que ao longe, erguia-se o Templo do Deus-Sol. No alto de uma colina prxima viu o esguio cervo, objecto de seu quarto trabalho. Foi ento que rtemis, que tem a sua morada na lua, disse a Hrcules, em tom de advertncia: A cora minha, portanto no toque nela. Por longos anos eu a alimentei e cuidei dela. O cervo meu e meu deve permanecer. Ento, de um salto surgiu Diana, a caadora dos cus, a filha do sol. Ps calados de sandlias, em passos largos movendo-se em direco ao cervo, tambm ela reclamou a sua posse. No, rtemis, belssima donzela, no; o cervo meu e meu deve permanecer, disse ela, At hoje ele era jovem demais, mas agora ele pode ser til. A cora de galhada de ouro minha, e minha permanecer.

Hrcules observava e ouvia a disputa e perguntava-se porque as donzelas lutavam pela posse da cora. Uma outra voz atingiu-lhe os ouvidos, uma voz de comando que dizia: A cora no pertence a nenhuma das duas donzelas, oh Hrcules, mas sim ao Deus cujo santurio podes ver sobre aquele monte distante. Salva-a, e leva-a para a segurana do santurio e deixa-a l. Coisa simples de se fazer, oh filho do homem, contudo, e reflete bem sobre as minhas palavras; sendo tu um filho de Deus, deves ir sua procura e agarrar a cora. Vai.

De um salto Hrcules lanou-se caada que o esperava. distncia, as donzelas em disputa tudo observavam. rtemis, a bela, apoiada na lua e

Diana, a bela caadora dos bosques de Deus, seguiam os movimentos da cora e, quando surgia uma oportunidade, ambas iludiam Hrcules, procurando anular os seus esforos. Ele perseguiu a cora de um ponto a outro e cada uma delas subtilmente o enganava. E assim o fizeram muitas e muitas vezes.

Durante um ano inteiro, o filho do homem que um filho de Deus, seguiu a cora por toda a parte, captando rpidos vislumbre de sua forma, apenas para descobrir que ela desaparecer na segurana dos densos bosques. Correndo de uma colina para outra, de bosque em bosque, Hrcules a perseguiu at margem de uma tranquila lagoa, estendida sobre a relva ainda no pisada, ele viu-a a dormir, exausta pela fuga. Com passos silenciosos, mo estendida e olhar firme, ele lanou uma flecha, ferindo-a no p.

Reunindo toda a vonta de que estava possudo, aproximou-se da cora, e ainda assim, ela no se moveu. Assim, ele foi at ela, tomou-a nos braos, e enlaou-a junto ao seu corao, enquanto rtemis e a bela Diana o observavam. Terminou a busca, bradou ele, Para a escurido do norte fui levado e no encontrei a cora. Lutei para abrir meu caminho atravs de cerradas, profundas matas, mas no encontrei a cora; e por lgubres plancies e ridas regies e selvagens desertos eu persegui a cora, e ainda assim no a encontrei. A cada ponto alcanado, as donzelas desviavam meus passos, porm eu persisti, e agora a cora minha! A cora minha! No, no , oh Hrcules, disse a voz do Senhor, A cora no pertence a um filho do homem, mesmo embora sendo um filho de Deus. Carrega a cora para aquele distante santurio onde habitam os filhos de Deus e deixa-a l com eles. Porque tem que ser assim, oh Senhor? A cora minha; minha, porque muito peregrinei sua procura, e mais uma vez minha, porque a carrego junto ao corao. E no s tu um filho de Deus, embora um filho do homem? E no o santurio tambm a tua morda? E no compartilhas tu da vida de todos

aqueles que l habitam? Leva para o santurio de Deus a cora sagrada, e deixa-a l, oh filho de Deus.

Ento, para o santurio sagrado de Micenas, levou Hrcules a cora; carregou-a para o centro do lugar santo e l a depositou. E ao deit-la l diante do Senhor, notou o ferimento em seu p, a ferida causada pela flecha do arco que ele possura e usara. A cora era sua por direito de caa. A cora era sua por direito de habilidade e destreza do seu brao. Portanto, a cora duplamente minha, disse ele.

Porm, rtemis, que se encontrava no ptio externo do sagrado lugar ouviu seu brado de vitria e disse: No, no . A cora minha, e sempre foi minha. Eu vi a sua forma, reflectida na gua; eu ouvi seus passos pelos caminhos da terra; eu sei que a cora minha, pois todas as formas so minhas. Do lugar sagrado, falou o Deus-Sol. A cora minha, no tua, oh rtemis, no podes entrar aqui, mas sabes que eu digo a verdade. Diana, a bela caadora do Senhor, pode entrar por um momento e contar-te o que v. A caadora do Senhor entrou por um momento no santurio e viu a forma daquilo que fora a cora, jazendo diante do altar, parecendo morta. E com tristeza ela disse: Mas se seu esprito permanece contigo, oh grande Apolo, nobre filho de Deus, ento sabes que a cora est morta. A cora est morta pelo homem que um filho do homem, embora seja um filho de Deus. Porque pode ele passar para dentro do santurio enquanto ns esperamos pela cora l fora? Porque ele carregou a cora em seus braos, junto ao corao, e a cora encontra repouso no lugar sagrado, e tambm o homem. Todos os homens so meus. A cora igualmente minha; no vossa, nem do homem mas minha. Hrcules diz ento ao Mestre: Cumpri a tarefa indicada. Foi simples, a ser pelo longo tempo gasto e o cansao da busca. No dei ouvidos queles que faziam exigncias, nem vacilei no Caminho. A cora est no lugar sagrado, junto ao corao de Deus, da mesma forma que, na hora da necessidade,

est

tambm

junto

ao

meu

corao.

Vai olhar de novo, oh Hrcules, meu filho. E Hrcules obedeceu. Ao longe se descortinavam os belos contornos da regio e no horizonte distante erguia-se o templo do Senhor, o santurio do Deus-Sol. E numa colina prxima via-se uma esguia cora. Realizei a prova, oh Mestre? A cora est de volta sobre a colina, onde eu a vi anteriormente. E o mestre respondeu: Muitas e muitas vezes precisam todos os filhos dos homens, que so os filhos de Deus, sair em busca da cora de cornos de ouro e carreg-la para o lugar sagrado; muitas e muitas vezes. O quarto trabalho est terminado, e devido natureza da prova e devido natureza da cora, a busca tem que ser frequente e no te esqueas disto: medita sobre a lio aprendida. Astrologia Este trabalho est associado ao signo de Caranguejo e Capricrnio. Nos quatro primeiros signos o aspirante prepara o seu equipamento e aprende a utiliz-lo.

Em Carneiro ele apossa-se da sua mente e procura submet-la, aprendendo o controlo mental.

Em Touro, a me da iluminao, ele recebe o primeiro lampejo daquela luz espiritual cujo brilho aumentar progressivamente medida que ele se aproxima da sua meta.

Em Gmeos, ele no s se apercebe dos dois aspectos da sua natureza, como o aspecto imortal comea a crescer s custas do mortal.

Agora, em Caranguejo, ele tem o seu primeiro contacto com aquele sentido mais universal que o aspecto superior da conscincia da massa. Equipado com uma uma mente controlada, com uma capacidade para registar a iluminao, habilidade para estabelecer contacto com o seu aspecto imortal

e reconhecer intuitivamente o reino do esprito, ele est pronto para o trabalho maior. Vimos que a cora era sagrada para rtemis, como o instinto animal; para Diana, como o intelecto e para Apolo, como a intuio.

Cada um deles via nela um aspecto, porm Hrcules, o caador, viu nela algo mais: a intuio espiritual, essa extenso da conscincia, esse altamente desenvolvido sentido de viva percepo que d aos discpulos a viso de novos campos de contacto e lhe revela um novo mundo. Ele tem que aprender a usar o intelecto sob a influncia de Diana, e por meio dele entrar em sintonia com o mundo das ideias e da pesquisa humana. Tem que aprender a levar essa capacidade que possui para o templo do Senhor e, v-la transmutada em intuio e por meio da intuio tomar conscincia das coisas do esprito e daquelas realidades espirituais que nem o instinto, nem o intelecto lhe podem revelar.

Com o tempo, o heri vence a corsa pelo cansao, como os nativos de Caranguejo fazem com as pessoas, quando desejam realmente algo. No momento oportuno, sem ansiedade, e absolutamente seguro de todos os seus movimentos, e com a frieza de Capricrnio ele captura a corsa. Ao coloc-la junto do corao, o heri d-lhe o calor, a segurana e o Amor de Caranguejo, e quando olha para trs depois de a ter liberto no templo, v-a feliz nas montanhas, e porta em si a compreenso de que aquele ser que ele verdadeiramente amava, est solto e livre, em paz e em segurana. No precisava de a ter consigo por posse (Caranguejo), mas liberta e segura (Capricrnio) porque ela estava no seu corao. Tarot

Quando Hrcules tem de realizar a 4. tarefa j se encontra num estado avanado de integrao dos seus vrios corpos, vrios sentidos, vrios elementos. Ele j capaz de ouvir as vozes dos Mestres que o guiam, j no se deixa enganar por outras vozes, respeita as suas tarefas como elas merecem. j um homem maduro. Esta a aprendizagem que o Imperador oferece, um autodomnio, um autocontrolo que nos permite ser capaz de lidar com qualquer situao. Agora sim o heri est pronto para receber a sua energia pura e no deturpada. Como qualquer iniciado, o desejo de algo o que nos move. O heri aqui sente o desejo pela cora, smbolo sagrado entre as comunidades antigas, e ainda por cima esta cora tem as hastes em ouro, mais uma vez o metal puro. O Arcano que nos oferece esta lio Os Amantes. Diana e rtemis so ambas a mesma personalidade, uma romana outra grega, e ambas se encontram a disputar a cora com o heri, seguindo o olhar atento do DeusSol, imagem muito bem representada no tarot de Toth para este Arcano.

Os Amantes a energia do Amor, do desejo, da primeira escolha que o heri tem de fazer. Nesta etapa a escolha simples, quereremos o nosso Amor e o nosso Amado s para ns, encerrando-o numa priso de desejos e manipulaes, ou seremos capazes de o partilhar com quem quer que o deseje. Seremos ns egostas ao ponto de o matar para o capturar ou conseguiremos libert-lo mesmo antes disso?

A esta energia muitas vezes associado o Diabo. Enquanto os Amantes nos mostra a escolha de um caminho para o Amor livre, o Diabo mostra-nos a escolha de um caminho aprisionado. Quando o escolhemos vivemos as emoes mais densas, achamos que quem gostamos um objecto que nos pertence, assim como o heri quando de apaixonou pela cora, e a desejava possuir apenas para si. A lio a aprender a partilha do Amor, seja ele qual for, deve ser partilhado e o receptor do nosso Amor deve ser livre de fazer as suas prprias escolhas. O Amor como a cora dever ser levado para o lugar sagrado, onde a flecha do cupido no o matar com paixes e desejos egostas, mas o libertara para avanar na espiral da espiritualidade. Se o heri no compreender a natureza livre do Amor, ser Governado pelo Diabo.
DIFUNDIDO POR ONDA ENCANTADA AT 09:00

--QUARTA-FEIRA, OUTUBRO 21

Os 12 Trabalhos de Hrcules - 5 Trabalho

Imagem de Canato Arte

Os 12 Trabalhos de Hrcules

um trabalho conjunto elaborado

por

Onda Encantada (Difuso da Alma)

Shin-Tau (Grimoire do Mago)

Para a jornada da alma

Escolhemos abordar os seguintes temas

Mitologia, Astrologia e Tarot

5 Trabalho
A morte do Leo de Nemia Aprender a utilizar o poder e a coragem

Mitologia

Hrcules, descansando de seus trabalhos, desconhecia a prxima prova. Sentia-se forte e passava os dias perseguindo a cora sagrada at ao templo do Senhor. Chegou um momento em que a tmida cora conheceu bem o caador que a perseguia, e mansamente submeteu-se ao seu comando. Assim, muitas e muitas vezes, ele carregava-a junto ao corao e dirigia-se ao templo do Senhor. Assim descansava nosso heri. Foi ento que lhe indicaram o Quinto Trabalho e para execut-lo, Hrcules, armou-se at aos dentes, enquanto os deuses observavam-lhe os passos e as mos firmes e o olhar decidido. Porm, no fundo do seu corao havia dvidas, Que estou fazendo aqui? disse ele. Qual a prova, e porque razo estou assim armado? Soou um chamado, oh Hrcules, um chamado de profunda angstia. Teus ouvidos externos no responderam a esse chamado, e contudo, o ouvido interno conhece bem a necessidade, pois ouviu uma voz, sim, muitas vezes, falando-te da necessidade e incitando-te a ousar mais. O povo de Nemia procura a tua ajuda. Eles esto sofrendo muito. As noticias das tuas proezas espalharam-se. Eles procuram-te para que mates o leo que devasta a sua terra e vitima os seus homens.

dele este som selvagem que eu escuto? o rugido de um leo atravessando o ar que estou a ouvir?, perguntou Hrcules.

E o mestre respondeu-lhe: Vai, procura o leo que devasta as terras que estendem alm. O povo desta terra vive silenciosamente a portas fechas, no ousam sair para as suas tarefas; no cultivam a terra, no semeiam. De norte a sul, de leste a oeste ronda o leo, e nessa ronda furtiva apodera-se de todos os que cruzam o seu caminho. O seu temvel rugido ouvido durante a noite e todos tremem por detrs das portas trancadas. Que fars tu, Hrcules?

E Hrcules, o ouvido atento, respondeu necessidade. Sobre o caminho ele depositou as suas armas, retendo para seu uso o ramo que cortara com as suas prprias mos de uma tenra e verdejante rvore. Ele acreditava que o belo conjunto de armas o tornavam pesado e retardariam os seus passos. No precisaria de nada mais a no ser o seu forte ramo; e com ele o seu corao destemido, caminharia procura do leo. Mandou avisar o povo de Nemia que estava a caminho e disse que expulsassem o medo dos seus coraes. Hrcules andou procurando muito o leo. Encontrou os habitantes de Nemia escondidos atrs de portas fechadas, a no ser por alguns poucos que se aventuravam a sair movidos pela necessidade ou pelo desespero. A princpio aclamavam Hrcules com jbilo, depois com dvida ao verem que ele estava desarmado. Diziam-lhe que fosse buscar as suas armas porque o leo era muito perigoso e forte, porm ele no lhes respondia e continuava seguindo o rasto e o rugido do leo. Perguntava aqui e ali, onde estava o leo e algum lhe disse que o havia visto perto da sua toca e Hrcules dirigiu-se para l, com medo, mas destemidamente; sozinho, contudo no solitrio, pois havia outros que acompanhavam seus passos, esperanosos. Repentinamente ele viu o leo que ao ver Hrcules como um inimigo que no demonstrava medo, rugiu violentamente fazendo tremer as rvores. Hrcules correu ao encontro do leo gritando loucamente. O animal parou estupefacto diante de uma proeza que ele jamais vira, pois Hrcules continuava avanando. De repente o leo deu meia volta e correu, frente

de Hrcules e desapareceu misteriosamente. Hrcules vasculhou todo o Caminho cuidadosamente at que descobriu uma caverna de onde partiu um trovejante rugido. Ele penetrou na caverna escura e saiu do outro lado, para a luz do dia, sem encontrar o leo. Ali parado ouviu o leo s suas costas, Que no sua frente. farei?

Enquanto pensava, olhava ao redor buscando uma soluo e ouvia o rugido do leo. Ento viu algumas pilhas de toros e gravetos em profuso. Puxouos e arrastou-os com toda a sua fora, bloqueou ambas as sadas, encerrando-se a si prprio e ao leo dentro da caverna. Com as suas mos nuas agarrou o leo, prendendo-o ao seu prprio corpo, apertando-lhe o pescoo. O hlito do leo queimava-lhe o rosto, mas sem afrouxar as suas mos, mantinha-o preso. Os rugidos tornaram-se cada vez mais dbeis; seu corpo amolecia e escorregava. E, assim, sem armas, com as suas prprias mos e a sua prpria fora, ele matou o leo, tirou-lhe a pele e mostrou-a ao povo do lado de fora da caverna. Em triunfo, Hrcules retornou ao seu Mestre, depositou a pele do leo aos seus ps e teve permisso para us-la em substituio velha e gasta pele que usava.

Astrologia

Este trabalho associa-se ao signo de Leo e Aqurio. O Quinto Trabalho, o quinto signo. Este o trabalho mais conhecido de Hrcules e se distingue por ser o nmero cinco que contm em si mesmo um profundo significado. Do ponto de vista do ocultismo, o nmero cinco representa o homem, porque o homem um divino filho de Deus, mais o quaternrio que consiste na sua natureza qudrupla inferior: o corpo mental, o corpo emocional, o corpo vital e o corpo fsico.

O Leo a fera que existe dentro do homem, e que se representa pela cobia, ego, inveja, arrogncia, vaidade, dio e todos os tipos de sentimentos de baixa vibrao. Por causa desta fera, todas as pessoas vivem fechadas dentro de si mesmas e no confiam em ningum, porque na verdade vivem encerradas com medo de si prprias, no as deixando em paz nem durante a noite.

Em Carneiro, a alma tomou para si o tipo de matria que lhe permitiria entrar em relao com o mundo das ideias. Revestiu-se de um invlucro mental. O homem tornou-se uma alma pensante.

Em Touro, fez o contacto com o mundo do desejo e seguiu-se um processo idntico. Fez contacto com o mundo do sentimento e da emoo e o homem tornou-se uma alma que sente.

Em Gmeos, foi construdo um novo corpo de energia vital atravs da reunio das energias da alma e da matria e o homem tornou-se uma alma vivente. Em Caranguejo, que o signo do nascimento fsica e da identificao da unidade com a massa, o trabalho da encarnao foi completado e a natureza qudrupla manifestada.

Mas em Leo que o homem se torna a estrela de cinco pontas, pois essa estrela o smbolo da individualizao, da sua humanidade, do ser humano que sabe que um individuo e toma conscincia de si mesmo com o EU. Aqui a relao entre o Quinto Mandamento com o Quinto Trabalho e o quinto signo torna-se clara: "Honra teu pai e tua me para que teus dias se tornem longos na terra que o Senhor, teu Deus, te deu", pois em Leo, PaiEspirito e a Me-Matria se unem no individuo e dessa unio resulta aquela entidade cosnciente que a alma. Leo tambm o signo no qual o homem auto-consciente comea o seu treino para a iniciao. Quando o trabalho deste signo termina, comea o treino especfico da iniciao, em Capricrnio.

O Leo de Nemia representa essencialmente a personalidade coordenada, dominante. Aqui, o aspirante, o leo de Judah, tem que matar o leo da sua personalidade. Tendo emergido da massa, e desenvolvido a individualidade (Aqurio), ele ento tem que matar aquilo que ele criou; ele tem que tornar intil aquilo que fora o grande agente protector at o tempo actual. O egosmo, o instinto de auto-proteco, tem que dar lugar ao altrusmo que literalmente a subordinao do ego ao todo.

Sufocando o ego (o Leo) com as prprias mos, Hrcules sai em silncio da caverna libertando (Aqurio) o povo. O arrancar da pele do leo, algo intil, e torn-lo til entregando-o a Deus e posteriormente, utilizando-a para se cobrir, mostra a inteligncia de Aqurio, transformando o mal em bem e mostrando ao Leo que o ego no mesmo para ser sublimado.

Tarot

O Imperador torna-se nesta tarefa no Hierofante. Enquanto Imperador ele exerce o seu poder sobre o exterior, ele conseguiu seduzir a cora, ela obedece-lhe e est seguro do seu poder. Naqueles momentos mais nada importa seno ele e a cora, os Amantes aprendidos!

Porm, as suas tarefas comearam a valer-lhe alguma popularidade e quando o povo de Nemia o chama para ajudar, j no o Imperador, cheio de armas que vai ter com eles, mas sim O Hierofante, o Papa, munido apenas com um pau, um basto, smbolo do seu poder e da sua autoconfiana. Qualquer iniciado passara por uma prova similar, vencer o seu orgulho e dominar o seu ego.

Quando o povo o v, seguindo o rasto do Leo apenas com um pau na mo, comea a desconfiar das suas capacidades e mesmo se aparentemente o heri no se deixa abater pela falta de confiana demonstrada, no fim acaba por ter necessidade de guardar a pele do leo para a usar como smbolo da sua vitria. Esta a luta que o heri tem enfrentar no Hierofante, vencer a necessidade de receber do exterior adorao. O Hierofante o Papa, o grau do professor em qualquer arte ou ofcio. Para se ser professor precisam-se de alunos, para ensinar preciso pblico e o que estaremos prontos para fazer em prol desse pblico.

Para que o Hierofante seja uma energia produtiva e nos leve no Caminho certo para sermos o verdadeiro Louco, precisamos de passar pela Fora. A Fora a imagem de uma mulher que agarra um leo, abrindo-lhe a boca mas no o magoando. O leo o animal no dominado, a fera que existe dentro de ns em forma de sentimentos menos produtivos. Muitas vezes o heri falhou nesta tarefa, o animal no para ser morto, mas sim para ser dominado. O melhor exemplo que vos podemos oferecer de um Leo domado a histria de So Jernimo que ao ajudar o Leo o tornou seu amigo, de tal forma que quando S. Jernimo morreu o leo faleceu com ele. Os sentimentos como cime, raiva, inveja, orgulho, e por a fora, no so para ser eliminados, erradicados de ns pois isso impossvel. Se ao invs de os continuarmos a ignorar os trouxermos luz do nosso corao e mente, eles transformar-se-o rapidamente na sua verso mais elevada.

Ignorar ou lutar contra alguma coisa tambm uma forma de lhe dar fora. Mas o heri ainda precisa de continuar a trabalhar essa parte, pois no fim cede ao orgulho e necessidade de demonstrar as suas conquistas representado pelo novo fato que ganha com a pele do Leo derrotado. O Hierofante exige uma personalidade domada. Se o heri continuar a matar os seus adversrios, a Fora nunca ser domada.
DIFUNDIDO POR ONDA ENCANTADA AT 09:00

--SEXTA-FEIRA, OUTUBRO 23

Os 12 Trabalhos de Hrcules - 6 Trabalho

Imagem de Canato Arte

Os 12 Trabalhos de Hrcules um trabalho conjunto elaborado por

Onda Encantada (Difuso da Alma) Shin-Tau (Grimoire do Mago)

Para a jornada da alma Escolhemos abordar os seguintes temas Mitologia, Astrologia e Tarot

6 Trabalho
A Tomada do cinturo de Hiplita A preparao do discpulo, a primeira iniciao

Mitologia

Este trabalho leva Hrcules at s praias onde vivia a grande rainha, que reinava sobre todas as mulheres do mundo conhecido. Elas eram suas vassalas e guerreiras ousadas. Nesse reino no havia homens, s as mulheres reunidas em torno da sua rainha, Hiplita.

A ela pertencia o cinturo que lhe fora dado por Vnus, a rainha do Amor. Aquele cinturo era um smbolo da unidade conquistada atravs da luta, do conflito, da aspirao, da maternidade e da sagrada Criana para quem toda a vida humana est verdadeiramente voltada.

Ouvi dizer, disse Hiplita s guerreiras, que est a caminho um guerreiro cujo nome Hrcules, um filho do homem e no entanto um filho de Deus; a ele eu devo entregar este cinturo que eu uso. Deverei obedecer a ordem, oh Amazonas, ou deveremos combater a palavra de Deus? Enquanto as Amazonas reflectiam sobre o problema, foi passada uma informao, dizendo que ele se havia adiantado e estava l, esperando para tomar o sagrado cinturo da rainha guerreira.

Hiplita dirigiu-se ao encontro de Hrcules. Ele lutou com ela, combateu-a, e no ouviu as palavras sensatas que ela procurava dizer. Arrancou-lhe o cinturo, somente para deparar-se com as mos dela estendidas e lhe oferecendo a ddiva, oferecendo o smbolo da unidade e amor, de sacrficio e f.

Entretanto, tomando-o, ele, matou quem lhe dera o que ele exigira. E enquanto estava ao lado da rainha agonizante, consternado pelo que fizera, ele ouviu a voz do mestre que dizia: Meu filho, por que matar aquilo que necessrio, prximo e caro? Por que matar a quem voc ama, a doadora das boas ddivas, guardi do que possvel? Por que matar a me da Criana sagrada?

Novamente registamos um fracasso (recorde-se na morte de Abderis no Primeiro Trabalho). Novamente voc no compreendeu. Ou redimir este momento, ou no mais ver a minha face.

Hrcules partiu em silncio deixando as mulheres lamentando a perda da liderana e do amor. Quando ele chegou s costas do grande mar, perto da praia rochosa, ele viu um monstro das profundezas trazendo presa em suas mandbulas a pobre Hesione. Os seus gritos e suspiros elevavam-se aos cus e feriram os ouvidos de Hrcules, perdido

em remorsos e sem saber que caminho seguir. Dirigiu-se prontamente em sua ajuda quando ela desapareceu nas cavernosas entranhas da serpente marinha.

Esquecendo-se de si mesmo, Hrcules nadou at o monstro e desceu at o fundo do seu estmago onde encontrou Hesione. Com a sua mo esquerda ele agarrou-a e segurou-a junto a si, enquanto com a sua espada se esforou para abrir caminho para fora do ventre da serpente at a luz do dia. E assim ele salvou-a, equilibrando seu feito anterior de morte.

Pois assim a vida: um acto de morte, um acto de vida, e assim os filhos dos homens, que so filhos de Deus, aprendem a sabedoria, o equilbrio e o caminho para andar com Deus.

Astrologia

Este trabalho est associado Virgem, signo onde a conscincia de Cristo concebida e nutrida atravs do perodo de gestao at que por fim em Peixes, o signo oposto, o salvador mundial nasce.

Note-se que nos dois Trabalhos onde Hrcules vence, na verdade, so os dois onde ele se saiu mal justamente com os seus opostos, femininos (as guas bravias e a rainha das Amazonas). Assim a guerra entre os sexos de origem antiga, na verdade, est inerente na dualidade da humanidade. O Leo o rei dos animais. Nele alcanamos a personalidade integrada; mas em Virgem dado o primeiro passo para a espiritualidade, a alma chamada de filho da mente, e Virgem regida por Mercrio, que leva a energia da mente.

em virgem que, o mau uso da matria representa o maior erro de toda a peregrinao de Hrcules: atentar contra o Esprito Santo; quando ele no compreendeu que a rainha das Amazonas devia ser redimida pela unidade, e no morta, e foi a que ele sentiu a dor do signo de Peixes, diante do sofrimento humano provocado pela violncia e pela agressividade, criada muitas vezes pela falta de dilogo ou at mesmo de compreenso.

O cinto o smbolo da unio e do amor, e ele mata quem lho quisera entregar por amor a Deus. Aqui o heri abatido pela depresso e pena que sente de si mesmo, caracterstica de Peixes.

Ao salvar Hesione da boca do monstro, Hrcules compreende que tudo o que se faz, se reflecte no universo eternamente, e que para que o ser pare de sofrer, deve compreender que a dor uma forma de redeno e aprendizagem que nos conduz ao crescimento. Que a aceitao da imperfeio do mundo um caminho para atingir a perfeio.

Enquanto nos martirizamos com a culpa do mal feito, no assumimos a responsabilidade dos erros, mas quando aceitamos esta responsabilidade, transformamos esta dor em atitude, fazemos o bem e libertamo-nos das amarras do sofrimento. neste momento e com esta tomada de conscincia que passamos do trabalho ao servio humanidade.

Tarot

O Hierofante encontra-se agora com a energia dos Amantes integrada, mas depois de ter passado e, embora no explcito, chumbado na prova anterior, o heri precisa outra vez de reviver a energia deste Arcano para compreender que h sempre hipteses, que as escolhas envolvem sempre vrias possibilidades. preciso alargar os horizontes da nossa alma para termos acesso aos estados seguintes.

Quando o iniciado compreende o que o Amor, opta por comear a fazer as suas escolhas seguindo o corao, mas muitas vezes se esquece que o equilbrio reside na utilizao das duas foras de escolha, o mental e o emocional. Os Amantes trazem consigo essa energia, a dualidade da vida e a escolha de realizar um caminho equlilibrado. Aqui Hrcules no opta inicialmente por uma escolha correcta, ele mata Hiplita e falha em ver que esta estava pronta a abdicar do seu cinturo de livre vontade.

Ao tomar tal deciso o heri abra a porta para a energia do Arcano XIII a Morte. A Morte a carta das transformaes, das metamorfoses, das mudanas. Falando em compreender que preciso usar sensatamente o seu poder de destruio, a Morte surge como um castigo e Hrcules tem de mergulhar dentro da escurido das entranhas da

serpente marinha para salvar a mulher que l se encontra. Na Morte a transformao do heri ser completa, ele ter de reconhecer a existncia de um lado emocional em si e us-lo na tomada das suas decises.

A simbologia por trs deste episdio simples, o heri precisa de integrar em si as duas froas existentes em si, o seu lado masculino e o seu lado feminino. Se na misso anterior ele tinha conseguido provar que era forte e dominador, agora ele deveria ter provado que era sensato e compreensivo. Felizmente que os seus mestres lhe do sempre uma segunda oportunidade e o heri pode sempre remediar o que errou. Porm, o heri no poder nunca negar esse seu lado mais predominante, apenas dever balan-lo com o seu oposto.

Nos Amantes aprendemos a integrar os opostos, mas se as nossas escolhas continuam a ser baseadas na segurana das nossas capacidades, a Morte ataca-nos com fora! O iniciado deve compreender que o corao e a mente, o masculino e o feminino, andam sempre de mo dada!
DIFUNDIDO POR ONDA ENCANTADA AT 09:00

--SEGUNDA-FEIRA, OUTUBRO 26

Os 12 Trabalhos de Hrcules - 7 Trabalho

Imagem de Canato Arte

Os 12 Trabalhos de Hrcules

um trabalho conjunto elaborado

por

Onda Encantada (Difuso da Alma)

Shin-Tau (Grimoire do Mago)

Para a jornada da alma

Escolhemos abordar os seguintes temas

Mitologia, Astrologia e Tarot

7 Trabalho

A captura do javali de erimanto A aquisio e integrao do equilbrio dos opostos. A segunda iniciao

Mitologia

Neste stimo trabalho, Hrcules incumbido de capturar o Javali de Erimanto, sem contudo saber que este trabalho era na verdade uma dupla prova: a prova da amizade rara e da coragem destemida. Foi-lhe recomendado que procurasse pelo javali e Apolo que lhe deu um arco novo para usar, porm Hrcules disse que no o levaria consigo, porque temia matar. Ele disse: Eu no o levarei comigo neste trabalho, pois temo matar. No meu ltimo trabalho nas praias do grande mar, eu matei. Desta vez no farei isso. Deixo aqui o arco.

E assim desarmado, a no ser por sua clava, ele escalou a montanha, procurando pelo javali e encontrando um espectculo de medo e terror por toda a parte. Mais e mais ele subia e em determinada altura encontrou um amigo, Pholos, que fazia parte de um grupo de centauros, conhecidos dos deuses. Eles pararam e conversaram e por algum tempo Hrcules

esqueceu-se do objectivo da sua busca. E Pholos convidou Hrcules para furar um barril de vinho, que no era dele mas do grupo de centauros e que viera dos deuses, juntamente com a ordem de que eles jamais deveriam furar o barril, a no ser quando todos os centauros estivessem presentes, j que ele pertencia ao grupo. Mas Hrcules e Pholos abriram-no na ausncia dos seus irmos, convidando Cherion, um outro sbio centauro, para se juntar a eles. Assim ele fez, e os trs beberam e festejaram e se embebedaram-se e fizeram muito rudo que foi ouvido pelos outros centauros.

Enraivecidos eles vieram e seguiu-se uma feroz batalha e uma vez mais Hrcules fez-se mensageiro da morte e matou os seus amigos, a dupla de centauros com quem ele antes tinha bebido.

E, enquanto os demais centauros com altos lamentos choravam as suas perdas, Hrcules escapou novamente para as altas montanhas e reiniciou a sua busca pelo javali. At aos limites das neves ele avanlou, seguindo a pista do animal, mas no o encontrava. Depois de muito pensar, Hrcules colocou uma armadilha habilidosamente oculta e esperou nas sombras pela chegada do javali.

Quando a aurora surgiu, o javali saiu da sua toca levado por uma fore atroz e caiu na armadilha de Hrcules que, no tempo devido, libertou a fera selvagem, tornando-a prisioneira da sua habilidade. Ele lutou com o javali e domesticou-o, e f-lo fazer o que lhe determinava e seguir para onde Hrcules desejava. Do pico nevado da alta montanha Hrcules desceu, regozijando-se no caminho, levando adiante de si, montanha abaixo, o feroz, contudo domesticado javali. Pelas duas pernas traseiras ele conduziu o javali, e todos na montanha se riam ao ver o espectculo. E todos os que encontrava Hrcules, cantando e danando pelo caminho, tambm riam ao ver a sua caminhada. E todos na cidade riram ao ver o espectculo: o exausto javali e o homem cantando e rindo.

Quando reencontrou seu Mestre, este lhe disse: O Stimo Trabalho foi completado. Medita sobre as lies do passado, reflecte sobre as provas. Por duas vezes mataste a quem amavas. Aprende porqu. E Hrcules permaneceu onde estava, preparando-se para o que mais tarde iria ocorrer: a prova suprema.

Astrologia

Este stimo trabalho est associado ao signo da Balana e Carneiro, onde a aprendizagem consiste na capacidade de manter o equilbrio perante as adversidades (Balana), sendo capaz de manter as necessidades bsicas atendidas (Carneiro).

A Balana o primeiro signo que no tem um smbolo humano ou animal, mas sustentando a balana, est a figura da Justia uma mulher com os olhos vendados. Ele apresenta-se com muitos paradoxos e extremos, dependendo de se o discpulo que se voltou conscientemente para o caminho de volta ao Criador segue o zodaco segundo os ponteiros do relgio, ou no caminho inverso. Diz-se que um interldio, comparvel com a silenciosa escuta na meditao; um tempo de cobranas do passado.

Neste ponto percebemos como o equilbrio dos pares de opostos deve ser atingido. A balana pode oscilar do preconceito at injustia ou julgamento; da dura estupidez sabedoria entusistica. Neste majestoso signo de equilbrio e justia ns verificamos que a prova termina numa exploso de riso, o nico trabalho em que isso acontece.

Hrcules conviveu, riu e cantou com os amigos, sendo que a socializar uma caracterstica da Balana, e em vez de seguir a recomendao, de abrir o barril para o grupo, abriu-o para celebrar com um nico centauro,

procurando aqui um espelho, uma identificao com o outro. E embora estivesse determinado a no matar, o seu impulso, primeiro, de Carneiro foi mais forte. No entanto, Hrcules conseguiu tambm entregar o javali ainda com vida e j domesticado, demonstrando que era possvel domesticar o animal, devido sua dedicao e delicadeza no trato, atributo natural da Balana.

Tarot

O Heri chegou ao fim de um ciclo de provaes e precisa agora de demonstrar que consegue aplicar tudo o que aprendeu. No basta ficar com a lio aprendida na nossa mente e no nosso corao, preciso demonstr-lo, como? Concretizando aquilo em que acreditamos. Esta a energia do Carro.

Hrcules teve problemas em fazer escolhas correctas, optava sempre por matar e no domar as suas vtimas. Todavia, nesta tarefa, mesmo se ainda no o ideal, o heri demonstra na prtica as suas conquistas. Consegue j domar os animais que tem de enfrentar, como o condutor do Carro que se

v frente a dois cavalos que puxam em direces opostas, mas que com a sua habilidade os leva onde pretende.

Demonstra Amor a quem encontra mas quando em perigo decide usar as suas capacidades, pois poderia ter escolhido no matar os Centauros, mas afinal encontrava-se numa batalha e nela apenas ainda sabe usar a sua Fora.

Ao demonstrar que aprendeu as lies anteriores, o heri deixa de ser o Mago e passa ao Louco, realiza uma nova inicao. O louco no se preocupa mais com o que o exterior pensa de si, o Louco apenas o que e age dessa forma.

Com os opostos equilibrados o Carro avana! O domnio dos opostos leva o heri em frente!
DIFUNDIDO POR ONDA ENCANTADA AT 09:00

--QUARTA-FEIRA, OUTUBRO 28

Os 12 Trabalhos de Hrcules - 8 Trabalho

Imagem de Canato Arte

Os 12 Trabalhos de Hrcules

um trabalho conjunto elaborado

por

Onda Encantada (Difuso da Alma)

Shin-Tau (Grimoire do Mago)

Para a jornada da alma

Escolhemos abordar os seguintes temas

Mitologia, Astrologia e Tarot

8 Trabalho
A destruio da Hidra de Lerna

O Controle e superao dos desejos. A sua maior prova.

Mitologia

Conta a lenda que na antiga terra de Argos ocorreu uma seca. Ammona que reinava nessas terras, procurou a ajuda de Neptuno. Este recomendou que se batesse numa rocha, e quando isto foi feito, comearam a correr trs correntes cristalinas; mas logo uma hidra fez ali a sua morada. O mestre disse a Hrcules: Para alm do Rio Ammona, fica o ftido pntano de Lerna, onde est a hidra, uma praga para as redondezas. Nove cabeas tem esta criatura, e uma delas imortal. Prepara-te para lutar com essa asquerosa fera e no penses que os meios comuns sero de valia; se uma cabea for destruda, duas aparecero em seu lugar.

Hrcules estava ansioso e antes de partir, seu Mestre ainda lhe disse: Uma palavra de aconselhamentos s, posso dar. Ns nos elevamos, nos ajoelhando; conquistamos, nos rendendo; ganhamos, dando. Vai, oh filho de Deus e filho do homem, e conquista.

Chegando ao estagnado pntano de Lerna, que era um charco que desanimava quem dele se aproximasse e cujo mau cheiro polua toda a atmosfera em um raio de sete milhas; Hrcules teve que fazer uma pausa pois o simples odor por pouco o derrotava. As areias movedias eram uma ameaa e mais uma vez Hrcules rapidamente retirou seu p para no ser sugado para dentro da terra que cedia. Finalmente ele descobriu onde se ocultava a hidra.

Numa caverna de noite perptua vivia a fera, porm no se mostrava e Hrcules inutilmente vigiava. Recorrendo a um estratagema, ele embebeu suas setas em piche ardente e as despejou directamente para o interior da caverna onde habitava a horrenda fera. Uma enorme agitao se seguiu e a hidra com as suas nove e zangadas cabeas emergiu, chicoteando a gua e a lama furiosamente. Com trs braas de altura, algo to feio como se tivesse sido feito de todos os piores pensamentos concebidos desde o comeo dos tempos. A hidra atacou, procurando envolver os ps de Hrcules que saltou e lhe deu um golpe to severo que logo decepou uma das cabeas, mas mal a horrorosa cabea tocou o solo, duas cresceram em seu lugar. Repetidamente Hrcules atacou o monstro, mas ele ficava cada vez mais forte. Ento Hrcules lembrou-se das palavras do Mestre: ns nos levantamos ajoelhando.

Pondo de lado a sua clava, Hrcules se ajoelhou, agarrou a hidra com suas mos nuas e ergueu-a. Suspensa no ar, a sua fora diminuiu. De joelhos, ento, ela sustentou a hidra no alto, acima dele, para que o ar purificado e a luz pudessem surtir o seu efeito. O monstro, forte na escurido e no lodo, logo perdeu a sua fora quando os raios do sol e o toque do vento o atingiram. As nove cabeas caram, mas somente quando elas jaziam sem vida Hrcules percebeu a cabea mstica que era imortal. Ele decepou essa cabea e a enterrou, ainda sibilante, sob uma rocha. Astrologia

Este trabalho est associado ao signo de escorpio. O verdadeiro teste de Escorpio nunca tem lugar antes que o estudante fique coordenado, antes que a mente, a natureza emocional e a natureza fsica estejam funcionando como uma unidade. Ento o homem entra em Escorpio onde o seu equilbrio subvertido e o desejo parece exagerado, quando ele pensava que se havia livrado dele.

Aqui ele descobre que a personalidade no deve ser morta, nem pisoteada; ele deve ser reconhecida como um triplo canal de expresso para trs

aspectos divinos. Tudo depende de se ns usamos a trplice personalidade para fins egostas. Resumindo: em Escorpio o Ego est determinado a matar o pequenino ego para ensinar-lhe o significado da ressurreio. Em Escorpio tambm, o homem testado para ver quem vai triunfar, a forma ou o Cristo, o Eu Superior ou o eu inferior, o real ou o irreal, a verdade ou a iluso.

Foi dito a Hrcules que encontrasse a hidra de nove cabeas que vivia num ftido e hmido pntano. Este monstro tem a sua contra parte que habita nas cavernas da mente, na escurido e lama dos recessos obscuros da mente, onde ele floresce. Profundamente alojada nas regies subterrneas do subconsciente, ora calma, ora explodindo em tumultuado frenesim, a fera estabelece morada permanente. No fcil descobrir a sua existncia e lutar contra um inimigo to formidvel de facto uma tarefa herica para o homem. Uma cabea decepada, e eis que outra cresce no seu lugar. Toda a vez que um desejo, ou pensamento baixo eliminado, outro toma o seu lugar.

Hrcules fez trs coisas: ele reconheceu a existncia da hidra, procurou pacientemente por ela, e finalmente destruiu-a.

necessrio ter discriminao para reconhecer a sua existncia; pacincia para descobrir a sua toca; humildade para trazer lodosos fragmentos do subconsciente superfcie, e exp-los lua da sabedoria.

Enquanto ele lutou no pntano, no meio da lama e das areias movedias, ele foi incapaz de dominar a hidra. Ele teve de erguer o monstro no ar; isto , deslocar seu problema para outra dimenso para poder resolv-lo. Com toda a humildade, ajoelhando-se na lama, ele teve de examinar seu dilema luz da sabedoria e na elevada atmosfera do pensamento que buscava.

dito que uma das cabeas imortal o que implica que toda a dificuldade, por mais terrvel que possa parecer, contem um jia de grande valor.

Nenhuma tentativa para dominar a natureza inferior e descobrir aquela jia, jamais ser ftil. A cabea imortal, separada do corpo da hidra, sepultada sob uma rocha, isto implica que a energia concentrada que cria um problema ainda permanece, purificada, redireccionada e aumentada aps a vitria ter sido conquistada. Tal poder deve ser correctamente canalizado e controlado. Sob a rocha da vontade persistente, a cabea imortal torna-se uma fonte de poder. A tarefa tinha nove facetas e cada cabea da hidra representa um dos problemas que assaltam a pessoa corajosa que busca conquistar o domnio de si mesmo. Trs dessas cabeas simbolizam os apetites associados ao sexo, o conforto e o dinheiro. Os prximos trs dizem respeito s paixes do medo, do dio e do desejo de poder. As ltimas trs cabeas representam os vcios da mente humana no iluminada: orgulho, separabilidade, e crueldade.

As dimenses da tarefa que Hrcules empreendeu so assim claramente aparentes. Ele teve que aprender a arte de transmutar as energias que to frequentemente precipitam os seres humanos em tragdias. As nove foras que, desde o princpio dos tempos, trouxeram destruio entre os homens, tiveram de ser redireccionadas e transmutadas. Ainda aspiramos conquista espiritual que Hrcules alcanou.

Os problemas que surgem do mau uso da energia conhecida como sexual ocupam nossa ateno a cada instante. O amor ao conforto, luxria e s posses externas ainda cresce. A luta pelo dinheiro como um fim em vez de um meio reduz as vidas de incontveis homens e mulheres. Assim a tarefa de destruir as primeiras trs cabeas continua a desafiar as foras da humanidade, milhares de anos depois Hrcules haver realizado o seu extraordinrio feito. As trs qualidades do carcter que Hrcules tinha

de expressar eram a humildade, a coragem e a discriminao. Humildade para ver o seu compromisso objectivamente e reconhecer as suas falhas; coragem para atacar o monstro que jazia enroscado nas razes da sua natureza; discriminao para descobrir uma tcnica para enfrentar o seu inimigo mortal.

Tarot

Com os cavalos do Carro dominados, o heri avana para a Justia. Com esta energia ele ter de provar que as suas decises so tomadas em conscincia, usando o mental to bem como o emocional. E assim o faz, nesta tarefa Hrcules demonstra que o seu lado racional est activado e que prevalece em relao aos seus instintos naturais, ele no mais um animal instintivo mas sim um animal racional, que sabe usar sensatamente cada um. A Justia tem pouco a ver com o que a palavra justia representa para ns actualmente. A Justia deveria ser chamada de Equilbrio para evitar que

julguemos tratar-se aqui de um momento em que as contas se vo acertar. A Justia representa um momento de avaliao, sim, mas um momento de avaliao em que cada um ter de provar que alcanou o equilbrio interior dos opostos para poder avanar. Por isso, ela representada com uma balana, o momento em que pesamos quais dos dois lados estamos mais a utilizar e reflectir sobre o assunto para evitar excessos. A Balana deve estar equilibrada, nem mais emoo, nem mais racional, e como conseguimos isso? Ajustando cada dia. Em cada aco compreender como temos tendncia para agir e modificar. Foi o que Hrcules fez, pois a sua primeira atitude foi agir como sempre, at que parou, ponderou e ajustou. Nesta tarefa esconde-se uma aprendizagem importante, no mais que as outras, mas bastante importante. O Hroi encontra-se perante um estado avanado de iniciao e, como tal, tem na sua frente uma prova a esse nvel. No Tarot podemos equipara esta prova com a passagem do Arcano XVIII, a Lua, para o XIX, o Sol, que complicada por ser brusca. Passar de um estado de inconscincia, onde utilizamos os nossos dons de forma instintiva e no racionalizada, para outro onde sabemos e escolhemos o que fazemos e quando o fazemos, no fcil e muitos iniciados falham em superar esta prova. Quando mergulhamos nas nossas guas interiores, muitas vezes ficamos l prisioneiros pois o lodo pode ser muito e a conscincia para lidar com ele pouca. Era o que estava acontecer com o nosso heri, mas tal como acontece connosco, h sempre uma voz que nos avisa e aconselha. Essa voz aconselhou-o a elevar e assim sempre. Quando conseguimos elevar os nossos lados negros Luz tudo se resolve. Quando conseguimos trazer a Luz do Sol ao lodo interior que habita em ns, o lodo seca e torna-se num campo frtil pronto para ser cuidado. O lodo criado por aces repetidas, nesta ou noutras vidas, o lodo mantido por falta de reflexo. As emoes muitas vezes se escondem nesse lodo, o racional pode ajudar a clarificar e transmutar essas emoes. No queremos com isto dizer que o lodo negativo, lembrem-se no equilbrio que reside a Sabedoria. O Ying e o Yang devem ser perfeitos em ns!

Na Justia o heri precisa de revelar humildade para ouvir conselhos, coragem para agir perante tanta escurido e discriminao para escolher o que deve permanecer o que deve transmutar. As escolhas feitas no equilbrio daro a chave para avanar da Lua ao Sol!
DIFUNDIDO POR ONDA ENCANTADA AT 09:00

--SEXTA-FEIRA, OUTUBRO 30

Os 12 Trabalhos de Hrcules - 9 Trabalho

Imagem de Canato Arte

Os 12 Trabalhos de Hrcules

um trabalho conjunto elaborado

por

Onda Encantada (Difuso da Alma)

Shin-Tau (Grimoire do Mago)

Para a jornada da alma Escolhemos abordar os seguintes temas

Mitologia, Astrologia e Tarot

9 Trabalho
A morte dos Pssaros de Estnfalo Acabar com as tendncias do uso do pensamento destrutivo

Mitologia

Era tempo de mudar o seu caminho. Desta vez Hrcules teria que procurar no pntano de Estnfalo, lugar de habitao dos pssaros destruidores e descobrir a forma de os espantar desta sua morada.

O mestre disse-lhe A chama que brilha alm da mente revela a direco certa. Aps longa procura, conseguiu encontrar o ftido pantanal e os barulhentos ameaadores pssaros.

Cada pssaro tinha um bico de ferro, afiado como uma espada. As penas pareciam dardos de ao que ao carem poderiam cortar ao meio a cabea de quem por ali passasse. As suas garras eram igualmente ferozes.

Ao verem-no trs pssaros se lhe dirigiram ao que ele ripostou com a sua clava, fazendo cair no cho duas penas.

Parado beira do pntano pensava em como livrar-se dos terrveis pssaros. Pensou em setas, em armadilhas no pntano e lembrou-se ento do conselho que recebera A chama que brilha alm da mente revela a direco certa e reflectindo longamente lembrou-se de dois pratos de bronze que possua e que emitiam um som estridente, no terreno; um som spero e penetrante capaz de acordar os mortos. At para si prprio o som se torna intolervel.

Aguardando pela noite, em que os pssaros estariam todos pousados, tocou os pratos aguda e repetidamente. Assustados e perturbados por rudo to monstruoso, os pssaros levantaram voo guinchando e, fugindo para nunca mais voltar.

Astrologia

Este nono trabalho est associado a Sagitrio e Gmeos. O rudo dos pssaros associado ao excesso de comunicao e expresso do signo de gmeos, e que os pssaros utilizam para devastar a regio. Em Sagitrio, o arqueiro, bem como em Escorpio, Hrcules assumiu e completou o

trabalho iniciado em Carneiro. Em Carneiro, ele lidava com o pensamento, enquanto em Sagitrio, ele j demonstra completo controlo do pensamento e da palavra. No momento em que nos libertamos da iluso, entramos em Sagitrio e vemos o objectivo. Ns nunca o vramos antes, porque o-entrens-e-o-objectivo, encontram-se sempre os pensamentos-forma que nos impedem de v-lo, ou seja, no conseguimos ver as nossas metas.

Sagitrio o signo preparatrio para Capricrnio, e por vezes chamado de o signo do silncio, porque esta a lio de Sagitrio: restrio da fala atravs do controlo do pensamento porque depois de abandonar o uso das formas comuns da fala, tais como falar da vida alheia, ento ser preciso aprender a silenciar sobre a vida da alma. O recto uso do pensamento, o calar-se e a consequente inofensividade do plano fsico, resultam na libertao; pois ns somos conservados na unidade humana no por alguma fora externa que nos mantenha ali, mas pelo que ns mesmos temos dito e feito. No momento em que no mantivermos mais relaes erradas com as pessoas pelas coisas que dissermos quando deveramos ter ficado calados, no momento em que paramos de pensar sobre as pessoas, coisas que no deveramos pensar, pouco a pouco aqueles laos que nos prendem existncia planetria so rompidos, ficamos livres e escalamos a Montanha como o bode em Capricrnio. Em Sagitrio, o primeiro dos grandes signos universais, vemos a verdade como o todo quando usamos as flechas do pensamento correcto. Todas as vrias verdades formam uma verdade; disso que nos damos conta em Sagitrio.

Tarot

Nesta tarefa o Eremita que entra em aco. Mais uma vez o heri vai ajudar algum, mas desta vez no o Hierofante que sai rua mas sim o Eremita. m novo caminho comea a ser a trilhado e o heri j no precisa de ter seguidores, ele sabe agora que a nica presena que precisa a sua voz interior. O Eremita um Arcano muito interessante, ele o ser triunfante das lutas no lodo, ele o lado introspectivo do Louco.

A sua Sabedoria evidente, ele sabe quando esperar e quando actuar. Sabe a Fora que tem e acima de tudo j se conhece a si prprio. Note-se que o lodo foi substitudo por pntanos, as guas comeam a ser domadas. O Eremita nesta tarefa vai encontrar o Juzo Final para o ajudar a concretizar a sua misso. O Juzo Final uma energia de despertar, um som anunciador de novidades, a voz de um Anjo que chama por ns. a derradeira prova, a morte acontece para que depois das outras provas se possa renascer na liberdade total do Ser.

O heri ouve o chamado e j no tem medo, reconhece que a sua vida uma misso constante e que em cada virar da esquina h aprendizagens a fazer. Ele o condutor do seu carro, mas tambm ele guiado por uma voz superior.

O Eremita vive sozinho, mas nunca em solido. Ele ouve as vozes do Mundo e sabe onde o seu lugar
DIFUNDIDO POR ONDA ENCANTADA AT 09:00

_ _ _

SEGUNDA-FEIRA, NOVEMBRO 2

Os 12 Trabalhos de Hrcules - 10 Trabalho

Imagem de Canato Arte

Os 12 Trabalhos de Hrcules

um trabalho conjunto elaborado por

Onda Encantada (Difuso da Alma)

Shin-Tau (Grimoire do Mago)

Para a jornada da alma Escolhemos abordar os seguintes temas Mitologia, Astrologia e Tarot

10 Trabalho A morte de Crbero

A elevao da personalidade terceira iniciao Mitologia

O Mestre disse a Hrcules: Enfrentaste com xito mil perigos. Hrcules, e muitas consquistas foram feitas. A sabedoria e a fora pertencem-te. Fars uso delas para salvar algum em angstia, uma presa de imenso e infindvel sofrimento? e tocando gentimente a fronte de Hrcules, diante de seu olho interno, surgiu uma viso. Um homem jazia sobre uam rocha e gemia como se seu corao fosse partir-se. Suas mos e ps estavam acorrentados; as fortes correntes que o prendiam estavam ligadas a anis de ferro. Um abutre, feroz e audacioso, mantinha-se bicando o fgado da vtima; em consequncia, uma corrente de sangue jorrava do seu flanco. O homem elevava suas mos acorrentadas e clamava por socorro; mas suas palavras ecoavam em vo na desolao e eram engolidas pelo vento. A

viso desapareceu e o Mestre falou: Aquele que viste acorrentado chamase Prometeu. Ele sofre assim h muito tempo, e contudo, sendo imortal no pode morrer. Do cu ele roubou o fogo; por isso foi punido. O lugar de sua morada conhecido por Inferno, o reino de Hades. Pede-se que seja o salvador de Prometeu, Hrcules. Desce s profundezas e liberta-o do sofrimento.

Hrcules iniciou a sua viagem descendo sempre atravs das ligaes dos mundos da forma. A atmosfera tornava-se cada vez mais pesada, e a escurido crescia. Contudo, a sua vontade era firme. Essa descida longa demorou muito tempo e sozinho, mas no absolutamente s, ele vagueava, e quando ele procurou no seu ntimo ouviu a voz prateada da deusa da Sabedoria, Athena, e as palavras encorajadas de Hermes. Por fim, dele chegou a um rio escuro e envenenado que as almas dos mortos tinam que cruzar. Uma moeda tinha de ser dada a Caronte, o barqueiro, para que ele as levasse para o outro lado. O visitante da terra assustou Caronte que levou Hrcules ao outro lado, sem lembra-se de cobrar-lhe, Hrcules penetrou o Hades, uma nevoenta e escura regio onde as sombras, ou melhor, as conchas dos que haviam partido esvoaavam. Quando Hrcules percebeu a Medusa, com o seu cabelo encaracolado com serpentes sibilantes, ele tomou a espada e tentou atingi-la, mas no bateu seno no ar vazio. Ele seguiu por caminhos labirnticos at chegar corte do rei que governava o mundo subterrneo, Hades. Este, inflexvel, severo e com semblante ameaador, sentava-se em seu negro trono quando Hrcules se aproximou. Que procuras, um mortal vivo, em meus reinos? Interpelou-o Hades.

Hrcules disse, Procuro libertar Prometeu.

O caminho est guardado pelo co Crbero, um co com trs grandes cabeas, cada uma com serpentes enroladas em torno, replicou Hades. Se puderes derrot-lo com tuas mos vazias, um feito que ningum jamais realizou, poder libertar o sofredor Prometeu.

Satisfeito com a resposta, Hrcules prosseguiu at deparar-se com o co de trs cabeas e ouviu o seu feroz latido. Ameaador, avanou para Hrcules que agarrou a primeira cabea e a manteve presa em seus braos enquanto o monstro se debatia. Finalmente a sua fora cedeu e Hrcules seguiu at encontrar Prometeu numa laje de pedra, em dores atrozes. Hrcules partiu as correntes e libertou o sofredor.

Astrologia

Este trabalho est associado ao signo de Capricrnio/Caranguejo, que um dos mais difceis para se escrever e o mais misterioso de todos os doze. H dois portes de importncia dominante: Caranguejo, no que erroneamente chamamos a vida, e Capricrnio, o porto para o reino espiritual. Capricrnio, o porto atravs do qual ns finalmente passamos quando no mais nos identificamos com o lado forma da existncia, mas nos tornamos identificados com o esprito. isto que significa ser iniciado.

Um iniciado uma pessoa que no pe mais a sua conscincia na sua mente, ou desejos, ou corpo fsico. Ele pode us-los, se quiser; e f-lo para ajudar toda a humanidade, mas no neles que focaliza a sua conscincia. Ele est focalizado no que chamamos a alma, que aquele aspecto de ns mesmos que est livre da forma. na conscincia da alma que finalmente funcionamos em Capricrnio, conhecendo-nos como iniciados e entramos nos dois grandes signos universais de servio humanidade.

em Capricrnio, o adulto que existe em ns que Hrcules desce s profundezas do inferno, munido da compaixo de Caranguejo, para conseguir resgatar Prometeu. O caminho da alma exactamente o mesmo, com profundo amor (Caranguejo) que necessitamos de descer s profundezas dos nossos

infernos interiores, am-los e resgatar em ns a nossa sombra, para podermos depois, escalar a montanha, que caracteriza Capricrnio, com o mesmo determinismo e firmeza com que descemos ao inferno. Aps cumprir a sua tarefa, o hroi regressa ao reino dos vivos e ali reencontra a sua alma e -lhe mostrado que aquele foi o seu primeiro servio em prol de um mundo melhor. Enquanto nos pssaros de Estnfalo, Hrcules ainda tinha mergulhado nos pntanos do inferno pessoal, em Crbero que o mergulho se d no inferno colectivo. Este crescimento na capacidade de prestar servio a realizao da alma. No se pode aprender por ouvir dizer, mas sim atravs da realizao e vivendo as circunstncias.

Tarot

Depois de ter compreendido a lio do Eremita, o heri avana para a Roda da Fortuna. Este Arcano encerra em si a aprendizagem de conseguirmos estar em sintonia com o Universo e aproveitar os momentos para elevao.

Nesta tarefa Hrcules consegue no seu prprio ritmo avanar cada etapa da descida ao Inferno e consegue compreender o momento e o tempo que deve despender em cada uma delas. uma tarefa aparentemente fcil pois muito j foi trilhado. Com as aprendizagens anteriores alcanadas, o heri agora dedica o seu tempo a ajudar efectivamente os outros. A Roda gira muitas vezes e em cada volta o iniciado deve estar atento para poder compreender os momentos que lhe so dados. Quando assim no acontece temos de esperar por uma nova oportunidade, que vir, mas ns nunca sabemos quando. O heri ao conseguir estar permanentemente atento, em sintonia com o seu interior e com o exterior, v antecipadamente as oportunidades que lhe so postas frente e assim torna-se na Energia viva do Universo. O arcano XXI - O Mundo a energia da abertura dos portais, a tomada de conscincia final do iniciado, a sua elevao total. Quando conseguimos estar neste estado podemos avanar para a entrega total de ajudar os outros, pois j nos conhecemos e dominamos, s assim se revelam as verdadeiras misses. A Roda gira vezes sem conta. Se o heri est atento, a Porta abra-se e o Mundo revelado!
DIFUNDIDO POR ONDA ENCANTADA AT 09:00

___
QUARTA-FEIRA, NOVEMBRO 4

Os 12 Trabalhos de Hrcules - 11 Trabalho

Imagem de Canato Arte

Os 12 Trabalhos de Hrcules

um trabalho conjunto elaborado

por

Onda Encantada (Difuso da Alma)

Shin-Tau (Grimoire do Mago)

Para a jornada da alma

Escolhemos abordar os seguintes temas

Mitologia, Astrologia e Tarot

11 Trabalho

A limpeza dos estbulos de Augias

O servio de limpeza e purificao, com uso da gua, preparando o encerramento do ciclo

Mitologia

O Mestre chamou Hrcules e disse: Onze vezes a roda girou e agora ests diante de outro Trabalho. Por muito tempo perseguiste a luz que tremeluzia, primeiro de maneira incerta, depois aumentando at tornar-se um firme farol, e agora brilha para ti como um sol brilhante. Agora volta tuas costas para o brilho, inverte os teus passos; volta para aqueles para quem a luz apenas um ponto de transio e ajuda-os a faz-la crescer. Dirige teus passos para Augias, cujo reino deve ser limpo do antigo mal. E Hrcules saiu procura de Augias, o rei. Quando ele se aproximou do reino onde Augias governava, um terrvel mau cheiro f-lo quase desmaiar. Durante anos, ele ficou sabendo, o Rei Augias jamais fizera limpar o excremento que o seu gado deixava nos estbulos reais. Ento os pastos estavam to adubados que nenhuma colheita crescia. Em consequncia, a

pestilncia varria o pas, devastando vidas humanas. Hrcules dirigiu-se para o palcio e procurou pelo prprio Augias. Informado de que Hrcules vinha limpar os ftidos estbulos, Augias confessou a sua dvida e descrena dizendo: Dizeis que fars esta imensa tarefa sem recompensa? No confio naqueles que anunciam tais bazfias. Hs-de ter algum plano astucioso que arquitectaste, oh Hrcules, para me roubar o trono. Jamais ouvi de homens que procuram servir ao mundo sem recompensa. Nunca ouvi. A esta altura, contudo, eu de bom grado acolheria qualquer tolo que procurasse ajudar. Mas deve ser feito um trato, para que no zombem de mim como sendo um rei bobo. Se tu, em um nico dia, fizeres o que prometeste, um dcimo de todo o meu rebanho ser teu; mas se fracassares, tua vida e teus bens estaro em minhas mos. No penso que possas cumprir tuas bazfias, mas podes tentar

Hrcules ento deixou o rei. Ele vagou pela pestilenta rea, e viu uma carroa passar empilhada com cadveres, as vtimas da pestilncia. Dois rios, ele observou, o Alfeu e o Peneu, fluam mansamente pela vizinhana. Sentado beira de um deles, a resposta a este problema veio-lhe mente como um relmpago. Com determinao e fora ele trabalhou. Com enorme esforo ele conseguiu desviar ambas as correntes dos cursos seguidos por sculos. Ele fez com que o Alfeu e o Peneu derivassem as suas guas atravs dos estbulos e aceleradas limparam a imundcie por tanto tempo acumulada. O reino foi limpo de toda a sua ftida treva. Num nico dia foi cumprida a tarefa impossvel. Quando Hrcules, bastante satisfeito com o resultado, voltou a Augias, este ltimo franziu a testa e disse: Conseguiste xito com um truque, berrou de raiva o Rei Augias. Os rios fizeram o trabalho, no tu. Foi uma manobra para me tirar meu gado, uma conspirao contra o meu trono. No ters uma recompensa. Vais, sai daqui ou mandarei decapitar a tua cabea! O enraivecido rei assim baniu Hrcules, e proibiu-o de voltar ao seu reino, sob pena de morte imediata.

Hrcules cumpriu a tarefa que lhe fora dada e voltou ao Mestre, que disse:

Tu tornaste-te um servidor mundial. Avanaste ao recuares; vieste Casa da Luz por um outro caminho, gastaste a tua luz para que a luz dos outros pudesse brilhar. A jia que o dcimo primeiro Trabalho d tua para sempre. Hrcules sendo o iniciado, deveria fazer trs coisas, que podem ser resumidas como as caractersticas principais de todos os verdadeiros iniciados. Se no estiverem presentes em alguma medida, o homem no um iniciado. A primeira o servio impessoal, que no o servio que prestamos porque nos dizem que o servio um caminho de libertao, mas o servio prestado porque a nossa j no mais centrada em ns mesmos. No estamos mais interessados em ns mesmos e sim na nossa conscincia, que sendo universal nada h a fazer, seno assimilar os problemas dos nossos semelhantes e ajud-los. Para o verdadeiro iniciado, isso no representa esforo. A segunda o trabalho grupal que permanecer sozinho espiritualmente na manipulao dos assuntos pessoais, esquecendo completamente de si mesmo no bem-estar do particular segmento da humanidade ao qual est associado. A terceira o autosacrifcio que significa tornar o ego sagrado. Isto lida com o ego do grupo e o ego do individo; esse o trabalho do iniciado. Astrologia

Em Augias, o trabalho feito pelo eixo Aqurio/Leo, em que com a sua lmpada acesa (Leo) atravs do servio altrusta e alinhamento com os nveis superiores de conscincia (Aquario), que Hrcules deve levar a luz aos outros, pois a partir do momento em que a luz se acende na conscincia que o Homem deixa de ter possibilidade de voltar s trevas do mundo. aqui que Hrcules deixa de prestar ateno a si mesmo (Aqurio), indo ao encontro dos que ainda no acenderam a sua prpria luz.

Quando Hrcules se dirige ao reino de ugias, simbolizado pelo Leo e a propriedade, o domnio, o poder e a arrogncia demonstrado pelo Rei, sente o cheiro, acumulado de tempos imemoriais, desse mesmo preconceito. Sem se sentir intimidado por estar a prestar um servio humanidade apesar do desprezo do rei e o seu descrdito naqueles que prestam servio

desinteressado, Hrcules levou a cabo a sua tarefa e acaba por se retirar em silncio aps as palavras de medo de perda de poder do prprio rei. Mas Hrcules j sabe que as nicas contas a prestar so a Deus. E que usando a sua intuio e a sua prpria luz (Leo em equilbrio), trazendo luz queles que no a viam, so um presente de Aqurio para as foras retrgradas e provisrias que representa este rei no seu reino.

Tarot

A elevao est concluda, agora o heri dedica o seu tempo a ajudar os outros, mesmo quando deles no recebe o agradecimento necessrio. A sua Fora foi alcanada definitivamente. Nas outras tarefas em que o heri enfrentou a Fora, nem sempre havia conseguido dominar os seus impulsos e aprender a lio, mas agora Hrcules comanda o seu Leo interior e, por isso mesmo, no precisa da aprovao exterior, nem se sente injustiado, avana, cumpre a sua tarefa e basta-lhe ter sido til.

O Arcano XI foi alcanado, a sua energia est integrada e agora o heri pode avanar e tornar-se na Estrela. A Estrela muitas vezes pode simplesmente estar l para ns, ajudando e direccionado o nosso Carro, mas numa elevao como a que o heri alcanou, a Estrela ele mesmo. Quando Hrcules compreendeu que usando a gua dos dois rios conseguiria realizar a tarefa com facilidade ele acedeu a este Arqutipo, pois a Estrela, com um p no cho e outro na gua, consegue manter a fonte de Luz a jorrar constantemente sobre os lugares onde houver obscuridade. Enquanto que a Temperana ainda realiza apenas uma energia de transmutao interior e pessoal, o Alquimista no Laboratrio pessoal, a Estrela o Alquimista Universal por excelncia. Ela d Luz e transmuta o podre em frtil. A Fora aplicada transmutao, liberta o heri para a entrega plena. A Estrela brilha de dentro para fora, numa liberdade total.

DIFUNDIDO POR ONDA ENCANTADA AT 09:00

___
SEXTA-FEIRA, NOVEMBRO 6

Os 12 Trabalhos de Hrcules - 12 Trabalho

Os 12 Trabalhos de Hrcules um trabalho conjunto elaborado por Onda Encantada (Difuso da Alma)

Shin-Tau (Grimoire do Mago)

Para a jornada da alma Escolhemos abordar os seguintes temas Mitologia, Astrologia e Tarot

12. Trabalho
A captura do gado vermelho de Gerio A transcendncia da animalidade, a salvao

Mitologia

O Mestre chamou Hrcules e disse-lhe: Tu agora ests diante do ltimo Trabalho. o que falta para que o ciclo seja completo, e liberao conquistada. Vai at aquele lugar sombrio chamado Eritia, onde a Grande Iluso est entronizada; onde Gerio, o monstro de trs cabeas, trs corpos e seis mos, rei e senhor. margem da lei ele mantm um rebanho de gado vermelho escuro. De Eritia deves trazer at a nossa Sagrada Cidade, este rebanho. Cuido com Euritio, o pastor, e seu co de duas cabeas Ortus. E depois de uma pausa continuou: Mais um aviso posso dar. Invoca a ajuda de Hlio.

Hrcules partiu e no templo, fez oferendas a Hlio, o deus do fogo e do sol. Por sete dias Hrcules meditou, e depois mereceu dele um favor. Um clice dourado caiu no cho aos seus ps. Ele sentiu no seu ntimo que esse objecto brilhante o capacitaria a cruzar os mares para alcanar o pas de Eritia. E assim foi. Sob a segura proteco do clice dourado, ele velejou pelos mares agitados at chegar a Eritia.

Numa praia naquele pas distante, Hrcules desembarcou. No muito longe dali ele chegou a um pasto onde o gado vermelho escuro pastava. Era guardado pelo pastor Euritio e o co de duas cabeas, Ortus. Quando Hrcules se aproximou, o co lanou-se como uma flecha para ele, rosnando ferozmente, tentando alcan-lo. Com um golpe decisivo Hrcules derrubou o monstro. Ento, Euritio amedrontado pelo bravo guerreiro que

estava diante dele, suplicou que a sua vida fosse poupada. Hrcules concedeu-lhe o pedido. Conduzindo o gado vermelho-sangue adiante dele, Hrcules voltou a sua face para a Cidade Sagrada. Ainda no estava muito longe daquelas pastagens quando percebeu que o monstro Gerio vinha em louca perseguio. Logo Gerio e Hrcules estavam face-a-face. Exalando fogo e chamas de todas as trs cabeas simultaneamente, o monstro avanou sobre ele. Esticando bem o seu arco, Hrcules lanou uma flecha que parecia queimar o ar e que atingiu o monstro no seu flanco. Tamanho foi o mpeto com que fora lanada, que todos os trs corpos de Gerio foram perfurados. Com um guincho desesperado, o monstro oscilou, depois caiu, para nunca mais se levantar.

Hrcules conduziu, ento o lustroso gado para a Cidade Sagrada. Difcil foi a tarefa. Volta e meia alguns bois se desgarravam e Hrcules deixava o rebanho para procurar aquelas cabeas que se perdiam. Atravs dos Alpes ele conduziu o seu rebanho at Halia. Onde quer que o mal tivesse triunfado, ele golpeava as foras do mal com golpes mortais, e corrigia a balana em favor da justia. Quando Eryx, o lutador, o desafiou, Hrcules o derrubou to vigorosamente que ele permaneceu cado.

Novamente quando o gigante Alcioneu lanou sobre Hrcules, uma rocha que pesava uma tonelada, este ltimo a deteve com a sua clava e a mandou de volta, matando o seu agressor.

s vezes ele perdia o seu rumo, mas sempre se voltava, refazia os seus passos, e prosseguia. Embora exausto por este cansativo trabalho, Hrcules por fim voltou. Quando chegou, o Mestre que o esperava, disse-lhe: A jia da imortalidade pertence-te. Por estes doze Trabalhos tu superaste o humano e te revestiste do divino. De volta ao lar viestes, para no mais partires. No firmamento estrelado o teu nome ser inscrito, um smbolo para os batalhadores filhos dos homens, de seu imortal destino. Os trabalhos humanos esto encerrados, tua tarefa Csmica comea. Astrologia Em Peixes/Virgem, Hrcules termina um grande ciclo de realizaes que

marcam a sua libertao das formas terrestres e da maioria dos apegos que prendem os homens roda de reencarnaes. aqui que o homem crtico e rgido do passado aprende a ter f. Hrcules tem que conduzir o rebanho de gado vermelho-sangue (representa a quinta raa) para fora das terras da iluso at Cidade Sagrada. Para desempenhar a sua tarefa, advertido de que dever invocar Hlio Deus do sol, senhor da luz e da conscincia, que s se consegue encontrar nos planos interiores do ser.

Aqui ficamos a saber, que a unio da conscincia csmica com a terrestre, e o apelo a esse deus interior que existe dentro de todos ns, imprescindvel para enfrentar tarefas que exigem um esforo maior. Hrcules medita em conscincia, na sua essncia repleta de luz, que significa a busca de Peixes, ser que vem ao mundo para compreender a prpria essncia e para se revelar como f.

Como resultado da sua meditao, recebe o Santo Graal clice dourado depsito de toda a sabedoria.

com a frieza de Virgem que Hrcules consegue enfrentar Gerio, mas esta frieza levada ao extremo pode revelar-se em tirania, da que o bom senso demonstra bem o signo de Peixes em equilbrio. O lutador com que Hrcules se debate, mostra a raiva contida de peixes e falta de firmeza na sua prpria colocao e aco no mundo; e o ter que abandonar momentaneamente o rebanho para ir apanhar algum boi desgarrado, demonstra tambm a dificuldade que o signo de peixes sente com os imprevistos. Quando chega cidade sagrada e ouve A jia da imortalidade pertence-te. Por estes doze Trabalhos tu superaste o humano e te revestiste do divino. De volta ao lar viestes, para no mais partires. No firmamento estrelado o teu nome ser inscrito, um smbolo para os batalhadores filhos dos homens, de seu imortal destino. Os trabalhos humanos esto encerrados, tua tarefa Csmica comea, aprende finalmente que necessitava de ter

coragem e f para ver tudo o que viu, e que estes valores so o seu legado para os seus irmos. E para o conseguir, o homem tem que tirar o seu Cristo da cruz e caminhar ao seu lado.

Tarot

Depois de tantas tarefas, depois de passar por provas incontornveis, difceis e algumas falhas, o heri est pronto para o auto-sacrifcio. O Dependurado chegou, o momento em que o heri tem de assumir que os seus ps esto no Cu e as suas mos na Terra. o momento em que compreende que a sua misso sempre foi a de regressar Casa do Pai, mas que afinal ele sempre l esteve, e que por isso passou por tudo o que passou. Grato pelas lies de vida ele mostra como est diferente, como conseguiu adquirir as qualidades que lhe faltavam desde a primeira tarefa, em que ingenuamente colocou a vida do seu amigo em perigo. O Dependurado o reincio de uma fase na vida do heri. As tarefas no terminaram por aqui, agora na escalada da rvore da Vida ele ter novas

provas a superar, mas nestas aprendeu que apenas com a inverso das polaridades, trilhando um caminho equilibrado, buscando a perfeita harmonia das coisas, ele poder chegar ao seu destino. Compreende agora que no h iluses, apenas mudanas da realidade, no h adversrios, apenas coadjuvantes, no h princpio nem fim, apenas uma eterna dana csmica. Com todo este conhecimento, o heri avana na Vida como o Louco, seguindo em frente, voltando atrs, parando e reflectindo, danando e rindo, mas tudo isso feito com muita conscincia, pois agora ele sabe que nunca esteve s, nunca falhou ou passou, nunca perdeu ou ganhou, apenas viveu. O Dependurado sacrifica-se pois sabe que isso no existe. Ele inverte a ordem da vida e age com as razes no Divino e a mente na Terra. Agora ele nem precisa de se mexer para poder actuar. O Louco ganha forma.
DIFUNDIDO POR ONDA ENCANTADA AT 09:00

Anda mungkin juga menyukai