Anda di halaman 1dari 3

AVALIAO BIMESTRAL DE BIOLOGIA 3 ANO ENSINO MDIO. 2 BIMESTRE 7.

(Cefet-PR) Apndice, o defensor sem funo Para que, exatamente, serve o apndice? A resposta no est clara at hoje, nem mesmo para os mdicos e cientistas. Embora a sua funo de produzir clulas de defesa do organismo contra agresses de bactrias e vrus tenha ficado comprovada, ele no , certamente, indispensvel, pois diversos outros rgos produzem estas mesmas clulas. H quem diga que, hoje, ele s serve para inflamar e provocar a necessidade de uma cirurgia de emergncia. (Globo Cincia. n. 89.) Na espcie humana, o apndice vermiforme bastante reduzido, considerado rgo vestigial, enquanto que em alguns mamferos herbvoros, como o coelho, aparece bem desenvolvido, abrigando microrganismos mutualsticos que promovem a digesto da celulose. *Sob o aspecto evolutivo, os rgos vestigiais revelam: a) a possibilidade de se conhecer organismos que viveram na Terra em tempos remotos. b) a existncia de um parentesco evolutivo entre as espcies consideradas. c) o princpio da imutabilidade das espcies. d) o desenvolvimento de grande variao gentica dentro de uma mesma espcie. e) a origem embrionria diferente nos organismos, porm com a mesma funo. 8. (UFR-RJ)Em muitos casos a aplicao de um antibitico a uma linhagem bacteriana promove o aparecimento de linhagens mais resistentes, pois as bactrias sofrem mutao e adquirem resistncia, passando aos descendentes tal caracterstica. A partir desse fato, comum se pensar que as bactrias desenvolvem resistncia ao antibitico para no serem destrudas por ele, o que traduz uma viso lamarckista da questo. Voc concorda com essa compreenso? Justifique sua resposta. 9. UFGO Com base na anlise dos grficos abaixo, julgue as afirmativas.

LOPES, Snia. Bio: gentica, evoluo, ecologia. So Paulo:Saraiva, 1997.

( ) A seleo forte restringe a variabilidade gentica e elimina os fentipos desviantes. ( ) A seleo fraca atua permanentemente sobre todas as populaes, mesmo em ambientesestveis e constantes. ( ) A ao da seleo forte consiste em excluir gentipos menos adaptados a uma determinadacondio ecolgica. ( ) A seleo fraca atua da seguinte forma: evita a eliminao de determinados genes emuma populao constante e estvel. 10. (UFBA) A idia de que organismos evoluem passou, no decorrer do ltimo sculo, de conjectura a fato, escrevem os Grants em Notcias de Galpagos, a revista da estao de pesquisa Charles Darwin. Com a aproximao do final do sculo, estamos experimentando uma outra transformao. A idia de que a temperatura do mundo est gradualmente subindo se tornou amplamente aceita como um fato comprovado. ............................................................................................................................. O aquecimento global de especial interesse para as ilhas Galpagos porque ali o ciclo das estaes orientado pelas correntes ocenicas. metade do ano o arquiplago banhado por guas frias, a outra metade, por guas mornas. (...) No fossem essas correntes alternantes, as ilhas no teriam estao alguma, visto estarem exatamente na linha do equador. Nem teriam sua estranha fauna e flora. por estarem no local de encontro de guas do sul e do norte que ali a relao de passageiros varia tanto, incluindo no apenas lagartos tropicais mas tambm focas polares, no s flamingos dos trpicos mas tambm pingins os nicos pingins no equador. ............................................................................................................................. E mais, as Galpagos se localizam perto de um dos pontos de presso chave do sistema de circulao global: o local onde nasce o El Nio. ............................................................................................................................. Realmente deve ter sido por um capricho dessas correntes inconstantes que os primeiros tentilhes chegaram l. Os ventos e correntes ajudaram os tentilhes de Darwin a serem o que eles so e ainda hoje continuam moldando esses pssaros.
(WEINER, p. 274-5 texto adaptado)

*Com base na anlise do texto e em relao ao processo evolutivo e suas repercusses, pode-se inferir: (01) Eventos ecolgicos e genticos constituem a base do processo de especiao. (02) As mudanas ambientais orientam os caminhos evolutivos, conferindo diferentes valores adaptativos s variaes hereditrias.

(04) As condies peculiares das Galpagos tornaram-nas um laboratrio para experimentos evolutivos naturais que favoreceram a especiao como a dos tentilhes. (08) O mecanismo evolutivo preserva caracteres mais convenientes para a espcie, sob determinadas condies. (16) A chegada dos tentilhes s Galpagos, por fora do acaso, nega a idia de adaptao no processo evolutivo. (32) A coexistncia de organismos oriundos de regies extremamente distintas, em Galpagos, fragilizou as idias de Darwin sobre a ocorrncia da evoluo. (64) A evoluo biolgica um processo permanente na biosfera, com o sucesso de espcies mais capacitadas para explorar o meio. *D, como resposta, a soma das alternativas corretas. SOMA:________ 11. (UFRS) Os princpios a seguir relacionados referem-se teoria da evoluo das espcies. I. Adaptao ao meio. II . Seleo natural . III. Mutao. IV. Lei do uso e desuso. V. Herana dos caracteres adquiridos Lamarck, em sua teoria, considerou a) I, II e III. b) II, III e IV. c) I, IV e V. d) II, IV e V. e) II, III e V.

12. Elabore um texto DEFENDENDO a teoria que voc ficou responsvel no DEBATE. A redao deve ter no mnimo 25 linhas distribuidas em, no mnimo, 4 pargrafos - sendo 1 para a introduo, 1 para defender sua teoria, 1 para apontar falhas na teoria oposta e 1 para uma concluso. Embase sua defesa ou crtica na Bblia e/ou na cincia e nas teorias de Darwin e Lamark. 25 a 30 linhas

Anda mungkin juga menyukai