Anda di halaman 1dari 5

Constituiao do sangue

Aparentemente o sangue um lquido de cor vermelho que se transforma numa massa semi-slida quando sai dos vasos sanguneos, devido coagulao.

O sangue fundamentalmente constitudo por um lquido amarelado chamado plasma onde flutuam trs tipos de clulas sanguneas: hemcias(glbulosvermelhos), leuccitos(glbulosbrancos) e as plaquetas. Podemos verificar este facto facilmente, basta deixar repousar, durante algumas horas, um pouco de sangue

Constituintes do sangue
O Plasma um lquido constitudo principalmente por gua, onde se encontram em suspenso as clulas sanguneas (hemcias, leuccitos e plaquetas) e minerais, protenas e glucose. Plasma sanguneo55 % gua (49,5 %) Substncias

dissolvidas (5,5 %)Clulas Sanguneas 45 % Plaquetas 4 % Glbulos vermelhos 41 %

Glbulos Brancos +

Hemcias
Tambm chamadas de glbulos vermelhos, so eritrcitos so as clulas sanguneas mais abundantes. Tm a forma de um disco com forma cncava e no possuem ncleo. A cor vermelha deve-se a uma protena, que se chama hemoglobina, que fixa o oxignio hemcia. A principal funo das hemcias o transporte do Oxignio (que se fixa hemoglobina, desde os pulmes at s clulas) e o Dixido de Carbono (que tambm se fixa hemoglobina das clulas at aos pulmes).

Leuccitos
Glbulos Brancos ou Leuccitos, so maiores que as hemcias e muito menos numerosos. No contm hemoglobina, pelo que no podem transportar oxignio, mas possuem ncleo e ao contrrio das hemcias, podem mudar de forma e atravessar as paredes dos capilares. A funo dos Leuccitos a defesa do nosso organismo, podendo para tal mudar de forma e atravessar as paredes dos capilares. Existem vrios tipos de leuccitos, cada um especializado no combate a determinados tipos de microrganismos.

Plaquetas
As Plaquetas so tambm designadas por trombcitos. Tm cerca de 30% do tamanho dos glbulos brancos. Ajudam o sangue a coagular e, em situao de leso do vaso sanguneo, fixam-se umas s outras e s paredes do vaso lesado, formando o tampo plaquetrio que fecha a ferida.

Estrutura do corao
O corao o rgo que impulsiona o sangue para todas as partes do organismo. constitudo essencialmente por um tecido muscular, o miocrdio, responsvel pelos seus movimentos rtmicos. O miocrdio encontra-se revestido por uma membrana externa, o pericrdio. O corao apresenta quatro cavidades: duas aurculas e dois ventrculos. O sangue entra no corao pelas aurculas e abandona-o pelos ventrculos. A separar o ventrculo esquerdo do ventrculo direito encontra-se um septo, estrutura que impede a mistura do sangue dos dois ventrculos. Cada uma das aurculas comunica atravs de uma abertura com o ventrculo situado no mesmo lado.

Nessas aberturas, existem vlvulas (aurculoventriculares), estruturas cuja a funo regular a passagem do sangue das aurculas para os ventrculos.

A vlvula que separa a aurcula direita do ventrculo direito designa-se tricspide e a vlvula que separa a aurcula esquerda do ventrculo esquerdo designa-se bicspide ou mitral.

As paredes das cavidades do corao apresentam espessuras diferentes. Tal facto est relacionado com a distncia a que cada cavidade cobeia o sangue. As aurculas impulsionam o sangue para os ventrculos e, por isso, tm paredes menos espessas do que estes. O ventrculo esquerdo envia o sangue para todo o corpo, da que a espessura da sua parede seja maior do que a do ventrculo direito, que impulsiona o sangue para os pulmes.

Anda mungkin juga menyukai