Anda di halaman 1dari 11

O ensino da lngua materna sob a perspectiva docente: a diglossia na escola

Maria Lcia Souza Castro (UNEB)

RESUMO: Neste trabalho, destacam-se manifestaes discursivas reveladoras da imagem que os professores tm da lngua falada pelos brasileiros e da norma que a escola pretende ensinar. Os discursos analisados evidenciam a imagem de lngua materna em sua relao com a identidade do sujeito falante e se inserem em uma formao discursiva que caracteriza uma ideologia nacionalista, defensora do culto e do tratamento cuidadoso desse bem comum. Os professores entrevistados classificam os conhecimentos lingusticos dos alunos como insuficientes para a assimilao dos contedos determinados pela escola, o que prejudica o aproveitamento em outras disciplinas. Para estes, a escola no tem oferecido os conhecimentos necessrios formao dos alunos, sobretudo, aprendizagem da norma culta. Palavras-chave: Lngua materna; diversidade lingustica; diglossia. RESUMEN: En este trabajo, se destacan manifestaciones discursivas que revelan la imagen que los maestros tienen de la lengua hablada por los brasileos y de la norma que la escuela pretende ensear. Los discursos analizados revelan la imagen de la lengua materna en su relacin con la identidad del sujeto hablante y se integran en una formacin discursiva que caracteriza a una ideologa nacionalista, defensor del culto y del tratamiento cuidadoso de este bien comn. Profesores encuestados afirmaran que los conocimientos lingsticos de los alumnos es insuficiente para asimilar los contenidos determinados por la escuela, lo que dificulta el desempeo en otras disciplinas. Para ellos, la escuela no ha ofrecido los conocimientos necesarios para la formacin de los estudiantes, especialmente el aprendizaje de la norma culta. Palabras-llave: Lengua materna; diversidad lingstica; diglosia.

Introduo Quando dizemos que em uma sociedade se fala uma lngua, significa que os indivduos que a compem adquiriram um mesmo sistema lingustico, que corresponde ao que Saussure chamou de langue e que a lngua comum a todos os membros de uma comunidade lingustica determinada (LYONS, 1982, p. 23). Este sistema lingustico, ainda segundo Lyons (1982, p. 23), em determinadas ocasies atualizado no comportamento lingustico. Temos, ento, conceitos que remetem queles de lngua e fala, cunhados por Saussure. Os falantes de uma comunidade tm um conhecimento lingustico comum (lngua), que oferece variaes condicionadas

O ensino da lngua materna sob a perspectiva docente: a diglossia na escola

15

por fatores internos (lingusticos) e externos (extralingusticos); essas variaes constituem os diferentes falares. Cmara Jr. (1992, pp. 158-159) define lngua comum como aquela que abrange todos os falares na base de um sistema de oposies lingusticas fundamentais e a apresenta como sinnimo de lngua nacional, isto , comum a toda uma nao. Sobre lngua nacional, Cmara Jr. ressalta:
A lngua nacional nem sempre corresponde ao conceito estrito de nao, como Estado politicamente constitudo e soberano. Num desses Estados pode vigorar mais de uma lngua nacional (ex.: na Sua), e uma lngua comum pode vigorar em mais de um Estado (ex.: o portugus em Portugal e no Brasil).

A referncia a uma lngua nacional implica, necessariamente, referir-se tambm ao conceito de lngua oficial. O discurso das elites dos estados nacionais aceita com bons olhos e at promove a suposta autodeterminao lingustica de um povo. Veja-se, por exemplo, por parte do Estado brasileiro o apoio a projetos que visam preservao das lnguas indgenas e alfabetizao das crianas de diversas tribos na sua prpria lngua materna. A aceitao da autodeterminao das lnguas, porm, se d na medida em que, dentro do Estado Nacional, fique uma s lngua que o simbolize: a lngua oficial. Em um pas onde existe apenas uma lngua nacional, esta, na sua variedade tida como culta, igualmente adotada para ser utilizada em documentos oficiais e deve, necessariamente, ser ensinada nas escolas. J em pases como o Brasil, onde existem vrias lnguas nacionais, apenas uma tem esse estatuto. A relao de dominao entre a elite governante e o povo determina a escolha. Por isso, desde o sculo XVIII, a lngua oficial no Brasil a lngua portuguesa, a lngua do colonizador. Podemos afirmar, ento, que a lngua nacional est para a nao como a lngua oficial est para o Estado. Quando se fala em nao brasileira, geralmente se excluem as naes indgenas e, no Brasil, enquanto nao e Estado, a lngua portuguesa a lngua materna e a lngua oficial. E como no pretendemos discutir questes relacionadas s naes e lnguas indgenas, a lngua materna, a lngua comum que nos interessa a lngua portuguesa, na sua variedade brasileira. s diferentes possibilidades que a lngua portuguesa nos oferece chamaremos lngua materna ou norma verncula, a norma adquirida naturalmente no meio sciohistrico-cultural em que se inserem seus falantes e que variar conforme variem as condies de sua aquisio.
Volume 4 Nmero 1 Ano IV dez/2011

16

Maria Lcia Souza Castro

As manifestaes discursivas aqui destacadas nos revelam a imagem que os professores tm da lngua falada pelos brasileiros e da norma que a escola pretende ensinar. Os dados considerados foram coletados em 2004 e 2005, em escolas pblicas de Salvador e Santo Antnio de Jesus, Bahia, Brasil, e os docentes esto identificados conforme a disciplina que lecionam. Assim, temos: Port.-Lngua Portuguesa, Mat.Matemtica, Fran.-Francs, Geo.-Geografia, Hist.-Histria, Psico.- Psicologia. Os que atuam em escolas de Salvador tm na sua identificao a sigla SSA e os atuantes em Santo Antnio de Jesus, a sigla SAJ.

Conceito de lngua materna: identidade nacional e personalidade As manifestaes discursivas analisadas indicam diferentes pontos de vista sobre o conceito de lngua materna: um deles relacionado a um processo mais particular de aquisio da lngua; o outro, a um conhecimento comum, coletivo. Os professores de Lngua Portuguesa apontam a lngua materna como sinnimo de norma verncula, adquirida no meio sociocultural do qual fazem parte os seus falantes, destacando-se nesse meio a instituio familiar. Vejamos alguns fragmentos discursivos:
(01) [...] mas a lngua me aquela que o estudante ou que o indivduo aprende dentro da sua... do seu ncleo familiar, logo na sua infncia, depois com os coleguinhas ele vai compreendendo, vai assimilando novos termos e expresses coloquiais, expresses comuns na faixa etria dele e depois, quando ele se forma adulto, ele incorpora outros... outras expresses da prpria sociedade em que ele se encaixa. Ento isso que eu acho que a lngua me: a linguagem em que ele se exprime e que ele tambm compreende, dentro do seu meio, do seu habitat natural. (Port3SSA, . 26-32) (02) E o portugus da oralidade aquela coisa fcil, que flui, ele... Ningum ensinou me d gua, mas um dia ele disse: Me d gua. Ento isso a quase que... ele repete aquilo que, que, de acordo com o seu desenvolvimento ele vai, ele consegue se comunicar. (Port5-SSA, . 52-55)

Observe-se que, em (01), o professor destaca o processo de aprendizagem da lngua materna no interior da famlia como passvel de ampliao no contato com outros membros da comunidade, o que denota o carter continuado da aprendizagem lingustica. E, em (02), Port5 chama a ateno para o fato de a lngua materna ser a norma da oralidade, aquela coisa fcil, que flui. Implicitamente, o professor diz ser a modalidade escrita outra norma, no to fcil, fluida como a modalidade oral da lngua.

Revista de Letras da Universidade Catlica de Braslia

O ensino da lngua materna sob a perspectiva docente: a diglossia na escola

17

O discurso dominante na escola ressalta o carter nacional da lngua, relacionandoa ptria ou regio onde vivem seus falantes. Os enunciados a seguir ilustram esta imagem da lngua:
(03) A lngua materna que..., a nossa origem mesmo, a ... porque ns falamos, como ns nos colocamos eh... no nosso dia-a-dia, n? aquela lngua que a gente pode dizer a lngua ptria, n? (Port7-SSA, . 30-32) (04) Ento, se voc tem uma determinada regio do pas, voc tem algumas variaes lingustica, voc tem determinadas regies, vamos supor, eh, a zona rural que tem a sua linguagem prpria [...] aquela lngua tem toda uma cultura junto com ela. (Port1-SAJ, . 105-11)

Alm de relacionar lngua materna ptria, em (03), Port7 tambm se refere ao fato de a lngua materna ser aquela como ns nos colocamos eh... no nosso dia-a-dia, o que nos permite inferir que existe uma outra lngua, uma outra norma para ser utilizada em ocasies no rotineiras. Esta outra norma, dita culta, conforme define Cmara Jr (1992, p. 158),
Superpe-se lngua cotidiana, e dela se distingue principalmente a) pela maior nitidez e constncia na fonao, b) pela maior coerncia e fixidez nas formas gramaticais, c) pela maior riqueza e sutileza do lxico. na base da lngua culta que se constitui a lngua escrita, cuja mais alta expresso a modalidade empregada na literatura e chamada LNGUA LITERRIA. A lngua cotidiana, por sua vez, apresenta gradaes, que vo at lngua popular, caracterizada pelos vulgarismos e at gria.

Refletindo sobre lngua e identidade, Mey (1998, pp. 76-77) ressalta que A lngua no somente a expresso da alma ou do ntimo, ou do que quer que seja, do indivduo; , acima de tudo, a maneira pela qual a sociedade se expressa como se seus membros fossem a sua boca.. Assim sendo, diferenas lingusticas regionais e/ou individuais parte, a variedade do portugus brasileiro , portanto, a maneira como a sociedade, a nao brasileira se expressa, a nossa lngua nacional. Mey (1998, p. 77) afirma ainda que O contexto que torna a lngua possvel tambm o contexto que permite ao indivduo ser ele mesmo, e usar sua lngua de acordo com seus desejos pessoais.. Devemos considerar que a expresso dos desejos pessoais dos sujeitos falantes est restrita aos conhecimentos lingusticos que estes possuem. Se o contexto que permite ao indivduo ser ele mesmo no lhe oferece o acesso aos variados tipos de registros que caracterizam sua lngua, a expresso dos seus desejos se restringir sempre e apenas aos recursos que a sua norma verncula lhe disponibiliza.

Volume 4 Nmero 1 Ano IV dez/2011

18

Maria Lcia Souza Castro

Os discursos dos professores de outras disciplinas, alm de relacionarem a lngua materna ptria, evidenciam questes outras que dizem respeito valorizao da lngua nacional, como se observa nos recortes discursivos em destaque: (05) Olha, falando em termos prticos, mesmo que seja a lngua portuguesa, mas tem a
lngua falada no Brasil, a lngua ptria, lngua que se fala nessa ptria. (FranSSA, . 33-34)

(06) Eu entendo que lngua materna a nossa prpria lngua, nossa lngua portuguesa,
nossa lngua mesmo e que, infelizmente, como a gente j fez essa crtica toda, ela est sendo desprezada. (Psico-SSA, . 182-184)

(07) a nossa lngua. Que que eu entendo por lngua materna... Entendo por lngua
materna a sua lngua prioritria. As outras so importantes? So. Outros idiomas? So. Mas acho que voc falar o ingls, o espanhol... primeiro voc tem que dominar a sua lngua. Hoje em dia voc est tendo uma inverso de ensino, valoriza mais o ingls do que o portugus. (Mat-SSA, . 223-227) (08) Ento, eu sempre falo para eles que necessrio, eh, trabalharmos essa lngua que a gente adquiriu para a gente fazer melhor uso dela, melhor uso possvel, porque a lngua tambm representa uma srie de coisas importantes para a vida da gente, n?, e ela, ela, atravs dela a gente consegue muitas realizaes, a gente adquire muitas conquistas, isso traz poder tambm, ento importante a gente dominar essa lngua. (Hist.5-SAJ, . 137-141)

Em (05), fica claro que a nossa lngua materna a variedade do portugus falada pelo povo brasileiro. O professor esclarece que, mesmo que seja a lngua portuguesa, mas tem a lngua falada no Brasil, a lngua ptria, lngua... onde se fala nessa ptria. Essa relao lngua versus povo denota uma viso de lngua como a do uso lingustico comum a um povo que constitui uma nao, o que elimina as caractersticas lingusticas mais individuais como as adquiridas no meio familiar , e valoriza as que constituem o uso coletivo, sejam elas nacionais ou regionais. No seu discurso, Psico (06) chama a ateno para a necessidade de valorizao da lngua materna, pois ela est sendo desprezada. Esta afirmao do professor se refere ao tratamento que a escola vem dando ao ensino de lngua portuguesa e que no tem oportunizado uma aprendizagem eficiente. J em (07), o discurso do professor diz respeito hegemonia de uma lngua e destaca a importncia que a lngua inglesa vem assumindo no mundo globalizado: Hoje em dia voc est tendo uma inverso de ensino, valoriza mais o ingls do que o portugus. Este fenmeno leva muitos estudantes a se interessarem mais pelo aprendizado de uma lngua estrangeira do que pelo de sua lngua materna, pressionados que esto pelas exigncias do mercado de trabalho

Revista de Letras da Universidade Catlica de Braslia

O ensino da lngua materna sob a perspectiva docente: a diglossia na escola

19

Os discursos que circulam na escola evidenciam uma imagem de lngua materna em sua relao com a identidade do sujeito falante, seja no que diz respeito identidade nacional, a um sujeito que constitui uma nao, seja no que se refere a sua identidade pessoal, sua personalidade. A lngua , ao mesmo tempo, propriedade individual e coletiva. Sobre esta questo, Mey (1998a, p. 77) afirma:
Embora seja a sociedade que forje a conexo entre as pessoas e a sua lngua, criando assim a identidade dos indivduos, tendemos a idealizar a nossa identidade pessoal, a nossa individualidade e a sua marca de autenticidade, a nossa fala pessoal, como tendo qualidades independentes, o que lembra a personalidade, aquele outro conceito igualmente mal definido.

Esta afirmativa de Mey corrobora o dizer dos sujeitos que constituem a instituio escolar, que vem a lngua materna como o elo que une os seus falantes, sem, no entanto, abrirem mo das caractersticas lingusticas que definem suas individualidades, que marcam a personalidade de cada um dos sujeitos que compartilham um conhecimento lingustico to igual quanto diferente. Como complementa Mey (1998a, p. 77), O usurio quer que a lngua seja, ao mesmo tempo, a expresso de valores independentes e uma expresso individual e pessoal do seu self. . A lngua comum, a lngua nacional, portanto, o elemento aglutinador de diferentes personalidades e de diferentes falares que se unem em uma s identidade: a identidade nacional. Os discursos analisados se inserem em uma formao discursiva que caracteriza uma ideologia nacionalista, defensora do culto e do tratamento cuidadoso desse bem comum a lngua , como explicita Port1, em (09):
(09) Lngua materna o seguinte: a gente j nasce..., do bero, a gente j nasce falando essa lngua. Ento ela tem que ser tratada com muito carinho e com muita responsabilidade, porque a lngua nossa, que a gente adotou nessa vida pra falar essa lngua. Mesmo que venha a aprender outras, mas as outras a gente no vai ter esse compromisso, a responsabilidade que a gente vai ter com a nossa mesmo. Ento... (inint.)... ela o comeo de tudo, a gente nasceu fal..., nasceu falando essa lngua, ento... E vai morrer falando essa lngua, ento a gente tem que saber domin-la e trat-la muito bem. (Port1-SSA, . 19-25)

Compreendendo a lngua materna como a lngua nacional, que rene igualdades e diferenas, os sujeitos que constituem a escola avaliam a importncia da disciplina lngua portuguesa e nos apresentam seus pontos de vista sobre esta questo, como se observa a seguir.

O ensino de lngua materna: norma culta e aquisio de conhecimentos


Volume 4 Nmero 1 Ano IV dez/2011

20

Maria Lcia Souza Castro

Para os sujeitos envolvidos na pesquisa, a importncia da disciplina Lngua Portuguesa inegvel. Esta vista como essencial, indispensvel, a mais importante entre todas. Seus discursos nos revelam que a sua importncia se relaciona, em alguns casos, ao interesse pessoal dos envolvidos, que destacam determinado aspecto utilitrio da disciplina ou da lngua em detrimento de outros. Os professores entrevistados relacionam a importncia da disciplina ao ato comunicativo e aquisio de informaes e conhecimentos, como se evidencia nos enunciados abaixo:
(10) A base, n?, de todo indivduo saber sua prpria lngua para, futuramente, conseguir habilidade em outras matrias. (Port2-SSA, . 9-10) (11) [...] os alunos, na maioria das vezes, acham que a lngua portuguesa algo distinto, algo separado das outras coisas. No entanto, a gente sabe que, em qualquer disciplina, em qualquer rea, necessrio o conhecimento da lngua portuguesa para expressar, seja Matemtica, Histria, Geografia, Biologia. Se no, como que vo interpretar, como que vo entender os conhecimentos de determinadas reas? (Port4SSA, . 11-16) (12) Eu penso que a lngua portuguesa ela bsica, n? o ponto de onde a gente parte para qualquer outra, outra disciplina. Porque a lngua portuguesa, ela quem nos leva, no isso?, a entender, a interpretar, no isso?a, a, ... o conhecimento de qualquer uma outra matria. (Port8-SSA, . 12-15) (13) A lngua portuguesa a base para todo o conhecimento do indivduo, portanto, a base para qualquer outra disciplina. (Psico-SSA, . 5-6) (14) [...] sem o domnio da lngua, como professora E. acabou de falar e eu frisei, sem o domnio da lngua torna-se eh... tambm dificultoso o acesso deles, ao mundo, informao, da cincia, da arte e at da Filosofia, que uma disciplina peculiar, n?, exige certo domnio pra que adentrem... (inint.) (Fil-SSA, . 110-113) (15) Olha, importante a... a... o estudo da lngua portuguesa, principalmente em Matemtica, porque na medida em que eles sabem interpretar, fica muito mais fcil identificar, como ele vai receber o problema, n? como decodificar cada assunto em Matemtica. Porque a, na Matemtica tem uma linguagem especial, n? Assim como na Fsica, como a Qumica... (inint.)... e o aluno precisa interpretar isso. E com a ajuda da lngua portuguesa isso facilita muito mais o aprendizado dele. No s na escola, mas pra vida toda. (Mat-SSA, . 6-11) (16) Olha, vou falar na questo da leitura, a questo interpretativa. Se ele fala vem, n, se ele l, porque eu sempre converso com eles para criarem o hbito de ler, porque a leitura tudo na nossa vida, porque se eles lem, eles sabem escrever, ento se eles lem, eles tem uma viso de mundo, tem amplitude de pensamento, eles sabem se desembaraar de qualquer situao. (Port2-SAJ, . 254-258)

Essas diversas vozes ecoam em unssono: a aprendizagem, a ampliao do conhecimento, o desenvolvimento de habilidades diversas, em suma, o acesso informao em qualquer rea depende do conhecimento lingustico que o sujeito possui; e seu conhecimento lingustico, por sua vez, se ampliar medida que novos conhecimentos sejam adquiridos.

Revista de Letras da Universidade Catlica de Braslia

O ensino da lngua materna sob a perspectiva docente: a diglossia na escola

21

Para Ducrot (1987, pp. 9-10), as relaes entre os sujeitos envolvidos num ato de fala no se reduzem troca de conhecimentos; diversas so as relaes que a lngua oferece aos indivduos envolvidos em um processo interlocutrio. A lngua perde sua inocncia, pois no apenas o lugar onde os indivduos se encontram; ela impe tambm, a esse encontro, formas bem determinadas. No mais somente uma condio de vida social, mas um modo de vida social.. Os discursos em evidncia, porm, consideram a lngua apenas como um instrumento veiculador de informaes, que devem ser digeridas conforme estabelecido nos programas da escola. Contudo, dois professores ressaltam a importncia da disciplina no s na escola, mas pra vida toda (15),(16) , indo ao encontro do que discute Ducrot sobre o fato de a lngua no ser somente uma condio de vida social, mas um modo de vida social. a importncia do conhecimento lingustico na interao cotidiana dos sujeitos histricos e sociais que est em jogo e no apenas a assimilao de conhecimentos, que as instituies sociais determinam como suficientes para a formao dos estudantes. As manifestaes discursivas, em anlise, materializam as vozes que classificam os conhecimentos lingusticos dos alunos como insuficientes para a assimilao dos contedos determinados pela escola, o que promove consequncias desastrosas no processo de ensino-aprendizagem de modo geral. Essas consequncias se refletem no aproveitamento em outras disciplinas: no conhecendo as vrias possibilidades de expresso de sua prpria lngua, os alunos no conseguem apreender ou mostrar que apreenderam os conhecimentos veiculados em sala de aula. Os efeitos de sentido que estes discursos evidenciam nos mostram que, como ressalta Orlandi (1990, p. 96), o problema da relao do sujeito com o saber [est] ligado ao problema do domnio da lngua. Os enunciados a seguir evidenciam essa viso dos professores:
(17) Assim, n? No sabe identificar os dados. Ns damos, damos uma questo e ele no sabe identificar alguns casos, n? Tem dados que a gente fala: olhe, isso aqui, desse jeito. Bota no quadro, tudo direitinho, mas na hora mesmo, na prtica, que ns vamos ver, t feio. (Mat-SSA, . 17-19) (18) Por exemplo, Matemtica, se voc no sabe ler, no sabe interpretar, voc tambm no vai saber resolver aquelas questos. No isso? Por qu? O Portugus o qu? a me! Ela a base mesmo. (Port8-SSA, . 15-18)

Para Port1-SSA, a importncia da disciplina est relacionada possibilidade de adquirir o domnio completo da lngua e ao saber falar, sendo esta uma obrigao de todo brasileiro. O discurso nacionalista, o sentimento de brasilidade se faz presente em sua voz, como podemos verificar em (19):

Volume 4 Nmero 1 Ano IV dez/2011

22

Maria Lcia Souza Castro

(19) fundamental, a lngua fundamental. A nossa lngua me. Sendo brasileiro, falando a lngua, a gente tem que saber falar, dominar de uma forma bem completa, porque seno no tem sentido se voc for brasileiro e no saber falar a lngua portuguesa. Ento extremamente importante. (Port1-SSA, . 5-8)

Assim tambm para Port1-SAJ, em (20), que ressalta o estado de incompletude do indivduo caso este no tenha amplo conhecimento da sua lngua materna:
(20) , eu acho fundamental, primeiro porque, eh, a lngua oficial do pas, a lngua que ns falamos e, por conta disso, necessrio que se tenha um embasamento, a pessoa que no conhece a sua prpria lngua certamente uma pessoa incompleta [...]. (Port1-SAJ, . 14-16)

Os discursos em destaque indicam uma viso nica de lngua: instrumento de comunicao e de interao dos indivduos com o mundo em que vivem. Para resumir todas as respostas neste nico conceito, preciso considerar que os informantes, exceo feita aos professores de portugus, no possuem conhecimentos tericos que lhes permitam, por exemplo, diferenciar comunicao de interao. As suas declaraes, porm, permitem inferir essa percepo nica para todos eles. Da a importncia da disciplina Lngua Portuguesa nas escolas: oportunidade de os falantes ampliarem o domnio da lngua para interagirem de maneira competente na sociedade em que vivem, adquirindo e produzindo conhecimento. Tambm consideram que a disciplina Lngua Portuguesa se faz importante para oportunizar o acesso norma culta por parte dos alunos que no a adquiriram naturalmente, como tambm o acesso ao conhecimento que nela produzido. Se os estudantes no tm um bom desempenho nesta norma, as oportunidades para apreenderem informaes, para formarem suas personalidades e se fortalecerem culturalmente sero diferenciadas como realmente o so , variando conforme o nvel de conhecimento que dela possuem. Genouvrier & Peytard (1985, p. 219) destacam a posio muito especial ocupada pelo ensino de lngua materna no mbito das demais disciplinas oferecidas nos currculos escolares. A cada disciplina cursada, os estudantes se deparam com novos conhecimentos, que lhes exigem um longo e paciente aprendizado. Como evidenciado nos fragmentos discursivos analisados, as dificuldades dos alunos na aprendizagem das diversas disciplinas oferecidas se relacionam, sobretudo, ao desempenho lingustico considerado deficiente, propalada incapacidade para interpretar as informaes que recebem e ao desconhecimento do vocabulrio especfico de cada rea de estudo.

Revista de Letras da Universidade Catlica de Braslia

O ensino da lngua materna sob a perspectiva docente: a diglossia na escola

23

As vozes que ouvimos na escola deixam evidente que a norma adquirida no meio familiar no bastante para os alunos das classes desprivilegiadas apreenderem o conhecimento produzido na sociedade em que vivem e do qual a escola um dos principais veiculadores. Cabe escola, portanto, oferecer os conhecimentos necessrios formao dos alunos, oportunizando, primeiramente, ou cumulativamente, a assimilao dessa norma especfica, a norma culta, que, segundo Cmara Jr. (1992, p. 158), serve para as comunicaes mais elaboradas da vida social e para as atividades superiores do esprito. A afirmao do autor permite inferir que as normas faladas pelos alunos menos afortunados apenas lhes do condies para desenvolverem atividades inferiores do esprito, no lhes permitindo participar de forma competente de situaes interativas que exijam construes lingusticas mais elaboradas. Embora no estejamos de acordo com esta hierarquia que distingue atividades superiores e inferiores do esprito no que se refere aos usos lingusticos, acreditamos que esta afirmativa objetiva uma crtica construtiva em direo necessidade de se oportunizar o acesso de todos norma culta. funo da escola despertar nos alunos a conscincia de que nenhum indivduo deve restringir-se ao uso de uma nica norma, uma vez que diferentes situaes implicam diferentes normas. Contudo, sabemos que a escola no tem cumprido essa funo. Observamos a continuidade do ensino de Lngua Portuguesa centrado na gramtica tradicional, impondose o tratamento de uma norma lingustica distanciada da realidade brasileira e desconsiderando-se as normas vernculas dos estudantes, o que tem como consequncia o baixo desempenho escolar.

Referncias Bibliogrficas CMARA JR, Joaquim Mattoso. Dicionrio de lingustica e gramtica. 16 ed. Petrpolis: Vozes, 1992. DUCROT, Oswald. O dizer e o dito. Rev. da Trad. Eduardo Guimares. Campinas: Pontes, 1987. GENOUVRIER, Emile; PEYTARD, Jean. Lingustica e ensino do portugus. Traduo de Rodolfo Ilari. Coimbra: Almedina, 1985. LYONS, John. Linguagem e Lingustica: uma introduo. Traduo de Marilda Winkler Averbug. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. MEY, Jacob L.. Etnia, identidade e lngua. In: Signorini Ins ( Org.). Lngua(gem) e identidade: elementos para uma discusso no campo aplicado. So Paulo: Mercado de Letras; Fapesp, 1998.
Volume 4 Nmero 1 Ano IV dez/2011

24

Maria Lcia Souza Castro

ORLANDI, Eni Pulccinelli. Anlise de discurso: princpios e procedimentos. 3 ed. Campinas: Pontes, 2001. _____. Terra vista: discurso do confronto: velho e novo mundo. So Paulo: Cortez, 1990.

Maria Lcia Souza Castro possui mestrado em Letras e Lingstica pela Universidade Federal da Bahia (1996) e doutorado em Lingstica Terica e Aplicada pela Universidade Federal da Bahia (2003). professora titular da Universidade do Estado da Bahia. Tem experincia na rea de Letras, com nfase em Lngua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de portugus, anlise de discurso, semntica, sociolingustica e dialectologia. Coordena o Grupo de Pesquisa Mltiplas linguagens: estudo, ensino e formao docente, inscrito no Diretrio dos Grupos de Pesquisa do CNPq desde 2003 (malucastro@ig.com.br).

Revista de Letras da Universidade Catlica de Braslia

Anda mungkin juga menyukai