Anda di halaman 1dari 12

8.OENADEeaformaodeprofessoresem contextossociaisemmudana. Prticareflexivaeparticipaocrtica.

Prof.Ms.MonicaLopesdeOliveira ________________________________________________________________________________
1

Resumo
Este artigo aborda o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), atual modelo de avaliao do Ensino Superior e Formao de Professores, em contextos sociais em mudana, tema que faz parte das investigaes do Grupo de Estudos e Pesquisas Histrico lingusticosociais da Universidade do Grande ABC UniABC, cuja Linha de Pesquisa se d em LnguaeLiteraturaeasmltiplaslinguagens:dosaberacadmicoprticadeensino.

Palavraschaves:
Examenacional;qualidadedeensino;formaodeprofessores.

Abstract
This paper deals with the Test of Students Performance (ENADE), current assessment modelofCollegeandProfessorsFormationforsocialcontextsinchange,asubjectthatispartof theinvestigationsoftheGroupofStudiesandResearchhistoricsociallinguisticofUniABC,whose Line of Research was built on Language, Literature and multiple languages: from academic knowledge to Education practice. The objective of this issue consists of studying, analyzing this wayandtryingtoidentifyiftheENADEresultscanproducereferencesthatallowthedefinitionof actionscapableofimprovingthequalityofgraduationcourses,byprofessorsandtheInstitutions administrators.

Keywords: NationalTest;QualityofEducation;ProfessorsFormation. Resumen


EsteartculoabordaelExamenNacionaldeDesempeodelosEstudiantes(ENADE),actual modelodeevaluacindelaEnseanzaSuperioryFormacindeProfesores,encontextossociales

MestreemLingusticaAplicadaaosEstudosdaLinguagempelaPontifciaUniversidadeCatlicaPUCdeSoPaulo (2007). Pesquisadora e Professora da UNIABC. Professora de Psgraduao da FACCAMP. Supervisora de Ensino SEESP.ExperincianareadeEducaoeLingustica.monicalopes10@terra.com.br

PedagogiaEducationPedagogia||RevistaUniABCv.2,n.1,2011ISSN:21775818

Prof.Ms.MonicaLopesdeOliveira

en transformacin, tema que forma parte de las investigaciones del Grupo de Estudios e InvestigacionesHistricolingsticosocialesdelaUniversidaddelGranABCUniABC,cuyaLnea deInvestigacinsedaenLenguayLiteraturaylosmltipleslenguajes:desdeelsaberacadmico hastalaprcticadelaenseanza.

Palabrasllaves:
Examennacional;calidaddeenseanza;formacindeprofesores.

1. Introduo
OartigoabordaoExameNacionaldeDesempenhodosEstudantes(ENADE),quefazpartedo atualmodelodeavaliaodoEnsinoSuperioreaFormaodeProfessoresemcontextossociaisem mudana.

110

Estetemafoiescolhidotendoemvistaasprpriasexperinciasdocentesdapesquisadora,que necessita compreender como ocorre a interao do processo de Formao de Professores e o desempenhoacadmicodosestudantesatreladosexignciasdoENADE. O objetivo deste artigo consiste em identificar se os resultados do ENADE podem produzir referenciaisquepermitamadefiniodeaesvoltadasparaamelhoriadaqualidadedoscursosde graduao,porpartedeprofessoresedirigentesdaInstituio. Osobjetivosespecficosso: AnalisarasrepresentaesdeumgrupodeprofessoresdaUniversidadeemrelaoaesta avaliao; Refletir sobre a importncia da formao docente continuada rumo s exigncias do ENADE.

Como pressuposto terico utilizase Perrenoud, que discorre, dentre outros temas, sobre FormaodeProfessores.Fazseuso,tambm,dosdocumentosdoENADE,queabordamalegislao quefundamentaosestudosdotrabalho. Ametodologiautilizadanesteestudodeabordagemqualitativa,decarterexploratrio.Os procedimentos de coleta se realizam por meio de levantamento de dados e fontes de informao colhidasempesquisadecampo. EsteestudosednaUniversidadedoGrandeABCUniABC,localizadaemSantoAndrSP. Os participantes so cinco professores; e o mtodo de coleta se faz com a utilizao de questionrios.OsdadossoanalisadosdeformaaidentificaroperfilecomoelesveemoENADEea suaprticadocente.

PedagogiaEducationPedagogia||RevistaUniABCv.2,n.1,2011ISSN:21775818

OENADEeaformaodeprofessoresemcontextossociaisemmudana.Prticareflexivaeparticipaocrtica.

Esperase que este estudo possa contribuir para produzir referenciais que permitam a definio de aes voltadas para a melhoria da qualidade dos cursos de graduao, por parte de professoresedirigentesdainstituioemumcontextosocialemmudanaeemumaprticareflexiva edeparticipaocrtica..

2. Oofciodeprofessorestsetransformando
Trabalho em equipe e por meio de projetos, autonomia e responsabilidades crescentes, pedagogias diferenciadas, situaes de aprendizagem so prticas inovadoras, nas quais as competncias emergentes so aquelas que deveriam orientar as formaes iniciais e contnuas, aquelasquecontribuemparabuscadequalidadedeensinoedesenvolvemacidadania,aquelasque recorrempesquisaeenfatizamaprticareflexiva. Segundo Perrenoud (2001), a funo de professor ainda no pode ser considerada uma profissoplena.Oautorenfatizaascaractersticasdasprofissesedosofcios: a. o exerccio de uma profisso implica uma atividade intelectual que compromete a responsabilidadeindividualdequemaexerce; b. umaatividadeerudita,enodenaturezarotineira,mecnicaourepetitiva; c. no entanto, ela prtica, pois definida como o exerccio de uma arte, em vez de algo puramentetericoeespeculativo; d. suatcnicaaprendidaapsumalongaformao; e. ogrupoqueexerceessaatividaderegidoporumaforteorganizaoeumagrandecoeso interna; f. tratase de uma atividade de natureza altrusta, que presta um servio precioso sociedade(Perrenoud2001,p.18). Assim, o ofcio no imutvel, segundo Perrenoud (2001, p. 14), suas transformaes passampelaemergnciadenovascompetncias. NolivroDezNovasCompetnciasparaEnsinar,oautorescolheumreferencialqueacentuaas competncias julgadas prioritrias por serem coerentes com o novo papel dos professores, com a evoluodaformaocontnua,comasreformasdaformaoinicialecomasambiesdaspolticas educativas. Este referencial apreende o movimento da profisso nas 10 grandes famlias de competnciasresumidasnoQuadro1,aseguir:

PedagogiaEducationPedagogia||RevistaUniABCv.2,n.1,2011ISSN:21775818

111

Prof.Ms.MonicaLopesdeOliveira

Quadro1DezNovasCompetnciasparaEnsinar

112

1. Organizar e dirigir situaes de aprendizagem Conhecer, para determinada disciplina, os contedos a serem ensinados e sua traduo em objetivos de aprendizagem Trabalhar a partir das representaes dos alunos Trabalhar a partir dos erros e dos obstculos aprendizagem Construir e planejar dispositivos e seqncias didticas Envolver os alunos em atividades de pesquisa, em projetos de conhecimento 2. Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciao Administrar a heterogeneidade no mbito de uma turma Abrir, ampliar a gesto de classe para um espao mais vasto Fornecer apoio integrado, trabalhar com alunos portadores de grandes dificuldades Desenvolver a cooperao entre os alunos e certas formas simples de ensino mtuo Uma dupla construo 3. Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciao Administrar a heterogeneidade no mbito de uma turma Abrir, ampliar a gesto de classe para um espao mais vasto Fornecer apoio integrado, trabalhar com alunos portadores de grandes dificuldades Desenvolver a cooperao entre os alunos e certas formas simples de ensino mtuo Uma dupla construo 4. Envolver os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho Suscitar o desejo de aprender, explicitar a relao com o saber, o sentido do trabalho escolar e desenvolver na criana a capacidade de auto-avaliao Instituir um conselho de alunos e negociar com eles diversos tipos de regras e de contratos Oferecer atividades opcionais de formao Favorecer a definio de um projeto pessoal do aluno 5. Trabalhar em equipe Elaborar um projeto em equipe, representaes comuns Dirigir um grupo de trabalho, conduzir reunies Formar e renovar uma equipe pedaggica Enfrentar e analisar em conjunto situaes complexas, prticas e problemas profissionais Administrar crises ou conflitos interpessoais 6. Participar da Administrao da Escola Elaborar, negociar um projeto da instituio Administrar os recursos da escola Coordenar, dirigir uma escola com todos os seus parceiros Organizar e fazer evoluir, no mbito da escola, a participao dos alunos Competncias para trabalhar em ciclos de aprendizagem 7. Informar e Envolver os pais Dirigir reunies de informao e de debate Fazer entrevistas Envolver os pais na construo dos saberes 8. Utilizar Novas Tecnologias A informtica na escola: uma disciplina como qualquer outra, um savoir-faire ou um simples meio de ensino ? Utilizar editores de texto Explorar as potencialidades didticas dos programas em relao aos objetivos do ensino Comunicar-se distncia por meio da telemtica Utilizar as ferramentas multimdia no ensino Competncias fundamentadas em uma cultura tecnolgica 9. Enfrentar os Deveres e os dilemas da Profisso Prevenir a violncia na escola e fora dela

PedagogiaEducationPedagogia||RevistaUniABCv.2,n.1,2011ISSN:21775818

OENADEeaformaodeprofessoresemcontextossociaisemmudana.Prticareflexivaeparticipaocrtica.
Lutar contra os preconceitos e as discriminaes sexuais, tnicas e sociais Participar da criao de regras de vida comum referentes disciplina na escola, s sanes e apreciao da conduta Analisar a relao pedaggica, a autoridade e a comunicao em aula Desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justia Dilemas e competncias 10. Administrar sua prpria formao contnua Saber explicitar as prprias prticas Estabelecer seu prprio balano de competncias e seu programa pessoal de formao continua Negociar um projeto de formao comum com os colegas (equipe, escola, rede) Envolver-se em tarefas em escala de uma ordem de ensino ou do sistema educativo Acolher a formao dos colegas e participar dela Ser agente do sistema de formao continua

Fonte:Perrenoud(2001).

Assim,Perrenoud(2001)sugerequeprofessoresinseridosemumcontextoemmudana,no qual as transformaes da sociedade clamam automaticamente por evolues na escola e na formaodeprofissionais,preocupemsecomsuaformao,numaperspectivadeprticareflexivae participaocrticacomoorientaesprioritriasdesuaformao.

113

3. OENADEesuascompetncias
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) faz parte do atual modelo de avaliaodoEnsinoSuperiorSistemaNacionaldeAvaliaodaEducaoSuperior(SINAES)institudo emabrilde2004,eveiosubstituiroExameNacionaldeCursos(Provo).OENADEoperacionalizado peloINEP(InstitutoNacionaldeEstudosePesquisasEducacionaisAnsioTeixeira),etemporobjetivo acompanharoprocessodeaprendizagemeodesempenhoacadmicodosestudantesemrelaoaos contedosprogramticosprevistosnasdiretrizescurricularesdorespectivocursodegraduao,suas habilidades para ajustamento s exigncias decorrentes da evoluo do conhecimento e suas competncias para compreender temas exteriores ao mbito especfico de sua profisso, ligado realidadebrasileiraemundial,eaoutrasreasdoconhecimento,considerandoaevoluodosalunos concluintesemrelaoaosingressantesnoensinosuperior. Issoexigeconhecimentossobrecontedosprogramticosehabilidadesespecficasesperadas emcadacursoavaliado,ouseja,oENADEavaliaovaloragregadodoegressoemrelaoaoiniciante.E seus resultados podem produzir referenciais que permitam a definio de aes voltadas para a melhoria da qualidade dos cursos de graduao, por parte de professores, tcnicos, dirigentes e autoridadeseducacionais.

PedagogiaEducationPedagogia||RevistaUniABCv.2,n.1,2011ISSN:21775818

Prof.Ms.MonicaLopesdeOliveira

DeacordocomaLein10.861,de14/04/2004,oENADEcomponentecurricularobrigatrio a todos os alunos dos cursos de graduao que sero avaliados. Com base no desempenho dos estudantes,oscursosreceberoconceitosde1a5. Ao se analisar a legislao nas Portarias Inep dos cursos avaliados em 2009, em relao FormaoGeral,veremosoArtigo1,2e3,noQuadro2: Quadro2PortariasInep,2009.
Art. 1 O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), parte integrante do
Sistema Nacional de Avaliao da Educao Superior (Sinaes), tem como objetivo geral avaliar o desempenho dos estudantes em relao aos contedos programticos previstos nas diretrizes curriculares, s habilidades e competncias para a atualizao permanente e aos conhecimentos sobre a realidade brasileira, mundial e sobre outras reas do conhecimento. Art. 2 A prova do Enade 2009, com durao total de 4 (quatro) horas, ter a avaliao do componente de formao geral comum aos cursos de todas as reas e um componente especfico do Curso. Art. 3 No componente de Formao Geral ser considerada a formao de um profissional tico, competente e comprometido com a sociedade em que vive. Alm do domnio de conhecimentos e de nveis diversificados de habilidades e competncias para perfis profissionais especficos, espera-se que os graduandos das Instituies de Ensino Superior (IES) evidenciem a compreenso de temas que possam transcender ao seu ambiente prprio de formao e sejam importantes para a realidade contempornea. Essa compreenso vincula-se a perspectivas crticas, integradoras e construo de snteses contextualizadas. 1 As questes do componente de Formao Geral versaro sobre alguns dentre os seguintes temas: I - ecologia; II - biodiversidade; III - arte, cultura e filosofia; IV mapas geopolticos e socioeconmicos; V - globalizao; VI - polticas pblicas: educao, habitao, saneamento, sade, segurana, defesa, desenvolvimento sustentvel; VII - redes sociais e responsabilidade: setor pblico, privado, terceiro setor; VIII - relaes interpessoais: respeitar, cuidar, considerar, conviver; IX sociodiversidade: multiculturalismo, tolerncia, incluso; X - excluso e minorias; XI relaes de gnero; XII - vida urbana e rural; XIII - democracia e cidadania; XIV - violncia; XV - terrorismo; XVI - avanos tecnolgicos; XVII - incluso/excluso digital; XVIII - relaes de trabalho; XIX - tecnocincia; XX - propriedade intelectual; XXI - diferentes mdias e tratamento da informao. 2 No componente de Formao Geral, sero verificadas as capacidades de: I - ler e interpretar textos; II - analisar e criticar informaes;

114

PedagogiaEducationPedagogia||RevistaUniABCv.2,n.1,2011ISSN:21775818

OENADEeaformaodeprofessoresemcontextossociaisemmudana.Prticareflexivaeparticipaocrtica.
III - extrair concluses por induo e/ou deduo; IV - estabelecer relaes, comparaes e contrastes em diferentes situaes; V - detectar contradies; VI - fazer escolhas valorativas avaliando conseqncias; VII - questionar a realidade; VIII - argumentar coerentemente. 3 No componente de Formao Geral, os estudantes devero mostrar competncia para: I - propor aes de interveno; II - propor solues para situaes-problema; III - elaborar perspectivas integradoras; IV - elaborar snteses; V - administrar conflitos. 4 O componente de Formao Geral do Enade 2009 ter 10 (dez) questes, sendo 2 (duas) discursivas e 8 (oito) de mltipla escolha, que abordaro situaes-problema, estudos de caso, simulaes e interpretao de textos, imagens, grficos e tabelas. 5 As questes discursivas avaliaro aspectos como clareza, coerncia, coeso, estratgias argumentativas, utilizao de vocabulrio adequado e correo gramatical do texto.

Fonte:http://www.inep.gov.br/superior/enade/default.asp,2010.

PodemosnotarquearespeitodaFormaoGeraldoalunoexigidanoENADE,osprofessores precisam trabalhar temas no especficos de sua disciplina, ou seja, temas da atualidade, alm de trabalhar habilidades de leitura, interpretao de texto, anlise crtica, comparaes, questionamentos,argumentaes,etambmtrabalharparaqueoalunoapresentecompetnciasde intervenes,solues,integraes,snteses. Neste contexto de Formao Geral considerada a formao de um profissional tico, competente e comprometido com a sociedade em que vive. necessrio que os professores trabalhem situaesproblema, estudos de caso, simulaes e interpretao de textos, imagens, grficosetabelas,almdeexercitar,nasquestesdiscursivas,clareza,coerncia,coeso,estratgias argumentativas,utilizaodevocabulrioadequadoecorreogramaticaldotexto. O professor precisa se preparar para trabalhar, nesse contexto em mudanas, numa perspectivadeprticareflexivaeparticipaocrtica. Serobservadonodecorrerdesseartigocomoacontecearticulaoentreasexignciasdo ENADEeoperfildoprofessor. Aseguir,esclarecemososprocedimentosmetodolgicosnaanlisededados.

115

4. Ametodologiadeaplicaodoestudo
A metodologia utilizada neste estudo, segundo a natureza dos dados, de abordagem qualitativa.

PedagogiaEducationPedagogia||RevistaUniABCv.2,n.1,2011ISSN:21775818

Prof.Ms.MonicaLopesdeOliveira

Entendeseporpesquisaqualitativaqueopesquisadorestudaemseuambientenaturalcomo objetivodeentendereinterpretarfenmenosemtermosdossignificadosqueaspessoasatribuema eles (Denzin & Lincoln, 1998). Outras caractersticas de pesquisa apontadas por eles: pesquisa contextual,quesignificapesquisanocontextonoqualossujeitosnormalmentemorametrabalham,e interpretativa,emrelaoanlisededados. EsteestudosednestaUniversidade.AUniABCapresentasuafilosofiavoltadaparaamisso decontribuirparaodesenvolvimentoeprogressodopas,formandobonsprofissionais,comboabase deconhecimentotcnicoecientfico,paracontribuirparaasoluodeproblemassociaisdaregiona medida em que produz, aplica e dissemina o trabalho que fruto do processo de ensino e aprendizagemdosalunoseprofessores.Ressaltasuavisoparaofuturotendocomoobjetivotornar secentroderefernciaconsolidadonaregiodoGrandeABC,irradiadoreaglutinadordequestes educativoculturais, firmandose como instituio capaz de contribuir para a soluo de seus problemas,bemcomoparaodesenvolvimentodacidadania. Participa desta pesquisa um grupo de cinco professores desta Universidade. Eles foram convidadosdeformaacomporumquadroformadoporprofissionaisdareadocente.Esclarease quenoQuadro3,abaixo,osnomesdosparticipantessosubstitudosporParticipanteA,B,C,DeE.

116

Quadro3Especificaesdeperfildosparticipantes
Tempo na Educao/ Tempo na Universidade 20/8 anos

Participante A

Faixa Etria 40 - 45

rea Acadmica -Engenharia Eltrica Industrial -Gesto de Corporaes -Educao Matemtica -Analise de sistema -Redes de computadores -Engenharia de software -Administrao de Empresas

Curso/disciplina -Engenharia de Fabricao -Processos Integrados de Usinagem -Clculo I e II -Empreendedorismo

Carga Horria 27 h

B C

45 - 50 35 - 40

30 h 32 h

20/2 anos 14/7 anos

50 - 55

35 - 40

-Letras -Pedagogia

-Administrao de Sistemas de Informao - Formao de Empreendedores em Informtica -Comunicao Empresarial

30 h

12/6 anos

15 h

20/5 anos

PedagogiaEducationPedagogia||RevistaUniABCv.2,n.1,2011ISSN:21775818

OENADEeaformaodeprofessoresemcontextossociaisemmudana.Prticareflexivaeparticipaocrtica.

5.Anliseediscussodosdados
Uma vez coletadas as informaes, o processo de anlise dos dados se props a manter dilogocomosobjetivosdoartigoetambmcomabasetericadesteestudo. Asrepresentaesqueosparticipantesapresentamemrelaoavaliaoexterna(questo7) soidentificadascomoimportantesparaavaliaralunos,avaliarocomprometimentodasinstituies deensinosuperioratreladosaosprogramasdefinidospeloMEC. Os participantes relacionam a importncia dos resultados do ENADE para a Universidade (questo8)acreditandoquesetratadeumaformadeaplicarumcritriocomumavisoexternada organizaoequepodeinfluenciarnasfuturasdecisesdamesma(ParticipanteA);queosresultados doENADEpodemorientarosprofessoresquantosuaprtica,afimdesaberemseestoconduzindo e orientando de formacorreta os alunos que se encontramsob sua ao, (ParticipanteB); fazendo comqueauniversidadetenhaocompromisso,(ParticipanteC);ressaltasequeosresultadospodem ser maquiados, conforme convenincia (Participante D); que estes resultados podem servir para atrairmaisalunos,tendoemvistaquehumaconcorrnciagrandedeUniversidadesnaregiodoABC (ParticipanteE). Sobre a importncia da formao docente continuada rumo s exigncias do ENADE, em primeiraanlise(questo6),revelasequeosparticipantesnorealizamcursosdeformaodocente continuada,somenteemseuscursosdegraduaoe,principalmentedepsgraduao,apesardisso afirmam que o que aprenderam foi til para entender melhor a complexidade do ensino e suas caractersticas.NenhumParticipanteabordouasreuniesdePlanejamentodoincioeasdofimdo semestrecomoformaodocentecontinuada. Foiquestionado(questo10)seelesveemalgumarelaodasuaprticadocenterefletidanos resultadosdoENADEnaUniversidade,osParticipantesAeCdizemqueaindanotemcomoavaliar, elesjustificamqueaUniversidadeestnocomeodoprocessodemudana;oParticipanteBacredita que a maneira de orientar o raciocnio dos alunos no sentido de interpretar o enunciado de problemas, e o raciocnio no sentido de resolvlos tem reflexo direto nos resultados do exame; o Participante D no soube se posicionar adequadamente e o Participante E diz que se trata de uma cultura a ser implantada e implementada pela Universidade, e acredita que os resultados positivos acontecemsequencialmente. AmaioriadosParticipantesacreditaqueaUniversidadetemtrabalhadorumosexignciasdo ENADE(questo9),dizemqueestemprocessodemudana,ressaltamaimportnciadaAvaliaode Conhecimentos Gerais ACG, como uma forma de articulao com o ENADE, mas ressalto aqui, o ParticipanteBquerevelanoacreditarqueaUniversidadepossatrabalharnesterumo,pelofatodos alunos,principalmenteosquesoegressosdeescolaspblicas,seremquaseanalfabetos,sendoque os professores da graduao se veem obrigados a abordar contedos que os alunos no viram, ou seja,osprrequisitosparaocursoescolhido.

PedagogiaEducationPedagogia||RevistaUniABCv.2,n.1,2011ISSN:21775818

117

Prof.Ms.MonicaLopesdeOliveira

Na questo sobre o ENADE ser considerado um instrumento de avaliao e/ou ao pedaggicademelhoriadequalidadedeensino(questo11),todososParticipantesdizemquealm de instrumento de avaliao pode ser tratado tambm como forma a orientar os procedimentos metodolgicos de aula, e consequentemente, a melhoria da qualidade de ensino, utilizandose os parmetrosdoMEC. Altimaquestodiscorresobreoobjetivogeraldesteartigoqueconsisteemidentificarseos resultadosdoENADEpodemproduzirreferenciaisquepossampermitiradefiniodeaesvoltadas para a melhoria da qualidade dos cursos de graduao, por parte de professores e dirigentes da Instituio.OsParticipantesA,CeEacreditamquesim,pormeiodosdadoscoletadospeloENADE,as autoridades responsveis pelo ensino superior no Brasil podem refletir e interferir na busca de possveisaesparabuscadesolues.OsParticipantesBeDnoacreditammuitoquepormeiodos resultadosdoENADEsepossamelhoraraqualidadedoensinosuperiorejustificamque,comovem sendoaplicado,somenteemdeterminadoscursos,deixaadesejaredetersuadevidaimportncia, pois seleciona apenas uma parte dos alunos e, muitas vezes, justamente aqueles alunos que no apresentam comprometimento algum com o curso e desta forma, na opinio deles (B e D), no apresentaparmetroparaaqualidadedeensino

118

6.Anliseediscussodosdados
EsteartigoabordouoENADEeaFormaodeProfessoresemcontextossociaisemmudana, partiudoGrupodePesquisaGEPHILISGrupodeEstudosePesquisasHistricolingusticosociaisda Universidade do Grande ABCUNIABC, e a Linha de Pesquisa se deu em Lngua e Literatura e as mltiplaslinguagens:dosaberacadmicoprticadeensino. Este trabalho realizado com a participao de um pequeno grupo de professores procurou refletirsobreotemaesepropsaindaemestudar,analisareidentificarseosresultadosdoENADE podemproduzirreferenciaisquepossampermitiradefiniodeaesvoltadasparaamelhoriada qualidadedoscursosdegraduao,porpartedeprofessoresedirigentesdaInstituio. Apsanlisedasrepresentaesdosprofessoresparticipantesemrelaoavaliaoexterna, umdosobjetivosespecficosdesteartigo,compreendemosqueelespensamtratarsedeumapoltica pblica um pouco distante do cotidiano acadmico, no se apropriando como integrante deste processo,emboraressaltemaimportnciadosresultadosdoENADEparaaUniversidade. Sobre a importncia da formao docente continuada rumo s exigncias do ENADE, outro objetivo especfico do artigo, percebi, por meio da anlise das respostas, que eles parecem no perceberaarticulao,porexemplo,dasreuniesdePlanejamentodoincioedofimdosemestre,a necessidade de se elaborar o Plano de Ensino e de Aula baseado em competncias e habilidades,

PedagogiaEducationPedagogia||RevistaUniABCv.2,n.1,2011ISSN:21775818

OENADEeaformaodeprofessoresemcontextossociaisemmudana.Prticareflexivaeparticipaocrtica.

como formao docente continuada. Isto significa que veem pouca relao da sua prtica docente refletidanosresultadosdoENADE,apesardereconheceremqueaUniversidadeestnumprocessode mudananumabuscadeumaculturaaserimplantadaeimplementada,principalmentenaalterao dosistemadeavaliao(citadoemalgumasrespostas),aimportnciadaAvaliaodeConhecimentos Gerais ACG, como uma forma de articulao com o ENADE. Nas questes de Formao Geral os alunos precisam evidenciar a compreenso de temas que possam transcender ao seu ambiente prpriodeformaoesejamimportantesparaarealidadecontempornea,numaperspectivacrtica, integradora e com construo de snteses contextualizadas, para tanto os alunos devem mostrar competncia para propor aes de interveno; propor solues para situaesproblema; elaborar perspectivasintegradoras;elaborarsnteses;administrarconflitos. Assim, podese constatar que o ofcio de professor est se transformando, conforme Perrenoud (2001), e as transformaes passam pela emergncia de novas competncias coerentes comonovopapeldosprofessoresecomaevoluodaformaocontnua. Portanto, concluise que os resultados do ENADE podem produzir referenciais que possam permitiradefiniodeaesvoltadasparaamelhoriadaqualidadedoscursosdegraduao,embora noseapresentedemodoclaroeobjetivo,masasaesdosprofessoresrepresentadasaquirevelam quealmdeinstrumentodeavaliao,oENADEpodesertratadotambmcomoformaaorientaros procedimentosmetodolgicosdeaula. Dentre as diversas pesquisas que lidam com o tema ENADE e Formao de Professores, nenhumadelasenfocouasvisesdosprofessoresemrelaoaotema,conformepropostoaqui. OsresultadosnosindicaramqueosparticipantesestoconvencidosdaimportnciadoENADE, emboraserefiramaelecomoinstrumentodeavaliaoenocomoaopedaggicademelhoriade qualidadedeensino. A pesquisapretende ter contribudo para os estudos da avaliao aomostrar os resultados. Assim, apresenta uma colaborao original para poder produzir referenciais que possam permitir a definio de aes voltadas para a melhoria da qualidade dos cursos de graduao, por parte de professoresedirigentesdaInstituio. Esperaseainda,queestetrabalhoincentiveeajudeempesquisasfuturasnosdareada LingusticaAplicada,mascomodaEducao. Esta pesquisa procura compreender como ocorre a interao do processo de Formao de Professores e o desempenho acadmico dos estudantes atrelados s exigncias do ENADE. Nesse sentido,podetrazerbenefcioseauxiliaroutrosprofissionaisdaEducao.

119

PedagogiaEducationPedagogia||RevistaUniABCv.2,n.1,2011ISSN:21775818

Prof.Ms.MonicaLopesdeOliveira

Refernciasbibliogrficas

BRASIL.Lein10.861,de14deabrilde2004.InstituioSistemaNacionaldeAvaliaodaEducao Superior SINAES e d outras Providncias. Dirio Oficial da Unio, Braslia, DF, n. 72, 15 abr. 2004.Seo1,p.34. DENZIN,N.K.;LINCOLN,Y.S.(Eds.).Strategiesofqualitativeinquiry.(S.l)SagePublications,1998. McDONOUGH, J.; McDONOUGH, S. Research methods for english language teachers. [S.l.]: Arnoul,1997. Perrenoud, P. Avaliao: da excelncia regulao das aprendizagens. Porto Alegre: Artmed Editora,1999.

120

______.Deznovascompetnciasparaensinar.PortoAlegre:ArtmedEditora,2001. ______.Aprticareflexivanoofciodeprofessor:profissionalizaoerazopedaggicas.Porto Alegre:ArtmedEditora,2000. http://www.inep.gov.br/superior/enade/default.asp,Acessoem:01maio2010. http://www.inep.gov.br/superior/sinaes/,Acessoem:01maio2010.

PedagogiaEducationPedagogia||RevistaUniABCv.2,n.1,2011ISSN:21775818

Anda mungkin juga menyukai