Anda di halaman 1dari 5

Universidade Federal de So Paulo

EFLCH Escola de Filosofia, Letras e Cincias Humanas


Histria Histria Moderna II Termo II - Noturno

Resenha do livro:

O ELEITO DE DEUS OLIVER CROMWELL E A REVOLUO INGLESA

Janio Zancanaro da Costa Junior 70147

Introduo

Christopher Hill nasceu em York em 06 de Fevereiro de 1912, seus pais eram metodistas e segundo o mesmo isto influenciou no seu desenvolvimento poltico. Na Universidade de Oxford onde estudou, tornou-se marxista. Em 1935 entrou no Partido Comunista da Gr Bretanha e passou um ano na Unio Sovitica. Aps seu retorno foi professor da University College e posteriormente da Balliol College. Em 1940 entrou para o exrcito britnico onde ficou at o fim da Segunda Guerra Mundial. Junto com grandes nomes como EP Thompson, Eric hobsbawm, Rodney Hilton, entre outros, participou da formao do Grupo de Historiadores do Partido Comunista. Em 1956 deixa o Partido Comunista, assim como outros historiadores marxistas, desiludidos com os acontecimentos na Unio Sovitica. Escreveu diversos livros tais como: o puritanismo e a Revoluo (1958), O sculo da Revoluo (1961), A Revoluo Inglesa de 1640 (1977), entre outros. Christopher Hill morreu em 24 de Fevereiro de 2003. No livro, Christopher Hill traz uma viso dos acontecimentos que culminaram na revoluo inglesa, mostrando atravs de um complexo emaranhado de acontecimentos que levam a outros, dentro da prpria revoluo, cujos resultados no necessariamente estavam certos. Ao mesmo tempo traz para os leitores a vida de Oliver Cromwell, e como esses fatos e acontecimentos da revoluo, se confundem com a vida do personagem. Relaes entre o poder monrquico e os comuns onde esta Oliver Cromwell, apoiado pelo exercito do novo tipo, para estabelecer uma nova sociedade dentro de um capitalismo que comea a se desenvolver.

O ELEITO DE DEUS OLIVER CROMWELL E A REVOLUO INGLESA

O livro comea com uma explicao do mtodo usado por Hill na construo do mesmo, destacando seus objetivos que incluam no sobrecarregar o livro com notas de rodap. Mostrando a importncia do sculo XVII para a Inglaterra, no deixa de mencionar que toda a Europa enfrentava uma crise no mesmo perodo. Contudo prendendo-se a Inglaterra, vai trazendo um emaranhado de problemas a aes inter-relacionadas, e tenta mostrar como foram decisivos para sua histria. Reconstruindo as relaes mesmo antes

do sculo XVII, para mostrar como se chega ao cenrio principal do livro, que so os conflitos e guerra no sculo j citado. Mostrando como bom marxista as relaes sociais se construindo, sempre destacando as relaes com a terra, produo agrcola, crescimento populacional, cercamento, e tambm dando um especial foco as relaes religiosas. Como o intuito do livro mostrar todas essas relaes com a vida de Oliver Cromwell, Hill constri mesmo antes de seu nascimento os efeitos diversos que ocorreram com a famlia de Cromwell. O livro toma a partir do seu segundo captulo DE FIDALGO RURAL A SENHOR DOS PANTANOS 1599-1640, uma caracterstica mais recortada, mostrando por periodizao os acontecimentos na Inglaterra e na vida de Oliver Cromwell. Nesta primeira parte periodizada, vai do nascimento de Oliver at o que Hill considera o inicio de sua carreira poltica. Aqui dentro deste perodo podemos ver os acontecimentos que levam Oliver como membro mais novo de uma famlia que se tornou influente e como se torna, como foi estabelecidos as influncias protestantes a Oliver, e como vai ficando sua situao econmica, e vo surgindo seus primeiros conflitos na sociedade inglesa, onde gera suas ligaes e lealdades polticas. J em DE CAPITO A GENERAL DO EXERCITO 1640-46, o livro retrata como Oliver chega ao parlamento, mas claro sempre relacionando a situao por toda Inglaterra, como frente da analise as relaes sociais entre poder monrquico, parlamento e camponeses, e suas posies religiosas. Neste perodo mostra o nascimento do Exercito do Novo Tipo, e como Oliver e sua organizao militar o faz atingir uma notvel posio em 1645, quando a frente do exercito derrota as tropas do rei, levando ao termino da guerra civil. DE SOLDADO A POLITICO 1647-49, retrata as articulaes do parlamento em relao ao exercito, as reaes do exercito e da sociedade mostrando, sobretudo, como Cromwell se fortalecia neste meio conturbado. tambm mostrado que neste perodo nascem propostas constitucionais, at a execuo do rei. Em O LORDE GENERAL 1649-53, apontam as preocupaes que levaram a uma definio do poder com a morte do rei. Entre as questes estavam o receio de uma invaso estrangeira, a qual julgavam ser possvel pela Irlanda, e claro que as consideraes financeiras e religiosas tomam carter fundamental. Um interessante jogo de influencias sobre as bases sociais dos que disputavam o poder apresentado aos leitores, at o fim da revoluo. As polticas em relao a Irlanda por parte de Cromwell, assim como a fora dele nas aes de colonizao, sua fora de sustentao no exercito, em O LORDE PROTETOR 1653-55, um foco, tal como o fato da Inglaterra se apoiar na Constituio para sua sequncia histrica. O plano poltico imperial para o ocidente considerado a

principal contribuio de Oliver neste perodo, onde o fortalecimento externo se mistura com os acontecimentos internos da poltica inglesa. Com o fracasso do primeiro parlamento de Oliver e de algumas conspiraes contra tambm sem xito, surgi um governo militar mais direto. Dividindo o pas para manter maior controle de poderes locais aristocrticos, que eram seus grandes opositores. Essa diviso trouxe aos ingleses diversos problemas como o da estabilidade, sucesso e monarquia. Tais problemas e a constante questo religiosa da Inglaterra, continuavam a afetar Oliver, que por volta de 1658 teve sua sade debilitada. REI? trata estas relaes, assim como a importancia de Oliver na cultura e educao inglesa. O POVO DA INGLATERRA E O POVO DE DEUS, este capitulo apresenta a oposio entre a monarquia absolutista e o parlamento composta por maioria puritana. Tal oposio entre outros fatores, fazem a Inglaterra entrar em guerra civil. O maior interesse de Oliver com o destaca Hill era a unidade parlamentar, ao mesmo tempo que mostrar que Oliver no era democrtico, e para tanto leva a leitura constantemente a seus opositores. Em A PROVIDENCIA E OLIVER CROMWELL, tratado especificamente da contribuio calvinista e teolgica a ideologia de Oliver Cromwell e dos revolucionrios ingleses puritanos. Hill mostra que a doutrina de predestinao, foi o grande motor dos revolucionrios ingleses a ao. A questo de ser eleito estava vinculada a este pensamento protestante, voltado a ao. Por fim quando Oliver Cromwell deposto, veremos a Inglaterra ao sistema anterior de governo, atravs de Carlos II, junto aos antes revolucionrios puritanos, agora voltados ao conservadorismo. OLIVER CROMWELL E A HISTRIA INGLESA, mostra Carlos II no trono, mas tento que desmobilizar o exercito para poder chegar a algum acordo. Contudo mais uma vez a relao externa mostrou-se importante no processo de consolidar Carlos II. Em verdade a Inglaterra no tinha mais como voltar se a mesma, agora o parlamento tinha fora e interesse em manter e expandir o comercio usando o poder martimo alcanado. O fato era que Cromwell havia mudado o modo ingls definitivamente, e a dubiedade com qual foi sendo visto mostram isto. Aqui se predispe atravs de vrios pargrafos a afirmar que a revoluo inglesa e Oliver Cromwell so amalgamas no curso da historia. A leitura deste livro para seu entendimento se mostra to duvidoso, quanto que era o desfecho das relaes inglesas neste perodo. Muito extenso e por hora cansativa, com argumentos que se estendem para impor sua viso. Mas de certo modo convincente com seu emaranhado de argumentos que se interligam, e at nos fazem tonar presentes na histria. Tambm ajuda a convencer esta idia, o fato de se ter um grande numero de notas anexadas pelo autor ao fim do livro, incluindo uma grande coleo de leituras complementares.

NOTAS
i

Biografia Resenha Resenha

ii

iii iv

Resenha

http://www.spartacus.schoolnet.co.uk/HIShillC.htm http://www.historiaehistoria.com.br/materia.cfm?tb=alunos&id=179 iii http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=186 iv STONE, Lawrence, Causas da Revoluo Inglesa 1529- 1642,EDUSC 2000.
ii

Anda mungkin juga menyukai