Anda di halaman 1dari 11

FACULDADE RORAIMENSE DE ENSINO SUPERIOR CURSO DE AGRONOMIA

Introduo

Denysson Amorim
Engenheiro Agrnomo Esp. Agroambiente

Agricultura
CONCEITO: Atividade tcnico-econmica que visa a explorao comercial das plantas mantendo-se o mximo de equilbrio entre os seres vivos e minerais no meio ambiente. ORIGEM: Originar-se a partir do momento em que o homem deixou de ser nmade e passou a ser sedentrio (fixar-se a um s lugar). EVOLUO DA AGRICULTURA: Quando o homem deixou a colheita e a caa extrativista e passou a cultivar o solo e criar animais para o seu sustento (data da Idade da Pedra Polida (10.000 a 4.000 a.C.).

Diviso da Agroecologia
1. Agricultura limpa: Utiliza-se compostos orgnicos slidos e lquidos na nutrio das plantas e doses homeopticas de produtos fitossanitrios e adubos minerais.
Permacultura: Pode ser definida como uma agricultura integrada com o ambiente, que envolve plantas semipermanentes e permanentes, incluindo a atividade produtiva dos animais. Ela se diferencia das demais atividades produtivas porque no planejamento leva-se em conta os aspectos paisagsticos e energticos.

2.

Diviso da Agroecologia
3. Agricultura Natural: Suas prticas esto baseadas em conceitos ecolgicos e trata de manter os sistemas de produo iguais aos encontrados na natureza. Resultou do trabalho do Bilogo Masanobu Fujuosa na dcada de 50.
Agricultura Sustentvel: definida como agricultura ecologicamente vivel, economicamente rentvel e social e humanamente justa, cujos recursos para sua implantao e desenvolvimento so obtidos no prprio local e ambiente.

4.

Diviso da Agroecologia
5. Biodinmica: Trabalha a interao das influncias dos cosmos (astro) com os seres vivos e o meio ambiente na terra. 6. Agricultura Orgnica, regida pela Lei N 10.831/2003: Que determina o perodo converso, uso de adubos e condicionadores de solos permitidos, produo vegetal, produo animal, armazenamento e transporte, o que permitido, restrito, proibido, nveis de nutrientes que se deve trabalhar e relao entre os nutrientes.

Agricultura Orgnica est pautada em bases e princpios tais como: Sistema de produo diversificado; Reciclagem de nutrientes; Adubao verde; Cobertura morta; Relao C/N: a relao entre a quantidade de carbono para a quantidade de nitrognio contido nos materiais orgnicos.

Agricultura Ecolgica
Quanto maior a quantidade de carbono nos materiais orgnicos maior ser a dificuldade e o tempo para sua decomposio. Relao C/N ideal de 30/1 ou menos. Geralmente os materiais decompostos ficam com uma ralao C/N final entre 15 e 10/1.

Cultivares adaptadas;

Manejo das ervas a partir dos 15 dias.

Composies tpicas dos usados na melhoria do solo


Fertilizante Orgnico Cinzas Torta de Mamona Esterco Bovino curtido Esterco Bovino fresco Esterco de galinha

matrias

% na matria seca

N
45 15 5 14

P
2,5 7 12 2,6 8

K
10 11 21 6,0 7

C/N

10 21 20 10

Farinha de osso
Palha de arroz

2
0,8

20
0,6

0,4

Anda mungkin juga menyukai