Anda di halaman 1dari 11

SERGAS

SERGIPE GS S.A.

SERGIPE GS S.A.

Janeiro/2013

Concurso Pblico para provimento de cargos de

Assistente Tcnico Administrativo - RH


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova A01, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 60 questes, numeradas de 1 a 60.

Conhecimentos Bsicos Conhecimentos Especficos

Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A
C D E

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. - Voc ter o total de 4 horas para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. - Ao trmino da prova, chame o fiscal da sala para devolver o Caderno de Questes e a sua Folha de Respostas. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


2. Portugus Ateno: Para responder s questes de nmeros 1 a 8, considere o texto abaixo. No quarto pargrafo, so confrontadas duas posies opostas sobre o surgimento do videoteipe, que podem ser assim sintetizadas: (A) ao possibilitar que se refizesse determinada cena, o videoteipe passou a permitir o aperfeioamento do desempenho do ator, mas isso se deu em detrimento da fora que advinha da representao ao vivo. na medida em que acabou com a representao ao vivo, o videoteipe foi tambm responsvel pelo enfraquecimento da performance do ator, pois a qualidade do que fazia era colocada em segundo plano. embora tenha contribudo para o aperfeioamento do trabalho do ator, o videoteipe acabou levando ao desinteresse do pblico por atuaes cada vez mais repetitivas e previsveis. a necessidade de que as cenas fossem refeitas inmeras vezes foi o grande problema trazido pelo videoteipe, mas isso acabou por se refletir numa inquestionvel melhoria do desempenho dos atores. medida que desaparecia a representao ao vivo, desapareciam tambm as grandes interpretaes, j que os atores passavam a se preocupar com detalhes tcnicos e no com o que haviam aprendido no teatro.

Assistir televiso era algo especial, a comear pelo manuseio do aparelho. Frequentemente apenas uma pessoa no geral, um adulto era competente para lig-lo e regular a imagem. As crianas constituam, desde o incio, um segmento importante do pblico, mas ainda lhes era imposta certa distncia do aparelho. Introduzida nos lares, a televiso concedia prestgio social famlia. Mais que isso: a casa se tornava um centro de atrao e convivncia para a vizinhana. Por isso, o pblicoalvo inclua os televizinhos. Havia ainda um misto de respeito e estranhamento diante da caixa mgica e de seus mistrios. A posse do objeto que traz as imagens para dentro de casa significava uma postura moderna, uma atitude desinibida diante da nova tecnologia. Antes do videoteipe (VT), a teledramaturgia transportava uma carga de emoo que era nica, semelhante tenso tpica de um espetculo teatral. O pblico recebia inconscientemente essa carga e participava de algum modo dela. Se para Aracy Cardoso o uso do VT permite sobretudo ao ator se ver e corrigir a interpretao, Roberto de Cleto enfatiza que a introduo do videoteipe prejudicou a interpretao: perdia-se uma certa eletricidade que emanava da interpretao ao vivo. A energia que vibrava da vontade de se fazer bem e certo, ao vivo no estava mais presente. As cartas dos leitores de revistas especializadas da poca revelam que o pblico se propunha a participar ativamente no desenvolvimento do novo meio. Ele exercia a crtica com a inteno de modificar o que lhe era apresentado: a programao, a escolha dos atores, a composio dos cenrios.
(Adaptado de Marta Maria Klagsbrunn. A telenovela ao vivo. Sujeito, o lado oculto do receptor. S.Paulo: Brasiliense, 1995, p. 94-95)

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

3.

Considerando-se o contexto, o segmento cujo sentido est adequadamente expresso em outras palavras : (A) semelhante tenso tpica = parecida com a inquietude disseminada eletricidade que emanava da interpretao = impulso que transcendia a encenao misto de respeito e estranhamento = mistura de reverncia e espanto energia que vibrava da vontade = fora que celebrava o anseio carga de emoo que era nica = voltagem sentimental que era usual

(B)

(C)

(D)

1.

O texto enfatiza (A) a diviso entre adultos e crianas, de um lado, e entre as classes sociais, de outro, o que fazia do ato de ver televiso um privilgio de poucos. o impacto causado nas pessoas e grupos sociais pelo advento da televiso, e a diversidade de impresses recebidas e modos de se relacionar com o novo aparelho. a associao entre tecnologia e magia, que acabou por afastar muitas pessoas da televiso, vista como aparelho misterioso e assustador. a melhoria nos relacionamentos sociais propiciada pelo surgimento da televiso, quando as pessoas passaram a frequentar as casas dos vizinhos que haviam adquirido o novo aparelho. o abismo tecnolgico intransponvel que separava a televiso do teatro, por maiores que fossem as semelhanas entre eles em outros aspectos.

(E)

_________________________________________________________

4.

(B)

As crianas constituam, desde o incio, um segmento importante do pblico ... A forma verbal resultante da transposio da frase acima para a voz passiva : (A) (B) (C) (D) (E) foi constitudo. eram constitudas. constituam-se. era constitudo. seriam constitudas.
SEGAS-Conhecimentos Bsicos1

(C)

(D)

(E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


5. ... a teledramaturgia transportava uma carga de emoo ... O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima est empregado em: (A) (B) (C) (D) (E) 6. ... o pblico-alvo inclua os televizinhos. A energia [...] no estava mais presente. ... certa eletricidade que emanava da interpretao ao vivo. ... apenas uma pessoa [...] era competente ... O pblico [...] participava de algum modo dela. Ateno: Para responder s questes de nmeros 9 a 15, considere o texto abaixo.

Os cientistas j no tm dvidas de que as temperaturas mdias esto subindo em toda a Terra. Se a atividade humana est por trs disso uma questo ainda em aberto, mas as mais claras evidncias do fenmeno esto no derretimento das geleiras. Nos ltimos cinco anos, o fotgrafo americano James Balog acompanhou as consequncias das mudanas climticas nas grandes massas de gelo. Suas andanas lhe renderam um livro, que rene 200 fotografias, publicado recentemente. Icebergs partidos ao meio e lagos recm-formados pela gua derretida das calotas de gelo so exemplos. Esse derretimento sazonal. O gelo volta nas estaes frias mas muitas vezes em quantidade menor, e por menos tempo. H trs meses um relatrio da Nasa, feito a partir de imagens de satlites, mostrou que boa parte da superfcie de gelo da Groenlndia foi parcialmente derretida transformada em uma espcie de lama de neve em um tempo recorde desde os primeiros registros, feitos trinta anos atrs. Outro relatrio, elaborado pela National Snow and Ice Data Center, mostra que o gelo do rtico, durante o vero do hemisfrio norte, teve a maior taxa de derretimento da histria, superando o recorde anterior, de 2007. Nem sempre, porm, menos gelo significa ms notcias. A alta da temperatura na Groenlndia permitiu a volta da criao de gado leiteiro e o cultivo de vrios tipos de vegetais, como batata e brcolis. Alm disso, o derretimento do gelo no rtico vai permitir a explorao de reservas de petrleo e abrir novas rotas de navegao. O que se v nas fotos de James Balog um mundo em transformao.
(Adaptado de Carolina Melo. Veja, 7 de novembro de 2012, p. 121-122)

_________________________________________________________

Introduzida nos lares, a televiso concedia prestgio social famlia. Mantm-se corretamente a crase empregada na frase acima caso o elemento sublinhado seja substitudo por: (A) (B) (C) (D) (E) diversas famlias. instituio familiar. mais de uma famlia abastada. determinada classe de pessoas. uma parcela da populao.

_________________________________________________________

7.

Considerados os necessrios ajustes, a substituio do elemento grifado pelo pronome correspondente foi realizada de modo correto em: (A) (B) (C) (D) (E) Ele exercia a crtica = Ele exercia-na o uso do VT permite [...] ao ator = o uso do VT lhe permite que traz as imagens = que lhes traz As crianas constituam [...] um segmento importante = As crianas constituam-lo a introduo do videoteipe prejudicou a interpretao = a introduo do videoteipe lhe prejudicou

_________________________________________________________

8.

Sobre a pontuao empregada no texto, afirma-se corretamente: (A) Em Introduzida nos lares, a televiso concedia preso tgio social famlia (2 pargrafo), a vrgula poderia ser substituda por dois-pontos, sem prejuzo para a correo. A substituio dos travesses empregados no primeiro pargrafo por parnteses implicaria prejuzo para a correo e a lgica. Os dois-pontos empregados no ltimo pargrafo introduzem uma citao textual de trechos das cartas dos leitores mencionados. Em A posse do objeto que traz as imagens para o dentro de casa significava ... (3 pargrafo), uma vrgula poderia ser colocada imediatamente depois da palavra objeto, sem prejuzo para o sentido e a correo. Em Antes do videoteipe (VT), a teledramaturgia o transportava uma carga de emoo ... (4 pargrafo), a vrgula poderia ser retirada, sem prejuzo para a correo.

9.

De acordo com o texto, (A) o ritmo acelerado de derretimento alerta para a necessidade de controle da presena humana em algumas regies, evitando-se que as geleiras desapaream completamente. os benefcios econmicos trazidos pelo derretimento da calota polar so indiscutivelmente superiores ao dano produzido pelo aumento de temperatura na regio. as fotografias, que mostram principalmente a beleza da regio polar, atestam que nem sempre o aquecimento terrestre traz consequncias danosas natureza. as imagens gravadas em fotos recentes so utilizadas pelos pesquisadores para confirmar as razes do desaparecimento de geleiras na regio polar. os sinais de aquecimento do planeta tm sido evidentes em algumas regies, mas ainda no h concluses cientficas seguras a respeito das causas desse aquecimento. 3

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

SEGAS-Conhecimentos Bsicos1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


10. O ltimo pargrafo do texto expressa (A) as previses alarmistas que, ao considerarem os dados resultantes das pesquisas sobre o aquecimento global, vm confirmar os riscos de destruio do planeta. a possibilidade de destruio total de uma vasta regio do planeta, pondo em risco a sobrevivncia humana, por escassez de gua e de alimentos. as concluses dos cientistas a respeito das evidncias do atual aquecimento mais rpido do planeta, fenmeno que prejudica a agricultura nas regies polares. um posicionamento otimista quanto s consequncias de um fenmeno que, em princpio, visto como catastrfico para o futuro do planeta. uma opinio pouco favorvel explorao econmica, ainda inicial, de uma das regies mais frias do planeta, coberta por geleiras. (B) 13. Nem sempre, porm, menos gelo significa ms notcias. A conjuno grifada acima pode ser substituda, sem alterao do sentido original, por: (A) (B) (C) (D) (E) enquanto. por isso. ainda que. seno. no entanto.

(B)

(C)

_________________________________________________________

(D)

14.

As normas de concordncia verbal e nominal esto inteiramente respeitadas na frase: (A) Nas fotos que foi publicadas em um livro recente aparece lagos no meio das geleiras, formados pela gua derretida. As medies da temperatura em toda a regio rtica est comprovando que ela tem sofrido reduo da extenso de suas geleiras. As geleiras, com o aumento da temperatura terrestre, sofrem transformaes documentadas em fotos publicadas recentemente. Esto sendo visveis, em algumas regies, a formao de extensos lagos resultantes do derretimento de geleiras. Fica evidente, com as alteraes do clima terrestre, grandes alteraes nas massas de gelo em todo o mundo, documentado em fotos.

(E)

_________________________________________________________

11.

Percebe-se claramente no texto (A) a necessidade do desenvolvimento da agropecuria em uma regio carente de recursos, submetida a condies de temperatura excessivamente baixa. a ocorrncia de fenmenos naturais que confirmam plenamente as anlises de cientistas sobre as consequncias da presena do homem em algumas regies da Terra. a importncia das imagens obtidas por satlites, que permitem observao mais eficaz de fenmenos naturais ocorridos em regies distantes, muitas vezes inacessveis. o papel fundamental dos relatrios feitos com base em estudos cientficos, que propem medidas de conteno do derretimento de geleiras em todo o mundo. o emprego de recursos auxiliares, como o oferecido pela fotografia, nos estudos voltados para a preservao das belezas naturais existentes no mundo todo. (C)

(B)

(D)

(C)

(E)

_________________________________________________________

(D)

15.

O aquecimento global tem provocado o degelo. Os sinais do degelo esto registrados em fotos. As fotos mostram lagos recm-formados pela gua derretida das geleiras. As informaes acima esto reproduzidas em um nico perodo, sem repeties desnecessrias, com lgica, clareza e correo, em: (A) O aquecimento global tem provocado o degelo, cujos sinais esto registrados em fotos, que mostram lagos recm-formados pela gua derretida das geleiras. O degelo provocado devido o aquecimento global, onde os sinais esto registrados em fotos mostrando lagos recm-formados pela gua derretida das geleiras. Com o aquecimento global provocando o degelo, nos quais esto os sinais desse derretimento registrados em fotos dos lagos recm-formados pela gua derretida. Os sinais do degelo esto registrados em fotos que, por causa do aquecimento global que as derrete, mostrando lagos recm-formados pela gua derretida das geleiras. As fotos as quais mostram lagos recm-formados pela gua derretida das geleiras, em razo do aquecimento global que vem provocando o degelo, os sinais esto registrados nelas.
SEGAS-Conhecimentos Bsicos1

(E)

_________________________________________________________

12.

Suas andanas lhe renderam um livro, que rene 200 fotografias, publicado recentemente. A frase em que os verbos, tambm grifados, se apresentam, na mesma ordem, nos tempos e modos em que se encontram os grifados acima, : (A) O derretimento de geleiras na regio rtica forma extensas lnguas de gua que tornam a congelar nas estaes mais frias. Alguns cientistas se enganaram em seus clculos porque fizeram previses com base em dados pouco confiveis. Embora grande parte da extenso das geleiras diminua, em vrias regies do mundo, poucas realmente desapareceram. Nas fotos dos ltimos anos, a extenso das geleiras diminuiu bastante em algumas regies, mas o gelo volta nas estaes frias. Dados de relatrios recentes mostram alterao nos padres da temperatura da regio polar, fenmeno que resultou no derretimento.

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


Raciocnio Lgico-Matemtico 16. Trs lojas cobram preos distintos por certo produto. O maior preo 35% a mais que o preo intermedirio. O menor preo 25% a menos que o preo intermedirio. Para se igualar ao maior preo, o menor preo deve ser aumentado, em porcentagem, em (A) 60. (B) 65. (C) 35. (D) 80. (E) 50. A tabela mostra o nmero de funcionrios de uma empresa presentes ao trabalho durante os cinco dias de uma semana.
Dias da Semana 2a Feira 3a Feira 4a Feira 5a Feira 6a Feira Funcionrios Presentes 216 204 228 240 180

17.

Na 5 (A) (B) (C) (D) (E) 18.

feira no houve faltas. A mdia diria de faltas de funcionrios, nessa semana, foi, aproximadamente: 18. 12. 26. 30. 20.

Observe o diagrama e seu padro de organizao.


1 4 7 10 B

16

28

A diferena numrica entre A e B, quando se completa o diagrama de acordo com o padro, igual a (A) 40. (B) (C) (D) (E) 19. 27. 15. 21. 35.

1 de volta, em sentido horrio e gasta 25 segundos nesse movimento. Aps 4 minutos e 3 10 segundos realizando esse movimento a mquina ter girado nesse sentido

Uma mquina gira 1 volta e

(A) (B) (C) (D) (E) 20.

1 de volta. 3 1 10 voltas e de volta. 3 2 de volta. 10 voltas e 3 1 de volta. 13 voltas e 3

1 volta e

25 voltas.

Cada vez que Andr faz alguma compra, gasta

1 do dinheiro que tinha ao entrar na loja. Andr comea as compras com 4 dois mil reais. Segue de loja em loja, faz compras e no acrescenta nenhuma outra quantia. O nmero de vezes que Andr

pode fazer isso at poder dizer: "agora estou com oitocentos e quarenta e poucos reais", (A) (B) (C) (D) (E) 3. 6. 2. 1. 4. 5

SEGAS-Conhecimentos Bsicos1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


Ana Mara diretora de Recursos Humanos da empresa XZY com filiais nos estados de So Paulo, Rio de Ja21. O conjunto de programas ou planos oferecidos pela organeiro e Distrito Federal. Como em toda empresa, na XZY nizao como complemento ao sistema de salrios chatambm existem problemas: alta rotatividade de funciomado de benefcio. So exemplos de benefcios espontnrios, muitas reclamaes sobre os estilos de gerencianeos: mento das pessoas, falta de oportunidade de crescimento o profissional, no valorizao da criatividade e muitos outros. (A) Cesta bsica, 13 salrio e assistncia odontolgica. Mediante esse quadro, Ana Mara optou por investir, de ime(B) Frias, salrio maternidade e transporte fretado. diato, na formao de lderes. Adotou um curso de desenvolvimento gerencial composto de cinco mdulos e, nestes, (C) Vale-refeio, frias e assistncia mdica. foram utilizadas vrias estratgias ldicas (jogos, simulaes, RPG, Psicodrama, estudos de caso, danas circula(D) Pagamento de quilometragem, cesta bsica e assisres entre outras). Ana Mara sabe que necessrio contitncia mdica. nuar com o processo de desenvolvimento gerencial alm de o (E) Salrio famlia, 13 salrio e Participao nos Lucros investir tambm no desenvolvimento de colaboradores de e Resultados. outros nveis. Para tanto, a empresa dever promover _________________________________________________________ aes de treinamento e desenvolvimento voltadas melhoria das competncias tcnicas e comportamentais de seus 22. Nosso grande desafio o de comunicao. O que precicolaboradores, com vistas a melhorar sua atuao nos nosamos estabelecer uma comunidade de consultoras que vos mercados. Para garantir a eficincia e eficcia deste liderem o processo l. A empresa precisa de pessoas que processo, a rea de treinamento dever conheam no somente as caractersticas tcnicas de (A) elaborar, implementar e avaliar programas de treinanossos produtos, mas nossa proposta de valor e que comento, apoiados em estratgias ldicas adequadas, munguem desta. Precisamos investir nos lderes certos que contemplem os objetivos estrategicamente defipara a gesto da marca para que levem os conceitos da nidos pela organizao. marca a esses pases. [...] precisam estar alinhados com (B) efetuar o levantamento das necessidades de treinanossa cultura de bem-estar e estilo de vida. mento considerando somente os objetivos organizacionais e pessoais dos colaboradores. (Adaptado de Revista HSM Management, Jul/Ago, 2007) (C) efetuar o levantamento das necessidades de treinamento considerando os objetivos organizacionais e Na rea de recrutamento e seleo, definindo as competncias a serem adquiridas pelo (A) pode-se utilizar, como ferramenta de captao de colaborador para sua vida profissional e principalmo de obra, anncios abertos, anncios semiabermente pessoal. tos, anncios fechados. um subprocesso de moni(D) elaborar um programa de treinamento que contenha to-rao de RH. o momento da crise mercadolgica e a anlise dos (B) pode-se utilizar: o recrutamento interno, para a divullucros escolhendo como estratgia a ser utilizada o gao de uma vaga em aberto, que busca o reapropsicodrama. veitamento dos empregados da empresa; o recruta(E) realizar uma avaliao do treinamento aplicando mento externo, que busca o profissional adequado danas circulares e RPG para mensurar as compeno mercado de trabalho. um subprocesso de detncias tcnicas e comportamentais dos treinados. _________________________________________________________ senvolvimento de RH. CONHECIMENTOS ESPECFICOS (C) dever haver alinhamento aos subprocessos de RH, bem como, as demais reas da empresa, buscando assim uma constante interao entre as reas. um subprocesso de manuteno de RH. pode-se utilizar ferramentas como: diagramas e fluxogramas, entre outros, visando garantir um processo seletivo mais adequado e condizente com o perfil desejado. um subprocesso de aplicao de RH. recruta-se e seleciona-se o profissional com o perfil adequado cultura organizacional da empresa, bem como, rea requisitante, portanto um subprocesso de suprimento/proviso de RH. 25. A Anlise S.W.O.T. (ou anlise F.O.F.A. em portugus) uma ferramenta estrutural utilizada para a formulao de estratgias, permitindo-se identificar os objetivos da empresa. So caractersticas desta anlise: 24.

(D)

(E)

(A) Planejar, Dirigir, Controlar e Organizar. (B) Preo, Propaganda e Praa. (C) Fornecedores, Clientes e Colaboradores. (D) Foras, Fraquezas, Oportunidades e Ameaas. (E) Entrada, Processamento e Sadas de Informaes. _________________________________________________________ 26. O levantamento de necessidades de treinamento uma forma de diagnstico e, como tal, deve basear-se em informaes relevantes. Muitas dessas informaes devem ser cuidadosamente agrupadas sistematicamente, enquanto outras esto disponveis s mos de certos administradores de linha. Com isso, a determinao das necessidades de treinamento fica sob a responsabilidade de linha e uma funo de staff. Desta forma, cabe (A) assessoria e ou consultoria contratada investigar todo plano de treinamento para aprovao do treinamento aplicado. ao administrador de linha a responsabilidade pela percepo dos problemas e todas as decises sobre o treinamento aplicado. aos colaboradores, assessoria e ou consultoria contratada decidir sobre os problemas de diagnstico. aos subsistemas de recursos humanos possibilitar que os diversos setores do treinamento se integrem. aos sistemas de informao de recursos humanos que integrem a dependncia do treinamento aplicado.
SEGAS-Assist.Tc.Administrativo-RH-A01

_________________________________________________________

23.

Acidentes de trabalho tm sido motivo de preocupao por parte das empresas. Alm do aspecto humano, o aspecto econmico tem levado as organizaes a buscarem a conscientizao de seus colaboradores quanto responsabilidade que ambos, empresa e empregado, tm em eliminar as duas causas bsicas de acidentes no local de trabalho: condies inseguras e atos inseguros. um exemplo de condio insegura: (A) (B) (C) (D) (E) Iluminao deficiente ou imprpria. No usar equipamento de proteo de forma adequada. Subir escadas ou degraus com pressa. Negligenciar ou brincar no ambiente de trabalho. Carregar materiais pesados de maneira inadequada.

(B)

(C) (D) (E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


27. Em seus quase 40 anos de histria, a empresa Branca tem sido guiada por duas obsesses. A primeira sua notvel capacidade de inovar. [...] A segunda a sustentabilidade. Seus funcionrios so treinados para pensar dia e noite em maneiras de preservar o meio ambiente ou beneficiar as comunidades de alguma forma afetadas pelas atividades da empresa.
(Adaptado de Revista Exame, 15.05.2007)

31.

Sobre o conceito de Clima Organizacional INCORRETO afirmar: (A) (B) constitui-se como sntese dos sentimentos produzidos pelas organizaes sobre seus integrantes. pode ser usado como ferramenta na busca de um melhor relacionamento entre a empresa e seus funcionrios. abarca sentimentos positivos, negativos e de indiferena. ndice de satisfao dos membros de uma empresa. contraria o conceito de Qualidade de Vida no Trabalho.

(C) Em um resgate histrico da evoluo e das eras pelas quais passou a Administrao de Recursos Humanos, a empresa Branca se enquadra na fase (A) Administrativa ou Sindical, em funo da melhoria dos acordos coletivos com o sindicato da categoria e a melhoria dos processos. Estratgica, em funo do desenvolvimento dos colaboradores resultarem na possibilidade de crescimento profissional, na melhoria dos processos internos e no entendimento do negcio da organizao. Legal, em funo da possibilidade do estabelecimento de polticas disciplinares mais rgidas, incluindo punies mais expressivas, possibilitando um controle maior da disciplina dos colaboradores. Contbil, em funo da possibilidade de terceirizao da contabilidade e a administrao de pessoal, agilizando assim o processo de Folha de Pagamento para garantir o ganho de produtividade. Tecnicista, em funo do incio da avaliao de desempenho e implantao de cargos e salrios, possibilitando o trabalho em grupo. 32. (D) (E)

(B)

_________________________________________________________

Estrutura Organizacional (A) o conjunto de tarefas desempenhado por uma ou mais pessoas, servindo como base para a departamentalizao. a posio hierrquica que uma pessoa ocupa na empresa e o conjunto de atribuies a ela conferido. a forma pela qual as atividades de uma organizao so divididas, organizadas e coordenadas. a cadeia de comando que se inicia nos gestores de topo e segue at os trabalhadores no gestores, passando sucessivamente por todos os nveis organizacionais. a guia de conduta, estvel e de longo prazo, esta-

(C)

(B) (C) (D)

(D)

(E)

_________________________________________________________ belecida para dirigir a tomada de decises. _________________________________________________________

(E)

28.

A evoluo da rea de Administrao de Recursos Humanos passou por cinco fases, sendo que a ltima delas iniciou-se em 1985 e permanece at hoje. justamente nesta fase que se registraram as primeiras preocupaes de longo prazo das organizaes com seus trabalhadores. Trata-se da fase (A) (B) (C) (D) (E) legal. social. tecnicista. estratgica. administrativa.

33.

Considere as informaes abaixo.


Tipos de Estrutura Organizacional I. Funcional II. Matricial III. por Projetos 1. Caractersticas de Estruturas busca a combinao dos outros dois tipos de estrutura. 2. diviso de reas, dentro da empresa, por especializa-o. 3. as reas de atividades e o pessoal recebem atribui-es temporrias.

_________________________________________________________

29.

O planejamento estratgico fora o gerente a sentar e refletir sobre os problemas e alternativas at chegar a uma situao e prever alternativas para direcionar as decises e superar os problemas. So nveis de planejamento estratgico existentes: (A) (B) (C) (D) (E) Operacional, Ttico e Estratgico. Pessoal, de Crescimento e de Desenvolvimento. Tcnico e Administrativo. Empresarial e de Treinamento. Pessoal e Estratgico.

A correta relao entre os tipos de estrutura e suas caractersticas : (A) (B) (C) (D) (E) 34.

I-2, II-1 e III-3. I-3, II-2 e III-1. I-1, II-3 e III-2. I-1, II-2 e III-3. I-2, II-3 e III-1.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

30.

Caracterstica que NO faz parte de um processo de negociao: (A) (B) (C) (D) (E) Existir, pelo menos, duas partes envolvidas. As partes envolvidas apresentam conflito de interesses a respeito de um ou mais tpicos. Uma negociao pode apresentar duas abordagens: distributiva e integradora. Uma das habilidades de negociao a utilizao de critrios subjetivos para a negociao. Toda busca de acordo e de consenso requer alguma forma de negociao.

[...] conjunto de premissas que um grupo aprendeu a aceitar, como resultado da soluo de problemas de adaptao ao ambiente e de integrao interna. [...] funcionam suficientemente bem para serem consideradas vlidas e podem ser ensinadas a novos integrantes como sendo a forma correta de perceber, pensar e sentir-se em relao a esses problemas de adaptao externa e integrao interna. Trata-se de (A) (B) (C) (D) (E) Estrutura organizacional. Cultura organizacional. Clima organizacional. Planejamento organizacional. Mudana organizacional. 7

SEGAS-Assist.Tc.Administrativo-RH-A01

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


35. A ideia de sustentabilidade vem ganhando espao em nossos dias em todos os setores da vida. No espao organizacional, fala-se de um novo paradigma para as empresas, que leve em conta as preocupaes ambientais. Certamente, a rea do Marketing est sendo afetada por essa nova viso de mundo. Apresenta um efeito da noo de sustentabilidade sobre o Marketing: (A) (B) (C) (D) (E) o abandono do chamado marketing verde. o estudo e a criao de embalagens no reciclveis. o deslocamento do foco da promoo do consumo para a promoo do consumo responsvel. a obsolescncia planejada dos produtos. o desenvolvimento de produtos ambientalmente menos seguros. (C) (D) (E) 39. Absteno. Transigncia. Colaborao. 38. A estratgia para a administrao dos conflitos na empresa, que pode ser adotada por cada uma das partes litigantes, e se caracteriza pela recusa em assumir um papel ativo nos procedimentos de resoluo das divergncias, denominada (A) (B) Competio. Acomodao.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

Considere: O clima organizacional favorvel no pode aumentar a eficincia produtiva de uma empresa PORQUE o clima afetado por fatores internos e externos que ocorrem no contexto socioeconmico e poltico como tambm, na vida particular dos funcionrios. Diante das afirmaes acima, (A) (B) (C) (D) (E) as duas so verdadeiras e a segunda justifica a primeira. as duas so verdadeiras e a segunda no justifica a primeira. a primeira verdadeira e a segunda falsa. as duas so falsas. a primeira falsa e a segunda verdadeira.

36.

Tericos contemporneos da Administrao admitem que o conflito dentro da empresa nem sempre ruim, pois os conflitos podem (A) servir como vlvula de escape para tenses acumuladas ao longo do tempo, desde que resolvido de forma dialogada, que permita dificultar acordos. perdurar no tempo e constituir uma espcie de bloqueio ao progresso rumo s metas almejadas. fornecer informaes sobre o estado das inter-relaes e centralizao de poder na estruturao da empresa. ajudar a impor o nvel de estmulo necessrio para a promoo de mudanas adaptativas, em um contexto de inovao. gerar uma realocao mais eficaz de recursos a partir da explicitao de demandas conflitantes.

(B) (C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

37.

A respeito da Gesto de Conflitos nas organizaes, considere:

_________________________________________________________

I. H trs condies bsicas para que ocorra o conflito: a dependncia mtua, a indeterminao de poder e a divergncia.

40.

II. O conflito pode gerar um aumento das percepes


negativas de membros de um grupo em relao a outros grupos, o que gera um incremento na comunicao intergrupal.

As discusses ticas vm ganhando espao no mundo corporativo, em nossos dias. Afirma-se que a busca de uma identidade moral para a empresa, afinada com os novos anseios dos consumidores, constitui-se em importante movimento em busca de vantagens competitivas. NO apresenta uma ao da rea de Recursos Humanos para o fomento de uma postura tica empresarial: (A) Estabelecimento de um plano de comunicao e capacitao para a transformao do comportamento tico em um valor institucional. Alinhamento de todos os nveis hierrquicos para a elaborao e implantao de um cdigo de conduta interno. Levantamento, junto a mercados potenciais, de posies ticas desejveis, passveis de serem adotadas pela empresa. Implementao de incentivos ao pessoal para o compromisso de implementao de uma nova cultura organizacional. Desempenho de funo estratgica na articulao dos diferentes departamentos da empresa, atravs de sua ao sobre os colaboradores, visando alterao comportamental.
SEGAS-Assist.Tc.Administrativo-RH-A01

III. Disputas, entre departamentos de uma mesma empresa, pela alocao de recursos, so uma fonte comum de conflitos.

IV. Conflitos intergrupais podem suscitar aumento da


coeso do grupo.

(B)

V. Na tentativa de se administrar interesses divergentes, a barganha e a negociao mediada, entre as partes em litgio, tm pouca importncia. Est correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 8 (C)

II e V. I, III e IV. III e V. II, III e IV. I, II e IV.

(D)

(E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


41. A Licitao o meio pelo qual a Administrao seleciona a proposta mais vantajosa e assegura isonomia entre os interessados em contratar com o poder pblico, de acordo com as normas legais que disciplinam a matria e os princpios aplicveis Administrao Pblica. Com base o nas disposies constantes da Lei n 8.666/1993, as condutas vedadas aos agentes pblicos em processos licitatrios so: 44. Acerca das Representaes Grficas, considere:

I. Histograma um grfico que apresenta a distribuio de frequncias de uma varivel por meio de retngulos justapostos, feitos sobre as classes dessa varivel, sendo que a rea de cada retngulo proporcional frequncia observada da correspondente classe.

I. Manter o sigilo dos atos e procedimentos da licitao, para evitar conluio dos licitantes.

II. O grfico de setores no adequado para representar variveis quantitativas.

II. Estabelecer tratamento diferenciado em razo do


domiclio do licitante, com vistas a assegurar o menor custo para a Administrao.

III. O grfico de colunas contrapostas (ou opostas) no


adequado para representar variveis quantitativas contnuas. Est correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 45.

III. Estabelecer tratamento diferenciado entre empresas brasileiras e estrangeiras. Est correto o que consta em (A) (B) (C) (D) (E) 42.

I. III. I e II. I e III. II e III.

II, apenas. III, apenas. II e III, apenas. I, II e III. I e III, apenas.


o

_________________________________________________________

_________________________________________________________

A tabela abaixo apresenta a distribuio de frequncias relativas dos salrios, em nmero de salrios mnimos (S.M.), dos 100 funcionrios de uma empresa
Classe de salrios (em S.M.) 1 3 3 5 5 7 Frequncias relativas 0,3 0,4 0,3

Hiptese prevista na Lei n 8.666/1993 para dispensa de prvia licitao: (A) (B) (C) (D) (E) contratao de servios de publicidade. alienao de bens inservveis. aquisio de equipamento ou programa de informtica. aquisio de bens mediante sistema de registro de preos. venda de ttulos, na forma da legislao pertinente.

O valor do desvio padro desses 100 funcionrios, considerado como desvio padro populacional e obtido por meio dessa tabela, calculado como se todos os valores de cada classe de salrios coincidissem com o ponto mdio da referida classe, em nmero de S.M., (A) (B) (C) (D) (E) 46.
1,2 2,2

_________________________________________________________

43.

Uma amostra aleatria, de 100 domiclios residenciais de determinado bairro de Sergipe, teve por finalidade analisar o consumo mensal, em m3, de gs natural desses domiclios. Os resultados esto apresentados na tabela abaixo:
Consumo de gs (m3) 0 4 4 8 8 12 12 18 Nmero de domiclios 16 40 38 6

2
1,8 2,4

_________________________________________________________

Sejam:
_

x o consumo mdio de gs desses domiclios, obtido por meio desta tabela, calculado como se todos os valores de cada classe de consumo coincidissem com o ponto mdio da referida classe e Md o consumo mediano de gs desses domiclios, calculado por meio desta tabela pelo mtodo da interpolao linear.

O valor de x , em m3, igual a (A) (B) (C) (D) (E) 14,76. 14,82. 14,94. 15,02. 15,08.

Em uma fbrica, 20 operrios so escalados para produzir 10.000 unidades de uma determinada pea em 108 dias, trabalhando 4 horas por dia. Verificou-se que, aps 60 dias, apenas 40% das peas foram produzidas. Para concluir a produo das 10.000 unidades no prazo o previamente estabelecido, optou-se, a partir do 61 dia, por aumentar o nmero de horas trabalhadas por dia e a contar com 25 operrios em vez de 20. Considerando que todos estes operrios trabalham com desempenhos iguais e constantes, tem-se que o nmero de horas trabalhadas o por dia, a partir do 61 dia, igual a (A) (B) (C) (D) (E) 7,0. 8,0. 7,5. 9,0. 6,0. 9

SEGAS-Assist.Tc.Administrativo-RH-A01

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


47. Um capital no valor de R$ 16.000,00 aplicado a juros simples, a uma taxa de 9% ao ano. Se no final do perodo de aplicao o valor dos juros apresentou um valor igual a R$ 1.920,00, ento este capital ficou aplicado, em meses, por um perodo igual a (A) (B) (C) (D) (E) 48. 16. 8. 12. 10. 14. (C) (B) Noes de Gs Natural 51. O gs natural utilizado mundialmente e, neste sentido, o Brasil segue essa tendncia de aproveitamento de combustveis mais limpos. Sua utilizao vantajosa, principalmente em razo de (A) sofrer pequenas perdas energticas a partir dos queimadores, alm de apresentar resduos da queima dentro dos padres aceitveis, com relao emisso de CO2 e H2SO4. os resduos gerados poderem ser reaproveitados e no contaminar o ambiente, assim como, no causar danos, como a toxidade, ao operador dos sistemas de distribuio desse produto, em caso de vazamento. apresentar menor emisso de poluentes no processo de combusto e tambm favorecer maior durabilidade aos equipamentos que o utilizam. ser extrado principalmente de reservas localizadas no mar, a grandes profundidades, cuja presso da gua impede disperso de poluio, alm de no oferecer qualquer risco de vazamentos. sofrer filtragens mltiplas e sucessivas, que retiram todos os elementos contaminantes de forma que no oferece possibilidades de contaminao ou toxidade nos casos de vazamentos, podendo ser inalado sem riscos por pessoas que estejam no ambiente.

_________________________________________________________

Uma pessoa aplicou um capital no valor de R$ 20.000,00, durante 2 anos, a juros compostos, a uma taxa de 8% ao ano. Caso esta pessoa tivesse aplicado o mesmo capital de R$ 20.000,00 a juros simples, a uma taxa de 1% ao ms, durante 2 anos, verifica-se que o valor do respectivo montante superaria o valor do montante anterior, em R$, em (A) (B) (C) (D) (E) 828,00. 1.472,00. 1.150,00. 1.600,00. 672,00. 52.

(D)

(E)

_________________________________________________________

A proximidade de uma usina termeltrica, que funciona a gs natural, de seu centro de consumidores, (A) reduz a ocorrncia de perdas na transmisso de eletricidade. desencadeia a proliferao de doenas profissionais de causa biolgica. provoca a interrupo do procedimento de energia eltrica com o aumento da demanda energtica. possibilita o amortecimento dos abalos ssmicos nas camadas superficiais do solo. impede o deslocamento de povoados a partir da formao das centrais de distribuio.

_________________________________________________________

(B) (C) (D) (E)

49.

Um investidor aplica R$ 10.000,00 por ms em um banco que remunera os depsitos de seus clientes a uma taxa de juros compostos de 1% ao ms. Imediatamente aps o ele realizar o 4 depsito, verifica-se que a soma dos montantes destas 4 aplicaes apresenta um valor X, em reais, tal que (A) (B) (C) (D) (E) X < 40.300. 40.900 X < 41.200. 40.600 X < 40.900. 40.300 X < 40.600. X 41.200.

_________________________________________________________

53.

Processos industriais, como a fabricao de vidro e cermica, so favorveis utilizao do gs natural como produto energtico, pois no processo de produo desses materiais se exige (A) (B) (C) (D) (E) cortes frequentes na transferncia de calor incidentes na mistura. grande variao da temperatura de fuso. a manuteno do tempo de cogerao de energia. flutuao de presso na aspirao dos gases residuais. a queima direta em contato com o produto final.

_________________________________________________________

50.

Um capital no valor de R$ 15.000,00 aplicado, durante um semestre, sob o regime de capitalizao composta, a uma taxa de juros nominal de 12% ao ano, capitalizada trimestralmente. O valor do montante no final do perodo de aplicao , em R$, igual a (A) (B) (C) (D) (E) 15.915,75. 15.909,00. 15.911,25. 15.913,50. 15.900,00.

_________________________________________________________

54.

Quando se opta pela utilizao do sistema de cogerao como alternativa para a gerao de eletricidade, tendo em vista o seu tempo de implantao, tem-se, em mente, a aplicao de conceitos de (A) (B) (C) (D) (E) produo. eficincia. preciso. reciclagem. segurana.
SEGAS-Assist.Tc.Administrativo-RH-A01

10

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


55. Com relao s origens do gs natural, correto afirmar: (A) A decomposio natural de resduos gera elementos slidos, lquidos e gasosos, sendo que esta ltima parte, depois de filtrada, misturada ao GLP (Gs Liquefeito de Petrleo), dando origem ao gs natural. O gs consumido no pas provm, em sua maior parte, do refino do petrleo, que ao ser submetido a uma temperatura alta e presena de catalisadores qumicos, transformado em gs natural. O refino de petrleo pelo processo de destilagem, a putrefao de resduos como o lixo domstico e extrao direta de jazidas pr-histricas so as trs formas de obt-lo. uma mistura de vrios gases, e o principal o metano, resultado da transformao de fsseis de animais e plantas que existiam na pr-histria. Provem de mares, montanhas e vales, extrados de solos siltosos ou gneos, quando sofrem uma presso grande, como a instalao de um aterro sanitrio. Noes de Informtica 56. Paulo utiliza em seu trabalho o editor de texto Microsoft Word 2010 (em portugus) para produzir os documentos da empresa. Certo dia Paulo digitou um documento contendo 7 pginas de texto, porm, precisou imprimir apenas as pginas 1, 3, 5, 6 e 7. Para imprimir apenas essas pginas, Paulo clicou no Menu Arquivo, na opo Imprimir e, na diviso Configuraes, selecionou a opo Imprimir Intervalo Personalizado. Em seguida, no campo Pginas, digitou (A) (B) (C) (D) (E) 57. 1,3,5-7 e clicou no boto Imprimir. 1;3-5;7 e clicou na opo enviar para a Impressora. 13,5-7 e clicou no boto Imprimir. 1+3,5;7 e clicou na opo enviar para a Impressora. 1,3,5;7 e clicou no boto Imprimir. (D) (E) (B) (C) 58. Roberto utiliza o Microsoft Office Outlook 2010 para enviar e receber e-mails e para baixar os e-mails de sua conta de e-mail corporativa para o computador de sua residncia, de forma que ele possa ler posteriormente os e-mails baixados sem estar conectado Internet. Quando recebe spam e e-mails que no lhe interessam na Caixa de Entrada, ele os seleciona e pressiona a tecla Delete para exclu-los. Os e-mails excludos so ento enviados para a pasta Itens Excludos, mas no so apagados de fato do computador. Certo dia, Roberto excluiu por engano um e-mail importante de sua Caixa de Entrada. Dias depois, notou a falta do e-mail e o encontrou na pasta Itens Excludos. Para devolver o e-mail para sua pasta Caixa de Entrada, Roberto deve clicar com o boto direito do mouse sobre o e-mail excludo, selecionar a opo ...... e, em seguida, selecionar a opo referente pasta Caixa de Entrada. A palavra que preenche corretamente a lacuna (A) (B) (C) (D) (E) 59. Desfazer Mover Enviar para Encaminhar Reverter

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

No Microsoft Internet Explorer 9 possvel acessar a lista de sites visitados nos ltimos dias e at semanas, exceto aqueles visitados em modo de navegao privada. Para abrir a opo que permite ter acesso a essa lista, com o navegador aberto, clica-se na ferramenta cujo desenho (A) uma roda dentada, posicionada no canto superior direito da janela. uma casa, posicionada no canto superior direito da janela. uma estrela, posicionada no canto superior direito da janela. um cadeado, posicionado no canto inferior direito da janela. um globo, posicionado esquerda da barra de endereos.

_________________________________________________________

A planilha a seguir, construda utilizando-se o Microsoft Excel 2010 (em portugus), mostra a simulao do valor economizado por uma pessoa durante certo nmero de meses. Na linha 2, a pessoa economiza R$ 200,00 a cada ms por um prazo de 24 meses. Na linha 3, a pessoa economiza R$ 300,00 a cada 2 meses, por um prazo de 12 meses. Na linha 4, a pessoa economiza R$ 500,00 a cada 3 meses, por um prazo de 6 meses.
A 1 2 3 4 Valor economizado R$ 200,00 R$ 300,00 R$ 500,00 B A cada n meses (considerando valores de n abaixo) 1 2 3 C Total de meses 24 12 6 D Valor total economizado

_________________________________________________________

60.

Uma conta de usurio corresponde identificao nica de um usurio em um computador ou servio. Para garantir que uma conta de usurio seja utilizada apenas pelo proprietrio da conta, utilizam-se mecanismos de autenticao, como por exemplo, senhas. considerada uma senha com bom nvel de segurana aquela (A) formada por datas de nascimento, nome de familiares e preferncias particulares, pois so fceis de memorizar. formada por nomes, sobrenomes, placas de carro e nmero de documentos, pois so fceis de memorizar. associada proximidade entre os caracteres do teclado como, por exemplo, QwerTasdfG. formada por palavras presentes em listas publicamente conhecidas que sejam usadas cotidianamente pelo usurio, como nomes de msicas, times de futebol. criada a partir de frases longas que faam sentido para o usurio, que sejam fceis de memorizar e que tenham diferentes tipos de caracteres. 11

Na clula D2 deve-se digitar uma frmula baseando-se nos conceitos de utilizao da regra de trs para calcular o valor total economizado pelo tempo em meses presente na clula C2. A frmula que deve ser digitada na clula D2 de forma que possa ser copiada, posteriormente, para as clulas D3 e D4 gerando automaticamente os resultados nessas clulas, (A) (B) (C) (D) (E) =A2*B2/C2 =B2*C2/A2 =200*24/1 =A2*C2/B2 =A2*C2/RAIZ(B2)

(B)

(C) (D)

(E)

SEGAS-Assist.Tc.Administrativo-RH-A01

www.pciconcursos.com.br

Anda mungkin juga menyukai