Anda di halaman 1dari 5

49 D preferncia s tintas base de gua. Elas so menos txicas e menos poluentes. 50 Priorize o ventilador, especialmente o de teto, em vez do ar-condicionado.

. Nem sempre faz calor suficiente que justifique o uso do ar-condicionado, e o ventilador gasta em mdia 90% menos energia. 51 Mantenha sempre limpo os filtros do seu arcondicionado, j que quando sujos representam 158 kg de gs carbnico a mais na atmosfera por ano. 52 A geladeira e o freezer podem responder por 30% do consumo de eletricidade. Por isso, evite deixar suas portas abertas por muito tempo. 53 Evite abrir e fechar sua geladeira mais do que o necessrio, retirando tudo o que for utilizar de uma s vez.

54

No caso de geladeiras e freezers antigos, procure descongel-los a cada 15 ou 20 dias. Eles consomem mais energia para compensar sua reduo da circulao de ar frio, causada pelo excesso de gelo. 55 Mantenha a geladeira e o freezer distantes, ao menos 15 cm, do fogo e das paredes. Isso evita que mais energia para compensar o ganho de temperatura. 56 No utilize a geladeira como secadora, colocando tnis e roupas na parte traseira. 57 Busque informaes sobre a origem e o destino de tudo o que voc consome. Produtos cuja fabricao obedece a mtodos ecolgicos ajudam a diminuir os desperdcios na cadeia produtiva e os impactos no meio ambiente.

58 importante consumir produtos com certificaes ambientais como, por exemplo, o certificado FSC, para produtos oriundos de manejo florestal. 59 Pesquise e no compre produtos de fbricas poluidoras e que desperdiam recursos. 60 Na hora de consumir, prefira os produtos reciclados, reciclveis ou reutilizveis. Evite os descartveis. 61 D preferncia aos produtos que permitem a reutilizao das embalagens com refil.

90 Cobre de seus representantes aes e iniciativas que contribuam para a preservao ambiental. 91 Participe de movimentos pela proteo do meio ambiente e pela defesa do consumidor. 92 Assine peties e documentos a favor do meio ambiente. 93 Participe de aes virtuais e iniciativas promovidas na internet, como por exemplo, o programa de reflorestamento com espcies nativas da mata atlntica, Click rvore (www.clickarvore.com.br), que cada clique do internauta corresponde ao plantio de uma rvore. 94 Denuncie s autoridades e aos rgos competentes as empresas, organizadoras e pessoas responsveis por emitir poluio, seja slida, lquida, gasosa, visual ou sonora. 95

Apoie as politicas de planejamento familiar e reduo da natalidade. Esse o caminho bsico para garantir a qualidade de todas as vidas do nosso planeta. 96 Apoie polticos, partidos e organizaes cujos planos incluam aes de responsabilidade socioambiental. 97 Promova aes de preservao ambiental em sua comunidade e entre seus amigos e conhecidos. 98 Exija que a educao ambiental faa parte do currculo escolar de seu filho. 99 Sirva de exemplo. Atravs de seus atos, assine seus filhos a ter atitudes ecologicamente responsveis. 100 Passe estas dicas adiante.

Anda mungkin juga menyukai