Anda di halaman 1dari 5

SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL Exerccios de fixao

1. No se refere a uma competncia do Banco Central: a) Receber os recolhimentos compulsrios. b) Fixar as diretrizes e normas da poltica cambial. c) Exercer a fiscalizao das instituies financeiras. d) Emitir moeda papel e moeda metlica. 2. O BACEN uma autarquia federal, criado pela Lei 4.595, de 31.12.64, que tem a incumbncia de cumprir e fazer cumprir as determinaes legais e as emanadas do CMN. da competncia exclusiva do BACEN, entre outras: a) Emitir papel-moeda. Determinar o nvel de recolhimento compulsrio sobre os depsitos bancrios. Realizar operaes de redesconto e emprstimo s instituies financeiras. Controlar o crdito. Controlar o fluxo de capitais estrangeiros. Implementar a poltica monetria. b) Executar servios de meio circulante e arrecadao do governo federal. Exercer o papel de financiador do governo federal e das instituies bancrias privadas. Controlar o fluxo de capitais estrangeiros. Implementar a poltica monetria e fiscal. c) Emitir papel-moeda. Acolher o recolhimento compulsrio dos bancos privados. Realizar operaes de emprstimos s instituies financeiras, Tesouro Nacional e empresas estatais. Implementar a poltica monetria e fiscal. d) Emitir papel-moeda. Realizar operaes de redesconto e emprstimo s instituies financeiras, empresas estatais, fundaes e autarquias. Controlar o crdito e o fluxo de capitais estrangeiros. Implementar a poltica monetria.

3. A resoluo 39/66 do CMN quem regulamentou as Bolsas de Valores. A resoluo define que as bolsas tm, dentre as vrias incumbncias, a de: a) Prover local pblico para negociao direta entre os membros da bolsa, emitentes e compradores dos ttulos e valores mobilirios, de tal forma que fique assegurada e livre formao de preos e transparncia das negociaes. b) Prover um local adequado de encontro dos membros da bolsa para que possam efetuar as negociaes de ttulos e valores mobilirios, de forma livre, aberta, organizada e fiscalizada pelas autoridades.

Prof. Nelson Cavallari

Mercado de Capitais

Pgina 1

c) Prover um local para que os emitentes dos ttulos e valores mobilirios possam efetuar a distribuio pblica, de forma livre, aberta e organizada, sem intermedirios ou interveno das autoridades. d) Prover local pblico para que os compradores e vendedores finais efetuem diretamente as suas negociaes de ttulos e valores mobilirios sem intermedirios. 4. As Sociedades Corretoras de Ttulos e Valores Mobilirios podem atuar: a) No lanamento de aes, notas promissrias comerciais e debntures; na administrao de fundos de investimentos; na administrao e custdia de carteira de investimentos; na intermediao de operaes com metais preciosos e cmbio. b) No lanamento de aes; na administrao de fundos de investimento; no repasse de recursos externos s sociedades annimas para investimentos de capital; na intermediao de cmbio, seguros, planos de sade e previdncia privada. c) Na administrao de fundos de investimentos e nos repasses de recursos internos e externos, destinados a reestruturao de passivos das sociedades annimas. d) No lanamento de aes e debntures; na administrao e custdia de carteira de investimentos; na intermediao de seguros, cmbio e planos de sade. 5. O Conselho Monetrio Nacional CMN um rgo normativo do Sistema Financeiro Nacional. Sua principal funo : a) Estabelecer diretrizes gerais da poltica monetria e regular as condies de constituio e funcionamento das instituies financeiras estrangeiras no pas. b) Estabelecer normas e procedimentos operacionais nas reas monetria, creditcia, cambial e bancria. c) Estabelecer diretrizes gerais das polticas monetria, creditcia e cambial do pas; regular as condies de constituio e funcionamento das instituies financeiras; e disciplinar os instrumentos de poltica monetria e cambial. d) Estabelecer diretrizes gerais das polticas monetria e cambial do pas; regular as condies de constituio e funcionamento das instituies financeiras estrangeiras no pas.

Prof. Nelson Cavallari

Mercado de Capitais

Pgina 2

6. Assinale verdadeiro (V) ou falso (F); a) O Conselho Monetrio Nacional integra o sistema operativo do Sistema Financeiro Nacional. ( ) b) Aes e debntures so exemplos de ttulos e valores mobilirios fiscalizados pelo Banco Central. ( ) c) A CVM estimula a formao de poupana e a sua aplicao em valores mobilirios. ( ) d) funo do Banco Central regular e supervisionar o Sistema Financeiro Nacional. ( ) e) A Susep e a SPC integram o subsistema normativo do Sistema Financeiro Nacional. ( ) 7. Correlacione os subsistemas com as respectivas instituies que os compem: I Operadores II Entidades Supervisoras ( ( ( ( ( ) Instituies Financeiras Bancrias ) Banco Central do Brasil ) Instituies no Financeiras ) Comisso de Valores Mobilirios ) Bovespa

8. Correlacione a primeira coluna com a segunda: I SFN ( ) Instituio que fiscaliza o mercado de valores mobilirios. II CMN ( ) rgo integrante do CMN. III Bacen ( ) Propicia fluxo de recursos entre poupadores e investidores. IV SPC ( ) Fixa as diretrizes para as polticas monetria, creditcia e cambial. V CVM ( ) rgo executivo do Ministrio da Previdncia e Assistncia Social. 9. Assinale a alternativa incorreta: a) Como agente financeiro do governo federal, cabe ao Banco do Brasil, entre outras atribuies: executar a poltica de preos mnimos agropecurios e ser o agente pagador e recebedor no exterior. b) Uma das caractersticas da Caixa Econmica Federal a concesso de emprstimos e financiamentos a programas e projetos nas reas de assistncia social e sade. c) Os recursos utilizados para o alcance das polticas operacionais do BNDES provm de recursos prprios, recursos captados no exterior e doaes de entidades nacionais. d) O Banco do Brasil e a Caixa Econmica Federal so empresas pblicas de propriedade da Unio.

Prof. Nelson Cavallari

Mercado de Capitais

Pgina 3

10. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s): a) A companhia de capital aberto promove a colocao de valores mobilirios de sua emisso no mercado. b) Todos os bancos de investimentos so tambm bancos mltiplos. c) Os bancos de investimentos realizam a distribuio de debntures e podem administrar fundos de investimentos. d) A Bolsa de Valores o local onde se compram e se vendem as aes de companhias de capital fechado. 11. Assinale a alternativa correta: I) O SFN viabiliza a intermediao entre poupana e investimento, possibilitando a eficincia do setor produtivo. II) Os poupadores so os agentes econmicos deficitrios, pois transformam suas disponibilidades em ativos financeiros. III) O Banco Central o rgo supremo do SFN. IV) Quando as pessoas poupam, adiam sua capacidade de consumo. a) b) c) d) As alternativas II e IV esto incorretas. As alternativas I e III esto corretas. As alternativas I, III e IV esto corretas. As alternativas I e IV esto corretas.

12. So atribuies do CMN, exceto: a) b) c) d) Autorizar emisso de papel-moeda. Fiscalizar as instituies financeiras. Fixar diretrizes para a poltica cambial. Regulamentar operaes de redesconto.

13. Banco de Investimento uma instituio financeira que tem autorizao do BACEN para: a) Assessorar as empresas na distribuio de ttulos e valores mobilirios no mercado de capitais. nica instituio financeira autorizada a prestar servios de custdia e a estruturar emprstimos sindicalizados. b) Assessorar as empresas na distribuio de ttulos e valores mobilirios no mercado de capitais. nica instituio financeira autorizada a administrar recursos de terceiros, prestar servios de custdia, repassar recursos do BNDES e conceder crdito rural para investimentos.

Prof. Nelson Cavallari

Mercado de Capitais

Pgina 4

c) Assessorar as empresas na abertura do capital e na distribuio de ttulos e valores mobilirios. Prestar servios de custdia. Administrar carteira de ttulos e valores mobilirios. Repassar recursos externos e internos para financiamento de bens de capital e capital de giro. Intermediar fuses e aquisies de empresas. d) Assessorar as empresas na distribuio de ttulos e valores mobilirios. nica instituio financeira autorizada a administrar recursos de terceiros, a repassar recursos externos, a estruturar leasing internacional e intermediar fuses e aquisies de empresas. 14. A estrutura do Sistema Financeiro Nacional constituda de rgos normativos, de entidades supervisoras e de operadores. Os rgos normativos so de natureza colegiada, denominados Conselhos. So estes Conselhos: a) Conselho Monetrio Nacional; Conselho Nacional da Sade Complementar; Conselho de Recursos do SFN; e Conselho Nacional de Seguros Privados. b) Conselho Monetrio Nacional; Conselho Nacional de Seguros Privados e Conselho de Gesto da Previdncia Complementar. c) Conselho Monetrio Nacional; Conselho nacional da Previdncia Fechada; Conselho Nacional da Sade Complementar; e Conselho de Recursos do SFN. d) Conselho Monetrio Nacional; Conselho Nacional de Seguros Privados; Conselho de Recursos do SFN; e Conselho Nacional da Previdncia Fechada. 15. O Sistema Financeiro Nacional composto de rgos normativos e de entidades supervisoras. So rgos considerados entidades supervisoras do SFN: a) Banco Central do Brasil e Agncia Nacional de Sade Complementar. b) Banco do Brasil e Conselho Monetrio Nacional. c) Conselho Monetrio Nacional e Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social. d) Superintendncia de Seguros Privados e Banco Central do Brasil.

Prof. Nelson Cavallari

Mercado de Capitais

Pgina 5

Anda mungkin juga menyukai