Anda di halaman 1dari 21

Aneurisma e disseco da aorta

Aneurisma artico
1. O que ? 2. Etiologia 3. Sintomas e exames de diagnstico 4. Tratamento 5. Classificao 6. Grupo de risco

1. O que ?

http://portfolio.med.up.pt/martap/Aneurisma.html (1 of 10)25-09-2006 11:57:35

Aneurisma e disseco da aorta

Um aneurisma artico definido como uma dilatao permanente e patolgia de um segmento da aorta [4] ,podendo variar de acordo com a sua localizao, tamanho, forma e etiologia [3].

Ateno : Para ver um aneurisma artico ao vivo, aconselha-se


uma visita ao Museu Anatmico da Faculdade de Medicina do Porto, pois l, encontra-se um em exposio.

http://portfolio.med.up.pt/martap/Aneurisma.html (2 of 10)25-09-2006 11:57:35

Aneurisma e disseco da aorta

Clique nas imagens para as ver em movimento :

(Topo da Pgina)
http://portfolio.med.up.pt/martap/Aneurisma.html (3 of 10)25-09-2006 11:57:35

Aneurisma e disseco da aorta

2. Etiologia

A aterosclerose a afeco anatomatolgica mais comummente associada ao aneurisma artico, embora o mecanismo pelo qual a aterosclerose leva ao crescimento de aneurismas permanea incerto [3]. Por outro lado, estudos demonstram que os aneurismas tambm podem resultar de uma predisposio gentica, estando relacionados com o Sindrome de Marfan, Sindrome de Ehlers-Danlos, coartao da aorta e vlvula bicspide [2]. Outras causas, como a hipertenso, a sfilis, infeces articas, traumatismos e disseco da aorta tambm so consideradas como uma causa possvel para o aparecimento desta patologia,uma vez que tornam a parede da aorta mais sensvel [1].

(Topo da Pgina)

3. Sintomas e exames de
http://portfolio.med.up.pt/martap/Aneurisma.html (4 of 10)25-09-2006 11:57:35

Aneurisma e disseco da aorta

diagnstico
A grande maioria dos aneurismas articos so assintomticos embora, medida que se vo desenvolvendo,possam tornar-se dolorosos (dores nas costas e no peito,entre outras,conforme a sua localizao) e causar um inchao. A compresso ou a eroso de tecido adjacente provocada pelo prprio aneurisma pode tambm causar sintomas. Ocasionalmente, pode causar dispnia, disfasia e rouquido [5]. Deve salientar-se que, quando o aneurisma provoca sintomas, de um modo geral, j se encontra num estado muito avanado, com risco de ruptura. No entanto,e somente com base nos sintomas ou na palpao, torna-se muito difcil diagnosticar precocemente, e sem dvidas,a sua presena,at porque, os aneurismas quando pequenos, localizados na regio torcica ou em pessoas gordas no so palpveis. Assim sendo, para confirmar o diagnstico em caso de suspeita, os mdicos recorrem frequentemente a outro tipo de exames, entre os quais se destacam as radiografias simples, ortografias, ultra-sonografias ou tomografias computodorizadas e ainda a ressonncia magntica [3].

http://portfolio.med.up.pt/martap/Aneurisma.html (5 of 10)25-09-2006 11:57:35

Aneurisma e disseco da aorta

Aneurisma da aorta abdominal visto atravs por tomografia computorizada.

(Topo da Pgina)

4. Tratamento

http://portfolio.med.up.pt/martap/Aneurisma.html (6 of 10)25-09-2006 11:57:35

Aneurisma e disseco da aorta

O objectivo da terapia mdica reduzir o risco de expanso e rompimento do aneurisma, este ltimo fatal em cerca de 95% dos casos. E, para se tratar um aneurisma, quase sempre necessria a reparao cirrgica, que neste caso consiste na insero de um tubo prosttico sinttico substituindo o segmento artico afectado [3].

Quando se realiza uma reparao cirrgica colocado um tubo sinttico como o mostrado ao lado.

http://portfolio.med.up.pt/martap/Aneurisma.html (7 of 10)25-09-2006 11:57:35

Aneurisma e disseco da aorta

Imagem aortica onde na parte ascendente foi introduzido um tubo prosttico sinttico.

(Topo da Pgina)

5. Classificao
Os aneurismas so geralmente classificados segundo o seu aspecto morfolgico. Um aneurisma fusiforme compreende uma dilatao simtrica (em forma de fuso) do segmento artico, enquanto num sacular a dilatao faz-se em forma de saco, envolvendo principalmente

http://portfolio.med.up.pt/martap/Aneurisma.html (8 of 10)25-09-2006 11:57:35

Aneurisma e disseco da aorta

uma das paredes [6].

Por vezes, surgem tambm falsos aneurismas, que diferem dos verdadeiros (que comprometem as trs camadas vasculares). Nos falsos aneurismas, as camadas ntima e mdia so comprometidas e a dilatao revestida apenas pela adventcia e, s vezes, por tecido perivascular [4]. o caso do aneurisma dissecante, uma doena rara, que resulta de um neurisma associado a uma disseco aortica [3].

http://portfolio.med.up.pt/martap/Aneurisma.html (9 of 10)25-09-2006 11:57:35

Aneurisma e disseco da aorta

Esquema de um aneurisma dissecante.

(Topo da Pgina)

6. Grupo de risco
So as pessoas com idade superior a 50 anos e sobretudo do sexo masculino, que apresentam maior incidncia de aneurismas articos [2].

(Topo da Pgina)

http://portfolio.med.up.pt/martap/Aneurisma.html (10 of 10)25-09-2006 11:57:35

MEDIDAS

Se voc ou algum parente seu tem um aneurisma da aorta, ele deve ter feito um exame onde esse aneurisma foi mostrado. Esse exame tem um laudo, escrito pelo radiologista. Provavelmente, voc j leu esse laudo. Neste caso, aprenda um pouco sobre os dados que esto ali contidos, ou voc pode fazer interpretaes erradas. O fato de voc no ser mdico no o impede de compreender as informaes bsicas em um laudo de exame radiolgico. Mas preciso antes ler um pouquinho sobre o assunto. Gaste algum tempo lendo o texto abaixo:

O aneurisma, como qualquer coisa em forma de esfera ou de fuso, tem vrios dimetros. Os radiologistas, ao examinarem os pacientes ao ultra-som, tomografia ou ressonncia, medem o dimetro longitudinal, antero-posterior e transversal. Freqentemente essas medidas so escritas no laudo de exame pelas letras L, AP e T. Para saber o perigo que um aneurisma representa, os mdicos consideram apenas o dimetro anteroposterior ou transverso, dependendo do caso.
http://www.aneurismas.com/medidas.htm (1 of 3)25-09-2006 12:11:58

MEDIDAS

IMPORTANTE: Esse dimetro deve ser medido, claro, no ponto mais dilatado. Por isso dizemos "o maior dimetro transverso", ou "o maior dimetro antero-posterior".
J presenciei casos de pacientes que me procuraram assustadssimos, dizendo que tinham um aneurisma com 12 centmetros. Quando vi o laudo do exame, na verdade o maior dimetro era 3,5 cm (os 12 centmetros eram a medida longitudinal, ou seja, o comprimento do segmento afetado da aorta). Ao ouvirem que no era necessrio operar, ficavam aliviados. Mas pode-se imaginar a tenso pela qual passaram, por causa da interpretao errada de um laudo de exame...

e mais...
A maioria dos aneurismas da aorta tem cogulos aderidos parede interna. Os mdicos chamam esse tipo de cogulo TROMBO MURAL (trombo sinnimo de cogulo, e mural diz respeito parede) s vezes, os laudos de exames do os dimetros externo e interno, medidos como na figura abaixo:

http://www.aneurismas.com/medidas.htm (2 of 3)25-09-2006 12:11:58

MEDIDAS

Alguns se referem ao dimetro interno como "dimetro da luz". "Luz" significa lmen, ou seja, a parte interna de um tubo.

Os trombos murais no tornam a parede da artria mais resistente. Por isso, o que importa sempre o dimetro externo.

http://www.aneurismas.com/medidas.htm (3 of 3)25-09-2006 12:11:58

todos os aneurismas precisam ser tratados

Na aorta abdominal, por exemplo, aneurismas com dimetro menor que 4 cm podem ficar em observao, sendo medidos periodicamente por ultra-som. Quando apresentam crescimento rpido, ou comeam a causar dor, devem ser operados. Quando o aneurisma tem mais de 4,5 cm recomendvel que seja tratado, mesmo sem sintomas, se o paciente estiver em boas condies gerais. Quando tem mais de 5 cm a correo absolutamente necessria. Esses dados so obtidos atravs de estudos que foram feitos para estimar a probabilidade de ruptura.

http://www.aneurismas.com/todos_os_aneurismas_precisam_ser.htm25-09-2006 12:12:21

tratcirurg

O tratamento do aneurisma da aorta consiste, sempre, em reforar a parede interna com a implantao de um tubo de material sinttico (veja figura). O objetivo fazer com que a presso do sangue se faa para o tubo sinttico (que muito resistente), ao invs de ser feita contra a parede do aneurisma (que est enfraquecida). Em ltima anlise, impedir que venha a romper. O aneurisma, portanto, no retirado, mas deixado com a incluso de um tubo sinttico (prtese). Existem hoje duas maneiras de se implantar a prtese dentro do aneurisma da aorta. Clique para ter noes bsicas de como isso feito:

cirurgia direta cirurgia endoluminal

http://www.aneurismas.com/tratcirurg.htm25-09-2006 12:12:59

cirdireta

A abordagem direta do aneurisma a tcnica mais antiga, das que existem hoje. Por isso, alguns chamam de "cirurgia convencional" ou de "cirurgia clssica". Em poucas palavras: O cirurgio abre o abdome ou o trax (dependendo de onde est o aneurisma); em alguns casos preciso abrir o abdome e o trax. Em seguida, interrompe a circulao pela aorta, usando pinas especiais, abre o aneurisma, costura a prtese sinttica dentro dele, volta a fechar o aneurisma, e fecha o abdome ou o trax. Trata-se, portanto, de uma operao de grande porte.

http://www.aneurismas.com/cirdireta.htm25-09-2006 12:13:44

endoluminal

A correo endoluminal do aneurisma da aorta feita por cateteres.


ENDOLUMINAL significa por dentro do lmen.

O princpio o mesmo da cirurgia direta, ou seja, revestir o aneurisma por dentro com um tubo de material sinttico resistente. Nesta tcnica, porm, usam-se tubos montados sobre uma estrutura metlica que pode ser comprimida dentro de um cateter.
O cateter introduzido por uma artria na virilha, e conduzido por dentro das artrias at a aorta, onde est o aneurisma. O cirurgio observa o posicionamento pelo aparelho de Raios-X. Uma vez posicionado dentro do aneurisma, o tubo com armao metlica liberado do cateter, e a prpria armao se expande e se fixa na aorta.

Clique aqui se quiser ter uma idia de como isto ocorre. Tenha pacincia para esperar carregar as imagens. A vantagem, bvia, desta tcnica, que se faz uma inciso de cerca de 7 cm na virilha, ao invs de abrir o abdome ou o trax. claro que a recuperao muito mais rpida, o sofrimento muito menor, a sobrecarga para o corao e o pulmo tambm menor. No h paralisao dos intestinos, e o paciente pode se alimentar e andar no dia seguinte; pode ir para casa, geralmente, no segundo dia. As desvantagens so: 1) Nem todos os aneurismas podem ser corrigidos por tcnica endoluminal. Alguns tipos s podem ser
http://www.aneurismas.com/endoluminal.htm (1 of 2)25-09-2006 12:15:06

endoluminal

operados pela tcnica clssica. 2) Como se trata de um implante controlado atravs de Raios-X, podem ocorrer problemas de posicionamento da prtese, mesmo nas mos mais experientes. Isso acontece porque as artrias no so tubos rgidos, e sim orgnicos. Elas podem mudar de trajeto ou de conformao dependendo das condies. Um cirurgio com experincia consegue posicionar a prtese corretamente em mais de 90 a 95 % dos casos. Quando ocorre algum problema de posicionamento o paciente precisa ser operado pela tcnica clssica (ou seja, passa por duas operaes). 3) As prteses implantadas por cirurgia endoluminal precisam de vigilncia durante alguns anos, atravs de exames peridicos de tomografia ou ultra-som. Deslocamentos no so comuns, mas podem ocorrer ao longo dos anos, gerando a necessidade de nova operao, por via endoluminal ou por via direta.

http://www.aneurismas.com/endoluminal.htm (2 of 2)25-09-2006 12:15:06

ndice analtico

1. 2. 3. 4. 5.

Uma pessoa que tem doena cardaca pode ser operada de Aneurisma da Aorta ? A operao do aneurisma por via endoluminal pode falhar ? Quais os riscos de uma operao direta de um aneurisma da aorta ? Quais as limitaes fsicas de uma pessoa que foi operada de aneurisma da aorta ? Tenho um aneurisma da aorta mas os mdicos recomendaram que eu no fosse operado porque o aneurisma pequeno. O que devo fazer, ou deixar de fazer para que ele no cresa ? 6. Tenho um aneurisma da aorta mas os mdicos recomendaram que eu no fosse operado porque o aneurisma pequeno. J que eles crescem sempre, no seria melhor operar agora, enquanto est pequeno? 7. Tenho um aneurisma da aorta mas os mdicos recomendaram que eu no fosse

operado porque o aneurisma pequeno. No h perigo de ele crescer de uma hora para a outra? 8. Ao tocar no meu abdome (na linha da cintura) sinto uma pulsao, que s vezes fica bem ntida. Isto pode ser um aneurisma?

Uma pessoa que tem doena cardaca pode ser operada de Aneurisma da Aorta ?
Sim. Na verdade, um em cada dois pacientes que so operados tem algum grau de doena nas coronrias. claro que uma boa avaliao deve ser feita antes da operao, e alguns cuidados devem ser tomados. Tambm claro que o risco maior para quem tem doena cardaca. mas isto no faz com que seja impossvel a operao, a no ser em casos de doena muito avanada no corao.
Voltar ao incio

A operao do aneurisma por via endoluminal pode falhar ?


Sim. Qualquer operao pode ter resultados inesperados, e esta no foge regra.
Voltar ao incio

http://www.aneurismas.com/FAQs.htm (1 of 3)25-09-2006 12:15:51

ndice analtico

Quais os riscos de uma operao direta de um aneurisma da aorta ?


A operao direta (clssica) de um aneurisma da aorta bem sucedida em 80 a 95% dos casos, dependendo das condies do paciente e da localizao do aneurisma. As possveis complicaes imprevistas incluem (mas no se limitam a): Insuficincia renal, paraplegia, isquemia de membro inferior com amputao, enfarto do miocrdio, enfarto cerebral, incapacidade ejaculatria, impotncia sexual (em homens), isquemia intestinal, morte por sangramento. Voltar ao incio

Quais as limitaes fsicas de uma pessoa que foi operada de aneurisma da aorta ?
Aps uma operao bem sucedida e sem complicaes a pessoa pode voltar s suas atividades normais, incluindo trabalhar e fazer esportes. Obviamente, qualquer limitao que ela tivesse antes da operao, por qualquer outro problema de sade, continuar existindo.
Voltar ao incio

Tenho um aneurisma da aorta mas os mdicos recomendaram que eu no fosse operado porque o aneurisma pequeno. O que devo fazer, ou deixar de fazer para que ele no cresa ?
A nica coisa a fazer controlar a presso arterial, se voc for hipertenso. No existem medicamentos que impeam o crescimento do aneurisma. Voc pode fazer exerccios fsicos, mas com moderao; o exerccio intenso faz subir a presso arterial, e pode acelerar o crescimento do aneurisma. Caminhadas e ginstica sem grandes esforos fsicos podem ser feitas.
Voltar ao incio

Tenho um aneurisma da aorta mas os mdicos recomendaram que eu no fosse operado porque o aneurisma pequeno. J que eles crescem sempre, no seria melhor operar agora, enquanto est pequeno?

http://www.aneurismas.com/FAQs.htm (2 of 3)25-09-2006 12:15:51

ndice analtico

No, porque o crescimento do aneurisma da aorta no linear. Isso significa que eles podem passar anos, ou mesmo dcadas, sem crescer, ou crescer significativamente em um perodo de meses. O melhor a fazer vigi-lo com exames de ultra-sonografia, periodicamente.
Voltar ao incio

Tenho um aneurisma da aorta mas os mdicos recomendaram que eu no fosse operado porque o aneurisma pequeno. No h perigo de ele crescer de uma hora para a outra?
No. Os aneurismas crescem, em mdia, 5 mm por ano. Porm, esse crescimento no linear. Podem ficar anos sem crescer. Se voc vigi-lo a cada seis meses, no ser surpreendido por um aumento sbito. Voltar ao incio

Ao tocar no meu abdome (na linha da cintura) sinto uma pulsao, que s vezes bem ntida. Isto pode ser um aneurisma ?
A aorta normal pode ser palpada no abdome, principalmente se a pessoa magra. Alm disso, os batimentos do corao podem, em algumas pessoas, serem transmitidos para a parte mais alta do abdome. Portanto, nem tudo o que pulsa no abdome aneurisma. Se voc tem mais de 50 anos e, principalmente, for do sexo masculino, deve procurar um mdico para ser examinado. Os mdicos, quando palpam, sabem fazer a diferena entre essas situaes.

http://www.aneurismas.com/FAQs.htm (3 of 3)25-09-2006 12:15:51

Anda mungkin juga menyukai