Anda di halaman 1dari 34

Verinotio

Revista on-line de educao e cincias humanas

n. 9, Ano V, nov. 2008 Publicao semestral ISSN 1981-061X Edio Especial: J. Chasin

Procedimento investigativo e forma expositiva em Marx duas leituras: Lukcs/Chasin


Ronaldo Vielmi Fortes*1

Resumo:

Este artigo trata das diferenas e identidades das reflexes sobre o carter ontolgico do pensamento de Marx entre Lukcs e Chasin, no esforo de identificar as questes que eles desenvolveram em torno do pensamento marxiano.

Palavras-chave:

Investigao; Categorias; Abstraes; Ontologia; Marxiano; Trabalho.

Investigation procedures and explanation in Marx two readings: Lukcs/Chasin


Abstract:
This article discusses the differences and identities of reflections developed by Lukcs and Chasin on the onthological character of Marxs thought and attempts to identify the issues both developed in the field of the Marxian thought.

Key words:

Investigation; Category; Ontology.

* Graduado em psicologiaia pela Fundao Mineira de Educao e Cultura, mestre e doutorando em filosofia pela UFMG.

73

R onald o Vielmi For tes

As relaes passveis de serem estabelecidas entre ambos os pensadores aqui em tela so, no mnimo, multifacticas. Vrios so os pontos que podem ser diretamente comparados. Em grande medida, isto se deve ao terreno comum sob o qual ambos se movem, a afirmao de que o pensamento de Marx se caracteriza fundamentalmente por ser, acima de tudo, uma reflexo ontolgica sobre o ser social. Chasin insistia no fato de que o primeiro a reconhecer esta base essencial do pensamento de Marx havia sido Lukcs e, precisamente no esteio deste desvelamento, efetuou grande parte de sua pesquisa em meio a um dilogo declarado com a obra do pensador hngaro. certo que o centro de suas pesquisas se dirigia principalmente ao prprio texto marxiano, porm, dadas as dimenses alcanadas pelo trabalho de Lukcs, o debate com suas teses mais prementes no poderia deixar de se realizar. Isto no coloca o pensador brasileiro como um discpulo de Lukcs, pelo contrrio, o que verificamos no curso de seu pensamento a constante necessidade de colocar prova os resultados lukacsianos com as palavras de Marx. Em virtude desse trabalho rigoroso de cotejamento, que no chegou a se concluir em sua plenitude, a dimenso desse debate se torna ampla e, portanto, difcil de ser abordada em suas vrias perspectivas no texto que ora apresentamos. Foi necessrio, pois, lidar com um problema bem circunscrito: a anlise que G. Lukcs e J. Chasin fazem acerca daquilo que poderamos designar como as proposituras ontolgicas basilares de Marx quanto ao procedimento investigativo e o modo de exposio presentes em O capital. Sob esta, orientao este trabalho pretende apresentar alguns argumentos que fornecem indcios de que so estudos que complementam um ao outro, pois se em Lukcs a nfase recai sobre a forma expositiva de O capital, em Chasin a tnica dada ao procedimento investigativo propriamente dito. Se este ltimo constitui uma lacuna em Lukcs, igualmente podemos constatar a ausncia em Chasin nem este era o objetivo central do texto que ora analisamos de uma anlise que demonstre como os passos dados por Marx em sua obra econmica maior so expresses contundentes de uma forma expositiva fundada sobre a perscrutao ontolgica do complexo econmico da sociabilidade do capital. Lukcs trata diretamente do problema aqui em pauta na segunda seo do captulo destinado anlise do pensamento marxiano, que constitui o captulo 4 da parte histrica de sua Ontologia. O autor abre sua anlise com a observao sobre a malversao tradicional no Marxismo em relao ao problema do mtodo em Marx, cujo reflexo particularmente expressivo podemos constatar na incompreenso e no descaso pelo nico fragmento em que o pensador alemo trata diretamente do tema, manuscrito escrito no final da dcada de 1850, costumeiramente chamado de Introduo de 57 publicado por Kautsky, pela primeira vez, na edio de Para a crtica

Verinotio revista on-line n. 9, Ano V, nov. 2008, issn 1981-061X

74

Procedimento investigativo e a forma expositiva em Marx duas leituras: Lukcs/Chasin

da economia poltica, em 1907. As razes para a desconsiderao quase completa da Introduo de 57 podem ser, em grande parte, explicadas pelo predomnio das questes epistemolgicas no campo da filosofia cujos primrdios remontam ao pensamento kantiano. Esta hegemonia gnosiolgica repercutiu fortemente no interior do prprio Marxismo, de modo generalizado, e, na maior parte dos casos, levou grande parte dos pensadores Marxistas ao abandono da crtica da economia poltica para substitu-la por uma simples economia como cincia no sentido burgus (Lukcs, 1986, p. 578/Lukcs, 1976, p. 283)1 . O que ficou obliterado foi a crtica ontolgica economia enquanto forma da sociabilidade posta e direcionada pelo capital, dimenso do pensamento marxiano que foi substituda por uma concepo da economia entendida nos moldes da cientificidade burguesa. Contra as tendncias predominantes no sculo XX, Lukcs reafirma a importncia da prioridade das determinaes prprias do ser em relao conscincia, insistindo na necessidade de estabelecer a forma e o meio pelos quais a objetividade pode ser conhecida e idealmente apropriada pela conscincia. Estas advertncias iniciais no apenas repem o problema da necessria confrontao da ontologia com a gnosiologia, mas tambm adensam a discusso, ao introduzir toda uma srie de elementos relevantes do pensamento marxiano que contribui de maneira crucial para este debate e que rompe na raiz com a tradio filosfica predominante. Sob esta diretriz argumentativa Lukcs descreve, logo de sada, a posio de Marx frente ao problema que separa nitidamente dois complexos distintos: o ser social, que existe independentemente do fato de que venha conhecido mais ou menos corretamente, e o mtodo para apreend-lo idealmente da maneira mais adequada possvel (Lukcs, 1986, p. 578/Lukcs, 1976, p. 283). A forma pela qual Lukcs se contrape aos equvocos que desvirtuam as determinaes de Marx o leva quilo que caracteriza todo o conjunto de suas elaboraes nesta seo: ao abordar o tema do carter das abstraes no interior do pensamento marxiano, expe os lineamentos que permitem estabelecer a base de uma teoria das categorias lineamentos estes que constituem, para nosso autor, os princpios ontolgicos fundamentais de Marx. Em outros termos, tratar do problema do conhecimento em Marx impe caminhos completamente distintos: trata-se, primeiramente, de estabelecer os princpios ontolgicos mais fundamentais de uma teoria sobre o ser para, a partir de ento, lidar com o problema acerca do modo pelo qual a realidade pode ser apreendida pelo pensamento. No entanto, vale advertir que no h uma clara linha de demarcao entre as duas discusses, pois, na medida em que
1. Todas as notas referentes Ontologia de Lukcs referem-se edio alem. Para facilitar o acesso s citaes, acrescentaremos na seqncia a referncia de pgina da edio italiana.

Edi o Esp ec i al : J. Cha si n

75

R onald o Vielmi For tes

se elucida o carter das abstraes em Marx, vm luz os elementos gerais da teoria das categorias.2 A linha de discusso apresentada por Lukcs remonta ao texto dos Manuscritos econmico-filosficos, em que se encontra a afirmao da prioridade do ontolgico sobre o conhecimento. Tal passagem confronta no apenas a idia da conscincia como elemento de sntese preponderante no processo do conhecimento, mas esboa aquilo que, na problematizao lukacsiana, aparece como o princpio ontolgico fundante da filosofia de Marx: a primazia da objetividade sobre a conscincia. O texto marxiano diretamente citado:
Um ser que no tenha sua natureza fora de si no um ser natural, no faz parte da essncia da natureza. Um ser que no tem nenhum objeto fora de si no um ser objetivo. Um ser que no , por sua vez, objeto para um terceiro ser no tem nenhum ser como objeto seu, isto , no se comporta objetivamente, seu ser no objetivo. Um ser no objetivo um no-ser [Unwesen]. (Marx apud Lukcs, 1986, p. 578/Lukcs, 1976, p. 284)

Com essa citao, nosso autor explicita sua primeira considerao importante acerca da posio do problema no interior do pensamento marxiano:
Marx j aqui rejeita toda concepo segundo a qual determinados elementos ltimos do ser teriam ontologicamente uma posio privilegiada em relao queles mais complexos, mais compostos, e segundo a qual no caso destes ltimos as funes sintticas do sujeito cognoscente desempenharia certo papel no que e no como da sua objetividade. (Lukcs, 1986, p. 579/Lukcs, 1976, p. 284)

A segunda observao presente nesta passagem, bem mais bvia que a primeira, volta-se contra o pensamento kantiano. Como se sabe, na gnosiologia formulada por Kant o sujeito ocupa papel de destaque por ser quem cumpre, a cada momento, a sntese concreta do conhecimento em relao a uma objetividade concreta a coisa em si incognoscvel. A referncia ao pensador idealista alemo no se d por acaso: Lukcs observa o influxo de sua filosofia no interior do prprio Marxismo que, por se encontrar distante da perspectiva ontolgica, por vezes se v s voltas com o kantismo e outras vertentes da filosofia no intuito de complementar supostas lacunas presentes no pensamento de Marx. A primeira observao exposta nesta mesma citao, no to clara quanto a que analisamos acima, somente ser devidamente tratada e elucidada linhas frente. Associada citao do prprio Marx, Lukcs pe em destaque a categoria da
2. A temtica da construo de uma teoria das categorias, como veremos mais frente, est posta pelo prprio pensador hngaro, que refere diretamente o problema em uma passagem do captulo aqui analisado (cf. Lukcs, 1986, p. 585/Lukcs, 1976, p. 291).

Verinotio revista on-line n. 9, Ano V, nov. 2008, issn 1981-061X

76

Procedimento investigativo e a forma expositiva em Marx duas leituras: Lukcs/Chasin

relao, que aparece logo de sada determinada como um atributo imprescindvel de todo ente objetivo, cujo corolrio : a objetividade implica ser objeto para outrem. Esta determinao ter grande relevncia na ontologia do pensador hngaro. A relao no aparece apenas como um detalhe fortuito, casual em suma, como mero acidente , muito menos um processo de sntese promovida pelo sujeito do conhecimento, mas constitui uma efetividade e um atributo ineliminvel da constituio ontolgica de todo ser. Por via de conseqncia, deste lineamento inicial veremos se estabelecer de uma forma mais ampla, pginas frente, a idia de que os elementos, categorias e propriedades do ser aparecem sempre de forma imbricada, suas categorias guardam sempre uma posio especfica no interior de um complexo, em suma, esto em constante interao e inter-relao no interior do todo que compe o ser. No apenas esta determinao aparece como tese central da ontologia lukacsiana, mas o seu desdobramento desemboca na demonstrao de pelo menos mais trs elementos centrais da ontologia: a idia de prioridade ontolgica diretamente associada noo de momento preponderante, de abstrao isoladora e da interpenetrao entre a esfera econmica e as esferas extra-econmicas. a elucidao destes princpios o objetivo principal da anlise que faremos daqui em diante. Para determinar a peculiaridade inovadora do mtodo marxiano nosso autor nos remete s pginas dos Grundrisse, nas quais se encontra, de uma maneira mais clara e consolidada, a contraposio Marxiana vertente gnosiolgica. A discusso sobre o mtodo que se reporta aos Grundrisse refora a nfase j presente nos textos dos Manuscritos econmico-filosficos, na qual posta em destaque a importncia que a categoria da totalidade e, por via de conseqncia, da noo de complexo assume no interior das reflexes do pensador alemo.
Quando se afirma que a objetividade uma propriedade primrio-ontolgica de todo ente, afirma-se em conseqncia que o ente originrio sempre uma totalidade dinmica, uma unidade de complexidade e processualidade. (Lukcs, 1986, p. 578/Lukcs, 1976, p. 284)

O ponto de partida da exposio Marxiana da questo uma referncia direta totalidade. No entanto, partir da totalidade no significa assumir uma postura empirista, que associa de forma direta a verdade a esta experimentao direta do mundo. Pelo contrrio, seguindo os indicativos dados pelo prprio pensador alemo, Lukcs afirma que a totalidade tem o carter de um princpio generalssimo [Allerallgemeinste Prinzip], no conferindo, de modo algum, de maneira imediata, sua essncia e sua constituio, muito menos sendo capaz de prescrever o modo mais adequado para conhec-la. Esta perspectiva se faz bem clara em Marx, quando este inicia toda sua anlise destacando que, de um modo imediato, esta totalidade aparece como a
Edi o Esp ec i al : J. Cha si n

77

R onald o Vielmi For tes

populao, que constitui o real e o concreto. Contudo, assim considerada, temos apenas uma representao catica do todo, atingimos apenas meras representaes que no nos fornecem a riqueza de determinaes e relaes que enformam o conjunto efetivo de nexos da realidade em questo. Analisando esta passagem, Lukcs apresenta o problema nos seguintes termos:
Se ns tomarmos a prpria totalidade imediatamente dada ou seus complexos parciais, o conhecimento imediatamente direto sobre a realidade imediatamente dada encontra sempre meras representaes. Estas, portanto, devem ser mais bem determinadas por meio de abstraes isoladoras. A economia como cincia no incio desembocou de fato nesta estrada; andou sempre mais adiante pela estrada da abstrao, at que nasceu a verdadeira cincia econmica, que parte dos elementos abstratos lentamente adquiridos para empreender de novo a viagem de volta, at chegar novamente populao mas desta vez no como uma representao catica do todo, ao contrrio como uma rica totalidade de determinaes e relaes. (Lukcs, 1986, p. 580/Lukcs, 1976, p. 285)

Com suas prprias palavras, Lukcs reproduz as idias desenvolvidas por Marx em sua Introduo. O que se faz notar aqui o fato de que Lukcs substitui todo um conjunto de expresses utilizadas por Marx, tais como determinaes mais precisas [nhere Bestimmung], conceitos simples [einfachere Begrife], abstraes rarefeitas [dnnere Abstrakta]3 etc., sintetizando o procedimento da investigao das categorias econmicas por meio da expresso por ele mesmo cunhada: isolierende Abstraktionen. No se trata, aqui, de destacar uma simples peculiaridade no uso de expresses, mas de demonstrar que a opo do pensador hngaro j indica os caminhos do seu entendimento acerca das determinaes tratadas por Marx neste texto. Esta noo ocupar um lugar central nas idias que sero desenvolvidas a partir deste ponto da sua anlise4. O que Lukcs parece pretender fixar com este termo a resultante final daquilo que em Marx, por meio das expresses acima citadas, aparece como o caminho da construo dos conceitos simples, instante inicial da investigao em que se identificam na realidade componentes especficos do complexo em questo. No seria exagero dizer que a preocupao do pensador hngaro determinar em
3. Finge ich also mit der Bevlkerung an, so wre das eine chaotische Vorstellung des Ganzen, und durch nhere Bestimmung wrde ich analytisch immer mehr auf einfachere Begriffe kommen; von dem vorgestellten Konkreten auf immer dnnere Abstrakta, bis ich bei den einfachsten Bestimmungen angelangt wre. Em portugus: Se portanto comear pela populao, ento eu terei uma representao catica do todo e, por meio de uma determinao mais precisa, pela anlise, alcanarei conceitos sempre mais e mais simples; do concreto figurado eu passarei a abstraes sempre mais rarefeitas, at chegar s determinaes mais simples. (MARX, 1953, p. 21) 4. Cremos que precisamente neste ponto que a anlise de Lukcs toma um rumo diferente daquele que ser assumido na obra de Chasin. Os elementos suprimidos aqui por Lukcs so precisamente os indicativos centrais do procedimento investigativo.

Verinotio revista on-line n. 9, Ano V, nov. 2008, issn 1981-061X

78

Procedimento investigativo e a forma expositiva em Marx duas leituras: Lukcs/Chasin

termos precisos o carter das abstraes no interior do pensamento marxiano, preocupao esta que vai desde a considerao do papel das abstraes no trabalho de investigao das categorias da economia at o modo peculiar da exposio destas no interior das obras de Marx particularmente em O capital. Suas reflexes tm por princpio a seguinte determinao:
Apenas no devemos esquecer que tais elementos, na sua forma generalizada, obtida por via de abstraes, so produtos do pensamento, do conhecimento. Ontologicamente so tambm complexos processuais do ser, mas de constituio mais simples e, portanto, mais fcil de apreender conceitualmente se tomarmos como comparao os complexos totais dos quais so elementos. (Lukcs, 1986, p. 581/Lukcs, 1976, p. 286)

H, aqui, a clara diferenciao entre a objetividade e o modo pela qual esta apropriada pela conscincia. O caminho percorrido pelo conhecimento, por meio das abstraes, to-somente o caminho do conhecimento e no aquele da prpria realidade. Este ltimo feito de concretas e reais interaes entre tais elementos no interior do quadro da graduada totalidade que opera ativa ou passivamente (Lukcs, 1986, p. 580/Lukcs, 1976, p. 286). Mantendo-se fiel ao texto de Marx, Lukcs cita a passagem em que o pensador alemo se reporta diretamente a Hegel, criticando-o por confundir o caminho percorrido pelo pensamento para a apreenso da realidade com a prpria constituio e movimento da realidade. O ponto-chave de sua afirmao a nfase no fato de que a prpria essncia da totalidade econmica que prescreve a estrada para conhec-la (Lukcs, 1986, p. 580/Lukcs, 1976, p. 285). Levando, portanto, em considerao os caminhos que devem ser percorridos pela abstrao, em um primeiro momento cabe isolar conceitualmente, pela via da abstrao, elementos da realidade, sem que, neste instante inicial, sejam estabelecidas as devidas inter-relaes e interaes concretas existentes entre eles. Este primeiro passo constitui aquilo que ser designado como experimento ideal. Neste procedimento, em suas linhas mais gerais, constituiu-se em grande medida o trabalho dos grandes nomes da economia poltica, como David Ricardo. De fato os precursores da economia poltica estabeleceram grandes conquistas neste campo. Faltou-lhes, no entanto, empreender o caminho de retorno tal como salientado por Marx em seu texto que leva das abstraes simples representao dos nexos reais e efetivos da realidade, que passa, aps trilhar todo este caminho, a figurar no plano da ideao como o concreto pensado. No que tange ao processo investigativo marxiano propriamente dito, Lukcs delineia os passos decisivos que o diferenciam do mtodo da economia poltica:
, portanto, da mxima importncia esclarecer com a maior exatido possvel, em parte

Edi o Esp ec i al : J. Cha si n

79

R onald o Vielmi For tes

por meio de observaes empricas, em parte por meio de experimentos ideais abstrativos, o tipo de sua funcionalidade conforme a determinadas leis, isto , ver com clareza como eles so em-si, como entram em ao em sua pureza suas foras internas, quais interrelaes surgem entre esses e outros elementos quando so excludas as interferncias externas. claro, portanto, que o mtodo da economia poltica por Marx designado como viagem de retorno pressupe uma permanente colaborao entre o modo de trabalhar histrico (gentico) e o modo de trabalhar abstrato-sistematizante, que esclarece as leis e as tendncias. A inter-relao orgnica e, portanto, fecunda destes dois caminhos do conhecimento , todavia, possvel apenas sobre a base de uma permanente crtica ontolgica de todo passo, j que ambos os mtodos aspiram compreender por aspectos diferentes o mesmo complexo de realidade5. A elaborao puramente ideal pode, deste modo, cindir aquilo que no plano do ser ligado e atribuir a suas partes uma falsa autonomia, indiferentemente de ser uma elaborao emprico-histrica ou abstrativo-terica. Somente uma ininterrupta e atenta crtica ontolgica daquilo que vem conhecido como fato ou conexo, como processo ou lei, pode restaurar idealmente a verdadeira inteligncia dos fenmenos. (Lukcs, 1986, p. 581/Lukcs, 1976, p. 286)

A resoluo metodolgica Marxiana consiste em uma sntese de novo tipo, que une em seu procedimento tanto o experimento ideal abstrativo quanto a observao emprica. A observao emprica difere da experimentao ideal por se dirigir principalmente ao problema da gnese histrica dos complexos. Esta funciona, em grande medida, como reguladora do procedimento abstrato-sistematizante, impedindo este ltimo de estabelecer falsas conexes, ou seja, de reconstruir por critrios meramente lgicos a totalidade, em detrimento das efetivas conexes que, de fato, constituem a realidade. Por outro lado, a simples observao emprica no seria capaz, por si mesma, de estabelecer as leis e tendncias mais gerais da realidade econmica. A multiplicidade de determinaes que constitui o emaranhado da realidade impede que se vislumbrem na forma aparente estas tendncias e leis, sendo necessrio, portanto, o trabalho de isolar abstratamente complexos parciais, de modo a faz-los operar, de uma forma pura, sem as interferncias que obscurecem a essncia de suas relaes. Junto a estas consideraes fica patente o rechao do idealismo pela denncia dos perigos contidos em seus procedimentos investigativos, assim como a recusa do empirismo. Ambos os procedimentos, embora de natureza fundamentalmente distinta, comportam riscos, pois tendem a atribuir falsas autonomias a partes do todo, fazendo desaparecer a verdadeira conexo histrica do processo em seu conjunto. Em Marx esta possibilidade seria evitada. Seu pensamento se ergue sobre o princpio de que a realidade , acima de tudo, um complexo de complexos.
5. Nesta passagem o tradutor italiano confere um ar excessivamente figurativo ao texto: miram por angulaturas diversas compreender o mesmo complexo de realidade.

Verinotio revista on-line n. 9, Ano V, nov. 2008, issn 1981-061X

80

Procedimento investigativo e a forma expositiva em Marx duas leituras: Lukcs/Chasin

Todo elemento se encontra nela posto em uma ineliminvel interao e inter-relao com os demais, cabendo, pois, ao pensamento apreender idealmente os efetivos nexos dos elementos do complexo. No se trata da construo de um sistema econmico nos moldes clssicos, mas de uma descrio analtica da dinmica efetiva dos processos da realidade. Talvez pudssemos falar neste contexto de uma ontologia da esfera econmica. Expressas por meio destas determinaes gerais, as postulaes lukacsianas em torno do mtodo de Marx aparentam ser algo dbio no nem um nem outro procedimento, mas os dois ao mesmo tempo e difcil de precisar, porm, se conciliarmos estas palavras com as anlises que o autor faz da forma expositiva do Livro III de O capital, tais consideraes tornam-se mais claras. Convm, portanto, antecipar as concluses de Lukcs; isto no implicar, de forma nenhuma, desviarnos da construo de seu raciocnio, apenas pretende tornar mais claro aquilo que em seu texto somente figura de maneira definitiva ao final da seo. Se observarmos o curso dos prprios acontecimentos histricos, veremos que as figuras do capital comercial, monetrio e a prpria renda da terra so formas de relaes econmicas que antecedem o capital industrial que se torna, na sociedade capitalista, figura preponderante das tendncias econmicas. Porm, esta factualidade histrica no confere a reta compreenso sobre suas funes no interior deste processo de produo. O que nos coloca diante do seguinte problema: a observao emprica, ou melhor, histrica, no revela a verdadeira natureza dos nexos destes complexos parciais na efetividade da sociabilidade vigente. Expondo a natureza deste problema, Lukcs assim se pronuncia:
essa a razo pela qual o Livro III contm os mais amplos e detalhados excursos sobre a histria dos complexos econmicos que surgem novamente em seu contexto. Sem isso, seria de todo impossvel integrar o capital comercial e monetrio, assim como a renda da terra, no quadro concreto do conjunto da economia. A gnese histrica deles o pressuposto para compreender teoricamente sua atual operatividade no sistema de uma produo autenticamente social, ainda que ou precisamente porque essa deduo histrica no seja capaz de explicar diretamente o papel que eles assumiram finalmente nesse sistema. Com efeito, este papel depende da subordinao deles produo industrial; antes do surgimento desta ltima, capital comercial e monetrio e renda fundiria haviam conhecido por longo tempo uma existncia autnoma; e, nessa autonomia, apesar de certa conservao de suas peculiaridades, haviam desempenhado funes econmico-sociais inteiramente diversas. (Lukcs, 1986, p. 603/Lukcs, 1976, p. 310)

Trata-se de falar de complexos econmicos especficos, que so refundados pela lgica do novo que determina de maneira decisiva estes mesmos complexos anteriormente existentes. Somente por meio da abstrao isoladora, que pe como
Edi o Esp ec i al : J. Cha si n

81

R onald o Vielmi For tes

centro da reflexo as categorias decisivas da forma vigente do ordenamento social, pode-se localizar com rigor o conjunto de tendncias e leis que moldam, remodelam, conferem novas funes s categorias preexistentes. Significa dizer que, em sua essncia e em sua constituio, estes elementos, outrora autnomos e independentes, transformam-se, adquirindo novas funes e nexos no interior de uma totalidade que os enforma de acordo com novas necessidades. Basta recordar aqui a exposio feita por Marx em Teorias da mais-valia, em que demonstra como as formas do capital produtor de juros, do capital comercial e da renda so reconfigurados, de forma a continuarem sua existncia de maneira subordinada nova ordem estabelecida pelo capital.
Sendo a forma comercial e a dos juros mais antiga que a produo capitalista, o capital industrial, que a forma fundamental da relao capitalista as outras formas apenas aparecem como derivadas desta ou como secundrias: derivadas, como o capital produtor de juros; secundrias, como o capital investido em uma funo particular (que faz parte do seu processo de circulao), como o capital comercial , no apenas domina a sociedade burguesa, deve submeter a si no seu processo de formao esta forma e transformar em forma derivada ou em particular funo de si mesmo. Estas formas mais antigas, ele as encontra na poca de sua formao, de sua origem. Encontra-as como pressupostos, mas no como pressupostos por ele estabelecidos, no como formas do seu prprio processo vital. Encontra-as como originariamente encontra a mercadoria, mas no como seu prprio produto; como encontra a circulao do dinheiro, mas no como um momento da sua prpria reproduo. Assim que a produo capitalista se desenvolve em toda a amplitude de sua forma, se torna o modo de produo dominante, o capital produtor de juros dominado pelo capital industrial, e o capital comercial no mais que uma figura do prprio capital industrial derivado do processo de circulao. (Marx, 1968c, p. 460)

O trabalho que aqui tivemos, de acrescentar elementos que no so citados pelo prprio autor, tem o objetivo de destacar que a tese aqui proposta encontra respaldo ao longo de uma srie de textos do pensador alemo. O carter destas determinaes, que constituem a base dos lineamentos ontolgicos de Marx confere, inclusive, prpria abstrao um aspecto completamente outro em relao queles que encontramos nos sistemas econmicos formados nos moldes tpicos da j mencionada cientificidade burguesa que se estrutura sob a influncia decisiva dos postulados gnosiolgicos. A abstrao isoladora no , de forma alguma, um conceito, no sentido de uma simples formulao ideal no interior de um sistema que representa dados nexos passveis de serem demonstrados na realidade. As categorias so para Marx, e Lukcs insistir nisto diversas vezes, formas do ser, determinaes da existncia. Significa dizer que a abstrao no uma construo ideal do pensamento na busca da compreenso da realidade, mas

Verinotio revista on-line n. 9, Ano V, nov. 2008, issn 1981-061X

82

Procedimento investigativo e a forma expositiva em Marx duas leituras: Lukcs/Chasin

parte constitutiva da prpria realidade. A abstrao factvel, algo realmente, concretamente, efetivamente posta no plano da materialidade; atributo do prprio ser. tambm nas pginas de O capital que Lukcs localiza os elementos necessrios para demonstrar sua tese, particularmente no Livro II, quando Marx trata do problema da reproduo simples. O prprio Marx se pronuncia, dando destaque ao carter da abstrao que ele realiza neste momento:
A reproduo simples sobre escala invariada aparece como uma abstrao enquanto, por um lado, sobre a base capitalista, a ausncia de toda acumulao ou reproduo sobre escala alargada uma hiptese improvvel, por outro, as condies nas quais se produz no permanecem perfeitamente invariveis (e este o pressuposto) em anos diferentes. O pressuposto que um capital social de valor dado fornea tanto no ano precedente quando no presente, novamente, a mesma massa de valor-mercadoria e satisfaa a mesma quantidade de necessidades, se bem que possam mudar as formas das mercadorias no processo de reproduo. Mas, quando se desenvolve a acumulao, a reproduo simples constitui uma parte dela, pode ser, portanto, considerada em si e um fator real da acumulao. (Marx, 1968a, pp. 393-394)

Os elementos que firmam a tese lukacsiana da abstrao isoladora parecem transparecer aqui com o mximo vigor. O que se elimina na abstrao analtica empreendida por Marx, neste momento, so os aspectos quantitativos da relao posta em causa, assim como determinadas funes do complexo da reproduo no interior do processo capitalista. Abstrao no , neste contexto, artificializao do problema, e neste sentido a criao de uma forma inexistente, meramente figurativa e antagnica ao efetivo, mas o isolamento parcial de um complexo de funes e dinmicas efetivamente existentes. As palavras de Marx so reveladoras nesta direo: Entretanto, quando tem lugar a acumulao, a reproduo simples constitui sempre uma parte desta, pode, portanto, ser considerada por si e um fator real da acumulao (Marx, 1968a, p. 393). Vale lembrar que este isolamento to-somente um momento da anlise, algo provisrio, uma vez que logo na seqncia aqueles elementos postos de lado na anlise deste complexo parcial so reintroduzidos para pensar a reproduo em sua forma ampliada. A isto Lukcs acrescenta outra dimenso importante que a abstrao possui no pensamento de Marx. Trata-se da categoria trabalho abstrato, que nada mais que o trabalho indiferenciado, uma abstrao que suprime as diferenas entre as diversas atividades laborativas, manifestando-se na realidade apenas como o tempo socialmente necessrio para a produo de mercadorias. Esta abstrao uma operao real uma objetividade sensvel supra-sensvel, se quisermos nos valer dos termos de Marx que existe efetivamente no plano das inter-relaes estabelecidas pelos indivduos no seio da sociabilidade do capital
Edi o Esp ec i al : J. Cha si n

83

R onald o Vielmi For tes

Estes dois princpios fundamentais at aqui esboados confluem diretamente na determinao decisiva do procedimento marxiano, j por ns anunciada como a noo da realidade como complexos de complexos:
jamais se deve reduzir o contraste entre o elemento e a totalidade simples anttese entre aquilo que em si simples e aquilo que em si composto. As categorias gerais do todo e das suas partes ganham aqui uma complicao ulterior, sem, no entanto, virem a ser suprimidas como relao fundamental: cada elemento, cada parte, tambm um todo, o elemento sempre um complexo com propriedades concretas, qualitativamente especficas, um complexo de foras e relaes diversas que atuam em conjunto. Tal complexidade, porm, no elimina o carter de elemento: as categorias autnticas da economia so propriamente na sua complicada, processual complexidade efetivamente cada uma a seu modo, cada uma em seu posto algo ltimo, ulteriormente analisvel, mas no ulteriormente decomposto na realidade (Lukcs, 1986, p. 582/Lukcs, 1976, p. 287).

Em suma, retomando os elementos at aqui apresentados, vemos que ser objetivo implica ser algo para outro, significa afirmar que a objetividade tem por centro a categoria da relao, que constitui a base de toda a argumentao que estabelece as diferenas das abstraes em Marx e nos outros pensadores. Por meio desta categoria, parte-se de uma determinao fundamental, culminando, como corolrio, na afirmao da objetividade como um complexo, pela qual se deve, inclusive, conceber os elementos constitutivos deste como complexo dinmico com propriedades concretas. Precisamente porque os elementos so totalidades parciais, por estarem sempre entrelaados com outras categorias do complexo de que eles fazem parte, deve-se destacar a distino do papel das abstraes no interior do pensamento marxiano: o experimento ideal extrai por via das abstraes os momentos mais decisivos de um complexo parcial, pensa-os em sua forma pura, por meio das inter-relaes categoriais diretamente vinculadas categoria posta como centro da reflexo, sem, no entanto, perder de vista a totalidade do complexo do ser social, que o objetivo ltimo a que se pretende chegar, ou seja: a reproduo ideal da riqueza de determinaes da totalidade que corresponde ao mencionado, porm ainda no detalhado por ns, caminho de retorno. Em outras palavras, estes lineamentos iniciais acerca da doutrina das categorias em Marx formam a base para a explicitao das diferenas das abstraes no interior de seu pensamento. Esta idia culminar, logo frente, na idia da prioridade ontolgica [ontologische Prioritt], que reivindica igualmente como centro fundante a categoria da relao. Conforme destaca Lukcs: Esta relao contm, pois, no apenas a ordenao lateral [paritria - Nebenordnung], mas tambm a sobre-ordenao [ber-] e a subordina-

Verinotio revista on-line n. 9, Ano V, nov. 2008, issn 1981-061X

84

Procedimento investigativo e a forma expositiva em Marx duas leituras: Lukcs/Chasin

o [Unterordnung] (Lukcs, 1986, p. 582/Lukcs, 1976, p. 287)6. A relao existente entre determinadas categorias ou complexos de categorias envolve a idia de uma anterioridade necessria de determinados elementos que viabiliza a existncia de outros complexos e de outras categorias. A noo de prioridade ontolgica a afirmao de que uma categoria pode existir sem a outra, enquanto que o contrrio ontologicamente impossvel (Lukcs, 1986, p. 582/Lukcs, 1976, p. 288). Esta determinao , segundo nosso autor, similar tese materialista segundo a qual o ser tem uma prioridade ontolgica sobre a conscincia, uma vez que esta ltima somente pode existir sob o fundamento de algo que . Ampliando o campo em que este princpio ontolgico fundamental se faz presente, Lukcs nos remete s palavras de Engels, que em seu discurso pronunciado no velrio de Marx lembra que, antes de os homens se ocuparem com poltica, arte, religio etc., devem comer, beber etc. As palavras de Engels endossam a idia da prioridade ontolgica das categorias da produo e reproduo da vida em relao s outras funes igualmente existentes no mbito do ser social. , no entanto, no prprio Marx que sero buscadas as bases para a sustentao e demonstrao da razoabilidade do problema posto em pauta. Quando Marx considera o conjunto das relaes de produo a base real para o conjunto das formas de conscincia, tem em mente no a afirmao de um determinismo, mas a demonstrao da prioridade ontolgica do primeiro sobre o segundo, ou seja, o conjunto das relaes de produo forma a base sobre a qual se desdobra o processo social, poltico e espiritual dos homens. Este primeiro constitui, neste sentido, o pressuposto para o desdobramento das formas de conscincia. Vale lembrar as prprias palavras de Marx, que fornecem indcios claros sobre o problema aqui tratado, quando afirma que no a conscincia do homem que determina o seu ser, mas o seu ser social que determina sua conscincia. V-se claramente como, por meio destas palavras, o pensador alemo no apenas retira da conscincia a prioridade ontolgica, como tambm no se inclina a afirmar a conscincia como um produto imediato da estrutura econmica, mas como algo que se forma sob a base dos processos de interao e inter-relao que os homens estabelecem entre si e com a natureza. Destes argumentos se origina uma tese interessantssima de Lukcs: a acusao da existncia de um economicismo no interior do pensamento de Marx fruto quase sempre da incapacidade de perceber o problema da prioridade ontolgica e
6. Tanto a traduo italiana quanto a edio brasileira suprimem o termo berordenung. Temos que reconhecer a dificuldade de vert-lo para as respectivas lnguas, dada a ausncia de um correspondente direto, porm a sobre-ordenao (neologismo por ns utilizado) um elemento decisivo para o pensamento de Lukcs, pois corresponde diretamente s noes de prioridade ontolgica [ontologische Prioritt] e de momento preponderante [bergreifende Moment].

Edi o Esp ec i al : J. Cha si n

85

R onald o Vielmi For tes

como veremos mais frente do momento preponderante. O Marxismo vulgar sucumbiu idia do determinismo da esfera econmica sobre as demais exatamente por no ter percebido a discusso que Marx realiza em torno da produo e reproduo da vida como a prioridade ontolgica no mbito do ser social. Esta prioridade no implica um determinismo desta sobre a vida espiritual dos homens, mas uma anterioridade, um pressuposto que fornece o campo de possveis desdobramentos do mundo das formas de conscincia. A dimenso do problema bem mais complexa do que a tacanha e estreita afirmao de uma diretiva imediata e necessria da economia sobre as outras esferas. Antes, porm, de encerramos nossos comentrios acerca da noo de prioridade ontolgica, vale lembrar que o mesmo tema retomado em outro contexto, quando nosso autor acusa sua presena na construo do Livro III de O capital. A demonstrao que ali encontramos redimensiona o mbito e a forma de atuao deste princpio, quando no vincula mais a anlise determinao da interao das esferas distintas do ser, no o vinculando tambm ao problema da relao da esfera econmica com as outras esferas da prtica social, mas demonstra no interior da prpria sociabilidade do capital j constituda como nas relaes econmicas a sobre-ordenao [berordnung], a subordinao [Unterordnung] e o ordenamento paritrio [Nebenordnung] se fazem presentes.
Somente na terceira parte que o capital comercial e monetrio (assim como a renda da terra) adquirem um papel concreto na repartio do lucro. A prioridade ontolgica da mais-valia, que domina em absoluto, como vimos, revela-se tambm aqui ineliminvel, em ltima instncia, na medida em que se trata do nico ponto em que surge valor novo; agora, porm, a mais-valia transformada em lucro dividida entre todos os representantes economicamente necessrios, mesmo que no criem valor novo, diviso social do trabalho; e a anlise desse processo, que no podemos examinar aqui em seus detalhes, constitui o aspecto essencial na terceira parte. (Lukcs, 1986, p. 603/Lukcs, 1976, p. 309)

A categoria da mais-valia constitui uma prioridade ontolgica, na medida em que pressuposto necessrio para as categorias do lucro, lucro-mdio s quais podemos acrescentar o juro e a prpria renda da terra. o nico mbito em que surge um novo valor; as outras figuras do capital tm sua dinmica determinada pela distribuio entre estas ramificaes deste novo valor que surge a partir do capital industrial. Sob a forma do lucro e da taxa mdia de lucro a mais-valia repartida entre tais figuras distintas. Elas, portanto, existem na sociabilidade do capital assentadas sobre esta base. A autonomia destas ltimas sempre relativa, uma vez que em tal forma da sociabilidade estas categorias adquirem suas funes e caractersticas na condio de subordinadas mais-valia que condio sine qua non para o seu persistir como
Verinotio revista on-line n. 9, Ano V, nov. 2008, issn 1981-061X

86

Procedimento investigativo e a forma expositiva em Marx duas leituras: Lukcs/Chasin

instncia operativa na sociabilidade do capital. Palavras complicadas estas ltimas, mas que se fazem necessrias, pois, como vimos, o juro preexiste ao capital industrial, mas tem suas funes e diretrizes completamente reconfiguradas e redefinidas com o advento desta forma de sociabilidade. Em suma, a prioridade ontolgica atua, neste caso, no interior do ordenamento societrio do capital, tem uma validade no universal, mas histrica, pois est posta como necessria apenas no contexto de tal sociabilidade e permanecer vigente enquanto esta persistir. Toda esta discusso que conclui pela afirmao da prioridade ontolgica das referidas categorias econmicas valor e mais-valia vincula-se de um modo direto ao problema do momento preponderante, pois a anterioridade que se realiza nesta situao a da centralidade de uma categoria que se pe como a articuladora decisiva dos nexos existentes, de uma categoria hierarquicamente decisiva no ordenamento e diretriz assumida pelo complexo em questo. Retomaremos tal discusso mais frente. No podemos perder de vista que, nas pginas iniciais de sua elaborao, Lukcs est apenas delineando aspectos gerais da doutrina das categorias; somente posteriormente, quando se dedica a analisar diretamente a obra Marxiana, estes aspectos so apresentados operando diretamente sob a forma da relao real das categorias da esfera econmica. Este o motivo que nos leva a transitar de modo mais livre sobre as pginas do texto de Lukcs, objetivando vincular desde o incio suas consideraes mais gerais sobre a ontologia demonstrao mais clara da forma de sua realizao no pensamento de Marx. Na demonstrao dos princpios fundamentais da ontologia, a obra que ganha ateno especial O capital. Lukcs no negligencia os textos anteriores principalmente os manuscritos que constituem os materiais preparatrios para a construo de sua obra principal, porm avalia que:
O chamado Rohentwurf, ainda que pleno de instrutivas anlises sobre complexos e conexes no analisadas em O capital, todavia na sua composio completa ainda no possui o modo de exposio novo, metodologicamente claro e ontologicamente fundamental, da obraprima conclusiva. (Lukcs, 1986, p. 584/Lukcs, 1976, p. 289)

O que talvez escape a Lukcs neste momento a percepo de que todo o trabalho ali realizado fornece fortes indcios do procedimento investigativo de Marx ou, se preferirmos usar os termos cunhados pelo prprio Lukcs, o trabalho de experimentao ideal no curso de sua construo formativa. Ao que tudo indica, o propsito do pensador hngaro evidenciar, sobretudo, o problema do mtodo expositivo, deixando de lado o problema da investigao propriamente dito. Muito embora no devamos nos esquecer de que os caminhos seguidos pela investigao se encontram, de certo modo, esboados em toda discusso preliminar sobre os

Edi o Esp ec i al : J. Cha si n

87

R onald o Vielmi For tes

princpios ontolgicos tidos como fundamentais para nortear a prpria investigao; suas noes de elemento como complexo parcial, a idia de relao, de prioridade ontolgica e outros, orientam de sada, sob a forma de uma diretiva geral, no determinativa, aqueles princpios mais gerais constitutivos de todo ser. Em outros termos, a identificao destes princpios ao longo do prprio procedimento investigativo aponta a direo pela qual o pensamento pode atingir aqueles complexos prioritrios que determinam de modo decisivo a dinmica de um dado complexo de ser. Contudo, convm ressaltar que, se estes elementos indicam o problema, fazem-no de uma maneira, evidentemente, indireta. Em O capital Marx j est de posse da riqueza de determinaes do concreto, portanto, o elemento abstrado neste momento e tratado de forma pura, mais precisamente a abstrao isoladora que identificada teoria do valor, expressa a forma necessria de exposio do complexo em questo, no coincidindo de modo algum com a descrio do processo investigativo que permite a Marx localizar nesta categoria o ponto de partida. O valor o centro por ser o pressuposto de todos os outros elementos, a conexo que vincula os vrios elementos da dinmica econmica e extra-econmica. Precisamente em vista disso, um pouco mais frente, ele acrescenta que o valor
uma abstrao sui generis: a sua base a efetiva lei fundamental da circulao social das mercadorias, uma lei que em ltima instncia se afirma sempre na realidade econmica, no obstante todas as oscilaes dos preos, em uma totalidade que funciona normalmente. Por isso esta no opera como uma abstrao quando se trata de esclarecer seja os nexos econmicos puros, seja as suas inter-relaes com os fatos e tendncias extra-econmicos do ser social; por isso, toda a primeira parte do livro O capital se apresenta como uma reproduo da realidade, e no como um experimento ideal abstrato. A razo reside, mais uma vez, no carter ontolgico desta abstrao: isso significa, nem mais nem menos, que ao isol-la se ps em evidncia a lei fundamental da circulao das mercadorias, a ela foi permitido agir sem interferncias ou obstculos, sem que fosse desviada ou modificada por outras relaes estruturais e por outros processos, que em uma sociedade so, ao contrrio, necessariamente operantes. Por isto, em tal reduo abstrativa ao dado essencialssimo todos os momentos econmicos e extra-econmicos aparecem sem deformaes; enquanto que uma abstrao no fundada ontologicamente ou dirigida a aspectos perifricos leva sempre a deformar as categorias decisivas (Lukcs, 1986, p. 596/Lukcs, 1976, p. 302).

O primeiro tema aqui presente a abstrao isoladora j se encontra esboado em nossas consideraes anteriores. O que merece destaque, portanto, so os dois outros lineamentos ontolgicos mencionados neste contexto: momento preponderante e interpenetrao entre as esferas econmica e extra-econmica.

Verinotio revista on-line n. 9, Ano V, nov. 2008, issn 1981-061X

88

Procedimento investigativo e a forma expositiva em Marx duas leituras: Lukcs/Chasin

Lukcs lana mo do problema da relao entre econmico e extra-econmico para estabelecer no apenas a discusso em torno do momento preponderante, mas, inclusive, a discusso sobre a centralidade da categoria do valor. Logo de incio nosso autor fala abertamente da importncia deste problema e isto decisivo para os nossos propsitos para a doutrina das categorias: Este mtuo compenetrar-se do econmico e do extra-econmico no ser social incide a fundo na prpria doutrina das categorias [Kategorienlehre] (Lukcs, 1986, p. 585/Lukcs, 1976, p. 291). Frasechave para o entendimento das idias que esto sendo desenvolvidas nesta seo. O que Lukcs procura fundar a interpenetrao e inter-relao irrevogveis das categorias econmicas e extra-econmicas sob a base de uma categoria que unifica e intercambia estes dois plos distintos. Em sntese, pelo menos duas conseqncias importantes decorrem desta afirmao: 1) a discusso sobre a importncia do problema da doutrina das categorias; e 2) a determinao da continuidade e interpenetrao das categorias que compem esferas distintas do ser social, como lineamento decisivo para a considerao desta doutrina. Por meio da segunda conseqncia aqui anunciada Lukcs refuta aquelas tendncias que separam rigidamente as dimenses material e espiritual do ser do homem. A tomada de posio em relao a este problema atravessa toda a obra de Lukcs. O problema, neste instante, consiste em saber como e em que sentido a categoria valor aglutina em si os lineamentos mais fundamentais at aqui descritos. Quanto determinao do momento preponderante, logo se v, como j argumentado, que a lei eminentemente econmica incide diretamente na esfera extra-econmica, fundando o campo e a base diretiva dos desdobramentos da luta de classes alm de outra passagem significativa citada antes que fala sobre os comportamentos e relaes que derivam necessariamente da sua existncia. Sua argumentao toma por base a especificidade da mercadoria fora de trabalho, da qual, segundo Lukcs, necessariamente deriva a presena contnua de momentos extra-econmicos na realizao da lei do valor tambm da compra e venda normal desta mercadoria (Lukcs, 1986, p. 585/Lukcs, 1976, p. 291). Em uma referncia direta a O capital, Lukcs procura demonstrar como a luta entre o conjunto de capitalistas e o conjunto de operrios ilustra o modo como momentos extra-econmicos da cotidianidade dos homens esto determinados pela necessidade ditada pela prpria lei do valor. A demarcao da interpenetrao entre estas duas esferas est, segundo ele, clara na obra Marxiana, na qual as exposies iniciais sobre a lei do valor, presentes logo no comeo dos seus escritos, so posteriormente remetidas ao problema da acumulao primitiva. Esta parte do texto constitui, para Lukcs, o momento em que apresentada uma secular cadeia de atos de fora extra-

Edi o Esp ec i al : J. Cha si n

89

R onald o Vielmi For tes

econmicos que criaram as condies histricas que fizeram da fora de trabalho aquela mercadoria especfica que constitui a base da legalidade terica da economia do capitalismo (Lukcs, 1986, p. 586/Lukcs, 1976, p. 292). A interpenetrao do econmico e do extra-econmico revelada por Lukcs com o exemplo dos meios violentos pelos quais foram implantadas na Inglaterra as bases da sociedade capitalista. No apenas a lei econmica determinou seu nascedouro, mas um conjunto de medidas no diretamente econmicas foi adotado para que sua implementao fosse viabilizada. O econmico e o extra-econmico so esferas distintas que se determinam mutuamente. As leis da economia prescrevem um conjunto de tendncias, que s se efetivam, porm, na medida em que um conjunto de aes no diretamente vinculadas a esta esfera cria as condies para a sua plena realizao. Tudo isto revela to-somente os aspectos iniciais da exposio das categorias econmicas feitas por Marx em sua obra. Os passos posteriores subentendem a dissoluo deste preliminar grau de abstrao realizada nas pginas iniciais. Basta pensar na prpria estrutura da obra Marxiana para ver como do mais abstrato partese em direo totalidade concreta: a exposio da forma pura da lei do valor culmina, aps uma srie de mediaes importantes, no manuscrito inacabado sobre as classes. Ou para usar as palavras de Lukcs:
ali se pem experimentalmente conexes legais puras, homogneas na sua abstrao, e a ao exercitada sobre esta, por vezes at super-la, por componentes mais amplos, mais vizinhos realidade, inseridos sucessivamente, para chegar no final concreta totalidade do ser social (Lukcs, 1986, p. 586/Lukcs, 1976, p. 292).

O momento abstrato, eminentemente econmico, culminar, na parte final do livro, no encontro com os momentos extra-econmicos vigentes na totalidade do ser social: neste caso, a luta de classes em sua dimenso mais ampla, que compreende no apenas o conflito entre trabalhadores e capitalistas, mas do capitalista industrial com o capitalista que opera no comrcio, no mercado monetrio, e assim por diante como composio diretiva da cotidianidade dos homens. necessrio frisar que essa autntica demarcao sobre a estrutura da obra de Marx vale como argumento para a tese da interpenetrao do econmico e do extraeconmico e usada neste contexto fundamentalmente para demonstr-la. Retornando, portanto, ao problema anunciado mais acima, o momento preponderante, a delimitao da lei diretiva decisiva que regula a interpenetrao entre as duas esferas. A definio desta lei aparece atrelada determinao da categoria central da obra Marxiana: o valor.

Verinotio revista on-line n. 9, Ano V, nov. 2008, issn 1981-061X

90

Procedimento investigativo e a forma expositiva em Marx duas leituras: Lukcs/Chasin


No por acaso Marx, em O capital estudou como primeira categoria, como elemento primrio, o valor. E em particular estudou o modo pela qual esta se apresenta na sua gnese: de um lado esta gnese revela a histria de toda a realidade econmica em um resumo geral, em abstrato, reduzida a um s momento decisivo, de outro lado a escolha mostra claramente a sua fecundidade porque esta prpria categoria, junto com os comportamentos e relaes que derivam necessariamente da sua existncia, iluminam centralmente aquilo que de mais importante existe na estrutura do ser social, a sociabilidade da produo. (Lukcs, 1986, p. 587/Lukcs, 1976, p. 293)

Sob tais determinaes, merece destaque o fato de que a forma expositiva no uma escolha aleatria definida pela subjetividade do autor, pois o prprio objeto impe os lineamentos de sua exposio. A dialtica termo, alis, pouco utilizado por Lukcs ao longo de sua anlise aparece, nesse sentido, no como uma escolha ou como uma aplicao de mtodo para referenciar a exposio de um problema, mas a expresso do movimento e da dinmica interativos e inter-relacionais postos pelo prprio complexo em questo. A anlise do valor no , pois, uma abstrao conceitual que introduz os elementos primeiros da economia, mas o tratamento puro, a exposio dos nexos mais decisivos da esfera econmica tomados de forma isolada, sem a interferncia de outros elementos presentes na totalidade que, se tomados em considerao neste momento, obscureceriam a autenticidade de seus nexos. Abstrao, aqui, , portanto, o isolamento de um complexo parcial da realidade. O complexo isolado abstratamente algo to existente quanto qualquer outro elemento desta realidade; o que ocorre neste momento que, por meio do experimento ideal, isola-se este complexo parcial para delinear sua dinmica de forma mais clara e precisa. Em O capital podemos observar o declarado caminho das abstraes at a viagem de retorno ao mais concretamente determinado.
Se ns procurarmos determinar de maneira generalssima os princpios decisivos de sua estrutura [de O capital], ento ns podemos dizer de forma introdutria que se trata de um grande processo de abstrao como ponto de partida, a partir do qual, dissolvendo as abstraes metodologicamente inevitveis, etapa aps etapa vem aberta a estrada que conduz o pensamento a apreender a totalidade em sua concretude clara e ricamente articulada. (Lukcs, 1986, p. 584/Lukcs, 1976, p. 289)

Lukcs introduz, neste pargrafo, a segunda etapa necessria reta exposio dos complexos de ser. Se em um primeiro momento cumpre isolar determinadas categorias e complexos decisivos por meio da abstrao isoladora, o passo subseqente implica recompor a totalidade, em seu multiverso de articulaes e interaes. Trata-se de um procedimento que evolve aquilo que nosso autor denomina como

Edi o Esp ec i al : J. Cha si n

91

R onald o Vielmi For tes

dissoluo das abstraes [Abstraktionsauflsungen], momento que constitui a consolidao do processo do conhecimento, apreenso ideal da riqueza de determinaes do concreto. O trabalho de Lukcs , portanto, demonstrar como este movimento aparece nas pginas de O capital: das abstraes isoladoras at a construo ideal do concreto pensado. Lukcs percorrer todo O capital, demonstrando como a construo Marxiana expressa o caminho de retorno ao mais ricamente determinado, alm de demonstrar, em linhas gerais, o carter das abstraes mais centrais e decisivas dos trs livros da obra. O centro de sua argumentao a tese de que no so simples abstraes, mas momentos reais, realmente existentes, porm que na realidade no se encontram jamais atuando isoladamente, de forma pura.
Que para Marx se trata de uma abstrao totalmente extrada de uma evidncia efetiva nos mostra a prpria estrutura da obra completa. A sua composio consiste, precisamente, em introduzir continuamente novos elementos e tendncias ontolgicas no mundo reproduzido inicialmente sobre a base dessa abstrao, consiste em revelar cientificamente as novas categorias, tendncias e conexes que de tal modo surgem, at o momento em que temos diante de ns, e compreendemos, a totalidade da economia enquanto centro motor primrio do ser social. O passo imediatamente sucessivo conduz ao prprio processo em seu conjunto, visto inicialmente em sua generalidade. (Lukcs, 1986, p. 596/Lukcs, 1976, p. 302)

As consideraes de Lukcs encontram respaldo direto no texto de Marx. Nas primeiras linhas que abrem o seu manuscrito que compe o Livro III de O capital, Marx explicita de imediato a estrutura geral de sua obra, destacando a forma da exposio por ele assumida, que vai da explicitao do processo da produo capitalista tomado em si mesmo e considerado por meio de um isolamento abstrativo, passando por uma intensificao gradativa dos diversos nveis de complexidade da economia por meio da descrio da gnese determinativa de outras categorias e processos (a circulao) , at a explicitao e exposio da forma pela qual esta economia aparece na superfcie da sociedade, como dado imediatamente perceptvel.
No Livro I so analisados os fenmenos que o processo de produo capitalista, tomado em si mesmo, apresente como processo de produo imediata, abstraindo ainda toda a influncia secundria de circunstncias que so estranhas a ele. Mas este processo de produo imediato no esgota o curso da existncia do capital. Este, no mundo real, vem completado pelo mundo da circulao, o qual constitui objeto de investigao do Livro II. Ali se mostra, especialmente na terceira seo, que trata do processo de circulao como mediao do processo de reproduo social, que o processo de produo capitalista, tomado em sua completude, a unidade dos processos de produo e de circulao. O escopo do presente Livro no pode ser aquele de expor reflexes gerais sobre esta referida unidade;

Verinotio revista on-line n. 9, Ano V, nov. 2008, issn 1981-061X

92

Procedimento investigativo e a forma expositiva em Marx duas leituras: Lukcs/Chasin


trata-se muito mais de descobrir e expor as formas concretas do processo de movimento do capital, considerado como um todo. Em seu movimento real, os capitais assumem uns em relao aos outros tais formas concretas, em relao s quais o aspecto do capital no processo imediato de produo, assim como o seu aspecto no processo de circulao, aparecem somente como momentos particulares. Os aspectos do capital, como ns os consideramos no presente volume, avizinha-se, portanto, gradativamente das formas em que estes se apresentam superfcie da sociedade, na ao de diversos capitais uns sobre os outros, na concorrncia e na conscincia comum dos prprios agentes da produo. (Marx, 1968c, p. 34)

A descrio desses trs momentos da investigao desenvolvida apresenta, em graus diferentes de exposio, as peculiaridades que podem ser discriminadas na forma acabada do capital. O primeiro momento, que corresponde ao primeiro livro, destaca analiticamente apenas o processo de produo capitalista, abstraindo-se toda e qualquer influncia secundria estranha a este momento especfico provisoriamente isolado. Tal procedimento pe em destaque uma faceta especfica do capital, o que no esgota, evidentemente, todas suas nuanas e todas as suas possveis formas ou figuraes. O Livro III tem como objetivo expor as formas concretas do processo de movimento do capital considerado como um todo, o que corresponde ao momento final da exposio, em que se conclui pela reproduo no pensamento da totalidade do objeto em questo, em toda a sua gama de determinaes, o que, para usar uma expresso do prprio Marx, pode ser referido como a fase de concluso na qual se constitui de forma cabal o concreto pensado. Aps o desvelamento das principais tendncias inerentes sociabilidade do capital, trata-se, portanto, de empreender a elucidao da forma fenomnica, isto , de revelar a forma da sua articulao com suas determinantes mais decisivas, assim como estabelecer a gnese daquelas categorias que aparecem de forma mais clara e com maior evidncia na superfcie dos processos econmicos. Importa dizer que Lukcs, aps uma longa srie de demonstraes sobre a natureza das abstraes e as etapas de sua dissoluo ao longo da obra de Marx, sintetiza todo o percurso marxiano da maneira que se segue:
To-somente a aproximao da concreta constituio do ser social, possibilitada pela compreenso do processo de reproduo em seu conjunto, que permite a Marx dissolver [Auflsung] em nvel ainda mais concreto as abstraes do incio. Isso acontece na teoria da taxa de lucro. Valor e mais-valia continuam a ser as categorias ontolgicas fundamentais da economia do capitalismo. Na etapa de abstrao da primeira parte, basta afirmar que apenas a qualidade especfica da mercadoria fora de trabalho capaz de criar valor novo, enquanto os meios de produo, matrias-primas etc., simplesmente conservam o seu valor no processo de trabalho. A concretizao da segunda parte fornece uma anlise do processo global que, em muitos aspectos, ainda se mantm sobre essa base; isso ocorre na

Edi o Esp ec i al : J. Cha si n

93

R onald o Vielmi For tes

medida em que, como elementos do ciclo, figuram o capital constante e o capital varivel, assim como a mais-valia. Aqui resulta verdadeiro que, no processo de conjunto considerado em sua generalidade pura, ou seja, prescindindo com conscincia metodolgica dos atos singulares que o formam na realidade , a lei do valor continua em vigor sem alteraes. E trata-se novamente de uma constatao justa e importante no plano ontolgico, j que os desvios da lei do valor na totalidade do processo compensam-se de modo necessrio. Com uma formulao simples, pode-se dizer: o consumo (inclusive o consumo produtivo da sociedade) no pode ser maior do que a produo. Naturalmente, aqui se abstrai o comrcio exterior; mas se trata de uma posio correta, j que precisamente nesse caso sempre possvel suprimir pura e simplesmente essa abstrao e estudar as variaes que essa supresso introduz no conjunto das leis; deve-se notar, de passagem, que toda a questo perde seu sentido se o objeto imediato da teoria for a economia mundial. (Lukcs, 1986, p. 600/Lukcs, 1976, pp. 306-307)

Nos dois primeiros livros as categorias do valor e da mais-valia encontram-se fixadas pelo patamar de abstrao empreendido, portanto, so apresentadas de um modo em que elas aparecem irretocadas, manifestando-se sempre como pano de fundo sobre o qual se desdobra a dinmica da realidade econmica, ainda pensada sob a forma de abstraes que isolam complexos parciais da totalidade. Mesmo no Livro II, em que o processo de circulao introduzido na anlise, a lei do valor continua como momento ontologicamente prioritrio, uma vez que a circulao no pode prescindir nunca do processo de produo, regido e posto em movimento sob a base da produo de mais-valia. Nos termos de Lukcs, nestes dois primeiros momentos da exposio empreendida por Marx, a lei do valor figura sem os desvios particularmente da taxa mdia de lucro pela qual ela se efetiva no plano da realidade econmica. Justificvel a abstrao isoladora, na medida em que no mbito da realidade manifesta ela continua a operar como decisiva, pois a compensao de todos estes desvios tem a orientao de fundo determinada por esta lei. No pargrafo subseqente encontramos a explicitao da derradeira dissoluo das abstraes empreendida nos dois livros anteriores:
De qualquer modo, o problema da terceira parte o seguinte: no interior do ciclo total, agora compreendido, investigar a legalidade que regula os atos econmicos singulares, e no apenas para-si, mas precisamente no quadro da compreenso do processo de conjunto. Esse influxo dos atos singulares sobre o processo global, capaz de modificar ontologicamente as categorias, tem, porm, duas premissas histrico-reais: em primeiro lugar, o crescimento das foras produtivas, com a conseqente diminuio do valor; em segundo, a ampla possibilidade que tem o capital de migrar de um ramo para outro. Ambos os processos pressupem, por seu turno, um grau relativamente elevado de desenvolvimento da produo social, o que mostra novamente como as categorias econmicas, em sua forma pura e explicitada, requerem um funcionamento evoludo do ser social; em outras palavras, a sua explicitao enquanto categorias, a superao categorial das barreiras naturais, so

Verinotio revista on-line n. 9, Ano V, nov. 2008, issn 1981-061X

94

Procedimento investigativo e a forma expositiva em Marx duas leituras: Lukcs/Chasin


um resultado do desenvolvimento histrico-social. (Lukcs, 1986, p. 601/Lukcs, 1976, p. 307)

No Livro III as abstraes iniciais culminam em sua completa dissoluo. Esta consiste, para Lukcs, na considerao daqueles atos singulares que atuam diretamente sobre o conjunto de leis e tendncias vigentes na realidade econmica. As categorias da economia aparecem, desta vez, em sua real e concreta articulao com as categorias mais superficiais, isto , aqueles que se pem no plano da imediatidade ou da superfcie. A lei do valor, na dimenso agora analisada, sofre a determinao de outras tendncias presentes na prpria realidade, sem perder, no entanto, o perfil de elo tnico, que articula de forma decisiva momento preponderante a dinmica da totalidade. Ganha destaque, neste momento conclusivo da anlise Marxiana, o fato de que no complexo total da economia estes momentos especficos da esfera econmica leis tendenciais tomadas no seu para-si e os atos singulares se encontram em mtua determinao. Estes ltimos no so, portanto, meros epifenmenos ou reflexos passivos de uma lei perene, rgida e irrevogvel, mas incidem sobre ela, alterando a prpria forma pela qual ela se realiza na efetividade econmica. Em termos mais diretos, a lei originria que pe em curso a viabilidade de outras leis e dinmicas igualmente importantes sofre o influxo direto daquilo que se pe na escala do tempo como instante secundrio. A lei do valor determina, permanece determinante, porm igualmente determinada, sobreposta e redimensionada por um conjunto de elementos que existem assentados sobre ela nesse caso, os atos singulares dos indivduos que a realiza em suas tendncias e a transforma em meio s suas atividades cotidianas. Reconfigurada no interior dessa complexa interao com outros complexos de determinaes mais ricas, a lei do valor adquire o perfil de uma tendncia latente no interior deste processo total. Uma vez dissolvidas as abstraes ela aparece em sua real figurao no interior da dinmica efetiva das interaes econmicas. No devemos nos esquecer de que todo este movimento abstrativo empreendido nos livros anteriores se fazia necessrio, pois sem ele permaneceriam obscuras as razes genticas das categorias mais perifricas da economia capitalista; permaneceria velado, inclusive, o elemento articulador dos nexos e movimentos assumidos pela dinmica categorial da economia. * Por meio de todo este conjunto de exposies at ento destacadas, procurouse demonstrar como a natureza dos argumentos lukacsianos em torno do problema ontolgico em Marx d nfase aos princpios ontolgicos que j esto realizados e efetivados em seu pensamento, e nesta medida, embora revele aspectos relevantes
Edi o Esp ec i al : J. Cha si n

95

R onald o Vielmi For tes

do pensamento marxiano, no destaca o que vem a ser o procedimento investigativo propriamente dito, na medida em que concentra sua ateno no desvelamento das bases ontolgicas sob as quais o pensador alemo constri sua obra e na explicitao dos fundamentos necessrios que justificam a estrutura presente em O capital. A questo do procedimento investigativo fica, de forma evidente, em aberto. precisamente nesse ponto, ausente nas reflexes de Lukcs, que Chasin focalizar grande parte da anlise desenvolvida na terceira parte de seu texto, intitulada A resoluo metodolgica. O autor brasileiro dirige sua ateno ao mesmo texto de Marx que d incio, como vimos, s reflexes de Lukcs acerca do tema. Analisando a Introduo de 57 trazida tona a categoria da abstrao razovel [verstndige Abstraktion] que, para Chasin, cumpre o papel decisivo de ponto de partida da investigao. Do mesmo modo como faz Lukcs ao seguir os passos descritos por Marx em seu livro, Chasin destaca os problemas de se tomar a realidade imediata como ponto de partida de um modo acrtico. Tal como o faz Lukcs, o autor enfatiza os dizeres de Marx, que adverte:
Se, portanto, comear pela populao, ento eu terei uma representao catica do todo e, por meio de uma determinao mais precisa, pela anlise, alcanarei conceitos sempre mais e mais simples; do concreto figurado eu passarei a abstraes sempre mais rarefeitas, at chegar s determinaes mais simples. (Marx, 1953, p. 21)

Chasin identifica esse momento na obra do prprio Lukcs, destacando o fato de que, por meio desta passagem, o pensador hngaro estabelece o conceito de abstrao isoladora. No entanto, os rumos de sua anlise tomam um curso distinto. Neste momento, ele avalia que os passos aqui descritos nos enviam diretamente ao problema das abstraes razoveis, constituindo uma discusso que remete muito mais questo do procedimento investigativo do que ao problema do carter das abstraes no interior da estrutura expositiva desenvolvida por Marx, como acredita Lukcs. Acerca desta noo, esclarece-nos Chasin:
A razoabilidade de uma abstrao se manifesta, pois, quando retm e destaca aspectos reais, comuns s formas temporais de entificao dos complexos fenomnicos considerados. A razoabilidade est no registro ou constatao adequados, atravs da comparao, do que pertence a todos ou a muitos sob diversos modos de existncia. (Chasin, 1995, p. 422)

As abstraes razoveis constituem, por sua vez, relaes gerais ou as mais simples das categorias, ou seja, so determinaes apreendidas sob a forma dos aspectos mais gerais de uma dada categoria. Diferentemente do que possa parecer primeira vista, a abstrao razovel no constitui escolha aleatria ou uma formulao
Verinotio revista on-line n. 9, Ano V, nov. 2008, issn 1981-061X

96

Procedimento investigativo e a forma expositiva em Marx duas leituras: Lukcs/Chasin

fundada exclusivamente sob as bases do pensamento, pelo contrrio, como destaca Chasin, ela , antes de tudo, algo geral extrado das formaes concretas, posto luz pela fora da abstrao, mas no produzido por um volteio autnomo da mesma, pois seu mrito operar subsumida comparao dos objetos que investiga (Chasin, 1995, p. 422). O que significa dizer que j em seu incio as determinaes trazidas tona pelo pensamento so determinaes da existncia, formas do ser. Assim como Lukcs, Chasin constata esta assero essencial de Marx, concedendo a ela o devido peso no interior do seu pensamento. A abstrao razovel cumpre pelo menos dois papis fundamentais no processo da investigao: 1: ao fixar os elementos mais gerais de uma dada categoria, permite que, por comparao, sejam postas com maior evidncia as diferenas essenciais (termo empregado por Marx) existentes entre as diversas formas especficas de sua realizao; 2: por meio dela, tem incio o trabalho inicial de identificao e de depurao dos elementos mais simples que compem o complexo posto como centro da anlise, ou, em outros termos, em meio ao todo catico que se apresenta de modo mediato percepo humana, tem incio o trabalho de depurao de determinados elementos que compem a efetividade em causa. Arrimado nesta dupla perspectiva das abstraes razoveis, que se encontram presentes nas consideraes Marxianas, Chasin busca estabelecer os passos que compem a dmarche do pensamento no trabalho de elucidao do concreto analisado. Nelas j se encontram presentes elementos que descrevem o caminho da captura ideal dos nexos reais, que so elucidados por meio da noo de intensificao ontolgica. Em termos gerais, esta noo pode ser definida como a considerao histrica da diferenciao essencial pela qual se efetivam as categorias. Trabalho que implica a necessria transformao paulatina do ponto inicial, ou seja, o deperecimento da abstratividade presente em um primeiro momento na forma provisria da abstrao razovel.
Um dos aspectos fundamentais dessa transformao compreende a intensificao da razoabilidade dessas categorias simples, ou seja, a atualizao das virtualidades de sua natureza ontolgica enquanto forma de apropriao ideal dos objetos reais. O que operado pela exata aproximao e comparao delas aos traos efetivos, portanto, determinados e delimitados dos objetos, de modo que sejam medidas por eles e, conseqentemente, ajustadas aos mesmos, de forma que sua capacidade de os reproduzir se torne mais precisa e, por isso mesmo, maior. Em termos bem sintticos, na rota que vai do simples ao complexo, do abstrato ao concreto, as abstraes razoveis devem perder generalidade por especificao, adquirindo os perfis da particularidade e da singularizao, ou seja, a fisionomia de abstraes razoveis delimitadas. (Chasin, 1995, p. 426)

Neste sentido, a dinmica trazida tona por Chasin, demonstra que

Edi o Esp ec i al : J. Cha si n

97

R onald o Vielmi For tes

a investigao Marxiana est remetendo multilateralidade determinativa de toda conformao fenomnica, ou seja, referindo que todo objeto, intrnseca e extrinsecamente, e se manifesta como um feixe entrelaado de inmeras determinaes, para cuja adequada reproduo terica so indispensveis a delimitao e a articulao das abstraes razoveis. Desde logo porque a articulao, fase conclusiva do processo analtico, tambm uma exigncia de delimitao, levando em conta que as abstraes razoveis, umas em face das outras, tm de ser compatibilizadas entre si, o que implica recprocas determinaes delimitadoras, pelas quais so estabelecidas as propores com que integram a reproduo final do objeto investigado. Propores, evidente, que no dizem respeito, simples e essencialmente, ao tamanho ou extenso conceitual com que so incorporadas sntese, mas s qualidades com que participam da mesma, pois, as abstraes razoveis, sob a intensificao ontolgica que as delimita, no apenas continuam a ser um conjunto de determinaes diferentes e divergentes, mas, a rigor, tm sua diversidade acentuada por especificao, mesmo porque ajustadas coabitao, harmnica ou contraditria, com as diferenas essenciais, de modo a se tornarem capazes de reproduzir o concreto do ser-precisamente-assim, o que significa aproximao e traduo mximas possveis da profusa malha de determinaes interconexas do mesmo (Chasin, 1995, p. 427).

A fase conclusiva do trabalho analtico transparece, aqui, sob as bases de um percurso que, paulatinamente, em um esforo investigativo diretamente voltado para o objeto em questo, delimita as vrias nuanas, particularidades e singularidades contidas na coisa analisada. Ao final, o pensamento deve dar provas da recta apreenso da riqueza e complexidade de determinaes que compem a realidade. Momento que lembra as palavras de Marx reproduzidas pouco antes, que esto contidas no Livro III de O capital, nas quais, como adverte Lukcs, o pensador alemo aproxima de modo direto o esforo analtico ao desvendamento da face mais aparente, superficial, do complexo econmico, porm, de uma maneira tal que a expresso mais aparente da economia posta em destaque com toda aquela armao categorial dinmica que se encontrava velada no momento inicial da elucidao do complexo. patente que Chasin no incorre no risco de se valer de expresses consagradas na histria do pensamento filosfico como o faz Lukcs com os termos experimento ideal e observao emprica ao buscar elucidar a natureza do problema em Marx. Diferentemente de Lukcs, porm se reportando ao mesmo problema da forma como a historicidade deve ser considerada no processo de investigao, Chasin traz tona as consideraes de Marx, que contestam de antemo toda e qualquer filiao empirista de seus procedimentos.
Como em geral para todo cincia histrica e social, na sucesso das categorias econmicas vai sempre compreendido que, na realidade assim como na mente, o sujeito aqui a moderna sociedade burguesa j est dado, e que as categorias exprimem modos do ser, determinaes da existncia, mesmo que somente aspectos singulares desta sociedade, deste sujeito, e por conseqncia tambm no plano cientfico a economia poltica no comea

Verinotio revista on-line n. 9, Ano V, nov. 2008, issn 1981-061X

98

Procedimento investigativo e a forma expositiva em Marx duas leituras: Lukcs/Chasin


de fato somente onde se comea a falar dela como tal. Este fato deve estar bem presente, porque oferece elementos decisivos para a repartio da matria. Por exemplo, nada parece mais natural que comear com a renda fundiria, com a propriedade fundiria, a partir do momento em que esta est ligada terra, fonte de toda produo e de toda existncia, e primeira forma de produo de toda sociedade em qualquer modo consolidada, isto , agricultura. E, todavia, nada seria mais errado. Em todas as formas de sociedade existe uma determinada produo que decide o grau e a influncia de todas as outras, cujas relaes decidem por isto o grau e a influncia de todas as outras. uma iluminao geral em que todas as outras cores esto imersas e que as modifica na sua particularidade. uma atmosfera particular que determina o peso especfico de tudo quanto esta envolve. (Marx, 1986, p. 39)7

Embora a gama de problemas tratados por Marx seja bem mais ampla que a questo a que ora nos dedicamos, nela vemos figurar de forma clara o entendimento marxiano da gnese e transformao histrica das categorias. Cumpre lembrar que Marx desenvolve estas idias em proximidade com a anlise que faz sobre as categorias da produo, consumo, distribuio, troca e circulao; ele observa, neste contexto, que a centralidade da categoria da produo, assim como a elucidao de sua efetivao histrica especfica, no se justifica por critrios meramente conceituais, ou por uma considerao hierrquica e/ou temporal das atividades produtivas. Pelo contrrio, Marx demonstra como o peso especfico de determinados modos de produo reconfigura e redefine na raiz aqueles processos produtivos historicamente anteriores ao modo de produo que prepondera no seio de dada sociedade. Ao trazer luz essa passagem, o propsito de Chasin demonstrar que no basta a clara figurao das determinaes simples, muito menos a perspectivao dos elementos analisados por meio de seu encadeamento histrico factual. O trabalho de investigao, ao vislumbrar os meandros das efetivas interaes categoriais, deve iluminar o grau e a preponderncia das categorias no interior do complexo, identificando, inclusive, aquela categoria que constitui, como vimos quando falvamos de Lukcs, o momento preponderante. Pois, segundo Chasin,
o momento preponderante tem por identidade a condio de elo tnico no complexo articulado das abstraes razoveis, ou seja, o outro nome da categoria estruturante do todo concreto, e por isso tambm da totalidade ideal, uma abstrao razovel que se destaca, sobredeterminando as demais com seu peso ordenador especfico. Como tal sua correta
7. Lukcs poderia, no contexto em que analisa particularmente esse problema, valer-se desta passagem do texto que ele tinha em mos, ou seja, do prprio Rohentwurf, porm no o faz. O que torna ainda mais flagrante que os rumos de sua anlise visavam, acima de tudo, considerao da forma expositiva adotada por Marx em O capital, deixando intocados elementos decisivos da formulao do pensador alemo em torno dos procedimentos investigativos. Vale recordar que os elementos da obra marxiana que certificam e elucidam a tese lukacsiana da unidade entre experimento ideal e observao emprica foram postos em destaque por ns. O pensador hngaro, ao considerar estes problemas, distancia-se das noes destacadas por Marx, expondo-as por meios e noes que lhes so prprias.

Edi o Esp ec i al : J. Cha si n

99

R onald o Vielmi For tes

identificao equivale face macroscpica da delimitao ou diferenciao por intensificao ontolgica, sendo o mesmo para o conjunto da prpria articulao, pois vertebra o processo de sntese, isto , a constituio do todo de pensamentos que se realiza pela reproduo ou apropriao da totalidade concreta (Chasin, 1995, p. 431).

Ao lidar diretamente com a noo de momento preponderante, Chasin traz para o interior de suas consideraes as anlises que Lukcs faz a respeito deste princpio ontolgico fundamental, reconhecendo os mritos do pensador hngaro de identificar este princpio como decisivo no interior do pensamento de Marx. No entanto, Chasin confere a nfase novamente ao problema do procedimento investigativo, demonstrando que a identificao do momento preponderante se faz pela recta escavao do complexo analisado, pela considerao da diferena essencial dos elos e articulaes que cada categoria estabelece na efetividade. Esta dimenso especfica do momento preponderante se encontra traduzida em Lukcs muito mais por meio da justificativa da estrutura peculiar que as abstraes possuem na obra Marxiana, ou seja, o isolamento abstrativo de dadas categorias e complexos parciais so justificados pela funo de momento preponderante sobre os demais momentos do complexo em questo. Em sntese, para o pensador brasileiro, podemos encontrar em Marx no uma metodologia que estabelea previamente os rumos da armao subjetiva no processo do conhecimento, mas indicativos gerais que o autor designar ontologia estatutria de Marx que fornecem to-somente porm, isto no pouco lineamentos gerais sobre o procedimento investigativo. Dentre eles, podemos relacionar a primazia da objetividade sobre a conscincia, que encontramos na afirmao de que em Marx: 1) as categorias so formas do ser, determinaes da existncia que se encontra associada idia do pensamento como uma das tantas propriedades e qualidades do ser social, o que diferencia a posio de Marx daquelas que tomam a razo humana como uma entidade supra-sensvel, autnoma e instauradora da dinmica histrica do ser social; igualmente: 2) a noo da realidade como uma sntese de mltiplas determinaes, que desemboca na assertiva da efetividade como um complexo de complexos para utilizar uma expresso de Lukcs; e, finalmente, 3) na compreenso de que a articulao das categorias no interior de um complexo se pe de mltiplas formas, possui determinaes e preponderncias especficas, que devem ser rastreadas pelo trabalho de considerao do peso e do locus especficos de cada categoria no interior do complexo a noo de momento preponderante. Tudo isto se encontra, de certa forma, resumido na sntese que o autor realiza ao final de suas consideraes:

Verinotio revista on-line n. 9, Ano V, nov. 2008, issn 1981-061X

100

Procedimento investigativo e a forma expositiva em Marx duas leituras: Lukcs/Chasin


Vale sumariar, para ressalto da unidade, principiando pela referncia determinao da fora de abstrao como rgo peculiar da individualidade na apropriao ideal dos objetos, passando a seguir pelo carter ontolgico das abstraes razoveis, ponto de partida do mtodo cientfico exato, cuja delimitao operada por intensificao de igual natureza, para alcanar a articulao, que ratifica o estatuto ontolgico do conjunto pela absoro da lgica das coisas, e concluindo pela meno ao momento preponderante enquanto tnica categorial igualmente ontolgica, carter que tambm pertence s determinaes reflexivas, uma vez que, Marxianamente, estas so sempre configuraes de pares ou conjuntos reais, interaes concretas. (Chasin, 1995, p. 432)

Pondo de lado o problema do uso das expresses tradicionais por parte de Lukcs experimento ideal e observaes empricas , vemos que os apontamentos deste autor e a anlise de Chasin, que privilegia os prprios termos de Marx, coincidem em pontos importantes. clara a aproximao entre os princpios ontolgicos fundamentais identificados por Lukcs em Marx e os lineamentos ontolgicos estatutrios relacionados acima, que constituem, em grande medida, contribuies de Chasin em torno do desvelamento da natureza autntica do pensamento marxiano. Dentre estes pontos, merece relevncia a afirmao de que os nexos, relaes, propriedades, categorias dos complexos analisados no so, de modo algum, formaes especficas do pensamento, mas reproduo ideal da sua efetividade, o que confere destaque ao primado da objetividade sobre a prpria conscincia que se apropria idealmente da realidade. Ainda como ponto coincidente, cabe destacar a proximidade que a idia de deperecimento da abstratividade ressaltada por Chasin guarda com a noo de dissoluo da abstrao tal como enfatiza Lukcs em sua Ontologia. A noo de abstrao isoladora, cunhada por Lukcs, em termos bem claros, tem, no entanto, um sentido distinto daquele que posto em destaque por Chasin: a abstrao razovel. Quando Lukcs busca elucidar a noo de abstrao isoladora luz das elaboraes de Marx contidas em O capital, suprime a discusso mais aprofundada acerca dos meios pelos quais determinadas categorias puderam ser esclarecidas como centrais no interior do complexo de complexos. Seu ponto de partida para a discusso e elucidao implica o trabalho da investigao como j realizado, compreende, portanto, a j acabada identificao da categoria central ou de determinados complexos parciais que norteiam a dinmica da efetividade. A noo de abstrao razovel, por sua vez, procura identificar o ponto de partida da investigao, busca estabelecer o trabalho de delucidao, de construo e apreenso paulatina dos nexos e conexes efetivas do complexo tratado. Sem pretender fechar a questo acerca do problema, tudo parece indicar que escapa a Lukcs a temtica do procedimento investigativo propriamente dito. Obviamente, o fato determinante desta ausncia no pode ser concebido como idntico
Edi o Esp ec i al : J. Cha si n

101

R onald o Vielmi For tes

concepo gnosiolgica que se desvia em termos claros e declarados da proposio ontolgica da recta reproduo ideal da realidade; neste aspecto em particular, o pensador hngaro guarda uma profunda diferena em relao s tendncias predominantes do Marxismo, no se conduzindo de modo algum por um vis epistemolgico no resgate que realiza dos textos de Marx fato que era reconhecido por Chasin, principalmente quando se toma em considerao a ontologia lukacsiana. Se a natureza do problema passa despercebida para Lukcs, no , obviamente, por este se encontrar circunscrito ao debate gnosiolgico, mas se trata de um problema de outra ordem, que pode, em parte, ser explicado pela necessidade que o autor tinha de se contrapor s tendncias epistemologizantes de interpretao da obra Marxiana. Contra a procura frentica do cerne metodolgico do pensador alemo, Lukcs percorre as pginas de O capital demonstrando a inexistncia de um mtodo que estabelea a priori as determinantes diretivas por meio das quais a realidade deva ser tomada em considerao, ou por meio das quais o pensamento age ativamente conferindo, sob as bases de suas prprias peculiaridades, os encadeamentos e os nexos dos fatos analisados; pelo contrrio, ele insiste em demarcar a presena de uma recta considerao Marxiana da realidade tomada em sua intrnseca constituio efetiva. As categorias so determinaes da existncia, modos do ser, portanto, toda e qualquer explicitao das relaes, conexes, nexos captados pelo pensamento so a expresso das reais interaes e inter-relaes existentes na objetividade. Em outras palavras, as categorias so elementos, propriedades e atributos inerentes ao prprio ser, e no expresses ideais que reproduzem por meios prprios vestgios vislumbrados na efetividade. Do mesmo modo, os princpios ontolgicos fundamentais identificados por Lukcs no pensamento de Marx no constituem um receiturio prvio, mas so determinaes somente trazidas tona aps a escavao do objeto, ou seja, estes princpios se revelam enquanto tais somente no destrinchamento real do complexo posto no centro da reflexo. Demonstrar isto , em grande medida, destacar o carter das abstraes em Marx, sobre a qual o pensador hngaro tracejou sua compreenso por meio da noo de abstraes isoladoras. Estas constituem o ponto inicial da exposio do complexo tratado, que culmina com a integral dissoluo da abstrao, momento final em que a reproduo ideal se aproxima de forma inequvoca da riqueza de determinaes da realidade. Por mais que Lukcs se atenha muito mais ao problema da forma expositiva de O capital, vale insistir que esta no algo aleatrio, simples escolha subjetiva do autor, mas reflexo direto da matria tratada, que circunscreve caminhos, formas e liames necessrios para ser descrita. O movimento da construo categorial desenvolvida por Marx segue os caminhos indicados pela prioridade ontolgica e, con-

Verinotio revista on-line n. 9, Ano V, nov. 2008, issn 1981-061X

102

Procedimento investigativo e a forma expositiva em Marx duas leituras: Lukcs/Chasin

seqentemente, pela primazia determinativa momento preponderante de seus elementos. certo que o elemento subjetivo no pode ser totalmente eliminado deste percurso expositivo, porm igualmente fato que o objeto impe ao investigador os caminhos possveis para sua descrio, uma vez que a perscrutao de seus liames e nexos impe passos necessrios a serem seguidos. Neste sentido, a forma expositiva de O capital no a exposio dialtica do complexo de problemas da economia calcada em uma metodologia que traa o esboo da investigao cientfica, mas a explicitao do movimento, nexos e dinmicas da prpria coisa. E neste segundo sentido que ela dialtica em sua acepo ontolgica , enquanto expresso efetiva do movimento, interaes e inter-relaes das categorias. Remonta-se aos prprios dizeres de Marx que, em sua crtica de 43 a Hegel, insiste na exposio da lgica da coisa contra aquelas formulaes tericas que so fruto da coisa da lgica. Em Chasin tambm encontramos consideraes quanto forma expositiva da obra Marxiana. No entanto, suas consideraes no chegam explicitao paulatina dos passos dados por Marx em O capital, anlise que Lukcs desenvolve de modo contundente nas pginas de seu livro aqui estudadas. Contudo, se, por um lado, a anlise lukacsiana da estrutura da obra Marxiana desmonta toda uma srie de interpretaes que sugerem um conjunto epistmico previamente estipulado que suporta os elementos analticos presentes em seu pensamento, por outro lado, a anlise efetuada por Chasin fornece os indcios que permaneceram ocultados por mais de um sculo, ao enfatizar a natureza do procedimento investigativo de Marx como algo que se pauta na recta inteno em direo ao objeto, sem os costumeiros desvios que pem a tnica da anlise sobre as possibilidades e limites do conhecimento na apreenso da prpria coisa. As palavras conclusivas que Chasin escreve em torno desta dimenso ontolgica essencial das proposituras Marxianas so ainda mais decisivas convm, portanto, encerrar nossas consideraes por meio delas:
De proposio aparentemente simples, a reta abordagem cognitiva dos objetos pe em evidncia as dificuldades reais de sua exercitao pelo complexo da determinao sociohistrica do pensamento e da teoria das abstraes. O desafio das coisas no se altera ou dissolve pela mera disposio ativa do sujeito enfrentar a decifrao das mesmas, nem porque detenha a visualizao do roteiro analtico a ser cumprido, e sempre como dificuldade se repe a cada objeto faceado. No se trata agora de retornar ao conjunto do tema, mas de realar a dificuldade como predicado da analtica da reta prospeco. o que Marx assinala no Prefcio da primeira edio de O capital: Todo comeo difcil; isso vale para qualquer cincia, reafirmando, sintomaticamente, a mesma noo, mas de forma mais desdobrada, cinco anos depois, no Prefcio da Edio Francesa: No h estrada principal para a cincia, e s aqueles que no temem a fadiga de galgar suas escarpas abruptas que tm a chance de chegar a seus cimos luminosos. De modo que o conhecimento possvel, a cincia pode alcanar seus objetivos, mas no h um caminho pr-configurado, uma chave Edi o Esp ec i al : J. Cha si n

103

R onald o Vielmi For tes

de ouro ou uma determinada metodologia de acesso ao verdadeiro. Ao contrrio, h sempre que galgar escarpas, ou seja, abrir caminhos atravs do prprio objeto, devass-lo no corpo a corpo da pesquisa, que tem de captar detalhadamente a matria, analisar as suas vrias formas de evoluo e rastrear sua conexo ntima (Posfcio da segunda edio de O capital). No h guias, mapas ou expedientes que pavimentem a caminhada, ou pontos de partida ideais previamente estabelecidos. O rumo s est inscrito na prpria coisa e o roteiro da viagem s visvel, olhando para trs, do cimo luminoso, quando, a rigor, j no tem serventia, nem mesmo para outras jornadas, a no ser como cintilao evanescente, tanto mais esquiva ou enganosa quanto mais risca for perseguida, exatamente porque a luminosidade especfica de um objeto especfico. (Chasin, 1995, pp. 515-516)

Julgamos que, apesar das diferenas e descontinuidades existentes entre os autores aqui em tela, no que concerne ao problema especfico por ns aqui tratado, as anlises dos dois pensadores se completam, ao elucidarem aspectos diferentes de uma nica perspectiva, isto , explicitam com nfases diferentes a natureza da forma expositiva presente nas obras econmicas maiores de Marx, assim como a natureza do seu procedimento investigativo, mostrando, deste modo, como o pensamento de Marx constitui um retorno s coisas mesmas, uma radical e profunda inflexo em relao a toda a tradio ontolgica presente na histria da filosofia. Toda a anlise aqui realizada procurou dar destaque queles aspectos que julgamos mais relevantes e que concerniam diretamente ao tema proposto no incio de nosso trabalho. No pretende, obviamente, ser a palavra final a respeito do problema, pois sabemos que sua complexidade envolve a ampliao de toda a discusso posta aqui em tela. Uma destas discusses, que cumpre apenas mencionar neste contexto, consistiria em tratar de forma mais acurada o ltimo apontamento que fizemos, ou seja, demonstrar como e em que sentido a ontologia presente em Marx uma radical ruptura com toda a tradio filosfica anterior e, por que no dizer, tambm posterior a seu pensamento. Esta discusso encontra-se presente em ambos os comentadores, que lhe do resolues distintas. Outra discusso importante consiste no problema da determinao social do pensamento, tal como explicitado por Chasin em sua obra, tema este que imprescindvel para a elucidao mais acurada do problema da resoluo metodolgica. Tal problema mereceria ser comparado aos apontamentos que Lukcs efetiva em sua Ontologia acerca dos desvios que a recta apreenso dos nexos da realidade pode sofrer em virtude das determinaes histricas da vida cotidiana. Somente por meio da considerao deste problema em particular, assim como de outros (a forte presena de Hegel no pensamento de Lukcs, por exemplo), poderamos chegar dimenso mais definitiva sobre as convergncias e divergncias existentes entre os dois pensadores aqui analisados.

Verinotio revista on-line n. 9, Ano V, nov. 2008, issn 1981-061X

104

R onald o Vielmi For tes

Referncias bibliogrficas CHASIN, J. Marx: estatuto ontolgico e resoluo metodolgica. In: Pensando com Marx. So Paulo: Ensaio, 1995. LUKCS, G. Per lOntologia dellessere sociale. Roma: Editori Riuniti, 1976. ______. Zur Ontologie des gesellschaftlichen Seins Band 13/14. Darmstadt: Luchterhand, 1986. ______. Prolegomini allontologia dellessere sociale. Milo: Guereni e Associati, 1990. MARX, K. Grundrisse der Kritik der politischen konomie. Berlin: Dietz Verlag, 1953. ______. Das Kapital. Marx-Engels Werke Band 23, 24 e 25. Berlin: Dietz Verlag, 1968a. ______. Erganzungsband: Schriften bis 1844. Marx-Engels Werke. Berlin: Dietz Verlag, 1968b. ______. Theorien ber den Mehrwert. Marx-Engels Werke Band 26 [1, 2, 3]. Berlin: Dietz Verlag, 1968c. ______. Opere - scritti economici de Karl Marx (luglio 1857-febbraio 1858). Roma: Editori Riuniti, 1986.

Verinotio revista on-line n. 9, Ano V, nov. 2008, issn 1981-061X

105

Anda mungkin juga menyukai