Anda di halaman 1dari 28

1

Semana 1 Todas em algum momento das nossas vidas temos feito essas perguntas: Quem o Consolador? Porque preciso do Consolador? Ser que eu j o recebi? Quando recebemos a JESUS como nosso Salvador e Senhor, ELE comeou SUA obra em ns, mas a cada dia ELE quer complet-la como diz sua PALAVRA em Fil 1:6 Estou plenamente certo de que aquele que comeou a boa obra em vs h de complet-la at o dia de CRISTO JESUS. A obra, pelo lado de JESUS, j esta consumada, mas pelo nosso lado ainda est sendo completada. E ns DEVEMOS cooperar com o ESPRITO SANTO assim: Tirando TUDO o que ainda pertence velha criatura em Ado e colocar TUDO o que pertence NOVA VIDA em CRISTO. Mas para poder cooperar com o ESPRITO SANTO temos que primeiramente conhec-lo intimamente. Nos dias do Velho Testamento apenas certos profetas, sacerdotes e reis recebiam o ESPRITO SANTO. Mas no dia de Pentecostes o ESPRITO SANTO foi posto a disposio de TODA carne. A bblia nos fala que nem mesmo o prprio Filho de DEUS ousou dar incio ao seu ministrio pblico sem o PODER do ESPRITO SANTO. Ento fica bvio que precisamos do ESPRITO SANTO para dar incio ao propsito para o qual fomos criados. A vinda e habitao interior em ns um DOM do PAI! Mas o PAI espera que ns o queiramos e desejemos. Temos que pedir o ESPRITO SANTO! Quem opera os MILAGRES o ESPRITO SANTO, ento no de admirar-nos quando no recebemos respostas as nossas oraes se VOLUNTARIAMENTE o ignoramos. O ESPRITO SANTO quer nos levar terra prometida, mas a terra no vem a ns. Nossa entrada VOLUNTRIA. Joo 14:16-17 diz E eu rogarei ao PAI e ELE vos dar outro CONSOLADOR, a fim de que esteja PARA SEMPRE convosco... vs o conheceis, porque ELE habita convosco e estar em vs. O CONSOLADOR uma PESSOA da TRINDADE, portanto possui TODOS os atributos de uma pessoa: Mente/Intelecto (Rom 8:27) Conhecimento/ Emoo (1 Cor 2:10-11) Vontade (1 Cor 12:11) E tambm possui TODOS os atributos de DEUS: OMNIPRESENCIA (Sal 139:7-10) ONISCIENCIA (1 Cor 2:10-12) ONIPOTENCIA (Lc 1:35)

O CONSOLADOR tambm: FALA: At 1:16 diz que o ESPRITO SANTO predisse pela boca de Davi... ELE ORA: Rom 8:26-27 diz ... mas o mesmo Esprito intercede por ns com gemidos inexprimveis. ELE ENSINA: Joo 14:26 diz ... esse vos ensinar TODAS as coisas, e vos far lembrar de TUDO quanto vos tenho dito. ELE OPERA MILAGRES: At 2:4; 8:39 diz ... comearam a falar noutras lnguas, conforme o ESPRITO SANTO lhes concedia que falassem. ... o ESPRITO SANTO do SENHOR arrebatou a Filipe... de Gaza para Azoto. ELE CONSOLA: At 9:31 diz ... andando no temor do SENHOR e consolao do ESPRITO SANTO. ELE PENSA: Rom 8:6 ... mas a inclinao do ESPRITO SANTO vida e PAZ. ELE PROIBE OU IMPEDE que algo ocorra: At 16:6-7 Quando Paulo, Silas e Timteo passando pela provncia de Galcia foram impedidos pelo ESPRITO SANTO de anunciar a Palavra na sia. E quando chegaram a Misia, tentaram ir para Bitinia, mas o ESPRITO de JESUS no lhe permitiu. ELE ns GUIA: Is 30:21 diz Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouviro atrs de ti uma palavra, dizendo: Este o caminho, andai por ele. ELE ORDENA: At 8:29, 11:12, 13:2 diz ... chega-te, e ajunta-te a esse carro. E disse-me o ESPRITO que fosse com eles, nada duvidando... ... Apartai-me a Barnabe e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. ELE EXERCITA A SUA VONTADE: 1 Cor 12:11 diz ... repartindo particularmente a cada um como quer. ELE PODE SENTIR: Ef 4:30 E no entristeais o ESPRITO SANTO de DEUS... E ELE PODE SER RESISTIDO: At 7:51 diz Homens de dura cerviz, e incircuncisos de corao e ouvido; vs SEMPRE resistis ao ESPRITO SANTO; assim vs sois como vossos pais. O ESPRITO SANTO DEUS!!! Atos 5:3-4 diz ... para que mentisses ao ESPRITO SANTO.... no mentiste aos homens, mas a DEUS. A obra do CONSOLADOR em nossos dias tambm inclui a administrao da IGREJA, o corpo de CRISTO. ELE estabelece ministros responsveis pelas igrejas. At 20:28 diz ...sobre o que o ESPRITO SANTO vos constituiu bispos... Distribui DONS e MINISTERIOS variados aos membros da igreja (Ler 1 Cor 12:8-11 e Ef 4:7-12) Uma das caratersticas mais amveis do ESPRITO SANTO que ELE voluntariamente se integra em JESUS, pois procura passar despercebido. Existe sempre uma transparncia em sua personalidade, a fim de que JESUS possa ser refletido atravs dela. O ESPRITO SANTO

procura revelar-nos facetas da personalidade do SENHOR e no da sua prpria; ELE quer atrair-nos e guiar-nos para JESUS para glorific-lo e trazer a nossa lembranca sua PESSOA e palavras como diz em Joo 16:13-14 ... ELE vos guiar em TODA a VERDADE; porque no falar de si mesmo, mas dir TUDO o que tiver ouvido, e vos anunciar o que h de vir. ELE me glorificar, porque h de receber do que meu, e vo-lo h de anunciar. O CONSOLADOR sempre providencia para que sua ao seja de um refletor, com o foco dirigido para JESUS; e assim no nos apercebemos do refletor em si mas apenas daquele que permanece banhado pela LUZ brilhante. Um sinal autntico de algum batizado no ESPRITO SANTO o fato que JESUS como PESSOA VIVA, torna-se mais real do que jamais foi antes. Atos 1:8 diz Mas recebereis poder, ao descer sobre vs o ESPRITO SANTO, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalm como em toda a Judeia e Samaria e at os confins da terra. JESUS recebeu o ESPRITO SANTO no Rio Jordo para habitar permanentemente no templo terreno da PESSOA de JESUS CRISTO. Trs anos depois os discpulos receberam instrues do Mestre para que no tentassem pregar, nem ensinar ou testemunhar em quanto esse mesmo Esprito Celestial no tivesse derramado seu FOGO no corao deles. A promessa do PAI segundo At 1:4 SOMENTE o ESPRITO SANTO pode nos capacitar para transmitir a VERDADE a outros. Darnos percepo em profundidade quanto s dificuldades alheias; Dar-nos mensagens (recados do alto); Convencer do pecado; Curar; Ministrar a igreja recm-nascida;... em suma, S o ESPRITO SANTO pode equipar-nos para SERVIR. O CONSOLADOR vai adiante abrindo o caminho como diz Is 43:19 Eis que farei uma coisa nova, e agora sair a LUZ; por ventura no a sabeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo. Refletir nas perguntas de AUTO-ANALISE entregadas e enviadas por email. JESUS no nos deixou rfos. JESUS preparou algo muito superior para ns. Segundo diz Joo 16:7 Mas eu lhes afirmo que para o bem de vocs que eu vou. Se eu no for, o CONSELHEIRO no vir para vocs; mas se eu for eu o enviarei. A PROMESSA de JESUS para ns e que o ESPRITO SANTO estar conosco at o fim, dia e noite, sempre presente para proteger-nos em qualquer situao. Nossa parte apenas reconhecer SUA presena e clamar a ELE em FE! Uma vez que a VERDADE dessa parceria/camaradagem fique firmemente gravada em nossa mente e corao, no mais nos sentiremos solitrios ou sem esperana, tristes ou desajustados, pois o CONSOLADOR est SEMPRE conosco. TODA comunicao entre os cus e ns se faz atravs do ESPRITO SANTO. Ento enquanto no conhecermos o CONSOLADOR e a sua obra, ELE no pode operar plenamente em nossa vida.

Precisamos saber quem ELE , porque temos necessidade dele, o que ELE deseja fazer por ns e nossas famlias, por nossas igrejas e como receb-lo. Pois, caso contrrio, permaneceremos como rfos na vida crist; carentes do seu amor, da maravilhosa comunho com ELE, da orientao e da ajuda que ELE pode nos dar. REFLETIR, ORAR e CONVIDAR ao CONSOLADOR Semana 2 Quantas vezes algumas de ns sentimos inveja dos que viveram nos tempos de JESUSque conversaram com ELE e lhe tocaram? Eu j rsrsrs Com certeza ficamos imaginando como alguma coisa poderia ser melhor do que a presena fsica de JESUS. Mas na ltima ceia ELE diz aos discpulos que existe algo MELHOR e a sua presena na forma do ESPRITO SANTO dizendo que SUA presena gloriosa e vida ressurreta estaria conosco, mas tambm EM NS, transformando as nossas vidas progressivamente operando de dentro para fora como diz Joo 16:7-15 e 14:17-18. Lembrando que nossa parte VOLUNTARIA tem que SEMPRE agir na direo de AMAR a DEUS por sobre TODAS as coisas e como resultado desse AMOR, guardar e obedecer a SUA Palavra como lemos em Joo 14:21, 23 e 24. 1 Joo 3:9-10 diz Qualquer que nascido de DEUS no comete pecado; porque a SUA semente permanece nele; e no pode pecar, porque nascido de DEUS. Nisto so manifestos os filhos de DEUS e os filhos do diabo. Qualquer que no pratica JUSTIA e NO AMA a seu irmo, NO de DEUS. Porque a DIVINA SEMENTE JESUS e permanecer em ns. E essa semente a PROMESSA em Jer 31:33b Porei a minha lei no seu interior e a escreverei no seu corao; e EU serei o seu DEUS e eles sero o meu povo. Ento vemos que a semente comea a germinar (crescer) e JESUS se torna real e prtico somente quando passamos a ANDAR com ELE. Vejam que existe uma diferena entre os que andam com ELE e os que andam nELE. Os que andam com ELE ainda solucionam problemas nas prprias foras da carne, mas com a ajuda do amoroso SENHOR... o que bom. Mas, melhor ainda que nossas vidas estejam integradas na VIDEIRA. E essa vida interior s possibilitada pelo ESPRITO SANTO. Ler Joo 15:1-8 Sendo que nosso DEUS fiel ELE cumprir TODAS as suas promessas se ns fazemos a nossa parte... a parte VOLUNTARIA. Ler Ez 36:26-27 O cristianismo surgiu num mundo catico (durante o Imprio Romano) tanto que podemos relacionar esses tempos aos nossos prprios dias que vo em declnio. E notamos na Palavra que vrias vezes JESUS mostrou claramente aos discpulos que necessitariam do poder dELE para enfrentar uma sociedade em desintegrao; e lhes pediu que permanecessem em Jerusalm at que o ESPRITO SANTO descesse sobre eles como diz em At 1:1-5 (a Promessa do PAI).

Podemos assumir ento que estamos prestes a ter uma exploso de PODER porque essas exploses de poder vieram quando o mal predominava, quando tinham muitos em cativeiro espiritual, depressivos e quando a F estava quase completamente esmorecida (inexistente). Os estudiosos desses derramamentos intermitentes do ESPRITO SANTO desde o Pentecostes contam que TODOS eles tem tido algums elementos em comum: - Quase todos tiveram origem entre o povo comum em um nvel baixssimo, fora da igreja estabelecida. A nfase ao ARREPENDIMENTO, sempre presente, geralmente provocou por parte da igreja uma hostilidade ativa, pungente. TODOS so caraterizados por uma simplificao do evangelho e uma volta a JESUS CRISTO. - Ocorre SEMPRE inevitavelmente, um grande derramamento de JUBILO e AMOR. - A MUSICA se destaca bastante nessas ocasies, com muitos cnticos e bastante criatividade resultando em novos cnticos, hinos e corinhos. - TODOS os movimentos verdadeiros do ESPRITO SANTO resultam em reformas ticas e morais, e a maioria afetou profundamente a vida e a histria do PAS em que ocorreu. sumamente importante que vejamos a PESSOA de JESUS, mediada pelo ESPRITO SANTO, como a nica fonte de maturidade para viver mais profundamente e v-lo como o NICO que pode capacitar-nos a enfrentar o pecado e o mal de nossos dias... v-lo como aquele que nos guia, cura e capacita. O profeta Ezequiel previu 2 passos que precisamos para ter PODER para VENCER o mal e PODER para SERVIR. O primeiro passo de purificao e preparao quando o SENHOR falou Porei dentro de vs ESPRITO NOVO. Isto significa que o ESPRITO SANTO ir renovar nossas atitudes, nos convencer do pecado, comear a ensinar-nos sobre a importncia da obedincia e assim modificar os impulsos de nossa carne. Assim o ESPRITO SANTO estar nos preparando para a coroao e glria do SEU PLANO. E aqui onde muitos de ns paramos por a, por IGNORNCIA ou por falta de CONHECIMENTO. O segundo passo NECESSRIO e foi tambm predito por Ezequiel quando diz o SENHOR Porei dentro de vs o MEU ESPRITO. Claro que poderamos receber ambos os passos em um s acontecimento como aconteceu no dia de Pentecostes, donde 3000 pessoas estavam PRONTAS para receber tanto o novo ESPRITO como o ESPRITO SANTO segundo diz At 2:37-41. As palavras chaves a que eles ESTAVAM PRONTOS (DESEJOSOS), pois muitos de ns no tnhamos o conhecimento que isto est a nossa disposio juntamente com a F e a capacidade para receber. Temos que lembrar que para DEUS no h limites, os limitados somos ns, pois a maioria de ns no to receptiva como foram os 3000 de Pentecostes.

Por isto que geralmente experimentamos o novo nascimento e depois o recebimento do ESPRITO SANTO em 2 partes; assim como os prprios discpulos de JESUS, os samaritanos e os discpulos de feso e as pessoas na casa de Cornelio a quem Pedro falou. (ler At 8:14-17, 19:1-7 e 10:44-48) Acho ento que no necessrio falar para vocs que NO DEVEMOS DESCANSAR enquanto no experimentarmos nosso Pentecostes pessoal!!!! Aos olhos do prprio JESUS o mais precioso de TODOS os dons possveis do ESPRITO SANTO segundo Lc 11:13. Ento o primeiro que temos que fazer reconhecer e compreender o valor inestimvel de ser cheias do ESPRITO SANTO!!! Segundo a Palavra de DEUS sem o ESPRITO SANTO no temos: 1. Percepo pessoal do amor de DEUS 2. Qualquer dos dons do ESPRITO SANTO 3. Convico de quem CRISTO 4. Uma mensagem que possa ajudar realmente a outros 5. As palavras certas para serem ditas em momentos de aflio 6. Compreenso dos pensamentos e da mente de DEUS 7. Qualquer auxlio em nossa fraqueza 8. Libertao do cativeiro do pecado e dos maus hbitos 9. Renovao 10. Qualquer dos frutos do ESPRITO SANTO que so caratersticas da vida cheia do ESPRITO 11. Verdadeira alegria 12. Orientao de DEUS 13. Cura (exceto aquilo que a natureza ou os mdicos podem dar) 14. Capacidade para apreciar ou fixar nossa mente nas coisas do ESPRITO 15. Um Intercessor junto ao PAI 16. A promessa da vida eterna 17. E MUITAS coisas mais.... REFLETIR, ORAR e ALMEJAR o CONSOLADOR Semana 3 No incio de seu ministrio JESUS enfatizou que SUA gua viva seria dada apenas aos que tem sede. Vemos isso em Joo 7:37-39 Ento estarmos sedentos e famintos pelo ESPRITO SANTO uma condio necessria para que esse DOM nos seja concedido. NECESSRIO pedir o DOM do ESPRITO SANTO com INTENSA PERSISTNCIA. JESUS prometeu conceder o ESPRITO SANTO queles que lhe pedirem como diz Lc 11:5-13 (Lr). esse tipo de petio IMPORTUNA que ser ouvida. No grego os verbos pedir, buscar e bater indicam uma ordem; como uma ao continuada. Ento essa maneira de pedir no uma batida tmida na porta, mais parece como uma pancada dada com paixo, fora e desespero.

Precisamos primeiramente ento, ousar em pedir por essa FOME e essa SEDE para que quando solicitemos apaixonadamente o DOM do ESPRITO SANTO, iremos a receb-lo se o desejo sincero do corao e se conforma com a VONTADE dELE. 1 Joo 5:14-15 nos confirma isso Esta a confiana que temos ao nos aproximarmos de DEUS; se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de DEUS, ele nos ouvir. E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que temos o que dele pedimos. Por isto nos nossos coraes e nas nossas mentes temos que ter estabelecida de forma DEFINITIVA quem JESUS o CRISTO o MESSIAS, pois a Palavra nos fala que ...ningum vem ao PAI seno por ELE. Em Joo 14:6 e em At 4:12 fala E no h salvao em nenhum outro; porque abaixo do cu no existe nenhum outro nome dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos. JESUS o NICO que pode batizar com o ESPRITO SANTO. Por isto o COMPROMISSO com JESUS (o novo nascimento) o primeiro passo. Em Joo 20:21-22 JESUS soprou o ESPRITO SANTO sobre eles. O ESPRITO SANTO porm deve estar SEMPRE ligado a prpria pessoa de JESUS. No h outra maneira de receber o ESPRITO SANTO exceto dado por JESUS. E essa concesso do DOM do ESPRITO SANTO feita por JESUS produz transformao. Ler Joo 1:33 Pois no at ter um vislumbre da plena glria desse CRISTO COROADO das honras derramadas sobre ELE, da extenso do PODER que o PAI colocou nas mos dELE, que poderemos entender quem ELE . Pois o mesmo ESPRITO SANTO foi enviado como uma lembrana da coroao de CRISTO para ns pois por meio do CONSOLADOR, TODA riqueza, graa, sabedoria e poder (ou seja TODOS os recursos do CRISTO COROADO) ficaram a disposio nossa a fim de que pudessemos reinar em vida como fala Rom 5:17-18 (ler). Tambm, na parbola do filho prdigo em Lc 15:11-32 podemos aprender que o que agrada o corao de DEUS que o prdigo (que estava morto) se disps a voltar (humildemente) e permitir que o PAI fizesse TUDO por ele, ser o senhor da vida dele, como para os jornaleiros. Agora vemos em At 5:32 que DEUS outorga o ESPRITO SANTO aos que lhe OBEDECEM. Precisamos estar em COMPLETA OBEDINCIA em TODA rea de nossas vidas para lhe receber. Pois, como pode o BOM PASTOR conduzir suas ovelhas a melhores pastos se elas se recussam a segui-lo? ELE SOBERANO mas no ir a nos ajudar nem proteger se ns no CONFIAMOS suficientemente em SEU AMOR para obedec-lo. Para poder seguir a algum, precisamos deixar que essa pessoa v na frente, abrindo o caminho. Dessa maneira poderemos ento seguir seus passos. Precisamos deixar-nos levar pela LIDERANCA do ESPRITO SANTO. Se conhecermos sua voz no teremos a necessidade de questionar seu direcionamento. A Palavra fala que JESUS diz que suas ovelhas conhecem sua voz e elas o seguem.

Em pelo menos 3 ocasies quando JESUS prometeu que o ESPRITO SANTO viria, ELE enfatizou que esse DOM era destinado para os OBEDIENTES. Ler Joo 14:15-16, 21, 23 e Atos 5:32 Uma vez no caminho da obedincia e procura apaixonada por esse maravilhoso DOM que o prprio ESPRITO SANTO ir ns suprir cada vez mais com a capacidade para obedecer pois ELE conhece nossa falta de auto confiana como as nossas fraquezas em obedecer. Sua Palavra em Fil 2:13 nos conforta dizendo pois DEUS quem efetua em vocs tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a BOA VONTADE DELE. Mas tambm diz que faamos TUDO SEM QUEIXAS NEM DISCUSSES no vers 14 ou seja com a atitude correta com uma boa disposio. No permitamos ento que o desnimo e a desobedincia nos impeam de obter a presena e ajuda completa do ESPRITO SANTO. Quando comprendemos a magnitude do amor de DEUS e a plena VONTADE do ESPRITO SANTO (boa, agradvel e perfeita) para conosco, como podemos ento no desejar ser obedientes? Ler Efesios 3:16-19 Qual seria o propsito da espera em Jerusalm? Para eles receberem sabedoria, orientao e poder do CONSOLADOR para servir como testemunhas em Jerusalm, e outros lugares segundo diz At1:8. JESUS no disse a eles (nem a ns) que o DOM do ESPRITO SANTO destina-se ao nosso prprio desenvolvimento ou aperfeioamento espiritual. Nem para livrar-nos do egosmo, fazendo-nos morrer para o eu nem para nossa felicidade ou euforia; nem para que as nossas necessidades de orao sejam satisfeitas. TODAS essas coisas sero acrescentadas desde que ACEITEMOS a prioridade principal de JESUS que foi TESTEMUNHAR ao mundo sob o domnio de satans, SERVINDO COM AMOR. Pois se procurarmos o batismo do ESPRITO SANTO tendo a ns mesmos como objetivo principal o CONSOLADOR reservar sempre uma medida de si mesmo. ELE no vir a ns em SUA PLENITUDE enquanto no percebermos e aceitarmos sua prioridade sua paixo pelo ministrio. ELE no aceitar desculpas pelas nossas incapacidades pois capacitar-nos tarefa dele. Esse o motivo da sua vinda. Precisamos estar dispostos a ser o seu sacrifcio vivo para levar o seu amor a seus filhos necessitados, em qualquer tempo e em qualquer lugar. O servio de conquista de almas, ou DOM do ESPRITO SANTO para SERVIR se relaciona diretamente as ordens de JESUS para serem TESTEMUNHAS em todo o mundo. W.L. Moody em seu livro As palavras, obras e maravilhas de DEUS disse: At certo ponto o ESPRITO SANTO habita em TODO crente, mas existe um outro DOM que pode ser chamado de DOM do ESPRITO SANTO para SERVIR. Esse DOM, ao que me parece, inteiramente distinto e separado da converso e segurana de vida eterna. DEUS tem uma infinidade de filhos que NO possuem poder, e a razo disso est no fato de no possurem o DOM do ESPRITO SANTO para SERVIR... Eles no buscarem esse DOM.

Como o CONSOLADOR a prpria presena de JESUS entre ns, ELE continua cingido com uma toalha, lavando nossos ps, ministrando com AMOR. A PLENITUDE e o transbordar do ESPRITO SANTO s vir a ns se tambm dissermos SIM a trabalhar por ELE e nos lanarmos mo da toalha e da bacia, e nos pusermos a trabalhar. Rees Howells, trabalhador das minas de carvo no Pas de Gales (1879-1950), a quem DEUS usou poderosamente no ministrio da orao intercessora, escreveu a respeito da primeira vez que encontrou o ESPRITO SANTO. Foi uma experincia to real quanto o encontro de Rees com JESUS trs anos antes. O SENHOR JESUS lhe dissera: Da mesma forma que o SALVADOR tinha um corpo, eu habito no templo purificado do crente. Sou DEUS e vim pedir-lhe que me d seu corpo, a fim de que eu possa operar atraves dELE... ELE tornou bem claro que jamais partilharia de minha vida... mas havia tantas coisas que me eram caras e eu sabia que no poderia conservar nenhuma delas... ELE tocou cada ponto de minha vida egocntrica, e eu tinha que decidir. ELE no podia remover NADA sem o meu consentimento... Tambm no aceitaria uma rendio superficial. To real foi esse perodo de ARREPENDIMENTO para Rees, que o processo levou cinco dias e muitas lgrimas, durante os quais perdeu 3 quilos. O ESPRITO SANTO pode apontar-nos uma srie ENORME de pecados: qualquer falta de perdo ou ressentimento mantido no corao no importa que seja aparentemente justificvel; afastamentos, qualquer desonestidade ainda oculta ou infidelidade; indulgncias- o uso da vontade prpria; e certamente, qualquer envolvimento com as cincias ocultas, por mais que ele seja superficial e sem conscincia do perigo. Isso inclui leitura da sorte, espiritismo, horscopos, quadros, Ouija, drogas que abrem o inconsciente para os poderes dos ESPRITOS e qualquer envolvimento com cultos dirigidos por qualquer outro poder alm do de JESUS CRISTO. Pecados como esses, quando descobertos, precisam ser confessados, seguindo-se a aceitao do perdo de DEUS, e a renncia a Satans e a todas as obras dele. O ESPRITO SANTO pode ir para outro lado e indicar algo aparentemente trivial, dizendo: Isso tambm precisa ser removido. Isso geralmente nos surpreende. Ser que DEUS se preocupa com algo aparentemente to sem importncia? A experincia de outros cristos atravs dos tempos pode ajudar-nos nesse ponto. Seus escritos nos informam que no existe pecado insignificante ou trivial, porque TODO pecado um ato de rebelio contra DEUS. E o ESPRITO SANTO sabe que o ARREPENDIMENTO verdadeiro s se torna real para ns, quando ELE o indica especificamente. Como podemos ento resolver essa questo de pecaminosidade que temos por natureza? Essa ao de nosso ego inclinado sempre para o pecado que no importa quo reparado, aperfeioado ou disciplinado esteja no pode ter parte no REINO de DEUS segundo diz 1 Cor 15:50 ... carne e sangue no podem herdar o Reino de DEUS... Atravs da cruz, DEUS extinguiu a velha criatura maculada no Eden. Nossa natureza impura tambm morreu com ELE. DEUS no permitir que (estando mortos) tenhamos qualquer experincia crist em nossa velha natureza carnal. NADA fora de JESUS.

10

ELE nos prometeu a vida RESURRETA de JESUS em ns. medida que passamos a confiar nesta vida resurreta de JESUS em ns, os seus prprios atributos comeam a se manifestar em nossas vidas. Ento vimos passos definidos para receber o batismo do ESPRITO SANTO: 1. 2. 3. 4. Ter um verdadeiro desejo Fazer o pedido importuno ao prprio JESUS para que nos conceda esse DOM. Arrependimento verdadeiro, perdo e afastamento COMPLETO da velha vida. Nossa vontade deve se concentrar em OBEDECER e procurar usar nossas vidas no ministrio a outros. ( claro que fora dos horrios de trabalho para as que estam empregadas)

Tambm s podemos receber o ESPRITO SANTO atravs de uma F genuna, ligada inteiramente a JESUS. At 2:32-33 diz que a vinda do ESPRITO SANTO no Pentecostes e desde ento o resultado da exaltao, glorificao e coroao de JESUS no cu. Watchman Nee, um conhecido intrprete da Bblia, no seu livro A vida crist normal diz que o ESPRITO SANTO no foi derramado em ns para provar como somos grandes o merecedores, mas para confirmar a grandiosidade do filho de DEUS. A partir do memorvel dia de Pentecoste, dia em que, segundo a pregao de Pedro, cumpria-se a promessa de DEUS dada atravs de Joel 2:28-32, o ESPRITO SANTO faz-se presente cada dia na igreja, primeiro em Jerusalm, depois em Samaria e, aps, por toda a terra em todos os anos que se seguiram, chegando at nos. Segundo Atos 2:4, a primeira expresso da presena do ESPRITO SANTO nos crentes foi e passaram a falar em outras lnguas. A partir da, o ESPRITO SANTO manifestou-se de formas diferentes e variadas nos crentes: 1. Vindo a pessoas que o pediam (At 8:15) 2. Vindo por imposio de mos (At 8:19) 3. Trazendo palavra (At 4:8) 4. Dando sabedoria (At 6:3, 10) 5. Falando aos discpulos (At 8:29; 28:25) 6. Arrebatando uma pessoa (At 8:39) 7. Confortando (At9:31) 8. Caindo sobre pessoas (At 10:44-45) 9. Direcionando (At 11:12; 13:2-4; 14:16) 10. Batizando (At 11:16) 11. Enchendo vidas (At 11:24; 13:29) 12. Fazendo as pessoas transbordarem de alegria (At 13:52) 13. Profetizando (At 20:23) Lembrando que no mesmo livro de Atos vemos que infelizmente podemos mentir ao ESPRITO SANTO (At5:3); tent-lo (At 5:9) e at resistir a ELE (At 7:51). E como tnhamos visto antes podemos entristec-lo (Ef 4:30) e at apag-lo (1 Tes 5:19) Fica evidente que o ESPRITO SANTO no pode ser classificado, nem previsto, nem manipulado, e que seria melhor que no tentemos isso pois quem poderia controlar o vento? Jesus falando para Nicodemos em Joo 3:8.

11

ORAR para que o SENHOR nos de a FOME e a SEDE necessaria para PEDIR, BUSCAR e BATER com PAIXO e ORAR com IMPORTUNA PERSISTENCIA SEMANA 4 Como j falamos antes, a tarefa do CONSOLADOR apontar e revelar JESUS. No devemos exigir provas instantneas de que fomos batizados, pois precisamos andar pela F. ELE inevitavelmente ir se revelar em ns pelos seus traos de personalidade, maneiras, obras e palavras. Devemos evitar exigir uma experincia altamente emocional ou dramtica como prova inicial do batismo do ESPRITO SANTO. Lembremos que o SENHOR no precisa provar NADA a ns. Se ELE nos concede uma evidncia dramtica, timo; seno simplesmente aguardemos a vontade dELE quanto a qualquer manifestao. O poder de testemunhar eficazmente a outros sobre JESUS a mais valiosa manifestao da presena do ESPRITO SANTO. O fruto do ESPRITO SANTO seu carter dentro de ns - tambm uma boa evidncia autntica e maravilhosa de sua presena. Ler Lucas 11:11-13 Nos s vezes tendemos a resistir aos impulsos interiores do ESPRITO SANTO porque suspeitamos que aquilo que DEUS quer para nosso prprio bem seria to desagradvel quanto uma colher de oleo de fgado de tubaro. Mas somente experimentando um andar dirio com o ESPRITO SANTO poderemos verificar que justamente o contrrio. muito importante e vantajoso dar ouvidos a orientao amorosa do CONSOLADOR que vem de vrias formas: impulsos, sugestes, constrangimento, represso. TODAS ns sentimos essas coisas as vezes, mas precisamos da prtica da experincia diria para ouvir a voz do ESPRITO SANTO. O ESPRITO SANTO tambm nos proporciona meios de testar essas direes interiores pois a voz do ESPRITO SANTO JAMAIS nos levar a fazer algo suspeito, desonesto, impuro, cruel, ou egosta, no sentido de ferir a outros. Tambm JAMAIS dir qualquer coisa contrria s Escrituras. Porque DEUS no se contradiz. Um dos DONS especiais do CONSOLADOR o do discernimento de ESPRITOS. ELE prometeu que TODO grupo de fiis teria um ou mais com esse DOM para benefcio de todos, para o bem comum. (1 Cor 12:4-10) Nada ir fortalecer mais a nossa F nem convencer-nos do eterno AMOR de DEUS como esse andar DIRIO com o ESPRITO SANTO. ELE se interessa at pelos pequenos detalhes. ELE aplainar as dificuldades segundo diz Isaias 49:11 Transformarei TODOS os meus montes em caminhos, e as minhas veredas sero alteadas. ELE se preocupa com o lugar em que estamos em cada momento especfico. Contudo o ESPRITO SANTO no pode guiar-nos enquanto insistimos em descobrir nosso prprio caminho. Seria como se tateando no escuro, pudssemos fazer uso de uma

12

lanterna para iluminar o caminho, mas a recusssemos PREFIRINDO seguir tropeando e riscando um fsforo atrs de outro. Procurar controlar TUDO por ns mesmos, FORANDO situaes como fazem os que ignoram TUDO sobre a orientao divina, algo que NO tem lugar na vida guiada pelo ESPRITO SANTO. Ento a frmula para uma vida significativa se acha em Tiago 4:10 Humilhai-vos na presenca do SENHOR, e ELE vos exaltar. Se ns estivssemos DISPOSTOS a aceitar a ajuda do ESPRITO SANTO e ouvir a sua voz, MUITOS dos males, dificuldades e acidentes que nos sucedem seriam evitados. Prov 1:33 diz Mas o que me der ouvidos habitar seguro, tranquilo e sem temor do mal. No momento em que nascemos de novo, recebemos ouvidos espirituais (um novo aparelho receptor) que nos capacitam a ouvir a sua voz. O Senhor nos ajuda e livra em tempos de perturbao. Is 43:2 diz Quando passsares pelas guas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles no te submergiro; quando passares pelo fogo, no te queimars, nem a chama arder em ti. E tambm o ESPRITO SANTO, semelhantemente nos assiste em nossa fraqueza como fala Rom 8:26. A traduo literal do termo grego paraclete pode ser interpretada de vrias formas como tcnico de um time algum a mo algum a nosso lado algum ao lado para ajudar algum com quem contar na emergncia Em Joo 15:5 diz que porque sem mim apartados da UNIO vital comigo NADA podeis fazer. Essa breve declarao de JESUS quanto a nossa condio humana mostra perfeitamente por que precisamos to desesperadamente do ESPRITO SANTO como CONSOLADOR. No momento em que nos sentimos mais capazes de enfrentar a vida SOZINHOS quando mais necessitamos de ajuda de JESUS atravs do ESPRITO SANTO. Parte da ajuda do ESPRITO SANTO tem a finalidade de livrar-nos de muitos detalhes da vida diria no para nos tornar preguiosos, mas para que possamos realizar tarefas mais importantes para ELE e ajudar outras pessoas. Na verdade quando permitimos que o ESPRITO SANTO opere atravs de ns, prestando servio a outros, vamos ficar to ocupados que sem dvida precisaremos grandemente da ajuda prtica do ESPRITO SANTO. Fil 4:19 resume isso assim: E o meu DEUS, segundo a sua riqueza em Glria, h de suprir (satisfazer ao mximo), em CRISTO JESUS, cada uma de vossas necessidades. Em Joo 14:26 diz Mas o Consolador, o ESPRITO SANTO a quem o PAI enviar em meu nome, esse vos ensinar TODAS as coisas e vos far LEMBRAR de TUDO o que vos tenho dito. Nosso andar dirio com o ESPRITO SANTO nos mostra como aplicar os princpios das Escrituras na nossa vida prtica.

13

O ESPRITO SANTO tem prazer em nos mostrar o que fazer a respeito de objetos perdidos por exemplo... etc Tambm que quando formos na presena de reis e governadores, por causa do meu nome... Assentai, pois, em vosso corao de no vos preocupardes com o que haveis de responder; porque eu vos darei boca e sabedoria a que no podero resistir, nem contradizer todos quantos se nos opuserem. Segundo Lc 21:12-15 (ler) Tentemos ento ter o CONSOLADOR como nossa memria comeando com pequenas necessidades dirias. medida que descobrimos como ELE capaz e digno de confiana, medida que ns relaxarmos e confiarmos mais nELE, iremos encontrar na sua PESSOA um companheiro de inestimvel valor. E a ns perguntaremos como foi que conseguimos viver sem ELE algum dia... Salmo 68:19 diz Bendito seja o SENHOR que dia a dia leva o nosso fardo. DEUS a nossa Salvao. O CONSOLADOR pode tambm modificar nossos desejos, inclinaes e hbitos. 2 Cor 3:18 diz E todos ns... somos transformados, de glria em glria, na SUA prpria imagem, como pelo SENHOR, o ESPRITO SANTO. Mas ELE so poder fazer isto se confiarmos suficientemente nELE, para nos colocar em suas mos. Paulo nos afirma em Rom 8:14 Pois TODOS os que so guiados pelo ESPRITO SANTO de DEUS so filhos de DEUS. Logo no versiculo 15 ele diz que isso NO significa um ESPRITO de escravido, para viverdes outra vez atemorizados. Pelo contrrio esse o ESPRITO de adoo baseados no qual clamamos: ABA PAI. Rom 12:2 tambm diz No se amoldem ao padro deste mundo, mas transformem-se pela renovao da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a BOA, AGRADVEL e PERFEITA VONTADE de DEUS. Mas o problema que s vezes ns no estamos preparados para tal perfeio. Em alguns pontos, cada uma de ns ainda quer se arrastar na lama da mediocridade. Nossos gostos precisam ser educados em direo ao alto. E para isto podemos confiar no ESPRITO SANTO, em sua obra de renovao e transformao, que faz de ns filhos e filhas dignas do REI. Ler Ef 4:22-32 e meditar nesse texto. como pecadores que recebemos a CRISTO para a salvao e somos batizados na gua. E ento como filhos que recebemos o batismo do ESPRITO SANTO. Joo Batista faz claramente essa distino quando diz em Mat 3:11 Eu vos batizo com gua para ARREPENDIMENTO; mas aquele que vem depois de mim... vos batizar com o ESPRITO SANTO e com fogo. S poderemos andar em plena novidade de vida, quando passarmos por essas duas experincias. Rom 6:4 diz para que... andemos ns em novidade de vida. A vida passada, a velha maneira de viver e abandonada, morta e Crucificada com CRISTO. E para substituir a velha vida natural, a vida divina consente em habitar no mais humilde abrigo - o nosso corao. Enquanto o ESPRITO SANTO no habitar assim em ns,

14

a novidade de vida de que o apstolo Paulo fala to frequentemente no passar de uma simples teoria, fugindo de ns. Uma vez que tenhamos nascido de novo e recebido o ESPRITO SANTO, que podemos esperar? Estudemos e meditemos em casa GALATAS 5 onde Paulo descreve a lista de traos positivos de carter que devem ser comuns a TODOS os que recebem o ESPRITO SANTO: AMOR, ALEGRIA, PAZ, LONGANIMIDADE, BONDADE E FIDELIDADE, NO JULGAR NOSSOS SEMELHANTES, PERSEVERANA, MANSIDO E DOMINIO PRPRIO. Quando permitimos que o ESPRITO SANTO desenvolva em ns esses traos positivos, ento assim como JESUS quando criana, ns tambm cresceremos em sabedoria... e graa diante de DEUS e dos homens. Segundo Lc 2:52 Tem tambm mudanas que o ESPRITO SANTO ir fazer que varia de pessoa a pessoa.

REFLETIR, ORAR e PEDIR o BATISMO do ESPRITO SANTO para obter o FRUTO do ESPRITO SANTO SEMANA 5 Quando o CONSOLADOR vier convencer o mundo do PECADO. A que pecado se referia? Quando JESUS falou da obra persuasria do ESPRITO SANTO no mencionou os pecados que normalmente vem a nossas mentes... De fato, ELE uso o termo pecado no SINGULAR, e depois passou a definir pecado como INCREDULIDADE porque nao creem em mim. INCREDULIDADE dizer a DEUS que ELE um mentiroso!!! A maioria de ns no pensa na INCREDULIDADE como sendo pecado. Na verdade, algumas vezes at nos orgulhamos dela, chamando-a de resistncia superstio e crendice tola, pensando en nosso cetisismo como se fosse sofisticao. Por que ento, as Escrituras no s chamam a INCREDULIDADE de PECADO, como tambem de toda ORIGEM do pecado, o pecado que abrange todos os demais:

15

Porque, pela descrena, rejeitamos JESUS CRISTO, quem ELE , tudo o que representa o motivo de sua vinda a trra. Foi desse pecado que o ESPRITO SANTO convenceu 3000 pessoas no dia de Pentecostes, atravs do segundo sermo pregado por Simo Pedro. Bruscamente, Pedro os acusara de rejeitar o SENHOR da vida: Vs o matastes, crucificando-o por mos de inquos. Como resultado , compungiu-se-lhes o corao e perguntaram ansiosos: Que faremos, irmos? (ver Atos 2:23-37) Toda vez que rejeito a capacidade de JESUS para resolver qualquer problema meu, eu rejeito como SENHOR da vida tanto quanto os 3000 do dia de Pentecostes o haviam feito. ELE alegou ser o SALVADOR, capaz de salvar-nos de qualquer pecado, servido o dificuldade. Ao negar isso no tocante a qualquer um de meus problemas, estou chamando JESUS de mentiroso e charlato um falso profeta to verdadeiramente quanto o fizeram aqueles que no passado clamaram por sua morte diante de Pilatos e fincaram-lhe os pregos. De volta ao jardim do den a serpente diz a Ado e a Eva: No creia em DEUS. ELE est na verdade tentando enganlo e impedindo-o de ser feliz. Afinal de contas, voc sabe melhor do que ningum qual a sua situo. No tema seguir seu prprio raciocnio. Toda vez que seguimos o conselho tortuoso e envolvente da serpente, revelamos instantaneamente a raiz da nossa natureza precaminosa. Ela tem muitos tentculos, entre os quais esto nossa rebelio contra DEUS, nossa obstinao em seguir nosso prprio caminho e a nossa arrogncia. Como o homem se torna rdiculo quando coloca as limitaes patticas de sua mente finita e seu julgamento mesquinho contra a sabedoria infinita do CRIADOR. A diferena aqui que pensamos no pecado como uma transgresso de leis, enquanto JESUS o considera uma servido. JESUS veio terra, conforme anunciou no incio do seu ministrio pblico, com o propsito expresso de libertar a todos os escravos do pecado, e no de conden-los. Ler Lc 4:18 e refletir At que nos vejamos como escravos em muitas reas especficas, e como tal necessitamos de libertao e salvao, no iremos evidentemente precisar do SALVADOR. O perigo est ento em nos aproximarmos de JESUS, no como de um SALVADOR mas como de um Papai Noel, interessados nas boas ddivas que ELE pode nos dar. A verdade que no cresceremos na vida crist, enquanto estivermos algemados pela INCREDULIDADE. Onde quer que procuremos apoio, enquanto no crermos que JESUS nosso SALVADOR para qualquer problema sade, sexo, dinheiro, emprego, relacionamentos humanos tensos ou rompidos, etc ELE nada poder fazer por ns. Ficaremos estagnados e no chegaremos a lugar nenhum, at que o ESPRITO SANTO tambm nos convena de que a incredulidade pecado. Devemos pr de lado todas as desculpas; confessar que nossa falta de confiana em JESUS pecado; dar ao ESPRITO SANTO permisso para levar-nos ao arrependimento nesse sentido, at mesmo no nvel emocional; reivindicar a promessa de perdo e purificao de DEUS (1 Joao 1:9)

16

O CONSOLADOR jamais violenta o livre-arbtrio do homem. ELE tem um respeito supremo pela nossa individualidade. O ESPRITO SANTO e os poderes das trevas esto em completa oposio. Satans despreza nossa individualidade e busca ansiosamente tirar de ns TODA LIBERDADE de deciso. Satans nos quer como escravos; o CONSOLADOR quer libertar-nos. 2 Cor 3:17 diz Ora, o Senhor o Esprito; e, onde est o Esprito do Senhor, a h LIBERDADE. Isso nos fornece, a medida tanto do valor que DEUS d s criaturas feitas sua prpria imagem, como da humildade de JESUS que a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo. (Fil 2:7) Primeiro, a liberdade de escolha da vontade humana um dos dons mais preciosos que nos foram concedidos por DEUS. Assim sendo, o CONSOLADOR aguarda nosso CONSENTIMENTO. Segundo, a par da humildade de JESUS, o CONSOLADOR aguarda para ver at que ponto ELE bem-vindo; quo sinceramente queremos sua ajuda, a fim de que, atravs de ns, ELE possa auxiliar a outros. Essa surpreendente humildade indica que o ESPRITO SANTO se coloca realmente a disposio de nossa vontade. O ESPRITO SANTO vir a ns e nos encher apenas at o ponto em que desejarmos. ELE insiste em ser um hspede bem-vindo em nosso corao, nunca um transgressor ou intruso. Lembrando que podemos, no momento em que assim o desejarmos, afastar esse hspede simptico e corts da porta de nosso corao. Podemos tambm entristec-lo com atitudes erradas, fazendo com que se retire (Ler Ef 4:25-32) Isto deve nos fazer pr um fim a nosso medo de perder a nossa individualidade para o CONSOLADOR e perguntar-nos at que ponto o desejamos? Quanto dele desejamos receber? Que limitaes estamos colocando sobre ELE? medida que nossa disposio e receptividade crescerem, iremos tambm experimentar uma repetio de sua plenitude. Isso acontece quando passamos a exercer o ministrio. Receberemos o ESPRITO SANTO em medidas especiais nas situaes difcieis, que jamais poderamos vencer sozinhos. As Escrituras tambm nos adverten freqentemente que um corao endurecido sinal de GRANDE CONFLITO entre ns e DEUS. aqui onde nosso esprito eterno est ento em perigo... 1. JESUS nos disse que a dureza de corao a causa principal do divrcio (Mat 19:8) 2. Foi a dureza de corao que manteve os israelitas vagando no deserto durante quarenta anos, fazendo com que toda a gerao que saiu do Egito perdesse a Terra Prometida (Sal 95:8; Heb 3:7-11) 3. Somos advertidos de que o simples fato de brincarnos com o pecado ou abrigarmos deliberadamente pequenas faltas em nossa vida resulta em uma acelerao do processo de endurecimento (Heb 3:13; Efe 4:17, 30-32) 4. JESUS tornou claro que at mesmo para os bons o orgulho farisaico resulta em srio endurecimento do corao (Mar 3:5; 8:17; Rom 2:1-5) Devemos TEMER esse processo de endurecimento, acima de qualquer outra coisa. O ardente corao de carne que o ESPRITO SANTO derrama em ns ir ALGUMAS VEZES

17

provocar lgrimas admitidas francamente, sem nenhuma timidez porque agora reconhecemos a sua fonte. O mesmo se deu com JESUS: 1. ELE chorou sobre a cidade de Jerusalm, por ser uma cidade cheia de dio e violncia, no conhecendo as coisas devidas paz. (Luc 19:41-42) 2. ELE chorou junto ao tmulo de seu amigo Lzaro, compadecendo-se de seus amigos queridos. (Joao 11:34-36) medida que comeamos a viver e andar no ESPRITO, descobrimos que freqentemente as lgrimas precedem alguns dos maiores MILAGRES de DEUS. Em tais ocasies, as lgrimas so a evidncia de que o ESPRITO SANTO ali est, movendo-se em poder. certo que existem lgrimas que no so do ESPRITO SANTO, mas apenas da alma e das emoes lgrimas de raiva, de frustrao, de auto-piedade, ou para chamar ateno. Mas em pouco tempo aprendemos a reconhecer a diferena e a dar valor emoo sincera como sinal de um corao em que habita o ESPRITO SANTO. O corao quebrantado pode ser uma verdadeira ferida aberta, em carne viva. O que perigoso para ns e entristecer o ESPRITO SANTO acima de tudo, quando resistimos s emoes e permitimos que o endurecimento penetre como uma blindagem protetora. Deixe que eu cuido do seu sofrimento, o ESPRITO SANTO nos diz. O corao amoroso de DEUS mais penetrante do que jamais poderia ser o amor de qualquer me. Isa 66:13 diz Como algum a quem sua me consola, assim eu vos consolarei... Se o seu consolo se limitasse piedade ou comiserao, isso nos levaria auto-piedade, que no ajuda em nada. Mas o consolo do ESPRITO SANTO, pelo contrrio, nos encoraja, nos capacita a enfrentar as tenses e exigncias da vida. O ESPRITO SANTO se torna ento nosso capacitador no um colcho de penas, mas sim ao em nossa espinha, a fim de resistirmos a TODA TRISTEZA, perplexidade e decepo. Hannah W. Smith no seu livro A Benignidade de DEUS escreve: Vejo agora que, se tomasse o amor abnegado de todo o corao materno do mundo inteiro, e o empilhasse, multiplicando-o milhares de vezes, ainda assim obteria apenas uma vaga idia da benignidade de DEUS. Hannah viu que at mesmo o termo perdido traz consolo pois: Nada pode perder-se sem ter pertencido a algum, e estar perdido significa apenas no ter sido ainda encontrado. A ovelha perdida ainda ovelha, e no lobo; o filho perdido continua tendo o sangue de seu pai nas veias... Uma me que perdeu o filho, no sente nenhum consolo, enquanto no for encontrado. Ser DEUS ento mais indiferente que uma me? (REFLETIR em orao) Talvez algum dia nos perguntamos por que um DEUS onipotente, conhecendo as nossas necessidades, no pode supri-las sem esperar pelas nossas oraes? ELE podera, naturalmente, mas no esse o plano DELE para seus filhos nesta terra. Em lugar disso, ousou preparar as coisas de tal maneira, que na verdade depende de NS

18

no sentido de que nossas ORAES sejam NECESSRIAS e EXTREMAMENTE IMPORTANTES para a realizao da SUA vontade no mundo. Rom 8:26-27 diz que ...o mesmo Espirto intercede por ns... segundo a vontade de DEUS... JESUS saba que no sera possvel entrar no pleno segredo da resposta orao enquanto o CONSOLADOR no viesse. E Joao 16:24 diz que At agora nada tendes pedido em meu nome (isso , apresentando tudo o que sou); pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa. At agora refere-se glorificao iminente de JESUS. E a vinda do CONSOLADOR no Pentecostes. Nessa ocasio, o plano redentor de DEUS seria completado: DEUS PAI receberia nossas peties no trono da graa e misericrdia; JESUS glorificado seria nosso ADVOGADO e SUMO SACERDOTE perante o PAI; o ESPRITO seria o AUXILIADOR dentro de ns, para nos mostrar como apresentar nossas peties, para que sejam feitas segundo a vontade de DEUS, sendo assim respondidas. (1 Joao 5:14) Nossa carne tao contrria orao, que a primeira tarefa do CONSOLADOR criar em ns at mesmo - o DESEJO DE ORAR. tambem tarefa do ESPRITO SANTO mostrar-nos os impedimentos no caminho de uma determinada petio qualquer interesse egosta, desejo de domnio, ressentimento ou pecado no confessado, etc. Tambm ELE quem nos d a F para orar. Quando procuramos ativamente a ajuda do ESPRITO SANTO, nossa vida de orao transformada. Doris enfrent na adolescencia abuso sexual do padrasto e o ESPRITO trouxe luz o terror e sofrimento que ela enfrentou durante uma reunio na igreja. Esse trauma da infncia tinha prejudicado o relacionamento de Dris com o marido, assim como com qualquer outro homem, sendo indiscutivelmente um dos fatores que resultaram em grave molstia fsica. Doris recebe mediante uma especie de Veredas Antigas uma cura milagrosa das recordaes. Ela porm morreu no mes seguinte. A nica concluso possvel que o ESPRITO SANTO sabendo o que estava por vir, deu a ltima oportunidade a Dris para se desfazer dos escombros deixados por Satans. Ela foi a encontrarse com o SENHOR livre e jubilosa! E ns olhando cruz para explicaes. nossa volta esto aqueles que se encontram algemados, presos a TEMORES e prejudicados por doenas. JESUS quer conceder-lhes LIBERTAO e ALEGRIA, mas ELE aguarda pelas nossas ORAES. Nosso prazer debe estar NELE pois o SEU prazer ajudar-me... como diz Sal 37:4 Agradate do SENHOR, e ELE satisfar os desejos do teu corao.

19

REFLETIR, ORAR e PEDIR a DEUS que nos ajude na nossa INCREDULIDADE (Marcos 9:14-24) e que nos d o desejo de ORAR SEMANA 6 Efe 1:3 diz Bendito o DEUS e PAI de nosso SENHOR JESUS CRISTO, que nos TEM ABENOADO com TODA sorte de beno espiritual nas regies celestiais em CRISTO. Isso quer dizer que DEUS j nos abenoou!! As riquezas j foram creditadas em nossa conta e esto a nossa espera. Por essa razo quando no aproveitamos os privilegios de estarmos juntos em qualquer e TODA oportunidade (Segundas, Quartas, Domingos, Encontro Casais, Chas, Cafes, etc) simplesmente adiamos as benos NO as perdemos. Na vida terrena o filho geralmente tem de aguardar a morte do pai antes de herdar a parte dos bens paternos que merece. Mas, na vida espiritual, a morte que trouxe a nossa herana teve lugar no Glgota (no Calvario) h 2000 anos. No h mais necessidade de suplicar a DEUS que mude uma circunstncia indesejvel ou nos conceda algo que necessitamos desde que a resposta j est guardada para ns. Nossa petio precisa apenas concentrar-se na revelao: SENHOR, abre meus olhos para eu ver o que se encontra al. Tira as vendas de meus olhos. Ou mostrame as mentiras nas que estou acreditando e me perdoa por acreditar nelas. Nosso pedido em orao para um movimento SOBERANO por parte de DEUS, no atravs de uma troca ou modificao das circnstancias exteriores, mas de uma REVELAO INTERIOR. A orao se transforma em uma espera NELE por essa percepo. Quando a percepo chega, ento a F segue-se to seguramente como o sol se levanta cada manh. Esse conhecimento completamente diverso das tcnicas de F do tipo faa voce mesmo- pegue e faa. Quantas vezes intentamos abafar nossas dvidas rejeitando o negativismo e nos concentrando nas coisas positivas para procurar dar corpo a essa f? Mesmo assim, todos esses recursos HUMANOS esto anos luz de distncia do tranqilo conhecimento de JESUS, quem operou poderosos milagres. Quando o Consolador coloca ento um cuidado especial no nosso corao, nossa parte pedir-lhe que abra nossos olhos espirituais e nos d a necessria REVELAO. O passo seguinte ser dado pelo CONSOLADOR. Para ns, como ELE fez para JESUS, o CONSOLADOR quem traz a REVELAO, aquele que nos capacita a ver o objeto da orao como JESUS o v. E quando oramos por cura lembremos que a doena NUNCA foi e NUNCA ser natural. A SADE o normal e natural e o que queremos para nossos maridos, filhos e demais amados. A idia de qualquer doena da infncia ser natural ou aceitvel uma mentira de Satans, a qual foi passada de gerao a gerao. Temos sim enfermidades fsicas causadas por muitos motivos vlidos mas temos muitas que so espirituais e devemos rechazar e reprender elas no nome de JESUS.

20

DEUS sem dvida alguma um DEUS de milagres e ELE soberano sobre TODAS as coisas e ELE pode SIM mudar sentenas e situaes como lemos sobre o Rei Ezequias e outros na Biblia. O ESPRITO SANTO antegozo e penhor da inmortalidade. medida que comeamos a VIVER e ANDAR no ESPRITO, descobrimos que cada dom maravilhoso que ELE nos concede uma amostra daquilo que ser multiplicado mil vezes na vida eterna por vir. SUA PALAVRA empenhada a certeza da nossa vida eterna como diz em Joo 5:24 Eu lhes aseguro: quem ouve a minha palavra e cr naquele que me enviou tem a vida eterna e no ser condenado, mas j passou da morte para a vida. E tambm Efe 1:1314 que diz ... vocs foram selados em CRISTO com o ESPRITO SANTO da promessa, que a GARANTA da nossa herana at a redeno daqueles que pertencem a DEUS , para o louvor da SUA GLRIA. A ALEGRIA tambem nos foi prometida junto com todas as outras caratersticas do FRUTO do ESPRITO SANTO. Em 1 Tes 1:6-7 diz ... pois, apesar de MUITO sofrimento, receberam a palavra com ALEGRIA que vem do ESPRITO SANTO. Assim tornaram-se modelo para TODOS os crentes... Tambem vemos em Isa 61:3 e 7 que diz e dar a TODOS os que choram em Sio uma bela coroa em vez de cinzas, o LEO DA ALEGRIA em vez de pranto, e um manto de LOUVOR em vez de esprito deprimido... e ao invs da humilhao, ele se REGOZIJAR em sua herana; pois herdar poro dupla em sua terra, e ter ALEGRIA. A ALEGRIA do ESPRITO SANTO algo muito profundo... A promessa no que o cristo viver apenas em circunstncias propcias, mas que o CONSOLADOR nos d o DOM SOBRENATURAL da alegria em qualquer situao. O livro de Atos est salpicado de declaraes sobre o jbilo irreprimvel desses primeiros cristos: Dividiam seus alimentos com alegria; estavam constantemente louvando a DEUS; E os discpulos estavam cheios de jbilo e do ESPRITO SANTO. Enquanto observamos Paulo e Silas sendo presos em Filipos, recebendo muito aoites e sendo depois lanados no crcere com os ps no tronco, vemos com grande surpresa a ALEGRIA do ESPRITO SANTO no controle dessa situao: Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a DEUS, e os demais companheiros de priso escutavam. No haba NADA de natural em orar e louvar a DEUS com os ps presos no tronco. A alegria genuna em tais circunstncias evidentemente impossvel para ns, seres humanos; trata-se claramente de algo SOBRENATURAL. JESUS porm, NUNCA nos prometeu um dom de alegria humana, enviado a ns como um pacote. Pelo contrrio, sua promessa foi esta: Tenho-lhes dito estas palavras para que a minha ALEGRIA esteja EM vocs e a alegria de vocs seja COMPLETA. (Joo 15:11) A promessa de que receberemos a ALEGRIA do prprio JESUS. Mediante o ESPRITO SANTO, o SENHOR RESURRETO e GLORIFICADO habitar em nosso corao frio, e com ELE vir a SUA ALEGRIA.

21

Lembremos que o trabalho de JESUS no era fcil. JESUS pasaba seus dias olhando para dentro de olhos torturados pela dor e, em resumo, libertando com prazer homens e mulheres do cativerio do inimigo. Essas eram tarefas jubilosas, porque o SENHOR da vida tinha averso pela doena, inimizades, insanidade e morte. Assim, dia a dia, ELE deixou atrs de si uma serie de VITRIAS. E a maior de TODAS as vitrias o aguardava - a CRUZ. Uma das mais belas descries de JESUS no NT diz Amas a justia e odeias a iniquidade; por isso DEUS, o teu DEUS, escolheu-te dentre os teus companheiros, ungindo-te com leo de ALEGRIA. Heb 1:9 O autor de Hebreus est dizendo que JESUS de Nazar possua o DOM da ALEGRIA como nenhum outro ser humano. E se ns vamos nos parecer cada vez mas a ELE, e andamos NELE, ento essa ALEGRIA est a nossa disposio. JESUS, pouco antes do Pentecostes disse em Joo 16:16-17, 22 Mais um pouco e j no me vero; um pouco mais, e me vero de novo... O que ELE quer dizer com isso... mas eu os verei outra vez, e vocs se alegraro, e NINGUM lhes tirar essa alegria. Como ento recebemos a ALEGRIA do ESPRITO SANTO? Estejamos preparadas para receber-a quando enfrentamos problemas e adversidades e no quando tudo vai bem. Essa ser nossa oportunidade de reivindicar nossa parte na herana que temos como filhos do REI. Para isto, temos de permitir que JESUS nos d a sua perpectiva da nossa situao. As doenas, a m vontade, os acidentes, a pobreza, a injustia, os lares destrudos continuaram conosco, pois no mundo yaz o maligno e h ainda muito refugo; sobras que ficaram da obra destruidora de Satans. Uma vez que tenhamos pedido e recebamos o DOM do ESPRITO SANTO, teremos nos alistado na turma da limpieza, ento seremos alvo no s da nossa parte das dificuldades que concernem a nossa humanidade (Joo 16:33) No mundo tero aflies..., nossas ms decises, mas tambm dos dardos inflamavis especiais que Satans reserva para todos os GUERREIROS do ESPRITO SANTO. Tambm no podemos receber NADA de DEUS nem crescer na vida crist SEM F. Em uma das maiores promessas que JESUS nos deixou, ele ligou TUDO a F em Mat 21:22 quando disse E TUDO quanto piderdes em orao, CRENDO, recebereis. A palavra certeza no grego tem o sentido de ao. Assim sendo, uma melhor traduo seria: A F a CONSUBSTANCIAO das coisas esperadas. Nossa limitao humana que nos falta o equipamento adequado para dar forma concreta aos fatos divinos pois nossos 5 sentidos so inteis no mundo espiritual. A F nos salva neste impasse. DEUS ordenou as coisas de forma tal que a F a nica faculdade capaz de nivelar a diferena entre nossa humanidade limitada e o mundo real do ESPRITO SANTO de DEUS. A F se torna em olhos, ouvidos, tato e at mesmo em sabedoria e compreenso de nosso esprito interior. Somente atravs dessa F os fatos reais de DEUS relativos s benos particulares podem se tornar reais em nossa vida. Por essa razo a nossa F precisa estar SEMPRE no tempo presente (indicando uma ao completada), em contraste com a esperana que est sempre no futuro. Assim como JESUS falou em Mar 11:24 quando diz Por isso vos digo que TUDO quanto em orao pedirdes, crede que recebestes, e ser assim convosco.

22

Nada mais importante aos olhos de JESUS do que o fato de cada uma de ns estabelecer e ativar um relacionamento pessoal com ELE pois assim obteremos a F que precisamos para substancializar em nossas mentes o fatos divinos. Essa revelao o trabalho especfico do ESPRITO SANTO segundo Joo 14:26, Lc 21:12-15 e Joo 16:14-15. Devemos sempre buscar essa revelao perguntando assim: Senhor, orienta-me sobre isso. O que queres dizer-me? Senhor afasta o vu da carne e d-me um vislumbre do mundo espiritual. Permite que veja essa situao atravs dos teus olhos. O que te agradaria que eu fizesse? Aguardo a tua palavra. Se a nossa expectativa baixa o no existente, se no acreditamos no que pedimos... a PALAVRA diz que ser feito de acordo a NOSSA F... DEUS quer que ponhamos nossa F nele. Quo duro para nos mes escutar de nossos filhos: Eu te amo me mas eu no acredito em NADA que voc diz. Mais isso exatamente o que fazem muitos filhos de DEUS ainda. Mar 16:17-18 diz Estes sinais acompanharo aqueles que crem: em MEU NOME expulsaro demnios; falaro novas linguas, pegaro em serpentes; e se beberem algum veneno mortal, no lhes far mal nenhum; imporo as mos sobre os doentes, e estes ficaro curados. Muitas curas autnticas mediante a orao apresentam-se como um processo gradual, em lugar de um milagre instantneo pois a cura completa exige tempo e persistencia na orao. Em 2 parbolas separadas, JESUS recomenda a perseverana. (Lc 11:5-13 e 18:1-8). JESUS tambm nos deixou o exemplo do cego em favor de quem o proprio JESUS teve necessidade de orar 2 vezes por ele. (Mar 8:22-26) LR DEUS quer que TODAS ns creiamos que ELE deseja a sade e que avancemos para uma experincia nova, fervorosa e perseverante de orao. ELE quer nos usar a TODAS! Um dos ensinamentos mais fundamentais da f crist a segurana do AMOR de JESUS por ns. Mas saber do AMOR de JESUS atravs das ESCRITURAS un conhecimento mental e nossa percepo desse AMOR deve ser mais do que isto para aquecer nossos coraes para poder assim prostrar-nos de joelhos em grata adorao. O AMOR de JESUS algo a ser experimentado, e somente o ESPRITO SANTO pode fazer-nos sentir esse imenso e ETERNO AMOR. Ao comear a comprender o que significa o verdadeiro louvor, aprendemos que a orao pode ser adorao ao SENHOR e no apenas o ato de pedir coisas. Expressamos nosso AMOR por ELE pondo em prtica Joo 14:23 e perguntando: SENHOR, qual deciso nesse assunto te agradaria mais? Esse amor no algo que podemos fabricar em ns repitendo para ns mesmas e para outros eu sou muito amorosa pergunta para qualquer um eu fao tudo com amor pois depois atacamos a outros com julgamentos errados ou com falta de respeito ou murmuramos. Em 2 Tim 3 vemos que os homens sero egoistas, sem domnio propio, ... tendo aparncia de piedade. Ou seja podemos parecer muito amorosas o bondosas pero na verdade podemos estar ocultando magoas e feridas que nos fazem errar o tempo todo nos nossos relacionamentos com outros.

23

O poder motivador que nos leva a partilhar o AMOR de JESUS, partilhando nossa essncia com outros em comunicao de esprito para esprito uma obra realizada em ns pelo ESPRITO SANTO pois somente ELE pode acender a sua chama em nossos coraes fros. O ESPRITO SANTO precisa que ns estejamos simplesmente dispostas para ser instrumentos desse AMOR SOBRENATURAL. Tambm recebemos PAZ atravs do CONSOLADOR como diz em Fil 4:7 e em Joo 14:27. A PAZ que JESUS nos d no depende de nenhuma circunstncia externa pois ELE a concede em meio maior atividade, tenso ou dificuldade, ou mesmo sofrimento, enquanto a tempestade ruge nossa volta. Nenhum de ns pode passar pela vida sem encontrar crises que suscitem emoes que no podemos controlar sozinhos. Mas temos de saber a respeito da nossa herana como FILHOS de DEUS para que possamos reivindic-la. A PAZ que excede TODO entendimento uma parte especialmente preciosa dessa herana que nenhuma de ns pode desprezar. ORAR e pedir a DEUS por REVELAO, a ALEGRIA, a PAZ E o AMOR de JESUS e que aumente nossa F SEMANA 7 O ESPRITO SANTO e a COMUNHO na IGREJA Os 120 do Pentecostes se tornaram o Corpo de Cristo na terra. Esse dia marcou o nascimento da Igreja Crist. A partir desse dia, o ESPRITO SANTO recebeu o cargo de administrador de TODO e CADA detalhe da vida da Igreja. O plano era: da ascenso segunda vinda, JESUS seria o nosso paracleto (algum ao lado para ajudar, algum com quem contar na emergncia) no cu (o cabea sobre TODAS as coisas Efe 1:22) e o ESPRITO SANTO seria nosso paracleto na terra, a fim de administrar e ordenar a edificao do corpo de CRISTO a Igreja (Efe 4:12). Fora do ESPRITO SANTO, a Igreja de CRISTO no pode subsistir. Qualquer igreja crist que ignore o ESPRITO SANTO uma igreja apstata, pois a PLENITUDE das benos do Pentecostes s pode ser experimentada pela COMUNHO dos crentes na Igreja, e NUNCA pelo cristo individualmente. Ao explicar esse fato aos efsios, Paulo no disse que a Igreja como um corpo, mas que ela o Corpo de CRISTO. E que a plenitude daquele que cumpre TUDO em TODOS vive somente nesse Corpo. Isso significa praticamente que no apenas na adorao, como tambm na orao, no SERVIO e MINISTERIO a OUTROS, NO PODEMOS SUBSISTIR UNS SEM OS OUTROS. Por essa razo DEUS normalmente no daria todos os dons do ESPRITO SANTO a um nico indivduo para que exista a COMUNHO e precisemos uns dos outros. No que diz respeito MATURIDADE CRIST, NO PODE haver CRESCIMENTO OU PROFUNDIDADE de vida para NENHUM DE NS em SEPARADO dos DEMAIS CRISTOS. JESUS nos diz que o INDIVIDUALISMO e nossa antiga vida independente NO iro ajudar-nos.

24

Nenhum ramo pode viver, se no estiver ligado Videira, e essa no tem apenas um ramo mas tem MUUUUITOS ramos! GLORIA a DEUS por isto! Auto-justificativas como... eu estou fazendo minha parte porque fao coisas s para meu ministerio infantil, ou s para meu ministerio de louvor ou s para meu ministerio de intercesso, etc., esto incorretas pois todos os ministerios devem-se interligar e ser apoiados uns aos outros em AMOR e por AMOR. Se vce um CASAL MEMBRO da igreja, vce deveria estar em TODO Encontro de Casais possvel. Se vce tem pedidos de orao vce deveria estar em TODO Culto de Orao possvel. Se vce tem perguntas o quer aprender mais da Biblia e de JESUS vce deveria estar em TODO Estudo da Palavra possvel, ser parte de uma Pequena Familia ou fazer TODO curso disponvel. Se vce mulher e tem emprego flexvel o no trabalha vce deveria estar em TODO Culto de Mulheres possvel... etc etc etc Ns estamos realmente funcionando como o CORPO DE CRISTO na terra? (Refletir, meditar, orar e perguntar ao ESPRITO SANTO que nos esclarezca e nos convena de como e onde estamos falhando-lhe ao Corpo sendo desobedientes). Ser que somos simples espectadores de domingo no culto (as vezes at espectador quincenal o mensal) ou pela TV ou pela Internet apoiandonos completamente no corpo clerical da igreja ou queremos SERVIR MAS a JESUS? (Meditar em Isa 61:6, 1 Pe 2:5 e Apo 1:6) Ser que temos um verdadeiro INTERESSE uns pelos outros, demonstrado pela partilha de recursos, assim como de experincias espirituais? (Meditar em At 4:32-35) Estamos experimentando o poder sobre o pecado em nossa vida diria como igreja? Estamos nos despojando dos RESENTIMENTOS, EGOSMO e FALTA de AMOR? Estamos sendo convencidos do pecado da INCREDULIDADE pelo ESPRITO SANTO? (Meditar em Joo 16:8-11 e At 2:37) ORAO Senhor JESUS, confesso que estou desapontado com a minha apata pela tua casa e algumas vezes at me sinto desgostoso com a minha igreja. Se o conflito interno nas igrejas, entre grupos cristos e no cristianismo em geral, me preocupa e aflige, como toda essa falta de AMOR deve parecerte odiosa, SENHOR! Sei, porm, que o desnimo, a apata, o desleixo por tua casa, e o desgosto no so sentimentos bons nem te agradam. Pois tua igreja o teu Corpo na terra. E por mais que as vestes estejam maculadas, temos a tua promessa de que as portas do inferno no prevaleceram contra ela e que, no final, a igreja ser apresentada a ti gloriosamente vestida. Agora, SENHOR, quero fazer-te dois pedidos: Porfavor CORRIGE MINHA ATITUDE em relao minha Igreja. Faz com que ela seja reta diante de ti. E mostra-me, SENHOR, um primeiro passo construtivo que eu possa dar a favor da igreja, o teu Corpo. Aguardo a tua orientao, ESPRITO SANTO. Obrigada pelo TEU AMOR e MISERICORDIA e PACIENCIA. Amm! O ESPRITO SANTO TRAZ RECONCILIAO

25

Desde que o CONSOLADOR reflete sempre o prprio Esprito e ponto de vista de JESUS, podemos estar certos de que, onde quer que seja PERMITIDA a entrada do ESPRITO SANTO, ELE estar sempre operando sem descanso para o restabelecimento e renovao dos relacionamentos rompidos. Devemos admitir que a fragmentao da Igreja de CRISTO um escndalo. As divises, as faces e os conflitos na igreja so um dos maiores impedimentos para aceitao do cristianismo por parte dos de fora. Nossas faces e nossos ressentimentos uns para com os outros desonram o SENHOR mais do que qualquer outra coisa. E no apenas isso, a separao e as divises afugentam ao CONSOLADOR. Em silncio, ELE simplesmente se afasta. A verdadeira UNIDADE de mente, corao e esprito no pode ser programada ou manipulada, mas um dom incalculvel do ESPRITO SANTO. No vamos, pois enganar a ns mesmos julgando que pode ser alcanada apertando as mos ou abraando um fiel que esteja sentado a nosso lado durante o culto. Nem mesmo conversando com algum com uma xcara de caf em algum evento social da igreja. Esses podem ser bons pontos de partida, mas a verdadeira reconciliao que JESUS pede de ns no um jogo de amizade: exige que ouamos com pacincia o ponto de vista alheio, fazendo um esforo para entend-lo; s vezes requer um difcil pedido de desculpas; e SEMPRE EXIGE que PARTILHEMOS CONTINUAMENTE a NOSSA VIDA com a NOSSA IGREJA aqueles que foram chamados em conjunto pelo prprio ESPRITO SANTO. Que a PAZ de CRISTO seja o juiz em seu corao, visto que vocs foram chamados para viver em PAZ, como membros de UM S CORPO. E sejam AGRADECIDOS. Habite ricamente em vocs a Palavra de CRISTO; ensinem e aconselhem-se UNS AOS OUTROS com toda sabedoria, e cantem salmos, hinos e cnticos espirituais com GRATIDO a DEUS em seu corao. Col 3:15-16 O ESPRITO SANTO PURIFICA O CORPO DE CRISTO Efe diz 4:25, 30 diz Por isso, deixando a mentira, fale cada um a VERDADE com o seu prximo, porque somos membros UNS DOS OUTROS. E no entristeais o ESPRITO SANTO de DEUS... Todas j enfrentamos situaes nas quais alguem foi apanhado em algum tipo de falta; mais qual a nossa responsabilidade quando alguem dentro da igreja (o corpo de Cristo) quem falha ou faz ou diz alguma coisa com a qual no concordamos ou que nos maguou ou que nos causou ira ou raiva? Passagens como 1 Cor 5:1-6 e Tito 3:1-10 nos convencem de que o fermento estragado pode realmente contaminar o todo; que o ESPRITO de santidade no pode tolerar o mal que convida Satans a entrar numa familia ou numa igreja; que temos SIM a responsabilidade de NO fechar os olhos para o pecado, pois ignorar os erros jamais soluciona os problemas causados pela iniqidade. Mais quando tentemos corregir ou trazer tona essas falhas dos outros, temos que lembrar que a convico de pecado obra do ESPRITO SANTO, e somente dele segundo Joo 16:18 que diz Quando ELE vier convencer o mundo do pecado... Quando tentamos faz-lo por nossa conta (na carne), estamos tentando usurpar o cargo do CONSOLADOR e o resultado de tentar isso na carne, s pode ser negativo sentimentos de autodefesa, ira, afastamento, perda da autoestima, derrotismo,

26

depresso enquanto que a correo do ESPRITO SANTO produz uma ferida limpa, da espcie que no deixa cicatrizes, que nunca nos leva ao desespero ou desesperana, mas SEMPRE nos cura ao final. claro que JESUS pretende usar seres humanos como canais para o ESPRITO SANTO na obra de convencer do pecado assim como faz na orao intercessria, nas curas, etc. A fim de chegar-se aos necessitados que nos rodeiam, o ESPRITO SANTO tem de utilizar-se daqueles cujo corpo j o seu templo vivo. O seu plano operar mediante o crente batizado pelo ESPRITO SANTO, tanto individualmente como atravs do Corpo da Igreja. JESUS, ELE mesmo, tinha lanado uma base slida para tal correo: Se o seu irmo pecar, repreenda-o... (Luc 17:3), (Mat 18:15-17) a ss... e se ele se recusar a ouvir tambm igreja, trate-o como pago o publicano. Essa uma tarefa bem difcil para a qual necesitamos de TODA ajuda que pudermos obter do ESPRITO SANTO. A maioria de ns prefere esquivar-se a ser usada pelo CONSOLADOR para qualquer obra de disciplina ou correo ou, por outro lado, se arvora em juiz e tenta traz-lo por sua prpria conta, SEM AMOR. Temos necessidade de tomar sempre cuidado com a nossa incorrigvel cegueira em relao s nossas prprias falhas, em contraste com a maneira como vemos as falhas dos outros, como se estivessem sob uma lupa gigantesca. Quando comeamos a aceitar responsabilidade por outras pessoas que nos cercam, quais as protees que devemos ter? 1. Antes que possamos ser usados em favor de outros ou de receber em AMOR a reprenso dos irmos, precisamos que o ESPRITO SANTO primeiro nos convena de nosso prprio pecado, particularmente de nossa tendncia pecaminosa, incluindo aquelas coisas que tem aparncia do mal no nosso viver e do PECADO da INCREDULIDADE. Se estamos sintendo que TODOS estam contra ns o que nos julgam o que no gostam de ns o estamos sintindo algum outro sentimento desse tipo talvez a origem no seja dessas pessoas seno da pessoa do ESPRITO SANTO nos convencendo de nossas atitudes erradas, ms decises, nossas malcriadezas, nossas faltas de respeito, viver em aparncias do mal, etc. Perguntemos a ELE! 2. Devemos estar dispostas a ser usadas para a obra de convico do ESPRITO SANTO, e devemos pedir isso. bom lembrar que o propsito de JESUS jamais de condenar mas SIM de nos libertar para ser livres e felizes e produzir frutos para ELE. 3. Muitos cristos no correr dos sculos descobriram que o ESPRITO SANTO no pode us-los para a convico de outros enquanto no estiverem dispostos a envolverse na vida desses outros e a fazer qualquer que seja o sacrificio. Temos que enfrentar isso. Trata-se de AMOR em ao e pode custar caro. 4. Precisamos estar certos que existe uma relao positiva entre ns e a pessoa a ser corrigida. Pois se j existe ira e ressentimento, a correo naturalmente vai piorar. Como podemos saber se estamos agindo com AMOR de DEUS ou como juzes na carne? sentir uma tristeza cheia de ternura pela pessoa culpada, zelo pela honra de DEUS perante os homens e uma F profunda e forte no poder de JESUS para conceder livramento naquela situao de pecado. 5. Devemos primeiramente ORAR, pedindo ao ESPRITO SANTO que faa a obra e suplicar que nos seja dado o AMOR e a bondade do prprio ESPRITO SANTO, e pedir aos amigos mais ntimos que orem por essa pessoa sendo corregida.

27

Basta pensar nestas orientaes, para compreendermos que nossa verdadeira dificuldade est na falta de interesse e em no dedicarmos tempo para a orao que nos ligar quele que pode resolver TODOS os problemas. ORAO SENHOR, como posso eu, que ainda tenho tantos defeitos, ser usada para correo de algum? Peo-te que me salves da COVARDA que me faz relutar em ser usado por ti, assim como de um esprito de falsa piedade que me levaria a agir em minha prpria fora. Compreendo a necessidade da correo. Com nosso pecado damos oportunidade a Satans e trazemos runa nossa vida, nosso lar, nosso trabalho e nossa igreja. Agradeo-te pelo poder do ESPRITO SANTO, que nos purifica e expulsa Satans. SOMENTE TU, SENHOR, podes tornar-me til para essa obra. Faz de mim um instrumento flexvel em tuas mos. No nome de JESUS eu oro. AMEM! O ESPRITO SANTO TRAZ UNIDADE Os pensamentos de JESUS nos ltimos dias, horas, minutos de sua vida no se detinham em si mesmo ou nos sofrimentos fsicos que o esperavam; sua preocupao era por ns que viramos depois. Minha orao no apenas por eles. Rogo tambm por aqueles que crero em mim, por meio da mensagem deles, para que TODOS sejam UM, Pai, como tu ests em mim e eu em ti. Que eles tambm estejam em ns, para que O MUNDO creia que tu me enviaste. (Joo 17:20-21) Da multido dos que creram, UMA era a mente e UM o corao. (At 4:32) JESUS dava tanta importncia a essa UNIDADE de corao, mente e esprito, que reiterou essa petio 4 vezes separadamente. Estava deixando o mundo, disse ELE, a fim de voltar a GLRIA dos cus. Sabia que todos estariam perdidos sem essa UNIDADE. Assim sendo, colocou nas mos do CONSOLADOR, o emissrio que estava prestes a enviar Terra, a responsabilidade de levar a efeito o seu pedido em orao. Quando observamos a diviso que existe na igreja organizada de hoje, todo poder parece perdido. Tantas denominaes e grupos diferentes! Poucas so as igrejas sem conflitos e faces. Como ento ser dada a resposta orao sacerdotal de CRISTO? As Escrituras tornam claro que o ESPRITO SANTO o nico agente de unio verdadeira e legtima em nosso mundo. No Pentecostes o ESPRITO SANTO eliminou a barreira da linguagem (At 2:4-12), as diferenas econmicas (At 2:44-45, 4:33-34). Os tabus nacionais e religiosos, assim como a exclusividade teolgica, foram por sua vez nivelados pelo ESPRITO SANTO (At 10 e 11) O mesmo podera acontecer SEMPRE que permitessemos que o CONSOLADOR opere. O desejo de JESUS pela UNIDADE ser cumprido mas apenas pela obra do ESPRITO SANTO neste mundo. A final de contas, essa unidade pertence ao esprito interior do homem, e somente o ESPRITO SANTO de DEUS pode derreter nosso corao de pedra e nossa OBSTINAO em pensar que SEMPRE estamos certos e que todos os demais errados. Somente o ESPRITO SANTO pode mudar o clima de nosso esprito interior, a fim de que possamos receber no corao e dar as boas-vindas a um ser humano incompatvel.

28

ORAO SENHOR JESUS, mostra-me qualquer atitude errada em MIM, que possa impedir a resposta tua orao em favor da UNIDADE. Penso em _______ e em _______ que, estou certo, tm queixas e ressentimento contra mim. Essas pessoas tambm so teus filhos, e tu as amas tanto quanto a mim. Como sabes, SENHOR, todos os meus esforos para corrigir essa situao falharam. Agora sei porque somente o ESPRITO SANTO pode convencer nosso corao, e fazer reconciliao. Assim, agora, SANTO ESPRITO, entrego-te essa obra. Enquanto operas no corao de _______ e de ______ mantm-me alerta e sensvel, para que, ao chegar o momento da reconciliao, eu faa mais do que a minha parte, aproximando-me dessas pessoas amigas. Pela F, eu te louvo por essa nova unidade em perspectiva. Obrigada, SENHOR JESUS. Amm! O ESPRITO SANTO, como Mestre, est ansioso para guiarnos para novas dimenses e at mesmo, para o SOBRENATURAL. Temos F para crer e coragem para agir? Porque os dons e o chamado de DEUS so irrevogveis. Rom 11:29

Anda mungkin juga menyukai