Anda di halaman 1dari 28

Geotecnia de Fundaes

Prof. M. Marangon

2 a Parte

Previso do Comportamento de Fundaes

Conceitos (NBR6122): Inicialmente apresentaremos alguns conceitos adotados na rea de Engenharia de Fundaes e que so considerados na norma NBR 6122 - Projeto e Execuo de Fundaes.

1 - Fundao em Superfcie (tambm chamada Rasa, Direta ou Superficial) Fundao em que a carga transmitida ao terreno, predominante pelas presses distribudas sob a base da fundao e em que a profundidade de assentamento em relao ao terreno adjacente inferior a duas vezes a menor dimenso da fundao; compreende as sapatas, os blocos, as sapatas associadas, os radiers e as vigas de fundao. - Sapata Elemento de fundao superficial de concreto armado, dimensionado de modo que as tenses de trao nele produzidas no podem ser resisitidas pelo concreto, de que resulta o emprego de armadura. Pode ter espessura constante ou varivel e sua base em planta normalmente quadrada, retangular ou trapezoidal. - Bloco Elemento de fundao superficial de concreto, dimensionado de modo que as tenses de trao nele produzidas possam ser resistidas pelo concreto, sem necessidade de armadura. Pode ter as faces verticais, inclinadas ou escalonadas e apresentar planta de seo quadrada ou retangular. - Sapata Associada Sapata comum a vrios pilares, cujos centros, em planta, no estejam situados em um mesmo alinhamento. - Radier Sapata associada que abrange todos os pilares de obras ou carregamento distribudos (tanques, depsitos, silos, etc.). - Vigas de Fundao Fundao comum a vrios pilares, cujos centros, em planta, estejam situados no mesmo alinhamento ou para carga linear.
87

Geotecnia de Fundaes

Prof. M. Marangon

- Estaca Broca Estaca considerada profunda, executada por perfurao com trado e posteriormente concretada. Destacada aqui por ser opo de procedimento construtivo a ser eventualmente utilizado conjuntamente com sapatas. Pode ser executada abaixo da base de uma sapata, para contribuir com a capacidade de carga das fundaes diretas (sapatas e blocos), em terrenos de baixa capacidade de carga.

Imagem de um exemplo de sapata com reforo de estacas broca

2 - Fundaes Profundas Aquelas em que o elemento de fundao transmite a carga ao terreno pela base (resistncia de ponta), por sua superfcie lateral (resistncia de atrito do fuste) ou por uma combinao das duas, e est assente em profundidade em relao ao terreno adjacente superior ao dobro de sua menor dimenso em planta.

- Estacas Elemento estrutural esbelto que, colocado ou moldado no solo por cravao ou perfurao, tem a finalidade de transmitir cargas ao solo, seja pela resistncia sob sua extremidade inferior (resistncia de ponta ou de base), seja pela resistncia ao longo de sua superfcie lateral (resistncia de fuste) ou por uma combinao das duas. - Tubulo Elemento de fundao profunda, cilndrico, em que, pelo menos na sua etapa final de escavao, h descida de operrio. Pode ser feito a cu aberto ou sob ar comprimido (pneumtico), e ter ou no base alargada. Na verdade a transmisso de carga de um tubulo no segue o conceito literal de Fundao Profunda, por ser desprezado o atrito lateral do fuste. Mesmo assim, referida como fundao profunda por se tratar de profundidades de apoio como estas.

88

Geotecnia de Fundaes

Prof. M. Marangon

3 - Presses Admissveis - Presso Admissvel de uma Fundao Superficial Presso aplicada por uma fundao superficial ao terreno, que provoca apenas recalques que a construo pode suportar sem inconvenientes e que oferece, simultaneamente um coeficiente de segurana satisfatrio contra a ruptura ou o escoamento do solo ou do elemento estrutural de fundao (perda de capacidade de carga).1
1

Essa definio esclarece que as presses admissveis dependem da sensibilidade da construo projetada aos recalques, especialmente aos recalques diferenciais especficos, os quais, de ordinrio, so os que prejudicam sua estabilidade. - Recalques Diferencial Especfico Diferena entre os recalques absolutos de dois apoios, dividida pela distncia entre os apoios. 4 - Viga de Equilbrio Elemento estrutural que recebe as cargas de dois pilares (ou pontos de carga) e dimensionado de modo a transmit-las centradas s suas fundaes. Permite-se no dimensionamento da fundao do pilar, levar em conta um alvio de at 50% do valor calculado. Em nenhum caso levado em conta um alvio total (soma dos alvios devidos a vrias vigas de equilbrio chegando num mesmo pilar) superior a 50% da carga mnima do pilar.

4 - Consideraes sobre Fundaes Diretas


4.1 - Prescries e Consideraes da Norma
So apresentados aqui o que prescreve a Norma Brasileira sobre a elaborao de projeto e a execuo de fundaes particularmente em superfcie. 4.1.1 - Presso admissvel Devem ser considerados os seguintes fatores na determinao da presso admissvel: a) profundidade da fundao: b) dimenses e forma dos elementos da fundao; c) caracterstica do terreno abaixo do nvel da fundao; d) lenol dgua; e) modificao das caractersticas do terreno por efeito de alvio de presses, alterao do teor de umidade de ambos; f) caractersticas da obra, em especial a rigidez da estrutura. 4.1.1.1 - Metodologia para determinao da presso admissvel A presso admissvel pode ser determinada por um dos critrios descritos:
89

Geotecnia de Fundaes

Prof. M. Marangon

Por meio de teorias desenvolvidas na Mecnica dos Solos: a) uma vez conhecida as caractersticas de compressibilidade, resistncia ao cisalhamento do solo e outros parmetros, a sua presso admissvel pode ser determinada por meio de teoria desenvolvida na Mecnica dos Solos, levando em conta eventuais inclinaes da carga e do terreno e excentricidades; b) faz-se um clculo de capacidade de carga ruptura; apartir desse valor, a presso admissvel obtida mediante a introduo de um coeficiente de segurana, que deve ser igual ao recomendado pelo autor da teoria; caso no haja essa recomendao, adota-se um coeficiente de segurana compatvel com a preciso da teoria e o grau de conhecimento das caractersticas do solo, nunca menor que trs. A seguir, faz-se uma verificao de recalques para essa presso, que, se conduzir a valores aceitveis, ser confirmada como admissvel; caso contrrio, o seu valor deve ser reduzido at que se obtenham recalques aceitveis. Por meio de prova de cargas sobre placa, devidamente interpretada (ver NBR 6489).

Por mtodos semi-empricos So chamados de mtodos semi-empricos aqueles em que as propriedades dos materiais so estimadas com base em correlaes e so usadas em teorias de Mecnica dos Solos, adaptadas para incluir a natureza emprica do mtodo. Quando os mtodos semi-empricos so usados, deve-se apresentar justificativas, indicando a origem das correlaes ( inclusive referncias bibliogrficas ).

Por meios empricos So considerados meios empricos aqueles pelos quais se chega a uma presso admissvel com base na descrio do terreno ( classificao e compacidade ou consistncia ). Esses mtodos apresentam-se usualmente sob a forma de tabelas de presses admissveis. No caso de no haver dvida nas caractersticas do solo, conhecidas com segurana, como resultado da experincia ou fruto de sondagens, pode-se considerar como presses admissveis sobre o solo as indicadas na tabela 1.
Valores bsicos Mpa - kg/cm2 5 50 3,5 35 0,8 0,5 0,8 0,4 0,6 0,4 0,2 0,4 0,2 0,1 0,4 0,2 0,1 8 5 8 4 6 4 2 4 2 1 4 2 1

Classe 1 3 4 5 6 7 8

Solo Rocha s, macia, sem laminaes ou sinal de decomposio Rochas laminadas, com pequenas fissuras, estratificadas Solos cocrecionados Pedregulhos e solos pedregulhosos, mal graduados, compactos Pedregulhos e solos pedregulhosos, mal graduados, fofos Areias grossas e areias pedregulhosas, bem graduadas, compactadas Areias grossas e areias pedregulhosas, bem graduadas, fofas Areias finas e mdias: Muito compactadas Compactadas Medianamente compactadas Argilas e solos argilosos: Consistncia dura Consistncia rija Consistncia mdia Siltes e solos siltosos: Muito compactados Compactados Medianamente compactados 90

10

Geotecnia de Fundaes

Prof. M. Marangon

Notas: a) Para materiais intermedirios entre as classes 4 e 5, interpolar entre 0,8 e 0,5 Mpa. b) Para materiais intermedirios entre as classes 6 e 7, interpolar entre 0,8 e 0,4 Mpa c) No caso do calcrio ou qualquer outra rocha crstica, devem ser feitos estudos especiais. d) Para a definio de diferentes tipos de solos, deve-se consultar a NBR 6502. Parece-nos ser esta avaliao compatvel para um fator de segurana insatisfatrio. Para uma situao de limitaes e inseguranas no conhecimento das caractersticas do solo, aplicando-se um fator de segurana maior (e.g. 3,0) resultaria em valores admissveis igual aproximadamente 0,66 (66 %) dos valores sugeridos na tabela 1. (M. Marangon)

4.1.1.2 - Prescries para determinao da presso admissvel Na determinao da presso admissvel deve-se considerar os itens a seguir. * Fundao sobre rochas

Em qualquer fundao sobre rocha, deve-se para a fixao da presso admissvel, levar em conta a continuidade da rocha, sua inclinao e influncia da altitude da rocha sobre a sua estabilidade. Pode-se assentar fundao sobre rocha de superfcie inclinada desde que se prepare, se necessrio, essa superfcie (chumba mentos, escalonamentos em superfcies horizontais, etc.), de modo a evitar um deslizamento da fundao. Presso admissvel nas areias mdias e finas, fofas; argilas moles; siltes fofos; aterros e outros materiais

Nesses solos a implantao de fundaes s pode ser feita aps cuidadoso estudo com base em ensaios de laboratrio e campo, compreendendo o clculo de capacidade de carga, o clculo e a analise da repercusso dos recalques sobre o comportamento daestrutura. Solos expansivos

No caso de solos expansivos, a presso admissvel deve-se levar em conta a presso de expanso e nunca ser inferior a essa. Prescries especiais para solos granulares

Quando se encontram abaixo da cota de fundao at uma profundidade de duas vezes a largura da construo, apenas solos das classes 4, 5, 6, 7 e 8 ( areias e pedregulhos), pode-se aumentar a presso admissvel em funo da largura L do corpo de fundao, de acordo com a frmula a seguir; desde que tal largura seja maior que dois metros: adm = 0 adm [ 1 + 0,1875 . ( L - 2 )] < 2,5 0 adm

Onde: 0 adm = Presso admissvel, de acordo com a tabela 1 L = largura, em metros 10 Nota: Para larguras de corpos de fundao menores do que dois metros, vale a mesma frmula para clculo de presso admissvel, a qual ser menor que a fornecida na Tabela 1.
91

Geotecnia de Fundaes

Prof. M. Marangon

Prescrio especial para solos argilosos As presses admissveis indicadas na Tabela 1 para solos argilosos ( classe 9 ), entendem-se aplicveis a um corpo de fundao no maior que 10m2. Para maiores reas carregadas ou na fixao da presso mdia admissvel sobre um conjunto de corpos de fundao ou totalidade da construo, deve-se reduzir os valores na Tabela 1, de acordo com a frmula abaixo: 10 adm = 0 adm > 0,5 0 adm S Onde: S = rea total da parte considerada, ou da construo inteira, em m2 Aumento da presso admissvel em decorrncia da profundidade da fundao

As presses admissveis constantes da tabela 1, para os solos de classes 4 a 8, devem ser aplicadas quando a profundidade da fundao, medida apartir do topo da camada escolhida para assentamento dos elementos de fundao, for menor ou igual a um metro; quando a fundao estiver a uma profundidade maior e for totalmente confinada pelo terreno adjacente, os valores bsicos podem ser acrescidos de 40% para cada metro de profundidade alm de um metro, limitado ao dobro do valor da Tabela 1. Nota: Em qualquer caso, pode-se somar a presso calculada, mesmo aquela que j tiver sido corrigido conforme o peso efetivo das camadas de solo sobrejacentes, desde que garantida a sua permanncia.

4.1.2 - Dimensionamento As fundaes em superfcie devem ser definidas atravs de dimensionamento geomtrico e de clculo estrutural. 4.1.2.1 - Dimensionamento geomtrico No dimensionamento geomtrico deve-se considerar as seguintes solicitaes: a) cargas centradas; b) cargas excntricas; c) cargas horizontais. A rea de fundao solicitada por cargas centradas deve ser tal que a presso transmitida ao terreno, admitida uniformemente distribuda, seja a presso admissvel conforme 2.1. Diz-se que uma funo solicitada por carga excntrica quando for solicitada:

a) por uma fora vertical cujo suporte no passa pelo centro de gravidade da superfcie de contato da fundao com o solo; b) por uma fora vertical e por foras horizontais situadas fora do centro da base da fundao.
92

Geotecnia de Fundaes

Prof. M. Marangon

No dimensionamento de uma fundao solicitada por carga excntrica deve-se atender as seguintes prescries:

a) a resultante das cargas permanentes deve passar pelo ncleo central da base da fundao; b) a excentricidade da resultante das cargas totais limitada a um valor tal que o centro de gravidade de base da fundao fique na zona comprimida, determinada na suposio de que entre o solo e a fundao no possa haver tenses de trao; Notas: No caso de fundao retangular de dimenses a e b, as excentricidades u e v, medidas paralelamente aos lados a e b, respectivamente, devem satisfazer condio: u v 1 + a b 9 No caso de uma funo circular plena de raio r, a excentricidade e deve satisfazer a condio: e 0,59 r c) nas sapatas dos pilares situados nas divisas de terrenos, a excentricidade deve ser eliminada mediante o emprego de solues estruturais como por exemplo, as vigas de equilbrio. Para equilibrar a fora horizontal que atua sobre uma fundao em sapata ou bloco, pode-se contar com o empuxo passivo e o atrito entre o solo e a base da fundao. O coeficiente de seu emprego de segurana ao deslizamento deve ser, pelo menos, igual a 1,5.

4.1.2.2 - Clculo estrutural O clculo estrutural deve ser feito de maneira a atender s normas estruturais brasileiras, e observar as condies abaixo: As sapatas para pilares isolados e as sapatas corridas podem ser calculadas como placas ( por ex.: pelo mtodo de linhas de ruptura, por mtodo baseado na teoria da elasticidade ou pelo mtodo das biela). Em qualquer caso deve-se considerar que: a) quando calculadas como placas, no se pode deixar de considerar o puncionamento; b) para efeito de clculo estrutural, as presses na base das fundaes podem ser admitidas como uniformemente distribudas, exceto nos casos das fundaes apoiadas sobre rocha; c) quando a sapata for submetida a cargas excntricas, pode-se, na falta de um processo mais rigoroso, uniformizar a presso, adotando-se a maior dos seguintes valores: dois teros do valor mximo ou a mdia dos valores extremos; d) para efeito de clculo estrutural de fundaes apoiadas sobre rocha, o elemento estrutural deve ser calculado como pea rgida, adotando-se o diagrama de distribuio da figura1

93

Geotecnia de Fundaes

Prof. M. Marangon

Figura 1 - Diagrama de distribuio de presses os blocos de fundao podem ser dimensionados de tal maneira que o ngulo , indicado na figura 2, satisfaa a equao: tg = +1 f1

Onde: = presso no terreno ft = tenso admissvel de trao no concreto f tk ft 2,5 0,8

Conforme na NBR 6118, a resistncia caracterstica do concreto dada por:

ftk = fck para fck 18MPa ftk = 0,06 fck + 0,7 para fck > 18mpa

Quanto distribuio das presses sob a base do bloco, aplicvel o mesmo j disposto para sapatas. As vigas e placas de fundao podem ser calculadas pelo mtodo de coeficiente de recalque ou por um mtodo que considere o solo como um meio elstico contnuo.

4.1.3 Disposies construtivas 4.1.3.1 Profundidade mnima


A base de uma fundao deve ser assente a uma profundidade tal que garanta que o solo de apoio no seja influenciado pelos agentes atmosfricos e fluxos dgua. Nas divisas de terrenos vizinhos, salvo quando a fundao for assente sobre rocha, tal profundidade no deve ser menor que 1,5 metros.

4.1.3.2 Implantao de fundaes de qualquer obra em terrenos acidentados


Nos terrenos com topografia acidentada, a implantao de qualquer obra e de suas fundaes deve ser feita de maneira a no impedir a utilizao satisfatria dos terrenos vizinhos.
94

Geotecnia de Fundaes

Prof. M. Marangon

4.1.3.3 - Fundaes em cotas diferentes


No caso de fundaes contguas assentes em cotas diferentes, uma reta passando pelos seus bordos deve fazer, com a vertical, um ngulo ( ver figura 3 ), que depender das caractersticas geotcnicas do terreno ( conforme 2.1.2-a ), observando-se que: a) para solos pouco resistentes, 60o b) para rochas, = 30o

A fundao situada em cota mais baixa deve ser executada em primeiro lugar, a no ser que se tomem cuidados especiais.

Figura 3 - Fundaes em cotas diferentes

Nota: Em fundaes que no se apoiam sobre rochas deve-se executar anteriormente execuo da fundao uma camada de concreto de regularizao de, no mnimo, 10cm ocupando toda a rea da cava de fundao.

95

Geotecnia de Fundaes

Prof. M. Marangon

4.2 - Capacidade de Carga dos Solos


No que se segue, referir-nos-emos s fundaes superficiais em que a profundidade de assentamento da fundao no solo menor ou igual sua largura, segundo abordagem apresentada pelo Prof. Homero Pinto Caputo.

Quando uma carga proveniente de uma fundao aplicada ao solo, este deforma-se e a fundao recalca, como sabemos. Quanto maior a carga, maiores os recalques. Como indicado na Fig. 1, para pequenas cargas os recalques so aproximadamente proporcionais.

Fig. 1

Fig. 2

Figs. 1 e 2 - Variao do recalque em funo da presso aplicada no solo.

Das duas curvas presses-recalques mostradas, observa-se que uma delas apresenta uma bem definida presso de ruptura pr , que, atingida, os recalques tornam-se incessantes. Este caso, designado por ruptura generalizada, corresponde aos solos pouco compressveis (compactos ou rijos). A outra curva mostra que os recalques continuam crescendo com o aumento das presses, porm no evidencia, como anteriormente, uma presso de ruptura; esta ser ento arbitrada (pr) em funo de um recalque mximo (r) especificado. Nesse caso, denominado ruptura localizada, enquadram-se os solos muito compressveis (fofos ou moles).

Atingida a ruptura, o terreno desloca-se, arrastando consigo a fundao, como mostrado na Fig.2. O solo passa, ento, do estado elstico ao estado plstico. O deslizamento ao longo da superfcie ABC devido a ocorrncia de tenses de cisalhamento () maiores que a resistncia ao cisalhamento do solo (r).

Recentemente tem sido mencionado um outro tipo de ruptura, que ocorre por puncionamento, ainda em fase de investigao.

Presso de Ruptura x Presso Admissvel


A presso de ruptura ou capacidade de carga de um solo , assim, a presso pr , que aplicada ao solo causa a sua ruptura. Adotando um adequado coeficiente de segurana, da ordem de 2 a 3, obtm-se a presso admissvel, a qual dever ser admissvel no s ruptura como as deformaes excessivas do solo. O clculo da capacidade de carga do solo pode ser feito por diferentes mtodos e processos, embora nenhum deles seja matematicamente exato.
96

Geotecnia de Fundaes

Prof. M. Marangon

Coeficientes de segurana - No simples a escolha do adequado coeficiente de segurana nos clculos de Mecnica dos Solos.
Tendo em vista que os dados bsicos necessrios para o projeto e execuo de uma fundao provm de fontes as mais diversas, a escolha do coeficiente de segurana de grande responsabilidade. O quadro 1 resume os principais fatores a considerar.
Fatores que influenciam a escolha do coeficiente de segurana Propriedades dos materiais Coeficiente de Segurana Pequeno Grande

Influncias exteriores tais como vento, gua, tremores de terra, etc. Preciso do modelo de clculo Consequncias em caso de acidente

Solo homogneo Solo no homogneo Investigaes geotcnica Inestigaes geotcnicas amplas escavadas Grande nmero de informaes, Poucas informaes disponveis medidas e observaes disponveis Modelo bem representativo das Modelo grosseiramente reprecondies reais sentativo das condies reais Consequencia finan- Consequencias finan- Consequencia financeiras limitadas e sem ceiras considerveis e ceiras desastrosas e perda de vidas risco de perda de elevadas perdas de humans. vidas humanas. vidas humanas.

Frmula de Terzaghi: Para deduzi-la, consideremos em um solo no coesivo uma fundao corrida, ou seja, uma fundao com forma retangular alongada.
A teoria de Terzaghi se originou nas investigaes de Prandtl, relativas ruptura plstica dos metais por puncionamento. Retomando esses estudos, Terzaghi aplicou-os ao clculo da capacidade de carga de um solo homogneo que suporta uma fundao corrida e superficial. Segundo esta teoria e como ilustrado nas Figs. 3 e 4, o solo imediatamente abaixo da fundao forma uma cunha, que em decorrncia do atrito com a base da fundao se desloca verticalmente, em conjunto com a fundao. O movimento dessa cunha fora o solo adjacente e produz ento duas zonas de cisalhamento, cada uma delas constituda por duas partes: uma de cisalhamento radial e outra de cisalhamento linear.

Fig. 3
97

Geotecnia de Fundaes

Prof. M. Marangon

Fig. 4 Assim, aps a ruptura, desenvolvem-se no terreno de fundao trs zonas: I, II e III, sendo que a zona II admite-se ser limitada inferiormente por um arco de espiral logartimica. A capacidade de suporte da fundao, ou seja, a capacidade de carga, igual resistncia oferecida ao deslocamento pelas zonas de cisalhamento radial e linear. Da Fig. 5, obtm-se: b cos onde o ngulo de atrito inteiro do solo. (tambm indicado por ou ) AB = Sobre AB, alm do empuxo passivo Ep, atua a fora de coeso: C = c . AB =
bc . cos

Para equilbrio da cunha, de peso P0, tem-se: P + P0 - 2C sen - 2Ep = 0 P = 2C sen + 2Ep - P0, P=2 ou, ou ainda: ou,

bc 1 sen + 2Ep - (2b . b.tg) cos 2 2 P = 2 bc tg + 2Ep - b tg,

sendo o peso especfico. Da: Pr = Ep 1 P = c tg + b tg. 2b b 2

Entrando-se com a considerao do valor de Ep, que omitiremos para no alongar, a expresso final obtida por Terzaghi escreve-se:

pr = c Nc + b N + h Nq
98

Geotecnia de Fundaes

Prof. M. Marangon

Onde Nc, Nq e N so fatores de capacidade de suporte, funo apenas do seu ngulo de atrito () do solo e definidos por:
Nq = etan tan2 (45 + /2)

Nc e Nq: Expresses apresentadas por Reisnner (1924), adotado por Vsic (1975)

Nc = (Nq - 1) cot N = 2 (Nq + 1) tan N: Expresso apresentada por Meyerhof (1955)

Para os dois tipos de ruptura obtm-se, em funo de , os valores de Nc, Nq e N, fornecidos pela Fig. 5 (segundo Terzaghi e Peck, 1948)

Fig. 5 A frmula que vem de ser obtida refere-se a fundaes corridas. Para fundaes de base quadrada de lado 2b.

Prb = 1,3 cNc + 0,8 bN + hNq


e de base circular do raio r:

Prb = 1,3 cNc + 0,6 rN + hNq


A anlise at aqui exposta refere-se ao caso de ruptura generalizada. Em se tratando de ruptura localizada, os fatores a usar sero Nc, N e Nq (fig. 6), adotando-se um dado por tg = 2/3 tg e c = 2/3 c. Os valores N so obtidos entrando-se com nas linhas cheias ou com nas linhas tracejadas. Explicando o significado dos termos da frmula de Terzaghi, pode-se escrever (fig. 6).
atrito coeso 7 6 arg 7 } 6 8 sobrec 8a pr = cNc + 1bN + 2 hN q

99

Geotecnia de Fundaes

Prof. M. Marangon

* Para os solos puramente coesivos, como = 0, Nq = 1,N = 0 e Nc = 5,7, obtm-se: pr = 5,7c + h. Se h = 0: pr = 5,7c, o que dar: pr = 5,7c, para fundaes corridas e: Fig. 6 prb = prr = 5,7 x 1,3c = 7,4c, para fundaes quadradas e circulares.

* Para as areias (c = 0) pr = 1bN + 2hNq o que mostra que a capacidade de carga das areias proporcional dimenso da fundao e aumenta com a profundidade. Vimos que para fundaes corridas de comprimento L e largura 2b, em argilas ( = 0): pr = cNc + h Introduzindo, agora, as razes 2b/L e h/2b (que dever ser menor que 2,5), o valor de Nc obtido pela frmula de Skempton:
2b h Nc = 5 + 1 + L 10b

Para fundaes quadradas e circulares constata-se experimentalmente que o valor mximo de Nc igual a 9.

* Ocorrncia de NA Abaixo do nvel dgua deve-se usar o peso especfico de solo submerso, o que reduzir o valor da capacidade de carga.

Frmula Generalizada (Meyerhof) Pela frmula de Terzaghi vimos que para carga vertical centrada e fundao alongada, a capacidade de carga dos solos dada pela frmula: pr = cNc + hNq +
1 bN 2

onde aqui, b a largura total da fundao.


100

Geotecnia de Fundaes

Prof. M. Marangon

Generalizando-a para as fundaes de diferentes formas, que tem a sua origem principalmente nos estudos de Meyerhof, ela se escreve: pr = sccNc + sqhNq +
1 sbN 2

com os fatores de capacidade N dados pelo Quadro 1 e os coeficientes de formas pelo Quadro 2. Quadro 1 - Meyerhof
0. 5. 10. 15. 20. 22,5. 25. 27,5. 30. 32,5. 35. 37,5. 40. 42,5.

Nc Nq N

5,1 1,0 0,0

6,5 1,6 0,3

8,3 2,5 0,7

11,0 3,9 1,6

14,8 6,4 3,5

17,5 8,2 5,0

20,7 10,7 7,2

24,9 13,9 10,4

30,1 18,4 15,2

37,0 24,6 22,5

46,1 33,3 33,9

58,4 75,3 45,8 64,2

99,2 91,9

54,5 81,8 131,7

Quadro 2 Forma da Fundao Corrida Retangular (b < a) Quadrada (a = b) Circular (D = b) 1,0 1 + 0,3 1,3 1,3 Coeficiente de Forma sc , sq 1,0
b a 1,0

s 1,0 1 - 0,4 0,8 0,6


b a

1,0

Influncia de na extenso e profundidade da superfcie de deslizamento. De especial interesse observar a influncia da variao do ngulo de atrito interno na extenso e profundidade da superfcie de deslizamento, como indicado na Fig. 7.

Fig. 7
101

Geotecnia de Fundaes

Prof. M. Marangon

4.3 - Determinao da Taxa de Trabalho a partir de Processos Tericos


Uma vez definida a capacidade de carga do solo, restaria dividi-la pelo fator de segurana, para obter-se a taxa de trabalho ou tenso admissvel do solo. Tem-se: pr

FS

O quadro 3 resume os valores a considerar. Categoria Estruturas Tpicas Pontes Ferrovirias Alto-Fornos Armazns Estruturas Hidrulicas Muros de Arrimo Silos Pontes Rodovirias Edifcios Pblicos Indstrias Leves Prdios de Escritrios e/ou de Apartamentos Caractersticas de Categoria Provvel ocorrer as mximas cargas de projeto; consequncia de ruptura so desastrosas Prospeco
Completa Limitada

3,0

4,0

B C

As mximas cargas de projeto apenas eventualmente podem ocorrer; consequncias de ruptura so srias Dificilmente ocorrem as mximas cargas de projeto.

2,5

3,5

2,0

3,0

Entre os projetistas brasileiros de fundaes tem sido empregado o ndice de medida da resistncia penetrao do amostrador padro utilizado nas sondagens percusso. As tabelas a seguir, publicadas pela Maria Jos Porto, em Prospeco Geotcnica do Subsolo - 1979, traduzem relaes entre o ndice de resistncia penetrao (SPT) com taxas admissveis para solos Argilosos e Arenosos.

Quadro 4 (Maria Jos Porto) Relaes entre ndice de Resistncia Penetrao (SPT) com as Taxas Admissveis para Solos Argilosos NO de Golpes SPT 2 3-4 5 -8 9 - 15 16 - 10 > 30 Tenses Admissveis ( Kg /cm2 ) Sapata Quadrada Sapata Contnua < 0,30 < 0,20 0,33 - 0,60 0,22 - 0,45 0,60 - 1,20 0,45 - 0,90 1,20 - 2,40 0,90 - 1,80 2,40 - 4,80 1,60 - 3,60 > 4,80 > 3,60

Argila Muito Mole Mole Mdia Rija Muito Rija Dura

102

Geotecnia de Fundaes

Prof. M. Marangon

Quadro 6 (Maria Jos Porto) Relaes entre ndice de Resistncia Penetrao (SPT) com as Taxas Admissveis para Solos Arenosos Areia Fofa Pouco Compacta Medianamente Compacta Compacta Muito Compacta No de golpes SPT 4 5 - 10 11 - 30 31 - 50 > 50 Teso Admissvel (Kg/cm2) < 1,0 1,0 - 2,0 2,0 - 4,0 4,0 - 6,0 > 6,0

4.4 - Determinao da Taxa de Trabalho a partir do Ensaio de Placa


(Segundo a NBR 6489, apresentado por Bueno, B.S. e outros, Pub. 204 - UFV) O ensaio de placa, conforme croqui da fig., constitui um modelo clssico de anlise da capacidade de carga dos solos. Os valores de r e , refletem medidas das tenses de ruptura dos solos para as r condies de rupturas geral e local. No primeiro caso, h uma clara destinao do ponto de ruptura; segundo, o mximo recalque tolervel (max) que ir determinar a carga que o solo deve suportar em face da obra projetada.

Execuo do ensaio de placa. A NBR 6489 fixa a metodologia a ser observada para a realizao da prova de carga sobre placa. A placas deve ser rgida e no ter rea inferior a 0,5 m2; ser colocada no fundo de um poo de base nivelada ocupando toda a rea. A relao entre a largura e a profundidade do poo para a prova dever ser a mesma que a relao existente entre a largura e a profundidade da futura fundao. A carga ser aplicada em estdios sucessivos de, no mnimo, 20% da taxa de trabalho admissvel provvel do terreno. Em cada estdio de carga, os recalques, com preciso de 0,01m, sero lidos imediatamente aps a aplicao da carga e aps intervalos de tempo sucessivamente dobrados (1, 2, 4, 8, 16, ...n minutos). S ser aplicado novo acrscimo de carga depois de verificar a estabilidade dos recalques (com tolerncia mxima de 5% do recalque total neste estdio, calculado entre duas leituras sucessivas). O dispositivo de leitura dos recalques deve estar acoplado em barras apoiadas a uma distncia de 1,5 vezes o dimetro da placa, distncia esta medida a partir do centro da placa.
103

Geotecnia de Fundaes

Prof. M. Marangon

O ensaio dever ser levado at, pelo menos, observar-se um recalque total de 25mm ou at atingir-se o dobro da taxa admitida para o solo. A carga mxima alcanada no ensaio, caso no se v at a ruptura, dever ser mantida, pelo menos, durante 12 horas. A descarga dever ser feita em estdios sucessivos, no superiores a 25% da carga total, lendo-se os recalques de maneira idntica do carregamento e mantendo-se cada estdio at a estabilizao dos recalques, dentro da preciso requerida.

A fig. mostra os resultados obtidos de uma prova de carga.

Interpretao dos resultados do ensaio de prova de carga . O critrio convencional no considera a diferena de comportamento (resultante dos fatores j citados nos mtodos de determinao da capacidade de carga) da placa e da sapata, e pode ser visualizada na fig..

i) se ocorre a ruptura do solo (ruptura geral)

p = r ; FS

FS=2,0

ii) se ocorre uma deformao exessiva (ruptura local ou puncionamento) max = ?


104

Geotecnia de Fundaes

Prof. M. Marangon

max = 25 mm

= 25mm = ; FS = 2,0 FS = 10mm

A taxa de trabalho ser o menor valor dentre a tenso que provoca um recalque de 25 mm reduzida por um fator de segurana e a tenso que provoca um recalque de 10mm. iii) quando a reao insuficiente. A taxa de trabalho ser obtida dividindo-se pelo coeficiente de segurana a tenso mxima atingida no ensaio, n, que dever atuar por um tempo mnimo de 12horas. A taxa assim obtida dever ser menor do que a tenso que provoca um recalque de 10 mm.

p = r ; FS

FS=2,0

= 10mm

4.5 Exemplos de Anlise e Dimensionamento Geotcnico


Avaliao da Capacidade de Suporte dos Solos de Fundaes Rasas. Considere os resultados de SPT para os primeiros metros de prospeco realizados em um terreno praticamente plano.

Observe os fatores de influncia no seu dimensionamento e conse quentes opes para projeto. So realizadas vrias anlises para efeito de comparao.

1) Capacidade de carga para uma sapata corrida, assente no horizonte de areia (para a mnima escavao), com clculo:

105

Geotecnia de Fundaes

Prof. M. Marangon

a) Argila => N=6 => mdia (prximo de mole se N=5) Parmetros TAB.3, por exemplo: = 1.6 t/m3 (mdia-mole) C = 2.5 t/m3 (menor valor para mdia) =0 b) Areia => N=9 => mdia comp. (menor valor para md. comp.) Parmetros TAB.3, por exemplo: = 1.9 t/m3 C = 0 t/m3 = 35 (menor valor) Clculo da Capacidade de Carga:

Sc S = 1 Sq

N c = 58 N = 42 N q = 41
=> ruptura generalizada areia med. comp.

qr = C N c + a ha N q + b b N qr = 1.6 1.5 41 + 1.9 1.0 42 qr = 98.4 + 79.8 = 178.2 t / m = 17.8 Kg / cm


2 2

Obs.: b = 0.5 x B

A parcela de qr correspondente a 98.4 t/m2 devido a sobrecarga (profundidade de assentamento) e a parcela de qr correspondente a 79.8 t/m2 devido a base (largura atrito na base). Assim, para FS = 3.0 (Prdio de Apartamento Prospeco limitada Parmetros estimados por tabelas), tem-se:

adm =

qr 17.8 = = 5.9 Kg / cm2 FS 3

Anlise do valor da taxa do terreno estimada (calculada) 5,9 Kg/cm2 aceitvel?


106

Geotecnia de Fundaes

Prof. M. Marangon

Vejamos:

i) Norma NBR 6122 sugere: Areias grossas, fofas a compactas de 4 a 8 (mdia 6 Kg/cm2) Areias finas e mdias, md. comp. A comp. de 2 a 4 ii) Valores sugeridos pela M Jos do Porto: Solos arenosos, sapata corrida at 6 Kg/cm2

2) Dimensionamento de uma sapata (corrida, quadrada ....) a partir do valor da capacidade de carga (taxa admissvel ) calculado, como no exemplo anterior.

F A

A=

F carregamento na Fundao

taxa (arbitrada ou calculada)


S que: Logo: Arbitra-se um valor esperado para b e calcula-se o valor de . A partir de , calculaF e b. se a rea necessria A =

pr FS

pr = f (b) onde b = dim enso da fundao

Se o valor de b distanciar muito do b anteriormente arbitrado no clculo da taxa , F recalcular o valor de pr e com este novo b e depois a nova rea A = e b (a dimenso da

fundao) at convergir. O dimensionamento de Fundaes rasas em areia poderia ser feito arbitrando-se o valor da capacidade de suporte do solo (taxa) e determinado diretamente o valor de b, calculada a rea necessria para a fundao.

3) Capacidade de suporte para o NA na base da camada de argila (ao nvel de assentamento): b) areia sub =? sub = sat a sat > nat se sat = 2,0 t/m parcela no inf luenciada

sub = 2,0 1,0 sub = 1,0 t/m qr = 98,4 + bbN , sendo 98,4 a

qr = 98,4 + 1,0 1,0 42 = 140,4 => 14,0 Kg / cm

14 = 4,66 Kg / cm2 3

Observa-se que os valores apresentados em tabelas como valores admissveis no discutem a condio de estar ou no sob a ao do NA. Tem se valores de sob NA sempre menores que na condio de no ocorrer.
107

Geotecnia de Fundaes

Prof. M. Marangon

b) areia Considere agora a hiptese dos dois materiais ocorrerem em posio inversa: a) arg ila

Nc' = 5 Coeficientes de forma diferentes argila (Ruptura Localizada) N ' = 0 Nq' = 1


4) Capacidade de carga para as condies apresentadas no 1 exemplo:

qr = Ca N c + b hb N q + abN qr = 2,5 5,7 + 1,9 1,5 1,0 + 0 qr = 14,25 + 2,85 = 17,1 = 1,71 Kg / cm parcela sobrec arg a coeso 1,71 = = 0,57 Kg / cm 3
Se coeso pouco maior, por exemplo: c = 3,5 t/m qr = 2,28 Kg/cm e = 0,76 Kg/cm Anlise do valor da taxa do terreno estimada: 0,57 Kg/cm aceitvel ? Vejamos: i) Norma NBR 6122 sugere: Argila de consistncia mdia => 1 Kg/cm O N SPT = 6 indica o menor valor para a consistncia mdia. Observa-se qua a norma no sugere valor para argila mole Se 66% de 1 Kg/cm

= 0,66 Kg/cm

ii) Valores sugeridos pela M Jos do Porto: De 0,6 a 1,2, como temos o valor inferior de N-SPT para a consistncia mdia => = 0,6 Kg/cm. 5) Se argila com N SPT = 12 ao nvel da sapata: N = 12 => consistncia rija Parmetros: tab. 3 tab. 4 C tab. 2 =1,9 = 1,76 2,08 0,5 < C < 1,0
108

1,9 t/m

Geotecnia de Fundaes

Prof. M. Marangon

8 < N < 15 N = 12 C = 0,75 Kg/cm tab. 3 5 < C < 15 C = 10 como N = 15 (rija de 11 a 19) como 12 < 15 , logo: 7,5 < 10 t/m OK! 75 < Su < 150 Su = C = 75Kn/m = 7,5 t/m = 0,75 Kg/cm

tab. 5

Veja quer as tabelas mostram uma certa relao entre os valores sugeridos. Ento:
qr = 5,7 7,5 + 1,9 1,5 1,0 + 0 qr = 42,75 + 2,85 = 45,8 = 4,58 Kg / cm parcela coeso maior

=
Anlise:

4,58 = 1,52 Kg / cm 3 66% de 2,0 = 1,32 Kg/cm

i) Norma sugere 2 Kg/cm

ii) M Jos Porto sugere 1,2 a 2,4, observado o valor de N SPT no intervalo para rija , 12 1,50 Kg / cm OBS.: O dimensionamento da capacidade de carga ( e conseqente taxa admissvel ) pode ser calculado para uma argila desconsiderado o ngulo de atrito, = 0, independente da dimenso da fundao. A partir do valor de , obtm-se a sua dimenso b, calculando-se a rea necessria: F A=

Concluso: A capacidade de carga de uma areia proporcional a dimenso da Fundao e da presso de sobrecarga enquanto que, a capacidade de carga de uma argila no proporcional dimenso da Fundao, s sendo da presso de sobrecarga e do valor da coeso.

6) Qual a dimenso que deve ter uma sapata quadrada para uma carga centrada de 11,8 t, a uma profundidade de 1,5m, em uma argila que se consegue molda-la com relativo esforo.
Soluo: Argila de consistncia mdia a rija

= 0 (desprezado) Parmetros = 1,8 t / m (valor clssico valor C = ?


109

mdio tab.3, entre " mdia e rija" )

Geotecnia de Fundaes

Prof. M. Marangon

tab. 2

C = 0,5 Kg/m

maior mdia menor rija menor rija

tab. 3 tab. 5

C = 5,0 t/m

Valores mdio para consistncia mdia (relativo esforo) C = 57,5 (entre 40 e 75) Cadotado = 50 KN/m

qr = 1,3 C N c + h N q + 0,8 b N qr = 1,3 5 5,7 + 1,8 1,5 1,0 + 0 qr = 37,05 + 2,7 = 39,75 t / m = 3,97 Kg / cm

pr 3,97 = = 1,32 Kg / cm 3 FS

Valores prti cos empri cos utilizados na prtica 1,0 a 1,5 Kg / cm

Sc = 1,3 OBS . : Sq = 1,0 S = 0,8

Clculo da rea necessria e de L:

F A

A=

A=

11800 KH = 8939,4 cm 1,32 Kg / cm

L= A Logo:

L = 94,5 cm

7) Se a profundidade de assentamento for 2,0 m ?

qr = 37,05 + 1,8 2,0 1,0 = 40,65 t / m = 4,06 Kg / cm

= 1,35 Kg / cm
Pouca diferena, no caso de argila, se mantido o valor da coeso constante, o que no ocorre na prtica. Os valores de coeso so crescentes com a profundidade.
110

Geotecnia de Fundaes

Prof. M. Marangon

4.6 Fundaes em aterros

A foto mostra um rolo compactador em uma das vrias passadas, na execuo de um aterro em que foi especificado GC = 100% do PN (Energia do Proctor Normal). O referido aterro receber fundaes de edificao no municpio de Leopoldina/MG.

A utilizao da compactao consiste na melhoria das caractersticas geotcnicas, particularmente no que diz respeito a sua densificao (aumento do peso especfico) o que implica em conseguimos maiores presses admissveis e menores recalques se comparado com o solo em sua condio natural in situ. O fato de se ter fundaes diretas assentes em aterro no nos garante termos uma situao favorvel, ou com melhores condies de estabilidade uma vez que o grau de compactao obtido na execuo do aterro pode no ser satisfatrio a ponto de imprimir ao solo uma densidade maior que este poderia apresentar na condio natural antes de sofrer escavao e compactao.

Ensaio para verificao do Grau de compactao (GC) de solo compactado. esquerda em argila, atravs do mtodo de Hilf e direita em material granular, atravs do frasco de areia. Obs.: GC = Campo / Labotarrio

No s o problema da densidade da massa de solo a ser obtida, mas problemas executivos como a falta de homogeneidade do conjunto, (no garantia de uma estrutura uniforme
111

Geotecnia de Fundaes

Prof. M. Marangon

e constante), descontinuidade de solo compactado, falta de suporte da base do aterro podem ser tambm so responsveis pelo insucesso que possa advir de uma Fundao Direta em aterro. AVALIAO NUMRICA DA CAPACIDADE DE CARGA EM ATERRO EM FUNO DE SE OBTER UM GRAU DE COMPACTAO MENOR QUE PREVISTO. Considere a execuo de um aterro em que se obtenha um peso especfico seco de 1,74 t/m3 e na umidade tima de 2,05 t/m3. Considere que este solo nas suas condies anteriores compactao apresentava peso especfico de 1,8 t/m3 in situ. Calculemos a taxa admissvel para uma sapata corrida (como exemplo, para comparao) assente a 1,50 de profundidade. Argila: mx. in situ = 2,05 t/m3 (na tima) nat. in situ = 1,80 t/m3 c = 5 t/m3 (tab 3) a) Terreno natural, no densificado (compactado)
q r = 5,7 5 + 1 1,80 1,5 + 0 = 31,2t / m 2

3,12 = 1,04kg / cm 2 3

(Maria Jos sugere 0,9 Kg/cm2)

b) Solo compactado Aterro b.1) GC = 100% campo = lab 2,05 t/m3 na umidade tima de compactao. No exemplo hotm = 18% Se hotm = 14,1% nat aterro = 2,00 t/m3 c = 15 t/m3 (tab 3)
q r = 5,7 15 + 1 2,00 1,5 + 0 = 88,5t / m 2

8,85 = 2,95kg / cm 2 3

(Maria Jos sugere 2,7 Kg/cm2) b.2) GC = 95% nat aterro = 0,95 2,00 = 1,90t / m 3 c = 10 t/m3 (tab 3)
q r = 5,7 10 + 1 1,90 1,5 + 0 = 59,85t / m 2

5,98 = 1,99kg / cm 2 3

(Maria Jos sugere 1,99 Kg/cm2)

112

Geotecnia de Fundaes

Prof. M. Marangon

Observe que a estrutura do solo compactado passou de uma taxa de 1,04 para 2,95 Kg/cm2 se alcanada a densidade mxima de laboratrio (como frequentemente especificado na construo dos aterros para assentamento de fundaes rasas) e cai de 2,95 para 1,99 Kg/cm2 pelo fato do GC ficar abaixo em apenas 5%.

EXEMPLOS PARA DETALHAMENTO DE SAPATAS

SAPATA PARA OS PILARES P1 = P8 = P12 = P19 (25 x 25) 4 x

113

Geotecnia de Fundaes

Prof. M. Marangon

SAPATA PARA OS PILARES P6 = P7 = P17 = P18 (17 x 25) 4 x

114

Anda mungkin juga menyukai