Anda di halaman 1dari 96

Introduo FarmacologIa e cosmetologIa

Braslia, 2011.

elaborao Marcus Vincius Dias Souza Produo Equipe Tcnica de Avaliao, Reviso Lingustica e Editorao

SUMRIO
aPresentao ..................................................................................................................................... 5 organIZao do caderno de estudos e PesQuIsa ................................................................................. 6 Introduo......................................................................................................................................... 8 unIdade I Introduo FarmacologIa e cosmetologIa .................................................................................... 11 caPtulo 1 FarmacologIa geral: conceItos FundamentaIs e FarmacocIntIca............................................ 13 caPtulo 2 FarmacodInmIca .................................................................................................................. 16 caPtulo 3 medIadores InFlamatrIos .................................................................................................... 18 caPtulo 4 conceItos FundamentaIs em cosmetologIa............................................................................. 21 caPtulo 5 ImunologIa cutnea e cosmetotoxIcIdade: vIso geral .......................................................................................................................... 30 caPtulo 6 IngredIentes cosmtIcos naturaIs ......................................................................................... 40 unIdade II cosmetologIa aplIcada ...................................................................................................................... 45 caPtulo 7 acne: cuIdados cosmtIcos caPtulo 8 cosmtIca masculIna caPtulo 9 HIpercromIa cutnea IdIoptIca da regIo orbItal ................................................................... 58 caPtulo 10

.................................................................................................. 48

........................................................................................................... 54

estrIas, celulItes e gorduras localIzadas ............................................................................ 60 caPtulo 11 IngredIentes cosmtIcos despIgmentantes ............................................................................ 65 caPtulo 12 Introduo aos peelings ....................................................................................................... 68 caPtulo 13 cosmtIca antI-aging e neurocosmtIca ................................................................................ 73 caPtulo 14 cuIdados cosmtIcos InIcIaIs com a queda capIlar .................................................................. 79 caPtulo 15 cosmtIcos para grupos de rIsco .......................................................................................... 82 caPtulo 16 HIdratao corporal e produtos antIpoluIo....................................................................... 84 caPtulo 17 manejo cosmtIco de cIcatrIzes ............................................................................................ 87 caPtulo 18 nutrIcosmtIca e nutracutIcos ........................................................................................... 90 reFerncIas...................................................................................................................................... 94

APRESENTAO
Caro aluno A proposta editorial deste Caderno de Estudos e Pesquisa rene elementos que se entendem necessrios para o desenvolvimento do estudo com segurana e qualidade. Caracteriza-se pela atualidade, dinmica e pertinncia de seu contedo, bem como pela interatividade e modernidade de sua estrutura formal, adequadas metodologia da Educao a Distncia EaD. Pretende-se, com este material, lev-lo reflexo e compreenso da pluralidade dos conhecimentos a serem oferecidos, possibilitando-lhe ampliar conceitos especficos da rea e atuar de forma competente e conscienciosa, como convm ao profissional que busca a formao continuada para vencer os desafios que a evoluo cientfico-tecnolgica impe ao mundo contemporneo. Elaborou-se a presente publicao com a inteno de torn-la subsdio valioso, de modo a facilitar sua caminhada na trajetria a ser percorrida tanto na vida pessoal quanto na profissional. Utilize-a como instrumento para seu sucesso na carreira.

Conselho Editorial

ORGANIZAO DO CADERNO DE ESTUDOS E PESQUISA


Para facilitar seu estudo, os contedos so organizados em unidades, subdivididas em captulos, de forma didtica, objetiva e coerente. Eles sero abordados por meio de textos bsicos, com questes para reflexo, entre outros recursos editoriais que visam a tornar sua leitura mais agradvel. Ao final, sero indicadas, tambm, fontes de consulta, para aprofundar os estudos com leituras e pesquisas complementares. A seguir, uma breve descrio dos cones utilizados na organizao dos Cadernos de Estudos e Pesquisa. Provocao Pensamentos inseridos no Caderno, para provocar a reflexo sobre a prtica da disciplina.

Para refletir Questes inseridas para estimul-lo a pensar a respeito do assunto proposto. Registre sua viso sem se preocupar com o contedo do texto. O importante verificar seus conhecimentos, suas experincias e seus sentimentos. fundamental que voc reflita sobre as questes propostas. Elas so o ponto de partida de nosso trabalho.

Textos para leitura complementar Novos textos, trechos de textos referenciais, conceitos de dicionrios, exemplos e sugestes, para lhe apresentar novas vises sobre o tema abordado no texto bsico.

Sintetizando e enriquecendo nossas informaes


abc

Espao para voc fazer uma sntese dos textos e enriquec-los com sua contribuio pessoal.

Sugesto de leituras, filmes, sites e pesquisas Aprofundamento das discusses.

Praticando Atividades sugeridas, no decorrer das leituras, com o objetivo pedaggico de fortalecer o processo de aprendizagem.

Para (no) finalizar Texto, ao final do Caderno, com a inteno de instig-lo a prosseguir com a reflexo.

Referncias Bibliografia consultada na elaborao do Caderno.

INTRODUO
O presente Caderno de Estudos e Pesquisa foi elaborado com o objetivo de propiciar conhecimento e direcionamento para os estudos em Farmacologia e Cosmetologia. A disciplina visa a oferecer a fundamentao terica necessria para a prescrio cosmtica, considerando a elaborao adequada do pronturio, o veculo, as incompatibilidades, o pH, entre outros aspectos. Cada captulo foi pensando com base nas horas que voc dedica ao trabalho destinado s atividades educativas bem como s prticas desenvolvidas no ambiente universitrio. No entanto, voc protagonista da histria que estamos construindo, portanto, tenha esse caderno como direo, mas no se limite a ele. A Farmacologia uma cincia biomdica que estuda o comportamento de molculas ativas com finalidade de diagnstico, cura ou tratamento de doenas. A Cosmetologia uma cincia farmacutica que estuda o desenvolvimento de produtos para limpar, alterar a aparncia, perfumar e/ou corrigir odores corporais. Como integrar essas cincias, a princpio to antagnicas, para o estudo dos cuidados com condies inestticas? Basicamente, os conceitos de Farmacologia so aplicveis em Cosmetologia: os ingredientes cosmticos possuem mecanismos de ao semelhantes aos da pesquisa com frmacos. Conhecimentos de Farmacologia so importantes para uma viso ampliada e segura durante o planejamento da prescrio cosmtica, especialmente porque estamos tratando de pronturios individualizados, j que cada paciente nico em suas necessidades estticas. Tendo em vista que nem sempre a disciplina Farmacologia ofertada nos cursos superiores da rea da sade, recomenda-se ao estudante que consulte as literaturas referenciadas no fim do Caderno de Estudos para complementar conceitos e visualizar mais exemplos prticos. Bons estudos!

objetivos
Estudar os elementos essenciais da Farmacologia Geral com suas bases moleculares. Observar o comportamento das substncias ativas no organismo. Conhecer os elementos fundamentais de Cosmetologia.

Elaborar corretamente a prescrio cosmtica. Conhecer como funcionam os principais ingredientes cosmticos para vrios aspectos inestticos, suas propriedades qumicas e interaes. Elaborar formulaes individualizadas para cuidados cosmticos.

Introduo FarmacologIa e cosmetologIa

UNIDADE

CAPTUlO 1
Farmacologia geral: conceitos fundamentais e farmacocintica

conceitos fundamentais
A Farmacologia a cincia que estuda os mecanismos de ao das substncias utilizadas para diagnstico, tratamento ou cura de doenas, bem como seu comportamento no organismo. Um frmaco um agente qumico que proporciona efeito teraputico ou preventivo. As formulaes que levam frmacos em sua composio so denominadas medicamentos. A expresso tratamento cosmtico erroneamente utilizada entre profissionais do ramo, considerando que apenas os frmacos, nas formulaes de medicamentos, so agentes de tratamento de doenas. O termo remdio, por vezes atribudo aos medicamentos, constitui-se, na realidade, qualquer recurso que tenha efeito teraputico para o paciente. o caso, por exemplo, das terapias manuais para pessoas estressadas ou depressivas ou um simples banho relaxante. As formas farmacuticas so as formas como os medicamentos prontos so apresentados aos pacientes. Como exemplo, citamos:

formas farmacuticas slidas: cpsulas, comprimidos; formas farmacuticas lquidas: xaropes, suspenses, solues; formas farmacuticas semislidas: gis, cremes, loes, pomadas. Cosmticos podem ser considerados remdios?

Cosmticos no possuem finalidade teraputica, portanto, no so remdios.

13

UNIDADE I | Introduo FarmacologIa e cosmetologIa

Farmacocintica viso geral


A Farmacocintica a parte da Farmacologia que estuda o comportamento do organismo em relao ao frmaco, isto , o que o organismo faz com o frmaco, como ocorre seu processamento em termos de: 1. absoro; 2. metabolizao; 3. distribuio; 4. eliminao do organismo. Absoro: a passagem da substncia ativa do local onde foi administrada para a corrente sangunea, sem que se desintegre. Pode-se dizer que existe absoro de cosmticos, considerando que levam substncias com comportamento de frmacos, mas no so medicamentos? Novamente, como os cosmticos no possuem ao teraputica, no so absorvidos pela pele. Outro aspecto importante que as molculas ativas geralmente so muito grandes para passar pela pele. Metabolizao: consiste em um conjunto de reaes qumicas que tornam a molcula realmente ativa e/ ou mais facilmente absorvida, geralmente conferindo-lhe hidrossolubilidade. Como estudaremos os cosmticos de uso interno, torna-se relevante abordar alguns aspectos sobre o metabolismo heptico: 1. O fgado possui uma rede de processamento de substncias que chegam at ele via circulao, feito pelo sistema de enzimas do tipo mono-oxigenases, do citocromo P450. Essas enzimas podem sofrer aumento da atividade atravs do aumento do nmero de enzimas, o que chamamos de induo. Este efeito pode ou no causar toxicidade, a depender da substncia que est sendo processada. 2. O fgado tambm responsvel pelo efeito de primeira passagem: alguns frmacos sofrem metabolizao to extensa que a quatidade que chega na corrente sangunea acaba sendo muito menor que a quantidade administrada e absorvida. O efeito de primeira passagem um evento positivo ou negativo? Em que situaes positivo ou negativo? Eliminao: a sada dos frmacos do organismo. Geralmente analisa-se a eliminao em termos de Clearance, que o volume de plasma sanguneo livre do frmaco por unidade de tempo.

14

Introduo FarmacologIa e cosmetologIa

| UNIDADE I

Distribuio: a passagem da substncia ativa da corrente sangunea para os tecidos que so os locais de ao dos frmacos. Exemplo: produtos para dor de cabea vo agir na vascularizao do sistema nervoso central. Chamamos de biodisponibilidade a estimativa da velocidade e tempo gasto para uma molcula chegar na corrente sangunea, bem como qual a quantidade disponvel. Alguns frmacos podem se acumular no tecido adiposo, nos ossos, dentes, olhos, atravessar a barreira hematoenceflica (que proteje o sistema nervoso central de substncias circulantes) e, no caso das gestantes, podem atravessar a barreira placentria. Por isso, todo cuidado pouco na seleco de frmacos para administrao em qualquer tipo de paciente. Pesquise o que so pr-frmacos e qual a vantagem deste tipo de molcula sobre os frmacos comuns.

So fatores que influenciam o sucesso teraputico:

forma farmacutica administrada; como ocorreu a administrao (via oral, via tpica, injetvel intramuscular, intravenosa etc.); forma de movimento do frmaco no organismo.

A forma de movimento do frmaco no organismo est relacionada ao modo como a molcula ativa entra na clula. So os trs movimentos principais: 1. difuso (passagem) simples direta pela membrana, sem gasto de energia na forma de ATP, comum para molculas lipossolveis; 2. difuso facilitada por canais inicos (canais formados por protenas carreadoras que levam a molcula de fora para dentro da clula), sem gasto de energia; 3. transporte ativo atravs de canais proteicos, com gasto de energia.

15

CAPTUlO 2
Farmacodinmica
A Farmacodinmica a parte da Farmacologia que estuda o mecanismo de ao do frmaco, isto , quais modificaes gera no organismo, como, por que e quando ocorrem. Os frmacos agem no organismo atravs de interaes com elementos que chamamos de alvos. Um alvo consiste no local especfico, em nvel molecular, onde o frmaco ir agir. Os principais alvos so:

enzimas (podem ser inibidas ou ter sua atividade aumentada); molculas transportadoras (podem ser bloqueadas ou ter sua atividade aumentada); canais inicos (podem ser abertos ou fechados); receptores especficos: locais de ligao de substncias endgenas onde frmacos com estrutura qumica semelhante s substncias endgenas se ligam.

Quanto ao nos receptores, pode ocorrer ligao do frmaco para simular o efeito de uma substncia endgena, no intuito de aumentar o efeito fisiolgico causado por esta, ativando o receptor e cascatas de sinalizao dentro da clula. A estes frmacos d-se o nome de agonista. Exemplo: O corpo libera naturalmente adrenalina na corrente sangunea, que se liga a seus receptores especficos em determinados rgos. Existem molculas para o tratamento da asma, por exemplo, que possuem estrutura semelhante da adrenalina, para ligar-se aos mesmos receptores apenas nas vias areas e ativ-los, causando dilatao para maior passagem de ar. O sinergismo entre frmacos acontece quando duas ou mais molculas, quando associadas na administrao, potencializam um nico efeito, por mecanismos semelhantes ou diferentes. Exemplos em cosmetologia: controladores de oleosidade e adstringentes, quando associados, favorecem a eliminao de comedes, no tratamento da acne. Os frmacos que se ligam a um receptor para bloquear a ao das substncias endgenas so chamados de antagonistas. Exemplo: Existem molculas semelhantes adrenalina que se ligam aos receptores para adrenalina no corao, visando reduzir a frequncia cardaca e a fora de contrao, no intuito de controlar a presso arterial: sem a ligao de adrenalina, o corao no recebe estmulo para fazer mais fora /contraes que o necessrio, o que colabora para o abaixamento da presso arterial.

16

Introduo FarmacologIa e cosmetologIa

| UNIDADE I

Natureza da atividade farmacolgica: so diferenas existentes para receptores de ao reguladora sobre funes fisiolgicas. So classificadas em:

antagonismo competitivo: quando duas substncias disputam a ligao pelo mesmo alvo. Vence a que tiver o melhor perfil qumico para se ligar ao alvo; antagonismo qumico: ocorre alterao da estrutura qumica de um frmaco, o que causa perda da funo original; antagonismo fisiolgico: ocorre alterao da funo de um frmaco por outro, sem alterao da estrutura qumica; antagonismo farmacocintico: ocorre alterao dos parmetros farmacocinticos (absoro, metabolismo, distribuio, excreo) de um frmaco por outro. Como prevenir erros de prescrio conhecendo a natureza da atividade farmacolgica das substncias?

Se duas ou mais substncias apresentam qualquer tipo de antagonismo, no devem, portanto, ser associadas na mesma formulao nem administradas simultaneamente. Quando um frmaco administrado de maneira contnua ou repetida (no necessariamente por erros de medicao), existe o risco de desenvolvimento de taquifilaxia, que a perda do efeito do frmaco por alteraes causadas ou mesmo perda dos alvos no organismo. Diferentemente desta condio, enquadra-se o conceito de adaptao fisiolgica, que a reduo do efeito de um frmaco por respostas do organismo que tendem condio de homeostase, o que gera tolerncia ao frmaco.

Como aplicar estes conceitos de farmacodinmica em cosmetologia?

17

CAPTUlO 3
mediadores inflamatrios
O processo inflamatrio uma resposta do organismo que se inicia nos vasos sanguneos em direo aos tecidos quando h leso por qualquer agente etiolgico. A finalidade da inflamao proteger o organismo atravs de mecanismos para destruio e eliminao do agente etiolgico, alm de reparar a rea afetada. Desta forma, pode-se entender que existem diversos tipos e intensidades de inflamao, variando o agente e a rea afetada. Quando so exagerados, os processos inflamatrios causam doenas como processos dolorosos, alergias, autoimunidades e destruio tecidual. O controle da inflamao, atualmente, feito principalmente com anti-inflamatrios no esteroidais e corticoterapia, a depender do caso. No existe uma sequncia exata estrita para os eventos da inflamao, isto , as etapas podem ocorrer simultaneamente, porm, trs fases principais podem ser identificadas: 1. Fase aguda de fenmenos vasculares: ocorre vasodilatao, aumento do fluxo sanguneo e da permeabilidade vascular, com extravasamento de protenas e outras biomolculas. 2. Fase tardia: ocorre infiltrao de clulas do sistema imune como neutrfilos e outros fagcitos por diapedese e migrao dessas clulas para o local da inflamao, para captura e destruio do agente causador da inflamao. 3. Fase de degenerao tecidual com fibrose. O conhecimento das principais substncias envolvidas na inflamao torna-se importante para os estudos de farmacologia e cosmetologia, considerando que, conhecendo como mediam os processos inflamatrios, pode-se planejar melhor os cuidados cosmticos para diversas condies inestticas associadas inflamao, como a acne e as cicatrizes. Os mediadores da inflamao so os responsveis pelo carter considerado uniforme dos processos inflamatrios, no importando se o agente etiolgico uma bactria, um corpo estranho, radiao etc. Como pode existir diferentes tipos de inflamao se o processo uniforme, considerando que os mediadores envolvidos so geralmente os mesmos? A depender da doena (ex.: alergias, neoplasias malignas, psorase), apesar dos mediadores serem quimicamente semelhantes, as associaes fisiologicamente programadas variam, inclusive em quantidade.

18

Introduo FarmacologIa e cosmetologIa

| UNIDADE I

Principais mediadores dos processos inflamatrios:

Histamina: encontrada pr-formada na maioria dos tecidos corporais, tem sua ao condicionada aos receptores onde se liga, a saber:

Receptores H1 (vrias regies corporais): contrao da musculatura lisa, brnquios, bronquolos; edema, eritema, prurido, aumento da secreo de muco e da permeabilidade de capilares; induo de vmito. Receptores H2 (estmago): estimula a secreo de suco gstrico.

TXA2 (Trombxano A2): faz vasoconstrio e estimula a agregao plaquetria. PAF (Fator de Agregao Plaquetria): estimula a agregao plaquetria, vasodilatador, aumenta a permeabilidade vascular e tem ao quimiottica (atrao) de clulas imunolgicas para o local da inflamao. Bradicinina: ao vasodiltadora, aumenta a permeabilidade vascular, estimula a contrao do intestino. Em que situaes, ao se tratar de inflamao, importante que haja contrao do intestino?

Em casos onde h parasitoses intestinais envolvidas, a contrao do intestino importante para a eliminao do parasita nas fezes.

Prostaglandinas
PGE2: reduz o limiar da nocicepo, tem ao sinrgica com substncias que causam dor por estimulao das terminaes nervosas, causa febre e broncoconstrio. PGI2: tem ao vasodilatadora e antiagregao plaquetria.

leucotrienos
LTB4 (Leucotrieno B4): promove adeso, ativao e proliferao de clulas imunolgicas. LTC4 (Leucotrieno C4): broncoconstritor. LTD4 (Leucotrieno D4): vasodilatador. LTE4 (Leucotrieno E4): vasoconstritor.

19

UNIDADE I | Introduo FarmacologIa e cosmetologIa

Como o organismo organiza o processo inflamatrio considerando que alguns mediadores possuem aes antagnicas?

A organizao regida pela programao do sistema imune; quando h falhas no controle da imunidade, podem ocorrer doenas como as autoimunidades. Pesquise nos tratados de imunologia os detalhes sobre as clulas e as substncias de origem imunolgica envolvidas na inflamao. Voc ver que um processo fascinante, apesar de complexo.

20

CAPTUlO 4
conceitos fundamentais em cosmetologia

Cosmticos: formulaes constitudas por substncias naturais ou sintticas para uso externo (cabelo, pele, unhas, lbios, dentes e mucosa da cavidade oral) com finalidade exclusiva de limpar, alterar a aparncia, perfumar e/ou corrigir odores corporais, para proteger a pele ou mant-la em bom estado (sadia). Cosmecuticos: termo no reconhecido pela Anvisa nem pelos rgos regulatrios de produtos cosmticos e farmacuticos internacionais. Indica cosmticos cujas frmulas possuem propriedades teraputicas associadas, sendo usados nos tratamentos cosmticos. So produtos para acne, caspa, esmalte para micoses etc. Grau de risco I: produtos isentos de registro do Ministrio da Sade, oferecendo riscos mnimos ao usurio. Ex: shampoos/condicionadores comuns, hidratantes etc. Grau de risco II: produtos que devem ter segurana e eficcia comprovadas, alm do registro no Ministrio da Sade. Ex: produtos para acne, despigmentantes, anticaspa, para micoses, para rea dos olhos, filtros solares, para uso nas mucosas (como as solues para bochechos) e produtos de uso infantil. Cosmticos naturais: estendem seus efeitos para todo o organismo. As fases oleosas so feitas com ceras e esqualeno naturais, alm da lanolina e steres, fosfolipdios derivados biolgicos. No so usados produtos sintticos nem conservantes sintticos. Os ativos so todos naturais. Ex.: blend (mistura) de leos naturais. Produtos orgnicos: produtos com certificao diferencial conferida por rgo competente (como o EcoCERT), cuja formulao no leva itens sintticos como silicones, fragrncias, polietilenoglicol (PEG), corantes, derivados do petrleo nem produtos de origem animal. Todos os componentes da frmula so exclusivamente naturais e seguem rgidos padres de produo (sem agrotxicos, processamento em indstrias de padro trabalhista ouro etc.) sendo, portanto, certificados. No so feitos testes em animais. No mnimo, 95% dos produtos envolvidos (e a empresa) devem ser certificados. Os produtos so livres de metais pesados, toxinas e OGM (organismos geneticamente modificados os transgnicos).

21

UNIDADE I | Introduo FarmacologIa e cosmetologIa


.

Ateno: Cosmticos tradicionais podem ter ingredientes naturais.

Vias de penetrao da pele e de hidratao


fundamental diferenciar: stio: local de sada da secreo gerada pela glndula sebcea e dos pelos. poro: local de sada de glndula sudorpara. So vias de penetrao dos princpios ativos na pele:

transdrmica: substncias de baixo peso molecular, carter anftero (isto , so hidrossolveis e lipossolveis), passam pela pele e caem na corrente sangunea. Uso exclusivo de medicamentos. transfolicular: passam entre o folculo piloso e a papila drmica. rea com pouco pelo (especialmente idosos), tem hidratao mais difcil, por deficincia neste mecanismo, j que o folculo fica obstrudo. transcelular: por difuso, os ativos passam de uma clula para a outra. Ocorre principalmente com ativos lipoflicos. O pH alcalino aumenta emolincia da pele por clivagem da queratina da camada crnea; por isso, o carter alcalino tem maior permeabilidade da pele, um fator de risco para uso do produtos.

a importncia da hidratao
A reduo da espessura da pele e do tecido subcutneo, por ao qumica e/ou ambiental, so os principais mecanismos de desidratao, alm da nutrio inadequada. A perda de gua transepidermal, entendida como a evaporao da gua dos tecidos mais profundos at a epiderme, ocorre naturalmente na pele, at mesmo para regulao de temperatura corporal. importante que qualquer produto cosmtico possa proporcionar hidratao, para garantir a integridade do tecido e para que o ativo exera sua funo corretamente. So vias de restaurao da hidratao da pele por cosmticos:

ocluso: os poros so obstrudos e a gua da pele no evapora. umectao: so usados ativos higroscpicos para reduzir a volatizao da gua da superfcie da pele.

22

Introduo FarmacologIa e cosmetologIa

| UNIDADE I

restaurao: feita atravs de elementos originais da pele como protenas (hidrolizados para maior absoro), colgeno, carboidratos e lipdeos que so inseridos nas frmulas. Tambm podem ter filtro solar.

Formas de apresentao dos cosmticos (variaes de veculos)

Cremes: so emulses leo/gua ou gua/leo de boa consistncia (maior viscosidade). Loes: microemulses de baixa ou mdia viscosidade. Gis: redes polimricas hidratveis (natrosol, carbopol, aristoflex, pemulen, sepigel, etc.) de boa consistncia em geral. So os veculos mais escolhidos para peles oleosas. Leites: microemulses de pouca viscosidade, para limpeza de pele. Tnicos: solues vasodilatadoras, refrescantes, rubefacientes e cicatrizantes. So prprias para recuperar a nutrio, ph e tnus da pele (izotonizantes). Finalizam a etapa de limpeza. Sticks: preparaes slidas de cidos graxos e lcool etlico, solidificados por estearato de sdio. Podem ser hidratantes, despigmentantes etc. leos: preparaes de origem vegetal/animal, lquidos temperatura ambiente. Sabonetes: lquidos, glicerinados, barra (tradicionais), shower gel, esfoliantes, antisspticos (ntimos). Shampoos: De pH alcalino, podem ser: hidratantes, anticaspa, antiresduos, infantis, antiqueda etc.

Conceitos de Qumica

pH: ndice de acidez tolerado por reas corporais ou substncias ativas. Varia de 0 a 14, sendo que at 7 o pH cido, em 7 neutro e de 7 a 14 alcalino ou bsico. O pH das diferentes reas corporais est no quadro a seguir.

23

UNIDADE I | Introduo FarmacologIa e cosmetologIa


quadro 1 faixas de pH do corpo

axilas costas cabelo coxas mos ndegas ps face seios tornozelos


Fonte: BATISTUZZO, 2009.

6,3 a 6,5 4,5 a 4,8 4,5 a 4,7 6 a 6,1 4,3 a 4,6 6,4 a 6,5 7 a 7,2 4 a 4,8 6 a 6,2 5,9 a 6,1

Conhecer o pH das diferentes reas corporais fundamental para a escolha do cosmtico: produtos muito cidos ou muito alcalinos podem causar danos srios s reas onde so aplicados, como queimaduras e leses. Alm disso, observar o pH das substncias fundamental para que possam ser associadas sem que hajam incompatibilidades.

Solubilidade: capacidade de uma substncia se dissolver na presena de outra. Podem ser classificadas em: insolveis (carter hidroflico/fbico), pouco solveis, livremente solvel, solvel. Fotossensibilidade: caracterstica das substncias que podem ser alteradas/ inativadas pela luz. Higroscopicidade: capacidade de uma substncia agregar gua para sua estrutura. Ex.: as substncias com sdio (Na+2). Porque certos produtos cosmticos importados mudam de aspecto/odor quando chegam ao Brasil?

Produtos fabricados na Frana, por exemplo, so planejados para serem estveis nas condies climticas locais. Trazer estes produtos para zonas climticas diferentes implica provvel perda da estabilidade. Os 16 tipos de pele Adequao de produtos cosmticos s necessidades individuais Leslie Baumann, 2006 (The Skin Type Solution) Atualmente, alm da classificao tradicional dos fototipos de pele conforme Fitzpatrick, a classificao da pele em 16 tipos, definida em 2006 pela dermatologista norte-americana Leslie Baumann, tem sido amplamente divulgada e utilizada, j que fornece outros critrios de seleo como tendncia a ruborizao e descamao.

24

Introduo FarmacologIa e cosmetologIa

| UNIDADE I

1. Pele oleosa, sensvel, no pigmentada com tendncia a rugas Apresenta poros dilatados e rugas precoces por ter camada fina; no bronzeia, mas queima.

Fotoproteo constante/creme oil-free ou gel. Usar anti-inflamatrios e calmantes suaves (evitar corticoides) em todos os produtos. Ex: extratos gliclicos de camomila, calndula, alfabisabolol. Evitar usar ch verde e zinco (pelo forte sinergismo para ao secativa) e vitamina C (pela tendncia rugas). So ativos para absorver a oleosidade excessiva: sebonormine, silica shells (anti-oil spheres), matipure. Usar clareadores com pH mais prximo de 7.

2. Pele oleosa, sensvel, no pigmentada e firme Poros no muito dilatados, vascularizao aparente e fcil ruborizao, com descamaes.

fotoproteo constante: loo/creme oil-free ou gel. Usar anti-inflamatrios e calmantes suaves (evitar corticoides). Ch verde e zinco: podem ser usados para efeito secativo associado, silicatos em caso de extrema oleosidade, nas primeiras semanas de tratamento. Evitar o uso de DMAE.

3. Pele oleosa, sensvel, pigmentada e propensa a rugas Pode apresentar acne e dermatites fortes. Bronzeia fcil, com rugas precoces por ter camada fina. Manchas so comuns.

Usar filtro solar fsico (xido de zinco/dixido de titnio). Tensores: elastinol+R, Lys-lastine. Evitar ch verde/zinco/vitamina C (sensibilidade da pele/propenso s rugas). Clareadores: usar os com pH prximo a 7.

4. Pele oleosa, sensvel, pigmentada e firme Pode apresentar acne e processos inflamatrios muito fortes. Muitas reaes alrgicas, possveis sardas. Manchas mais resistentes aos tratamentos.

Usar: cido kgico, cido saliclico, microesponjas de retinol. Ch verde, zinco, vitamina C: podem ser usados junto com glucans. FPS em gel creme/creme oil-free.

25

UNIDADE I | Introduo FarmacologIa e cosmetologIa 5. Pele oleosa, resistente, pigmentada e propensa a rugas Aparncia lustrosa, poros dilatados, acne rara.

FPS em creme oil free. Usar coenzima Q10 e lipossomas hidratantes, DMAE, cido gliclico, microesponjas de retinol. Usar silicatos com zinco para reduzir a oleosidade.

6. Pele oleosa, resistente, pigmentada e firme Poucas rugas e acne, mais comuns em negros. Em peles claras: sardas e manchas.

Usar ch verde, zinco, vitamina C e silicatos. FPS em gel. Despigmentante: azeloglicina.

7. Pele oleosa, resistente, no pigmentada e propensa a rugas

Brilho moderado, pouca acne, rugas precoces. Tensor: argireline, elastinol + Hidratar mais noite. Esfoliar pelo menos 2 vezes por semana.

8. Pele oleosa, resistente, no pigmentada e firme Dificilmente bronzeia. Manchas, vermelhido ou resecamento raros. Peeling de cido saliclico mensal: controle rpido da oleosidade (at 3 vezes ao ms). Esfoliao com cido gliclico ou saliclico.

9. Pele seca, sensvel, pigmentada e propensa a rugas Fina e seca, descama e tem alta frequncia de inflamaes. Evitar adstringentes/esfoliantes. Dispigmentantes: usar Ph mais prximo do neutro. Se cidos, usar o gliclico/ltico com glicirendeos em creme e em alternados (camadas finas).

10. Pele seca, sensvel, pigmentada e firme

Mos secas, manchas speras e grosseiras no rosto e pescoo. Alergias e descamaes frequentes.

26

Introduo FarmacologIa e cosmetologIa

| UNIDADE I

Fotoproteo em creme. Usar anti-inflamatrios e calmantes. Hidratao: leos de macadmia, silicones.

11. Pele seca, sensvel, no pigmentada e propensa a rugas Ressecada, spera, sem brilho, acne moderada, rugas precoces. Eritema fcil Hidratao reforada noite em creme. Evitar vitamina C. Lipomoist firming, leos naturais em baixa concentrao, com anti-inflamatrios em gel ou creme.

12. Pele seca, sensvel, no pigmentada e firme

Descamao, acne ocasional, eritema, prurido. Hidratao: lactato de amnio, peptdeos (structurine).

13. Pele seca, resistente, pigmentada e propensa a rugas Bronzeia fcil. Sem alergias, acne ou rugas at mais ou menos 40 anos. Usar clareadores de vitamina C e cido gliclico. Fotoproteo em creme.

14. Pele seca, resistente, pigmentada e firme Descamaes no rosto e pescoo. Sardas e manchas so comuns. Clareamento: vitamina C, vitamina K. Hidratar com vitamina A e E. Renovao celular: microesponjas de retinol, alfa-hidroxicidos (AHA ex.: cido gliclico, cido mandlico) em baixa porcentagem. Fotoproteo em creme.

15. Pele seca, resistente, no pigmentada e propensa a rugas Pele clara, delicada (fina), sem sardas ou manchas. Para as linhas de expresso: lipomoist firming, coenzima Q10 (lipossoma), ch verde.

16. Pele seca, resistente, nopigmentada e firme No bronzeia fcil. Hidratar com produtos a base de glicerina e evitar adstringentes.

Para todas as formas de pele seca: cido hialurnico e leos como o de macadmia e rosa mosqueta (cicatrizante) de 3 a 4%. Aquaporine active e outros peptdeos tambm so boas opes.

27

UNIDADE I | Introduo FarmacologIa e cosmetologIa

alteraes fsicas e qumicas dos cosmticos


Os cosmticos podem, quando mal conservados ou se forem malformulados, apresentar alteraes fsicas e/ou qumicas, que impossibilitam o uso do produto pelo risco de causar algum efeito colateral no usurio ou mesmo nenhum efeito, pela inativao da substncia ativa. As principais alteraes so:

alteraes de cor (oxidao) alteraes do odor (contaminao) separao de fases (tensoativo inadequado) formao de precipitado presena de sobrecamada com mal cheiro/alterao de odor (contaminao bacteriana)

a elaborao do pronturio
Os registros servem para documentar as aes desenvolvidas e os produtos utilizados, fornecer evidncias de que as necessidades do tratamento esto sendo atendidas e proporcionar melhoria contnua dos protocolos de tratamento. O pronturio em si, por se tratar de um documento, destina-se ao dispensador dos produtos: o farmacutico especialmente se a receita for destinada manipulao. Os produtos indicados so destinados ao paciente. Para (nome do paciente), Ao farmacutico, favor formular: extrato de calndula 5% alfabisabolol 1% alantona 0,5% sabonete lquido base qsp 100ml sexo: idade:

para lavar o rosto 2x ao dia com movimentos suaves

_____________________ (nome do profissional) DD/MM/AA Tel: e-mail:

Erros de prescrio so comuns, contudo, passveis de preveno. Para evitar transtornos ao paciente e ao dispensador, fundamental observar os seguintes cuidados para a prescrio cosmtica:

28

Introduo FarmacologIa e cosmetologIa

| UNIDADE I

Falta do modo de administrao do produto prescrito. Pode ser tambm enquadrado nesta categoria a falha na orientao do paciente em relao aos cuidados propostos, buscando compreenso e aderncia ao tratamento. Por falta de informao, o paciente no utiliza os produtos corretamente. O tempo de administrao e a frequncia devem ser claramente apresentados em cada produto, evitando erros de administrao. Erros de prescrio seleo incorreta dos ativos (sem considerar as indicaes, contra-indicaes, interaes e incompatibilidades bsicas, alergias conhecidas, produtos j utilizados e outros fatores), dose, forma farmacutica, quantidade, via de administrao, concentrao ou desconsiderar as instrues de uso de um produto, especialmente se for industrializado; prescries ilegveis; uso de nomenclaturas no oficiais e abreviaturas diversas desconhecidas.

Modelo de ficha de registro e acompanhamento de pacientes Nome: Idade: Tel.: eNdereo:

descrio: Pele oleosa, sensvel pigmentada e firme. acne grau 2, dermatite de contato e seborreica visveis. Limpeza em cabine Tonificao (Cabine) Procedimento Ps-procedimento

Limpeza em casa

Tonificao em casa

Hidratao

Fotoproteo

Pratique a identificao dos tipos de pele com pessoas conhecidas e elabore protocolos com as especificaes por tipo de pele em quadros como o modelo acima.

29

CAPTUlO 5
Imunologia cutnea e cosmetotoxicidade: viso geral

conceitos de citologia e histologia reviso


As clulas so microcompartimentos que concentram substncias orgnicas, inorgnicas e organelas de diferentes funes, circundadas pela membrana plasmtica, a bicamada lipdica. A membrana plasmtica uma pelcula fina composta de fosfolipdios, colesterol e outros lipdios e possui protenas transmembrana, canais de protena para transporte, enzimas, glicoprotenas e outras biomolculas. As principais funes da membrana so: proteo da clula, limitar o citoplasma e controlar a entrada e sada de substncias (permeabilidade seletiva).

Principais organelas e respectivas funes


Retculo endoplasmtico: um sistema de canais membranosos e vesculas, disponvel no citoplasma na forma lisa (neutraliza substncias txicas, sintetiza lipdios) e rugosa (sintetiza protenas e ribossomos). Complexo de Golgi: agrupamento de vesculas e cisternas que atuam no transporte de substncias e formao de lisossomas (vesculas com enzimas de digesto celular). Ribossomos: realizam a sntese de protenas atravs de informao gentica. Mitocndria: realiza a respirao celular (processamento de O2) e produo de ATP, a principal molcula energtica do organismo. Ncleo: armazena as informaes genticas. separado do citoplasma pelo envelope nuclear, uma bicamada lipdica.

Junes celulares
Juno compacta ou de ocluso: funciona como um zper, previne o trnsito livre por difuso passiva de pequenas molculas e ons na membrana. Juno aderente: promove a adeso de clulas vizinhas e atua na formao e manuteno da estrutura e da funo das outras junes.

30

Introduo FarmacologIa e cosmetologIa

| UNIDADE I

Juno comunicante: conjunto de canais hidroflicos que conectam os citoplasmas de clulas vizinhas. Acelera a conduo do impulso nervoso.

tecido epitelial
responsvel pelo revestimento e formao de alguns rgos e glndulas. Protege os tecidos subjacentes de leses e choques, atua na absoro de biomolculas, percepo sensorial, transporte transcelular de molculas e controle do fluxo de substancias atravs das junes aderente e comunicante. Especificamente, a pele um tecido de revestimento pavimentoso estratificado queratinizado, isto , possui clulas superficiais achatadas anucleadas com revestimento de queratina, composta de clulas velhas, colesterol, protenas e lipdeos (triglicrides, fosfolipdios, cidos graxos livres, etc.). Dividida em epiderme (mais superficial) e derme, possui uma camada mais profunda de tecido adiposo que constitui um tecido conjuntivo frouxo que conecta a derme musculatura e faz isolamento trmico, a hipoderme. A epiderme, camada mais superficial, dividida em: 1. Estrato crneo: apresenta clulas mortas, sem ncleo ou organelas, onde est depositado o manto hidrolipdico. 2. Camada granular: camada com queratincitos achatados. 3. Camada espinhosa: apresenta clulas novas altamente compactadas que mantm a resistncia do tecido. 4. Lmina basal: possui elevada quantidade de clulas-tronco, por isso chamada de camada germinativa. Nesta camada esto os melancitos e a juno dermoepidermica, que faz a nutrio das camadas mais superiores, que no so irrigadadas. A derme rica em colgeno e elastina, de modo que confere resistncia pele. formada de tecido conjuntivo, inervao, irrigao, alm de folculos e glndulas, como as sudorparas e sebceas.

Imunologia
A imunologia uma cincia biolgica que trata dos mecanismos e respostas complexas desenvolvidas pelo organismo para reconhecimento e consequentemente eliminar ou conter substncias ou corpos estranhos que invadem o organismo, como vrus, microrganismos, protenas e outras molculas que podem alterar o funcionamento normal do corpo. Existe tambm o reconhecimento de substncias prprias do organismo, para que no sejam inclusas nestas vias de defesa, o que aponta um alto nvel de organizao e segurana destes mecanismos. A este conjunto d-se o nome de imunidade.

31

UNIDADE I | Introduo FarmacologIa e cosmetologIa A resposta imune , na realidade, uma via integrada, composta por mecanismos complexos simultneos de defesa. Contudo, para facilitar o estudo, divide-se a resposta imune em dois ramos: 1. Resposta Imune Inata: a imunidade que o indivduo traz consigo quando nasce. Os mecanismos da imunidade inata se instalam de maneira rpida como componente de defesa e agem de maneira inespecfica para diferentes agressores, isto , usam o mesmo mecanismo de defesa para qualquer agente reconhecido como estranho ao organismo. A amamentao importante para este mecanismo, uma vez que os anticorpos da me so transmitidos ao feto pelo leite, conferindo certa capacidade de defesa orgnica criana. As respostas da imunidade inata so feitas por clulas chamadas de fagcitos, (clulas capazes de capturar o agente agressor e destrulo com substncias presentes em grnulos no citoplasma), a saber: a) basfilos; b) eosinfilos (atuam principalmente em defesa contra parasitas); c) macrfagos (localizados nos tecidos internos); d) clulas NK; e) sistema de complemento (protenas que complementam a defesa contra microrganismos de maneira geral). Alguns agentes agressores podem ser mais fortes que outros, tanto que, quando existe necessidade de tratamento por medicao, as dosagens e o tipo de medicamento costumam variar significativamente. A esta propriedade dos agentes agressores d-se o nome de virulncia. O fato de a imunidade inata no agir de maneira diferenciada para diferentes agressores, portanto, indica que os mecanismos inatos podem no ser eficientes em determinados casos, j que o nvel da defesa deve ser proporcional ao da virulncia (que podemos entender tambm como nvel de periculosidade), e no existe esta variao na imunidade inata. Para desenvolver respostas mais eficientes e especficas, existem os mecanismos da imunidade adaptativa: 2. A imunidade adaptativa adquirida ao longo da vida do indivduo atravs de contato direto com o agressor por exposio, vacinas, transfuso etc. Atua atravs de diversos mecanismos (propriedade de complexidade) de forma especfica para o combate (propriedade de especificidade), sendo capaz de agir rapidamente caso um agente agressor previamente combatido entre no organismo novamente (capacidade de memria imunolgica), como nas vacinas e reinfeces. A imunidade adaptativa realiza a vigilncia imunolgica, que o monitoramento da entrada e presena de agentes agressores e substncias relacionadas. Falhas neste monitoramento podem causar neoplasias malignas.

32

Introduo FarmacologIa e cosmetologIa

| UNIDADE I

A imunidade adaptativa se desenvolve principalmente a partir de anticorpos e antgenos. Os anticorpos (tambm conhecidos por imunoglobulinas) so glicoprotenas que reconhecem os agentes agressores (antgenos) de maneira especfica e ligam-se a estes (para cada antgeno produzido um tipo de anticorpo). Esta ligao funciona como um mecanismo de marcao do antgeno, avisando aos demais componentes do sistema imune que h algo de estranho no organismo que deve ser eliminado. Os antgenos so molculas que possuem a capacidade de serem reconhecidas pelas clulas e molculas do sistema imune, ou seja, so capazes de se ligarem aos receptores celulares e anticorpos. O antgeno pode ser uma frao da estrutura de bactrias, vrus, fungos, protozorios, helmintos ou substncias solveis produzidas por microrganismos e outras clulas. A maioria dos antgenos so protenas, porm, alguns so polissacardeos, lipdeos ou glicolipdeos. Os antgenos normalmente possuem vrios locais onde o anticorpo pode se ligar que so chamados de eptopos. Existem eptopos que podem induzir uma resposta imune mais forte, como podem ter resposta mais fraca. Esta resposta depende da sua estrutura qumica, que definir o nvel da fora de ligao (complexao) ao anticorpo. Os antgenos so chamados de imunognicos quando so capazes de induzir uma resposta imune, so chamados de alergnicos quando induzem reaes de hipersensibilidade (alergias) e so chamados de tolerognicos quando so capazes de inibir o desenvolvimento de uma resposta imune. Na imunidade adaptativa, o antgeno capturado pelo linfcito B (clula imunolgica) e processado para gerao do eptopo. Este fragmento do antgeno ento apresentado ao linfcito T (os linfcitos possuem capacidade de memria e especificidade), que libera substncias (citocinas) que estimulam o linfcito B a produzir anticorpos especficos para o antgeno capturado. Estes anticorpos se ligam a outras clulas imunolgicas. Quando o antgeno se ligar ao anticorpo, a clula imunolgica libera substncias presentes no seu interior para eliminar o antgeno, atravs do rompimento da membrana celular, o que chamamos de desgranulao. Desta forma, se estabelecem os mecanismos de defesa. Como a imunidade inata e adaptativa podem influenciar a resposta aos cosmticos aplicados na pele? A imunidade inata pode responder atravs dos fagcitos, de maneia inespecfica. A imunidade adaptativa responde atravs do desenvolvimento de anticorpos especficos para determinado antgeno.

Hipersensibilidades
As hipersensibilidades so transtornos imunolgicos caracterizados por erros na programao fisiolgica do sistema imune, de modo que atuam de maneira inadequada, prejudicando a sade do indivduo. So tipos: 1. Hipersensibilidade tipo 1 (alergias): caracterizada pelo excesso de produo de anticorpos IgE para mnimas quantidades de antgenos, geralmente inertes para a maioria da populao. Os fagcitos liberam o contedo dos seus grnulos, causando

33

UNIDADE I | Introduo FarmacologIa e cosmetologIa sinais e sintomas diversos, a depender do rgo afetado, como rinite, dermatite, conjuntivite e rinossinusite. 2. Hipersensibilidade tipo 2: tambm chamada de citotxica, ocorre quando o anticorpo se liga a uma superfcie celular e no a reconhece como normal, estimulando o sistema imune a destru-la. O caso mais clssico a anemia hemoltica do recm -nascido, onde os anticorpos da me destroem as hemcias do feto em caso de variao do fator RH. 3. Hipersensibilidade tipo 3: ocorre quando h a formao de imunocomplexos patognicos com forte potencial inflamatrio, por excesso de anticorpos ou por erros na programao da avidez. 4. Hipersensibilidade tipo 4: chamada de tardia, envolve a participao de clulas imunolgicas (linfcitos T, macrfagos etc.) sem anticorpos livres, na gerao de resposta inflamatria. Os sinais so percebidos no mnimo 48h depois do incio, por isso recebe o nome de tardia.

dermatites
As dermatites so processos patolgicos da pele que podem ser de causa alrgica, infecciosa, por agentes fsicos ou qumicos. Quando a causa desconhecida, diz-se que idioptica. O estudo das dermatites em cosmetologia importante para a preveno e prestao dos primeiros cuidados ao paciente vtima de efeitos colaterais dos produtos de uso tpico. No necessariamente o paciente com reaes adversas utilizou o produto incorretamente: cada indivduo nico, e as defesas da pele podem no reconhecer determinadas substncias como inertes, e iniciar processos que tendem a elimin-las. O caso mais clssico a vermelhido por utilizao de perxido de benzola a 4 ou 5% para o tratamento da acne ou mesmo o uso de cidos para renovao celular. Com isso, percebe-se a importncia de registrar todo o histrico de utilizao de produtos do paciente, a fim de no repetir erros de prescrio. So os principais tipos de dermatite:

Dermatite Atpica: inflamao da pele que parte das manifestaes da atopia, a predisposio gentica ao desenvolvimento de alergias. Os pacientes com dermatite atpica costumam apresentar outros quadros alrgicos como asma, rinite e problemas alrgicos oculares, e costumam ter casos prvios na famlia. Esta dermatite uma forma de hipersensibilidade tipo 4 e pode ser causada pelos mesmos alrgenos que desencadeiam os demais transtornos alrgicos, alm de substancias irritantes (toxinas, metais, perfumes e desinfetantes) e alimentos, podendo tambm ter causa emocional. Pode durar de horas a dias, a depender do nvel de exposio do indivduo.

34

Introduo FarmacologIa e cosmetologIa

| UNIDADE I

So os principais sinais e sintomas: 1. Em jovens e adultos, as reas mais acometidas por eritema e forte prurido so as regies flexoras (joelhos, cotovelos etc.), mas tambm podem acometer o pescoo e a face (o que mais comum em crianas). 2. Hipercromia da regio orbital. 3. Tendncia a infeces cutneas. O manejo deste paciente feito com medicamentos, demandando encaminhamento para mdico alergista ou dermatologista.

Dermatite de Contato: tambm conhecida como eczema de contato, uma patologia inflamatria causada pelo contato com substncia irritante. No de origem alrgica, e dura de poucos minutos a algumas horas. Os mecanismos so inflamatrios e desencadeados por diversos agentes, desde gua quente ou fria, sabonetes, cidos, saliva, urina e principalmente cosmticos. A cura total vista quando a substncia irritante afastada totalmente.

Manejo em cabine: Em primeiro lugar, a substncia deve ser totalmente removida com gaze seca (caso esteja em veculo semisslido) e a rea deve ser lavada com sabonete neutro, se possvel glicerinado. Para efeito de alvio, a regio afetada pode ser tratada com soro fisiolgico frio, que inerte e capaz de fazer vasoconstrio, o que importante em caso de vermelhido. Gis em pH 7 com extratos naturais calmantes so teis nesta etapa. A associao de alfabisabolol com extratos gliclicos de camomila e calndula tem efeito sobre a pele do paciente em pouco tempo. Recomenda-se que este produto seja aplicado frio tambm para vasoconstrio. No h necessidade de remoo logo aps aplicao.

Dermatite Seborreica: processo inflamatrio que afeta as reas mais ricas em glndulas sebceas, principalmente o couro cabeludo e a face. As causas so desconhecidas, e a presena do fungo Pityrosporum ovale agrava a doena. Ocorre descamao intensa, eritema, prurido forte, manchas, formao de crostas.

Manejo: As crostas de dermatite podem ser removidas manualmente aps emolincia feita com leos vegetais (leo de oliva, macadmia, girassol etc.). O uso de shampoos anticaspa importante para o controle da doena. A recomendao que sejam utilizados em dias alternados, e que o shampoo de cetoconazol seja usado por apenas 30 dias. A associao de ingredientes naturais com atividade antissptica como o extrato de prpolis, leo de melaleuca, dentre ouros, benfica, contudo as dosagens devem ser observadas com ateno, j que

35

UNIDADE I | Introduo FarmacologIa e cosmetologIa costumam ser produtos de odor forte caracterstico, o que pode ser desagradvel ao paciente. Alm do risco de tonalizao capilar, um desconforto ainda maior. Proponha cuidados cosmticos para manuteno da barreira hidrolipdica cutnea.

A hidratao com ingredientes avanados, ou mesmo com leos, manteigas e ceras, importante para manuteno da barreira cutnea. Orientar o paciente quanto a banhos quentes e uso de sabonetes adequados tambm fundamental.

cosmetotoxicidade
A Toxicologia a cincia que estuda os efeitos nocivos decorrentes das interaes de substncias qumicas com o organismo. A toxicidade a capacidade potencial de gerao de danos s estruturas biolgicas, o foco de estudo da Toxicologia. A Toxicologia de cosmticos trata das reaes adversas e os efeitos decorrentes do uso inadequado ou da susceptibilidade individual aos produtos. Agente txico ou toxicante a substncia capaz de causar dano a um sistema biolgico, em condies especficas de exposio. Os xenobiticos so substncias que o organismo reconhece como estranho, atravs de mecanismos imunolgicos. Intoxicao um processo patolgico causado por substncias endgenas ou exgenas, caracterizado por desequilbrio fisiolgico gerado pelas alteraes bioqumicas no organismo. Na intoxicao aguda, os sintomas surgem geralmente em algumas horas aps curto perodo de exposio ao agente txico. Poder se manifestar de forma leve, moderada ou grave, dependendo da quantidade de substncia absorvida e da sensibilidade do organismo. A intoxicao subcrnica indica exposio moderada ou pequena a produtos alta ou medianamente txicos e as conseqncias surgem mais lentamente. A intoxicao crnica tem surgimento em meses ou at anos, aps exposio a agentes txicos, podendo causar danos irreversveis sade do indivduo.

Principais vias de intoxicao por cosmticos

A via drmica a mais comum de intoxicaes pela maioria dos agentes. A absoro depende principalmente da composio da formulao, tempo de exposio, solubilidade, grau de ionizao, dimenso das molculas, se ocorre hidrlise no pH da epiderme, estado de hidratao da camada crnea, umidade ambiental, temperatura do corpo e do ambiente e exposio luz solar.

36

Introduo FarmacologIa e cosmetologIa

| UNIDADE I

Alm das dermatites, so consequncias da intoxicao por via drmica:

Fotolergia: induo de resposta alrgica da pele semelhante mediada pela radiao UV. Fototoxicidade: potencial do material induzir uma resposta irritante da pele mediada por irradiao UV. Teratologia: toxicidade potencial para o feto. Mais comum para produtos de uso interno.

So elementos fundamentais na toxicologia cutnea: composio e dosagem da formulao, nvel de exposio, quantidade da substncia permeada, classe do cosmtico na qual o ativo pode ser utilizado, mtodo, durao e frequncia de aplicao, quantidade de produto em cada aplicao e possvel exposio do produto luz solar.

Via respiratria: As vias areas so revestidas de mucosas altamente irrigadas, portanto o potencial de absoro nesta rea considerado elevado. Produtos que geram gases, fumaas, neblinas e poeiras, principalmente em espaos confinados ou com pouco arejamento, podem causar intoxicao.

Embora no seja a unanimidade, pode-se afirmar que os cosmticos so produtos seguros quando utilizados de maneira adequada e seguindo as recomendaes do fabricante. As reaes adversas com esses produtos no so frequentes, e, quando ocorrem, na maioria dos casos, devido ao uso de forma inadequada ou a acidentes. Nas ltimas dcadas, muitos ingredientes foram banidos da composio de cosmticos em todo o mundo, como o hexaclorofeno (conservante), compostos de mercrio e halogenados, propelentes de clorofluorcarbono e ingredientes geradores de nitrosaminas. Para garantir a segurana de produtos de higiene, cosmticos e perfumes, so necessrias comprovaes que vo desde o histrico de segurana do produto e de suas matrias-primas at a realizao de ensaios toxicolgicos especficos. Em princpio, para todo produto cosmtico, seja ele de grau de risco 1 ou 2, o fabricante tem por obrigao dispor dos dados de segurana. So consideraes a serem feitas por tipo de produto:

produtos para uso infantil irritao cutnea primria; produtos para a rea dos olhos irritao ocular cumulativa; produtos para os cabelos, como tinturas e alisantes de cabelo irritao drmica e do couro cabeludo; produtos para proteo das radiaes solares testes de fototoxicidade e fotoalergia; produtos para a higiene ntima testes clnicos de irritao de mucosa genital em humanos;

37

UNIDADE I | Introduo FarmacologIa e cosmetologIa

produtos destinados pele sensvel testes de irritabilidade acumulada, sensibilizao, fototoxicidade e fotoalergia cutnea; produtos que no rtulo contenham as expresses hipoalergnico, no comedognico, no acnognico, dermatologicamente oftalmolgico + ginecologicamente testado, clinicamente testado, produto para gengiva sensvel e produto para pele + couro cabeludo sensvel testes comprobatrios dessas propriedades. Tambm, sempre que a rotulagem mencionar atributos, tais como no irritante, no arde os olhos etc.

So questes problemticas em toxicologia dos cosmticos: 1. Corantes: As molculas tintoriais podem causar irritaes pele e ao ouro cabeludo, uma vez que so produtos sintticos e geralmente misturas de variados polmeros. Muitos fabricantes tm optado por retirar os produtos coloridos do mercado quando h suspeitas de toxicidade, j que os altos custos para provar a sua segurana nem sempre justificam economicamente a permanncia no mercado. 2. Fragrncias: tambm so produtos sintticos, e o sintoma inicial mais comum o aparecimento de rinite com a aplicao tpica do produto. 3. Formaldedo: substncia de elevado potencial carcinognico, com o uso permitido pela Anvisa como conservante (at 0,2%) e at 5% para endurecer unhas. O uso nas concentraes permitidas no proporciona alisamento capilar, com risco de forte queda aps o procedimento. 4. Tensoativos: como so molculas anfiflicas, o manto hidrolipdico pode ser removido e a perda de gua transepidermal facilitada, especialmente os de cadeia pequena, que podem se instalar na pele com mais facilidade. Atualmente existe uma tendncia para opo por fosfolipdios orgnicos, que so mais semelhantes aos lipdios da pele. 5. Parabenos (sistema conservante): alm do risco de dermatite de contato, existe o risco de leso de queratincitos em caso de exposio solar e potencial cancergeno com uso prolongado. O uso de conservantes naturais tem sido uma opo interessante para a indstria cosmtica e para a manipulao, especialmente os produtos orgnicos e de apelo green-concept. 6. Metais: a toxicidade por metais pesados um problema antigo. Alm da induo de dermatites, o potencial txico se expande para a carcinognese, por exemplo, no caso dos sais de alumnio usados em formulaes antiperspirantes. Na prtica, os produtos cosmticos so raramente associados com srios danos sade. Entretanto, isto no significa que produtos cosmticos sejam sempre seguros, especialmente considerando os efeitos em longo prazo. Considerando que estes produtos podem ser usados extensivamente durante um amplo

38

Introduo FarmacologIa e cosmetologIa

| UNIDADE I

perodo de tempo, fundamental garantir sua segurana e eficcia, controlando a toxicidade do produto final e dos seus ingredientes. Identifique quais cosmticos so os maiores causadores de toxicidade em homens e mulheres e aproveite este delineamento para evitar prescrever estes produtos.

39

CAPTUlO 6
Ingredientes cosmticos naturais
Produtos cosmticos so chamados de naturais quando no h uso de produtos sintticos na sua formulao. Entretanto, produtos tradicionais podem ter produtos naturais na frmula, de modo que adquirem caractersticas nicas, especialmente se tratando de essncias e cores. Os ingredientes citados abaixo tm algumas caractersticas em comum:

podem ser usados em ampla faixa de pH; podem ser prescritos pela esteticista quando de uso tpico; a maioria pode ser utilizado em qualquer veculo, de modo que praticamente no existem incompatibilidades.

importante diferenciar os produtos cosmticos naturais dos orgnicos: produtos orgnicos possuem certificao diferencial conferida por rgo competente (como o EcoCERT), e a formulao no leva itens sintticos como silicones, fragrncias, polietilenoglicol (PEG), corantes, derivados do petrleo nem produtos de origem animal. Todos os componentes da frmula so exclusivamente naturais e seguem rgidos padres de produo (sem agrotxicos, fabricado em indstrias de padro trabalhista ouro etc.). A lista abaixo ser de grande valia para a prescrio das frmulas. A nomenclatura INCI NAME (International Nomenclature Cosmetic Ingredient) refere-se ao nome qumico do produto, que pode ter diversos nomes comerciais conforme escolher o fabricante. O que pode diferenciar dois extratos da mesma substncia a via de produo.

extratos
ProdUTo
Aveia Camomila Ch Verde Hera Prpolis Uva

INCI Name
Avena sativa (Oat) Meal Extract Chamomilla recutita (Matricaria) Flower Extract Camelia sinensis Leaf Extract Hedera helix (Ivy) Extarct Propolis Extract Vitis Vinifera (Grape) Fruit Extract

aPlICaeS
Hidratante, anti-irritante e emoliente Anti-irritante, calmante e suavizante Antirradicais livres, estimulante e refrescante Venotnico, tonificante e lipoltico Antissptico, antiacne e cicatrizante Anti-aging, protetor e antioxidante

40

Introduo FarmacologIa e cosmetologIa

| UNIDADE I

manteigas
ProdUTo INCI Name aPlICaeS
Manteiga derivada da semente de cacau caracterizada por propriedades de cristalizao diferenciada e excelente estabilidade. Possui propriedades umectantes e hidratantes. recomendado para a incorporao em emulses e sistemas anidros. Proporciona emolincia acentuada, auxilia na restaurao do manto hidrolipdico, alm de prevenir o ressecamento da pele e dos cabelos. Incorporao em cremes anti-aging, loes, hidratantes, pomadas, cremes de massagens, produtos solares e produtos capilares (cremes e mscaras).

Cacau

Hydrogenated theobroma cacao oil

Karit

Shea butter butyrospermum parkii

leos e extratos oleosos


ProdUTo
Abacate leo Abacate EO Aloe Vera EO* Algodo leo Amndoas Doce leo Andiroba leo Canola leo Castanha da ndia EO* Castanha do Par leo Cenoura EO Coco EO Copaba leo Cupuau EO* Gengibre EO* Gergelim/Sesamo leo Germe de Trigo EO* Girassol leo Jojoba leo Macadmia leo Maracuj leo

INCI Name
Persea Gratissima (Avocado) Fruit Extract Persea Gratissima (Avocado) Fruit Extract Aloe Barbadensis Leaf Extract Perea Gratissima Dulcis Prunus Amygdalus Dulcis Carapa Guaianensis Seed Oil Canola Oil Aesculus Hippocastanum (Horse Chestnut) Seed Extract Bertholletia Excelsa Seed Oil Daucus Carota Sativa (Carrot) Extract Cocos Nucifera (Coconut) Extract Copaifera Oil Theobroma Grandiflorum Fruit Extract Zingiber Officinale (Ginger) Root Extract Sesamum Indicum (Sesame) Seed Oil Triticum Vulgare (Wheat) Germ Extract Helianthus Annuus (Sunflower) Seed Extract Simmondsia Chinensis ( Jojoba ) Seed Oil Macadamia Ternifolia Seed Oil Passiflora Incarnata Oil

aPlICaeS
Emoliente, lubrificante, dermoprotetor, restaurador da camada lipdica Emoliente, lubrificante, dermoprotetor, restaurador da camada lipdica Cicatrizante, emoliente, vasoprotetor Emoliente, amaciante, suavizante, condicionador, hidratante Emoliente, amaciante , protetor dos tecidos Antissptico, anti-inflamatrio, emoliente Emoliente, dermoprotetor, antioxidante Emoliente, restaurador da camada lipdica, formador de filme oclusivo, protetor dos tecidos cutneos, amaciante, condicionador Hidratante, emoliente, amaciante Emoliente, lubrificante, estimulador bronzeado Amaciante, emoliente, lubrificante, hidratante, formador de filme Antibitico, anti-inflamatrio natural Hidratante, emoliente, condicionador, remineralizante Estimulante cutneo, antissptico, descongestionante, refrescante Lubrificante, emoliente, anti-inflamatrio Suavizante, hidratante, condicionador, restaurador, emoliente Condicionador, emoliente e antirradicais livres Emoliente, regenerador, antioxidante Emoliente, lubrificante, amaciante Extraemoliente, nutritivo para a pele e cabelos

41

UNIDADE I | Introduo FarmacologIa e cosmetologIa ProdUTo


Oliva leo Pequi leo* Prmula EO* Rosa Mosqueta leo Semente de Uva leo Soja leo Melaleuca leo Urucum EO

INCI Name
Olea Europaea (Olive) Oil Caryocar Brasiliense Fruit Oil Primula Officinalis Rosa Canina Fruit Oil Vitis Vinifera Oil Soybean (Glycine Soja) Oil Melaleuca Alternifolia Leaf Oil Bixa Orellana Seed Extract

aPlICaeS
Emoliente, dermoprotetor, restaurador e suavizante para pele e cabelos Emoliente, lubrificante, formador de filme oclusivo Melhora a funo barreira cutnea, hidratante, emoliente e cicatrizante Emoliente, hidratante, e cicatrizante. Melhora as cicatrizes e queloides Hidratante, condicionante, antiradicais livres Emoliente, nutritivo, antioxidante Bactericida natural, antiinflamatrio, cicatrizante Antioxidante, tonalizante, precursor de vitamina A

extratos gliclicos
ProdUTo
Aa EG Acerola EG Agrio EG Alcauz EG Alecrim EG Algas Fucus EG Algas Gracilria EG Amora EG Aquilea EG* Arnica EG Aveia EG* Babosa EG Calndula EG Camomila EG Cana de Acar EG Capsicum EG Cartilagem EG Castanha da ndia EG Cavalinha EG Centella Asitica EG Cereja EG Ch Verde EG Coco EG Cupuau EG

INCI Name
Euterpe oleracea fruit extract Malpighia punicifolia (acerola) fruit extract Nasturtium officinale extract Glycyrrhiza glabra (licorice) root extract Rosmarinus officinalis (rosemary) leaf extract Fucus vesiculosus extract Algae Extract Morus nigra fruit extract Achillea millefolium extract Arnica montana flower extract Avena sativa (oat) meal extract Aloe Barbadensis Leaf Extract Calendula officinalis flower extract Chamomilla recutita (matricaria) flower extract Saccharum officinarum (sugar cane) extract Capsicum annuum fruit extract Fish cartilage extract Aesculus hippocastanum (horse chestnut) seed extract Equisetum arvense extract Centella asiatica extract Prunus Cereasus (Bitter Cherry) Extract Camellia sinensis leaf extract Cocos nucifera (coconut) extract Theobroma grandiflorum fruit extract

aPlICaeS
Adstringente, tnico, refrescante Adstringente, purificante, refrescante Remineralizante, calmante Calmante, anti-inflamatrio, suavizante. Estimulante, dermoprotetor, antioxidante Lipoltico, firmador, hidratante Hidratante, amaciante, umectante Hidratante, dermoprotetor, antioxidante Adstringente, anti-inflamatrio, purificante Anti-inflamatrio, venotnico, cicatrizante Hidratante, anti-irritante, amaciante Hidratante, cicatrizante, calmante Anti-inflamatrio, suavizante, tonificante Anti-irritante, calmante, suavizante Emoliente, hidratante, umectante, condicionante Rubefaciante, estimulante da circulao Hidratante, restaurador, condicionador Venotnico, estimulante Remineralizante, drenante, hidratante Anti-inflamatrio, vasoprotetor, tonificante Hidratante, amaciante, antioxidante Antioxidante, desodorante, estimulante Emoliente, amaciante, lubrificante Emoliente, nutritivo, dermoprotetor

42

Introduo FarmacologIa e cosmetologIa

| UNIDADE I

ProdUTo
Damasco EG Erva Doce EG Flores de Hibiscus EG Guaran EG Ginkgo Biloba EG

INCI Name
Prunus armeniaca (apricot) fruit extract Pimpinella anisum (anise) fruit extract Hibiscus Sabdariffa Flower Extract Paullinia cupana seed extract Ginkgo biloba leaf extract Hamamelis virginiana (witch hazel) leaf extract Hedera helix (ivy) extract Mentha piperita (peppermint) leaf extract Jaborandi (Pilocarpus Jaborandi) Extract Actinidia Chinensis (Kiwi) Fruit Extract Citrus Aurantium Dulcis (Orange) Fruit Extract Malva Sylvestris (Mallow) Extract Passiflora Incarnata Fruit Extract Citrullus Vulgaris (Watermellon) Fruit Extract Cucumis Melo (Melon) Fruit Extract Melissa Officinalis Leaf Extract Fragaria Vesca (Strawberry) Fruit Extract Juglans Regia (Walnut) Leaf Extract Phalaenopsis Amabilis Extract Carica Papaya (Papaya) Fruit Extract Propolis Extract Punica Granatum Extract Rosa Centifolia Flower Extract Salvia Officinalis (Sage) Leaf Extract

aPlICaeS
Adstringente, hidratante, purificante Antissptico, refrescante, calmante, antioleosidade e suavizante Esfoliante suave, adstringente, antioxidante Estimulante, energizante, tonificante Hidratante, antirradicais livres, ativador da microcirculao, antiinflamatrio e emoliente Adstringente, anticaspa, antisseborrico, vaso protetor, vaso constritor, descongestionante e antiacneico Antirradicais livres, anticelultica, cicatrizante, vaso dilatadora, antioxidante, regenerador e vasoprotetor Antissptico, estimulante, refrescante Adstringente, antissptico, antioleosidade e estimulante capilar Hidratante, amaciante, condicionante Seborregulador, adstringente, esfoliante Adstringente, anti-inflamatrio, antissptico, cicatrizante e emoliente Calmante, amaciante, hidratante Hidratante, amaciante, remineralizante Amaciante, remineralizante, refrescante Adstringente suave, amaciante, refrescante Hidratante, condicionante, amaciante Cicatrizante, antissptico, antiirritante, colorante, adstringente, anticaspa e antiqueda de cabelos Antioxidante, hidratante, calmante Esfoliante, amaciante, condicionante Antissptico, antiacne, cicatrizante Cicatrizante, regenerador, antioleosidade, mineralizante, refrescante, adstringente Adstringente, cicatrizante, anti-inflamatrio, antissptico, calmante, refrescante Dermopurificador, antiperspirante,adstringente, cicatrizante.

Hamamelis EG

Hera EG Hortel (Menta Piperita) EG Jaborandi Penna Tifolius EG Kiwi EG Laranja EG Malva EG Maracuj EG Melancia EG Melo EG Melissa EG Morango EG Nogueira EG* Orqudea EG Papaya EG Prpolis EG Rom EG Rosa Branca EG Slvia EG

43

UNIDADE I | Introduo FarmacologIa e cosmetologIa

leos essenciais
ProdUTo
Alecrim Intense OE Laranja Amarga Intense OE Lavanda Mont Blanc Intense OE Lemongrass Intense OE Limo Siciliano Intense OE Melaleuca Intense OE

INCI Name
Rosmarinus officinalis Citrus aurantium Lavandula officinalis Cymbopogon Citratus Citrus limon Melaleuca alternifolia l

aPlICaeS
Ao adstringente, indicado para tratamento de acne, caspa, cabelos oleosos; Ativa a circulao Antilipmico, adstringente Calmante, para peles senveis, irritadas, queimadas Infeces, acne, tnico geral, celulite, tratamento da pele, repelente de insetos Lipoltico, produtos para celulite e gordura localizada, pele oleosa Antiacne, tratamento da pele oleosa, higiene ntima, fortalecedor unhas, anticaspa

esfoliantes fsicos
ProdUTo
Cristais de Quartzo Microesferas de Polietileno Semente de Apricot Silica Polyethylene Prunus Armeniaca (Apricot) Seed Powder

INCI Name

aPlICaeS
Renovador celular e esfoliante mecnico orgnico obtido de cristais Esfoliante fsico, abrasivo, renovador celular. Possui propriedades regenerativas do tecido cutneo, alm de proporcionar hidratao e maciez da pele

Porque as manteigas e leos so utilizados na composio de shampoos, se os tensoativos so capazes de remover substncias lipdicas? Manteigas e leos conferem hidratao e no so afetadas pelos tensoativos. Identifique ingredientes naturais em produtos industrializados. Seria possvel a manipulao em Farmcia Magistral?

44

cosmetologIa aPlIcada

UNIDADE

II

cosmetologIa aPlIcada

UNIDADE

Nesta etapa, vamos inciar os estudos de princpios ativos propriamente ditos, em suas faixas de concentrao, pH e incompatibilidades. Desta forma, voc ter capacidade de planejar formulaes magistrais, isto , elaboradas em Farmcias de Manipulao. E neste momento vm as perguntas: seguro manipular? Qual a diferena do manipulado para o industrializado? Porque a diferena de preo to grande em alguns casos? No estamos aqui para criticar os produtos industrializados. Vamos apenas apresentar em que realmente consiste a Manipulao Magistral. Em muitos casos, o produto industrializado poder ser a melhor opo, pois alm de ter um prazo de validade maior j se encontra pronto para compra e consumo. A manipulao magistral um processo seguro e necessrio. Do contrrio, vrias pessoas estariam sem opo de tratamento, por questes de dosagens ou forma farmacutica. Por exemplo, crianas que precisam tomar antidepressivos podem ter dificuldade em utilizar comprimidos. Voc conhece alguma suspenso industrializada de algum antidepressivo? O que a Farmcia faz proporcionar conforto ao paciente, que, por necessidades individuais, no pode consumir um produto industrializado, com a vantagem de se associar em ingredientes de maneira nica, personalizando a frmula. O preo dos produtos est ligado quantidade adquirida: a compra do produto industrializado leva em conta toda a produo da fbrica. O manipulado foi feito sob medida, isto , em escala muito reduzida. No Brasil, a Associao Nacional dos Farmacuticos Magistrais (Anfarmag) o rgo competente que regula legalmente o ramo, juntamente com o Conselho Federal de Farmcia e Anvisa. A Anfarmag possui um sistema de acreditao das Farmcias, o selo SINAMM, que atesta a qualidade do funcionamento e dos produtos. Procure este selo ao selecionar uma Farmcia e, principalmente, o farmacutico.

47

CAPTUlO 7
acne: cuidados cosmticos
A acne uma patologia crnica de alta prevalncia e de etiologia multifatorial: causas genticas, hormonais, alimentares, climticas, medicamentosas, cosmticas e o estresse podem desencadear a doena. carcterizada pela hiperqueratinizao e ocluso folicular, com hipersecreo sebcea e proliferao da bactria Propioniumbacterium acnes. mais comum entre adolescentes, mas pode se estender at os 30 anos, acometendo os homens com mais severidade. A procura masculina por tratamentos estticos constitui a maior parte dos casos. Os locais mais afetados so a face, a regio peitoral e o dorso. Aproximadamente 80% das pessoas a desenvolvem em algum momento da vida, representando mais de 30% das causas de consultas dermatolgicas. O uso de cosmticos pela populao leiga irracional, com alta incidncia de reaes adversas. O sucesso do tratamento depende da seleo correta dos produtos e procedimentos, da disciplina e da adeso do paciente s medidas planejadas. Alergias e seleo de cepas resistentes de bactrias, em especial do Propionibacterium acnes, aps uso prolongado bactericidas tpicos so as principais causas de falhas do tratamento de boa adeso. Patogenia: ocorre processo inflamatrio crnico do folculo pilossebceo, com quatro fatores considerados principais: 1. obstruo do folculo piloso, secundrio descamao anormal dos queratincitos foliculares; 2. aumento da oleosidade e produo sebcea; 3. proliferao da bactria anaerbica Propionibacterium acnes (P. acnes) e seu metabolismo, gerador de produtos irritantes; 4. desencadeamento de respostas imunes e inflamatrias induzidas pelo P. acnes ou Staphylococcus aureus (bactria da foliculite). Os queratincitos se descamam formando um tampo que obstrui o folculo. Essa alterao pode estar associada a mudanas na composio sebcea por defeito na proliferao celular controlada por hormnios andrgenos.

48

Cosmetologia apliCada

| UNIDADE II

A partir da, ocorre a formao do microcomedo (leso microscpica), a fase inicial da acne. Os comedes so essencialmente saturaes dos folculos pilossebceos por sebo e queratina. A dor, comum nas acnes graus 2 e 3, vem do processo inflamatrio gerado pelo sebo. So tipos de comedes:

Comedo fechado: pequena estrutura que bloqueia o fluxo do sebo, obstruindo o folculo e levando ao acmulo de fragmentos celulares, bactrias e lipdeos na luz do folculo. Inflama com facilidade (o contedo do sebo altamente inflamatrio). Comedo aberto: se vasos linfticos forem pressionados at a sada da linfa, o local pode ficar com acmulo de melanina como mecanismo de resposta, constituindo o comedo aberto, a leso enegrecida por depsito de melanina, que sofre oxidao pela luz e pelo ar.

O aumento na produo do sebo pode ser devido ao aumento de andrgenos circulantes (caso da maioria dos adolescentes), por maior resposta da glndula aos andrgenos ou ambas as causas. A influncia da testosterona na acne: na pele e no couro cabeludo, verifica-se a presena da enzima 5-redutase, que converte testosterona em 5-dihidroxitestosterona (5-DHT). A 5-DHT tem ao cem vezes mais potente que a testosterona no tocante produo de sebo, obstruindo os folculos, causando a inflamao da acne e tambm a queda capilar. Como a testosterona predominante em homens, a acne ocorre com mais severidade, por causa deste mecanismo. Se o excesso de oleosidade em pacientes acneicos e a calvcie so da mesma via hormonal, logo pacientes acneicos deveriam ser calvos ou vice-versa? Nenhuma das opes vlida, porque o processamento enzimtico da testosterona gera resultados diferenciados e independentes em cada regio corporal.

classificao da acne
Acne grau 1: poucos comedes, poucas ppulas, sem leses inflamatrias. a forma mais fcil de ser tratada, com uso de produtos para reduzir a oleosidade e renovadores celulares leves. Acne grau 2: pele com muitos comedes. Presena de ppulas eritematosas e processo inflamatrio com pus (pstulas). necessrio um maior controle da oleosidade, alm do uso de antimicrobianos tpicos e de cidos para renovao celular. Acne grau 3 (ndulo-cstica): apresenta, alm dos comedes abertos e fechados, a formao de cistos. As ppulas e as pstulas so ainda maiores, mais profundas e inflamadas e, por isso, doloridas. Este tipo de pele deve receber cuidados mdicos: o tratamento envolve produtos de uso interno. Acne grau 4 (conglobata): as reas afetadas pela acne conglobata so altamente carregadas de pstulas e ppulas doloridas, que so agora comunicantes, formando os abscessos (reas profundas com acmulo de pus), que podem ter aspecto desfigurante. S pode ser tratada por mdico.

49

UNIDADE II | Cosmetologia apliCada Acne fulminante (grau 5): forma de acne conglobata associada a febre, hemorragia, necrose e forte processo inflamatrio. S pode ser tratada por mdico, por ser um processo grave. Acne em mulher adulta: em geral, est associada Sndrome do Ovrio Policstico, caracterizada hormonalmente principalmente pelo excesso de testosterona no corpo feminino. Deve passar por mdico para exame clnico e controle hormonal. Produtos secativos, antibiticos de uso tpico e renovadores celulares suaves podem ser utilizados. Cicatriz atrfica de acne: produtos para tratamento: renovadores celulares de ao moderada a forte, cicatrizantes, despigmentantes (caso haja acmulo de melanina).

Ingredientes cosmticos para uso tpico


cido azelaico: diminui a sntese de melanina inibindo as tirosinases e tambm inibe a 5-redutase, impedindo o progresso da acne. Uso de 10 20% em pH 6,5. cido gliclico: acelera a renovao celular. usado de 5 a 10% para acne e clareamento, em pH 3 a 4. O uso excessivo ou inadequado pode causar leses, pigmentaes e cicatrizes. cido glicirrzico: obtido do alcauz, anti-inflamatrio e antialrgico. Usado de 0,1 a 2% em pH 3. cido ltico: antipruriginoso em baixos teores (0,5 2%), acelera a remoo celular em 5 15%. pH 3,8 a 4. Lactato de amnia desodorizado: derivado do cido ltico, usado de 12 20% para o tratamento da acne, foliculite e para diminuir compactao da camada crnea, melhorando tambm a hidratao. cido saliclico: principal cido do tratamento da acne. Tem ao clareadora suave e antioleosidade at 2% e queratoltica acima de 2%, sendo usado em calos, por exemplo. Uso em faixa de pH at 4,5.

Glicosan saliclico: ciclodextrinas de liberao prolongada. Uso de 1 a 5%.

Gluconolactona: renovador celular com potencial similar ao cido retinoico e ao antiacneica similar ao perxido de benzola. Uso de 3 a 10% em pH 3,5 a 4,5. Pode ser usada em tnicos faciais. Biotina (Vitamina B6): usada de 0,1 a 1%, em ampla faixa de pH. A associao com ch verde e sulfato de zinco promove alto efeito secativo. Perxido de benzola: libera oxignio contra as bactrias anaerbias e possui ao queratoltica. O uso contnuo por 1 ou 2 semanas pode causar descamao. Dermatites de contato ruborizadas so o efeito colateral mais comuns, sendo desconfortveis. Uso de 2 a 5% em ampla faixa de pH. Nicotinamida (Vitamina B3): tem ao anti-inflamatria suave, sendo usado a 4%, em ampla faixa de pH. Resorcina: queratoltico, antissptico e antisseborreico, usado de 2 a 5%, especialmente em solues hidroalcolicas, em ampla faixa de pH (geralmente cido).

50

Cosmetologia apliCada

| UNIDADE II

antibiticos de uso tpico


leo de melaleuca (Tea tree oil): antifngico, antissptico e cicatrizante, atxico e levemente adstringente, com odor caracterstico. Usado de 2 a 5%.

Epicutin: forma microencapsulada do leo, que permite que o produto seja praticamente inodoro. Usado de 3 a 5%.

leo de copaba: usado de 2 a 5%, ampla faixa de pH. Praticamente inodoro. Irgasan: produto sinttico que pode ser usado em diversas apresentaes cosmticas. Uso de 0,1 a 1%, em ampla faixa de pH. Eritromicina: antibitico sinttico de pH neutro. Usado de 1 a 3%. ATENO: VENDA EXCLUSIVA COM RECEITA MDICA. Clindamicina: produto sinttico considerado o mais potente para acne. Usado de 1 a 2% em pH 4. ATENO: VENDA EXCLUSIVA COM RECEITA MDICA. Ext. Glic. Prpolis: possui compostos antioxidantes, cicatrizantes e bactericidas. Uso de 3 a 10% em ampla faixa de pH. Sulfato de cobre: antisptico geralmente associado ao sulfato de zinco. Utilizado em geral a 1%.

derivados do enxofre
Enxofre precipitado: tem ao queratoltica, antioleosidade e antissptica. Por ser insolvel, mais bem aproveitado em gel. usado de 2 a 10%, em ampla faixa de pH. Biosulphur / Tiolisina Complex: possuem as mesmas funes do enxofre ppt, sendo o biosulphur usado de 0,5 a 2% em gel, creme e shampoos, e a tiolisina, uma forma orgnica do enxofre, usada de 2 a 5%.

cicatrizantes, calmantes e regenerao celular


Alantona Alfabisabolol Ext. glic. Camomila/Calndula/Aloe Vera Drieline Depantenol leo de rosa mosqueta Vitaminas A, E

51

UNIDADE II | Cosmetologia apliCada

Hidratantes
PCA-Na Algasan Hidroviton Ac hialurnico Elastina Aquaporine Active

controle da oleosidade: seborreguladores


Espironolactona: atua inibindo a 5-redutase, diminuindo a converso de testosterona em 5-DHT. Usada a 0,4; 0,6 e 1% em gel e soluo hidroalcolica. Matipure / Anti-oil spheres: so ativos da classe dos silicatos, que promovem alta adsoro da oleosidade excessiva, sem deixar a pele ressecada, promovendo o efeito mate. O uso em filtros solares pode diminuir o fator de proteo.

adstringentes
ch verde ext. glic. / Hamamelis ext. glic.
Possuem alto poder de fechamento dos poros por precipitao de protenas. Tambm podem ser utilizados em tnicos. Uso de 3 a 10%.

A associao do ch verde com vitamina B6 e sulfato de zinco reduz muito a oleosidade, com forte efeito seborregulador e adstringente.

Sulfato de zinco/ Gluconato de zinco: alm de adstringentes, tm ao antissptica, sendo usados de 0,5 a 2% em cremes, loes e gis, em ampla faixa de pH. Controlam a oleosidade por inibir a 5-redutase. Por serem solubilizados em gua, podem aumentar a fluidez das frmulas.

Produtos avanados
Sepicontrol A5: antiacneico que atua sinergicamente sobre as cinco principais causas do desequilbrio visto nas peles oleosas: 1. diminui a ao da enzima 5-redutase;

52

Cosmetologia apliCada

| UNIDADE II

2. diminui a proliferao bacteriana; 3. diminui a sntese de lipases (minimiza a formao de cidos graxos livres peroxidveis); 4. diminui a ao das elastases (reduz a propagao da inflamao); 5. Combate radicais livres (reduz a inflamao). Azeloglicina: cido azelaico ligado a duas molculas do aminocido glicina. Possui ao menos agressiva que o cido azelaico. pH de 5 a 11, uso de 5 a 10%. ATENO: INCOMPATVEL COM ALGUNS FILTROS SOLARES. Acnebiol: composto de cido saliclico associado ao salicilato de dimetilsilanodiol (anti-inflamatrio, antioxidante, queratoltico e antiedema), acetilmetionato de zinco, colgeno e elastina hidrolizados e extratos vegetais cicatrizantes e hidratantes. Usado de 4 a 8% em pH de 4,5 a 7,5. AcneControl: adstringente, anti-inflamatrio, inibidor da lipognese e da 5-redutase, antioxidante, renovador celular e antimicrobiano contra o P.acnes. capaz de reduzir o tamanho dos poros em at 60% e reduzir em at 16% o nmero de glndulas sebceas ativas. Usado de 3 a 8%. Acnacidol: seborregulador, queratoltico e antimicrobiano, composto por um lend de AHA derivados da geleia real. capaz de reduzir a secreo sebcea em quase 400%, e o nmero de glndulas sebceas ativas em quase 200%. Aqualicorice PU: extrato obtido do alcauz com ao antioxidante e seborreguladora por inibio da 5-redutase. Tem ao antimicrobiana contra fungos e P.acnes. Usado de 0,5 a 1% em pH 5 a 7. Trikenol: comedoltico, seborregulador e antimicrobiano, composto de extrato de Manuka (planta da famlia da melaleuca), cido saliclico e extratos vegetais derivados do salgueiro, a fonte dos derivados saliclicos. Usado de 0,2 a 0,8% em ampla faixa de pH. Compare a eficcia de produtos avanados usados isoladamente e de produtos com associao de princpios ativos. Existe alguma vantagem no uso de um sobre outro?

53

CAPTUlO 8
cosmtica masculina
O uso de cosmticos entre os homens cada vez maior. Apesar de este fato ser relativamente antigo, ainda existe pouca considerao entre os profissionais de menor porte do ramo, que tecnicamente so os mais acessveis populao. Isto gera desconforto ao paciente, que perde a motivao de cuidar at de itens bsicos para manter-se com boa aparncia. Desta forma, apresenta-se o assunto com uma breve discusso sobre a percepo masculina acerca dos cuidados estticos, alm do esclarecimento de alguns mitos. Este assunto um diferencial para o profissional de esttica, que ter o conhecimento necessrio para atuar desde o preparo do paciente at a prescrio cosmtica, considerando as necessidades inerentes aos homens.

aspectos gerais
Critrio de beleza antigo: limpeza e musculatura definida. Os cosmticos se restringiam a desodorantes, sabonetes e pr/ps-barba. Critrio atual: alm da musculatura definida, pele bem cuidada, minimizando sinais de acne, envelhecimento precoce, olheiras etc. Mercado cosmtico masculino cresce 10% ao ano no pas e com ele, a busca por profissionais da rea. Dcada de 1990: um aproximadamente cem homens usava algum cosmtico. Atualmente um a cada quinze homens utiliza algum cosmtico. Procura por procedimentos estticos e interesse em eliminar acne e sinais do envelhecimento: a exigncia das mulheres o grande fator motivador. A influncia da publicidade dos cosmticos nos meios de comunicao e nas artes, alm da opinio pblica e boa apresentao aos grupos sociais onde est inserido, facilitam ao homem a desenvolver uma outra percepo sobre sua aparncia e o estimulam a ter no mnimo cuidados bsicos, de maneira que no seja isolado dos meios onde vive e convive.

54

Cosmetologia apliCada

| UNIDADE II

o metrossexual
Termo mercadolgico criado e divulgado por Mark Simpson no jornal The Independent, em 1994, gerado pelas mudanas nos padres de comportamento sociais e na mdia, principalmente o antigo conceito de masculinidade hegemnico at ento socialmente estabelecido. Pesou tambm a ampliao do ramo cosmtico para homens desenvolvimento de produtos prticos com fragrncias e sensoriais preferidos por homens (estudos de opinio). O termo aponta para os homens modernoss, em geral de poder aquisitivo mdio para alto, conhecedores de assuntos tradicionalmente desconhecidos como arte, cozinha, etiqueta, vinhos, e principalmente moda e style. Geralmente possuem boa condio financeira, carros modernos e usam roupas de grifes de luxo, sem necessariamente ter uma postura feminina. Contudo, essencialmente, tm cuidados superiores com a aparncia, de maneira integral e diria a caracterstica definitiva. Alm do uso disciplinado de cosmticos, buscam recursos como:

depilao (barba, peito, costas e sobrancelhas) especialmente a laser; peelings; drenagem linftica; modelao corporal; procedimentos faciais; botox/cirurgia plstica corretiva/implante de prteses de silicone.

aspectos cosmticos
A pele: mais espessa (presena de pelos), tende a ter mais oleosidade (ao da testosterona) e mais inflamaes. Camada crnea mais compactada taxa de renovao celular menor. Hidratao: melhora o aspecto da pele e reduz a fora necessria para o barbear em at 65%. Esfoliao pr-barba: remove as incrustaes sebceas e fsicas que podem gerar inflamaes e dificultar o barbear. Em excesso pode agravar o quadro de acne e inflamaes, alm de dificultar a penetrao de medicamentos e cosmticos (at a derme).

55

UNIDADE II | Cosmetologia apliCada

A associao de alfabisabolol e cido saliclico em gel ou creme com adstringentes no pr-barba pode melhorar o quadro de foliculite. importante incrementar o uso de antibiticos de uso tpico. Produtos ps-barba: blsamos/loes com reepitelizantes, calmantes e adstringentes suaves. pH sempre 7. realmente diferente a preparao do ambiente e os protocolos de cuidados cosmticos para atender um homem comum e o metrossexual?

mitos
Fios mais grossos

O cabelo composto de protenas e clulas mortas queratinizadas. O corte abre a cutcula capilar e deixa o fio com tamanho e peso menores, facilitando o trabalho do msculo pilo-eretor, localizado no folculo capilar (msculo de contrao involuntria). Em resposta abertura da cutcula, a impregnao de queratina aumenta no fio, dando aspecto de rigidez, associado maior ao do msculo pilo-eretor.

o barbear ou a depilao aumenta a quantidade de pelos faciais

O crescimento de cabelo depende de nutrio adequada (ex.: aminocidos sulfatados e silcio) e da funcionalidade e desobstruo da luz do folculo capilar. Tendncia gentica para o desenvolvimento do cabelo.

eficcia dos tratamentos a LASER

Eliminao das clulas-tronco (germinativas) da papila drmica. Demora mais tempo para o organismo repor.

Pigmentao ps-barba/depilao

Em resposta agresso, a pele produz melanina como mecanismo de defesa das clulas vivas, agora expostas.

56

Cosmetologia apliCada

| UNIDADE II

Identificar e traar o perfil de homens que recorrem ao servio de esttica facilita muito delinear as aes para este pblico. Quais fatores devem ser observados neste delineamento?

57

CAPTUlO 9
Hipercromia cutnea idioptica da regio orbital
A hipercromia cutnea idioptica da regio orbital (ou pigmentao da regio infraorbital) uma manifestao cosmtica facial desagradvel, cujo aspecto escurecido da regio orbitria d aspecto cansado face. Os tratamentos clnicos atuais apresentam dificuldade de melhora, porm resultados duradouros. As causas no so totalmente conhecidas, mas cogitam-se como causas primrias: tendncia hereditria, depsito de melanina na derme por transtornos locais de pigmentao e danos grande vascularizao superficial visvel. Entre as causas secundrias esto tumores pituitrios, distrbios tireoidianos, sndrome de Cushing (causada pelo uso excessivo de corticoides, gerando alteraes nos eletrlitos e nos lipdeos: ocorre elevao do teor de melanina basal da epiderme e derme superficial), doenas autoimunes e neoplasias. Tambm ser ps-inflamatria, ps-traumtico, ou causado por medicaes fotossensibilizantes. Patologia: Existem processos superficiais e angiolgicos (relacionado aos vasos sanguneos) envolvidos: os primeiros envolvem o excesso de produo e transferncia de melanina para clulas imunolgicas (macrfagos teciduais). J os angiolgicos envolvem a deposio de compostos de ferro (principalmente a hemossiderina) contido no interior das hemcias (glbulos vermelhos) nos finos vasos sanguneos da regio orbital e periorbital, que sofrem rompimento aps extravasarem da circulao para a derme por ao mecnica ou qumica (processo inflamatrio local): depois de oxidados, os compostos adquirem a colorao caracterstica na rea dos olhos. Os sais de ferro tambm se acumulam nas clulas imunolgicas, podendo ser depositados na derme com a morte destas clulas, aumentando o grau da hipercromia. A presena de trombo residual no interior do vasos tratado determina periflebite, que favorece a eritrodiapedese (vazamento das hemcias pelos vasos sanguneos) e a estimulao dos mastcitos perivasculares, que liberam histamina. Isto provoca a contrao das clulas endoteliais formando fendas que favorecem a sada das hemcias e consequente a pigmentao. Pacientes alrgicos, alm de todas as causas j citadas, ainda tm mais um agravante: a estase venosa causada pela congesto nasal, de modo que, alm dos sais frricos precipitados na rea dos olhos, existe tambm a presena de histamina, um dos principais mediadores qumicos das alergias. Portanto, este paciente deve ser encaminhado ao mdico ou ao farmacutico para os cuidados medicamentosos com a

58

Cosmetologia apliCada

| UNIDADE II

alergia. Ao longo do tratamento, com a reduo da congesto nasal, a estase tende a diminuir, facilitando o clareamento local. Porque poucas horas de sono por noite pioram a condio de hipercromia da regio orbital? A piora ocorre por influenciar na microcirculao local, especialmente na distribuio de oxignio, o que piora o aspecto. importante ressaltar que os resultados dos tratamentos cosmticos so lentos, devendo estar associados a procedimentos faciais. Massagens locais para favorecer a circulao e a drenagem prvias aos cosmticos so de grande importncia. So princpios ativos indicados para a hipercromia cutnea idioptica da regio orbital:

Vitamina K1: substncia importante na cascata de coagulao capaz de eliminar o sangue extravascular. Usada a 1% em pH de 4 a 5. Beta-escina: usada a 1% em ampla faixa de pH. adstringente, anti-inflamatrio e descongestionante venoso, usado em cremes, loes ou gis. Biorusol: uso de 0,5 a 1% em pH 5 a 8. anti-inflamatrio e antiedema. Bioskinup Contour: reduz a produo de mediadores da inflamao, causando vasodilatao local com extravasamento de lquidos responsveis pela alterao da colorao e formao do edema da regio periorbital, reduzindo as olheiras e minimizando a deposio anormal de hemossiderina na rea dos olhos. cido tiogliclico a 2% em basto: Sua afinidade pelo ferro alta, sendo capaz de quelar a hemossiderina, reduzindo a pigmentao. Contudo, por ser um cido em uma regio sensvel, oferece risco de sensibilizao. Neste caso, o uso do cido deve ser suspenso, e produtos calmantes devem ser utilizados at a melhora. Melscreen Coffee Skin: Composto por 3 potentes antioxidantes naturais que normalizam o equilbrio celular e conferem uma proteo avanada. Extrato de caf rico em cido ferlico; rutina, flavonoide anti-inflamatrio; carcinina, peptdeo de potente ao antioxidante atuam contra a glicao do colgeno e na proteo da fragmentao do DNA. Uso: 1 a 4%. Como podem ser associados os cosmticos de uso tpico e procedimentos para drenagem na regio orbital?

59

CAPTUlO 10
estrias, celulites e gorduras localizadas
conceito e patologia
A celulite hidrolipodistrofia ginoide uma alterao do tecido adiposo com presena de edema e alteraes na microcirculao venosa e linftica. Atinge as coxas, ndegas e seios (regio ginoide), dando aspecto de casca de laranja, sendo AGRAVADA e no CAUSADA pelo excesso de peso. Entre as causas esto problemas hormonais (especialmente a desregulao do estrgeno), problemas vasculares, m nutrio (por acmulo de gordura nos adipcitos) e tendncia anatmica (pernas grossas, quadris largos). O emprego do nome celulite errneo: processos inflamatrios subcutneos so designados com o sufixo ITE (ex.: sinusite, rinite, faringite). No existe este tipo de processo inflamatrio na patologia. A pele fica spera, com consistncia aumentada, reteno hdrica e dolorida, mas no h inflamao. Com a hipertrofia dos adipcitos, os pequenos vasos linfticos e venosos que irrigam localmente os tecidos so comprimidos. Estes pequenos vasos tm a presso interna aumentada, que no suportada pelo endotlio, por ser muito fino. O contedo dos vasos acaba extravasando para o interstcio, causando edema: com o dficit de circulao, os vasos mais superficiais dos membros inferiores tendem a se dilatar, causando dor e peso nas pernas. As regies com baixa circulao (e edema) ficam mais frias, comparadas s regies de circulao normal. Estas alteraes na circulao alteram o metabolismo dos tecidos localmente. O extravasamento da circulao leva formao de depsitos de adipcitos. Entre os adipcitos, ocorre proliferao de fibras de colgeno, formando pequenos ndulos. As gorduras em excesso envolvidas na celulite so os triglicrides, conhecidos como gorduras neutras. Este tipo de lipdeo constitui 95% do armazenamento lipdico dos tecidos. A unio dos ndulos menores gera macrondulos, que so envoltos por muitos feixes de tecido conjuntivo endurecido (esclerose), ocorrendo fibrose patolgica. As faixas fibrosas da pele sofrem retrao, com aumento da flacidez e reduo da renovao celular. Com isso, instala-se o aspecto de casca de laranja.

60

Cosmetologia apliCada

| UNIDADE II

classificao
Grau 1: pouca reteno de lquido, adipcitos comeam a aumentar de tamanho. No h alteraes visveis na pele. Grau 2: alteraes visveis com a contrao muscular ou quando a pele pinada. O acmulo de lipdeos nos adipcitos aumenta e a reteno hdrica visvel. Grau 3: a derme sofre afinamento pela reduo do metabolismo: a sntese de protenas e processo de reparo da pele so diminudos. Depsitos de gordura na pele so visveis, existem ndulos e protenas ao redor destes. O aspecto de casca de laranja j visvel sem manipular a pele. Grau 4: macrondulos circundados de tecido esclerosado (isto , esto rgidos), com reas de depresso aspecto de casca de laranja muito evidente e desconfortvel ao paciente.

cicatrizes atrficas estrias


So atrofias cutneas de forma alongada, s vezes ondulosas, salientes, planas ou deprimidas, mas sempre moles e depressveis, causadas por deformaes na pele geradas por disteno contnua, isto , so secundrias s alteraes do tecido conjuntivo. Existe perda da capacidade de sntese dos fibroblastos com alteraes na estrutura do colgeno e elastina, com reduo da produo destes nas estrias em comparao pele normal. possvel predizer o surgimento de cicatrizes atrficas e estrias cutneas atravs de teste clnico de distensibilidade com deformao acima de 0,4 cm. Atinge mulheres com maior gravidade. Cerca de 70% das gestantes desenvolvem estrias a partir da 25a semana (aprox. no 6o ms). As estrias podem estar associadas aos seguintes fatores:

Fatores hormonais Gestao Obesidade Levantamento de cargas Musculao Rpidas mudanas de peso Expanso tecidual Cirurgia de aumento dos seios Fatores genticos

61

UNIDADE II | Cosmetologia apliCada Linhas vermelhas, rseas ou at mesmo roxas indicam atrofia recente, com processo inflamatrio instalado. Nesta fase, o tratamento facilitado tendo em vista o tecido ainda conter processos inflamatrios localizados. Linhas brancas indicam atrofia cicatricial: mais antiga e com flacidez. O tratamento deve ser feito por dermatologista, pois pode ser necessrio o uso de cido retinoico, que atua diminuindo a sntese de nova queratina, de modo que a que j est disponvel fica frouxa e dissolvida. Por isso a pele mais velha descama e fica mais fina, podendo-se ento utilizar outros cidos.

Pacientes com celulites e estrias devem receber quais cuidados primeiro? Estrias e celulites podem receber cuidados simultneos, j que so condies distintas.

Produtos cosmticos
Mecanismos de diminuio/preveno da celulite e das gorduras localizadas:


Estrias:

diminuir a lipognese e aumentar a liplise; diminuir o edema; restabelecer a circulao sangunea e linftica no local.

Hidratao/renovao celular/tonificantes.

Ext. Glic. Centella Asitica/Asiaticosdeo: normalizam a circulao atravs de substncias como os flavonoides e cido asitico. Melhoram a cicatrizao e so tonificantes capilares, sendo tambm teis para varizes. O ext. usado de 5 a 10%, e o asiaticosdeo de 0,1 a 2%. Ambos vm da Centella Asitica. Ext. de CASTANHA DA NDIA: agente vasoconstritor que descongestiona o sistema venoso. Aumenta a resistncia dos vasos e reduz a permeabilidade. Uso de 3 a 10%. Tambm pode ser utilizado por via oral, em tintura ou cpsulas. Ext. Glic. de Ginkgo biloba: atua melhorando o desempenho da circulao ( vasodilatador). Uso de 5 a 10%. Ext. Glic. de Arnica: melhora a drenagem das reas onde aplicado. Reduz as reas roxas e a dor, sendo anti-inflamatrio. Uso de 5 a 10%. Ext. Glic Algas FUCUS: lipoltico, firmador, hidratante. Uso de 3 a 10%.

62

Cosmetologia apliCada

| UNIDADE II

Ext. Glic Algas Marinhas: hidratante, emoliente. Uso de 3 a 10%. Tintura de Capsicum: rubefaciante, estimulante da circulao. Uso de 3-10%.

CUIDADO!! PRODUTO DERIVADO DA PIMENTA!!

cafena/cafeisilane c:
Induzem a hidrlise de gorduras neutras (triglicrides) no local onde so aplicados. A cafena tem boa penetrao na pele, sendo usada at 4% em ampla faixa de pH. O cafeisilane C composto de silcio orgnico associado cafena, sendo usado de 3 a 4%.

lipolticos
Adipol: contm extrato de hera e de bile (cicatrizante/ lipoltico) e um ster do cido tartrico, para melhorar a penetrao na pele. Usado de 2 a 5%, tambm para gordura localizada. Adiporeguline: um blend de cafena, salicilato de sdio, lecitina e extrato de soja, alm de COLEUS FORSKOHLII, um agente termognico forte, que tambm pode ser indicado para uso interno. O ativo usado em pH 5 a 6, de 2 a 10%. Scopariane: melhora a formao das fibras de colgeno e elastina, diminuindo a flacidez. Age por meio de interferncia no mecanismo de gerao de novas clulas adiposas (impede que pr-adipcitos se transformem em adipcitos maduros). Slimbuster H: extrato concentrado com leo de caf verde e fioesterois vegetais de Brassica campestre (canola). Tem ao vasotnica, reabsorve o edema e estimula a circulao local, facilitando a eliminao de metablitos e toxinas, diminuindo a presso local, bem como a dor e o volume de gua retida, ocorrendo uma melhora no aspecto de casca de laranja da pele. Uso a 5% em pH 7.

esfoliantes corporais
Devem oferecer certa abraso e bom desempenho na melhoria da textura da pele. Ateno: usar at 2 vezes por semana. Podem ser base de:

microesferas de polietileno (brancas ou azuis); semente de apricot; semente de damasco.

Drenacell: contm cido ltico vetorizado (SODIUM LACTATE METHYLSILANOL), extrato de arnica, centella asitica, gilbarbeira, pimento-doce e castanha da ndia. Pode reduzir o edema em 10 a 15 minutos, o que auxilia imediatamente na drenagem dos tecidos e, principalmente, reduz a dor. Muito til na drenagem linftica. Uso de 2 a 10% em ampla faixa de pH.

63

UNIDADE II | Cosmetologia apliCada Alfa-hidroxicidos: cido Gliclico, ltico, mandlico: uso em baixas concentraes em associao a outros hidratantes. Fundamento: os cidos causam inflamao local com morte e substituio de clulas e colgeno envelhecidos por novos. O resultado a eliminao do tecido envelhecido e das deformaes causadas pela distenso contnua. Otimizao da ao dos cosmticos para celulite: realizar esfoliao mecnica com movimentos circulares suaves: A renovao das clulas da camada crnea colabora para a melhora do aspecto. A ativao da circulao local aumenta a permeabilidade local por aumentar o fluxo sanguneo. Nicotinato de metila: usado em geral a 0,1%. Hiperemiante mais comum, inclusive para procedimentos de massagem redutora. O uso mais seguro consiste no veculo creme, por promover liberao gradativa da substncia na pele. No creme, pode-se associar, por exemplo, o extrato de algas marinhas.

gorduras localizadas
O tratamento deve incluir exerccios fsicos monitorados por profissional habilitado, visando estimular o fracionamento e o consumo das gorduras armazenadas em excesso. Procedimentos de drenagem: melhoram a circulao e diminuem a reteno hdrica, por vezes confundida com gordura localizada. Cosmticos: lipolticos, propriedades rubefacientes (hiperemiantes), facilitadores da drenagem. Dieta: deve ser prescrita por nutricionista e acompanhada por este e pela esteticista. O uso de termognicos e diurticos (Ex.: Citrus aurantium/Pholia magra e ch verde) alm de fibras de saciedade como a Caralluma fimbriata e o Glucomanann colaboram muito com os exerccios fsicos para o fracionamento consumo das gorduras armazenadas e para perda de peso. Para uso tpico: Abdoliance: Combinao vetorizada de flavonoides da laranja amarga, extrato rico em hesperidina (flavonoide), e extrato de guaran e cafena (lipolticos). capaz de chagar derme, de modo que previne e reduz a deposio de gordura na rea abdominal: a enzima aromatase, que converte testosterona em estrognio na pele inibida, diminuindo o acmulo de gordura. Uso de 2 a 3% preferencialmente em veculos fluidos com rubefacientes. Elabore planos de cuidado para pacientes acometidos de estrias, celulites e gorduras localizadas fundamentadas primeiramente em medidas corretivas fsicas (exerccios, alimentos a serem evitados), e depois associe os cosmticos.

64

CAPTUlO 11
Ingredientes cosmticos despigmentantes
Patologia geral das hiperpigmentaes
Os melancitos so clulas dendrticas (tipo de clulas do sistema imune) produtoras do pigmento melanina. Correspondem a 13% das clulas da epiderme e extendem os seus filamentos para as camadas mais superficiais, de modo que a pigmentao atinja camadas mais superficiais. A glndula hipfise, do SNC, em resposta luz do sol, fabrica o hormnio melanoestimulante. Aps a sntese de melanina nos melancitos, esta transferida para as clulas das camadas mais superficiais atravs dos filamentos que se projetam para o citoplasma das demais clulas. Este mecanismo protege o material gentico das clulas contra os danos da radiao UV, isto , a pigmentao um mecanismo fisiolgico de defesa. O exagero desta produo por ao hormonal, exposio ao sol ou agresses pele como ferimentos, depilao e processo inflamatrio local, gera a hipermelanose, que pode evoluir com diferentes tonalidades do marrom ao castanho escuro. A rota de sntese da melanina envolve as enzimas tirosinases 1,2 e 3, que convertem a tiroxina at a melanina. A inibio destas enzimas e a disperso da melanina acumulada (a depender da regio corporal, melhora da drenagem, ou por descamao) so as opes atuais de tratamento. A maioria dos transtornos de hiperpigmentaes so de comportamento refratrio e recidivante, por isso entende-se que a despigmentao um processo difcil. O tratamento com os produtos tradicionais e peelings recomendado durante o inverno, quando a incidncia solar naturalmente menor. Os AHA em pH de 4 a 5 e em baixas concentraes so substncias tradicionalmente usadas, alm da hidroquinona, que no um produto cosmtico, mas um recurso medicamentoso para as desordens de pigmentao. Contudo, j esto disponveis os despigmentantes avanados, de pH de 5 a 7, menos agressivos e de resultados satisfatrios. Um aspecto peculiar da relao hidratao e manchas: a hidratao reduz a produo de melanina e a quantidade de substncias pr-inflamatrias na pele, que tambm tem ao pigmentante sobre a pele. Portanto, manter a pele hidratada colabora na preveno de recidivas de hipercromias indesejadas.

Porque usar filtro solar no tempo nublado?

65

UNIDADE II | Cosmetologia apliCada O fato de o tempo estar nublado no quer dizer que no h a radiao UVA/UVB! So ingredientes cosmticos tradicionais:

cido azelaico: diminui a sntese de melanina inibindo as tirosinases e tambm reduz a converso de testosterosa em 5 testosterona, impedindo o progresso da acne. Uso de 10 20% em pH 6,5. cido ftico: obtido do arroz, aveia ou grmen de trigo, inibe as tirosinases e tambm tem ao antioxidante e anti-inflamatria. Uso de 0,5 a 2% em pH 4 a 4,5. cido gliclico: acelera a renovao celular (dispensa a melanina), diminuindo a espessura e a compactao da camada crnea. Estimula a sntese de colgeno, sendo usado para atenuar linhas fixas de expresso e rugas. usado de 2 a 10% para acne e clareamento, e de 30 a 70% para peelings, especialmente para linhas de expresso recentes, em pH 3 a 4. O uso excessivo ou inadequado pode causar leses, pigmentaes e cicatrizes. cido glicirrzico: obtido do alcauz, anti-inflamatrio e antialrgico, uma boa opo de associaes com outros cidos utilizados para manuteno do tratamento, ou mesmo para o incio. Usado de 0,1 a 2% em pH 3. cido kjico: despigmentante obtido do arroz, tem baixo ndice de irritao da pele. Atua inibindo a tirosinase. Uso de 1 a 3% em pH 3 a 5. cido ltico: antipruriginoso em baixos teores (0,5 2%), acelera a remoo celular em concentrao de 5 15%, diminuindo a compactao da camada crnea. pH 3,8 a 4.

O lactato de amnio desodorizado, um sal derivado do cido ltico, usado de 12 20% para o tratamento da acne, foliculite e para diminuir compactao da camada crnea, melhorando tambm a hidratao.

Hidroquinona: proibida em muitos pases da Europa pelo potencial cancergeno, a hidroquinona age bloqueando as tirosinases ativas e causando alteraes na membana dos melancitos, eliminando-os. Causa eritema com descamao e at erupes na pele, no devendo ser usada por mais de 3 meses. Usada de 2 a 10% em pH 4. Mediante as opes avanadas, relevante evitar o uso de hidroquinona.

despigmentantes avanados
Aqualicorice PT: extrado do alcauz, antioxidante e despigmentante, por inibir a sntese de melanina. Usado de 0,5 a 1% em pH 5 a 7. Antipollon HT: um silicato de alumnio sinttico, que adsorve a melanina de liberao recente e a j fixada na pele, no agindo sobre a tirosinase e praticamente no oferece sensibilizao pele, podendo,

66

Cosmetologia apliCada

| UNIDADE II

portanto ser utilizado por gestantes. um adjuvante til no tratamento das eflides, podendo ser usado de 0,5 a 4% em pH de 4 a 10. Arbutim: derivado da hidroquinona, tambm atua sobre a tirosinase, mas tem menos efeitos adversos e faixa de pH mais flexvel. Uso de 1 - 3% em pH 5 - 8. IDB light: idebenona lipossomada, inibe a tirosinase. Usado de 2,5 a 10% em pH 3 a 8. Isocell citrus: agente clareador baseado em citroflavonoides da casca do limo, com atividade antitirosinase. Associado a fosfolipdeos, tem aumento da biodisponibilidade, penetrao e a atividade. Kinetin L: Associao de cido alfa-lipoico, VC-PMG e Adenin. Usado padronizadamente a 10% em pH 4,8 a 8. Melawhite: glicopeptdeo que atua sobre a tirosinase, usado de 2 a 5% em ampla faixa de pH. VC-PMG: Fosfato de ascorbil magnsio: derivado hidrossolvel da Vit C. Uso de 1 a 3% em pH 7 a 9. Melfade: extrato obtido da uva-ursi que contem arbutim e metilarbutim, associado ao VC-PMG. Usado de 3 a 8%. VC-IP: Derivado lipossolvel da Vit C. Uso de 0,05% a 1% em pH 4 a 6. O fato de ser lipossolvel confere ao ativo certa fixao superior na pele, por isso usado em menor concentrao. Thalasferas de Vit. C: VC-PMG encapsulado em esferas de colgeno, para liberao gradual. Uso de 5 a 10% em pH 5,5 a 7. Em associao com o ch verde, reduz a degradao do colgeno. Uso interessante na rea dos olhos. Radizen: complexo antioxidante composto de Vitaminas A, E, C e extrato de Ginkgo biloba. Uso de 2 a 10% em ampla faixa de pH. Whitessence: extrato de jaca de origem asitica livre de hidroquinona, uso em pH de 6 a 8, de 1 a 3%. Avalie as faixas de pH fornecidas e planeje as possveis associaes, considerando obviamente o tipo de hiperpigmentao a ser cuidada.

67

CAPTUlO 12
Introduo aos peelings
A palavra peeling vem do ingls que significa descamar. Consistem em recursos de esfoliao acelerada induzida produtos especficos, resultando na remoo controlada de pores da epiderme e/ou derme com posterior regenerao de novos tecidos. Com a ao dos ativos, ocorre estmulo da liberao de mediadores do processo inflamatrio, resultando em espessamento da epiderme, depsito de colgeno, reorganizao dos elementos estruturais da pele e aumento do volume drmico.

objetivo dos cuidados pr-peeling:


preparo para o peeling: iniciar a descompactao do extrato crneo; aumentar o poder de permeao dos ativos aplicados durante o peeling; acelerar a resposta inflamatria e a descamao da pele.

objetivo dos cuidados ps-peeling:


recuperar o manto hidrolipdico, pH, nutrio e a hidratao; prevenir repigmentaes indesejadas; potencializao e manuteno dos resultados obtidos.
tabela de proFundIdade dos peelings

Nvel
Superficial

ProfUNdIdade Na Pele Camada da Pele


0,06 1,0mm Camada crnea, granulosa, espinhosa, basal, derme papilar Derme reticular superficial

INdICao

SUBSTNCIaS

Rejuvenescimento, rugas AHAs cido saliclico, finas, acne, manchas Resorcina superficiais Rejuvenescimento, cicatrizes da acne, discromias Fotoenvelhecimento Melasmas resistentes, ceratose actnica ATA 30%, Fenol

Mdio

1,0-1,8mm

Profundo

At 6mm

Derme reticular mediana a profunda

Fenol

68

Cosmetologia apliCada

| UNIDADE II

Ingredientes cosmticos para o pr-peeling


Alfa-hidroxi-cidos (AHAs): so os cidos tradicionais: cido gliclico, ltico, mandlico, tiogliclico, tricloroactico e glicirrzico. Em baixas concentraes, aceleram a taxa de renovao celular e estimulam a sntese de novas fibras de colgeno.

A diferena entre queratolticos tpicos como a resorcina e o cido saliclico e os AHAs que estes atuam sobre os as clulas maduras e superficiais da camada cnea, isto , de fora para dentro; os AHAs atuam sobre os clulas germinativas profundas, (formao do estrato crneo), ou seja, de dentro para fora. Sugesto para o preparo do paciente: cido gliclico __10% cido ltico __ 5% cido kjico __2% Gel base qsp 30g cido gliclico ___ 6% cido saliclico ___2% Propolis ext._____5% Sabonete gel base qsp 60ml

Ingredientes cosmticos para o ps-peeling


Sabonete: Ch verde ext. glic. ____5% cido ascrbico (vitamina C): recupera a elasticidade, firmeza e hidratao da pele, melhora a textura cutnea e reduz a sntese de melanina, alm de ser um antirradical livre. Vitamina P: atua regulando a permeabilidade e fragilidade capilar. cido glicirrzico: anti-inflamatrio, antiedematoso. Hamamlis: adstringente, vasoconstritor. Drieline/Alfabisabolol: calmantes, anti-inflamatrios.

Ateno: produtos ps-peeling devem ser exclusivamente de pH 7.

69

UNIDADE II | Cosmetologia apliCada Calndula ext. glic.____5% Camomila ext. glic.____5% Azuleno _________0,02% Sabonete LQUIDO qsp Aplicar com movimentos circulares suaves e deixar agir por 30 segundos.

Hidratantes
Alfabisabolol ___2% Drieline____1% Vegelip___8% Aloe-vera ext. __10% Loo hidratante qsp Thalasferas de Vitamina C____10% cido Hialurnico __________8% Adenin _______0,1% Aquaporine Active _____5% Vitamina E _________1% Srum qsp

etapas da execuo do peeling


1. Higienizao da pele com sabonete: o uso de cidos no sabonete (ex: saliclico ou gliclico) seguida de lcool 70% ou acetona para ao desengordurante, facilitando uma ao homognea do produto. Em cabine, pode-se utilizar, por exemplo, um sabonete gel com cido gliclico de 10% e cido saliclico a 5%. Usar em pH mnimo de 4. 2. Aplicao do produto para o peeling, observando a melhor tcnica e o tempo de permanncia na pele do paciente; 3. Neutralizao (caso necessrio) e remoo manual do produto restante.

70

Cosmetologia apliCada

| UNIDADE II

Peeling de cido tiogliclico


Usado no tratamento de hiperpigmentaes de vrias origens, como as dos membros inferiores, decorrentes de problemas vasculares. Utilizado de a 10-20%, apresenta a vantagem de no provocar edema ou eritema, porm pode produzir leve esfoliao. Pode ser usado a 10%, em veculo gel, a cada 15 dias, num total de 5 sesses iniciais. A 1 aplicao pode ter durao mxima de 2 min., podendo-se acrescentar tempo aos poucos (ex.: 1 min.) nas sees seguintes. Ainda com o paciente deitado, o produto retirado com gaze e, em seguida, completada sua remoo com gua em abundncia. Pode-se usar sabonete lquido neutro para auxiliar a remoo. Existe a manipulao deste cido a 2% em bastes para o uso na rea dos olhos, contra a hiperpigmentao da regio infraorbital.

Peeling de cido gliclico


O cido gliclico possui a menor molcula entre os AHAs, tendo grande emprego na indstria cosmtica. Atua reduzindo a coeso entre os cornecitos por interferir na ligao da protena filigrina que une um cornecito ao outro. Uma hiptese de como o cido gliclico atua atenuando as rugas pelo fato de aumentar a sntese de glicosaminoglicanos, protenas multiramificadas que tem a propriedade de fixar a molcula de gua em suas ramificaes. Por este fato possvel reter gua no interior da derme, o que contribui para diminuio das rugas superficiais e mdias. Em exposies mais curtas (tempos normalmente utilizados nos peelings convencionais de cido gliclico, variando entre 1 e 3 min.) o cido gliclico, nas concentraes padro de 30%, 50% e 70%, pode causar menos danos que o ATA em concentraes convencionais. O cido gliclico pode ser utilizado em gel ou em soluo hidroalcolica. Quando se faz o peeling com cido gliclico em nvel corporal, visando tratar a flacidez da pele ou recuperar leses produzidas por estriamento da pele (estrias), so vistas algumas dificuldades naturais como a excessiva dificuldade de penetrar o gel de cido gliclico a 70%. Utilizar soluo hidroalcolica composta por cido gliclico, cido lctico e cido saliclico, respectivamente a 20, 15% e 15%. Essa soluo pr-peeling queratoltica abre a camada crnea para a penetrao do cido gliclico gel 70%, que aplicado sobre a soluo pr-peeling aps trs a cinco minutos de permanncia na regio.

Peeling de cido saliclico


O cido saliclico um -hidroxi-cido de aplicao cosmtica especialmente em acne. Tambm pode ser utilizado nos ps associado a ureia, para melhorar o aspecto e a textura.

71

UNIDADE II | Cosmetologia apliCada O peeling de cido saliclico geralmente feito em soluo hidroalcolica de 20 a 30%. Como geralmente no se solubiliza totalmente, deve-se ter cuidado na aplicao para que os cristais no atinjam os olhos e nem as fossas nasais. Como os demais outros, age das seguintes formas: 1. Estimulao do crescimento epidrmico mediante a remoo do estrato crneo, induzindo a epiderme a espessar-se. 2. Destruio de camadas especficas de pele lesada, dependendo do tipo de agente utilizado e sua concentrao, obtendo melhor resultado esttico. 3. Induo de uma reao inflamatria no tecido mais profunda que a necrose provocada pelo agente esfoliante para induzir a produo de colgeno novo na derme.

Peeling de cido mandlico


Mais indicado para peles morenas a negras e para acne, um cido de elevado peso molecular, sendo considerado o mais seguro para aplicao mesmo em soluo hidroalcolica. Geralmente utilizado de 20 a 30%, em sees quinzenais ou semanais. Avalie as faixas de pH fornecidas e planeje as possveis associaes, considerando obviamente o tipo de hiperpigmentao a ser cuidada.

72

CAPTUlO 13
cosmtica anti-aging e neurocosmtica
conceitos
Queratina: camada celular morta que confere rigidez pele e cabelo. Colgeno: fibras proteicas ativas que conferem resistncia aos tecidos. Elastina: protena fibrosa que forma, com o colgeno, a estrutura proteica fibrosa do tecido conjuntivo, garantindo elasticidade pele. Fibroblastos: atuam produzindo glicosaminoglicanos, essenciais para manter a hidratao da pele. Ceramidas: fraes de protenas e lpides que ocupam os espaos intercelulares.

eventos do envelhecimento
Perda gradativa de funes orgnicas: produo de radicais livres, exposio solar (gera alta carga de ROS), exposio poluio e outros agentes txicos. Diminuio do potencial metablico: processamento lento das reaes bioqumicas no organismo, leses no material gentico. Pele: perda do turn-over celular, com perda da espessura da pele e de protenas estruturais. A partir dos 23 anos: fotoenvelhecimento: (hidratao/fotoproteo/renovao celular). 35 anos: foto e cronoenvelhecimento (todos+despigmentantes /antioxidantes). 50 anos: fotocronoenvelhecimento (todos+antiglicantes). e queda da produo hormonal

Hidratao reforada aps os 45 anos: perda maior da capacidade de reteno de

73

UNIDADE II | Cosmetologia apliCada gua por fatores nutricionais, hormonais, e produo de radicais livres, que agem nas membranas celulares.

aes dos cosmticos tradicionais

Antioxidante Despigmentante Hidratante Renovao celular Promotores de firmeza e elasticidade (tensores)

aes inovadoras dos cosmticos

Antioxidantes universais Linha antiglicante Efeito Lifting Estimulantes dos fatores de crescimento e da sntese de colgeno Inibidores de metaloenzimas Peptdeos sinalizadores

o que no pode faltar nos produtos cosmticos anti-aging:

Hidratao Fotoproteo Renovao celular Antioxidantes

Hidratao e silcio orgnico


O silcio um dos principais componentes da formao e organizao da matriz extracelular, cuja presena garante a manuteno da hidratao e da elasticidade. Com o passar dos anos, pelas aes do clima e pela ao dos radicais livres, o teor de silcio decresce, gerando sinais tpicos como rugas e flacidez.

74

Cosmetologia apliCada

| UNIDADE II

A perda da hidratao e do manto hidrolipdico levam sensibilidade excessiva da pele, com vermelhido, ressecamento e descamao: ocorre processo inflamatrio em resposta ao baixo nvel de hidratao.

substncias hidratantes

cido hialurnico: usado de 1 a 10% em pH 5,5 a 7. Altamente hidroflico, adsorve 90% do seu peso em gua, melhorando a elasticidade da pele, sendo indicado j nos primeiros cuidados anti-aging. A falta de cido hialurnico (normal em abundncia na pele) d aspecto de pele seca, mas no aumenta a sensibilidade. Suaviza linhas de expresso e marcas de cicatrizes. Alantona: cicatrizante e hidratante, especialmente usado em frmulas para as mos. Uso: 0,5-2%. Aquaporine active: aumenta a quantidade de canais proteicos responsveis pela circulao de gua entre as clulas. Uso de 2 a 5%. pH 5 a 7. Depantenol: pr-vitamina B5, regenera o epitlio (cicatrizante) recuperando a nutrio e a taxa de renovao celular. Uso de 0,5 a 5%. pH 3,5 a 7,5. Elastina: mimetiza a elastina corporal, repondo-a na pele. Uso de 1 a 3%. pH 5 a 7. Hidroviton: uso de 1 a 2%. Conhecido como fator de hidratao natural (NMF), contm ureia, alantona, lactato de sdio e aminocidos, sendo altamente nutritivo. Aumenta a ao da elastina quando associados. Se a ureia comedognica, como pode ser veiculada em uma preparao para o rosto, como no NMF?

A ureia, est em baixa concentrao, no sendo comedognica neste caso.

Iris iso: aumenta a tonicidade, hidratao e elasticidade da pele, especialmente em mulheres menopausadas. Inibe a colagenase e a elastase, melhorando o aspecto das linhas de expresso. Uso de 3 a 5%. pH de 5 a 10. leo de silicone: uso de 3 a 10%. Cuidado: sensao pegajosa se uso superior a 5% (shampoos) leos vegetais: macadmia, amndoas, semente de uva, girassol, rosa mosqueta, oliva, germen de trigo, prmula, etc. Uso de 3 a 10%. Cuidado com os excessos em pele oleosa. Pca-Na (sal sdico do cido pirrolidnico): agrega gua sua molcula, depositada na pele ou nos cabelos. Pode ser usado para qualquer tipo de pele. Uso: 1 a 2%.

75

UNIDADE II | Cosmetologia apliCada

Silipearl: silcio orgnico associado a protenas, oligominerais e aminocidos das prolas. Repes a hidratao e a nutrio da pele. Uso de 1 a 10%. Structurine: usado em pH menor que 8, favorece a sntese de protenas e lipdeos epidrmicos. Uso de 2 a 5%. ATIVO DE REFORO DA HIDRATAO.

tensores

Tensine: extrado das protenas do trigo, reduz o efeito das rugas por horas atravs da formao de filme elstico resistente. Uso de 3 a 10% em pH 6,5. Raffermine: derivado as soja, contem glicoprotenas e polissacardeos de efeito tensor sobre a pele. Uso de 2 a 5%. pH 4,5 a 7. DMAE: ativo tradicional no tratamento das linhas de expresso. Uso de 1 a 5%. (odor forte).

antioxidantes universais
Combatem os radicais livres em todos os tecidos, atuando em alvos celulares hidroflicos e lipoflicos.

Melscreen Coffee Skin: composto por trs potentes antioxidantes naturais que normalizam o equilbrio celular e conferem uma proteo avanada. (Extrato de Caf- rico em cido ferlico; rutina, flavonoide anti-inflamatrio; carcinina, peptdeo de potente ao antioxidante, atua contra a glicao do colgeno e na proteo da fragmentao do DNA) Uso: 1 a 4% (rea dos olhos). Alistin: pseudopeptdeo que protege a membrana celular, protenas e enzimas cutneas contra o estresse oxidativo. Protege o DNA celular contra os danos causados pela radiao UV e previne a ligao cruzada das protenas. Anti-ox Night: atua nos danos celulares causados por radicais livres, sendo importante para a etapa de primeiros cuidados (ao preventiva superior). Como tambm apresenta efeito reparador com o uso regular, pode ser indicado para o uso aps os 35 anos. Vitamina A: uso de 0,1 a 1%. Melhora a elasticidade da pele e a renovao celular, por estimular seu metabolismo e a multiplicao celular (repitelizante). O baixo teor da vitamina facilita a formao de comedes acneicos e leva ao ressecamento da pele. pH 4,5 a 7.

Utilizar cido hialurnico e vit.A nos cosmticos dos primeiros cuidados antiaging promove preveno eficaz de linhas de expresso.

76

Cosmetologia apliCada

| UNIDADE II

Vitamina E: uso de 0,5 a 5%. Melhora a nutrio da pele e proporciona bronzeado mais suave quando usado nos filtros solares. pH 3,5 a 8. Ascorbosilane C: silanol associado a vit.C, com ao regeneradora e hidratante, impede a formao de radicais livres e perxidos. Uso de 3 a 4%. pH 3,5 a 6,5.

anti-inflamatrios
Alfabisabolol: anti-inflamatrio obtido da camomila, til em ampla faixa de pH. Uso: 0,1 a 2%. Drieline: polmero da glicose extrado do levedo de cerveja (Saccharomyces cerevisiae) que estimula sntese de colgeno nos fibroblastos. Uso de 1 a 2%. Bioskinup Contour: reduz a produo de mediadores da inflamao, causando vasodilatao local com extravasamento de lquidos responsveis pela alterao da colorao e formao do edema da regio periorbital, reduzindo as olheiras e minimizando a deposio anormal de hemossiderina na rea dos olhos.

Alantona, D Pantenol e o leo de Melaleuca tambm so opes de ativos calmantes para procedimentos ps-barba/ps-depilatrios.

Inibidores de metaloenzimas
Metaloenzimas so enzimas (com grupos metlicos funcionais) que degradam outras protenas e renovam a matriz extracelular. Inibir a atividade das metaloenzimas proporciona melhoria de firmeza, elasticidade, resistncia e integridade da pele. So aes das metaloenzimas na pele:

Remodelamento dos componentes da matriz extracelular (MEC) por meio da degradao do colgeno, elastina e fibronectina. Ativao das clulas inflamatrias e induo da angiognese.

MDI Complex (Glicosaminoglicanas de origem marinha): inibe a Gelatinase A (MMP-2), Gelatinase B (MMP-9) e Metaloelastase (MMP-12), que degradam colgeno e elastina.

77

UNIDADE II | Cosmetologia apliCada

Inibidores da reao de glicao


(Protena/lpideo + glicose = Produtos de glicao avanada Pga)

Os PGA levam formao de ligaes irreversveis entre diferentes molculas, alterando suas propriedades bioqumicas e iniciando respostas fisiolgicas anormais. A glicao de protenas do colgeno contribui para a rigidez e a perda de elasticidade dos tecidos cutneos. Adenin: N6-furfuriladenina - Fitormnio sinttico. Diminui a perda transepidrmica de gua, mantendo a hidratao e umidade da pele. Com ao clareadora, promove brilho, reduz rugas finas e a aspereza da pele, melhorando o aspecto de reas fotocronodanificadas. Possui pH neutro. Uso de 0,01% a 0,1% em cremes, filtros solares, gis e loes. Pode ser usado por gestantes com segurana.

sinalizadores e regeneradores
Matrixyl: uso de 2 a 5%, pH 5,5 a 7. Tensor, estimula os fibroblastos drmicos a sintetizar colgeno, polissacardeos (GAGs e cido hialurnico) e fibronectina. Apresenta grande afinidade pelos fibroblastos, alm de aumentar a resposta celular ao TGF (citocina antiinflamatria). Pro-Collasyl: alta concentrao de silanetriol associado a colgeno marinho e peptdeos de arroz. Atua diretamente sobre os fibroblastos, estimula a biossntese de colgeno, intensificando a reparao e renovao celular. O uso suaviza linhas finas alm de conferir efeito tensor similar ao aspecto natural. Atua tambm como agente nutriente para a pele, melhorando a textura e a hidratao. pH 2,5 a 4,5. Uso de 2 a 4%. Biodynes TRF: derivado de leveduras, rico em aminocidos, minerais e vitaminas, sendo as ltimas classes de ativos complexados a aminocidos, o que facilita a permeabilidade pela pele. Citoestimulante, aumenta a sntese de colgeno e elastina, sendo til em frmulas ps-peeling e para a rea dos olhos. Usado em pH 3 a 10% em ampa faixa de pH. Identifique quais substancias so mais utilizadas em produtos industriais de luxo como as linhas Vichy e La Roche.

78

CAPTUlO 14
cuidados cosmticos iniciais com a queda capilar
O cabelo tem como funes principais proteo do couro cabeludo, o aumento da funo sensorial e pode se apresentar em trs diferentes estgios: angeno (crescimento), catgeno (estgio de transio ou repouso) e telgeno (estgio de queda). Acima de 6 meses, na maioria das vezes, representa uma queda dentro da normalidade, pois o ciclo capilar envolve fases de crescimento (angena), repouso (catgena) e queda (telgena) ou pode representar uma alopecia androgentica, principalmente nos homens. A queda de cabelo quando ocorre alm dos limites normais (cerca de 100 fios dirios) exige ateno, considerando o efeito negativo provocado a longo prazo na qualidade de vida dos pacientes. A alopecia condio gentica comum de queda dos cabelos, produzida pela ao dos hormnios andrgenos circulantes. caracterizado pela perda e afinamento progressivo dos cabelos com reduo da fase angena, geralmente acompanhado de alteraes dos folculos pilosos no couro cabeludo, sendo influenciada pelo uso inadequado de produtos tpicos, fumo, uso de medicamentos para o tratamento de neoplasias malignas e por fatores emocionais (fator questionado na comunidade cientfica). No homem, a alopecia geneticamente determinada; na mulher, alm do fator gentico, associa-se tambm presena de problemas endcrinos, fatores nutricionais como a carncia de ferro e zinco e fatores ambientais. A importncia dos hormnios est muito vinculada idia de que a testosterona circulante seria a principal fonte de problemas relacionados calvcie. Sabe-se hoje o item que mais importa a taxa de converso de testosterona em 5-DHT pela 5-redutase, que aumenta ainda mais a oleosidade local, acelerando a obstruo do folculo. A presena da testosterona em excesso no corpo feminino causa a sndrome SAHA (seborreia, acne, hirsutismo e alopecia). Como homens tm naturalmente nveis mais altos de testosterona, a alopecia tende a ser mais grave, alm da acne e seborreia. A enzima aromatase responsvel pela converso de testosterona e seus derivados em estradiol. Localmente, este mecanismo funciona como proteo do folculo piloso contra a alopecia, pois diminui a quantidade de testosterona e consequentemente de 5-DH. As reas afetadas pela alopecia em homens e mulheres se diferenciam principalmente por este aspecto: mulheres possuem maior quantidade de aromatase nas reas mais afetadas em homens, alm de, na maioria dos casos, maior volume e extenso capilar, o que contribui para manter o aspecto capilar por tempo maior.

79

UNIDADE II | Cosmetologia apliCada Porque inibir a aromatase corporalmente colabora para a perda de gordura localizada? Porque diminui o acmulo de gorduras, efeito inerente dos estradiois. Os cosmticos para os cuidados da alopecia tm carter paliativo: no necessariamente iro eliminar a queda capilar, uma vez que existem fatores genticos e hormonais envolvidos. Para tanto, necessrio encaminhamento ao mdico para adequao hormonal. A seguir as principais vias do tratamento cosmtico da queda capilar.

controle da oleosidade e caspa (dermatite seborreica)

Cetoconazol: tem ao anti-fngica. usado a 2% (shampoo). Piroctone Olamina (Octopirox): usado de 0,5 a 1%. Potente antisseborreico. Piritionato de Zinco: usado de 1 a 2,2%. Antifngico e antisseborreico. Evitar associar produtos neste shampoo: o ativo oxidante forte.

Inibio da 5 -redutase uso tpico


Ch verde ext. gliclico: tambm pode ser utilizado em tnicos capilares e condicionadores. Uso de 3 a 10%. Vitamina B6: tem efeito seborregulador e adstringente. Uso de 0,5 a 2%. Sulfato de zinco: adstringente e antissptico, sendo usado de 0,5 a 2%.

estmulo do crescimento capilar com melhora da circulao e nutrio local


O crescimento capilar tem a circulao local aumentada principalmente atravs de massagens na raiz e pelo uso de rubefacientes como o mentol; consequentemente, a nutrio melhora com o aumento do fluxo sanguneo. Para favorecer o crescimento, so indicados os seguintes produtos, tanto em shampoos como em condicionadores ou mscaras capilares: Ext. gliclico de Jaborandi: uso de 2 a 10%. Ext. de Quina: uso de 2 a 10%. Ext. de Cantridas: uso de 2 a 10%.

80

Cosmetologia apliCada

| UNIDADE II

Ext. de Alecrim: uso de 2 a 10%. Aminocidos da seda e AA da queratina: uso de 1 a 2%. AA das amndoas: uso de 2 a 4%. AA do leite: uso de 1 a 3%. Ao dos aminocidos: como as fibras capilares so sustentadas principalmente pelas ligaes com o elemento enxofre (pontes dissulfeto), os aminocidos fornecem este elemento qumico os fios, fortalecendo-os. Outro ingrediente importante o minoxidil, antigamente utilizado no tratamento da hipertenso arterial. Este promove a abertura dos folculos capilares, e sua aplicao geralmente recomendada com massagem do couro cabeludo, melhorando a queda capilar. bastante utilizado tambm nas sobrancelhas. Uso de 2 a 5% em soluo hidroalcolica ou no srum, para pacientes com cabelo mais curto. No se deve remover o minoxidil aps sua aplicao. Como proceder com pacientes cuja queda capilar decorrente do uso de produtos para colorao?

81

CAPTUlO 15
cosmticos para grupos de risco
Pacientes idosos, gestantes e crianas possuem necessidades cosmticas e caractersticas fisiolgicas que os distinguem dos demais grupos de pacientes. So as principais alteraes fisiolgicas que influenciam no uso de cosmticos:

Pacientes gestantes: para garantir a nutrio do feto, a frequncia da respirao e circulao aumentam. A ao da progesterona reduz o tnus do esfncter gastroesofgico, predispondo ao refluxo. Pacientes idosos: todas as funes orgnicas esto mais lentas ou defeituosas, inclusive o metabolismo. A pele est com a taxa de renovao celular muito reduzida, de modo que fica mais espessa e os pelos caem, o que torna a hidratao mais difcil: reas com pelos possuem maior vascularizao e camada crnea mais fina, o que facilita a permeao de substncias pela pele.

Como proceder para a melhor hidratao da pele de idosos?

Paciente peditrico: as funes orgnicas esto em formao, imunidade imatura e pele muito sensvel. Todos os produtos devem ter segurana e eficcia comprovada, sendo classificados como grau de risco 2.

Principais aspectos cosmticos:


Gestantes: produtos cosmticos como despigmentantes e citoestimulantes, alm dos ativos que influenciam no DNA em nvel tpico como o cido retinoico oferecem alto risco de teratogenia, que a m formao do feto por motivos qumicos exgenos. Peelings qumicos so contraindicados para gestantes, tendo em vista que substncias tpicas como o cido retinoico, o cido saliclico e o enxofre podem oferecer riscos gestante e ao feto. Contudo, procedimentos como a crioterapia e a desobstruo mecnica da acne para remoo de comedes (sem aplicao prvia de substncias queratolticas ou de aparelhos com corrente eltrica) so procedimentos considerados seguros durante a gestao.

82

Cosmetologia apliCada

| UNIDADE II

Idosos: A hidratao deve ser extremamente favorecida, sendo necessariamente, mais oleosa que o normal, para a reposio do manto hidroflico da pele. Utilizar sempre cremes mais nutritivos como o cold cream, e ativos como glicerina, leos, manteigas e cido hialurnico, e sempre que possvel, sabonetes glicerinados para o rosto e banho, para aumentar a hidratao. Crianas: Obrigatoriamente, produtos sempre em pH 7, dada a sensibilidade da pele, inclusive produtos capilares, mesmo quando a criana for maior de 7 anos. Hidratao com ureia: no mais que 5%. leos e glicerina podem ser usados com segurana. Evitar fragrncias se houver relato de alergia. Orientar sempre a famlia ou responsvel quanto ao uso correto do cosmtico.

Quais so os riscos de produtos de pH alcalino para pele, de maneira geral?

83

CAPTUlO 16
Hidratao corporal e produtos antipoluio
A hidratao do corpo fundamental para o bom funcionamento da pele, especialmente para a proteo contra as agresses externas, como corpos estranhos, variaes de clima e temperatura, alm da penetrao de medicamentos de uso tpico (como pomadas e cremes medicamentosos). O quadro de pele seca chamado de xerodermia ou asteatose e pode acometer pacientes de vrias faixas etrias e tipos de pele. A desidratao da pele colabora para o surgimento de sinais de doenas como alergias dermatolgicas, alm de descamaes excessivas. A diminuio da hidratao da derme leva alterao das propriedades da barreira cutnea, ou barreira hidrolipdica, o que favorece a penetrao de compostos txicos e torna mais frequente o prurido local e a tendncia a processos inflamatrios locais. Outro fator fundamental para o balano de hidratao da pele a integridade do estrato crneo: como exemplo da alterao da barreira lipdica pode ser citada a aplicao de agentes tensoativos na pele em produtos como sabonetes e shampoos, que removem a maior parte dos lipdios. Entretanto, na pele saudvel este fato no tido como grave, j que h uma ao rpida das glndulas sebceas: dentro de duas horas em mdia, o filme hidrolipdico restabelecido. Em relao influncia ambiental, a incidncia de luz pode aquecer ambiente e consequentemente a pele, causando aumento da transpirao. Quando a temperatura ambiental e a umidade do ar so altas, a transpirao aumenta, porm a pele perde pouca gua para o ambiente por evaporao (uma vez que o ambiente j est mido), preservando a hidratao da pele. Em situaes de baixa umidade relativa do ar, o contedo de gua do filme hidrolipdico tende a diminuir, favorecendo tambm a perda de gua transepidermal, entendida como a perda total de gua da epiderme vivel (isto , com clulas vivas) e derme, por difuso atravs do estrato crneo para a superfcie, alm da ao das glndulas sudorparas. Por isto, pacientes moradores de cidades mais afastadas do litoral, com baixo ndice de chuvas e de clima mais seco (onde a umidade do ar naturalmente mais baixa), precisam reforar a hidratao sempre.

Porque contraindicado o uso de propilenoglicol em formulaes cosmticas?

O uso de produtos contendo leos, manteigas, extratos gliclicos (j abordados na seo anterior) e elementos higroscpicos como o PCA-Na, contribui para o restabelecimento da barreira cutnea, permitindo a adequao dos nveis hdricos.

84

Cosmetologia apliCada

| UNIDADE II

So caractersticas comuns da pele seca: 1. aspereza; 2. descamao; 3. fcil ruborizao; 4. sensibilidade. A ureia um agente hidratante muito utilizado devido ao seu potencial higroscpico. Sua presena natural no estrato crneo j foi comprovada e at 10% pode exercer este efeito. Acima de 10%, tem ao queratoltica, de modo que elimina a gua corporal, sendo mais til em reas espessas como os calcanhares e ps. No vivel indicar ureia para o uso facial: pode ter ao comedognica e descamar muito o rosto. Existem hidratantes faciais adequados, j abordados nas aulas de cosmtica anti-aging. So associaes comuns para hidratao corporal: ureia, vitaminas oleosas (A, E etc.), leos de macadmia, semente de uva, amndoas, girassol, oliva, prmula, PCA-Na, Hidroviton, manteiga de karit, lactato de amnio, extratos gliclicos de aloe-vera, ch verde, acerola, algas marinhas, hera, calndula, erva doce, centella asitica em loes cremosas, creme nutritivo ou creme base para o corpo (essncia opcional para o paciente verificar se h alergias. Caso haja, deixar claro no pronturio para que o produto no tenha essncia). Existem algumas apresentaes comerciais que no utilizam ureia nas suas frmulas, dado o risco de descamao principalmente em peles mais sensveis. Em virtude disso, os laboratrios industriais desenvolveram frmulas de cremes-base ainda mais hidratantes e refinadas sem ureia, mas com efeito igual ou at superior de hidratao. Outra opo de veculo o cold cream, um creme de toque realmente mais gorduroso, altamente hidratante, que pode ser utilizado com leos e extratos hidratantes ou mesmo puro (existem apresentaes para o cold cream puro). vivel que a hidratao corporal seja feita aps o banho, uma vez que os poros esto mais abertos e, pelo fato da pele estar mida, a espalhabilidade do produto aumenta, proporcionando bons resultados. Todas essas medidas cosmticas devem estar associadas sempre aos cuidados internos: uma dieta saudvel aliada ao consumo de gua, sucos e frutas repe a hidratao dos tecidos internos. O leite tambm possui alto teor de gua e tem taxa de eliminao mais lenta que os demais lquidos do corpo, pela presena de nutrientes como protenas e carboidratos, de modo que gua permanece mais tempo no corpo. ATENO: Pacientes com intolerncia ou alergia lactose devem evitar o consumo de leite, prevenindo respostas fisiolgicas indesejveis. Deve ser feito encaminhamento para nutricionista, para uma adequao diettica. Cuidados Antipoluio: A exposio prolongada aos poluentes ambientais acelera o processo de envelhecimento, decorrente da ao de radicais livres de fortes fontes oxidantes como: fumo, radiao, fragmentos de origem industrial (metais, cermicas etc.) e variaes climticas severas.

85

UNIDADE II | Cosmetologia apliCada Nestes casos, a queratina, os fosfolipdeos da membrana celular e at mesmo o DNA podem ser danificados, prejudicando o funcionamento adequado do organismo. Como resultados estticos, pode-se citar a formao de rugas e linhas de expresso, perda da uniformidade de textura e pigmentao da pele (com transtornos de hiperpigmentao), alm do ressecamento da pele. Partindo desta interpretao, entende-se o uso de produtos antioxidantes universais e os produtos antipoluio, entendidos como capazes de evitar os danos dos poluentes ambientais ao cabelo, couro cabeludo e pele, proporcionando conforto e at ao calmante para o usurio. Entre os principais princpios ativos usados nos produtos antipoluio esto:

Alfa-bisabolol leos de abacate, pepino e grmen de trigo Extratos de aloe-vera e malva Ch verde Vitaminas A, C e E Microesponjas de retinol Liftiline Silcio orgnico Diferencie os critrios de seleo de ingredientes para hidratao corporal e facial. possvel utilizar os mesmos ingredientes em ambos os casos?

86

CAPTUlO 17
manejo cosmtico de cicatrizes
A cicatrizao o processo de substituio de um tecido lesionado por novo tecido conjuntivo vascularizado atravs de reparo ou regenerao, independentemente do tipo ou agente causador da leso. O processo envolve trs etapas: 1. Fase inflamatria ou exudativa: a instalao de processo inflamatrio para que haja completa troca dos tecidos e limpeza da ferida. 2. Fase proliferativa: formao de tecido conjuntivo cicatricial. 3. Fase de maturao: ocorre remodelao do tecido, que pode reduzir o volume da cicatriz at seu desaparecimento. So caractersticas gerais dos tipos de cicatrizao: 1. Cicatrizao de 1a inteno: ocorre em feridas estreitas sem infeco cujas bordas foram aproximadas por sutura (costura cirrgica). Ocorre colagenlise com compactao das novas fibras formadas e reduo da sntese de cido hialurnico. As fibras colgenas predominam na matriz extracelular (ou interstcio) a partir da 2a semana, de modo que a ferida est totalmente consolidada em aproximadamente 10 dias, mas ainda demora mais tempo para adquirir resistncia mxima, podendo retornar a uma condio prxima pele ntegra. 2. Cicatrizao de 2a inteno: ocorre em feridas amplas de bordas afastadas com formao de cogulo visvel, com possibilidade de infeco associada, gerando forte processo inflamatrio. Justamente pelo fato de as bordas serem mais distantes, a cicatrizao de 2a inteno mais lenta que a de 1 inteno. O fenmeno da retrao da cicatriz muito intenso e evidente, de modo que, em alguns meses, a rea inicial da cicatriz pode sofrer at 90% de retrao.

Existe algum recurso cosmtico real para retrao cicatricial?

So causas de deficincia de cicatrizao:

A falta de vitamina C e zinco prejudica a sntese de colgeno, atrasando a cicatrizao. A falta de zinco considerada evento anticicatricial.

87

UNIDADE II | Cosmetologia apliCada

Problemas circulatrios: alteraes na dinmica da circulao podem reduzir a oxigenao e o transporte de nutrientes para os tecidos, atrasando a cicatrizao. Pacientes acamados, especialmente se com problemas nutricionais, tendem a ter problemas de cicatrizao por esta via. Envelhecimento: a reduo da taxa de proliferao celular, comum nos idosos, pode atrasar a formao de novo tecido na rea afetada. Imunossupresso: pacientes com imunidade baixa pelo uso de medicamentos como corticoides ou por doenas como a sndrome da imunodeficincia adquirida (AIDS) tendem a ter mais infeces e menos mecanismos de defesa, especialmente as inflamaes. Outros: corpos estranhos, necrose, hematomas, uso de anticoagulantes.

Fibroses: As fibroses so processos onde existe aumento do tecido conjuntivo com produo de excesso de matriz extracelular (interstcio) que, porm, no est relacionada ao processo reparativo em si, mas a outras alteraes fisiolgicas. As fibroses podem, por alteraes no padro da etapa de remodelamento da cicatriz, causar transtornos funcionais nas reas afetadas. O tratamento exclusivamente mdico, geralmente at cirrgico. Queloides e cicatrizes hipertrficas: queloides e cicatrizes hipertrficas ocorrem a partir da hiperproliferao de fibroblastos, com consequente acmulo de matriz extracelular, especialmente pela excessiva formao de colgeno. Os queloides so mais elevados que as cicatrizes hipertrficas, com colorao de rosa a violeta, e invadem os tecidos prximos. Apresentam prurido (e quando o paciente coa a regio gera escoriaes no queloide, o que estimula o crescimento), dor e ardor, no regridem espontaneamente e podem ter crescimento prolongado. No respondem bem compresso, uma estratgia usada como tratamento. Podem acometer todos os grupos tnicos, sendo mais grave em africanos, asiticos, negros, mestios e nrdicos, no havendo registros de casos em pacientes albinos. A maioria dos casos ocorre em pacientes de 10 a 30 anos. Inicialmente, o crescimento acelerado, aps algum tempo do passa a ser quase imperceptvel e o tamanho da leso praticamente no se altera, sendo a fase de estabilidade. Ocorrendo qualquer estmulo, este pode voltar a crescer rapidamente modificando as dimenses originais, podendo aumentar seu tamanho ou ate mesmo gerar uma cicatriz vrias vezes maior que a anterior. At que a leso entre novamente na fase de estabilidade, no possvel prever qual ser o tamanho final da leso. Os locais mais comumente acometidos so a rea do dorso, regio cervical posterior, regio deltoide e pavilho auricular. Por outro lado, so raras as ocorrncias de queloide em plpebras, rgos sexuais, regies frontal, palmar e plantar. Os queloides tm maior tendncia recidiva, comparados s cicatrizes hipertrficas. As cicatrizes hipertrficas, como os queloides, so elevadas com colorao rsea e formadas pelo excesso de tecido fibroso depositado no local da cicatriz, sendo limitadas s bordas da ferida. Raramente so

88

Cosmetologia apliCada

| UNIDADE II

dolorosas e podem regredir com o tempo. Respondem bem ao tratamento com compresso e massagens. Aps atingir o crescimento mximo, as cicatrizes hipertrficas regridem espontaneamente at que retornem ao aspecto de uma cicatriz normal. Ocorre predominantemente nas superfcies flexoras, estando relacionada ao movimento da regio afetada, sendo que o tamanho da leso est normalmente relacionado gravidade do trauma. As cicatrizes hipertrficas caracterizam-se pela presena de pequenos vasos sanguneos, fibras colgenas pequenas desordenadamente agrupadas em ndulos. Tratamento: o tratamento de queloides e cicatrizes hipertrficas o mesmo, considerando que difcil diferenciar as leses clinica e microscopicamente. Deve-se evitar a manipulao excessiva e traumatismo nos tecidos, diminuindo a tenso na cicatriz. A preveno de hematomas e infeces so medidas que contribuem para a obteno de cicatrizes menos inestticas e melhor camufladas por cosmticos. Deve ser ressaltada tambm a aplicao de procedimentos fsicos na teraputica complementar do quelide. Alguns exemplos so a hidroterapia, o emprego de massagens, roupas compressoras e ultrasom.

Ingredientes cosmticos
leo de Rosa Mosqueta: contm cidos graxos fundamentais para a manuteno da integridade da pele e da estrutura das membranas celulares, sendo principalmente os megas 3, 6 e 9, e cido transretinoico ou tretinona natural (entre 0,01 e 0,1%). Uso de 5 a 10%. Heparina: a heparina, alm do seu uso na preveno de problemas relacionados coagulao, tambm empregada topicamente para o tratamento de alteraes cutneas inflamatrias e edematosas. A heparina se infiltra por via transepidrmica no tecido conjuntivo, exercendo ao antiedematosa e regeneradora de clulas e tecidos. Entre outros efeitos, a heparina se fixa superfcie do colgeno cicatricial, inibindo a progresso da polimerizao deste, melhorando o aspecto da cicatriz. Pode ser usada de 10.000 a 50.000 UI%. Alantona: a alantona o produto final da metabolizao da purina, estando amplamente disseminada em organismos animais e vegetais. A alantona vem sendo utilizada por suas propriedades cicatrizantes, mesmo antes de se ter comprovado experimentalmente suas propriedades queratolticas, hidratantes e epitelizantes. Na cicatrizao, a queratlise branda tem efeito amaciante e proporciona maior capacidade de reteno de umidade e, com isso, o alisamento da superfcie cutnea e maior elasticidade da cicatriz. A propriedade facilitadora da penetrao melhora a eficcia de produtos tpicos, por promover a atuao dos outros componentes no local. O efeito anti-irritante combate o prurido que frequentemente acompanha a formao de cicatrizes. Usado de 0,5 a 3%. Elabore protocolos para favorecer a cicatrizao em peelings e em procedimentos ps-cirrgicos.

89

CAPTUlO 18
nutricosmtica e nutracuticos
Legalmente considerados como produtos alimentcios, os produtos de uso oral de finalidade cosmtica representam atualmente uma frao importante do mercado de suplementos dietticos. Os nutricosmticos so geralmente comprimidos ou cpsulas (tambm podendo ser lquidos, geralmente na forma de shakes) constitudos de pelo menos um dos seguintes ingredientes: vitaminas, minerais, fitoextratos, aminocidos e cidos graxos como w-3. A proposta destes produtos est em melhorar as condies relacionadas a linhas de expresso, textura do cabelo e pele, melhora da lipodistrofia ginoide, aumento da resistncia das unhas, preparao da pele para exposio solar, fotoproteo ou at mesmo promover o emagrecimento, apesar de estarem mais relacionados s propriedades anti-aging. Os nutracuticos so alimentos ou fraes de alimentos que atuam na preveno e/ou tratamento de doenas. Abrangem de nutrientes isolados, suplementos dietticos e dietas at produtos planejados e alimentos processados tais como cereais, sopas e bebidas. Portanto, entende-se que os nutricosmticos so produtos de potencial nutracutico, mas no se destinam a tratar doenas, sendo cuidados cosmticos complementares. A prescrio desses produtos no exclusivamente mdica, uma vez que os produtos so de linha nutricional e podem ser vendidos at mesmo sem receiturio. Contudo, este um grande atrativo para os tratamentos cosmticos e se constituem um diferencial forte para o profissional de esttica, uma vez que um recurso visto como tecnologia de ponta. A prescrio de nutricosmticos envolve conhecer a funo e composio qumica de cada ingrediente (no caso de produtos naturais, a presena de itens como flavonides, taninos etc.), bem como as dosagens e caractersticas dos produtos (como a diferenciao de p e extrato-seco de origem vegetal). As associaes em frmulas devem respeitar a necessidade de cada paciente, considerando peso, idade e histrico de consumo de produtos, para pesquisar alergias, resultados positivos e negativos. fundamental registrar todos os produtos utilizados e as prescries atuais, alm da evoluo do paciente. Qual de fato a diferenciao de p e extrato-seco de origem vegetal?

O extrato seco mais rico em substncias ativas que o p.

90

Cosmetologia apliCada

| UNIDADE II

Vitaminas
A (retinol): importante na regulao do funcionamento das glndulas sebceas, melhora da textura da pele e da renovao celular, usada de 5.000 a 10.000UI/dia. B6 (piridoxina): atua na inibio da 5-redutase, evitando o processamento de testosterona em 5-DHT, melhorando os nveis de oleosidade e consequentemente de queda capilar. Usada de 10 a 300mg/dia. Porm, o uso da substncia pura pouco indicado, por causar dores abdominais. Geralmente usada no Pill Food. C (cido ascrbico): potente antioxidante com importante papel na regulao da imunidade. Usado de 250mg a 1g/dia, em at 3 administraes. D (colecalciferol): importante para fixao de clcio nos ossos, tem ao anti-aging e protege o corpo de neoplasias malignas, doenas infecciosas e autoimunes. Usada de 200 a 400UI/dia, em at 2 administraes. E (tocoferol): antioxidante potente, cujo uso prolongado melhora tambm a fertilidade. Seu uso diminui muito os radicais livres gerados tambm pela exposio solar. Usada de 50mg a 150mg, com dosagem mxima de 400UI/dia em at 3 administraes. O uso tpico em fotoprotetores confere bronzeados mais duradouros.

demais princpios ativos


cido alfa-lipoico: potente antioxidante, usado de 200 a 500mg/dia. Aa extrato seco: rico em polifenois, til na preveno de leses celulares por espcies reativas ao oxignio (ROS) e outros radicais livres, alm de doenas cardiovasculares e neoplasias malignas. Usado at 1g por dia, em at 3 administraes. Betacaroteno: precursor da vitamina A no organismo, usado de 30 a 300mg/dia, sendo que as doses maiores que 100mg so para finalidade de fotoproteo sistmica. Bioarct: Extrato da alga Chondrus crispus, que se desenvolve nas guas do Mar rtico e submetida s condies de luz e frio extremos (inverno) das reas polares. Essas condies de estresse resultam na sntese de molculas de hibernao composto por vrias molculas protetoras e energizantes: Se, Zn, cido ascrbico, taurina e o dipeptdeo citrulil-arginina. Usado de 30mg a 1g por dia, em at 3 administraes.

Cpsulas oleosas de linhaa: ricas em cidos graxos (w-3, 6 e 9), tem ao antioxidante e laxativa suave: o leo lubrifica o intestino e melhora o trnsito intestinal. Usado de 500mg a 1g/dia em at 2 administraes. Castanha da ndia: extrato empregado na melhora da circulao, com bons resultados em varizes e celulite. Usado de 150mg a 1g/dia em at 3 administraes.

91

UNIDADE II | Cosmetologia apliCada

Centella Asitica: extrato rico em cido asitico empregado para a melhora da celulite. Usado de 150mg a 1g/dia em at 3 administraes. Ch Verde: antioxidante rico em polifenois com atividade diurtica em longo prazo. Melhora o metabolismo de lipdios. Usado de 150mg a 1g/dia, em at 3 administraes. Coenzima Q-10: potente antioxidante que melhora quadros como a hipertenso arterial e problemas de metabolismo de lipdios. Usado de 10 a 50mg/dia. Colgeno: fornece importantes aminocidos para o organismo, oferecendo melhora da flacidez com o uso prolongado. Uso de 1g a 3g por dia, em at 3 administraes. Exsynutriment: cido Ortosilcico Si(OH)4 ligado ao Colgeno Marinho. O silcio possui funes importantes para a formao e a manuteno do tecido conjuntivo. A ligao aos aminocidos do hidrolisado de colgeno marinho evita que, durante o trnsito no trato gastrintestinal, a formao de slica, uma forma de silcio biologicamente inativa. A suplementao de silcio orgnico permite que o cido hialurnico tecidual ganhe uma configurao qumica estrutural que o permite formar redes de ligao com as molculas de gua. Considerando que o cido hialurnico adsorve at 90% do seu peso em gua, o consumo do silcio orgnico fundamental para a adequao da hidratao. O consumo de Exsynutriment e Bioarct favorece a reduo de linhas de expreso, melhora na textura capilar, resistncia das unhas e melhora do aspecto da pele. usado de 60 a 300mg/dia, em at 3 administraes.

Hamamelis: extrato rico em taninos de potente ao adstringente, com bons resultados em problemas circulatrios. usado de 150mg a 1g/dia em at 3 administraes. Licopeno: antioxidante e detoxificante principalmente para fumantes, etilistas e pessoas com alta ingesto de produtos gordurosos. Melhora a renovao e regenerao celular, prevenindo o envelhecimento e neoplasias malignas. Usado de 5 a 10mg/dia. Existem algumas variaes de extratos menos concentrados ou blends, que podem ser usados em diferentes concentraes, a depender do fabricante. Pantogar: blend de ingredientes como colgeno e cido paraminobenzico, til para melhorar a nutrio capilar, melhorando a queda. A administrao ideal de 3 cpsulas ao dia aps as refeies. Pholia Magra: popularmente conhecida como erva antibarriga, tem ao termognica, diurtica e sacietognica sibutramina-like. Usado de 150 a 500mg/dia em at 2 administraes.

92

Cosmetologia apliCada

| UNIDADE II

Resveratrol: flavonoides extrados da uva, com potente ao antioxidante. Previne doenas cardiovasculares, neoplasias malignas e demais doenas por radicais livres. Zinco quelado: antioxidante que atua tambm no controle da oleosidade e na imunorregulao. Usado de 10 a 15mg/dia. Geleia real: produto secretado pelas glndulas mandibulares das abelhas, rico em vitaminas A, C, E, B1, B2, B5, B6, cido flico, clcio, cobre e selnio. O produto geralmente est disponvel em barra e as pores devem ser consumidas conforme especificaes do fabricante. Melhora o aspecto da pele e couro cabeludo, justamente por melhorar a qualidade da nutrio especfica para essas finalidades. Qual a importncia de se suplementar antirradicais livres associados aos produtos de uso tpico para preveno dos sinais do envelhecimento?

93

REfERNCIAS
ALDANA, OL; HOLLAND, DB; CUNLIFFFE, WJ. The theory of comedone cycling. J Invest Dermatol. 1997 ALLAKER, RP; GREENMAN, J; OSBORNE, R.H. The production of inflammatory compounds by Propionibacterium acnes and other skin organisms. Br J Dermatol. 1987. ANGEHRN F; KUHN, C; VOSS A. Can cellulite be treated with low-energy extracorporeal shock wave therapy? Clin Interv Aging. 2007 ANSEL, H.C. et al. Pharmaceutical dosage forms and drug delivery systems. 6. ed. Willians & Wilkins, 1995. AVRAM, A.S; AVRAM, M.M; JAMES, W.D. Subcutaneous fat in normal and diseased states II (anatomy and physiology of white and brown adipose tissue). J Am Acad Dermatol. 2005. BARBAGALLO J.; SPANN; C.T.; TUTRONE, W.D; WEINBERG, J.M. Narrowband UVB phototherapy for the treatment of psoriasis: a review and update. Cutis. 2001. BATISTUZZO, J. A. O. et al. Formulrio mdico farmacutico. 3.ed. Pharmabooks, 2009. BRANDI, C; D'ANIELLO, C; GRIMALDI, L; BOSI, B. DEI, I; LATTARULO, P. et al. Carbon dioxide therapy in the treatment of localized adiposities: clinical study and histopathological correlations. Aesthet Plast Surg. 2001. _____. _____; CAIAZZO, E; STANGHELLINI, E. et al. Carbon dioxide therapy: effects on skin irregularity and its use as a complement to liposuction. Aesthet Plast Surg. 2004. BRUNTON, L.L. [ed] et al. In: Goodman; Gilman: As bases farmacolgicas da teraputica. 11. ed. McGraw-Hill, 2006. BUECHNER, A.S. Rosacea: an update. Dermatology. 2005. CHRIST, C; BRENKE, R; SATTLER, G; SIEMS, W; NOVAK, P; DASER, A. Improvement in skin elasticity in the treatment of cellulite and connective tissue weakness by means of extracorporeal pulse activation therapy. Aesthet Surg J. 2008. CHRISTOPHERS, E; MRWIETZ, U. Psoriasis. In: FREEDBERG, I.M; EISEN, A.Z; WOLFF, K; AUSTEN, K.F; GOLDSMITH, L.A; KATZ, S.I; Fitzpatricks Dermatology in General. [se/sd]. COHEN, R.S; Silicones, science et politique: Hippocrate!!! Descartes a perdu la raison! J. Md. Esth. et Chir. Derm. v. 26, n. 101, mars 1999. COLLIS, N; ELLIOT, L.A; SHARPE, C; Sharpe, DT. Cellulite treatment: a myth or reality: a prospective randomized,controlled trial of two therapies, endermologie and aminophylline cream. Plast Reconstr Surg. 1999.

94

| REFERNCIAS
COVEN, T.R; WALTERS, I.B; CARDINALE, I; KRUEGER J.G. PUVAinduced lymphocyte apoptosis: mechanism of action in psoriasis. Photodermatol Photoimmunol Photomed. 1999. CURRI, S.B; BOMBARDELLI, E. Local lipodystrophy and districtual microcirculation. Cosmet Toilet. 1994. CURRI, S.B. Cellulite and fatty tissue microcirculation. Cosmet Toilet 1993. DALE, M.M; RITTER, J. M., FLOWER, R.J. Farmacologia. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. DAROCZY, J. at al.: Study of the ultrastructure of normal and pathological human dermal elastic fiber. Front. Matr. Biol. v. 4, 1977. FATEMI, A. High-intensity Focused ultrasound effectively reduces adipose tissue. Semin cutan med surg. 2009. FITZPATRICK, T.B. The validity and practicality of sunreactive skin types I through VI. Arch Dermatol. 1988. FONSECA, A; PRISTA, L.N. Manual de teraputica dermatolgica e cosmetologia: So Paulo: Roca, 2003. GONZALES-SERVA, A. Excretion of sebum is channeled by a keratimous envelope from sebaceous duct origin: the sebolemmal sheath. J Invest Dermatol 1997. GRIBBON, E.M; CUNLIFFE W.J; HOLLAND, K.T; Interaction of propionibacterium acnes with skin lipids in vitro. J Gen Microbiol 1993. HONIGSMANN, H. Phototherapy for psoriasis. Clin. Exp. Dermatol. 2001. INGHAM, E; WALTERS, C.E; EADY, A; COVE, J.H; KEARNEY, J.N; CUNLIFFE, W.J. Inflammation in acne vulgaris: failure of skin micro-organisms to modulate keratinocyte interleukin 1a production in vitro. J Cosmet Laser Ther. 2005. KATZUNG, B.G. Farmacologia bsica e clnica. 10. ed. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 2008. KED SABATOVICH. Dermatologia esttica. Atheneu, 2007. KULICK, M. Evaluation of the combination of radio frequency, infrared energy and mechanical rollers with suction to improve skin surface irregularities (cellulite) in a limited treatment area. J Cosmet Laser Ther. 2006. MANUSKIATTI, W; WACHIRAKAPHAN, C; LEKTRAKUL, N; VAROTHAI, S. Circumference reduction and cellulite treatment with a TriPollar radiofrequency device: a pilot study. J Eur Acad Dermatol. Venereol. 2009. MORENO-MORAGA, J; VALERO-ALTS, T; RIQUELME, A.M; ISARRIA-MARCOSY, M.I; DE LA TORRE, JR. Body contouring by non-invasive transdermal focused ultrasound. Lasers Surg Med. 2007. MOTOYOSHI, K. Enhanced comedo formation in rabbit ear skin by squalen and oleic acid peroxides. Br J Dermatol 1983; 1996. PEARCE, D.J; STEALEY, K.H; BALKRISHNAN, R; FLEISCHER, A.B Jr; FELDMAN, S.R. Psoriasis treatment in the United States at the end of the 20th century. Int J Dermatol. 2006. POWELL F.C. Clinical practice. Rosacea. N Engl J Med. 2005. QUERLEUX, B; CORNILLON, C; JOLIVET, O; BITTOUN, J. Anatomy and physiology of subcutaneous adipose tissue by in vivo magnetic resonance imaging and spectroscopy: Relationships with sex and presence of cellulite. Skin Res Technol. 2002.

95

REFERNCIAS | REGIS-MILANO, G. Utilization de la toxine botulique dans les rides dexpression: trois ans dexprience avec le botox. J. Md. Esth. et Chir. Derm. v. 25, n. 97, mar. 1998. SCHANTZ, E.J. at al. Properties and uses of botulinum toxin and other microbial neurotoxine in medecine. Microbiol. Rev. v. 56, n. 1, mar. 1992. SCHMOLKA, I.R. Physicals basis for poloxamer interactions. Ann. N.Y. Ac. Sc. 1992. SOUZA, V.M.; JUNIOR, D.B. Ativos Magistrais. v.5, Pharmabooks, 2008. Stewart, M.E; WERTZ, P.W; CRAHEK, M.O. Relationship between sebum secretion rates and the concentration of linoleate in sebum and epidermal lipids. Clin Res. 1985. TEITELBAUM, S.A; BURNS, J.L; KUBOTA, J; MATSUDA, H; OTTO, M.J; SHIRAKABE, Y; et al. Noninvasive body contouring by focused ultrasound: safety and efficacy of the Contour I device in a multicenter, controlled, clinical study. Plast Reconstr Surg. 2007. TRINDADE NETO P.B; LIMA, J.B; OLIVEIRA e SILVA, A.C; ROCHA K.B.F; NUNES, J.C.S. Rosacea granulomatosa: relato de caso enfoque teraputico. An. Bras. Dermatol. 2006. VOWELS, B.R; YANG, S; LEYDEN, J.J. Induction of proinflammatory cytokines by a soluble factor of Propionibacterium acnes: implications for chronic inflammatory acne. Infect Immun. 1995.

96

Anda mungkin juga menyukai