Anda di halaman 1dari 7

Especialidade em Informtica Apresentar uma pesquisa com os significados e as funes e/ou aplicaes na informtica dos seguintes verbetes e siglas:

RAM, ROM, HD, CPU, IDE, SATA, Widescreen, Flat, PS2, USB, RJ45, Serial, FireWire, MB, GB, TB, PB, KBPS, MHZ, VGA, BIOS, Wireless, Modem, HUB, Switch, Bluetooth e outros que o examinador solicitar. RAM: RAM memria de acesso aleatrio, e sua sigla vem do ingls, Random Access Memory. um tipo de memria que permite a leitura e a escrita, sendo um componente essencial em qualquer tipo de computador, mesmo quando h memria em HD ou flash, e quanto mais memria RAM, melhor o computador . ROM: Memria ROM um tipo de memria cujo contedo gravado permanentemente, ou seja, as informaes so gravadas e no podem ser alteradas ou apagadas, apenas acessadas e lidas. HD: disco rgido, uma parte do computador onde os dados so armazenados. As informaes no so perdidas quando o computador desligado, e o principal meio de armazenamento de dados em massa. um sistema necessrio para carregar dados e executar programas. Tambm usado para aumentar a memria RAM. CPU: o processador, uma parte do computador que executa programas de computador, com um papel parecido como se fosse o crebro de um computador. a parte mais importante de qualquer computador, aonde a maioria dos clculos acontecem. IDE: uma abreviao para Integrated Drive Eletronics, que significa Drives Eletrnicos Integrados. uma interface controladora que liga os dispositivos de armazenamento do computador, desde os drives de CDs e DVDs at os antigos disquetes, e os integra ao HD. SATA: o sucessor da tecnologia ATA, uma tecnologia de transferncia de dados entre um computador e dispositivos de armazenamento em massa, como unidades de disco rgidos e drives pticos. Esta tecnologia est presente em vrios computadores nos dias de hoje. Widescreen: um termo que designa a tela de uma televiso, de um cinema ou de um monitor, com uma proporo mais larga do que 4:3. Flat:

um termo que designa monitores mais finos que 10 centmetros. So mais modernos, finos e leves que os monitores regulares. PS2: um cabo conector de 6 pinos usado para conectar teclados, mouse e outros aparelhos a um computador. USB: um tipo de conexo de arquivos que permite a conexo de alguns perifricos sem precisar ligar o computador, dispensando o uso de abrir o computador, como antigamente. altamente usado em pen drives, HD externos e at outros devices como mouses e teclados, em alguns casos onde os cabos PS2 so substitudos. RJ45: um conector fsico e seus cabos, como o 8P8C, um conector modular usado em terminaes como Ethernet, que pode ser usado para conectar um computador internet facilmente, substituindo um modem. Serial: uma porta (ou interface) de comunicao usada para conectar modems, mouses, impressoras, scanners e outros hardwares. FireWire: uma interface serial para computadores pessoais e aparelhos digitais, como os de udio e vdeo, oferecendo comunicaes de alta velocidade e servios de dados em tempo real, o sucessor do SCSI. MB: um megabyte, unidade de medida de informao, que equivale a 1000000 bytes, e 1024 megabytes valem 1GB. usado tambm para medir o tanto de memria que um HD tem disponvel. GB: um gigabyte, unidade de medida da informao que equivale a 1000000000 bytes, e 1000 megabytes, tambm usado para medir o tanto de memria que um HD tem disponvel, sendo o mais usado das unidades de medidas de informao. 1024GB equivalem a 1 TB, tambm usado em computadores. TB: um terabyte, unidade de medida de informao que equivale a 1024GB. Computadores mais poderosos tem em seu HD 1TB de memria, no geral. PB: um petabyte, unidade 1125899906842624 Bytes. KBPS: um quilobit por segundo (demonstrado como kb/s ou kbit/s), uma unidade de transmisso de dados igual a 1024 bits por segundo. MHZ: uma abreviao para megahertz. A velocidade de microprocessadores, de um de medida de informao que equivale a

computador, chamado de velocidade do relgio. Um MHz significa um milho de ciclos por segundo. Quanto mais MHz, mais poderoso um computador . VGA: um padro grfico de computadores, usado para designar tambm um conector associado ao padro. BIOS: O termo conhecido como um programa de computador pr-gravado em memria permanente executado por um computador como ligado, responsvel por iniciar a carga do sistema operacional. Wireless: Significa conexo sem fio, sem utilizar nenhum tipo de cabo. As distncias entre dispositivos pode ser curta, como entre uma televiso e seu controle remoto ou longas, como milhares de quilmetros para transmisso de rdio. Pode tambm ser usado para conectar um computador a internet ou transferir arquivos entre dispositivos. Modem: um dispositivo eletrnico que modula um sinal digital em ondas analgicas, pronta a ser transmitida pela linha telefnica, e demodula o sinal analgico, o reconvertendo ao formato digital. Pode ser usado para conectar um computador a internet, ou um outro computador, ou BBS. HUB: um processo no qual se transmite ou difunde informaes, como principal caracterstica a que a informao est sendo enviada a vrios receptores ao mesmo tempo, tambm pode designar um dispositivo onde expande as portas de um computador, como as USB, caso a pessoa precisa de vrias. Switch: um dispositivo usado em redes de computadores para reencaminhar frames entre os ns. Exemplificando, um switch conecta vrios computadores em rede, que recebem a mesma informao ao mesmo tempo que todos os computadores conectados, muito rapidamente. Bluetooth: uma especificao industrial para redes pessoais sem fio, uma maneira de conectar e trocar informaes entre dispositivos pessoais como telefones celulares, notebooks, computadores, impressoras, cmeras digitais e consoles de videogame, atravs de uma frequncia de rdio de curto alcance. Citar dez profisses onde o computador seja a ferramenta de trabalho principal ou dez aplicaes da informtica no mercado de trabalho. 1 - Analista de Sistemas o profissional que sistematiza informaes e realiza estudos de processos computacionais para que a informao virtual seja processada. Este profissional estuda a relao entre hardwares e softwares e o usurio, utilizando plenamente do computador.

2 - Engenheiro de Software Este profissional cria softwares usando linguagem bsica ou avanada de programao, para vrias plataformas, desde computadores at dispositivos mveis. 3 - Web Designer Um Web Designer faz o design de um website, como HTML ou CSS. Assim, o site fica pronto para o uso, com sua interface desenhada. 4 - Web Master Um Web Master cuida de tudo que envolve um website, desde contratar um webdesigner e um site para domnios, tem que manter e postar contedos no seu site, e pode ser uma alta fonte de renda ao profissional. 5 - Designer Grfico Usa ferramentas de desenho em um computador para fazer desenhos e layouts para sites, revistas, livros e publicaes. 6 - Designer de Games ou Jogos Digitais Usa o computador para fazer os grficos e programar um jogo digital, para plataformas online ou como videogames, alm de plataformas mveis. 7 - Produtor Multimdia um tcnico que cria websites, redes sociais e portais para a internet. Cuida de vrias ferramentas, tanto de udio e vdeo quanto de design. 8 - Engenheiro de Hardware O engenheiro de hardware cuida de construir um hardware de computador, e suas definies para constituir uma boa mquina. 9 - Tcnico de computao O tcnico faz pequenos reparos e melhoras nos computadores, o que pode ajudar e muito o usurio de um. 10 - Diretor de Informtica o tcnico de TI de uma empresa, cuida de toda a parte de tecnologia de uma empresa, sendo assim o chefe de tecnologia. Definir o que um vrus de computador, quais so os seus perigos, quais so as formas mais comuns de contaminao, como combat-los e as melhores prticas para evitar o contgio. - O que um vrus de computador? So programas maliciosos, desenvolvidos para causar danos mquina e consequentemente ao usurio, j que o mesmo pode causar lentido ao computador, fazer o usurio perder arquivos, ou at causar que o computador seja formatado, assim perdendo todos os seus dados. So feitos por programadores, principalmente os profissionais, causando ainda mais dano mquina de quem acaba sendo infectado por um vrus, malware ou spyware. - Quais so seus perigos?

Como dito anteriormente, o computador pode ficar lento, fazer com que o usurio perca seus arquivos, causar com que o computador seja formatado... Ainda mais, um vrus pode causar com que o usurio tenha todas as suas senhas roubadas, desde os menos graves, como de redes sociais e contas de email, at as senhas de contas de banco, o que pode causar um problema fora do mundo virtual. - Quais so as formas mais comuns de contaminao? Um vrus pode ser encontrado em um computador de vrias formas. Algumas formas so por CDs, pen drives e HDs externos, que so passados de usurio a usurio. Uma pessoa pode ter o computador infectado por vrus, mesmo sem saber. Esse vrus infecta o CD, e assim, vai passando por todos os computadores em que o CD foi executado. Emails com anexos que contm vrus so extremamente frequentes hoje em dia. Spams, em geral, so os maiores causadores de vrus. Cada arquivo em que voc no conhea o remetente, pode estar infectado com um vrus. A maior forma de ter o computador infectado ao baixar um programa ou software de sites de download. Os arquivos podem conter softwares maliciosos, e ao serem executados ou baixados, acabam por infectar o computador. - Como combat-los? Ao usar um anti-vrus, como o AVG e o avast!, que podem proteger o computador a ser infectado por um vrus, sendo que avisam quando o arquivo ou site perigoso, e quando o computador j foi infectado, podem detectar e eliminar o vrus de qualquer parte do computador. Tambm, para evitar a contaminao, se pode tomar cuidado com os sites em que se acessa, e com os arquivos em que se baixa. Antes de conectar um CD ou pendrive ao computador se deve usar um anti-vrus para detectar se aquele dispositivo no est infectado. S abrir emails onde se conhece o remetente tambm uma boa forma. Alm disso, pesquisar dados sobre os sites onde se vai baixar um arquivo para no haver problemas. - Quais so as melhores prticas para evitar o contgio? Manter sempre o anti-vrus atualizado e ativo, para sempre que houver alguma atividade suspeita ele o alertar sobre isso. Sempre conhecer o remetente do arquivo um jeito fcil de evitar a contaminao. Vrus geralmente se manifestam por arquivos com a extenso .exe, por isso sempre observe isso em um arquivo. Citar pelo menos trs diferentes sistemas operacionais, demonstrando o uso de pelo menos um atravs das seguintes tarefas: 1) criar, renomear e excluir pastas, 2) gravar qualquer tipo de arquivo em um CD ou DVD ou outro tipo de mdia externa, 3) configurar o desktop alterando sua aparncia e 4) instalar e configurar pelo menos dois aplicativos.

Todos os sistemas operacionais listados abaixo foram usados por mim, sendo atualmente usuria do Mac OSX 10.8 Mountain Lion. Trs sistemas operacionais so o Mac OSX Mountain Lion, Windows 7 e Linux. No Mac OSX 10.8 Mountain Lion: Criar, renomear e excluir pastas: Criar uma pasta: Clique com o boto direito do mouse onde queira salv-la, e ento em Nova Pasta; Para renome-la: Clique em Obter Informaes; Na guia Nome e Extenso, digite o nome da pasta em questo, e a mesma ser renomeada; Para excluir uma pasta: Clique nela com o boto direito do mouse e ento em Mover para o Lixo; Gravar qualquer tipo de arquivo em um CD ou DVD ou outro tipo de mdia externa: Insira o CD ou DVD gravvel no leitor; Clique em Finder, e em Aplicativos, seguido por utilitrios e Utilitrio de Disco. Ache seu disco nas guias e clique nele. No menu de cima, aperte Gravar. Escolha os arquivos e avance. Logo j estar gravado. Configurar o desktop alterando sua aparncia : Num Mac, as opes de personalizao do desktop so limitadas. Clique em Preferncias do Sistema No item Mesa/Protetor de Tela, se pode mudar os fundos de tela e protetores de tela, para quando a mesma ficar inativa por um longo tempo. Instalar e configurar pelo menos dois aplicativos O modo mais fcil de instalar um aplicativo pela Mac App Store. Na Mac App Store, ache o aplicativo de sua preferncia e aperte em Baixar. Logo, ele aparecer em seu Launchpad. Para configurar, neste exemplo, vou usar o iStudiez Pro, baixado por l.

O iStudiez usado para juntar todas as suas aulas, como uma ferramenta de organizao. Primeiro, aperte em Planejador, Adicionar Semestre. Adicione todas as suas aulas, os dados, professores, naquela mesma janela. Est pronto para usar. Na aba Resumo, poder ver seu horrio de aulas. Na aba Tarefas, clique em adicionar tarefas e pode marcar qual a data de entrega, tudo para se manter organizado. Outro aplicativo baixado do mesmo modo foi o Motion FX, um aplicativo de entretenimento que usa da webcam do Mac para fazer desenhos na tela. De interface simples, para configurar basta apenas escolher entre os itens qual o mais satisfaz, entre opes de interao pela webcam, como reconhecer apenas os olhos, mos ou face, e assim poder comear a usar.

Anda mungkin juga menyukai