Anda di halaman 1dari 4

Maro de 2010

Ano 09 n 87

RUAS FECHADAS GUARITAS CONTRA LADRES Sem policiamento, moradores pensam em fechar ruas. A ausncia do poder pblico e os constantes roubos de carros, assaltos, seqestros relmpagos e furtos na cidade do Rio de Janeiro e Ilha do Governador trazem tanto medo e incerteza que moradores do Quebra Coco vem insistindo junto AMORQC a elaborao de um plano que compense a falta de policiamento nas ruas. Existe uma forte corrente insistindo na transformao do Quebra Coco em condomnio fechado, outros opinam pelo fechamento de algumas ruas. Assunto polmico, a hiptese do fechamento das ruas do Quebra Coco foi tema de uma das primeiras reunies dos moradores h 12 anos, aps a fundao de nossa Associao. A medida depende das leis em vigor, autorizao de rgos pblicos e opinio dos moradores. A AMORQC no tem poderes de fechar ruas e no possui infra estrutura adequada para administrar este projeto to complexo, que envolve mais custos e pessoal. Mesmo assim, solidria com todos e cumprindo com sua finalidade, a Diretoria da AMORQC, entendendo a importncia do assunto est aberta para discusses, desde que o resultado do planejamento seja vivel e possa contemplar o interesse da maioria. Como passo inicial, devido a relevncia, uma pesquisa de opinio junto aos moradores torna-se necessria para dar continuidade ao assunto. Uma pesquisa de opinio, sondagem de opinio (vulgarmente designado apenas por sondagem) ou estudo de opinio um levantamento estatstico de uma amostra particular da opinio pblica. Sua realizao no to simples. A propsito, o Decreto Municipal 23.084, de 01 de julho de 2003, do Rio de Janeiro, regulamentou o fechamento das vias pblicas, com a colocao de gradis e obstrutores, para facilitar o funcionamento das associaes de moradores e garantir maior segurana.

Decreto n. 23084 de 01 de julho de 2003


Dispe sobre licena para colocao de grades e obstrutores em reas pblicas. O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuies legais e, considerando as situaes especficas em matria de segurana da vizinhana; considerando a necessidade de uma abordagem macrofuncional; DECRETA Art. 1. Toda e qualquer licena para colocao de grades e obstrutores, assim como decises relativas a sua manuteno ou retirada, em reas pblicas, ser de deciso final do Prefeito por encaminhamento do Secretrio Municipal de Governo ouvidas, especialmente, as Coordenaes das Regies Administrativas (Subprefeituras). Art. 2. Quaisquer atos emitidos, sejam de autorizao nova ou de cancelamento formal ou informal, estejam em processamento ou em execuo, por quaisquer Secretarias, devem ser cancelados imediatamente e transformados em processos e submetidos Secretaria Municipal de Governo que, aps anlise substantiva, sero submetidos ao Prefeito. Art. 3. Ficam autorizados os Coordenadores de Regies Administrativas (Subprefeitos) a informar aos interessados deste ato e coordenar as aes nas suas regies com vistas a imediata execuo deste Decreto. Art. 4. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicao. Rio de Janeiro, 01 de julho de 2003 439. ano da fundao da Cidade. CESAR MAIA DO RIO de 02/07/03

Caros moradores
Transcrevemos abaixo correspondncia recebida recentemente do 17 Batalho da Policia Militar Ilha do Governador, na palavra de seu Comandante, trazendo-nos esperana de um melhor policiamento em nossas ruas.

Ligue e encaminhe sua denncia.

17 Batalho de Polcia Militar


Sala de Operaes: 2334-6331 Oficial de Dia: 2334-6334 P2: 2334-6337 Radiopatrulha 190 - Ambulncia 192 Corpo de Bombeiros 193 Defesa Civil 199 Contribuinte da AMORQC: Em caso de Emergncia voc ainda conta com os telefones celulares em poder dos vigilantes.

Fique atento, se desconfiar, d um volta no quarteiro e chame a Polcia Militar (190).

RUAS FECHADAS? GUARITAS CONTRA LADRES?


CARO MORADOR: PARTICIPE MAIS DE SUA ASSOCIAO Precisamos coletar o maior nmero possvel de informaes e opinies sobre o fechamento de ruas para elaborao do projeto de pesquisa de opinio. MANDE SUA MENSAGEM ATRAVS DE CARTA OU UTILIZE A INTERNET: WWW.AMORQC.COM.BR

Anda mungkin juga menyukai