Anda di halaman 1dari 8

IMPROBIDADEADMINISTRATIVA LEINO 8.

429/92

1 O servidor que pratica ato de improbidade administrativa, segundo o texto constitucional, no est sujeito (ao): a) ao penal cabvel. b) cassao dos direitos polticos. c) perda da funo pblica. d) indisponibilidade dos bens. e) ressarcimento ao Errio.
Prof.HenriqueCantarino

Prof.HenriqueCantarino

2 Analise as assertivas abaixo relativas improbidade administrativa, nos termos da Lei no 8.429/92, assinalando a correta. a) O Ministrio Pblico no parte legtima para promover ao civil pblica visando o ressarcimento do dano ao errio pblico. b) Uma sano prevista na Lei no 8.429/92 a multa civil. c) Ser punido com a pena de suspenso o agente pblico que se recusa a prestar declarao dos bens, dentro do prazo determinado, ou que a prestar falsamente.
Prof.HenriqueCantarino

d) A ao de improbidade ter o rito sumrio. e) No possvel o pedido de sequestro dos bens do agente pblico.

Prof.HenriqueCantarino

3 Quanto disciplina da Lei de Improbidade Administrativa Lei no 8.429, de 2 de junho de 1992, incorreto afirmar: a) considerase agente pblico todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao, contratao ou qualquer outra forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo nas entidades mencionadas no art. 1o da Lei.
Prof.HenriqueCantarino

b) aplicamse tambm as disposies da Lei de Improbidade Administrativa, no que couber, quele que, mesmo no sendo agente pblico, induza ou concorra para a prtica do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta. c) o Supremo Tribunal Federal excluiu da sujeio Lei de Improbidade Administrativa os agentes polticos que estejam sujeitos ao regime de crime de responsabilidade.
Prof.HenriqueCantarino

d) ocorrendo leso ao patrimnio pblico por ao ou omisso, dolosa ou culposa, do agente ou de terceiro, dar se o integral ressarcimento do dano e, no caso de enriquecimento ilcito, perder o agente pblico ou terceiro beneficirio os bens ou valores acrescidos ao seu patrimnio. e) tratandose de penalidades personalssimas, em nenhuma hiptese, poder o sucessor ser alcanado por sanes previstas na Lei de Improbidade Administrativa.
Prof.HenriqueCantarino

4 O dirigente de um rgo pblico sediado em Braslia e os servidores responsveis pelas licitaes e compras desse rgo compareceram a um evento de demonstrao de um novo produto de informtica que estava sendo lanado no mercado e que poderia interessar ao rgo adquirilo. O evento ocorreu em um hotel resort situado no Nordeste e as despesas de transporte, hospedagem e alimentao desses agentes pblicos foram custeadas pela empresa fornecedora do produto porque o rgo pblico no dispunha de verba para tanto. Esse tipo de conduta dos agentes pblicos:
Prof.HenriqueCantarino

a) configura ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilcito no exerccio da funo. b) configura ato de improbidade administrativa que causa leso ao errio. c) configura ato de improbidade administrativa somente na hiptese de o produto vir a ser adquirido pelo rgo, por preo superior ao de mercado.
Prof.HenriqueCantarino

d) no configura ato de improbidade administrativa porque agiram no interesse do rgo e no no interesse pessoal deles. e) lcita porque o rgo no dispunha de verba para pagar as dirias que so devidas nos deslocamentos no interesse do servio.

Prof.HenriqueCantarino

5 As sanes previstas na Lei da Improbidade Administrativa: I. dependem, para aplicao, da efetiva ocorrncia de dano ao patrimnio pblico. II. no se aplicam, se as contas do responsvel tiverem sido aprovadas pelo Tribunal de Contas. III. prescrevem em cinco anos, contados da data da prtica do ato, nos casos de agente pblico que no seja titular de cargo ou emprego efetivo.
Prof.HenriqueCantarino

IV. prescrevem em cinco anos, contados da data da prtica do ato, em qualquer hiptese. V. podem ser graduadas pelo juiz, em face da extenso do dano ou do proveito patrimonial obtido pelo agente.

Prof.HenriqueCantarino

Assinale a opo correta. a) Apenas a afirmativa V est correta. b) Todas as afirmativas esto erradas. c) Esto corretas apenas as afirmativas III, IV e V. d) Esto corretas apenas as afirmativas I e V. e) Todas as afirmativas esto corretas.

Prof.HenriqueCantarino

6 Sobre a Lei da Improbidade Administrativa correto afirmar: I. as sanes nela previstas aplicamse, tambm, quele que, mesmo no sendo agente pblico, induza ou concorra para a prtica do ato de improbidade. II. a indisponibilidade dos bens, para fins de garantir o ressarcimento do dano, pode ser requerida antes de transitar em julgado a sentena condenatria. III. reputase agente pblico a pessoa que exercer um cargo pblico, ainda que sem remunerao.
Prof.HenriqueCantarino

IV. o Ministrio Pblico deve ser informado da existncia de procedimento administrativo instaurado para apurar a prtica de ato de improbidade, antes mesmo da sua concluso. V. havendo fundados indcios de enriquecimento ilcito, pode ser requerido o seqestro dos bens do beneficirio, antes mesmo de concludo o procedimento administrativo.
Prof.HenriqueCantarino

Esto corretas a) apenas as afirmativas I, II, III e IV. b) as afirmativas I, II, III, IV e V. c) apenas as afirmativas I, II, IV e V. d) apenas as afirmativas II, III, IV e V. e) apenas as afirmativas I, II, III e V.

Prof.HenriqueCantarino

7 Configura ato de improbidade administrativa no exerccio da funo pblica: I. o servidor adquirir bens cujo montante seja incompatvel com a sua renda se no conseguir comprovar a origem lcita dos mesmos. II. o funcionrio do Ministrio da Sade que, fora do horrio normal de expediente, presta servios de informtica a uma empresa que no fornecedora de bens ou servios para esse Ministrio.
Prof.HenriqueCantarino

III. o servidor do setor de fiscalizao de uma agncia reguladora que, nos perodos de frias, presta consultoria para empresa da rea de regulao dessa agncia. IV. o servidor que, por negligncia, atesta a realizao de servio que no foi realizado. V. o chefe do setor de compras que recebe passagem area e estadia em hotel, pagas por um fornecedor interessado em fazer demonstrao de novos produtos.
Prof.HenriqueCantarino

Esto corretas a) as afirmativas I, II, III, IV e V. b) apenas as afirmativas II, IV e V. c) apenas as afirmativas I, III, IV e V. d) apenas as afirmativas I, IV e V. e) apenas as afirmativas I, III e V.

8 De acordo com disposio contida na Lei n 8.429/92, que dispe sobre atos de improbidade administrativa, qualquer pessoa poder representar autoridade competente, para que seja instaurada investigao destinada a apurar sua prtica, sendo a) assegurado o anonimato do denunciante. b) preservada a identidade do denunciante.
Prof.HenriqueCantarino Prof.HenriqueCantarino

c) a representao escrita e assinada, com qualificao do representante. d) facultado ao representante qualificarse. e) facultado ao representante usar pseudnimo.

9 A aplicao de sanes previstas na Lei n 8.429/92, que dispe sobre atos de improbidade administrativa, a) depende de efetiva ocorrncia de dano ao patrimnio pblico. b) depende da rejeio das contas respectivas pelo Tribunal de Contas. c) no que se refere a perda da funo pblica, depende do trnsito em julgado da condenao.
Prof.HenriqueCantarino

Prof.HenriqueCantarino

d) no que se refere a suspenso dos diretos polticos, independe do trnsito em julgado da condenao. e) fica prejudicada, se as contas respectivas forem aprovadas pelo Tribunal de Contas.

10 Assinale, no rol abaixo, a conduta considerada como improbidade administrativa que est sujeita a pena mais branda do que as demais. a) Frustrar a licitude de processo licitatrio. b) Permitir, facilitar ou concorrer para que terceiro se enriquea ilicitamente.
Prof.HenriqueCantarino

Prof.HenriqueCantarino

c) Permitir ou facilitar a aquisio, permuta ou locao de bem ou servio por preo superior ao do mercado. d) Frustrar a licitude de concurso pblico. e) Ordenar ou permitir a realizao de despesas no autorizadas em lei ou regulamento.

Prof.HenriqueCantarino

11 A representao por ato de improbidade, previsto na Lei n 8.429/92, contra agente pblico, quando o autor da denncia o sabe inocente, a) alm de constituir crime, sujeita o denunciante a indenizar o denunciado por danos materiais e morais. b) sujeitao, apenas, a responder por danos morais. c) sujeitao, apenas, a responder por denunciao caluniosa. d) no acarreta nus ou responsabilidade ao denunciante. e) acarreta a perda dos direitos polticos do denunciante.
Prof.HenriqueCantarino

12 A sentena decorrente de ato de improbidade administrativa que julgar procedente ao civil de reparao de dano ou decretar a perda dos bens havidos ilicitamente determinar o pagamento ou a reverso dos bens, conforme o caso, a favor a) da pessoa jurdica prejudicada pelo ilcito. b) do Ministrio Pblico que atuou na ao.
Prof.HenriqueCantarino

c) de fundo especialmente constitudo para esta finalidade. d) de qualquer pessoa jurdica de fins filantrpicos designada pelo Juiz. e) do autor da ao, quando pessoa fsica.

Prof.HenriqueCantarino

GABARITO: 1B 2B 3E 4A 5A C 9 C 10 D 11 A 12 A

6B

7C

Prof.HenriqueCantarino

Prof.HenriqueCantarino

Anda mungkin juga menyukai