Anda di halaman 1dari 70

DIREITO PROCESSUAL PENAL

Professor: Levy Magno Direito Processual Penal Levy Magno 22 de fevereiro de 2010

1. Normas Gerais de Processo Penal Processo penal o ramo do direito pblico que regulamenta normas de investigao, processamento, julgamento, recurso e ps-trnsito em julgado. Regra geral, o processo repressivo, regulando condutas a partir da prtica da infrao. Dois textos legais vo permitir que apliquemos o processo antes do crime: lei 9.034/95 (Organizao Criminosa) e lei 11343/06 (lei antidrogas). Dentro das duas leis temos: 1. Ao controlada ou flagrante retardado, postergado ou diferido: a possibilidade da autoridade policial de retardar a abordagem dos agentes com o objetivo de prender um maior nmero de agentes. OBS: Na lei 9.034/95, a ao controlada, no depende de autorizao do juiz. Ao passo que na lei 11343/06, precisa da referida autorizao. Representa atuao preventiva do processo penal. 2. Infiltrao de agentes: pouco utilizado, pois sempre precisa de autorizao do juiz. 2. Aplicao das Normas Processuais Critrios: sero estudados trs critrios: o territorial, o critrio pessoal e o critrio temporal. 2.1. Critrio Territorial O Cdigo de Processo Penal e a legislao complementar no ultrapassam os limites territoriais.

Territrio corresponde ao espao fsico, o espao areo correspondente e o mar territorial. O processo penal atende ao princpio da territorialidade absoluta, no pode ultrapassar os limites OBS: Extraterritorialidade penal: a possibilidade jurdica de se aplicar o nosso direito penal aos fatos praticados fora do territrio nacional. EX: navio brasileiro de bandeira pblica atracado no Mxico crime a bordo qual a concluso que se pode tirar? - O direito penal regula o fato, e o processo que o agente vai responder ser no territrio nacional com regras processuais brasileiras. Nenhuma autoridade estrangeira aplicar o nosso processo penal. Processo penal territorialidade absoluta. Direito Penal extraterritorialidade. existe a possibilidade da

2.2. Critrio Pessoal Quem pode ser atingido pelas normas de processo penal? Em regra, todos. OBS: Diplomata: imunidade absoluta ele, sua mulher, famlia, funcionrios, local de trabalho, casa, carro, malas e papis o representante poltico do Estado acreditante da misso. (no pode nem ser abordado, nem conduzido). Qualquer pessoa pode impedir que o diplomata pratique o crime, mas abord-lo para fim de conduo, nunca. (Conveno de Viena). OBS: Cnsul: o representante comercial - tem imunidade, s ele, e relativa, imune nos atos de exerccio de ofcio. OBS: O Presidente da Repblica no tem imunidade. Inqurito Policial instaurado pela Polcia Federal: comunica ao Supremo, e sorteado um relator se tiver denncia

oferecida pelo PGR (nomeado pelo presidente) encaminhada ao STF. Remessa Cmara dos Deputados. 2/3 dos votos = Condio de Processabilidade (condio para processar) autorizado volta ao STF para avaliao do Juzo de admissibilidade ou de prelibao (verificar se realmente houve crime e se tem indcios de autoria). Havendo rejeio no h recurso. Recebida a denncia, sempre fundamentada, o presidente fica afastado por 180 dias, assumindo o vice-presidente. No concluiu, o presidente retorna. OBS: Deputado Federal e Senador da Repblica: no tm imunidade. No se exige autorizao para processar denncia do PGR STF avalia recebe a denncia: I) Crime antes da diplomao: foi eleito com processo em andamento s tem direito a prerrogativa de foro. II) Crimes cometidos depois da diplomao: qualquer partido poltico pode requerer a suspenso do andamento enquanto perdurar o mandato, suspensa a prescrio (maioria absoluta da casa). OBS: Juiz e Membro do MP: tem prerrogativa de foro e s no pode ser preso em crime afianvel pena mnima at 2 anos artigo 323, I , CPP. Por outro lado, s pode ser preso por crime inafianvel. OBS: Menor de 18 anos: no se aplica nada de processo penal. Aplica-se somente o ECA. OBS: Inimputvel em razo de doena mental: o processo objetiva apurar a culpa; se culpado, sentena absolutria imprpria absolve, impondo a Medida de Segurana. Ateno: sempre que aplicada medida de segurana, no h condenao. Se houver condenao, aplica-se pena).

2.3. Critrio Temporal Quando uma norma processual for aprovada, deve-se ser verificado qual o tipo: I. Norma processual comum, prpria ou genuna (= tem o carter de original): a nica que est na lei quando a norma regular matria exclusivamente processual (legitimidade, competncia, citao, etc.)- entrou em vigor, regula o restante do processo, sem nenhum prejuzo dos atos j praticados na vigncia da lei anterior (artigo 2, do CPP). EX: crime de homicdio doloso praticado por Policial Militar em 1.994 processo Justia Militar Estadual Lei 9.299/96 Alterou competncia para julgar os Policiais Militares que cometerem homicdio doloso, no exerccio ou no se suas funes, alterou para o Tribunal do Jri, desde que a vtima seja um civil. II. Norma processual incomum, imprpria ou heterotpica: no est na lei criao doutrinria e jurisprudencial entende-se que quando a norma for aprovada como processual, mas regular direito de locomoo, direito de punir do estado ou incidir sobre uma garantia do acusado, sero aplicadas as normas do direito penal, se prejudicar, irretroativa, se trouxer algum benefcio, retroage, mesmo sendo processual. Hiptese de retroatividade Lei dos Crimes Hediondos ou assemelhados (Lei 8.072/90): vedava liberdade provisria com ou sem fiana. Morte de Joo Hlio, vtima de latrocnio aprovada Lei 11.464/2007: Continua vedada Liberdade provisria com fiana, liberando a sem fiana.Como a lei regula direito de locomoo , todos os que praticaram os crimes puderam pleitear a liberdade provisria sem fiana.

Direito Processual Penal Levy Magno 01 de maro de 2010

Hipteses de Irretroatividade Na redao original da Lei dos Crimes Hediondos, Lei 8.072/90, no havia direito progresso de regime. Com o argumento de violao ao princpio da individualizao das penas, a doutrina defendia que nenhuma lei poderia vedar a progresso de regime. Em 2006, no julgamento do HC 92.959/SP, incidentalmente o Supremo reconheceu a inconstitucionalidade, e, para este caso em concreto, deu ao ru o direito de progredir. Assim, de acordo com o artigo 112, da Lei de Execues Penais (LEP) estabeleceu que para progredir, teria que cumprir 1/6 da pena. Em 29 de maro de 2007, foi publicada a Lei 11464/07 que trouxe o direito liberdade provisria e o direito progresso, estabelecendo lapsos diferentes: 2/5, se for primrio e 3/5, se for reincidente. Neste sentido, a partir do dia 29, chegaram vrios pedidos de progresso, mas os juzes determinavam que o ru deveria cumprir os 2/5 e 3/5 - norma heterotpica que piora a situao do preso. Esta lei, do ponto de vista da progresso e das fraes, irretroativa, uma vez que piora a situao do ru. Do ponto de vista da progresso, a Lei 11464/07 irretroativa. Assim, qualquer pessoa que tenha cometido crime at o dia 28 de maro de 2007, tem direito progresso com o lapso de 1/6, ou seja, aps o cumprimento de 1/6 da pena poder, se preenchidos os requisitos, progredir de regime. - As fraes de 2/5 e 3/5 s se aplicam aps a vigncia da nova lei, uma vez que d tratamento mais severo progresso, sendo irretroativa.

- A lei regulou direito de punir do Estado. D se o nome ao perodo em que a lei est em vigor de atividade. D-se o nome pretenso de aplicar a lei antes da sua vigncia de retroatividade. D-se o nome pretenso de aplicar a lei quando no mais vigente de ultratividade. EX: A praticou um crime de homicdio triplamente qualificado em 2005. Foi julgado em 2010. Condenado a 24 anos de recluso. Pede, diante desta condenao, protesto por novo jri. Ocorre que, na reforma de 2008, o protesto foi extinto. Diante do caso concreto, surgiram 2 posies: a) A no tem direito ao protesto pelo novo jri jurisprudncia corrente de primeiro grau. Trata-se de norma processual comum (Nucci). b) A tem direito porque incide sobre uma garantia do ru, da ampla defesa. Suprimir recurso incide sobre uma garantia (neste sentido esto os seguintes doutrinadores: Ada Pellegrini, Escarance, Magalhes, Damsio). OBS: Do indeferimento do protesto, Testemunhvel (artigo 639 e 640, do CPP). cabe Carta

Norma processual hbrida ou mista: a norma processual que contm dispositivo de natureza penal e de processo penal. Exemplo: artigo 366, do CPP: redao da lei: 9.271/96: O ru que for citado por edital, no comparece e no constitui advogado, o juiz: 1. Suspende o processo - matria processual penal, aplicao imediata. 2. Suspende o curso do prazo prescricional - matria penal regula o poder punitivo do estado, logo, se beneficiar retroage, se prejudicar, irretroativa.

No exemplo, no havia nenhum problema de aplicar imediatamente a suspenso do processo, mas havia problema de aplicar a parte penal aos processos em curso. Posicionando-se acerca do tema, o STJ e STF entendem que a lei no pode ser dividida considerando que uma parte no pode ser aplicada imediatamente, a lei, como um todo s vai regular os crimes praticados aps a sua vigncia. Tecnicamente ela foi considerada irretroativa. Investigao Preliminar Artigo 5, XXXV, da CF exige que qualquer avaliao criminal passe pelo judicirio. Sistema acusatrio que tem como principal caracterstica a diviso das funes. A culpa de mrito s pode ser definida pelo poder judicirio. O MP, apenas em um ponto, exerce soberania estatal poder incontrastvel - quando requer o arquivamento, pois, mesmo que o juiz discorde a deciso de processar interna do MP - o rgo que vai rever o arquivamento o PGJ (MP) ou a Cmara de Coordenao e reviso (MP). Quem rev o ato do MP o prprio MP. Legitimidade para Investigao Preliminar A Legitimidade para presidir investigaes preliminares da Polcia Judiciria, pois tem legitimidade expressa no art. 144, da CF e artigo 5, do CPP. A Polcia Federal tem, com exclusividade o Poder de Polcia - toda vez que houver interesse da unio, s a Polcia Federal investiga - artigo 144, 1, IV. Contraveno penal, mesmo contra os interesses da Unio de atribuio da Polcia Estadual.

Ministrio Pblico: Tem legitimidade para presidir (PIC Procedimento investigativo criminal ou PAC procedimento administrativo)? H duas correntes: a) S Polcia tem atribuio investigatria. b) O Ministrio Pblico no tem a legitimidade expressa. Porm, numa interpretao sistemtica a investigao permitida. Os Tribunais de Justia, de um modo geral, reconhecem esta legitimidade, maioria absoluta; assim como os TRFs, o STJ: entende que pode; STF: em dois julgados em que o MP presidiu uma investigao cujo ru era polcia. Em nenhum texto h impedimento sobre investigao do MP - o artigo 144, 1, IV da CF quando diz da exclusividade da Polcia Federal, fez uma separao entre as polcias, pois o artigo 144 s se refere polcia, no impedindo a investigao do MP. Existem trs formas de investigao preliminar: 1. Inqurito Policial 2. Termo Circunstanciado 3. Peas de Informao Inqurito Policial o procedimento administrativo (nunca judicial) sempre presidido por um Delegado de Policia de Carreira, No existe delegado ad hoc, sempre escrito, sigiloso e formal, com o objetivo de apurar prova da existncia do crime (PEC) e indcios de autoria (ISA). Caractersticas: 1. Unilateral: quem preside s enfoca um lado da questo. 2. Inquisitorial: no tem ampla defesa nem contraditrio, exceto o inqurito para expulso de estrangeiro, que deve ser requisitado pelo ministro da justia, nos termos do artigo 70 da lei 6.815/80. Valor Probatrio O Inqurito pea informativa de convico do titular da ao penal. vedado ao Juiz formar sua convico com base no Inqurito Policial.

As provas produzidas em sede de IP so de 2 tipos: I) Renovveis: podem ser reproduzidas em juzo (normalmente a prova oral: testemunhal, depoimento da vtima, etc.). II) No renovveis: cautelares e as no repetveis (cautelares: mandado de busca, interceptao telefnica, quebra de sigilo, percias, laudo de exame de corpo de delito, etc.). O Juiz no pode formar sua convico com provas obtidas exclusivamente em sede de Inqurito Policial, exceto as cautelares e as no repetveis. Concluso: as provas renovveis devem ser minimamente reproduzidas em juzo para propiciar ao ru o exerccio do contraditrio e o da ampla defesa, que no inqurito no tem. As provas renovveis esto sujeitas ao contraditrio real ou frontal, ou seja, as partes tm direito de ficar frente a frente com a prova para question-la. O artigo 212, do CPP, trouxe dois sistemas americanos: (A) Direct Examination: possibilidade de quem arrolou inquirir diretamente a prova. (B) Cross Examination inquirio cruzada: a inquirio da prova feita pela parte que no arrolou. III) Contraditrio Diferido, retardado ou postergado: exercido pelas partes em relao s provas que no podem ser renovadas. Incomunicabilidade do preso: o preso pode ficar incomunicvel, por determinao do juiz, por at trs dias. De acordo com o artigo 136, IV, da CF, no pode existir incomunicabilidade no estado de defesa. Por via inversa, em estado de normalidade no se permite, estando o artigo 121 implicitamente revogado.

Diligncias - artigo 14, do CPP: O ofendido, ou seu representante legal, e o indiciado podero requerer qualquer diligncia, que ser realizada, ou no, a juzo da autoridade. Conforme determina o citado artigo, o indiciado, ou a vtima podero requerer produo de prova em sede de Inqurito Policial, mas o deferimento fica a critrio do delegado de polcia.

Direito Processual Penal Levy Magno 15 de maro de 2010

Provas Produzidas em Inqurito Cross examination e direct examination: HC 137091 / 137093 / 143557 - olhar no site do STJ a ntegra dos acrdos. A autoridade policial pode produzir: a) Provas sem vinculao ou no sujeitas reserva da jurisdio: produo livre; provas em geral - exame de corpo de delito, oitiva de testemunhas, interrogatrio, etc. b) Provas vinculadas ou sujeitas a reserva da jurisdio: - Mandado de busca e apreenso: s juiz determina expedio de mandado s delegado cumpre. O Ministrio Pblico no pode nem expedir nem cumprir! Ateno: A CPI no pode expedir mandado de busca! Busca X Seqestro: - Busca visa qualquer mvel que d sustentao prova da existncia do crime (materialidade do crime). - Seqestro medida cautelar assecuratria, temporria, que tem por objetivo indisponibilizar bem mvel ou imvel, adquirido com a prtica de infrao penal, pois, se condenado o ru, haver perdimento do bem em favor da Unio (art. 91, II do CP). - O mandado de busca medida com objeto certo, que deve constar no mandado - no existe mandado genrico, s remdio! - S pode ser cumprido durante o dia (das seis s dezoito horas). Violando o horrio, apreenso pode ser vlida, desde que o morador tenha consentido, ou situao de flagrncia (apenas em duas hipteses: o crime est sendo cometido, ou acabou de ser - art. 302, I e II do CPP).

Art. 91 - So efeitos da condenao: II - a perda em favor da Unio, ressalvado o direito do lesado ou de terceiro de boa-f: a) dos instrumentos do crime, desde que consistam em coisas cujo fabrico, alienao, uso, porte ou deteno constitua fato ilcito; b) do produto do crime ou de qualquer bem ou valor que constitua proveito auferido pelo agente com a prtica do fato criminoso. Art. 302. Considera-se em flagrante delito quem: I - est cometendo a infrao penal; II - acaba de comet-la. Encontrado o objeto pretendido, ser feito um auto de apreenso, com determinao de percia. Encontro fortuito de provas: Desde que seja crime de iniciativa pblica, dever do delegado apreender tudo (TJ estadual e MP estadual). STJ e STF: A prova encontrada fortuitamente (no constava do mandado) s vlida se houver conexo ou continncia com o crime principal, objeto do mandado. Locais de cumprimento do mandado Regra geral - para os locais protegidos pela inviolabilidade (casa - de qualquer natureza, consultrio, escritrio, hotel, motel, trailer, bolia de caminho quando utilizada por motorista viajante). Segunda prova sujeita a Interceptao telefnica. reserva da jurisdio -

Interceptao telefnica a captao de vozes de uma ligao telefnica entre duas ou mais pessoas sem que nenhuma delas saiba. - S juiz determina censura. - S delegado executa a ordem. - Captao de vozes: Apreenso imprpria.

Natureza jurdica da apreenso: Documento sujeito incidente de falsidade. - STF: S precisa ser transcrito o que tiver relevncia para a investigao, colocando-se disposio da defesa o inteiro teor do contedo. - Encontro fortuito de provas: Mesmo comentrio do mandado de busca. - Tem regulamentao jurdica: Lei 9.296/96. Gravao telefnica No tem regulamentao jurdica - a captao da conversa telefnica entre duas ou mais pessoas, com ou sem conhecimento do outro - validade jurdica: a) Com o conhecimento do outro: 100% vlido. b) Sem o conhecimento do outro: como no h regulamentao jurdica, o judicirio avaliar, luz do caso concreto, qual interesse deve preponderar - art. 5, caput (liberdade, segurana pblica e vida) X art. 5, X (intimidade e vida privada). Art. 5 - Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: X - so inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao. Escuta telefnica Escuta: sempre tem um terceiro - a captao da conversa telefnica entre duas ou mais pessoas feita por um terceiro vinculado a um dos interlocutores - no tem regulamentao jurdica - preponderncia dos interesses (so os incisos do art. 5 mencionados acima).

Interceptao ambiental a captao de palavras, sons ou imagens de um determinado ambiente, sem que nenhum dos presentes saiba - s tem regulamentao jurdica em uma rea organizao criminosa Lei 9.034/95 - nos demais casos, preponderncia dos interesses. Gravao ambiental ( o caso do Arruda): No tem regulamentao jurdica - a captao de sons, palavras ou imagens dentro de um ambiente feito por um dos presentes, com ou sem o conhecimento do outro ou dos outros: preponderncia dos interesses. OBS: O ambiente pblico (repartio pblica, rua), prepondera sobre qualquer argumentao de intimidade e vida privada. Escuta ambiental a captao de sons, imagens em um ambiente feito por um terceiro ligado aos presentes - preponderncia de interesses - no tem regulamentao jurdica. Quebra de sigilo bancrio e fiscal Juiz e CPI podem - STF diz que o MP pode quando se tratar do desvio do errio pblico - LC 105/01. a lei permitiu que a Fazenda estadual ou federal pudesse quebrar o sigilo diretamente o STF ainda no decidiu (para o Professor a tendncia no permitir). Quebra de dados telefnicos S com ordem judicial. OBS: Estao de Rdio e Base (ERB). Quebra de dados cadastrais telefnicos: cadastro no depende de ordem judicial.

CONCLUSO DO IP Se o juiz concluir que h provas de existncia do crime, intimar o investigado para ser indiciado (insero da qualificao do agente no Banco de dados da secretaria de segurana ou da superintendncia da policia federal, como incurso no art. tal, que no vincula o MP. Identificao criminal - art. 5, LVIII da CF. LVIII - o civilmente identificado no ser submetido a identificao criminal, salvo nas hipteses previstas em lei. O civilmente identificado no ser submetido identificao criminal (datiloscpica e fotogrfica), salvo nas hipteses da Lei. Lei 12.037, de 1 de outubro de 2009: o delegado de polcia no pode mais identificar criminalmente o agente, salvo quando houver dvida da qualificao em decorrncia do documento apresentado. Em todos os demais casos, o MP poder requerer, o delegado poder representar, e o juiz poder determinar de ofcio a identificao criminal. CONCLUSO FINAL Remessa ao frum: a) Crime de iniciativa privada: Fica aguardando a manifestao da vitima ou eventual prazo decadencial (claro que no tem arquivamento!). b) Crime de iniciativa pblica: o MP devolve para cumprimento de diligncias imprescindveis. c) Requer o arquivamento, no determina: o juiz faz o controle - se concorda homologa - arquivado, s ser desarquivado oficialmente com provas novas, podendo o delegado avaliar sobre a procedncia ou no de uma prova nova - discordando, remete ao PGJ ou, se for procurador da repblica, Cmara de Coordenao e Reviso do MPF (CCR). Hugo Nigro Mazzili: o MP s tem poder quando ele arquiva o IP, pois, mesmo discordando o juiz, a deciso de processar ou no fica internamente no MP - os dois rgos revisionais

integram o MP, e dessa deciso no cabe recurso - decidiu que o caso de processar, o promotor designado est obrigado - no perde a independncia funcional - ele apenas formula a denncia em nome de, deixando claro que no convico dele, mas do PGJ ou da CCR. Arquivamento Indireto a remessa do Inqurito Policial de membro do MP que entende no ter atribuio. O membro do MP declina de atuar no feito, remetendo o feito a quem supe que tenha (declnio de atribuio). O segundo membro do MP poder aceitar ou no a atribuio. Caso tambm entenda que no tem ATRIBUIO surge um conflito (positivo ou negativo).

Direito Processual Penal Levy Magno 12 de abril de 2010

Conflito de Atribuio 1. Conflito entre MP SP X MP SP = PGJ. 2. Conflito MP SP X MP RJ = STF (petio 3528/BA relator ministro Marco Aurlio. 3. Conflito entre dois membros do Ministrio Pblico Federal (MPF X MPF): Cmara de Coordenao e Reviso do MPF. 4. Conflito entre dois procuradores da Repblica de Estados diferentes MPF SP X MPF RJ: Cmara de Coordenao e Reviso do MPF. 5. Conflito de competncia entre promotor e procurador da repblica (MPSP X MPF SP): o conflito resolvido pelo Supremo Tribunal Federal (Petio 3528 / BA). Arquivamento Implcito O delegado de polcia investigou trs indivduos, manda para o MP no h prova para denunciar nenhum dos trs, o promotor apresenta o requerimento de arquivamento, especificando porque no vai denunciar nem A e nem B. Vai para o Juiz, que, na prtica, vai homologar o IP. No exemplo citado, houve o arquivamento expresso com relao ao A e B, mas no disse nada sobre C, arquivamento implcito subjetivo- conseqncia: se quiser desarquivar com relao ao A e B, tem que apresentar provas novas, mas com relao ao C, pode fazer o que quiser, sem provas novas, pois o arquivamento considerado inexistente.

Arquivamento Subjetivo: na hiptese de concurso de pessoas, quando o MP arquivar expressamente em relao ao uns investigados, e deixar de arquivar expressamente em relao aos outros (nome dado pela doutrina como arquivamento implcito, e o juiz homologar, depender de prova nova, somente as condutas que foram arquivadas expressamente. As demais, segundo o STF, no est protegido pela homologao do arquivamento - no depende de prova nova. O Ministrio Pblico pega o Inqurito Policial do arquivo e oferece denncia, no existe arquivamento implcito. Arquivamento Implcito Objetivo Idntico raciocnio, mas em relao a fatos, e no mais conduta. Decises: 1. O juiz homologou arquivamento por falta de indcios de autoria: pode ser desarquivado, se houver prova nova, desde que no tenha ocorrido a prescrio. 2. Homologo o arquivamento do inqurito em razo da conduta do agente estar amparada com uma causa que exclui o crime (art. 23, do CP): pode ser desarquivado, se surgirem provas novas. 3. Homologo o arquivamento por atipicidade: no pode ser desarquivado - est protegido pelo manto da coisa julgada material (MP 2010) - fato atpico transita em julgado materialmente. Prazos para Concluso 1. Regra geral: CPP - Indiciado preso, o delegado tem 10 dias para concluir o inqurito, prorrogveis por mais 10 dias (somente no Cdigo novo, ainda no est em vigor).

- Indiciado solto 30 dias, nos termos do novo cdigo, ainda no em vigor, o prazo de 90 dias 2. Lei de economia popular: lei 1.521/51: o prazo de 10 dias, esteja o indiciado preso ou solto. 3. Justia Federal - indiciado preso: 15 dias, prorrogveis por mais 15 dias. Indiciado solto: o prazo de 30 dias. 4. Lei 11.343/06 - lei antidrogas (MP 2010): se o indiciado estiver preso: 30 dias prorrogveis por mais 30 dias; se estiver solto, o prazo ser de 90 dias. Resoluo 63, do Conselho da Justia Federal (5 ministros do STJ e os cinco presidentes dos TRFs): resolve que o Inqurito Polcia, na esfera federal, passa a primeira vez pelo juiz para fins de controle, e a concesso de prazo fica entre MPF e PF - a nica hiptese que passa pelo juiz a apreciao de uma medida cautelar. Termo Circunstanciado 2 forma de investigao preliminar - quem decide se vai fazer o IP ou o TC o Delegado de Polcia- quando a infrao tiver Pena Privativa de liberdade mxima no superior a 2 anos, e todas as contravenes penais, inclusive quando haja interesse da Unio (smula 38, do STJ). OBS: STF: Crime X pena: 1 a 3 anos ou multa - quando a pena privativa de liberdade for alternada com multa, o juiz pode aplicar a Pena Privativa de Liberdade ou a multa. Neste caso, o STF entende que pode aplicar o TC. Para o MP no cabe TC: pena mxima tem que ser menor ou igual a 2 anos. 1. Crimes envolvendo violncia domstica: lei 11.340/06 violncia domstica contra mulher, nunca ter Termo Circunstanciado, s Inqurito Policial.

2. Infrao penal de menor potencial ofensivo: se assume o compromisso de comparecer ao juiz, faz TC; se no assume, flagrante: a. Se a infrao penal no tiver Pena Privativa de Liberdade ou, se ela no for superior a 3 meses, o indiciado se livra solto, sem fiana (art. 321, do CPP). b. Se a pena for superior a 3 (trs) meses at 2 (dois) anos: lavra o flagrante e o Delegado de Polcia arbitra a fiana (art. 322, do CPP). 3. Art. 28, 1, da lei 11.343/06: Classificao: I. Infrao de mximo potencial ofensivo: pena mnima superior a 1 (um) ano. II. Infrao de mdio potencial ofensivo: pena mnima no superior a 1 (um) ano (at um ano): comporta suspenso condicional do processo (sursis processual). III. Infrao de menor potencial ofensivo: todos os crimes com pena mxima no superior a 2 (dois) anos, e todas as contravenes penais. IV. Infrao de mnimo ou nfimo potencial ofensivo (MP 2010): artigo 28 e 1, da lei 11.343/06: no tem PPL e no se permite a lavratura do auto de priso em flagrante (vedao absoluta: art. 48, 2). Requisitos: 1. Termo Circunstanciado. 2. Remessa ao frum. 3. Ao Ministrio Pblico. 4. O MP diz: pela designao de audincia preliminar (serve para composio de danos e transao penal: a. Audincia - composio de danos (com a vtima) e transao penal (com o MP). Na audincia, o juiz tentar acordo entre a vtima e o suposto autor do fato (SAF): houve acordo, o juiz homologa e vira ttulo executivo judicial, passando segunda fase - transao penal. MP 2010: Quais as situaes em que havendo acordo entre a vtima e o SAF, acabou, no vai chegar ao juiz? - Nos crimes de iniciativa privada e naqueles que dependem de representao, havendo composio de danos, haver renncia ao direto de queixa ou ao direito de representao (art. 74, nico).

b. Transao penal: barganha entre a PPL e a pena de multa ou restritiva de direito. - MP 2010: Pena restritiva de direito ou multa? mais comum estabelecer pena restritiva de direito, pois se no for cumprido, o MP pode oferecer denncia; se for multa, s resta executar (STF). Condies 1. No pode ter sido beneficiado nos ltimos 5 (cinco) anos, contados da extino da punibilidade da infrao anterior. 2. A personalidade e os antecedentes devem recomendar. 3. MP 2010 - No pode ter sido condenado por crime a uma pena privativa de liberdade. O agente foi condenado por crime a uma pena restritiva de direitos ou multa PODE OFERECER TRANSAO PENAL. 4. A transao penal cabvel em todos os feitos, inclusive em sede de competncia originria. OBS: No se aplica a lei 9.099/95 no mbito da justia militar. 3. Peas de Informao Qualquer elemento probatrio idneo que no seja inqurito ou termo circunstanciado (EX: denncia do mensalo - oferecida com base nas peas coletadas pela CPI do mensalo).

Direito Processual Penal Levy Magno 24 de maio de 2010

Tema: AO PENAL 1) CONCEITO Ao penal o direito subjetivo, autnomo e abstrato de exercer a pretenso punitiva formulada perante o poder Judicirio. ------------------2) DIREITO SUBJETIVO Diz respeito a quem pode provocar o incio da ao penal e a quem pode ser processado com as respectivas nomenclaturas. 2.a) Legitimidade ordinria para provocar o incio da ao penal: - MP, que no pode ser substitudo, salvo se houver inrcia, diante da qual a vtima pode (mas no faz, muito difcil na prtica) contratar advogado e ingressar com queixa-crime subsidiria. O MP continua participando como interveniente adesivo obrigatrio. - Nos crimes contra prefeitos e contra a ordem financeira, na inrcia do MP de 1 instncia, o PGR podia ser provocado (ao penal pblica subsidiria da pblica). A lei orgnica do MPF extinguiu essa figura. 2.b) Legitimidade extraordinria para provocar o incio da ao penal:

- OFENDIDO. A legitimidade da vtima para propor ao penal privada extraordinria, pois o MP tem a legitimidade ordinria. - Na falta da vtima, o C.A.D.I. (cnjuge, ascendente, descendente e irmo) pode ingressas com a ao penal. A doutrina e a jurisprudncia entendem que o companheiro ou companheira tambm tem a legitimidade. - C.A.D.I. chamada de substitutos processuais. 2.c) Plo passivo 2.c.1) Condio absolutamente essencial Mnimo de 18 anos de idade (artigo 27 do CP). zero hora do dia de aniversrio que a pessoa completa 18 anos. 2.c.2) Diplomata, sua famlia e seus empregados. Conveno de Viena. Imunidade absoluta. No podem ser processados, abordados, vistoriados, em qualquer lugar (casa, carro, malas e papis). - O carro tem placa azul e est escrito CD (corpo diplomar). A Polcia nem pra esse carro. - absolutamente vedado o juiz expedir mandado de busca e apreenso para diplomata. - Ele no pode ser processado, preso, abordado, vistoriado, a bagagem no pode ser aberta, o carro no pode ser parado, no passa por porta eletrnica nenhuma, no pode ser testemunha, pois como se ele representasse o Estadopas dele. Se for observado ele praticando crime, o mximo que se pode fazer evitar que ele continue na prtica. - A priso em flagrante pode ter at 4 fases: (1) abordagem/captura, (2) conduo (se o caso coercitiva), (3) lavratura do auto de priso em flagrante e (4) encarceramento. A pessoa s est tecnicamente presa a partir da lavratura do auto. - Todos os cidados brasileiros podem ser abordados e conduzidos, s no se pode em determinadas situaes haver a lavratura do auto. O diplomata no pode sequer ser abordado. - O STF o foro competente para processar os diplomatas brasileiros que cometem crime no exterior.

2.c.3) Cnsul - O cnsul representa comercialmente o pas dele. - O carro tem placa azul e est escrito CC (corpo consular). - Imunidade relativa, pois s h imunidade nos crimes praticados no exerccio das funes. Famlia e funcionrios esto fora da imunidade. - A priso em flagrante pode ter at 4 fases: (1) abordagem/captura, (2) conduo (se o caso coercitiva), (3) lavratura do auto de priso em flagrante e (4) encarceramento. A pessoa s est tecnicamente presa a partir da lavratura do auto. - No h vedao da abordagem. 2.d) Presidente da Repblica - Imunidade temporria. - Crime comum: no pode ser processado durante o exerccio do mandato. Pode ser abordado ou capturado, inclusive conduzido, mas jamais ser lavrado o auto de priso em flagrante. - A priso em flagrante pode ter at 4 fases: (1) abordagem/captura, (2) conduo (se o caso coercitiva), (3) lavratura do auto de priso em flagrante e (4) encarceramento. A pessoa s est tecnicamente presa a partir da lavratura do auto. - Crimes funcionais: pode ser processado. Denncia oferecida pelo PGR. O STF processa e julga. Hoje o presidente do STF j remete Cmara dos Deputados para aprovao em 2/3 dos votos para poder processar o Presidente. A natureza jurdica da aprovao na Cmara dos Deputados condio de processabilidade ( condio para processar). Autorizado volta ao STF para avaliar as condies de admissibilidade da ao. Recebida, o Presidente fica afastado por 180 (cento e oitenta) dias, e assume vice-presidente. No concluiu, o Presidente retorna ao cargo. 2.e) Senador e Deputado federal - Crime praticado anteriormente diplomao: s tem direito ao foro. Tudo vai ao STF. - Crime praticado aps a diplomao: no h condio de processabilidade. Denncia do PGR. STF processa e julga.

Se for recebida a acusao, o STF comunica Casa do parlamentar. Por requerimento de qualquer partido e aprovao de maioria absoluta (50 % + 1 dos seus membros), o processo poder ficar suspenso durante o exerccio do mandato. 2.f) Membro do MP ou do Poder Judicirio - No pode ser preso, salvo em crime inafianvel (pena mnima de 3 anos). - Crimes afianveis: No se prende MP ou Juiz. - Tem direito a foro por prerrogativa de funo. 2.g) Inimputvel em razo de doena mental (= louco) - Havendo dvida da higidez mental do ru, o juiz determina exame de insanidade mental. Trs resultados so possveis: (1) o perito diz que imputvel (portanto o ru bom da cabea), o juiz avalia a culpa, proferindo sentena condenatria; (2) o perito diz que inimputvel (queimou a caixa preta), o juiz avalia a culpa, sendo que se for culpvel o juiz absolve e impe medida de segurana por prazo indeterminado. Louco nunca vai ser condenado, porque a partir de 1984 trocamos o sistema do duplo binrio (pena mais mandado de segurana) pelo sistema vicariante (variante, ou pena ou medida de segurana). (3) o perito diz que o ru semi-imputvel, hbrido. Se culpado, o juiz aplica a pena e reduz de 1/3 a 2/3, e depois verifica se no mais adequado substituir por uma medida de segurana. 2.h) Pessoa jurdica - Nos crimes ambientais e crimes contra a ordem financeira pode ser r. - Teoria da pessoa jurdica como r. O STJ estabeleceu a teoria da dupla imputao. Toda vez que a pessoa jurdica for acusada criminalmente, a pessoa fsica responsvel na empresa pelo ato acompanhar obrigatoriamente a pessoa jurdica na denncia. Se apenas a pessoa jurdica for denunciada, o STJ determina o trancamento da ao penal em razo da dupla imputao.

-------------3) DIREITO AUTNOMO A ao pena um direito autnomo porque tem condies prprias para que seja recebida. So condies prprias da ao penal: - possibilidade jurdica; - legitimidade de parte; e - interesse de agir. ATENO: Ao penal universal - No existe. - Exemplo dado pelos doutrinadores: habeas corpus, porque todos podem ingressar. - Habeas corpus no pode ser equiparado a ao penal porque nele no h pretenso punitiva. --------------------------------------4) DIREITO ABSTRATO A ao penal no guarda qualquer relao com o crime nela contido, nem tem compromisso com o resultado. ----------------------------------------5) PRINCPIOS DA AO PENAL PBLICA 5.1) Princpio da obrigatoriedade - Avaliando um procedimento investigatrio, se tem P.E.C. (prova da existncia de um crime) mais I.S.A. (indcios suficientes de autoria), o MP deve denunciar (poder-dever de oferecer a denncia). - Em 1995, o princpio foi mitigado, permitindo ao MP, mesmo presentes P.E.C. e I.S.A., no oferecer a denncia. - Infrao penal de menor potencial ofensivo. Pena mxima no superior ou igual a dois anos, cumulada ou alternada com multa. O STF diz que:

- Quando houver o crime com pena de 1 a 3 anos e multa, no infrao de menor potencial ofensivo. - Mas quando houver um crime com pena de 1 a 3 anos ou multa isto ser uma infrao penal de menor potencial ofensivo. - Infrao penal de mnimo ou nfimo potencial ofensivo. Artigo 28 e artigo 28, 1 da Lei 11.343/06. Porte de droga para consumo pessoal. infrao penal de mnimo ou nfimo potencial ofensivo porque no tem pena privativa da liberdade e no se permite nunca a priso (artigo 48, 2 da Lei 11.343/06). - O Delegado de Polcia determina a lavratura de termo circunstanciado. A materialidade pode ser provada por boletim mdico ou documento semelhante, no sendo obrigatrio o laudo subscrito por um perito judicial. - Encaminhamento ao frum. No sendo caso de arquivamento, o MP pede a designao de audincia com dupla finalidade (composio de danos e transao penal), com todos presentes, inclusive com advogado. - Audincia. Composio de danos: entre o suposto autor do fato e a vtima, homologado o acordo, vira ttulo executivo judicial. Com ou sem acordo, a audincia segue para a transao penal. No crime de iniciativa privada, o acordo de composio de danos ocasiona a extino da punibilidade (artigo 74, pargrafo nico da Lei 9.099/95). Na ao penal pblica condicionada a representao, o acordo homologado tambm extingue a punibilidade pena renncia. - Transao penal. Condies. (1) o agente no pode ter sido condenado pela prtica de crime a uma pena privativa de liberdade. O examinador vai dizer: o agente foi condenado por crime a uma pena de multa ou pena restritiva de direitos (aqui pode transao penal). (2) no pode ter utilizado o benefcio num perodo de 5 (cinco) anos contados da extino do benefcio anterior. (3) as condies pessoais devem recomendar o benefcio.

Direito Processual Penal Levy Magno 08 de junho de 2010

1) Perdo expresso O querelante ofereceu dentro dos autos, por escrito, o perdo. 2) Perdo tcito ato incompatvel do querelante durante a ao penal privada. 3) Perdo presumido (cai sempre) Oferecido pelo querelante, por escrito, e o juiz manda intimar o querelado para que este se manifeste. - O querelado tem o prazo de 3 (trs) dias para se manifestar acerca do aceite ou no do perdo. O silncio do querelado importa na aceitao. - O advogado do querelado pode aceitar o perdo por ele? Depende de procurao com poderes especiais. Perempo a pena processual aplicada ao querelante desidioso. causa extintiva da punibilidade. - Existem cinco hipteses de perempo: (1) Durante a ao penal privada o querelante deixa de dar andamento na ao por mais de 30 (trinta) dias.

(2) Quando o querelante falecer, ou sobrevier a sua incapacidade, e os substitutos processuais (C.A.D.I.) no se habilitam no prazo de 60 (sessenta) dias. OBS: Na prova, o examinador troca o 30 pelo 60, ou vice-versa, e pede para indicar qual a alternativa errada. * C.A.D.I. cnjuge, ascendente, descendente e irmo. (3) Ausncia injustificada em audincia. (4) Deixa de formular pedido de condenao nas alegaes finais. (5) Quando o querelante for pessoa jurdica, se extinguir sem deixar sucessor. OBS: O MP permaneceu inerte. A vtima ingressou com ao penal privada. O juiz recebeu. No compareceu na audincia injustificadamente. a ao penal privada subsidiria da pblica. Nunca ser aplicada a perempo. Qualquer desdia por parte do querelante subsidirio, o MP retoma a titularidade (artigo 29 do CPP). OBS: No novo CPP (ainda no aprovado), a nica ao penal privada que sobreviver a ao penal privada subsidiria da pblica. As demais sero todas extintas. AO PENAL (prazos para oferecimento da denncia ou queixa) a) Ao penal pblica (= de iniciativa pblica) a.1) Incondicionada - Ru preso: 05 dias. - Ru solto: 15 dias. a.2) Condicionada representao do ofendido - Ru preso: 05 dias. - Ru solto: 15 dias. a.3) Condicionada requisio do Ministro da Justia - Ru preso: 05 dias. - Ru solto: 15 dias. Condicionada Condicionada

Ru Preso Ru Solto

Incondicionad requisio a representao do Ministro do ofendido da Justia 05 dias 05 dias 05 dias 15 dias 15 dias 15 dias

b) Ao penal privada (= de iniciativa privada) b.1) Comum (= prpria) - Ru solto: 06 meses, contados do conhecimento da autoria. - Ru preso: 05 dias para apresentar a queixa (situao incomum). b.2) Subsidiria da pblica - 06 meses contados do dia em que encerrou o prazo para o MP. - Se o prazo encerrou hoje, os seis meses comeam a ser contados de amanh. - Passados 06 meses para o ofendido atuar subsidiariamente, ele decair do direito, mas o MP continua podendo propor a denncia, pois no est sujeito a prazo decadencial, mas apenas a prazo prescricional. b.3) Personalssima - EX: artigo 236, CP. - 06 meses contados do trnsito em julgado da sentena que, no cvel, extinguiu o casamento. b.4) Concorrente - Criada pelo STF. Smula 714. - Crime contra a honra de funcionrio pblico no exerccio das funes, a ao penal pode se dar de duas formas: (I) denncia do MP, desde que oferecida representao pelo funcionrio ofendido. (II) queixa oferecida pelo funcionrio pblico ofendido, mediante advogado que tenha procurao com poderes especiais. b.5) Crimes contra a propriedade imaterial

Durante o inqurito policial absolutamente imprescindvel a confeco de um laudo para comprovar a materialidade do crime. - A lei diz: o prazo para a queixa de 30 (trinta) dias da homologao do laudo, sob pena de decadncia. - Preso: - STJ: O prazo de 30 (trinta) dias no corre da homologao do laudo, mas da intimao da homologao do laudo (na prova a questo ser: Conforme entendimento do STJ, o prazo para queixa ... A Resposta ser da intimao). --------------------------------------

AO CIVIL EX DELICTO
a ao civil decorrente da prtica de um delito. O artigo 91 do CP diz que quem pratica um crime e reconhecido como tal, automaticamente est responsabilizado no cvel. Ocorrida infrao penal, a vtima tem duas alternativas para ser ressarcida: - (a) ingressa com ao civil no juzo cvel, na busca de uma sentena igual a ttulo hbil para a execuo; - (b) aguardar o resultado da ao penal, pois qualquer condenao, total ou parcial, no crime, equivale a um ttulo dplice (vale na rea penal e vale na rea civil) hbil para execuo imediata. -------------SISTEMAS DE APURAO DA CULPA 1) Sistema da confuso (uma cobra, duas cabeas) - Uma ao e dois pedidos. O juiz numa s ao decide na rea penal a culpa penal, e decide na rea cvel. - O sistema no foi adotado no Brasil. O juiz do crime s decide o crime, no avalia absolutamente nada no cvel. - A reforma de 2008 apenas possibilitou ao juiz do crime antecipar um determinado valor, a ttulo de indenizao, desde que a vtima ou o C.A.D.I. tenham apresentado documentos de gastos inequvocos (EX: a me da vtima junta nota fiscal de R$ 3.000,00 do enterro do filho. Se condenado o ru, o juiz antecipa o valor). 2) Sistema da solidariedade (duas cobras caminhando juntas) - Duas aes tramitando juntas, com dois pedidos diversos, decididas pelo juiz do crime. - No foi adotado no Brasil.

3) Sistema da livre escolha ou da livre iniciativa H duas cobras, duas aes, a vtima pode requerer que a sua cobra ande com a outra. - A vtima pode, se quiser, requerer que a ao autnoma de indenizao seja julgada pelo juiz do crime. - No foi adotado no Brasil. 4) Sistema da independncia absoluta Cada cobra na sua rua. - A responsabilidade penal decidida pelo juiz do crime; a responsabilidade do cvel decidida pelo juiz do cvel. - No foi adotado no Brasil. 5) Sistema da independncia relativa As cobras andam em ruas separadas, mas as vezes se encontram. - A responsabilidade penal independente da cvel, mas determinadas sentenas criminais faro coisa julgada no cvel. - Situaes: (I) O ru, no crime, foi condenado, total ou parcial. No se discute mais a culpa no cvel. Ele culpado tambm. Basta que a vtima, com a sentena criminal condenatria, ingresse diretamente com a execuo (pula a fase do conhecimento), para apurar apenas o valor, no se discutindo mais a culpa. EX: B foi vtima de crime: (1) contratou advogado e ingressou com ao autnoma de indenizao no cvel; (2) o MP ofereceu denncia pelo mesmo fato. OBS: O juiz do cvel, sabedor da ao penal, poder determinar a suspenso (na prtica suspender e aguardar o resultado no crime). OBS: O ru foi condenado criminalmente em definitivo. O juiz do cvel julgar extinto o processo SEM resoluo de mrito, pois houve perda do objeto. Se o autor desejava um ttulo, ele j tem. OBS: O juiz do cvel observou que o ru foi absolvido no crime. O juiz verificar o fundamento com as seguintes possibilidades: a) ru absolvido por inexistncia material do fato (artigo 386, I, CPP), absolvido por no ser o autor ou partcipe (artigo 386, IV, CPP), ou absolvido pois agiu amparado por uma causa que exclui o crime, sem qualquer

excesso (legtima defesa, estado de necessidade, estrito cumprimento do dever legal e o exerccio regular de um direito).

Direito Processual Penal Levy Magno 14 de junho de 2010

Se a ao penal julgada procedente ou parcialmente procedente, nas duas hipteses j existe ttulo, pois h uma sentena condenatria. A ao cvel ser extinta sem a resoluo de mrito, pois o objetivo era ter um ttulo e ele j foi conseguido.

As sentenas absolutrias fazem coisa julgada no cvel. Quando o juiz absolver o ru, o juiz necessariamente indicar o fundamento da absolvio entre as seguintes hipteses: I - O ru prova a inexistncia material do fato. A defesa prova que o fato imputado na acusao NUNCA existiu. Logo h inexistncia material do fato. Se houve demisso administrativa, ele ser readmitido, recebendo todo o salrio do perodo (isso ocorre muito com policial militar). II - No est provada a existncia material do fato (em outras palavras: o fato pode at ter ocorrido, mas no h prova). No influencia no cvel. Assim se a vtima do crime quiser ela pode intentar ao no cvel para tentar fazer essa prova. III O juiz absolve o ru dizendo que o fato no constitui infrao penal. Pode ser um ilcito civil a ser discutido no juzo cvel. IV O ru provou que ele no autor ou partcipe do crime. Faz coisa julgada no cvel. V No est provada a participao do ru no crime. Pode ter participado, mas no h prova para a sua condenao. VI O ru agiu amparado por uma causa que exclui o crime (legtima defesa, estado de necessidade, estrito cumprimento do dever legal e exerccio regular de um direito). O Estado est autorizando a pessoa a agir, de forma que no haver nenhuma repercusso do fato. Se a pessoa foi demitida ser reintegrada com direito a todos os vencimentos. EX: PM em homicdio doloso em exerccio regular de um direito, no que a corregedoria entende haver excesso, mas a justia absolve. - EX: B assalta C com arma de fogo; C tambm est armado e atira em B, o matando; o Estado diz que o C podia ter atuado assim, pois estava diante de uma grave ameaa.

- EX: B assalta C com arma de fogo; C tambm est armado e atira duas vezes em B, matando B com um tiro; o outro tiro, por erro na execuo acerta no beb que estava no colo de uma senhora a distncia. Terceiro que nada tinha a ver com o fato foi atingido. A sentena vai absolver C de tudo, s que a me do beb pode contratar um advogado e ingressar com ao autnoma no cvel. Toda vez que, no exerccio de uma excludente, terceira pessoa que no tenha relao com o fato for atingida (erro na execuo = aberratio ictus ou estado de necessidade agressivo). Nas duas hipteses terceiro atingido. Subsiste a possibilidade do terceiro, ou quem o represente, ingressar com ao civil autnoma da busca de uma sentena (ttulo). VII Causa que isenta o ru de pena. Por poltica criminal o Estado entende apenas por isentar o ru de pena. Subsiste a possibilidade de propositura de ao autnoma no cvel. OBS: Inimputvel em razo de doena mental. Se ficar demonstrada culpa do agente, o juiz absolve e impe medida de segurana (em 1984, na reforma, o Cdigo Penal adotou o sistema vicariante. Ou pena, ou Mandado de Segurana. O que anteriormente existiu, o sistema do duplo binrio, trazia pena + MS). A sentena aqui possibilita vtima ingressar com ao autnoma de indenizao. OBS: Descriminante putativa (artigo 20, 1, CP). EX: legtima defesa putativa. O Estado absolve o ru por causa que o isenta de pena por erro plenamente justificvel nas circunstncias. No impede a propositura de ao autnoma no cvel. EX: caso do BOPE tiro em cidado sobre a laje que estava com uma furadeira morte. OBS: Inimputvel no rito do jri. necessrio avaliar qual a tese sustentada: (a) tese nica : sou louo + sou eu. a nica hiptese em que o juiz da vara do jri pode absolver sumariamente o ru inimputvel. Artigo 415 do CPP;

(b)

tese dplice = mltipla. Nega o crime ou admite e apresenta justificativa. EX: sou louco, mas agi em legtima defesa e, se assim no entenderem, estava violentamente abalado. Remessa obrigatria ao tribunal do jri.

VIII Ru absolvido por insuficincia de provas. O fato existe, h possibilidade de o ru ser o autor, mas o juiz dir que no h provas suficientes. No faz coisa julgada no cvel. DECISES SEPARADAS (1) Homologao de arquivamento de inqurito policial. A homologao do inqurito pelo juiz, pela lei, no faz coisa julgada, mas o STF entende que o fundamento de atipicidade faz coisa julgada no cvel. RETIFICAO: Nenhuma modalidade de arquivamento de inqurito faz coisa julgada no cvel. (2) Sentena absolutria imprpria. Inimputvel. Embora a sentena reconhea culpa no inimputvel, o artigo 63 do CPP exige sentena condenatria como ttulo apto execuo no cvel. (3) Sentena concessiva de perdo judicial. Quando o juiz perdoa, reconheceu culpa. Natureza jurdica: h duas posies. STJ: a sentena extintiva da punibilidade, no subsistindo qualquer efeito civil. No ttulo. Smula 18, STJ. STF: sentena condenatria, pois o juiz reconhece culpa, mas perdoa o agente. (4) Deciso que reconhece a prescrio da pretenso executria. O Estado perdeu o direito de executar a sentena criminal, mas o ttulo cvel ali embutido permanece intacto. OBS: Legitimidade do MP para ingressar com ao autnoma de indenizao ou ao civil ex delicto em favor

de desassistido = pobre. Trata-se de inconstitucionalidade progressiva. Enquanto a defensoria pblica no estiver organizada na localidade, o MP continua com legitimidade. No avano da defensoria, o MP perder essa funo.

Tema: PROVAS EM PROCESSO PENAL Prova todo elemento de convico sobre determinado fato. Termos: (1) Fonte de prova. de onde a prova extrada (do corpo, de uma interceptao telefnica, de um documento, etc.). Exame necroscpico, fita com conversa gravada no so fontes, j so a prova materializada.

(2) Objeto da prova. o fato que se pretende demonstrar. EX: denncia ou queixa. PRINCPIOS DA PROVA I) Princpio da comunho das provas Significa que a prova indicada pela parte. Uma vez produzida, pode ser interpretada e usada por todas as partes. A prova se universaliza. II) Princpio do contraditrio a possibilidade das partes impugnarem a prova colhida. Existem duas formas de contraditrio: - Contraditrio frontal = real: as partes, diretamente, faro a inquirio da prova no momento em que ela est sendo produzida. Provas em audincia. O artigo 212 do CPP adotou o sistema americano de coleta de prova: Direct examination inquirio direta. A parte que arrolou a prova pergunta primeiro e diretamente. Cross examination inquirio cruzada. A parte que no arrolou pergunta em segundo lugar e diretamente. O juiz pergunta por ltimo se houver necessidade. STJ: a 5 e a 6 Turmas ainda se dividem sobre a conseqncia da no observao do artigo 212 do CPP (nulidade absoluta ou relativa). Contraditrio diferido = retardado: aplicado s provas cautelares e no repetveis. So provas que no sero renovadas em juzo. Aps a propositura da ao, o ru poder question-la, quer na forma, no critrio, no resultado. O juiz no est adstrito a nenhuma prova, inclusive laudos, podendo regeita-los no todo ou em parte.

Direito Processual Penal Levy Magno 16 de junho de 2010

PROVAS EM PROCESSO PENAL - Princpio da prova Valor probatrio - Prova emprestada a retirada de prova de outros autos para fazer prova no processo pretendido. A juntada sempre poder ser feita, mas, para o juiz lev-la em considerao: a) na prova emprestada que veio de dentro de um inqurito policial se for testemunhal, o juiz deve reproduzir a prova em juzo, sob pena de no poder apreci-la para fins de decidir o processo (pois no se submeteu ao contraditrio ou ampla defesa).

b) na prova emprestada que veio de outra ao penal na qual o acusado no era ru como no pode contradit-la, a prova dever ser reproduzida. c) na prova emprestada que veio de outra ao penal na qual o acusado era ru prova vlida. Exemplo: O crime da outra ao era de homicdio, em concurso de agentes e, determinada testemunha, afirma que o acusado, alm de matar a vtima praticou roubos. Testemunha assassinada. Requerida a juntada da prova testemunhal no processo de roubou, tal prova ser plenamente vlida. Observao: Nos termos do art. 155 do CPP (supra), o juiz no pode formar seu conhecimento com prova exclusivamente produzida em sede de inqurito policial. - Provas em espcie 1) Exame de corpo de delito e percias em geral O laudo pericial deve ser subscrito por 01 perito oficial, portador de diploma em curso superior. Ainda que no possua diploma, o laudo ser vlido, pois a exigncia s ocorreu a partir da reforma. A idade mnima do perito de 21 anos. Observao: A percia complexa pode ser feita por mais de um perito. Nas localidades em que no houver perito oficial, 02 pessoas portadoras de diploma de curso superior, com 21 anos, no mnimo, funcionaro como peritos ad hoc compromissados (peritos louvados). Os exames e as percias podem ser realizados a qualquer dia e hora, no se observando as regras de inviolabilidade do domiclio. Art. 182. O juiz no ficar adstrito ao laudo, podendo aceit-lo ou rejeit-lo, no todo ou em parte.

- A percia elaborada para auxiliar o juiz em qualquer aspecto tcnico. - O exame de corpo de delito obrigatrio, imprescindvel. Por outro giro, as percias em geral so facultativas. Exame necroscpico - formas de sepultamento: - com atestado mdico; - quando h dvida sobre como a pessoa morreu; - quando h violncia. Regra: no se examina antes das seis horas antes da data do bito, salvo se no houver nenhuma dvida da causa mortis (o perito nem coloca a mo). Exame de leses corporais O perito pode concluir pela gravidade, ou dizer que depende de exame complementar. No ltimo caso, se este exame complementar no for feito a prova pode ser suprida por testemunha. Confisso Nunca supre o laudo - nos crimes que deixam vestgios imprescindvel o exame direto ou indireto (morte vista por testemunhas), no podendo suprir a confisso do acusado. Valor probatrio Sempre relativo - o juiz pode afastar o laudo no todo ou em parte, desde que fundamente. Os jurados tambm podem afastar o laudo, mas no podem fundamentar expressamente (art. 182, CPP). A parte que pediu aos jurados para afastar o laudo, deve colocar as razes no recurso ou nas contrarrazes de recurso. 2) Interrogatrio do ru

Possui natureza jurdica dupla: meio de prova e meio de defesa; o juiz pode, pelo interrogatrio, fundamentar uma sentena condenatria. O interrogatrio ser somente meio de defesa na hiptese de recusa do ru em responder ao interrogatrio, pois o silncio nunca pode ser utilizado como elemento de convico desfavorvel. Pergunta: O ru tem direito (direito posto, direito assegurado por lei): a) de mentir; b) de inventar; c) de incriminar terceiro; d) de alterar a verso; e) de ficar calado; f) todas as anteriores so corretas. Resposta: Alternativa e - o que est escrito no sistema normativo somente o direito de ficar calado. Os demais no esto expressos na lei, so apenas possibilidades. Ateno: O art. 198 do CPP est desatualizado e foi completamente revogado, de modo que o silncio nunca importar na confisso do ru. O ru pode ser interrogado em 3 momentos: a) polcia: o ru no precisa fornecer advogado mesmo se for pobre - se houver flagrante de ru desassistido (pobre), uma cpia do auto ser encaminhada para a defensoria pblica. b) em juzo: sempre com advogado - no importa se rico ou pobre - se no contratar um o juiz nomear um dativo ou chamar a defensoria pblica. c) em plenrio: absolutamente obrigatria a presena do advogado - pode no ocorrer interrogatrio no plenrio, do ru que, intimado no comparecer - no causa de adiamento do jri.

Procedimento no interrogatrio - tem 02 fases: a) subjetiva perguntas referentes vida pessoal do ru. O ru que auto-intitula outra pessoa, comete crime de falsa identidade. Porm, segundo posio pacfica das turmas criminais do STJ, no configura crime, pois possibilidade que est embutida na autodefesa. Ento, temos duas correntes: - crime. - No conduta tpica, pois praticada no exerccio da autodefesa - STJ por votao unnime - todos os doutrinadores, exceto Paulo Jos da Costa Junior. b) objetiva (Lei n. 10.792/03): sobre o fato - s tem direito de permanecer calado, o resto ele pode (mentir, etc.) interrogatrio contraditrio. Aps o juiz interrogar, as partes podem perguntar, exceto em sede de inqurito policial (s o delegado pergunta). Interrogatrio de ru preso O juiz realizar o ato no presdio onde o ru se encontra, em sala especial para tal finalidade. No havendo possibilidade por questes de segurana, ser feito na forma tradicional (mediante escolta). Interrogatrio por videoconferncia: A Lei n. 11.900/09 disciplina a questo do interrogatrio por videoconferncia. Trata-se de medida excepcional, cuja utilizao reclama fundamentao em uma das seguintes situaes: - envolvimento em organizao criminosa. - possibilidade efetiva de fuga. - molstia grave ou dificuldade de locomoo do ru por doena ou situao assemelhada. - qualquer outro motivo relevante que justifique a medida relevante questo de ordem pblica (hiptese aberta que permite ao juiz determinar interrogatrio por videoconferncia

em outras situaes, desde que de forma fundamentada). No depende de aceitao da defesa. Condies do interrogatrio via videoconferncia: - comunicao simultnea entre o presdio e a sala de audincia (requer contato on-line direto entre o advogado e o preso). Absolutamente obrigatrio advogado nos dois lugares. - o depoimento colhido na sala de audincia, passado por um scanner, remetido ao presdio, impresso no presdio, assinado no presdio, escaneado e volta para o processo original. - sempre o juiz dever fundamentar. Forma do interrogatrio Regra = oral, salvo o mudo, o surdo-mudo e o surdo-mudo analfabeto. - Interrogatrio do surdo: pergunta escrita e resposta oral. - Interrogatrio do mudo: pergunta oral e resposta escrita. - Interrogatrio do surdo-mudo: pergunta e resposta por escrito, nunca por intrprete. O interrogatrio no pode ser trazido por escrito, mas so permitidos breves apontamentos. Confisso a admisso de um fato. Pode ser: - Simples: admite o crime e nada alega. - Qualificada: admite o crime, mas apresenta justificativa. - Complexa: confisso de vrios fatos criminosos. O ru diz: no fui eu, foi o Jos = testemunho qualificado, nunca delao! Delao O ru admite que fez, e aponta os demais.

Valor probatrio da confisso no interrogatrio relativo - o ru que confessa pode ser absolvido, desde que haja elemento idneo em sentido contrrio (desde que o juiz encontre outros elementos em sentido contrrio). Confisso Retratvel O ru que confessa pode se retratar - valor relativo. Divisibilidade da confisso A confisso divisvel, podendo o juiz aceitar parte e refutar parte.

Direito Processual Penal Levy Magno 21 de junho de 2010

3) Prova testemunhal Qualquer pessoa, independente da idade e da condio psquica, pode ser testemunha. Segundo a regra geral, a testemunha ser compromissada (obrigao de dizer a verdade), sob pena de cometer o art. 342 do Cdigo Penal (falso testemunho). Todavia, no prestaro compromisso (testemunhas informantes): - quem tem relao de parentesco ou afinidade com o ru.

- menores de 14 anos de idade. Quem tem entre 14 e menos de 18 presta compromisso e pode cometer ato infracional. - doentes e deficientes mentais. - vtima - apesar de no poder praticar falso testemunho (pois no estar compromissada), pode praticar denunciao caluniosa. Art. 342. Fazer afirmao falsa, ou negar ou calar a verdade como testemunha, perito, contador, tradutor ou intrprete em processo judicial, ou administrativo, inqurito policial, ou em juzo arbitral: Pena - recluso, de um a trs anos, e multa. 1. As penas aumentam-se de um sexto a um tero, se o crime praticado mediante suborno ou se cometido com o fim de obter prova destinada a produzir efeito em processo penal, ou em processo civil em que for parte entidade da administrao pblica direta ou indireta. 2. O fato deixa de ser punvel se, antes da sentena no processo em que ocorreu o ilcito, o agente se retrata ou declara a verdade. Ateno: Pode usar algema independentemente da idade, pois o que importa aqui avaliar a periculosidade do agente. Esto proibidos de depor: - diplomata (Conveno de Viena) a proibio absoluta. - algumas pessoas, em funo do cargo, funo ou profisso tem obrigao de manter o sigilo (psiclogo, psiquiatra, mdico, advogado, padre, tutor, curador) a proibio relativa, pois o ru (e somente ele!) pode autorizar o depoimento - liberado para depor a testemunha que souber do segredo pode se recusar, apresentando dispositivo tico ou eclesistico que proba de revelar - se prestar compromissado. Ateno: O advogado, para a OAB, nunca poder depor, mesmo liberado, sob pena de infrao tica.

Questo: Uma criana, um dbil mental e o pai do ru, alm de testemunha que passava pelo local, presenciaram um crime. Todos prestaram depoimento. Qual tem maior valor? - Resposta: S possvel responder diante do caso concreto. Na teoria, todos tm o mesmo valor. Caractersticas da prova testemunhal: - Objetividade. - Retrospectividade (fala sobre fato passado). Quanto priso em flagrante por falso testemunho, existem duas correntes: - possvel a priso em flagrante, desde que plenamente demonstrado o falso testemunho. - No permitida, pois a testemunha pode se retratar at a sentena. Consideraes acerca das correntes: - A testemunha quando se retrata retira o carter da tipicidade - mrito - tanto que ocorrer por poltica criminal a extino da punibilidade. - Flagrante nada tem a ver com mrito! O depoimento prestado oralmente, no podendo ser feito por escrito, salvo se for: - Presidente da Repblica. - Vice-Presidente da Repblica. - Presidente do Senado. - Presidente da Cmara. - Presidente do STF. No caso do surdo-mudo ser por escrito, mas se for surdomudo analfabeto ser por interprete. Nada impede que se traga breves apontamentos. Contradita Quando qualquer das partes tiver motivo concreto de parcialidade do depoimento a ser prestado, antes do incio,

dever contraditar a testemunha (natureza jurdica da contradita de recurso!) - manifestao da testemunha da parte contrria e o juiz coloca: vistos etc., decido.... O juiz decide: - julgo improcedente a contradita, ouo a testemunha com compromisso. - julgo procedente a contradita e dispenso a testemunha. - julgo parcialmente procedente, ouo a testemunha sem compromisso (como informante). 4) Reconhecimento de pessoa ou coisa Quem vai reconhecer, descreve a pessoa ou o objeto a ser reconhecido. Sempre que possvel, sero ladeadas pessoas com as mesmas caractersticas. A pessoa apontar a pessoa do reconhecido, constando tudo do auto. Ento, o procedimento ser o seguinte: - O reconhecedor descrever as caractersticas pessoais de quem vai ser reconhecido. - Pessoas com caractersticas semelhantes sero ladeadas. - O reconhecedor olhar e o resultado far parte de um auto de reconhecimento. - Havendo receio a autoridade providenciar para que um no veja o outro. Art. 226, pargrafo nico: diz que no se aplica a proteo da testemunha em caso de receio na instruo criminal ou no plenrio do jri - a doutrina e a jurisprudncia unnime entendem que o dispositivo absolutamente inaplicvel no h nulidade. Esquematizando: Testemunha temerosa: a autoridade cuidar para que um no veja o outro. O art. 226 do CPP no permite que haja tal preservao no frum. dispositivo inaplicvel segundo a seguinte justificativa: o CP de 1941 entendeu que no havia necessidade de preservao no frum, pois seria o lugar mais seguro, imune a qualquer tipo de presso. A

jurisprudncia unnime admitindo a preservao da identidade em juzo. Art. 226. Quando houver necessidade de fazer-se o reconhecimento de pessoa, proceder-se- pela seguinte forma: I - a pessoa que tiver de fazer o reconhecimento ser convidada a descrever a pessoa que deva ser reconhecida; II - a pessoa, cujo reconhecimento se pretender, ser colocada, se possvel, ao lado de outras que com ela tiverem qualquer semelhana, convidando-se quem tiver de fazer o reconhecimento a apont-la; III - se houver razo para recear que a pessoa chamada para o reconhecimento, por efeito de intimidao ou outra influncia, no diga a verdade em face da pessoa que deve ser reconhecida, a autoridade providenciar para que esta no veja aquela; IV - do ato de reconhecimento lavrar-se- auto pormenorizado, subscrito pela autoridade, pela pessoa chamada para proceder ao reconhecimento e por duas testemunhas presenciais. Pargrafo nico. O disposto no III deste artigo no ter aplicao na fase da instruo criminal ou em plenrio de julgamento. - Reconhecimento por fotografia: no h previso legal como reconhecimento. Quando for feito, a natureza jurdica ser de prova documental com valor probatrio relativo, que serve para dar impulso ao penal. Mas a prova, sozinha, no pode fundamentar sentena condenatria. Observao: No h reconhecimento em percentual. 5) Acareao a possibilidade de colocao de 02 ou mais pessoas caraa-cara para esclarecer ponto relevante do fato, mas divergente. Pode ser feita pela polcia ou em juzo. Tem valor probatrio (relativo) pouco significativo. Pode ser acareado:

testemunha x testemunha; testemunha x vtima; vtima x vtima; ru x testemunha; ru x vtima; ru x ru.

Observao: O delegado de polcia nunca pode ser acerado, pois o delegado no presenciou o crime, apenas presidiu o inqurito. 6) Prova documental Existem 02 conceitos de documentos: a) Tradicional (trazida pelo CPP de 1941) a exteriorizao do pensamento sobre uma determinada situao atravs de escritos, instrumento ou papel: - Escrito a exteriorizao do pensamento atravs de palavras; - Instrumento o documento feito com o objetivo de provar fato e formalizar ato para situao juridicamente relevante - quem subscreve instrumento o faz para concretizar uma prova futura (por exemplo, contrato); - Papel a exteriorizao do pensamento atravs de desenhos, imagens, sinais ou grficos, desde que no sejam escritos. Observao: Reconhecimento documental na forma de papel. por fotografia prova

b) Moderno a exteriorizao do pensamento de forma materializada. Valor probatrio: relativo. Juntada de documento: a qualquer momento, salvo no plenrio do jri - qualquer documento a ser mostrado ao jurado deve ser dado cincia a parte contrria at trs dias antes do julgamento - se mostrar na hora, causa nulidade relativa - no est includo na proibio jornais, revistas,

peridicos, doutrina, jurisprudncia, livros tcnicos, salvo se a matria versar sobre o fato do processo - aqui tem que ser observado os trs dias.

Direito Processual Penal Levy Magno 22 de junho de 2010

- Incidente de falsidade A falsidade pode ser formal (no documento em si) ou material (no contedo do documento).

S pode ser instaurado em juzo. O juiz obrigado a determinar uma percia para comprovao do alegado, com os seguintes resultados possveis: - no h falsidade. - h falsidade o juiz manda desentranhar a prova e remete ao MP; sendo oferecida denncia pelo crime de falso, o juiz no estar vinculado ao resultado da percia anterior. Interceptao telefnica: Apreenso de vozes - apreenso imprpria - gravao em CD ou em DVD - degravada pelo instituto de criminalstica - ingressa nos autos como prova documental, sujeita ao contraditrio diferido, inclusive a incidente de falsidade documental. STF: decidiu que pode ser degravada somente a conversa que interessar a investigao, deixando uma cpia com inteiro teor disposio da defesa. - Provas sujeitas ao sigilo 1) Quebra de sigilo bancrio, fiscal e de dados telefnicos s o juiz e Comisso de Investigao Preliminar (CPI) podem determinar a quebra, conforme entendimento pacfico. A CPI, tal como o juiz, tem que fundamentar. 2) Interceptao telefnica captao da conversa telefnica ou de e-mails sem que nenhum dos interlocutores saiba. S pode ser determinada pelo juiz. 3) Gravao telefnica captao da conversa telefnica feita por um dos interlocutores com ou sem o conhecimento do outro. Em no sabendo, pode ser levantada a questo da ofensa intimidade. No tem regulamentao jurdica, pelo que, nenhum juiz a autoriza. Portanto, sempre ser avaliada no caso concreto, sopesando os direitos previstos no art. 5, caput, e X da CF. Art. 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos

estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: X - so inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao. 4) Escuta telefnica - a captao de vozes de uma conversa telefnica feita por um terceiro, com o conhecimento de um dos interlocutores. Existem 02 interpretaes possveis quanto a essa prova: - coletada a conversa, sua validade estar sujeita ponderao do art. 5, caput, com o art. 5, X, ambos da Constituio Federal (posio majoritria). - STF trata-se de interceptao telefnica, pois a captao feita por 01 terceiro, hiptese s permitida com o juiz. 5) Interceptao ambiental: a captao de sons, imagens e gestos, dentro de um ambiente, pblico ou privado, por um terceiro, sem que nenhum dos interlocutores presentes saiba. S existe autorizao legal de juiz no mbito da Lei n. 9.034/95, voltada para a investigao de organizao criminosa. Nas demais hipteses necessria a ponderao entre art. 5 caput e X, CF, com as seguintes ressalvas: - ambiente pblico majoritariamente, afirma-se que no h proteo intimidade. - ambiente privado depende sempre da ponderao dos interesses, pois no h previso legal para a autorizao. 6) Gravao ambiental: a captao de imagens, sons e gestos de um determinado ambiente, pblico ou privado,

feita por um dos presentes, com ou sem o conhecimento dos demais. a) com o conhecimento de todos validade plena tanto em ambiente pblico quanto privado. b) ambiente pblico sem conhecimento dos demais prova vlida, pois no h como se argir intimidade e vida privada nesse ambiente. No h ordem judicial. c) ambiente privado - ser argido intimidade e vida privada. Para validar a prova, dever ser demonstrado que o interesse pblico (art. 5, caput, CF) deve preponderar no caso. 7) Escuta ambiental: a captao de imagens, sons ou gestos, de ambiente pblico ou privado, feita por um terceiro com o conhecimento de um dos presentes. No h regulamentao jurdica; a validade depende do caso concreto. Observao: Todas essas provas ingressam nos autos como prova documental, a interceptao telefnica inclusive (armazenamento em CD ou DVD e transcrio pelo Instituto de Criminalstica). Sujeitar-se- ao contraditrio deferido; s depois do recebimento da denncia o ru poder requerer instaurao de incidente de falsidade documental.

COMPETNCIA Para o estudo da competncia, importante compreender o conceito de jurisdio, que poder de dizer o direito ao caso concreto com fora coercitiva (do qual se investe a autoridade por concurso pblico ou nomeao).

A competncia a poro pessoal, material e local, dentro da qual o juiz pode exercer validamente o poder jurisdicional. garantia constitucional (juiz natural art. 5, LIII, CF). Art. 5 - LIII - ningum ser processado nem sentenciado seno pela autoridade competente. Existem trs (e s trs) critrios preponderantes para a fixao do juiz natural. Os demais critrios so critrios acessrios. Quando ocorrer uma infrao penal algumas perguntas sero feitas na seguinte ordem: 1) O agente tem prerrogativa de funo em razo do cargo ou da funo que exerce? O critrio pessoal o mais preponderante de todos e os agentes no respondem em primeiro grau enquanto estiverem no exerccio - no tem direito ao duplo grau de jurisdio (no existe para eles recursos ordinrios) - no tem apelao nunca! Podem responder em quatro tribunais diversos: 1 bloco: STF 2 bloco: STJ 3 bloco: TJ 4 bloco: TRF - Esquematizando competncia os critrios de fixao da

1) Em razo da pessoa (ratione personae). o critrio mais preponderante (prerrogativa de funo). Ocorrendo um fato criminoso, a primeira pergunta a ser feita : o agente tem prerrogativa de funo fixada na Constituio Federal ou na Constituio Estadual? Observao: O foro s prevalece enquanto o agente estiver no exerccio do cargo.

Quando houver prerrogativa da funo, o agente poder ser julgado em 04 Tribunais: - STF todos os senadores, todos os deputados federais, Presidente da Repblica, Vice-Presidente da Repblica, todos os ministros do STF, STJ, TSE, TSM, TST, todos os Ministros de Estado, todos os conselheiros do Tribunal de Contas da Unio, o Procurador Geral da Repblica, todos os que exercem funo diplomtica no exterior e l cometem crime, Advogado Geral da Unio (por medida provisria) e o presidente do Banco Central. Observao 1: No importa onde ou quais os crimes praticados pelo agente, sero julgados no STF. Observao 2: Quando o agente praticar o crime em concurso com particular, todos respondem perante o STF (ainda que o co-autor no tenha prerrogativa de funo). Por exemplo, o processo envolvendo o mensalo. Observao 3: Promotor de So Paulo junto com desembargador do TJSP, com ministro do STJ e um particular praticam 01 crime. Em relao fixao da competncia, existem 02 correntes: se a competncia fixada pela Constituio Federal, h ciso obrigatria (no predomina); todos sero julgados pelo juzo de maior graduao (Smula 704 do STF). No ofende o devido processo legal ou o princpio do juiz natural a atrao do julgamento por um s juzo quando, ao menos, 01 deles ostentar prerrogativa de funo. Smula n 704, STF - No viola as garantias do juiz natural, da ampla defesa e do devido processo legal a atrao por continncia ou conexo do processo do co-ru ao foro por prerrogativa de funo de um dos denunciados. Ento: Desembargador + particular- crime doloso contra a vida - todos respondem no STF - HC ns 83.583, Rel. Ellen Gracie; 79.212 e 69.325. - STJ todos os membros dos Tribunais Regionais Eleitorais, todos os membros do Tribunal Regional do

Trabalho, todos os desembargadores dos Tribunais de Justia, todos os membros dos Tribunais Regionais Federais, todos os membros dos Tribunais de Contas dos Estados e do Municpio, todos os membros do Ministrio Pblico Federal que atuam nos tribunais acima referidos e todos os governadores dos estados (vice-governador no!).

Direito Processual Penal Levy Magno 29 de junho de 2010

- Integrantes do Ministrio Pblico da Unio, que atuam nestes tribunais relacionados.

OBS: As mesmas observaes feitas no primeiro bloco (smula 704). Juiz Estadual 1. Juiz que comete crime comum responde no Tribunal de Justia do estado onde ele ocupa o cargo, pouco importando o lugar do crime. 2. Quando o juiz do estado pratica um crime eleitoral, a CF determina, em seu artigo 96, III, que responde perante o TJ, ressalvada a competncia da justia eleitoral. 3. Crime de competncia da justia federal ser julgado na justia estadual situao excepcional - prerrogativa de funo fixada na CF. 4. Crime doloso contra a vida responde perante o TJ. Membro do Ministrio Pblico Estadual 1. Previso legal art. 96, III, da CF (idntico ao disposto sobre o juiz estadual). Prefeito Municipal Competncia fixada na Constituio Federal: Art. 29, X. Problema: o legislador constitucional especificou a competncia do Tribunal de Justia para julgamento do prefeito, mas no fez a ressalva da justia eleitoral. Diante desta omisso, o supremo se posiciona da seguinte maneira: smula 702, do STF: o prefeito municipal responde por crime comum perante o TJ. Nos demais casos (nas demais esferas de competncia), responde perante os Tribunais de 2 grau correspondentes - aplicando -se a simetria. Qualquer crime comum: TJ.

Nos demais crimes: responde nos Tribunais de 2 grau correspondentes. * Se, por exemplo, desviar verba e ainda no incorporada, interesse da unio - competncia: TRF Se a verba estiver incorporada no patrimnio do municpio: interesse local competncia do TJ. Tem-se que verificar se foi ou no incorporada no patrimnio. - Smulas: 208 e 209, do STJ. Smula 208: Compete Justia Federal processar e julgar prefeito municipal por desvio de verba sujeita a prestao de contas perante rgo federal. Smula 209: Compete Justia Estadual processar e julgar prefeito por desvio de verba transferida e incorporada ao patrimnio municipal. Homicdio - crime comum -responde perante o TJ - denncia do PGJ. OBS: verifique-se que nos trs primeiros casos, o agente responde perante o TJ, TRE e TRF, independentemente do local do crime. Deputado Estadual e os demais 1. Nos crimes comuns cometidos depois da diplomao e posse, responde perante o TJ. 2. No crime eleitoral, por simetria, em homenagem ao cargo, respondem no TRE. 3. Crime de competncia da Justia Federal TRF. Nos crimes dolosos contra a vida - competncia est firmada na CF.

OBS: O jri tem competncia fixada na Constituio Federal (art. V, XXXVIII). A smula 721, do STF, diz que a competncia do jri prevalece sobre a competncia fixada, exclusivamente, na Constituio dos Estados. Smula 721: A COMPETNCIA CONSTITUCIONAL DO TRIBUNAL DO JRI PREVALECE SOBRE O FORO POR PRERROGATIVA DE FUNO ESTABELECIDO EXCLUSIVAMENTE PELA CONSTITUIO ESTADUAL. Tribunal do jri - alguns autores, valendo-se de interpretao por simetria (que no resiste a uma avaliao da smula 721) entendem que os agentes respondem perante o Tribunal de Justia. OBS: Os mesmos agentes, quando praticarem crime fora dos seus estados, a primeira providncia examinar a constituio do outro estado e verificar se o cargo tem a mesma prerrogativa, com duas respostas: I. Tem a mesma prerrogativa - responde no TJ, TRE ou TRF, que analisa a localidade, e no o do estado o agente est lotado, porque a constituio de um estado jamais pode ultrapassar os limites da unidade federada. II. No tem previso na constituio do estado onde foi praticado o crime: vala comum - regra geral.

Direito Processual Penal Levy Magno 06 de julho de 2010

Imagine-se um crime praticado, em concurso pelos seguintes agentes: - Ministro do STJ - Desembargador do TJ - Procurador de Justia, que, para este fim, contrata um pistoleiro. Parcela da doutrina, minoritria, entende que quando a prerrogativa de funo decorrer de cargos estabelecidos na Constituio Federal, havendo concurso de agentes, que respondem perante tribunais diferentes, no se aplica a regra de conexo, continncia, nem tampouco a smula 704, do STF, porque se a competncia fixada de forma diversa pela CF, a legislao infraconstitucional (leia-se CPP), no pode alterar o juzo natural. TRF Julgam: - Todos os juzes federais de 1 instncia - Os juzes do trabalho de 1 instncia - Os juzes militares da unio de 1 instncia - Procurador da Repblica que atua em primeira instncia (membro do ministrio pblico federal de 1 instncia). Critrios: 1. Agente tem prerrogativa de funo Anteriormente estudado. 2. Em razo da matria ratione materiae Critrio absolutamente improrrogvel. A Constituio Federal estabeleceu que, em razo da matria (da infrao penal apreciada), seria conveniente uma justia especializada, em razo das particularidades. Por este critrio, houve a seguinte diviso: a. Justia Comum: i. Federal - quando a matria for de interesse da unio, a polcia civil no pode colocar a mo - matria exclusiva da Policia Federal.

ii. Estadual - competncia residual - se no for da justia federal, ser da justia estadual. A justia Federal manda e afasta o critrio da justia estadual. A justia do estado residual. A justia Federal tem competncia para julgar todos os crimes (nunca contravenes penais), em que haja interesse da unio, de suas empresas pblicas, de suas autarquias, ou, quando de qualquer modo, se evidenciar interesse da unio. Dica: sempre que for enfrentada a questo de competncia da justia federal e as smulas do STJ, analise e pergunte: Neste caso, h interesse da unio, ou apenas dos estados? 1. Crimes de competncia da Justia Militar: est completamente fora da justia federal, porque h justia especializada. 2. Contravenes Penais: todas, e em qualquer condio, esto fora da justia federal, ainda que haja interesse da unio (art. 109 e smula 38, do STJ). 3. Crimes praticados contra empresas e autarquias: entende-se que s h interesse da unio quando o patrimnio da empresa ou da autarquia for 100% da unio. a. Banco do Brasil: justia estadual - tem parte de dinheiro de particular. b. Petrobrs: justia estadual - tem parte de dinheiro de particular. c. Caixa Econmica Federal: justia federal. 4. Estelionato mediante falsificao da carteira de trabalho: competncia da justia estadual (estelionato simples entende-se que no houve prejuzo da unio, se houver interesse da unio, ser da competncia da unio) smula 62, do STJ. 5. Crime de falsificao de moeda: a falsificao grosseira, elaboradas em impressoras de pssima

qualidade, perceptvel com o mero palpar - competncia da justia estadual, pois difcil trazer prejuzo da unio. OBS: falsificao de moeda com sofisticao, ao ponto de induzir a erro as pessoas que conhecem cdulas e moedas competncia da justia federal. 6. Crimes contra fauna e flora: smula 91,do STJ - dizia que a competncia era da Justia Federal - cancelada agora, necessrio apurar se o local de preservao estadual ou federal, fixando-se ai a competncia. 7. A e B ingressaram no Branco do Brasil. Roubaram. Entraram no Bradesco. Roubaram. Ingressaram na CEF. Roubaram. Foram perseguidos pela Polcia Militar do Estado. A e B mataram, dolosamente, dois policiais para assegurar a impunidade dos crimes patrimoniais anteriores. A justia federal sempre predomina em relao justia estadual. H prorrogao para a justia federal de todos os crimes. Na concorrncia de diversos juzos, prevalece o Tribunal do Jri. Logo, teremos um jri federal que julgar a morte dos policiais e os crimes patrimoniais. Smula 122, do STJ. 8. Crime praticado contra funcionrio pblico federal (no aquele que est tomando m, cachaa): somente quando o crime for em razo de suas funes - Justia Federal smula 147, do STJ. 9. Crime praticado pelo ndio ou contra o ndio: justia estadual - s ser julgado na Justia Federal quando houver questo relativa ao interesse indgena, ou da comunidade indgena (valores indgenas). Smula 140, do STJ. 10. Crime a bordo de navio (no bote, lancha, iate, etc..) e aeronave. Navio: embarcao destinada a transporte martimo de pessoa ou carga, de grande cabotagem, com a finalidade e capacidade para viagens internacionais. Aeronave: aparelho de transporte areo, nacional ou internacional, pouco importando o tamanho - justia federal.

Exemplo: teco-teco, parado em solo - roubo de valores de seu interior - o entendimento que predominou no STF foi no seguinte sentido: no importa se a aeronave est em solo ou no ar - crime a bordo de competncia da Justia Federal. Crime cometido fora do porto: i. Se o navio partiu do territrio nacional para atracar em outro ponto do territrio nacional, o juzo competente ser o do local de onde o navio atracar - havendo mais de um, a distribuio fixar o juzo natural. ii. Se sair de algum ponto do territrio nacional com destino ao exterior, ser competente o juzo de onde partiu o navio. B. Justia Especializada a. Justia Militar - na justia militar estadual no h civil respondendo em concurso - se o caso o civil responder por crime na justia comum, se o fato por ele praticado constituir crime comum (ciso obrigatria); na justia militar da unio permite-se o julgamento conjunto (militar e civil). b. Justia Eleitoral. c. Crimes dolosos contra a vida. d. Crimes de administrativas. responsabilidade infraes poltico-

Obs.: Critrios absolutamente improrrogveis C. Critrio em razo do local - ratione loci O legislador (CPP) utilizou a teoria do resultado para fixar o juzo natural (no adotou, como regra, a teoria da ao ou da ubiquidade). Regra: o juzo natural, levando em conta o local, onde se deu a consumao do crime.

Excees: 1. Juizado Especial Criminal: o juzo natural o do local onde a infrao penal foi praticada, independente do resultado. 2. Crime de homicdio doloso e culposo na hiptese de crime plurilocal (ao dentro de uma comarca e resultado em outra comarca, dentro do territrio nacional. Exemplo: A recebeu tiro na cidade de Santos (ao). Morreu em So Paulo - Hospital das Clnicas. Juzo natural: por poltica criminal - jurisprudncia unnime - no lugar da ao - Santos. 3. Crimes falimentares: o juzo natural, pouco importando onde foram os crimes falimentares, em outras cidades, em outros estados, o local onde o juiz do cvel determinou a quebra ou a homologao do plano de recuperao judicial ou extrajudicial; no o juiz do cvel que preside a ao criminal; o juiz criminal que est na mesma jurisdio do juzo do cvel - todos os crimes so de ao penal pblica incondicionada, havendo possibilidade de queixa subsidiria pelos credores. O procedimento do crime falimentar, independente da pena, o sumrio. 4. Estelionato mediante emisso de cheque sem fundos (no o pr ou ps-datado): a questo s tem relevncia quando a emisso se der em uma comarca, e o banco sacado estiver em outra comarca - o juzo natural o local onde se deu a recusa pelo banco sacado. Smula 521, do STF e 244, do STJ. 5. Crime praticado com cheque falsificado: onde se deu o prejuzo. 6. Crimes formais: A, fiscal, exigiu X para no lavrar multa - exigncia feita em Santos.

Ficou acertado de o dinheiro ser pago em Campinas. No dia da entrega, houve priso, em flagrante, pela polcia - o juzo natural ser o de Santos. Caso o MP de Campinas denuncie, cabe ao ru, na resposta escrita, alegar exceo de incompetncia - caso no o faa - prorroga-se a competncia (critrio em razo do local). OBS: O recebimento um mero exaurimento - flagrante ilegal. 7. Crime de mera conduta: se d com a prpria ao = juzo natural. 8. Falsa percia ou falso testemunho praticado por meio de carta precatria: juzo natural do juzo deprecado. Art. 70, do CPP (de 1941) e art. 4, do CP (1984) considerase praticado o crime no momento da ao ou omisso, independente do resultado. O artigo 70 permanece intacto, o artigo 4, do CP regula a aplicao da norma penal no tempo para fim de imputabilidade (se maior ou menor, se louco ou no, etc - nada tem a ver com competncia). Art. 70 x Art. 6, do CP Considera-se lugar do crime o local onde se deu a ao ou omisso, bem como onde se consumou ou deveria ter sido consumado. O artigo 6, do CP, com a redao de 1.984 alterou o critrio de fixao de competncia afastando a teoria do resultado e adotando a da ubiquidade? - O artigo 70 continua intacto. O artigo 6 disciplinou o lugar do crime apenas nos crimes distncia (iniciados dentro do territrio nacional e consumados em outro, ou vice e versa). O artigo 6, do CP tem que ser interpretado em conjunto com o artigo 70, 1 e 2. Quando o crime tiver incio dentro do pas e o resultado for fora, o juzo natural o do local onde foi praticado o ltimo ato de execuo.

Quando o crime tiver incio fora do territrio nacional, o juzo natural ser o do local que, no Brasil, tiver sido consumada a infrao, ou onde deveria ter sido consumado. OBS: dvida ou incerteza acerca dos limites de duas ou mais jurisdies - o juzo natural definido pela preveno ( o atributo do juzo que primeiro adotar uma deciso nos autos - relaxamento de flagrante, decretao de priso temporria, etc.). 9. Crime continuado e crime permanente, desde que na questo no esteja escrito conexo. Exemplo: Joo praticou 5 furtos na cidade A, oito roubos na cidade B e um latrocnio na cidade C - juzo natural: o prevento. 10. Desconhecimento do local do crime - juzo natural: o local da residncia do ru; havendo mais de uma, o critrio da preveno; no havendo domiclio ou residncia, o local do juiz que primeiro tomar a deciso. 11. Crimes de iniciativa privada - juzo alternativo: o querelante escolhe - local onde se consumou o crime ou local da residncia do ru. Terminaram as regras de competncia preponderantes (cargo, funo, matria e lugar).

Regras Subsidirias: Conexo o elo de ligao entre dois ou mais crimes, permitindo que um s juiz julgue todos. Modos de conexo 1. Conexo intersubjetiva - a conexo entre pessoas a. Por simultaneidade: duas ou mais pessoas praticam dois ou mais crimes - o fato de terem agido ao mesmo tempo, sem unidade de propsitos, permite que um s juiz julgue os dois crimes. b. Concursal: duas ou mais pessoas praticam dois ou mais crimes, na sequncia ou no - o que une a um s processo o fato de estarem em concurso. c. Reciprocidade: dois ou mais crimes praticados por duas ou mais pessoas (toma l, d c). Exemplo: briga de torcidas na sada do jogo. 2. Conexo Objetiva Material, lgica ou teleolgica - no levamos em conta as pessoas, mas os crimes: a. O crime foi praticado para facilitar o outro. b. Um crime praticado para ocultar o outro: homicdio doloso e ocultao de cadver (dois crimes autnomos) - os dois sero julgados pelo Tribunal do Jri (um foi praticado para ocultar o outro). c. Um crime foi praticado para assegurar a vantagem ou a impunidade do anterior, caso em que ambos sero julgados no mesmo juzo. 3. Conexo Instrumental A prova de um auxilia o juiz na prova do outro.

Continncia Lembra continente, lembra um todo. Existem duas formas de continncia: a. Continncia por cumulao subjetiva - um crime praticado por duas ou mais pessoas. b. Continncia por cumulao objetiva: quem v de fora, enxerga vrios resultados, mas a lei transforma estes vrios resultados em uma s coisa, por fico jurdica. Existem trs exemplos: Concurso formal: a. Prprio - uma s ao, dois ou mais resultados e a lei diz: adota-se a pena de um dos crimes e exaspera-se de 1/6 at a metade, tendo ao final um resultado apenas. b. Aberratio Ictus com resultado duplo ou mltiplo aplica-se a regra do concurso formal prprio. c. Aberratio criminis com resultado duplo ou mltiplo aplica-se a regra do concurso formal prprio. Observao final Crimes conexos e prevalncia de foro O juzo natural o da comarca onde tiver sido praticado o crime mais grave. OBS: quando no estiver escrito conexo, o critrio o da preveno.

FIM DESSA MATRIA

Anda mungkin juga menyukai